• Nenhum resultado encontrado

CBDB realiza assembleia ordinária e reunião do Conselho Deliberativo durante simpósio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CBDB realiza assembleia ordinária e reunião do Conselho Deliberativo durante simpósio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Às 16h30min do dia 30 de abril de 2014, durante a realização do IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas em Curitiba (PR) - o Comitê Brasileiro de Barragens realizou uma assembleia geral ordinária. O encontro aconteceu nas dependências do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e teve como principal objetivo discutir as atividades da entidade no ano de 2013. O relatório da diretoria foi enviado previamente a todos os sócios e o balanço foi distribuído aos presentes.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do CBDB, Erton Carvalho, que esclareceu na ocasião que as informações foram todas analisadas pela Comissão Fiscal, pela Auditoria Independente Baptista & Souza e aprovadas

pelo Conselho Deliberativo.

Sem nenhum questionamento por parte dos 30 associados presentes no encontro, as contas referentes ao exercício de 2013 da diretoria do CBDB foram aprovadas por unanimidade.

Carvalho comentou ainda que os núcleos regionais do comitê promoveram pelo menos sete cursos durante este período. Entre as publicações destacam-se os livros “Transporte de Peixes” e “Episódios da Engenharia”, além da “Revista de Barragens” que foram distribuídos durante o simpósio.

Antes do final da reunião o associado Flavio Miguez propôs um voto de louvor à atual diretoria do comitê, à comissão fiscal e à secretaria do CBDB.

Reportagem: GISELLE ZAMBIAZZI

CBDB realiza assembleia ordinária e reunião

do Conselho Deliberativo durante simpósio

Newsletter CBDB

Já no dia 28 de abril o Conselho Deliberativo do CBDB realizou uma reunião no Hotel Slaviero, também em Curitiba. Ao todo 28 pessoas estiveram presentes. Inicialmente, o presidente do comitê, Erton Carvalho, prestou uma homenagem especial aos colegas Marco Aurélio Vianna, Rogério Menescal, Humberto Gama, Márcio Porto e Dimitry Znamensk, já que nenhum deles lançou candidatura para novo mandato e devem deixar o CBDB no próximo período.

Contas do exercício 2013 são aprovadas por unanimidade

Conselho Deliberativo reuniu-se em abril

Avaliação das atividades, aprovação de contas e participação em evento na Indonésia

foram alguns dos assuntos discutidos pela diretoria e pelo conselho

Em seguida o conselho tratou sobre diversos assuntos. Em relação ao IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas (SPMCH), Fábio Castro informou que a expectativa era de que pelo menos 200 profissionais participassem, o que manteria as contas do evento equilibradas, sem prejuízos.

Em relação ao balanço de 2013, Aurélio Vasconcelos informou que o resultado é positivo. O saldo em aplicação financeira cresceu. Passou dos R$ 3.026 em 2012 para R$

(2)

Newsletter CBDB

Reunião do Conselho Deliberativo

3.057 até o final do ano passado. Os dados foram aprovados pelo Conselho por unanimidade.

Miguel Sória falou sobre a distri-buição da revista técnica e do livro de Flavio Miguez, Episódios da engeharia (e da política) no Brasil, que foram entregues aos participantes do IX SPMCH. A última edição da revista conta com sete artigos e o próximo número deverá trazer uma novidade: cartas do leitor. Erton Carvalho ressaltou a importância da publicação, colocando-a como um símbolo do CBDB e elogiou a atuação do Diretor de Comunicações Miguel Sória, respon-sável pelo projeto.

A qualidade dos artigos foi destacada

por Brasil Machado. Sória explicou que o sucesso do projeto se deu graças ao trabalho coletivo de todos os envolvidos.

