• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA Nº"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 11

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2014.0207.1425.09156

Projeto: Projeto Executivo de infraestrutura para implantação do PARQUE NATURAL MUNICIPAL JARDIM JUREMA – São João de Meriti.

Assunto:

Protocolo nº: 20140207142509156

Item: Contratação de serviços de consultoria de pessoa jurídica para elaboração de Projetos Executivos de Arquitetura e Projetos Complementares, para a implantação de infraestrutura física do Parque Natural Municipal Jardim Jurema.

Obras e

Instalações x Prestação de Serviços

Aquisição de materiais e equipamentos

1. JUSTIFICATIVA

Esta Unidade de Conservação Municipal foi criada pelo Decreto Municipal nº 4220/2004, de 25 de Março de 2004, mas até o momento sofre a falta de um projeto que viabiliza sua implantação e utilização de forma sustentável.

A área do Parque Natural Municipal do Jardim Jurema representa o único remanescente de mata contínua preservada com espécies da Mata Atlântica em São João de Meriti. Diante deste fato, temos diversos motivos para considerar a importância da realização da presente proposta, pois a criação deste parque vem somar ao esforço do estado visando à proteção e ampliação das áreas protegidas da Mata Atlântica no território estadual.

Em 16 de julho de 2008, na 14ª Reunião da Câmara de Compensação Ambiental, o projeto proposto pelo Instituto Estadual de Florestas, para Elaboração do Projeto Executivo para Implantação do Parque Natural Municipal Jardim Jurema, foi aprovado com ressalvas e adequações.

Com todo o histórico acima, justifica-se a urgente necessidade de elaborar os projetos arquitetônicos das edificações para efetiva implantação do parque visando torná-lo um Pólo de Desenvolvimento Ambiental, com sede e centro de visitantes criando espaços para cursos de educação ambiental, produção de mudas, local para visitação pública com a identificação de espécies e com trilhas para caminhadas ecológicas.

A estrutura do projeto (mirante, área de lazer, trilhas, etc) contemplará toda a área do Parque, de aproximadamente 15 ha.

2. IDENTIFICAÇÃO

Contratação de serviços de consultoria de pessoa jurídica para elaboração de Projetos Executivos de Arquitetura e Projetos Complementares, para a implantação de infraestrutura física destinada à Sede e Centro de Visitantes, ao Alojamento de Pesquisadores e de funcionários, aos mirantes, à melhoria das trilhas, e à sinalização do parque.

3. OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo deste documento é estabelecer um referencial técnico para orientar a contratação de serviços para a elaboração do projeto de implantação do Parque Natural Municipal Jardim Jurema no Município de São João de Meriti na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, conforme atividades abaixo.

4. SERVIÇOS, ETAPAS E PRODUTOS 4.1 Serviços:

Propostas para implantação da infraestrutura física

Elaboração dos projetos de arquitetura e complementares de todas as edificações abaixo relacionadas e de urbanização e paisagismo da área total do entorno das edificações, incluindo planilhas de orçamento com

(2)

Página 2 de 11

quantitativos, memorial descritivo e cronograma físico financeiro das obras.

 Pórtico de Entrada

 Sede e Centro de Visitantes em área de 134m² - sede com sala para administração do parque, sala para a fiscalização ambiental municipal, copa-cozinha e almoxarifado, centro de visitante contendo pequeno auditório para 30 lugares e 2 banheiros voltados para o exterior, e espaço destinado ao lazer esterno e parquinho infantil;

 Alojamento para 4 pessoas em área de 30,47m², sala, banheiros masculino e feminino, cozinha, área de serviço e deposito de materiais;

 2 mirantes com 50m² cada um construídos com material ecologicamente correto para os pontos mais elevado do parque;

 Projeto de cercamento do parque (cerca viva) com espécies comumente utilizadas para esta finalidade como, por exemplo, Gliricídia (Gliricidia sepium), Sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia) e Buganvília (Boungainvillea glabra), entre outras.

