• Nenhum resultado encontrado

BLOG: Bibliossegurança - Informações de Biossegurança para Biblioteconomia e afins.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BLOG: Bibliossegurança - Informações de Biossegurança para Biblioteconomia e afins."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BLOG: Bibliossegurança - Informações de Biossegurança para

Biblioteconomia e afins.

Santana, Rogério¹ 1IFRJ/Biblioteca Carlos Alberto Barbosa/Campus Nilópolis/rogerio.santana@ifrj.edu.br

RESUMO

Relato de experiência de produto tecnológico desenvolvido para complementar Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Biblioteconomia. Divulga informações relevantes para profissionais da área de informação e acervo. Associa o conceito de Biossegurança às condições de preservação do material informacional e humano presente nos locais de convívio, guarda e recuperação da informação. Durante o desenvolvimento do (TCC) de graduação, o profissional considerou válido desenvolver mais um canal de divulgação, constante, de informações sobre o assunto, para que a pesquisa tivesse continuidade na divulgação do tema e utilizasse de meio eletrônico para autopublicação. Apresenta a ideia para migrar o assunto para um canal em meio eletrônico: ponto de partida deste. A metodologia divide-se em: a criação do blog, a escolha da plataforma, suas funcionalidades e comodidades, itens que foram determinantes para a utilização da mesma. Apresenta dados estatísticos como facilidade de gestão de conteúdo que pode orientar atitudes que venham a dar maior publicidade aos textos publicados. Aponta a estimativa futura para as postagens realizadas: possibilidade da publicação de uma obra impressa, de forma independente ou em parceria com instituições de fomento à produção acadêmica, que venha compilar o conteúdo do blog fazendo a migração do meio eletrônico para o impresso.

Palavras-Chave: Blog. Autopublicação. Biossegurança. Conservação. Preservação.

1. INTRODUÇÃO

Os trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) são classificados como Literatura Cinzenta, na medida em que não passam por processo de publicação formal e conforme Wikipédia (2017) “...é um tipo de informação ou resultados da investigação produzida pelas organizações, fora dos canais de publicação e distribuição comerciais ou acadêmicos”. Segundo Campello (2000):

E como também “é empregada, caracteriza documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos através dos canais usuais de venda de publicações, já que nas origens de sua elaboração o aspecto da comercialização não é levado em conta por seus editores. A expressão se contrapõe àquela que designa os documentos convencionais ou formais, ou seja, a literatura branca. (CAMPELLO, 2000 p. 97).

Comumente, os TCC’s são depositados nas bibliotecas das instituições nos quais os cursos são realizados e quando não existem repositórios nessas instituições ou os autores negam a divulgação das pesquisas nos websites das universidades, o acesso aos

(2)

trabalhos realizados torna-se restrito à consulta local por um número mínimo de pesquisadores que acessam os acervos físicos.

Durante o período de pesquisa para a execução do trabalho detectou-se um tema relevante e não abordado na área. Assim, buscou–se alternativas para manter a pesquisa ativa, por meio das soluções tecnológicas, que disponibilizasse maneiras de autopublicações independentes, externas ao meio acadêmico que agreguem informações ao tema identificado.

O objetivo deste é divulgar o blog, http://bibliosseguranca.blogspot.com.br, foi criado em 15 de junho de 2014, seis meses antes da finalização do TCC, para disponibilizar conteúdo, por meio das postagens e ser inserido no texto a ser disponibilizado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como produto tecnológico que sintetizasse a pesquisa referente ao eixo correspondente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia: Eixo 2 – Ciência e Tecnologia. A ideia do tema surgiu em diálogo com profissional de Biblioteca que demonstrou queixa da falta de higienização nos acervos e o adoecimento de profissionais. Após pesquisa em bases de dados nacionais e mesmo a busca do termo traduzido para inglês e espanhol, sem a identificação de trabalhos que associassem o conceito de Biossegurança, conforme:

[...] é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. [...] (TEIXEIRA; VALLE 2010, p. 19).