Os presentes também comentaram sobre o Cadastro Nacional de Barragens. Erton Carvalho lembrou que o banco de dados mantidos pelo CBDB é um dos grandes marcos do comitê, ressaltando a grande ajuda da Itaipu Binacional. O cadastro seguirá o padrão do modelo da Comissão Internacional de Grandes Barragens (ICOLD) e já conta hoje com 1,4 mil barragens cadastradas com as 30 informações padrão ICOLD. A expectativa é que o cadastro atinja pelo menos 200 informações de cada barragem.

(3)

Brasil Machado comentou durante a reunião do Conselho Deliberativo que o Brasil estará presente em pelo menos oito comitês técnicos da reunião anual realizada em Bali, na Indonésia. Ele mesmo participará do Comitê Técnico de Hidráulica. Os outros serão: Fabio Castro, de Segurança; Sergio Pimenta, Registro; Cássio Viotti, Barragens de Terra; Joaquim Pimenta,

Barragens de Rejeito; Miguel Sória, Conscientização e Educação; Paulo Erbisti, Comportas e João Damásio irá confirmar sua participação no Comitê Técnico de Operação de Reservatórios.

Paulo Coreixas questionou se o Brasil apresentará algum trabalho no encontro da Indonésia. Carlos Henrique Medeiros informou que o seu trabalho foi escolhido

para uma apresentação oral e Cássio Viotti também apresentará um trabalho no seu comitê técnico. Erton Carvalho e Flavio Miguez informaram que não irão a Bali por compromissos profissionais previamente agendados.

Em relação às 11 comissões técnicas nacionais, 10 realizaram suas reuniões no dia 28 de abril em Curitiba. O objetivo dos encontros foi consolidar seus termos de

referências e ficou instituído que tais reuniões sejam incorporadas à programação dos próximos eventos com duração mínima de quatro horas.

Outro assunto discutido durante a reunião do Conselho Deliberativo foi a disseminação de informações a respeito da importância das barragens no Brasil. O

presidente do CBDB, Erton Carvalho, avaliou como fundamental a iniciativa de abastecer a imprensa com estes dados, o que já está rendendo frutos. Até um workshop para jornalistas já foi realizado com este objetivo. Ao mesmo tempo, outros membros presentes ressaltaram que a campanha deve prosseguir e que ainda é necessário reverter a opinião da sociedade sobre as barragens.

Antes do término da reunião o conselho aprovou ainda que será divulgada em breve uma mudança no Regulamento Interno do CBDB. A proposta da nova redação foi sugerida por Cássio Viotti e aprovada por unanimidade. A nomeação dos membros das comissões internacionais e a frequência das reuniões do Conselho Deliberativo terão novas regras.

Reunião na Indonésia

Newsletter CBDB

Foi comentado no encontro que a 30a edição do Seminário Nacional de Grandes Barragens já está com data marcada: será entre os dias 11 e 14 de maio de 2015 em Foz do Iguaçu. Os temas já foram definidos e os relatores convidados. Haverá a participação dos comitês da Argentina, do Paraguai e do México.

Carlos Henrique Medeiros lembrou que o curso de Especialização em Segurança de Barragens da Universidade Federal da Bahia iniciou no último mês de maio e Dimilson Coelho comentou sobre os cursos de especialização realizados em parceria com a Agência Nacional de Águas.

(4)

_______________________________________________________________________

Rua Real Grandeza, 219 – Bloco C – Sala 1007 – CEP: 22281-900 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 2528-5320. Fax: (21) 2528-5959 e-mail: cbdb@cbdb.org.br - http://www.cbdb.org.br CGC 42.334.193/0001-67 Inscrição Municipal 0903.388

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO

DATA: 28/04/2014

LOCAL: Hotel Slavieiro em Curitiba (IX SPMCH).