 Implantação e melhorias de 3 trilhas pré-existentes;

 Área com aparelhos para alongamento e atividades físicas construídos com madeira, sendo eles: Prancha Abdominal (Medidas: Alt. 1,00 Larg. 0,80 Compr. 2,50), Alongamento de pernas (Medidas: Alt. 1,50 Larg. 0,20), Barra Fixa (Medidas: Alt. 2,30 Larg. 0,30 Compr. 1,30), Argola Olímpica (Medidas: Medidas Alt. 2,00 Larg. 0,30 Compr. 1,50), Barras Paralelas (Medidas: Alt. 1,50 Larg. 0,60 Compr. 2,00 , Escada Horizontal (Medidas Alt. 2,00 Larg. 0,70 Compr. 2,50) todos, preferencialmente, fabricados com eucalipto tratado,

 Sinalização do parque com placas informativas sobre as trilhas e sobre as espécies existentes no parque.

4.2 Etapas/Produtos:

As etapas e produtos serão desenvolvidos e apresentados de acordo com as especificações abaixo:

4.2.1 Levantamento Topográfico Planialtimétrico

Elaboração de levantamento cadastral e topográfico da área do parque onde será projetada a infraestrutura física da Unidade de Conservação.

O levantamento deve apresentar todos os elementos necessários à elaboração dos projetos arquitetônicos; cadastro das feições naturais e artificiais existentes no local: formas rochosas; arborização, definindo copa, DAP e altura das árvores relevantes situadas nos limites do terreno; elementos construídos caso existentes: edificações, escadas, postes ou qualquer outro mobiliário urbano, calçadas, cercas, muros e estradas; marcos demarcatórios, curso de rios com planialtimetria das margens; bem como o levantamento de pontos suficientes para a rigorosa elaboração do modelo altimétrico do terreno.

4.2.2 Estudo Preliminar

O Estudo Preliminar constitui a configuração inicial das construções propostas, atendendo as principais exigências do programa de necessidades. Será apresentado através de plantas, cortes e perspectivas com definição de todos os espaços e equipamentos necessários, possibilitando a perfeita compreensão da obra a ser executada.

Estudo Preliminar deverá ser apresentado em escala 1/100, em caderno formato A3, para a análise e observações;

4.2.3 Anteprojeto

Compreende o desenvolvimento dos elementos do Estudo Preliminar constando de:

1. Planta de Situação indicando a localização das edificações no terreno -; Lay-out geral do parque, seus equipamentos e caminhos e trilhas;

(3)

Página 3 de 11

2. Plantas de arquitetura, com as indicações da estrutura, alvenarias, tetos rebaixados, cotas e denominação dos ambientes com áreas e níveis;

3. Planta com layout do mobiliário a ser utilizado e indicação dos pontos elétricos e de iluminação; 4. Cortes e fachadas com indicação dos elementos necessários (esquadrias, gradis, etc...) à perfeita execução da obra;

5. Especificação dos materiais de revestimentos de pisos, paredes, tetos, bancadas e outros elementos que se façam necessários: O Anteprojeto deve ser apresentado em nível suficiente de informação para permitir a aprovação final do solicitante, antes da elaboração do Projeto Executivo.

O Anteprojeto deverá ser apresentado em escala 1/50, em formato A3 ou A2, impresso em papel sulfite, para análise e observações;

4.2.4 Projeto Executivo

O Projeto Executivo consiste no desenvolvimento e detalhamento do Anteprojeto aprovado, de modo a fornecer todas as informações arquitetônicas necessárias à construção. Compreende os elementos do Anteprojeto e todos os detalhes necessários para a perfeita execução da obra, tais como: plantas de teto, plantas de paginação de piso, detalhamento dos banheiros e cozinhas, detalhamento das escadas e outros elementos que se façam necessários.

Os Projetos Executivos deverão ser entregues em escala 1/50, em meio digital e em 3 (três) jogos de cada impressos em papel sulfite.

4.2.5 Projeto de Cálculo Estrutural

Anteprojeto, constando todos os desenhos de formas e respectivos quadros de quantidades estimadas; e Projeto Executivo da estrutura, constando de plantas, cortes e detalhes cotados, com dimensionamento dos elementos estruturais e distribuição de ferragens necessárias à sua execução.

4.2.6 Projetos Complementares (instalações prediais)

a) Elétricas - incluem anteprojetos e projetos executivos, abrangendo redes interna e externa de iluminação, telefonia e lógica.

b) Hidrosanitárias - anteprojetos e projetos executivos, abrangendo redes de alimentação e distribuição interna de água; rede interna e despejo final de esgotos sanitários e rede de coleta e despejo de águas pluviais.

c) Prevenção contra incêndios - para instalação de sistemas de detecção, alarme e equipamentos de combate a incêndios.

4.2.7 Caderno de especificações (memorial descritivo), Planilha Orçamentária e cronograma físico financeiro de atividades.

Memorial descritivo do projeto com a indicação detalhada de todas as especificações de materiais. Elaboração de planilha de custos com quantitativos de materiais e serviços para orçamento da obra, segundo valores EMOP.

Os textos e planilhas serão entregues em meio digital e em 3 (três) jogos impressos em papel em formato A4.

4.2.8 Perspectivas

Pelo menos uma perspectiva interna e outra externa para ilustração de cada unidade proposta em qualquer técnica.

4.2.9 Elaboração de projeto de sinalização para o parque, incluindo sinalização das edificações e espaços externos: trilhas, mirante, quadras esportivas, horto e etc.

(4)

Página 4 de 11

4.3 Forma de apresentação dos produtos

a) Todos os produtos deverão ser apresentados em formato Word, Excel, Autocad e/ou outras soluções usuais e, devem ser entregues em via digital (3 CDs) e em via impressa A3 ou A2 colorido(3 cópias de cada) , em papel sulfite 70/75 gr, à equipe da Prefeitura de São João de Meriti. O contratante (Funbio) deve receber uma cópia digital de todos os produtos.

b) Todos os documentos nos cds deverão estar também em pdf;

c) Os desenhos gráficos deverão ser elaborados por meio de plantas digitalizadas padronizados conforme exigências das normas da ABNT, em escala e padrão compatíveis, compreendendo plantas de situação, plantas baixas, detalhamentos, paginações, cortes, vistas e perspectivas, entre outras necessárias ao entendimento da proposta;

d) As pranchas deverão conter carimbo contendo as seguintes informações: Cliente: Prefeitura Municipal de São João de Meriti

Projeto: Projeto Executivo para implantação do PARQUE NATURAL MUNICIPAL JARDIM JUREMA – São João de Meriti

Projeto financiado com recursos de compensação ambiental e executado pelo FMA em parceria com SEMADEC/PMSJM

Descrição da prancha:

Número da prancha: Escala:

Setagem: Data, inclusive correções: Responsável pelo projeto, CREA: Desenho:

Os produtos entregues serão avaliados pela equipe da GEPRO em conjunto com a equipe da Prefeitura de Sào João de Meriti em no máximo 15 dias.

(5)

Página 5 de 11

5. CRONOGRAMA DE PRAZOS

O prazo total para realização do serviço é de até 180 dias após assinatura do contrato e do termo de início.

Poderá haver prorrogação do prazo, caso exista a necessidade, desde que ocorra uma justificativa por escrito pela contratada à Prefeitura de São João de Meriti e este submeter a aprovação ao contratante, além de um novo cronograma. Segue cronograma:

Atividades 1º mês 2º mês 3º mês 4º mês 5º mês 6° mês 1 5 di a s 1 0 d i a s 5 d i a s 1 5 d i a s 1 0 d i a s 5 d i a s 1 5 d i a s 1 0 d i a s 5 d i a s 1 5 d i a s 1 0 d i a s 5 d i a s 1 5 di a s 1 5 d i a s

30 dias

Entrega de

Relatórios

Levantamento Topográfico Planialtimétrico Estudos Preliminares Anteprojetos Projetos Executivos, de cálculo estrutural e Complementares Caderno de especificações (memorial descritivo), planilhas orçamentárias e cronograma de atividades projeto de sinalização para o parque

(6)

Página 6 de 11

6. FORMA DE PAGAMENTO

O pagamento será efetuado após a aprovação de cada etapa, em no máximo 10 dias úteis, contra a apresentação e aceite da fatura/ nota fiscal dos serviços prestados, após apreciação e aprovação dos produtos relacionados e emissão do parecer técnico de aceite de cada etapa pela GEPRO/ SEA/Prefeitura de SJM, enviado ao contratante (Funbio).