Foi proposto como projeto de TCC um trabalho que trouxesse o conceito de Biossegurança oriundo da área da Saúde para a Biblioteconomia, associando este aos itens de preservação do acervo: iluminação, climatização, estruturas físicas, segurança e recomendações para boas práticas, buscando prestar condições salubres tanto para os acervos quanto para os frequentadores dos mesmos.

Para dar continuidade à pesquisa por meio de postagens no blog foi estabelecida uma rotina de uma matéria mensal, salvo algumas postagens eventuais quando assunto parecia cabível para outras postagens no mês. Em março de 2017, chegou-se a um total de 50 postagens com um quantitativo de 5.497 visualizações de página. Os assuntos são variados, podendo ser direcionados a acervos em arquivos, bibliotecas, museus ou como recomendações para profissionais ou mesmo para outros frequentadores de unidades de informação.

(3)

postagens, em uma obra impressa, para migrar do meio virtual para o físico e gerar mais um item de referência para novas pesquisas.

2. METODOLOGIA

Procurou-se aqui demonstrar o caminho transcorrido pelo bacharel em Biblioteconomia para criar o blog e estabelecer sua manutenção. Descrevendo um caminho através de seu relato próprio da experiência questão até uma possível migração para uma obra impressa.

2.1 A IDÉIA DO BLOG

Encerrar a pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e mesmo depois de autorizar a disponibilização do texto no servidor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), estas atitudes pareciam “engessar” a pesquisa à consultas restritas.

Ao finalizar um curso de graduação com apresentação de um TCC, autorizando a disponibilização do texto integral na internet, não é garantida a disseminação ampla deste texto. Em muitos casos, TCCs permanecem restritos devido à falta de divulgação destes trabalhos disponíveis para serem acessados.

Em diálogo com professores e colegas de profissão nas bibliotecas, onde desempenhava estágios, ficou nítida a necessidade do uso das facilidades tecnológicas disponíveis para disseminar os resultados de pesquisas efetuadas na graduação.

Entretanto, cabe a preocupação com: gratuidade nos custos do veículo e facilidade na utilização para a manutenção do blog. Duas plataformas foram cogitadas: o Wordpress e o Blogger. Ambos gerenciadores de conteúdo que disponibilizam ferramentas e facilitam a utilização mesmo por quem não domina linguagens para edição na internet. Por já ser usuário de uma conta de webmaill no GMAIL, serviço de e-mail do Google, e ter familiaridade com sua navegabilidade, o Blogger foi escolhido para hospedar o diário virtual.

(4)

2.2 A CRIAÇÃO DO BLOG

O termo Bibliossegurança foi cunhado através da junção do radical Biblio, de biblioteca, à palavra Biossegurança, adaptação à palavra Biosafety, do inglês. O nome estava disponível para utilização pelo blog e por esse motivo foi a primeira escolha. Suas ferramentas de edição são basicamente as mesmas de um editor de texto, com botões para imagens, vídeos e links que serão adicionados à postagem. Pode-se fazer um rascunho e salvar para posterior postagem ou já escrever e publicar, com a chance de editar e reeditar caso se necessite. Os textos são escritos a partir de pesquisas realizadas através de motores de busca na internet a assuntos direcionados ao tema. São compilações ou sínteses dos textos encontrados em sites com utilização de imagens e links com os textos e citadas as referências dos endereços virtuais dos mesmos. O trabalho de conclusão de curso, sobre Biossegurança para bibliotecas, e que está nas referências deste artigo, foi tema de uma postagem em 14 de março de 2016, com o link para consulta e download do arquivo em PDF.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A apresentação de dados estatísticos demonstra a possibilidade de quantificação e controle por ferramentas já disponíveis na plataforma de gestão de conteúdo. O acompanhamento e a evolução da divulgação das publicações podem ser orientados por estes dados que também podem servir para atitudes de planejamento de melhorias na exposição dos assuntos veiculados no blog bem como das estimativas futuras que são metas deste veículo.

