• Nenhum resultado encontrado

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL BOLETIM Nº 25 JANEIRO/2018 ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL Nº 25

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL BOLETIM Nº 25 JANEIRO/2018 ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL Nº 25"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL

Nº 25

2018

Salvador

(2)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

EQUIPE DO OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL

DIRETORA DA ESDEP Firmiane Venâncio Carmo Souza

COORDENADORA Fabíola Pacheco de Menezes

DEFENSOR PÚBLICO CRIADOR Daniel Nicory do Prado

COLABORADOR Diego Souza de Oliveira

APOIO

Gabriel de Oliveira Tavares ESTUDANTES PESQUISADORES

Isadora de Paiva Santana Marina Azevedo Schubert Tamiles Almeida R. Mascarenhas

(3)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 3

2. METODOLOGIA 3

3. FORMATO E PERIODICIDADE DAS PUBLICAÇÕES 3

4. ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRINCIPAIS INDICADORES DOS QUINQUÊNIOS 4 DEZEMBRO/2012-DEZEMBRO/2017 A JANEIRO/2013-JANEIRO/2018 4.1. Situação das persecuções penais 4

4.2. Resultado das persecuções penais concluídas 5

4.3. Tipo de pena aplicada 5

4.4. Duração média da prisão cautelar 5

4.5. Indicadores sociais: Gênero do Preso 7

5. CONCLUSÃO 06

ANEXO I – INDICADORES PROCESSUAIS 08

ANEXO II – INDICADORES SOCIAIS 13

ANEXOIII EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DO TRIÊNIO JANEIRO/2011 A 14 JANEIRO/2014 AO QUINQUÊNIO JANEIRO/2013- JANEIRO/2018

(4)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050 1. APRESENTAÇÃO

Estamos disponibilizando mais um boletim do Observatório da Prática penal. Neste, ao contrário dos boletins pretéritos, aumentou substancialmente o número de casos que foram analisados. Para termos uma noção, no último boletim de nº 24, foram analisados 74 casos. Neste, o número de casos analisados saltou para 317. Esse número de casos é o mesmo do Relatório trimestral nº 05 já publicado. Isso significa que em um único mês tivemos o mesmo número de casos de um trimestre. Importante fincar que nesse trabalho não nos debruçamos acerca dos motivos que levaram a esse aumento do número de flagrantes e, como consequência, aumento dos casos. Preocupamo-nos, apenas, com as consequências dos casos. Esse crescimento traz algo positivo ao trabalho: aumenta a confiabilidade da amostra e o resultado traz uma maior precisão numérica, com conclusões mais consistentes. Por outro lado, há uma maior carga de trabalho na análise dos casos, demandando maior atenção e cuidado nas conclusões.

Mesmo aumentando o número de casos, ainda é gritante o número de processos em andamento. Depois de ter passado quase cinco anos das ocorrências dos fatos, ainda é significativo os números de casos não concluídos, conforme veremos adiante.

Outro ponto a ser ressaltado é que, embora exista a possibilidade da ocorrência da prescrição, foram computados apenas dois casos.

Ademais, iremos discorrer ao longo desse boletim sobre outros pontos considerados fulcrais.

Como nos boletins pretéritos, disponibilizamos dez tabelas contendo os dados mensais e quinze gráficos por meio dos quais se poderá acompanhar a evolução, mês a mês, dos indicadores mais importantes.

2. METODOLOGIA

Foi utilizada como principal ferramenta de busca a consulta ao site Esaj do Tribunal de Justiça da Bahia.

Entretanto, mesmo utilizando essa ferramenta acima mencionadas, existiram situações que tornaram impossível a coleta de dados atinentes a determinados casos gerando, por conseguinte, a incompletude de dados já mencionada. Esse fato acontece em virtude de termos, inicialmente, somente o nome do flagranteado, pois os únicos objetos inicias para a pesquisa são os APFs.(autos de prisão em flagrante).

(5)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050 3. FORMATO E PERIODICIDADE DAS PUBLICAÇÕES

O Observatório da Prática Penal tem o objetivo de publicar, com periodicidade, boletins informativos com os indicadores mais gerais sobre as persecuções criminais iniciadas com prisões em flagrante, sempre que a amostra obtida tiver nível de confiança suficientemente alto para poder ser levado em consideração.

Outros documentos (relatórios gerais e estudos específicos) podem ser publicados com periodicidade variada (trimestral, semestral e anual), para aprofundar as análises dos boletins mensais, sempre que, aumentados o universo e a amostra, for possível encontrar resultados confiáveis para variáveis cuja análise dos dados coletados mensalmente não seria representativa da realidade da pesquisa.

4. ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRINCIPAIS INDICADORES DOS QUINQUÊNIOS DEZEMBRO/2012- DEZEMBRO/2017 A JANEIRO/2013- JANEIRO/2018.

4.1. Situação das persecuções penais

Conforme foi dito na introdução deste trabalho, entre os quinquênios de Dezembro/2012-Dezembro/2017 a Janeiro/2013- Janeiro/2018 o número de casos analisados cresceu de forma expressiva. Em que pese tal crescimento, o percentual das persecuções penais em andamento e o percentual das persecuções penais concluídas foram bem parecidas. Os números foram 47,63% de casos sentenciados e 49,21% de casos que ainda aguardam uma solução judicial, ou seja, o número de casos não sentenciados foi um pouco maior que o número de casos concluídos. Quando dizemos concluídos, significa com uma sentença proferida, embora muitos deles ainda caibam recursos (sem trânsito em julgado). Em termos numéricos temos: dos 317 processos analisados, 156 estão pendentes de sentença, seja ela absolutória, condenatória ou extintiva da punibilidade. Esse número é bastante elevado se consideramos a data do fato, qual seja, janeiro de 2013. Isso revela um judiciário ainda moroso no que condiz a marcha processual. Dos 25 boletins analisados por esse Observatório da Prática Penal, em 17 o percentual das persecuções penais em andamento foi maior que o percentual das persecuções penais concluídas. Isso representa que em 68% de todo o estudo o número de persecuções em andamento foi superior ao número das persecuções sentenciadas.

(6)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

Calha lembrar, mais uma vez, que quando mencionamos a palavra concluída, significa com existência de uma sentença. Se fôssemos levar em consideração o trânsito em julgado o percentual das persecuções penais concluídas (transitadas em julgado) seria muito ínfimo.

Analisando cada Vara isoladamente, percebemos, novamente, que as mais céleres foram as Varas de Tóxicos, ostentando 71,32% de casos concluídos contra 33,53% nas Varas Criminais e 6,67%(um caso) nas Varas de Violência Doméstica. Analisando a tabela 01, concluímos que as Varas Criminais ficaram aquém do esperado no fator celeridade processual. Transformando essas informações em números podemos concluir que dos 173 processos advindos dos Autos de Prisão em Flagrante em janeiro de 2013, foram sentenciados apenas 58 (33,53%). Já no que se refere às Varas de Tóxicos, essas concluíram a maior parte dos processos. Em números temos que dos 129 processos analisados por essas Varas, 92 foram sentenciados. As Varas de Violência Doméstica, desta vez, conseguiram concluir um processo dos 15 que foram analisados.

Todas as informações ditas nesse tópico podem ser confirmadas na tabela 1 e gráficos 1 e 2.

4.2. Resultado das persecuções penais concluídas

No que se refere ao resultado das persecuções penais concluídas, novamente, as condenações sobressaíram, com 63,58%. Como já foi dito em boletins pretéritos, é comum o percentual de condenações superar o percentual das absolvições. Apenas em duas oportunidades as absolvições foram superiores às condenações. Isso é perceptível analisando o gráfico de nº 03, onde a “linha amarela” fica acima da “linha verde” em duas ocasiões. Transformando em número temos que dos 151 processos julgados, 96 obtiveram como resultado uma sentença condenatória e em 42 as sentenças foram absolutórias. Os outros processos tivemos como resultado sentenças desclassificatórias e extintiva da punibilidade (05 e 08, respectivamente).

Analisando as Varas de forma isolada, as que mais condenaram foram as Criminais. Dos 58 processos analisados por essas Varas, em 41 as sentenças foram condenatórias, representando 70,69% de condenações. Já as de Tóxicos condenaram bem menos (59,78%), isto é, das 92 sentenças proferidas, 55 foram condenatórias e 31 foram absolutórias. As outras sentenças foram divididas em desclassificatórias e extintivas da punibilidade.

Essas informações podem ser obtidas conjugando a tabela 02 com o gráfico 03 apresentados nesse boletim.

(7)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

No tocante ao tipo de pena aplicada, se restritivas de direito ou privativas de liberdade, novamente as penas nessas últimas foram superiores às primeiras com percentuais de 70,83% contra 28,13%, conforme tabela 03. É possível constatar essa informação analisando o gráfico 04 onde a “linha verde” (pena privativa de liberdade) do gráfico ficou acima da “linha azul” (pena restritiva de direitos). Assim como foi dito que as condenações, na maioria das vezes, superam as absolvições, aqui também não é diferente. Apenas em três oportunidades as penas restritivas de direito foram superiores às privativas de liberdade. Em termos numéricos concluímos que das 96 condenações proferidas pelas Varas de Tóxicos e Criminais, em 68 (70,83%) privaram a liberdade do réu. As outras condenações restringiram seus direitos (27 casos) e um caso de pena exclusivamente patrimonial.

Analisando cada Vara isoladamente no que tange a imposição das penas, podemos arrematar sem maiores dificuldades que, além de terem condenado mais, as Varas Criminais também impuseram em suas condenações penas privativas de liberdade em detrimento às restritivas de direitos. Em outras palavras, das 41 sentenças condenatórias registradas nas Varas Criminais, em 36 os juízes das Varas criminais impuseram a privação da liberdade dos réus e em 4 restringiram seus direitos. Em termos percentuais temos que 87,80% do tipo de aplicada nas Varas Criminais foram privativas de liberdade. Nas Varas de Tóxicos essa relação privação x restrição foi bem mais distribuída. Das 55 sentenças condenatórias registradas, em 32 os juízes impuseram a privação da liberdade dos réus e em 23 restringiram seus direitos.

Entre os crimes analisados que admitem a substituição da prisão tivemos, no mês em apreço, uma sentença com pena privativa de liberdade para o crime de furto e 02 sentenças com penas restritivas de direito para o mesmo delito. Quanto ao tráfico privilegiado, tivemos 04 sentenças com penas privativas de liberdade e 18 sentenças que restringiram seus direitos.

4.4. Duração média da prisão cautelar

Quando verificamos a duração média da prisão cautelar, houve aumento tanto no conjunto das Varas, como em cada Vara isoladamente. No geral, a média passou de 117 dias para 157 dias. Nas Varas de Tóxicos e Criminais as médias passaram de 95 dias e 126 dias para 177 dias e 148 dias, respectivamente. No que se refere às Varas de Tóxicos essa média é bem elevada, já que a quantidade de sentenças absolutórias foi significante conforme visto (31 sentenças absolutórias). Isso pode levar à conclusão de que muitos réus ficaram presos cautelarmente (prisão preventiva)

(8)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

durante um período considerado extenso para depois, no julgamento, serem inocentados (sentença absolutória). Se formos analisar esse mesmo fato no conjunto de todas as Varas percebemos, conforme tabela 07, que a duração média da prisão cautelar para as absolvições também foi elevada (141 dias). Em outras palavras, os réus ficaram, em média, 141 dias presos para depois serem absolvidos.

Quando se observa o outro indicador, referente aos percentuais de encarceramento durante todo o processo, incluindo a fase recursal, pode-se notar que houve um relevante aumento passando de 4,41% para 10,86% (34 casos), conforme tabela 05. Em análise a tabela 08, desses 34 casos em que os réus ficaram encarcerados durante todo o processo, os mesmos foram sentenciados com penas privativas de liberdade. Ressalta-se, mais uma vez, que esse número não é maior em decorrência de que em vários processos não é possível identificar se houve alvará de soltura, como também, não há na sentença qualquer informação relativa a soltura do réu ou se o mesmo ficou preso até a sua prolação. Nesses casos, consideramos como “não informado” e, evidentemente, não é computado como “preso durante toda a instrução”. Por fim, assim como o que foi registrado no boletim anterior, neste, os condenados a penas privativas de liberdade tiveram tempo médio de prisão cautelar superior (252 dias), ao dos condenados às penas restritivas de direito (196 dias).

Todas essas informações podem ser obtidas com uma simples análise das tabelas 07 e 08 do presente boletim.

4.5. Indicadores sociais: Gênero do Preso

Neste boletim, a participação feminina como sujeito ativo nos crimes foi pequena (7,89%), embora tenha tido um pequeno acréscimo se comparado ao boletim anterior (de 6,67 para 7,89%), nos processos em geral. Na esmagadora maioria dos casos temos como sujeito ativo do crime, homens, que representaram, no presente boletim, 92,11%. A participação feminina analisando as duas Varas, tóxicos e criminais, foi um pouco mais recorrente nas primeiras (8,53% contra 8,09%). Esse fato é frequente. Dos 25 meses analisados por esse Observatório, 17 a participação feminina foi maior nas Varas de Tóxicos.

(9)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

Com a divulgação dos resultados do Observatório da Prática Penal, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia espera cumprir, de forma mais adequada, as suas funções institucionais de produzir e divulgar conhecimento científico em Direito, contribuindo para o debate públicocom dados coletados e tratados de forma rigorosa e imparcial, capazes de embasar a atuação da própria Defensoria Pública e de outras instituições estatais ou da sociedade civil.

Salvador, 26 de janeiro de 2018.

FABÍOLA PACHECO DE MENEZES Coordenadora do Observatório da Prática Penal

FIRMIANE VENÂNCIO CARMO SOUZA Diretora da ESDEP

DIEGO SOUZA DE OLIVEIRA Servidor da ESDEP

(10)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

ANEXO I – INDICADORES PROCESSUAIS

PRISÕES EM FLAGRANTE EM JANEIRO/2013 – SALVADOR SITUAÇÃO EM

JANEIRO/2018

TABELA 1 – SITUAÇÃO DAS PERSECUÇÕES PENAIS INICIADAS EM PRISÕES EM FLAGRANTE, CINCO ANOS DEPOIS DE SUA REALIZAÇÃO

SITUAÇÃO DAS PERSECUÇÕES PENAIS, TRÊS ANOS DEPOIS % TODAS AS VARAS CASOS % TÓXICO CASOS % CRIMINAL CASOS % VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CASOS CONCLUÍDAS 47,63% 151 71,32% 92 33,53% 58 6,67% 1 EM ANDAMENTO 49,21% 156 26,68% 37 60,69% 105 93,33% 14 SUSPENSAS 3,15% 10 0,00% 0 5,78% 10 0,00% 0 TOTAL 100% 317 100% 129 100% 173 100,00% 15

TABELA 2 – RESULTADO DAS PERSECUÇÕES PENAIS CONCLUÍDAS, POR VARA RESULTADO DA PERSECUÇÃO PENAL, DE ACORDO COM A VARA % TODAS AS VARAS CASOS % TÓXICO CASOS % CRIMINAL CASOS % VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CASOS CONDENAÇÃO 63,58% 96 59,78% 55 70,69% 41 0,00% 0 DESCLASSIFICAÇÃO 3,31% 5 5,43% 5 0,00% 0 0,00% 0 ABSOLVIÇÃO 27,81% 42 33,70% 31 17,27% 10 100,00% 1 EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 5,30% 8 1,09% 1 12,07% 7 0,00% 0 DECLÍNIO DE COMPETÊNCIA 0,00% 0 0,00% 0 0,00% 0 0,00% 0 TOTAL 100% 151 100% 92 100% 58 100,00% 1 NÃO INFORMADO * 0 * 0 * 0 *

(11)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

TABELA 3 – TIPO DE PENA APLICADA, DE ACORDO COM A VARA

TIPO DE PENA APLICADA, DE ACORDO COM A VARA TODAS AS VARAS

CASOS TÓXICO CASOS CRIMINAL CASOS VIOLÊNCIA

DOMÉSTICA CASOS PRIVATIVA DE LIBERDADE 70,83% 68 58,00% 32 87,80% 36 N/A 0 RESTRITIVA DE DIREITOS 28,13% 27 41,82% 23 9,76% 4 N/A 0 EXCLUSIVAMENTE PATRIMONIAL 1,04% 1 0,00% 0 2,44% 1 N/A 0 TOTAL 100% 96 100% 55 100% 41 N/A 0 NÃO INFORMADO * 0 * 0 * 0 N/A

TABELA 4 – TIPO DE PENA APLICADA A DELITOS QUE ADMITEM A SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO

TIPO DE PENA APLICADA, DE ACORDO COM O DELITO

FURTO CASOS TRÁFICO

PRIVILEGIADO CASOS PRIVATIVA DE LIBERDADE 25,00% 1 18,18% 4 RESTRITIVA DE DIREITOS 50,00% 2 81,82% 18 EXCLUSIVAMENTE PATRIMONIAL 25,00% 1 0,00% 0 TOTAL 100,00% 4 100,00% 22 NÃO INFORMADO * 0 * 0

(12)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 TABELA 5 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, POR VARA

DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, EM DIAS, DE ACORDO COM A VARA

TODAS AS

VARAS TÓXICO CRIMINAL

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DIAS DE PRISÃO 1 5 7 177 148 39 CASOS 189 84 99 6 5 A NÃO INFORMADA 84 21 55 8 PRESOS DURANTE TODA A

INSTRUÇÃO, SEM DIREITO DE RECORRER EM LIBERDADE

34 18 16 0

% PRESOS DURANTE TODA A INSTRUÇÃO, SEM DIREITO DE RECORRER EM LIBERDADE

10,86% 13,14% 9,25% 0,00%

TABELA 6 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, DE ACORDO COM A MOVIMENTAÇÃO DA PERSECUÇÃO PENAL

DURAÇÃO MÉDIA DA

PRISÃO CAUTELAR, EM DIAS, DE ACORDO COM A MOVIMENTAÇÃO DA PERSECUÇÃO

PENAL DIAS DE PRISÃO CASOS CONCLUÍDAS 178 87 EM ANDAMENTO 138 98 SUSPENSAS 116 3

(13)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

TABELA 7 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, DE ACORDO COM O RESULTADO DA PERSECUÇÃO PENAL

.

DURAÇÃO MÉDIA DA

PRISÃO CAUTELAR, EM DIAS, DE ACORDO COM O RESULTADO DA PERSECUÇÃO PENAL DIAS DE PRISÃO CASOS CONDENAÇÃO 221 47 DESCLASSIFICAÇÃO 52 4 ABSOLVIÇÃO 141 30 EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 62 6 DECLÍNIO DE COMPETÊNCIA N/A 0

TABELA 8 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, DE ACORDO COM O TIPO DE PENA APLICADA

DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, DE ACORDO COM O TIPO DE PENA APLICADA DIAS DE PRISÃO CASOS SOLTURA NÃO INFORMADA (CASOS) PRESOS DURANTE TODA A INSTRUÇÃO (CASOS) PRIVATIVA DE LIBERDADE 252 23 8 34 RESTRITIVA DE DIREITOS 196 23 4 0 EXCLUSIVAMENTE PATRIMONIAL 78 1 0 0

(14)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 TABELA 9- DURAÇÃO MÉDIA DAS FASES DAS PERSECUÇÕES PENAIS

CONCLUÍDAS, EM DIAS, POR TIPO DE VARA

DURAÇÃO MÉDIA DAS FASES DA

PERSECUÇÃO PENAL, EM DIAS, DE ACORDO COM A VARA

TODAS AS

VARAS CASOS TÓXICO CASOS CRIMINAL CASOS

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CASOS FASE PRÉ- PROCESSUAL 55 74 37 15 54 56 174 3 PROCESSO PENAL (1º GRAU) 845 24 797 9 929 14 N/A 0

PERSECUÇÃO PENAL 894 24 832 9 984 15 N/A 0 NÍVEL DE CONFIANÇA

DA AMOSTRA 90% 90% 90% 95%

(15)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

ANEXO II – INDICADORES

SOCIAIS

PRISÕES EM FLAGRANTE –

JANEIRO/

2018 –

SALVADOR

TABELA 10 – GÊNERO DO PRESO, DE ACORDO COM O TIPO DE VARA

GÊNERO % TODAS AS VARAS CASOS % TÓXICO CASOS % CRIMINAL CASOS % VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CASOS MASCULINO 9 3 , 2 4 % 69 93,33% 14 92,86% 52 100,00% 3 FEMININO 6,76% 5 6,67% 1 7,14% 4 0,00% 0 NÃO INFORMADO 0,00% 0 0,00% 0 0,00% 0 0,00% 0 TOTAL 100,00% 74 100,00% 15 100,00% 56 100,00% 3

(16)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 ANEXO III - EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DO TRIÊNIO JANEIRO/2011 A JANEIRO/2014 AO QUINQUÊNIO JANEIRO/2013 A JANEIRO/2018

GRÁFICO 1 – SITUAÇÃO DAS PERSECUÇÕES PENAIS, CINCO ANOS APÓS O SEU INÍCIO

GRÁFICO 2 – PERSECUÇÕES PENAIS CONCLUÍDAS, POR TIPO DE VARA

46,26% 35,14% 47,63% 51,02% 49,21% 2,72% 3,15% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Situação das persecuções penais

CONCLUÍDAS EM ANDAMENTO SUSPENSAS

46,26% 47,63% 63,79% 71,32% 47,37% 33,53% 12,50% 6,67% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Persecuções penais concluídas, por tipo de vara

(17)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 GRÁFICO 3 – RESULTADO DAS PERSECUÇÕES PENAIS CONCLUÍDAS

GRÁFICO 4 – TIPO DE PENA APLICADA, NOS CASOS DE CONDENAÇÃO 57,81% 61,54% 14,06% 0,00% 12,50% 30,77% 15,63% 7,69% 0,00% 0,00% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 DEZ/12-DEZ/15

Resultado das persecuções penais concluídas

CONDENAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO

ABSOLVIÇÃO EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

DECLÍNIO DE COMPETÊNCIA 52,94% 70,83% 47,06% 28,13% 0,00% 1,04% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Tipo de pena aplicada

PRIVATIVA DE LIBERDADE RESTRITIVA DE DIREITOS EXCLUSIVAMENTE PATRIMONIAL

(18)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 GRÁFICO 5 – PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE APLICADA A CONDENADOS POR DELITOS QUE ADMITEM SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO

GRÁFICO 6 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, POR TIPO DE VARA

25,00% 25,00% 37,50% 18,18% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00%

JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Percentual de aplicação da pena de prisão

FURTO TRAFICO PRIVILEGIADO

95 157 120 177 100 148 14 39 0 50 100 150 200 250 300

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Duração média da prisão cautelar, em dias, por tipo de vara

TODAS AS VARAS TÓXICOS CRIMINAIS VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

(19)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 GRÁFICO 7 – PERCENTUAL DE PRESOS DURANTE TODA A INSTRUÇÃO, SEM DIREITO DE APELAR EM LIBERDADE, POR TIPO DE VARA

GRÁFICO 8 - COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DE ENCARCERAMENTO CAUTELAR NA VARA DE TÓXICO

7,20% 10,86% 8,77% 13,14% 7,27% 9,25% 0,00% 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Presos durante toda a persecução penal

TODAS AS VARAS TÓXICOS CRIMINAIS VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

8,77% 13,14% 120 177 0,00% 3,60% 7,20% 10,80% 14,40% 18,00% 21,60% 0 50 100 150 200 250 300

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Indicadores de encarceramento das Varas de Tóxicos

PRESOS DURANTE TODA A PERSECUÇÃO, INCLUINDO A FASE RECURSAL DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, EM DIAS

(20)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 GRÁFICO 9 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, DE ACORDO COM A MOVIMENTAÇÃO DA PERSECUÇÃO PENAL

GRÁFICO 10 – DURAÇÃO MÉDIA DA PRISÃO CAUTELAR, DE ACORDO COM O RESULTADO DA PERSECUÇÃO PENAL

126 178 67 138 0 50 100 150 200 250 300 350

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Duração média da prisão cautelar, em dias

PERSECUÇÕES CONCLUÍDAS PERSECUÇÕES EM ANDAMENTO

136 221 151 52 74 141 107 62 2 0 100 200 300 400 500 600

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Duração média da prisão cautelar, em dias

CONDENAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO ABSOLVIÇÃO

(21)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 GRÁFICO 11 – INDICADORES DE ENCARCERAMENTO CAUTELAR, DE ACORDO COM O TIPO DE PENA APLICADA

GRÁFICO 12 – GÊNERO DO PRESO

38,89% 50,00% 162 252 118 196 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Indicadores de encarceramento cautelar, de acordo com a pena

aplicada

CONDENADOS À PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE, PRESOS DURANTE TODA A PERSECUÇÃO PRIVATIVA DE LIBERDADE, DIAS DE PRISÃO CAUTELAR

RESTRITIVA DE DIREITOS, DIAS DE PRISÃO CAUTELAR

EXCLUSIVAMENTE PATRIMONIAL, DIAS DE PRISÃO CAUTELAR

91,72% 92,11% 8,28% 7,89% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Gênero do Preso

(22)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018 GRÁFICO 13 – PARTICIPAÇÃO FEMININA, POR TIPO DE VARA

GRÁFICO 14 – RESULTADO DAS PERSECUÇÕES PENAIS CONCLUÍDAS, NAS VARAS DE TÓXICO 8,28% 7,89% 11,29% 8,53% 10,00% 8,09% 0,00% 0,00% 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Participação feminina, por tipo de vara

TODAS AS VARAS TÓXICOS CRIMINAIS VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

56,76% 59,78% 24,32% 5,43% 8,11% 33,70% 10,81% 1,09% 0,00% 0,00% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00%

JAN/11-JAN/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Resultado das persecuções penais concluídas, nas Varas de

Tóxicos

CONDENAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO ABSOLVIÇÃO

(23)

Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, CEP.: 40110-050

OBSERVATÓRIO DA PRÁTICA PENAL – BOLETIM Nº 25 – JANEIRO/2018

GRÁFICO 15 – RESULTADO DAS PERSECUÇÕES PENAIS CONCLUÍDAS, NAS VARAS CRIMINAIS 69,57% 70,69% 0,00% 0,00% 21,74% 17,24% 0,00% 0,00% 0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00%

JAN/11-JAN/14 JUL/11-JUL/14 JAN/12-JAN/15 JAN/13-JAN/18

Resultado das persecuções penais concluídas, nas Varas

Criminais

CONDENAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO ABSOLVIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Os dados do Fogo Cruzado – RJ apontaram também para uma sig- nificativa diminuição do número de mortos e feridos em tiroteios, bastante semelhante à constatada com base nos dados

Altamira Análise e Desenvolvimento de Sistemas Vespertino Tecnológico 20****271117 GABRIELA FERNANDES DA SILVA 540,50 9 L2 CONVOCADO Altamira Análise e Desenvolvimento de

1.1 Constitui objeto deste Termo o Compromisso ora assumido pela COMPROMISSÁRIA, relativo ao Registro de Preços para eventual aquisição de Disco de corte

Por exemplo, se você criar uma regra Chave Externa referente a um link de uma transformação de Filtro para uma definição de destino, o Mapping Architect for Visio criará todas as

Os temas são va- riados, assim como a amplitude de cada texto, que vai desde um curto e ambicioso ensaio sobre as articu- lações entre o caráter da sociedade aqui construída e

Presente Informação jurídica n.º I/2045/2017-FO, de 18-07-2017, na qual se apreciaram os factos invocados e as provas produzidas, e se concluiu pela não

Como o matutino parece ter dúvidas sobre a possibilidade da volta da doença, ele usa o Ministério da Saúde para dizer que o “vírus continua circulando com um

2.1. De acordo com o modelo conceptual de determinação de taxas anteriormente mencionado, os custos administrativos, definidos nos termos do n.º 4 do artigo