Atividades Valor

Levantamento Topográfico Planialtimétrico 20%

Estudos Preliminares 5%

Anteprojetos 5%

Projetos Executivos, de cálculo estrutural e

Complementar 20%

Caderno de especificações, planilhas orçamentárias

e cronograma de atividades. 40%

Projeto de sinalização para o parque 10%

Total 100%

7. HABILITAÇÃO TÉCNICA

 Experiência de três anos em projetos arquitetônicos, de Engenharia de construção ou afins.

 Deve respeitar as legislações vigentes, as características do terreno e a minimização dos impactos ambientais;

Deve ser apto a exercer as atividades perante o CREA e apresentar ART de todos os serviços.

A equipe deve contar com no mínimo os seguintes profissionais: 1 Arquiteto, 1 Engenheiro de instalações e 1 Engenheiro calculista e orçamentista.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA

Projeto Executivo de infraestrutura para implantação do Parque Natural Municipal Jardim Jurema – São João de Meriti.

A avaliação das propostas será feita baseada na qualidade e no preço.

Serão atribuídos os seguintes pesos nas avaliações e sob os critérios, parâmetros e condições estipulados abaixo:

(7)

Página 7 de 11

Avaliação da qualidade da proposta técnica Peso = 60% (sessenta por

cento)

Avaliação financeira da proposta Peso = 40% (quarenta por cento)

1. CRITÉRIO DE ELIMINAÇÃO PRÉVIA

 Lista de Organizações e Empresas com histórico de pendências junto ao Estado;  Organizações que não apresentem documentação regularizada.

 Empresas que não possuam sede ou filial na Cidade do Rio de Janeiro;  Empresas que não possuam inscrição nos conselhos pertinentes.

2. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PROPOSTA TÉCNICA E DETERMINAÇÃO DA NOTA TÉCNICA (NT)

ITEM CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PROPOSTA

TÉCNICA

Máximo de Pontos Possíveis

A

Proposta técnica para execução do termo de referência composta por um plano de ação completo, contendo, no mínimo, os seguintes itens: O que fazer; Por que; Quem fará; Como fará; Onde; Prazo; e Orçamento.

20 B Experiência específica da proponente relacionada ao serviço. 30

C Qualificação, disponibilidade e competência da Equipe Técnica para o

Serviço:

C1 Qualificação e competência para o coordenador (arquiteto/engenheiro

civil responsável). 30

C2 Qualificação e competência dos demais participantes da equipe. 20

Total da Nota Técnica (NT) 100

PARÂMETROS DOS CRITÉRIOS ACIMA:

A - Proposta técnica para execução do termo de referência composta por um plano de ação completo, contendo, no mínimo, os seguintes itens: O que fazer; Por que; Quem fará; Como fará; Onde; Prazo; e Orçamento. Máximo de 20 pontos

PROPOSTA TÉCNICA DE GERENCIAMENTO Pontos

Insatisfatória: A proposta apresentada não é compatível com o escopo do projeto.

0

Pouco satisfatória: A proposta apresentada atende em partes ao escopo do

projeto.

5

Satisfatória: A proposta apresentada atende ao escopo do projeto.

10

Altamente Satisfatória: A proposta apresentada atende a demanda. É excelente,

(8)

Página 8 de 11

B - Experiência específica do proponente relacionada ao Serviço: Máximo de 30 pontos

EXPERIÊNCIA ESPECÍFICA DO PROPONENTE (EMPRESA) Pontos A experiência da proponente é insatisfatória: Foi verificada inexperiência para

executar os serviços previstos, por não ter comprovado a realização qualquer tipo de trabalho similar.

0

A proponente tem pouca experiência: Comprovou ter realizado até 02 trabalhos

similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

10

A proponente apresenta experiência: Comprovou ter realizado entre 03 e 04

trabalhos similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

15

A proponente apresenta muita experiência: Comprovou ter realizado entre 05 e 07

trabalhos similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

25

A proponente apresenta experiência excelente: Comprovou ter realizado acima de

08 trabalhos similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

30

Para a comprovação a empresa deve apresentar currículo/portfólio, onde devem estar discriminados o projeto, cliente e atestado de execução ou ART (CREA) e/ou RRT (CAU) dos projetos.

C - Qualificação, disponibilidade e competência da Equipe Técnica para o Serviço: 50 pontos, sendo: C1 – Qualificação e competência para o coordenador (arquiteto ou engenheiro civil responsável)

QUALIFICAÇÃO E COMPETÊNCIA DO COORDENADOR PONTOS

Insatisfatória: O coordenador (arquiteto ou engenheiro civil responsável)

demonstra experiência na autoria de projetos implantados similares ao previsto no Termo de Referência (TdR) inferior a 3 (três).

0

Pouco satisfatória: O coordenador (arquiteto ou engenheiro civil responsável)

demonstra experiência coordenação igual ou até 3 (três) projetos desenvolvidos similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

10

Satisfatória: O coordenador (arquiteto ou engenheiro civil responsável) demonstra

experiência pela autoria e coordenação igual ou até 5 projetos desenvolvidos similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

20

Altamente satisfatória: O coordenador (arquiteto ou engenheiro civil responsável)

demonstra experiência sólida, pela autoria e coordenação de no mínimo 7 (sete) projetos desenvolvidos similares ao previsto no Termo de Referência (TdR).

30

A comprovação do coordenador (arquiteto ou engenheiro civil responsável) deve se dar por currículo assinado, portfólio, e/ou ART (CREA) e/ou RRT (CAU).

C2 – Qualificação e competência dos demais participantes da equipe

QUALIFICAÇÃO E COMPETÊNCIA DOS DEMAIS PARTICIPANTES DA EQUIPE PONTOS

(9)

Página 9 de 11

Pouco Satisfatória: O participante da equipe comprova experiência técnica

compatível com os serviços solicitados, por um período igual ou maior que 3 (três) e menor que 5 (cinco) anos.

10 Satisfatória: O participante da equipe comprova experiência técnica relevante e

compatível com os serviços solicitados, por um período igual ou maior que 5 (cinco) e menor que 07 (sete) anos.

15 Altamente Satisfatória: O participante da equipe comprova experiência técnica

relevante e compatível com os serviços solicitados, igual ou maior que 7 (sete) anos.

20

A comprovação da equipe deve se dar por currículo assinado, portfólio, e/ou ART (CREA) e/ou RRT (CAU).

Para C2, será feita a avaliação de cada participante da equipe (que corresponde aos profissionais responsáveis por cada um dos projetos previstos no termo de referência), e a determinação da pontuação final do item será a média aritmética dos pontos alocados a cada participante da equipe.

Nota1 Durante o prazo de execução dos serviços, toda a equipe técnica discriminada para o serviço deve estar

disponível. No caso da necessidade de substituição de algum integrante da equipe, deve ser apresentada justificativa e o profissional substituto deverá ter qualificação similar e ser aprovado pela Comissão de avaliação.

Nota2 Apenas serão avaliadas as propostas financeiras das empresas que na avaliação técnica atingirem, no

mínimo, 70 pontos, e não tiverem pontuação nula (nota zero) nos itens A, B ou C.

3. AVALIAÇÃO FINANCEIRA DA PROPOSTA E DETERMINAÇÃO DA NOTA FINANCEIRA (Nf) Para a análise das propostas financeiras serão utilizadas as seguintes condições:

A proposta financeira que apresentar o menor valor receberá a Nota Financeira (Nf) equivalente a 100 pontos. As notas financeiras das outras propostas (Nf’) serão computadas da seguinte forma:

4. AVALIAÇÃO FINAL: DETERMINAÇÃO DA NOTA FINAL DE CADA PROPOSTA

Fórmula para a determinação da nota final (NF)

NF = (NT x peso atribuído à proposta técnica 70%) + (Nf x peso atribuído à proposta financeira 30%).

NO CASO DE HAVER EMPATE PARA AS NOTAS FINAIS SERÃO APLICADOS OS SEGUINTES CRITÉRIO DE DESEMPATE:

1. Maior pontuação no ITEM C1; 2. Maior pontuação no ITEM B; 3. Maior pontuação no item C2; 4. Maior pontuação no ITEM A.

Fórmula para a determinação das demais notas financeiras (Nf’): Nf’ = 100 x (menor valor entre propostas apresentadas)

(10)

Página 10 de 11

Nota3 O proponente que obtiver a maior nota, combinando as notas técnicas e financeiras, será convidado para as

negociações subseqüentes, que tratam da negociação do contrato, onde serão discutidos ajustes relativos à proposta técnica, metodologia proposta (plano de trabalho), equipe, bem como de quaisquer sugestões apresentadas pelo proponente tendo em vista aprimorar o Termo de Referência.

8. PRAZO

Levantamento Topográfico Planialtimétrico – 30 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço. Estudos Preliminares – 60 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço.

Anteprojetos – 90 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço..

Projetos Executivos, de cálculo estrutural e Complementares – 120 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço.

Caderno de especificações (memorial descritivo), planilhas orçamentárias e cronograma de atividades – 135 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço.

Projeto de sinalização para o parque – 120 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço. Entrega de Relatórios – 180 dias após a assinatura do contrato e termo de início de serviço.

O prazo total para realização do serviço é de até 180 dias após assinatura do contrato e do termo de início.

9. OBRIGAÇÕES

9.1 Obrigações da Prefeitura de São João de Meriti:

9.1.1 Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados, bem como disponibilizar-se para reuniões;

9.1.2 Supervisionar e acompanhar o desempenho dos projetos e suas etapas, assim como convocar a qualquer momento o executor para prestar esclarecimentos ou sanar dúvidas;

9.1.3 Avaliar medições e produtos de cada etapa em até 15 dias, e enviar parecer para o contratante. 9.1.4 Acompanhar as visitas de campo conforme a disponibilidade dos técnicos envolvidos no projeto.

9.2 Obrigações da contratada:

9.1.5 Estar durante a consultoria em contato com a Prefeitura de São João de Meriti, para receber documentos, informações e orientações técnicas, bem como agendar previamente a visita técnica e adequação dos estudos aos locais apropriados para a sua execução;

9.1.6 Realizar o serviço objeto deste estudo dentro da boa técnica e em conformidade legal e, fornecer sempre que solicitado informações e documentos necessários ao desenvolvimento do projeto;

9.1.7 Realizar reuniões regulares com a equipe da PMSJM e contratante para troca de informações, documentos e orientações técnicas, adequação de estudos á execução e agendamento de visitas ao local

(11)

Página 11 de 11

do projeto;

9.1.8 A proposta apresentada deverá conter no preço global todos os componentes do custo inclusive gastos com passagens, diárias, combustível, bem como quaisquer gastos oriundos de obrigações e encargos fiscais, tributário, trabalhista e previdenciário.

9.1.9 Estar disponível durante a execução dos serviços para sanar qualquer duvida e resolver qualquer problema relativo aos serviços prestados.

9.1.10 Apresentar anotação de responsabilidade técnica ART, junto ao conselho responsável de todos os componentes dos serviços inclusive os subcontratados.

9.1.11 Visitas ao local – marcar uma antes da apresentaçao de propostas e outras durante a realização dos serviços.

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, passando pelas formas de governo e poder sobre a vida no final do século XIX e início do século XX até chegar ao atual Estatuto da Criança e do Adolescente

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

Os resultados do Cenário 2, que combina intensifi cação produtiva e expansão da pecuária sobre vegetação nativa própria (sobre excedente de Reserva Legal), no caso das

A contratação na Administração Pública para execução de serviços deverá obedecer ao disposto nos termos do Inciso XXI do art. Ainda, conforme artigo 6º da Lei

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

Essa categoria é subdividida pelas funções que cada aditivo plastificante como, retardador de pega (PR), acelerador de pega (PA), caso não possua uma característica

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às