3.1 APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS

Uma das facilidades dessa plataforma é disponibilizar dados estatísticos referentes à visualizações:

(5)

QUADRO 1 – Estatísticas do blog Bibliossegurança Visualizações Total 5.497 Fev/2017 314 Dia anterior 14 Dia corrente 26 Navegador Chrome 85% Navegador Firefox 13% Navegador Internet Explorer 1% Outros Navegadores 1%

Fonte: Blogger.com Acesso em 30 mar. 2017.

O quantitativo disponibilizado pela plataforma traduz uma dimensão de alcance e de navegador mais utilizado para acesso ao blog. Estratégias de divulgação podem ser traçadas a partir destes dados em busca de maiores índices de acesso total e pelos navegadores menos utilizados. A participação em eventos e divulgação do blog em instituições nacionais e internacionais trará o aumento gradativo de acesso e reconhecimento deste veículo como divulgador de informações relevantes a profissionais e todos aqueles que frequentam áreas de acervos.

3.2 ESTIMATIVAS FUTURAS PARA AS POSTAGENS REALIZADAS

As publicações de temas feitas no blog visam dar conhecimento de assuntos para atenção e boas práticas em arquivos, bibliotecas e museus, ou até mesmo em áreas onde ocorram acervos e frequência de seres vivos em condições de risco ou que necessitem de boas práticas à segurança. Trata-se de um tema pouco ou nada abordado na graduação e que merece divulgação ao máximo de profissionais envolvidos e terceiros interessados.

Seguindo com as publicações de postagens regulares a meta é chegar aos 100 posts e buscar programa de fomento à publicação acadêmica para editar uma obra impressa que compile os temas abordados, links e imagens para conversão do trabalho virtual em trabalho impresso.

Não está descartada uma parceria com órgão de classe que custeie a publicação e venha a promover a distribuição da obra em eventos ou como brinde aos associados, desde que

(6)

reserve um percentual da tiragem para distribuição às universidades de Biblioteconomia do país.

Uma publicação, sem fins lucrativos, que vise divulgar a Biossegurança, a gama de assuntos tratados e as boas práticas possíveis.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho procurou demonstrar que basta iniciativa e um pouco de dedicação para que as novas tecnologias venham auxiliar na divulgação de ideias e conhecimento relevante para muitos. Coube demonstrar um caminho para que outros profissionais tenham acesso a uma ferramenta de autopublicação fácil e possível. O blog é um software de alcance aberto que necessita de divulgação e acesso para efetivar sua eficácia. Deseja-se aqui iniciar mais um esforço para tornar público um tema de suma importância para a área de novas publicações com conteúdo e qualidade para a sociedade.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6022: 2003 - Artigo em documentação periódica científica impressa. Rio de Janeiro, 2003.

_____.NBR 6023: 2002 - Informação e documentação - Referências – Elaboração. Rio de

Janeiro, 2002.

_____.NBR 6028: 2003 - Informação e documentação - Resumo – Apresentação. Rio de

Janeiro, 2003.

_____.NBR 10520: 2002 - Informação e documentação - Citações em documentos –

Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

CAMPELLO, Beatriz Valadares Céndon (Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

Estatísticas do blog Bibliossegurança. Disponível em: <https://www.blogger.com>.

Acesso em 30 mar. 2017.

Literatura cinzenta. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_cinzenta>.

Acesso em 30 mar. 2017.

SANTANA, Rogério. Biossegurança em Biblioteconomia: uma abordagem para

conservação de acervos, profissionais e usuários em bibliotecas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014.

TEIXEIRA, Pedro (Org.); VALLE, Silvio (Org). Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Em outro trabalho, o HYSYS foi utilizado para simular uma planta simplificada de biodiesel, com a reação de transesterificação etanólica de um óleo representado pela

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao