• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTO DO CLUBE DE REGATAS GUAÍBA-PORTO ALEGRE GPA-1888

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTO DO CLUBE DE REGATAS GUAÍBA-PORTO ALEGRE GPA-1888"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

ESTATUTO DO CLUBE DE REGATAS GUAÍBA-PORTO ALEGRE

GPA-1888

CAPÍTULO I

Denominação, sede, foro, duração, constituição e finalidade

Artigo 1º – "O CLUBE DE REGATAS GUAÍBA - PORTO ALEGRE" - "GPA/1888" designado abreviadamente "GPA", fundado em 21 de novembro de 1.888 com sede na Avenida João Moreira Maciel, nº 470, nesta cidade de Porto Alegre; constituído pela fusão realizada em 28 de novembro de 1.936 entre o Clube de Regatas Porto Alegre, ex-Ruder Club Porto Alegre e o Clube de Regatas Guaíba, ex-ex-Ruder Verein Germania, fundados, respectivamente, em 21 de novembro de 1.888 e em 29 de outubro de 1.892, é uma associação civil com personalidade jurídica própria. Parágrafo Único: São considerados como sócios fundadores: Ruder Club Porto Alegre: Alberto Bins, Balduino Röhrig, Julio Isller, Fernando Ingwersen, Otto Hasche, Luiz Koehler, John Day, Gustavo Knoblauch, H. Schwerin, A. Voelker, G. Goeden, Julio Isller Filho, A. Schütt, Felix H. Kessler. Ruder Verein Germania: Eugenio Sattler, J. Aloys Friedrich, Alfredo Schüler, Otto Zeschky, Augusto Meyer, Ricardo Deistel, Guilherme Bühler, Eduardo Sattler, Carlos Sattler, Reinaldo Scharf, Otto Neumann, Guilherme Kalfes, João Poerner, Alberto Meyer, Alberto Graeter, Emílio Babinger, A. Schwerin, Leopoldo Lemmertz, Guilherme Leitzen, João F. Krahe, Carlos Pätzold, Erich Maria von Foerster, H. Ludwig, João Straatmann, Mathias Huber, Alfredo Strunck, Carlos Schaefer, Balduino Carell, Theodoro Raetze, Th. Stuebiger, Guilherme Springer, Ernesto Kretschmer, Germano Gittler, Otto Altenbernd, Cristiano Kraemer, Alfredo Albrecht, Otto Reinbott, Felix Engel, F. Bercht, M. Tesdorf, J. Schmilinski.

Artigo 2º – O GPA tem sede e foro nesta cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, com prazo indeterminado de duração, sendo formado por número ilimitado de sócios, regendo-se pelas leis nacionais e pela forma deste Estatuto, tendo por finalidades:

I – incentivar e desenvolver entre os associados a prática do remo, bem como outras modalidades de esportes. II – participar de competições esportivas locais, regionais, nacionais e internacionais.

III – congregar associados para fins esportivos, recreativos, cívicos, culturais, sociais e de lazer.

IV – captar incentivos fiscais, em conformidade com a legislação municipal, estadual ou federal, para o desenvolvimento de projetos em áreas culturais, artísticas e desportivas.

Parágrafo Único: A prática do remo competitivo e/ou recreativo deverá ser sempre mantida, independentemente das demais atividades esportivas ou sociais.

Artigo 3º – O patrimônio será constituído dos bens e direitos de suas propriedades atuais e daquelas que venha adquirir ou incorporar, incluindo os bens que lhe sejam doados.

§1º – O GPA só receberá em doação bens livres e desembaraçados de quaisquer ônus.

§ 2º - As fontes de recursos para a manutenção são decorrentes das mensalidades, taxas, aluguéis, convênios, aplicações financeiras, rendas diversas, bem como dotações provenientes de programas governamentais para fomento do esporte.

§ 3º– Não será distribuída qualquer parcela de seu patrimônio ou de rendas, de qualquer natureza, a título de lucro ou participação no seu resultado, a nenhuma pessoa física ou jurídica, sendo unicamente utilizadas para alcançar os objetivos fixados neste Estatuto.

§ 4º – É vedado a qualquer sócio auferir rendas ou obter vantagens financeiras sobre móveis e imóveis, direitos ou ativos de qualquer natureza do Clube.

(2)

Artigo 4º – Nas dependências do Clube são vedadas reuniões ou programações de assuntos de caráter político-partidários e de ideologias, tanto religiosas quanto étnicas ou que discriminem minorias.

Artigo 5º – O GPA adota as seguintes insígnias:

a) A bandeira é da cor branca, cortada por duas faixas vermelhas, em diagonal, ligadas por um círculo, também vermelho, que tem ao centro uma estrela azul marinho de cinco pontas e abaixo, em algarismos vermelhos o ano de 1888.

b) A flâmula também é da branca, com faixa vermelha longitudinal, interrompida quase no centro, mais para a esquerda, por círculo vermelho, em fundo branco, que sobressai à altura da referida faixa, cujo círculo contém em seu interior uma estrela azul marinho de cinco pontas.

c) O logotipo é nas cores branca, azul-marinho e vermelha, contornado por duas faixas paralelas vermelhas, estrela azul-marinho de cinco pontas no centro, e o ano 1888 sob a estrela em vermelho e a sigla GPA encimando o logotipo em azul marinho.

d) O uniforme dos atletas será nas cores branca, vermelha e azul marinho, apresentando uma estrela azul marinho de cinco pontas ou o logotipo, contendo na região superior uma faixa larga vermelha horizontal com bordas paralelas superiores e inferiores mais estreitas na cores vermelhas, interrompidas por uma estrela azul-marinho de cinco pontas dentro de um círculo vermelho em fundo branco, na altura do peito e na região inferior devem predominar as cores branca ou azul, podendo ser acrescentados símbolos de patrocínios.

e) Como alternativa e com prévia autorização da Diretoria, podem ser utilizados outros uniformes desde que não contrariem os símbolos e as cores oficiais do Clube que obedeçam os padrões técnicos e matizes fixadas pela Diretoria.

CAPÍTULO II

Dos sócios, suas categorias, dependentes e contribuições sociais

Artigo 6º – Satisfeitas as condições estatutárias os sócios são classificados em: I - Titulares; II - Ativos; III - Honorários; IV - Conveniados; V – Atletas; VI - Remidos; VII - Laureados.

I – TITULARES – Subdividem-se em:

a) Fundadores: são os sócios cujos nomes constaram nas atas de fundação dos clubes originários.

b) Beneméritos: são sócios do GPA aos quais em reconhecimento a relevantes serviços prestados ao Clube façam jus a tal título honorífico o qual será concedido pelo Conselho Deliberativo, mediante proposta da Diretoria.

c) Patrimoniais: São aqueles que, depois de aceitos como tais, subscreverem um ou mais títulos de sócio patrimonial, de valor fixado pelo Conselho Deliberativo mediante as seguintes condições:

1 – Os que adquirirem ou herdarem títulos de sócio patrimonial, após a Diretoria aceitar o seu ingresso no quadro social.

2 – Os sócios patrimoniais de qualquer natureza pagam mensalidade integral.

3 – Se o candidato houver herdado o título de sócio patrimonial, deve fazer prova plena de sua propriedade, instruindo com ela a sua proposta. Se o título for adquirido por compra, o transmitente também assinará a proposta. 4 – Se o título for penhorado ou adjudicado, esse fato não obriga o GPA a reconhecer o novo detentor como sócio. 5 – Os títulos de sócios patrimoniais poderão ser pagos em prestações fixadas pelo Conselho Deliberativo.

6 – O candidato que optar pelo pagamento em prestações, nos termos do item anterior, perderá a favor do Clube as quantias já recolhidas se deixar de pagar três prestações consecutivas, salvo se a Diretoria lhe justificar a falta dentro de trinta dias, considerados de tolerância.

(3)

7 – Se a falta de pagamento ocorrer por motivo de morte do candidato, as prestações poderão ser transferidas a terceiros, desde que seus sucessores o requeiram dentro do prazo de trinta dias após o término do inventário e que a Diretoria admita o candidato como sócio, desde que quites com a Tesouraria.

8 – Aceito como sócio, deverá o candidato à transferência de título de sócio patrimonial apresentar-se à Secretaria do Clube, dentro de trinta dias após a respectiva comunicação para assinar o respectivo termo que será lavrado pelo Secretário, assinado pelas partes e rubricado pelo Presidente.

9 – Por ocasião da lavratura do termo de transferência deverá ser paga ao Clube a importância correspondente à taxa de 30% (trinta por cento) sobre o valor nominal do título à venda na data da transferência.

10 – Se o título for partilhado entre diversos herdeiros, estes deverão transferi-lo a um só, para que possa candidatar-se a sócio.

11 – Se o herdeiro de sócio patrimonial não quiser ingressar no GPA ou por este houver sido rejeitado, poderá transferir o seu título a terceiros, desde que se ache quite com a Tesouraria, ficando sujeito a taxa de transferência. 12 – Ao sócio patrimonial que for eliminado, de acordo com as disposições estatutárias, ficará ressalvado o direito de transferir o seu título a terceiros, desde que se ache quite com a Tesouraria, ficando sujeito à taxa de transferência e a critério da Diretoria a admissão de novo candidato como sócio.

13 – No caso da dissolução os títulos de sócios patrimoniais serão resgatados pelo valor que for estabelecido pela Assembleia que tiver deliberado a dissolução.

II – ATIVOS – Os sócios ativos dividem-se em:

a) Sênior: são os que, tendo idade igual ou superior a dezoito (18) anos, devendo pagar a taxa de expediente e a mensalidade respectiva ao mês em curso.

b) Júnior: são aqueles que, tendo idade inferior a dezoito anos, pagando a taxa de expediente e a mensalidade respectiva, tendo direito a voto, porém não podendo ser votados. O sócio júnior passará, automaticamente para a categoria de sênior no mês seguinte àquele em que completar a idade de dezoito (18) anos.

III – HONORÁRIOS: São as pessoas físicas ou jurídicas que poderão receber esse título conferido pelo Conselho Deliberativo, por proposta da Diretoria, como homenagem especial e/ou como prova de reconhecimento a serviços prestados ao Clube ou ao esporte em geral, não tendo direito a voto nem a serem votados.

IV – CONVENIADOS: Aqueles que, pertencendo a um grupo que mantenha um convênio com o GPA e usufruam as suas dependências, conforme os termos do convênio estabelecido pela Diretoria e avalizados pelo Conselho Deliberativo, não tendo direito a voto nem a serem votados.

V –ATLETAS: Todos que estejam exercendo atividade desportiva no Clube desde que comprovada sua aptidão e sua admissão à categoria de atleta será decidida pela Diretoria. Se aceito terá direito de acesso à sede social enquanto permanecer exercendo a atividade. Os sócios atletas tem direito a voto, mas não a serem votados até completarem 18 anos de idade. Observando-se as seguintes regras:

1 – Os sócios atletas mudarão automaticamente de categoria sempre que se enquadrarem em nova faixa de idade e ficarão submetidos às seguintes disposições:

2 – A contar da data da sua admissão, o sócio atleta ficará sujeito a pagamento da mensalidade fixada para esta categoria.

3 – A critério da Diretoria eventualmente o sócio atleta desprovido de recursos próprios poderá ser dispensado do pagamento da mensalidade.

4 – Perderá o direito de sócio atleta aquele que: a) Não confirmar as condições de capacidade técnica;

(4)

c) Perdendo a eficiência desportiva, não se mostrar empenhado em readquiri-la; d) Cometer qualquer falta julgada grave ou prejudicial aos interesses do Clube; e) Recusar, sem motivo justo, a participar nas competições oficiais ou internas:

f) Inscrever-se ou participar de qualquer competição contra equipes do GPA sem autorização expressa da Diretoria. g) Deixar de pagar a respectiva mensalidade

VI – REMIDOS: são aqueles sócios que tenham esta condição na data de aprovação da presente reforma do Estatuto.

VII – LAUREADOS: são os associados que, além de conduta desportiva exemplar e dedicada ao GPA, por um mínimo de cinco anos consecutivos ou intercalados, tenham conquistado medalha de ouro, prata ou bronze em provas de remo nos Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos, Campeonatos Mundiais da FISA nas classes senior ou junior, o título de Campeão Sul-americano de remo nas classes senior ou junior ou conquistarem o título de Campeão Brasileiro de Remo nas classes senior ou júnior, sempre como representantes do GPA.

§ 1º – O reconhecimento do mérito e a outorga do título de sócio laureado depende da aprovação pelo CD, por indicação da Diretoria.

§ 2º – São reconhecidos como sócios laureados aqueles que já tenham obtido a láurea até a data de aprovação da presente reforma estatutária

Artigo 7º – Os sócios remidos e laureados ficam isentos de pagamento das mensalidades, mas não estão dispensados de outras taxas fixadas pelo Conselho Deliberativo.

1 – Os sócios laureados que se inscreverem ou participarem de qualquer competição contra o GPA, sem autorização expressa da Diretoria, perderão automaticamente o título.

2 – Perderão igualmente o título de laureado os sócios que por má conduta demonstrada em competições esportivas de que participem ou por atitudes que forem julgadas prejudiciais ao bom nome do Clube, a juízo do Conselho Deliberativo, ouvida a Comissão de Sindicância, criada para analisar o fato.

Parágrafo Único: Asseguram-se os direitos de sócios veteranos, para aqueles que tenham adquirido esta condição na vigência do Estatuto anterior ou que tenham completado o período de carência necessário até a data de aprovação da presente reforma estatutária.

Artigo 8º – As pessoas da família do sócio com direito a utilizarem todas as atividades do Clube são as seguintes: a) O cônjuge e a mãe do sócio, esta quando viúva;

b) Filhos menores de dezoito (18) anos.

Artigo 9º – Por motivo de viagem com afastamento por mais de seis meses, é facultado ao sócio, através de pedido por escrito e a juízo da Diretoria, obter licença com dispensa do pagamento das mensalidades e demais taxas. Esta licença poderá ser prorrogada por outro período de no máximo mais seis meses, a critério da Diretoria, mediante solicitação do sócio.

CAPÍTULO III

Dos direitos e deveres dos sócios

Artigo 10 – Desde a data da admissão sócio tem o direito de:

a) Frequentar a sede social e demais dependências, mediante a apresentação da carteira social quando exigido, participar das atividades recreativas e esportivas que forem promovidas; inscrever-se em grupos organizados pelo

(5)

Clube; praticar a cultura física amadorista nos diferentes setores existentes ou que forem criados. Estes direitos são extensivos aos familiares do sócio, cujos dependentes deverão munir-se da carteira social.

b) Participar das Assembleias Gerais, votar e ser votado, ocupar cargos desde que não haja impedimento estatutário e pertença à matrícula social há mais de doze meses, bem como esteja em dia com a Tesouraria.

c) Propor a admissão de sócios.

d) Requerer à Diretoria a convocação extraordinária do Conselho Deliberativo, mediante apresentação de requerimento assinado por, no mínimo, trinta sócios titulares, maiores de dezoito anos de idade, quites com a Tesouraria, declarando o motivo do pedido.

e) Recorrer diretamente ao Conselho Deliberativo, por intermédio de seu Presidente, quando julgar os atos da Diretoria lesivos aos seus direitos ou contrários ao presente Estatuto.

f) Propor por escrito à Diretoria quaisquer medidas julgadas proveitosas ao Clube.

g) Solicitar por escrito à Diretoria providências para corrigir as irregularidades que observar nos diferentes ramos de atividades.

h) Fazer uso dos uniformes e insígnias do GPA.

i) Apresentar seus convidados quando em visita, responsabilizando-se pela idoneidade dos mesmos, conforme regulamentação a ser expedida pela Diretoria.

j) Promover atividades de sua exclusiva iniciativa, com prévia autorização da Diretoria, correndo as despesas e demais consequências por sua conta e responsabilidade.

k) Guardar na sede, com prévia autorização da Diretoria, embarcações de sua propriedade, obedecendo à regulamentação quanto à locação de espaço e taxas a serem pagas.

l) Receber quando solicitado um exemplar do Estatuto.

Parágrafo Único: Os sócios honorários gozam dos mesmos direitos dos sócios efetivos ou titulares, com exceção do direito de votar e serem votados.

Artigo 11 – Desde a data de sua admissão é dever do sócio:

a) Pagar pontualmente as mensalidades e demais contribuições sociais.

b) Conhecer e cumprir o presente Estatuto e as disposições dos atos regulamentares do Clube. c) Acatar as resoluções dos órgãos dirigentes.

d) Respeitar os membros que compõem os órgãos diretivos ou seus representantes dentro de suas atribuições. e) Portar-se com dignidade quando usar os uniformes e insígnias, bem como em todas as oportunidades em que sua pessoa assuma caráter ou funções de sócio.

f) Oficiar à Diretoria quando não mais quiser ou puder exercer cargo ou comissão para o qual foi eleito ou nomeado. g) Zelar pela conservação do material e bens pertencentes ao Clube.

h) Respeitar os adversários e acatar as decisões dos juízes quando representar o GPA em competições e desempenhar-se com lealdade esportiva.

i) Indenizar pelas avarias que causar às embarcações e demais materiais esportivos ou a qualquer objeto pertencente ao patrimônio do clube quando confiado ao sócio.

j) Não participar em provas oficiais contra o GPA sem estar devidamente autorizado pela Diretoria.

Parágrafo Único: A enumeração citada no artigo e seus itens não exclui outros deveres implícitos ou expressos neste Estatuto e em atos regulamentares.

(6)

Artigo 12 – Os sócios não respondem, solidária ou subsidiariamente, pelas obrigações sociais do Clube.

CAPÍTULO IV

Da admissão, frequência, penalidades e demissão

Artigo 13 - A admissão do sócio será feita mediante apresentação da proposta acompanhada de duas fotos (tamanho 3x4 cm) recentes e firmada também por sócio quite, denominado proponente, em formulário apropriado ou por meio eletrônico, disponibilizado pelo Clube sendo observado o que segue:

a) São requisitos essenciais para ser admitido com sócio: idoneidade moral, boa conduta e não ter sido excluído do Clube anteriormente por fato de gravidade moral ou disciplinar.

b) A admissão do proposto será julgada em sessão de Diretoria, bastando a oposição de dois membros para ser rejeitada.

c) A rejeição da proposta de admissão ou readmissão será comunicada ao interessado , sem especificação do motivo da qual não cabe recurso.

d) No caso de não ser aceito o proposto, ao proponente será informado verbalmente da deliberação.

Parágrafo Único: Não poderá pertencer ao quadro social todo aquele que tendo sido sócio de sociedade congênere dela tenha sido eliminado ou punido por ato que o desabone, ficando a respectiva sindicância de verificação a cargo da Diretoria

Artigo 14 – Das Penalidades:

I – São motivos para aplicação de penalidade:

a) Manifestar-se com desrespeito ou hostilidade à representação do GPA.

b) Faltar com o devido respeito a membros da Diretoria, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal ou a qualquer dos sócios.

c) Provocar ou ocasionar, na sede social, debates de caráter político-partidário ou religioso, ou que tenham por objetivo questões relacionadas com nacionalidades ou etnias, bem como praticar jogos vedados por lei.

d) Portar-se de modo inconveniente, promover altercações, rixas ou disputas pessoais nas dependências do Clube. e) Infringir dispositivos de atos regulamentares.

f) Provocar ação ou omissão de repercussão grave que incompatibilize a sua permanência como sócio. g) Apresentar comportamento antissocial.

II – O sócio que infringir as disposições deste Estatuto e de atos regulamentares ficará sujeito às seguintes penalidades: a) Advertência; b) Suspensão; c) Multa; d) Exclusão; f) Eliminação.

III – A pena de advertência pode ser sugerida por qualquer membro da Diretoria e será aplicada pelo Presidente ou pelo Vice-Presidente Geral e sempre por escrito e, na reincidência, cabe a pena de suspensão.

IV – A pena de suspensão será no máximo de até trinta dias, a critério do Presidente, sendo vedada a entrada do sócio no recinto social, nem o uso de material de propriedade do Clube enquanto perdurar a mesma.

(7)

V – A pena de multa poderá ser imposta a título de indenização, quando a infração acarretar prejuízos materiais e será aplicada pelo Presidente do Clube.

VI – A pena de exclusão por falta de pagamento de quatro mensalidades consecutivas ou seis intercaladas será aplicada pelo Presidente do Clube.

VII – A pena de eliminação por justa causa somente poderá ser aplicada pelo Conselho Deliberativo, ouvida previamente uma Comissão de Sindicância designada pela Diretoria, com direito a ampla defesa do associado e assegurado ao mesmo acesso a todos os recursos cabíveis.

VIII – Será eliminado aquele sócio que:

a) For condenado judicialmente por crime contra a honra, a integridade física ou crime infamante; b) Praticar atos reconhecidamente desonestos e/ou antissociais.

c) Por qualquer meio procurar a ruína do Clube;

d) Se manifestar ofensivamente à boa reputação do GPA, dentro ou fora do recinto social; e) Agredir física ou verbalmente qualquer dirigente do GPA ou de forma injusta outro associado;

f) Lesar, direta ou indiretamente, o patrimônio ou ajuizar qualquer ação judicial contra os interesses do Clube; g) Totalizar sessenta (60) dias de suspensão;

IX – O sócio que for eliminado não poderá ser readmitido e se pertencer à categoria dos remidos, perderá o direito à importância paga pela remissão.

X – O sócio poderá interpor recurso ao Conselho Deliberativo, através de seu Presidente, sem efeito de suspensão das decisões que impuserem as penalidades dos incisos IV, V e VI deste artigo, dentro do prazo de oito dias, contados da data em que for notificado e dentro do prazo de quinze dias após receber a notificação por ter sido enquadrado em qualquer alínea do inciso VIII deste artigo, devendo o Conselho Deliberativo conhecer do recurso em sua primeira sessão, seja ordinária ou extraordinária.

XI – A critério da Diretoria, o sócio excluído poderá ser readmitido à matrícula social, se dentro de sessenta dias após a exclusão saldar sua dívida acrescida de juros e correção monetária.

Artigo 15 – O pedido de demissão do quadro social , permanecendo o débito se houver, será deferido pelo Presidente do Clube em atendimento a requerimento escrito ou por meio eletrônico.

CAPÍTULO V

Dos órgãos diretivos

Artigo 16 – São órgãos diretivos do GPA : a) A Assembleia Geral;

b) O Conselho Deliberativo; c) O Conselho Fiscal; d) A Diretoria.

CAPÍTULO VI

(8)

Artigo 17 – A Assembleia Geral é o poder soberano do GPA e se compõe dos associados que em pleno gozo de seus direito a ela comparecerem, subdividindo-se em:

a) Ordinária e; b) Extraordinária.

Artigo 18 – A Assembleia Geral Ordinária reúne-se, por convocação do Presidente do GPA com antecedência mínima de dez dias, na qual serão indicados o local da reunião a data e o horário, com especificação da ordem do dia e horário da segunda convocação.

Parágrafo Único – Os sócios titulares e ativos seniores que estejam quites com a Tesouraria podem participar da Assembleia Geral Ordinária, convocada pelo Presidente do GPA, nas seguintes ocasiões:

I – Eleição do Conselho Deliberativo: quadrienalmente, durante a primeira quinzena do mês de junho dos anos ímpares, a fim de eleger por um período quatro anos, vinte sócios para Conselheiros titulares e dez sócios para suplentes. No caso de empate nas votações dos Conselheiros e suplentes, prevalecerá a antiguidade da matrícula social. O Conselho deve ser renovado de quatro em quatro anos no mínimo em 25% (vinte e cinco por cento) de seus integrantes, excluindo-se do CD os mais antigos.

II – Bienalmente para exame e votação das contas da Diretoria, que receberão parecer prévio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo.

III – Bienalmente para a eleição da Diretoria na segunda quinzena do mês de junho dos anos ímpares.

Artigo 19 – A Assembleia Geral Extraordinária é aquela que se reúne por motivos relevantes, por iniciativa do Presidente do Clube ou do Presidente do Conselho, perfazendo no mínimo 10% (dez por cento) dos sócios efetivos ou número igual aos que constituem a totalidade dos membros natos e efetivos do Conselho Deliberativo, com exceção quando houver exigência de quórum qualificado.

§ 1º – A Assembleia Geral Extraordinária poderá ser também convocada pelos associados, desde que a petição para a convocação tenha a assinatura de, no mínimo 1/5 dos associados em dia com as suas contribuições sociais e com direito a voto e seja especificado o motivo da convocação.

§ 2º – Se o Presidente do GPA negar-se também a convocar a Assembleia Geral Extraordinária, requerida conforme o parágrafo anterior, no prazo de dez dias, facultar-se-á aos requerentes instalarem-se e deliberarem na forma deste Estatuto.

Artigo 20 – A Assembleia Geral Extraordinária deverá ser convocada de forma especial e obrigatória para as seguintes situações específicas:

a) Mudança de nome, bandeira, cores e sede do GPA, assim como no caso de autorização de fusão com outra associação, caso ocorra a autorização favorável à fusão deverá haver uma nova Assembleia, após decorridos 120 dias, para confirmação ou não.

b) Compra, venda, locação e cedência, parcial ou integral, de bem imóvel do GPA. c) Cassação do mandato de membros do Conselho Deliberativo ou do Conselho Fiscal.

d) Dissolução do GPA por motivo de insuperável dificuldade para o cumprimento de suas finalidades; e) Alteração do Estatuto ;

f) Destituição de toda a Diretoria ou de algum seus integrantes.

g) Exame e votação de recurso de sócio eliminado, na forma estatutária;

h) Eleição do Patrono do Clube, podendo o cargo permanecer vago caso o nome indicado não obtenha a aprovação igual ou superior a 2/3 dos presentes. Para esta eleição deve haver convocação específica, com as razões da indicação e o curriculum vitae da pessoa sugerida sob pena de nulidade da convocação

(9)

§ 1º – Para os casos previstos a letras “a”, “b”, “c”, “d”, “e” e “f” deste artigo, na Assembleia Geral Extraordinária deve ocorrer voto de concordância de 2/3 dos presentes na Assembleia especialmente convocada para a finalidade específica, não podendo deliberar em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de um terço nas convocações seguintes.

§ 2º – No caso previsto na letra “d”, a dissolução não poderá ocorrer desde que haja um mínimo de quinze (15) votos em contrário ou declaração escrita do Vice-Presidente de Esportes de que se dispõe a manter o Departamento de Remo em atividade, assinando em seguida um termo de compromisso.

§ 3º – Se aprovada a dissolução, pagas todas as dívidas e contas, serão resgatados, ao par, os títulos integralizados de sócios patrimoniais, sendo o restante do patrimônio partilhado entre os mesmos sócios, exceto os troféus e o arquivo do GPA que serão recolhidos a museu do Estado e, se houver remanescente do patrimônio, o mesmo será destinado à entidade sem fins lucrativos.

§ 4º – Se houver títulos não integralizados, serão eles resgatados pelos respectivos valores, concorrendo ainda seus portadores no rateio dos remanescentes, com quotas proporcionais ao valor realizado.

Artigo 21 – As Assembleias instalam-se em primeira convocação, à hora indicada no edital, com a presença de 50% (cinquenta por cento) dos sócios com direito a voto e em segunda convocação, com a presença mínima de número de sócios não inferior ao total de Conselheiros natos e efetivos, exceto nas situações previstas no § 1º do artigo 21 que exige a presença de no mínimo 2/3 dos sócios.

Artigo 22 – Nas Assembleias sempre o voto da maioria simples dos presentes prevalece, tendo o Presidente da mesa, além do voto que lhe fica assegurado nas eleições, após a segunda votação com empate, mais um voto de desempate nos assuntos que forem levados à votação, com a exceção prevista no § 1º do Art. 21, quando deve prevalecer o voto de 2/3 dos sócios.

Artigo 23 – A abertura da sessão da Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária cabe ao Presidente do GPA ou seu substituto legal, que convidará os presentes para indicarem um sócio para direção dos trabalhos, sendo que tal indicação poderá ser feita por aclamação.

Artigo 24 – Indicado o Presidente da Assembleia, a este compete:

a) Instalar a mesa, nomeando o Secretário dos trabalhos com o qual assinará posteriormente a ata da sessão. b) Dirigir os trabalhos, encaminhando as discussões sem delas tomar partido.

c) Conceder a palavra na ordem a quem a pedir, bem como cassá-la se o sócio desviar-se do objeto da sessão ou do assunto em pauta ou alongar-se demais, ou ainda ao que se exceder, que se tornar inconveniente ou tumultuar a reunião, cujos trabalhos poderão ser suspensos.

d) Ordenar a chamada nominal dos sócios presentes antes das eleições no Conselho Deliberativo para identificação perfeita dos votantes.

e) Observar nas eleições as disposições do Regimento Eleitoral. f) Proclamar os eleitos e dar-lhes posse.

g) Encerrar a sessão.

Artigo 25 – Ao Secretário compete:

a) Ler o edital da convocação, a ata da assembleia anterior e atender a todo o expediente. b) Substituir o Presidente se este tiver que se afastar da mesa.

c) Fazer a chamada para a votação pelo livro de presenças. d) Lavrar a ata da sessão.

(10)

Artigo 26 – Os integrantes da Diretoria não poderão ser designados para as atribuições previstas nos artigos 24 e 25 deste Estatuto.

Artigo 27 – As eleições serão realizadas pelo sistema majoritário, obedecendo aos seguintes critérios:

a) As votações são procedidas através do sufrágio direto e secreto no caso do artigo 20, letras "a", "b", "c", "e" e "f". b) Nos demais casos, poderão ser realizadas pelo processo nominal aberto ou por aclamação se assim deliberar a Assembleia.

c) Todas as eleições obedecerão ao Regimento Eleitoral.

Artigo 28 – O direito dos sócios nas Assembleias é pessoal e intransferível, sendo vedado o voto por procuração, admitindo-se porem na eleição para a Diretoria o voto por correspondência ou por meio eletrônico conforme disposição do Regimento Eleitoral.

Parágrafo Único: Poderá participar, votar e ser votado em reunião da Assembleia Geral somente o associado que estiver em dia com as suas contribuições sociais

Artigo 29 – O Presidente do GPA obrigatoriamente convocará a Assembleia Geral para uma reunião solene e festiva no dia 21 de novembro de cada ano em comemoração da data da fundação do Clube.

Parágrafo Único: Esta convocação, excepcionalmente, poderá ser marcada para o sábado ou domingo imediatamente anterior ou posterior a data da fundação.

CAPÍTULO VII

Do Conselho Deliberativo

Artigo 30– O Conselho Deliberativo decidirá dentro das atribuições que lhe são conferidas por este Estatuto. Artigo 31 – O Conselho Deliberativo compor-se-á de membros natos, efetivos e suplentes.

§ 1º – As vagas de Conselheiro que se derem na vigência do quadriênio serão preenchidas pelos suplentes na ordem de votação ou por ordem nominal alfabética.

§ 2º – As vagas no Conselho Deliberativo dar-se-ão por renúncia, morte, ausência prolongada ou perda de mandato. § 3º – Na ausência ocasional de Conselheiros efetivos, os suplentes presentes à reunião preencherão as vagas temporariamente, na ordem da matrícula mais antiga.

§ 4º – São considerados membros natos do Conselho Deliberativo todos os ex-presidentes do Clube e do Conselho Deliberativo.

§ 5º - O Conselheiro nato no momento em que deixar de ser sócio do Clube, por qualquer motivo, perde esta condição especial de investidura no Conselho Deliberativo e, se eventualmente reingressar no quadro social, readquire a condição anterior.

§ 6º – As chapas dos candidatos ao Conselho Deliberativo deverão ser registradas, com antecedência mínima de dez dias da data da votação, na secretaria do Clube, devendo conter a assinatura de cada um dos candidatos, podendo estes participar de mais de uma chapa.

§ 7º – Todos os candidatos ao CD devem estar em pleno gozo de seus direitos sociais e possuírem mais de três anos de matrícula social.

Artigo 32 – O Conselho Deliberativo em sua primeira reunião, após a eleição de seus membros, elegerá e dará posse dentre os seus componentes ao seu Presidente, Vice-Presidente e Secretário, todos com mandato de quatro anos. Artigo 33 – Perderá o mandato, automaticamente, o integrante efetivo do Conselho Deliberativo que deixar de comparecer a três sessões consecutivas ou seis intercaladas sem motivo justificado.

(11)

Artigo 34 – É da competência exclusiva do Conselho Deliberativo:

a) Fixar as mensalidades e taxas, podendo aumentá-las ou reduzi-las, mediante proposta encaminhada pela Diretoria.

b) Fixar o número de títulos de sócios proprietários.

c) Prestar assistência administrativa ao Presidente do GPA, quando solicitada por este. d) Deliberar sobre recursos interpostos a atos da Diretoria.

e) Autorizar o Presidente do GPA a transigir em juízo ou fora dele.

f) Deliberar em reunião extraordinária sobre qualquer reforma do Estatuto, encaminhando a proposta à Assembleia Geral Extraordinária.

g) Examinar, anualmente, as contas da Diretoria, encaminhando-as à Assembleia Geral.

h) Determinar que para o exame e votação anual da contas da Diretoria seja entregue , obrigatoriamente, a cada um dos integrantes do CD uma cópia do balancete resumido, onde se discrimine a receita e a despesa do Clube, bem como as cópias dos extratos bancários do último dia do exercício em votação.

i) Na votação das contas da Diretoria pelo CD, havendo rejeição total ou parcial, determinar que a Diretoria as represente, dentro de trinta dias, nova prestação de contas.

j) Se a Diretoria negar-se a reapresentar as contas não aprovadas, esgotado o prazo do item anterior, deliberar pelo encaminhamento do pedido de cassação do mandato do Presidente à Assembleia Geral Extraordinária a ser convocada para esta finalidade específica.

k) Autorizar o Presidente do GPA a contrair empréstimo bancário para atender necessidades de manutenção do Clube, quando em valor superior a trinta salários mínimos.

l) Elaborar e votar um regulamento que discipline a forma, a ocasião e a escolha da denominação de barcos e das dependências do Clube, bem como a colocação de placas e outras questões sobre homenagens a pessoas físicas e jurídicas.

m) Examinar e votar proposta da Diretoria para outorga de títulos de sócios beneméritos e honorários, bem como cassar estes títulos.

n) Autorizar a contratação de empresa para administração da cobrança de mensalidades e demais taxas

o) Autorizar permuta, venda, cessão, empréstimo, leilão ou descarte de qualquer bem patrimonial móvel do GPA, até mesmo os inservíveis.

p) Eleger os integrantes do Conselho Fiscal, dentre sócios não participantes da Diretoria, para um mandato de quatro anos, bem como aprovar o regimento daquele órgão fiscalizatório.

q) Os Conselheiros Fiscais, titulares e suplentes, receberão diplomas que lhes assegure pleno exercício de seu mandato e assinarão termo de posse face suas responsabilidades.

r) Atualizar periodicamente o Regimento Eleitoral e regulamentar todas as formas de votação do Clube.

s) Autorizar a locação, mediante exame da finalidade, do prazo e do valor locatício, de qualquer dependência ou outro bem, móvel ou imóvel, do GPA.

t) Deliberar sobre casos omissos, obscuros ou contraditórios neste Estatuto e em outros assuntos submetidos à sua apreciação pela Diretoria ou por decisão própria, baixando resolução a respeito.

u) Estabelecer e regulamentar comissões de obras quando necessário. Artigo 35 – São atribuições do Presidente do Conselho Deliberativo: a) Presidir as reuniões.

(12)

b) Convocar a Assembleia Geral Extraordinária e o Conselho Deliberativo.

c) Assinar as carteiras de identidade dos membros da Diretoria, do Conselho Deliberativo, e do Conselho Fiscal, quando necessárias.

d) Decidir com voto de qualidade.

e) Escolher a Comissão Eleitoral e os escrutinadores nas eleições.

f) Assumir a administração do GPA, no caso de renúncia do Presidente do GPA e do Vice-Presidente Geral até nova eleição pela Assembleia Geral Extraordinária.

g) Examinar e submeter ao CD os projetos e os contratos cuja realização ultrapassarem o período do mandato da Diretoria proponente.

h) Fazer cumprir este Estatuto, os atos regulamentares e deliberações próprias do Conselho Deliberativo.

i) Dar posse aos dirigentes eleitos da Diretoria, aos sócios escolhidos para o Conselho Fiscal e de eventual comissão de obras.

j) Receber pedido de renúncia de Conselheiros e decretar a vacância nos demais casos.

k) Dar posse aos suplentes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal na ordem estabelecida por este Estatuto. Artigo 36 – As convocações para as reuniões do Conselho Deliberativo serão feitas pelo seu Presidente, com antecedência mínima de dez dias, obrigatoriamente por aviso escrito ou por meio eletrônico, dirigido a cada um dos membros, no qual conste a pauta da reunião, local e horário da 1ª e 2ª convocação.

Artigo 37 – Assiste aos Conselheiros, em número nunca inferior a 1/5 do total de Conselheiros efetivos quites com a Tesouraria, o direito de convocar sessão extraordinária, desde que o Presidente do Conselho Deliberativo se negue a convocá-la, dentro do prazo determinado por este Estatuto.

Artigo 38 – As reuniões do Conselho Deliberativo são privativas de seus integrantes, salvo quando a presença de sócio for solicitada, no entanto, sem direito a voto e serão realizadas:

a) Bienalmente, durante a segunda quinzena do mês de julho dos anos ímpares, por ocasião da discussão e aprovação do relatório anual da Diretoria correspondente ao ano social decorrido, encerrado no dia 30 de junho, para dar posse à Diretoria e ao Conselho Fiscal.

b) Anualmente, na segunda quinzena do mês de julho, para ouvir e discutir o relatório anual e as contas da Diretoria correspondente ao ano social decorrido, encerrado no dia 30 de junho, encaminhando-as à votação pela Assembleia Geral.

c) O Conselho Deliberativo reunir-se-á também obrigatória e semestralmente, quando examinará parecer do Conselho Fiscal sobre os balanços e prestação de contas trimestrais da Diretoria, que após serão votados pela Assembleia Geral.

Artigo 39 – O Conselho Deliberativo reunir-se-á, extraordinariamente, sempre que se tornar necessário, de acordo com as disposições deste Estatuto, sendo que nessas reuniões serão tratados exclusivamente os assuntos que motivaram a sua convocação.

Artigo 40 – O Conselho Deliberativo só poderá funcionar na hora marcada, em 1ª convocação, para a reunião com a presença da maioria dos seus Conselheiros titulares e natos ou trinta minutos após, em 2ª convocação, com 1/3 (um terço) dos seus membros.

Artigo 41 – O Conselheiro tem o todo o direito de manifestação, contudo nas sessões deve respeitar a ordem de preferência estabelecida pela presidência..

Artigo 42 – As eleições no Conselho Deliberativo serão feitas por escrutínio secreto, na forma nominal ou por aclamação sendo resolvidos os casos de empate por novo escrutínio, no qual só se votará nos nomes empatados.

(13)

§ 1º – Os membros do Conselho Deliberativo não estão impedidos de serem eleitos para qualquer cargo, entretanto não podem votar em assuntos relacionados com prestação de contas e demais temas relacionados com as responsabilidades da Diretoria.

§ 2º – Os Conselheiros somente terão direito a voto nas sessões do Conselho Deliberativo se estiverem em dia com as obrigações sociais.

Artigo 43 – É obrigatório o voto de todos os membros do Conselho Deliberativo presentes à reunião não sendo admitido o voto por procuração. A abstenção de voto de qualquer Conselheiro será devidamente registrada na ata. Parágrafo Único: Somente em caso de empate após uma segunda votação, o Presidente do CD além do seu voto terá direito a mais um voto

Artigo 44 – Os membros do Conselho não terão direito a voto quando se tratar de matéria que lhes disser respeito pessoalmente podendo, entretanto, apresentar os devidos esclarecimentos, com a concordância da mesa.

Artigo 45 – Aos eleitos ou nomeados para qualquer cargo no GPA dar-se-á ciência mediante a outorga de um diploma

Artigo 46 – Aos integrantes do Conselho assiste o direito de solicitarem ao Presidente do GPA todos os esclarecimentos que julgarem necessários sobre a administração do Clube.

Artigo 47 – Cópia da ata das sessões do Conselho Deliberativo será remetida a Diretoria para conhecimento e cumprimento das deliberações, se for o caso.

Artigo 48 - Os candidatos ao cargo de Presidente submeterão suas chapas ao exame do CD onde devem receber a aprovação de um mínimo de 70% dos Conselheiros presentes a sessão, em votação aberta, votando-se chapa por chapa, condição para passar a segunda fase da eleição pela Assembleia Geral.

Parágrafo Único: Não poderão votar nesta decisão do CD os Conselheiros que constarem de qualquer uma das chapas concorrentes.

CAPÍTULO VIII

Do Conselho Fiscal

Artigo 49 – O Conselho Fiscal, eleito pelo Conselho Deliberativo é composto de três Conselheiros efetivos e três suplentes para um mandato de quatro anos.

Artigo 50 – Compete ao Conselho Fiscal:

a) Examinar e visar trimestralmente as prestações de contas, notas fiscais, recibos, "slips" de pagamentos e balancetes e demais documentos da Tesouraria.

b) Dar parecer, semestralmente, sobre os balanços e prestação de contas trimestrais da Tesouraria, submetidos previamente ao CD e após para serem discutidos e votados pela Assembleia Geral.

c) Examinar as contas apresentadas, em casos de renúncia do Tesoureiro, dando o competente parecer para ser discutido e votado pelo Conselho Deliberativo.

d) Apresentar parecer sobre as contas de eventual comissão de obras e encaminhá-las à Diretoria para análise e posterior votação pelo Conselho Deliberativo.

e) Exigir da Diretoria a apresentação de todos os documentos necessários a fiel execução de suas atribuições.

f) Solicitar ao Conselho Deliberativo, quando julgar conveniente, a contratação de uma auditoria independente para exame das contas do GPA.

(14)

g) Exercer plenamente e com autonomia sua função fiscalizadora, inclusive no que diz respeito ao cumprimento das deliberações de Assembleia Geral e do Conselho Deliberativo.

h) Cumprir rigorosamente as disposições estatutárias e o Regimento do Conselho Fiscal.

i) Requerer à Diretoria a convocação extraordinária e imediata, em qualquer tempo, do Conselho Deliberativo, se ocorrerem motivos graves e urgentes, observando-se o seguinte:

1 – Tal convocação deve ser feita com prazo improrrogável de cinco (5) dias da data da entrega do requerimento, sobre o qual exigirá recibo.

2 – Caso o Presidente do Clube não atender à solicitação, negando-se a convocar o Conselho Deliberativo, dirigir-se-á ao Conselho Fiscal diretamente ao Presidente do referido Conselho.

Artigo 51 – O Conselho Fiscal reunir-se-á:

a) Ordinariamente, para os fins preceituados nas alíneas “a” e “b” do Art. 51.

b) Extraordinariamente, quando necessário ou quando convocado por qualquer um dos seus membros, pela Diretoria ou pelo Presidente do Conselho Deliberativo.

Artigo 52 – Se algum Conselheiro Fiscal renunciar ao cargo ou estiver impedido, o Conselho Deliberativo completará o Conselho Fiscal com o suplente mais votado.

Artigo 53 – Perderá o mandato o Conselheiro Fiscal que deixar de cumprir as suas atribuições sem causa justificada ou que faltar a três reuniões consecutivas.

Artigo 54 – O Conselho Fiscal é responsável civil e penalmente pelos exames contábeis e financeiros que realizarem e pelos pareceres emitidos.

CAPÍTULO IX

Da Diretoria

Seção I

Constituição, deliberações e substituições

Artigo 55 – O GPA será administrado por uma Diretoria constituída pelos seguintes cargos: a) Eleitos pela Assembleia Geral por um período de dois anos:

- Presidente

- Vice-Presidente Geral - Vice-Presidente dos Esportes - Vice Presidente de Administração - Vice-Presidente Social e de Divulgação

b) De livre escolha do Presidente do GPA poderão ser designados sócios para as seguintes funções: - Secretário Geral

- Secretário Adjunto - Tesoureiro

- Tesoureiro Adjunto - Consultor Jurídico

(15)

c) Diretores e Assessores poderão nomeados conforme as necessidades administrativas.

d) São considerados administradores para fins legais os cargos eletivos relacionados na letra “a” do presente artigo. Artigo 56 – Será passível da perda do mandato o integrante da Diretoria que, sem motivo justificado, deixar de exercer as suas funções durante trinta dias ou faltar a quatro reuniões consecutivas ou seis intercaladas num ano sem justificativa.

Parágrafo Único: Ocorrendo a vacância em cargo eleito, a Diretoria submeterá ao CD três nomes de sócios para eleição do substituto.

Artigo 57 – A substituição do Presidente caberá em seus impedimentos legais ou por motivo de eventuais licenças, ao Vice-Presidente Geral e, no impedimento deste, ao Presidente do Conselho Deliberativo.

Artigo 58 – No caso de vagar o cargo de Presidente do GPA, o Vice-Presidente Geral assumirá a presidência do Clube durante o período para completar o mandato.

Artigo 59 – A eleição pela Assembleia Geral Extraordinária de novo Presidente, em caráter excepcional e na impossibilidade de assumir o substituto estatutariamente indicado, com mandato a ser exercido até o fim do biênio, deverá ser realizada dentro do prazo de dez dias.

Parágrafo único – A disposição contida neste artigo se aplica, também, quando vagar o cargo de Vice-Presidente Geral ou dos demais Vice-Presidentes.

Artigo 60 – As reuniões da Diretoria serão presididas pelo seu Presidente e, na falta deste, pelo Vice-Presidente Geral e na ausência deste, por um dos Vice-Presidentes, de conformidade com a ordem estabelecida pelo Art. 55, alínea “a“.

Artigo 61 – A Diretoria reúne-se de forma ordinária uma vez a cada quinzena e extraordinariamente sempre que for convocada pelo seu Presidente ou por seu substituto legal ou pela maioria de seus membros.

Artigo 62 – As sessões da Diretoria serão consideradas constituídas desde que estejam presentes o Presidente ou seu substituto legal e a maioria simples de seus membros.

Parágrafo Único: É obrigatória a lavratura de ata de todas as reuniões realizadas pela Diretoria.

Artigo 63 – Sem prejuízo das responsabilidades que cabem aos membros da Diretoria no exercício de suas respectivas funções, o Presidente será responsável, perante a Assembleia Geral e o CD pela administração geral e orientação do GPA.

Artigo 64 – No caso de renúncia ou exoneração parcial dos integrantes da Diretoria estes serão obrigados a prestar contas a Assembleia Geral Extraordinária pelo período cumprido de seus mandatos através da apresentação de relatório referente à área de atuação, dentro do prazo de 10 dias contados da data da renúncia ou exoneração. Artigo 65 – O Presidente poderá ser reeleito uma única vez, devendo após o término de sua reeleição cumprir um interstício mínimo de quatro anos para nova candidatura.

Seção II

Competências da Diretoria

Artigo 66 – São atribuições da Diretoria:

a) Elaborar os atos regulamentares atinentes às suas atribuições.

b) Administrar o GPA, zelando pelos seus interesses, cumprindo e fazendo cumprir este Estatuto, os atos regulamentares e das entidades esportivas oficiais.

c) Resolver sobre admissão, readmissão, licenciamento e aplicação de penalidades aos sócios e seus dependentes, respeitadas as disposições deste Estatuto.

(16)

d) Resolver sobre a transferência de atletas, bem como a transferência de títulos patrimoniais, podendo exigir as informações que julgar convenientes.

e) Decidir em caso de urgência, os casos omissos neste Estatuto, submetendo-os à aprovação do Conselho Deliberativo, na primeira sessão após o fato.

f) Autorizar as despesas necessárias à manutenção de acordo com o presente Estatuto.

g) Organizar e fixar a remuneração do quadro do pessoal, admitindo e demitindo empregados e técnicos, respeitadas as disposições legais vigentes.

h) Organizar o relatório anual das atividades e da situação financeira para ser apresentado à discussão em reunião ordinária do Conselho Deliberativo e posterior votação pela Assembleia Geral.

i) Organizar a previsão orçamentária anual e promover a arrecadação das receitas.

j) Solicitar ao Presidente do CD a convocação do Conselho Deliberativo, ordinária ou extraordinariamente.

k) Encaminhar ao Conselho Deliberativo, dentro do prazo de dez dias, os recursos dos sócios interpostos de acordo com as disposições deste Estatuto, anexando seu parecer a respeito.

l) Criar outras funções de confiança da Diretoria, desde que as exigências da administração aconselhem, “ad referendum” do Conselho Deliberativo.

m) Encaminhar ao Presidente do Conselho Deliberativo proposta para reforma ou alteração do presente Estatuto, a fim de que a mesma seja submetida à votação de Assembleia Geral Extraordinária.

n) Propor ao Conselho Deliberativo a fixação ou alteração do valor das mensalidades e taxas.

o) Fornecer prontamente ao Conselho Fiscal todas as informações ou documentos solicitados pela mesma. p) Decidir sobre a filiação às federações esportivas que julgar conveniente.

q) Autorizar o Presidente do GPA a contrair empréstimos bancários para manutenção do Clube até o valor máximo de trinta (30) salários mínimos nacionais.

r) Designar comissão de sindicância para apurar e opinar sobre fatos, atitudes ou responsabilidades de associados, que não estejam contidas no artigo 14 deste Estatuto.

s) Apresentar ao CD, anualmente, propostas para seguro, no mínimo três, da sede e embarcações do GPA para exame, seleção e aprovação do contrato de seguro.

Seção III

Competências do Presidente, dos Vice-Presidentes, Secretários, Tesoureiros e do Consultor Jurídico Artigo 67 – São atribuições do Presidente:

a) Nomear os membros não eleitos da Diretoria e representantes do GPA de acordo com o presente Estatuto. b) Presidir as reuniões da Diretoria e executar suas decisões.

c) Solucionar os casos de urgência, levando-os ao conhecimento da Diretoria na primeira reunião que se seguir. d) Fazer cumprir as deliberações das Assembleias Gerais, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, da Diretoria e as suas próprias, bem como fazer cumprir este Estatuto e os atos regulamentares.

e) Convocar as reuniões da Diretoria e das Assembleias Gerais na forma estatutária.

f) Representar o GPA em suas relações externas e em juízo, ativa e passivamente, por si ou por procurador regularmente constituído e realizar operações financeiras, nos termos deste Estatuto.

(17)

h) Assinar juntamente com o Secretário Geral todas as atas aprovadas, diplomas, títulos e documentos que envolvam responsabilidades do perante terceiros.

i) Assinar junto com o Tesoureiro as ordens de pagamento, cheques e outros documentos de igual natureza. j) Visar os comprovantes relativos às despesas delegando competência igual aos Vice-Presidentes.

k) Contrair empréstimo bancário para manutenção do Clube após autorização expressa do Conselho Deliberativo ou da Diretoria do GPA, de acordo com os limites previstos neste Estatuto.

l) Organizar e ler em reunião ordinária do Conselho Deliberativo, com o parecer do Conselho Fiscal, o relatório anual da Diretoria.

m) Dirigir as festividades e na sua ausência delegar esta atribuição ao Vice-Presidente Geral e, ainda, impossibilidade deste último ao Vice-Presidente Social e de Divulgação.

n) Acatar, cumprir e fazer cumprir as resoluções das Assembleias Gerais e do Conselho Deliberativo. o) Divulgar os atos administrativos por meio de portarias, resoluções e demais atos regulamentares. p) Rubricar os livros a serem utilizados pela Secretaria e Tesouraria.

q) Remeter, trimestralmente, a todos os associados um balancete financeiro (receita e despesa) do Clube, por meio eletrônico e afixar no quadro de avisos cópia impressa do mesmo.

r) Admitir empregados, desde que não sejam parentes até 2º grau de integrantes da Diretoria e realizar quando necessário a competente demissão.

s) Ceder eventualmente, a título oneroso, qualquer dependência ou material, para uso de terceiros desde que não colidam com as finalidades do Clube, “ad referendum” do CD e mediante termo de responsabilidade do cessionário. t) Nomear cônsules honorários.

u) Executar outros atos inerentes ao cargo. Artigo 68 – Ao Vice-Presidente Geral compete:

a) Substituir o Presidente em todos os seus impedimentos legais ou eventuais, licenças, assim como assessorá-lo em todas as oportunidades.

b) Dar assistência a todos os Vice-Presidentes.

c) Substituir aos Vice-Presidentes em seus impedimentos. Artigo 69 – Aos Vice-Presidentes compete:

a) Indicar os Diretores que julgarem necessários para nomeação pelo Presidente do GPA. b) Supervisionar e fiscalizar o trabalho dos dirigentes dos Departamentos sob sua jurisdição.

c) Solicitar à Diretoria autorização para as despesas que julgarem necessárias ao bom desempenho de seu encargo. d) Indicar técnicos para eventual contratação pela Diretoria.

e) Praticar outros atos inerentes ao cargo. § 1º - Ao Vice-Presidente de Esportes compete:

a) Supervisionar todos os departamentos de esportes praticados pelo Clube. b) Indicar Diretores para os Departamentos.

c) Representar o GPA em atividades desportivas, por indicação do Presidente. § 2º – Ao Vice-Presidente de Administração compete:

(18)

a) Ter sob o seu controle, vigilância e proteção, o patrimônio , incluindo imóveis, móveis, materiais náuticos, prêmios e utensílios.

b) Manter registro de todos os bens móveis ou imóveis pertencentes ao GPA.

c) Supervisionar e fiscalizar o serviço de obras e construções do Clube, bem como reformas ou melhoramentos. d) Trabalhar de comum acordo com o Vice-Presidente dos Esportes e seu Diretor de Remo na recuperação e conservação do material náutico.

e) Zelar pela conservação da Ilha do GPA, patrocinando festividades e outras promoções, visando o aproveitamento desse patrimônio.

§ 3º – Ao Vice-Presidente Social e de Divulgação compete: a) Organizar, de acordo com a Diretoria, as festas sociais.

b) Representar o GPA nas festividades externas, juntamente com o Presidente ou por delegação deste. c) Zelar pelo acervo cultural, memorial e bibliotecário do GPA.

d) Incrementar todas as formas de atividades artísticas e culturais.

e) Divulgar as atividades promovidas pelo GPA e tratar do intercâmbio com os demais clubes. f) Editar e publicar trimestralmente um boletim informativo escrito ou por via eletrônica. Artigo 70 – Ao Secretário Geral compete:

a) Dirigir os serviços de Secretaria.

b) Assinar com o Presidente os documentos mencionados na alínea “h” do Art. 68.

c) Solicitar à Diretoria autorização para as despesas que forem necessárias à execução das suas atribuições. d) Redigir e assinar toda a correspondência oficial juntamente com o Presidente, quando necessário. e) Lavrar as atas de todas as reuniões da Diretoria por escrito ou por meio eletrônico.

Artigo 71 – Ao Secretário Adjunto compete:

a) Substituir o Secretário Geral em seus impedimentos.

b) Organizar e manter em dia os registros dos sócios e seus endereços.

c) Organizar, juntamente com o Tesoureiro, formas de controle dos frequentadores do Clube, através da carteira social.

Artigo 72 – Ao Tesoureiro compete:

a) Organizar e dirigir os serviços de Tesouraria.

b) Ter sob sua guarda e responsabilidade os valores e documentos de crédito.

c) Passar recibo de todas as importâncias recebidas pela Tesouraria ou delegar por escrito esta atribuição a outro integrante da Diretoria.

d) Efetuar o pagamento das despesas autorizadas, mediante documento regular, visado pelo Presidente ou um dos Vice-Presidentes.

e) Recolher a estabelecimento bancário toda a importância superior a dois salários mínimos nacionais

f) Prestar com urgência as informações atinentes à Tesouraria para o Conselho Fiscal e ao Conselho Deliberativo e excepcionalmente à Assembleia Geral.

(19)

g) Notificar por escrito ao sócio em atraso e elaborar lista de sócios automaticamente excluídos por falta de pagamento.

h) Mandar fazer a escrituração contábil e fiscal do Clube.

i) Promover a arrecadação das mensalidades, aluguéis, taxas e outros rendimentos.

j) Apresentar à Diretoria, em regime mensal, um balancete do movimento de caixa, referente ao mês anterior. k) Apresentar ao Conselho Fiscal todos os documentos necessários aos exames trimestrais.

l) Remeter trimestralmente a todos os associados um balancete do trimestre anterior, contendo todo resultado de crédito, débito e saldos. Estes balancetes serão enviados por meio eletrônico e afixada cópia impressa na sede do Clube

Artigo 73 – Ao Tesoureiro Adjunto compete:

a) Substituir ao Tesoureiro em seus impedimentos e auxiliá-lo sempre que necessário. b) Manter junto com o Secretário Adjunto o controle dos frequentadores da sede social.

Artigo 74 – O Consultor Jurídico, não remunerado, será escolhido entre os sócios inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil e prestará assessoramento ao Clube.

CAPÍTULO X

Disposições Gerais

Artigo 75 – É vedada a acumulação de cargos em qualquer instancia administrativa do Clube.

Artigo 76 – O GPA manterá uma Comissão permanente de Ética e Disciplina, composta de três sócios, eleitos pelo Conselho Deliberativo para um mandato de oito anos.

Artigo 77 – O presente Estatuto poderá ser alterado, integral ou parcialmente, por iniciativa Diretoria, com resolução favorável do Conselho Deliberativo e aprovação final pela Assembleia Geral Extraordinária especialmente convocada, com o prazo e o quorum estabelecido.

Artigo 78 – O GPA não patrocinará festas ou espetáculos organizados por pessoas, associações ou entidades estranhas, com fins lucrativos, podendo, entretanto, ceder suas instalações, mediante o pagamento das taxas correspondentes, se a Diretoria julgar conveniente e sob sua responsabilidade.

Artigo 79 – A Diretoria poderá cobrar ingresso aos sócios, a fim de tornar exequíveis competições esportivas, promoções sociais e empreendimentos assemelhados de vulto que acarretem despesas de caráter excepcional. Artigo 80 – A Diretoria poderá adquirir material desportivo para cedê-lo aos sócios, mediante ressarcimento.

Artigo 81 – A compra de bens, serviços ou obras quando de valor superior a cinquenta salários mínimos nacionais depende sempre de aprovação do CD, mediante a apresentação de um mínimo de três propostas e parecer da Diretoria.

Artigo 82 – Em qualquer forma de licitação realizada pelo Clube fica vedada a participação de parentes até 2º grau de qualquer membro da Diretoria, do Conselho Deliberativo ou do Conselho Fiscal.

Parágrafo Único: As compras de bens e serviços do GPA deverão ser sempre precedidas de licitação, com participação um mínimo de três fornecedores, salvo se houver dispensa pelo Conselho Deliberativo.

Artigo 83 – Os casos omissos neste Estatuto serão supridos pelo que dispuserem os atos normativos do CD e as disposições regulamentares do Clube, “ad referendum” do Conselho Deliberativo, ao qual serão submetidos.

(20)

Artigo 84 – Todo o sócio que mantiver qualquer contrato particular com o Clube de natureza trabalhista ou comercial fica impedido de votar em Assembleia ou no Conselho Deliberativo nem ser eleito para cargo de Diretoria, excetuando-se desta vedação os sócios locatários de boxes e espaços para guarda de barcos.

CAPÍTULO XI

Disposições Transitórias

Artigo 85 – O GPA deverá sempre preservar e prestigiar a continuação das atividades da guarnição “Júpiter”, considerando a história desta embarcação no Clube.

Artigo 86 – Esta reforma estatutária, aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realiza no dia 22 de novembro de 2014 é devidamente subscrita pelo Presidente da AGE, pelo Presidente do GPA, pelo secretário da AGE, e pela advogada Dra. Roberta Schaun.

Artigo 87 – Revogam-se as disposições em contrário.

Porto Alegre, 22 de novembro de 2014.

________________________________________ EDUARDO DA SILVA VALENTE

Presidente da Assembleia Geral Extraordinária

________________________________________ ELTON REPENNING

Presidente do GPA

________________________________________ ÁLVARO DANÚBIO COPETTI

Secretário da Assembléia Geral Extraordinária

________________________________________ ROBERTA SCHAUN

Referências

Documentos relacionados

Com a finalidade de detalhar o conjunto de parâmetros que mais contribuíram para a baixa qualidade das águas nesta estação, calculou-se o percentual de ocorrência dos

Os maiores valores de rugosidade total (Rt) são encontrados mais perto do centro da máscara além de serem maiores também quanto maior o número de compressões.. Os valores de

identifica 5 forças competitivas que determinam a intensidade da competição em um setor, que expande a ideia de que a concorrência somente ocorre entre

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Tendo em conta os objetivos que se pretendem atingir com este estudo, começa-se por conduzir uma revisão de literatura no âmbito do comportamento organizacional, mais