PARTICIPANTES – Erton Carvalho, Fabio De Gennaro Castro, Paulo Coreixas, Brasil Pinheiro Machado, Aurélio Vasconcelos, Cássio Viotti, Flávio Miguez, Edilberto Maurer, Miguel Sória, Marco Aurélio Vianna, Denise Kruger, José Bernardino, Luciano Varella, João Francisco Silveira, Rogério Menescal, Humberto Gama, Cleber Carvalho, Carlos Henrique Medeiros, Dimitry Znamensky, Dimilson Coelho (NRPR), Ricardo Aguiar (NRMG), Vanda Malveira (NRCE), Lucia Miranda e Marcelo Marques (NRRS), Sergio Pimenta (NRSC), Paulo Victor (NRSP), Ademar Fiorini e Pedro Paulo Sayão Barreto.

Inicialmente o Presidente, Erton Carvalho, prestou uma homenagem especial aos colegas Marco Aurélio Vianna, Rogério Menescal, Humberto Gama, Márcio Porto e Dimitry Znamensky que por não terem se candidatado a novo mandado estarão nos deixando no próximo período.

ASSUNTOS TRATADOS:

IX SPMCH – Fabio Castro informou que até o momento temos 148 participantes inscritos, o total

deve chegar a duzentos. O orçamento está controlado e deverá ser alcançado o equilíbrio despesas x receita.

Relatório da Diretoria – Erton Carvalho informou que o relatório já foi divulgado para todos os

sócios e colocado no site do CBDB com exceção daquele do Diretor Adjunto Ademar Fiorini que também será divulgado no site. Este relatório destaca as atividades relativas ao Cadastro Nacional de Barragens que será apresentado no Simpósio.

Apresentação das Contas do CBDB (Balanço 2013) – Aurélio Vasconcelos informou que neste

ano de 2013 tivemos um resultado positivo da ordem de 35 mil reais (Receita de 850 x Despesa de 815). Em aplicação financeira temos um saldo de 3.057 mil reais, um pouco superior a 2012 (3.026). Esta prestação de contas foi verificada pela Comissão Fiscal que emitiu relatório e pela auditoria independente Baptista&souza que igualmente forneceu parecer favorável. Erton Carvalho submeteu à votação do Conselho que aprovou por unanimidade.

Revista Técnica – Miguel Sória informou que a primeira publicação, contendo sete artigos, será

distribuída na pasta dos participantes do Simpósio juntamente com livro de Flavio Miguez. Informou ainda que o próximo número terá uma novidade: cartas do leitor. Erton Carvalho ressaltou ser a revista um símbolo do CBDB e elogiou a atuação do Diretor de Comunicações, Miguel Sória, que coordenou, desenvolveu e implantou o projeto. Brasil Machado ressaltou a excelente qualidade técnica dos artigos. Miguel Sória lembrou que os autores dos artigos e os revisores foram fundamentais no alcance desse objetivo e deixou claro que a revista é fruto de um trabalho coletivo bem sucedido.

Cadastro Nacional de Barragens – Esse assunto foi comentado no item Relatório da Diretoria.

Entretanto, Erton Carvalho lembrou que o banco de dados, um dos marcos principais do Comitê, seguirá o padrão do modelo ICOLD e lembrou a grande ajuda da Itaipu Binacional. O cadastro hoje já conta com 1400 barragens com as 30 informações padrão ICOLD, mas que em breve passarão para até 200 informações de cada barragem.

Reunião Anual de Bali, Indonésia – Segundo Brasil Machado, nesta reunião o Brasil estará

(5)

_______________________________________________________________________

Rua Real Grandeza, 219 – Bloco C – Sala 1007 – CEP: 22281-900 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 2528-5320. Fax: (21) 2528-5959 e-mail: cbdb@cbdb.org.br - http://www.cbdb.org.br CGC 42.334.193/0001-67 Inscrição Municipal 0903.388

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB

Registro (Sergio Pimenta), Barragens de Terra (Cássio Viotti), Barragens de Rejeito (Joaquim Pimenta) e Conscientização, Educação (Miguel Sória), Comportas (Paulo Erbisti) e Operação de Reservatórios (João Damásio, embora ainda não confirmado). Paulo Coreixas indagou se o Brasil estará apresentando algum trabalho. Carlos Henrique Medeiros informou que o seu trabalho foi escolhido para apresentação oral no Simpósio. Cássio Viotti vai apresentar um trabalho no seu Comitê Técnico. Erton Carvalho e Flavio Miguez informaram que por motivo de compromissos profissionais previamente agendados não vão participar da Reunião Anual de Bali.

Comissões Técnicas da ICOLD e do CBDB – Brasil Machado informou que das onze

comissões técnicas nacionais, dez terão suas reuniões no próximo dia 28 de abril em Curitiba com o objetivo de consolidar seus termos de referência. Insistiu que nos próximos eventos essas reuniões sejam incorporadas à programação com duração mínima de 04 horas.

Campanha dos Reservatórios – Erton Carvalho ressaltou que o Comitê foi fundamental para

passar as informações que a imprensa tem hoje, muitas informações foram passadas aos jornalistas e já estão começando a render frutos. A imprensa já tem consciência da grande utilidade dos reservatórios. Miguel Sória lembrou que a falta de informação era surpreendente. Na visão de Brasil Machado há um conflito de interesses entre geração térmica e hidráulica. Luciano Varella ressaltou que existe uma grande demanda por mais informações que continuamos a suprir através da CDN que nos assessora. Paulo Victor elogiou a campanha, mas lembrou que é apenas o primeiro passo, é preciso reverter a opinião pública. Rogério Menescal ressaltou que as agências reguladoras também devem ser mobilizadas e que devemos atuar em nível mais técnico. José Bernardino declarou que o grande problema é convencer a população. Miguel Sória informou que temos tentado esse caminho através de várias entrevistas e até de um workshop para jornalistas.

XXX SNGB – Ocorrerá em Foz do Iguaçu de 11 a 14 de maio de 2015. Os temas já foram

definidos e os relatores escolhidos e convidados. Teremos a participação dos Comitês Argentino, Paraguaio e Mexicano.

Proposta de Mudança do Regulamento Interno do CBDB – A proposta de Cássio Viotti foi

aprovada por unanimidade e será divulgada em breve, para todos os sócios, a nova redação referente à nomeação dos membros das comissões internacionais e a frequência das reuniões do Conselho Deliberativo.

Outros Assuntos:

Rogério Menescal lembrou que o relatório da ANA já foi publicado e pode ser consultado.

Ricardo Aguiar considerou muito curtas as reuniões das Comissões Técnicas. Propôs pelo menos duas reuniões anuais.

Carlos Henrique Medeiros lembrou que curso de Especialização em Segurança de Barragens da UFBA inicia em maio próximo.

Dimilson Coelho também lembrou sobre os cursos de especialização realizados em parceria com a ANA.

Nada mais tendo a tratar, o Presidente encerrou a reunião.

(6)
(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

de 13 cursos de especialização em oftalmologia e o aumento do número de vagas em outros cinco cursos que já são credenciados pela entidade. Esta decisão foi tomada em 19 de

[r]

Você pode usar a perspectiva Java do Eclipse.. Antes de movermos nossas classes, declare-as como públicas e coloque-as em seus respectivos arquivos: um arquivo para cada classe..

Neste critério é aferido se projeto contribui para o aumento da especialização do país/região nos domínios considerados prioritários no âmbito da Estratégia de I&I para

Estrutura de Computadores apresentará ao aluno os conceitos básicos e fundamentais sobre o computador, sua principal ferramenta de trabalho, e como funciona do ponto de vista

Quanto ao conhecimento teórico-prático, os subitens são: conhecimento; diferenciação, execução e discussão das etapas do Processo de Enfermagem, subsidiadas pelo

As metas futuras para a Dourado Assessoria Esportiva, através do Projeto Esgrima Para Todos é aumentar o número de parcerias com escolas particulares, clubes e

Esta mesma unidade será usada em função do tempo (“J/S” Joule por segundo) que é equivalente a potência térmica dada em Watts (W) sabendo que 1 joule equivale a