• Nenhum resultado encontrado

Scotch-Weld MR DP-605 Adesivo Estrutural

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Scotch-Weld MR DP-605 Adesivo Estrutural"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DP-605 Adesivo Estrutural

Dados Técnicos

Julho de 2001

Descrição do Produto Os Adesivos Scotch-Weld DP-605 é um adesivos uretânico, bicomponente,

que não escorre na aplicação. Produze colagem resistente e flexível sendo aplicável a uma ampla gama de substratos, especialmente madeira e muitos tipos de plásticos desde que adequadamente polidos e limpos, É possível obter boa aderência com alumínio decapado ou com aplicação de primer, aço e vidro. Para obter a máxima durabilidade em condições de alta umidade é necessária a aplicação de primer em substratos metálicos ou de vidro.

Características • Colagem resistente e flexível

• Não Escorre/Tixotrópico

• Relação de mistura dos componentes: 1:1.

• Tempo de trabalho: 5 a 40 minutos

• Colagem de madeira e muitos tipos de plásticos

Produto DP-605

Cor Branco

Resina Base Poliol/Isocianato

Relação de Mistura Volume Peso

1:1 1:1:08

Peso Líquido Base Lbs./Gal Acelerador

8,8 – 9,2 9.5 – 9.9

Viscosidade1a Aprox. o tempo para aplicar 20g @ 20psi através de um orifício de 2,6mm (0,104pol) @ 24°°C (75°°F) segundos Base Acelerador 11 –20 11-20 Propriedades Físicas

Típicas Antes da Cura

(as seguintes

inforrmações técnicas são consideradas somente típicas ou representativas, não devendo ser utilizadas para fins de especificações) Viscosidade1b Brookfiield RVF @ 10rpm Cps@75ºF (24ºC) Base (Eixo #6) Acelerador (Eixo #5)

(2)

Produto DP-605 Propriedades Físicas

Cor Branco

Dureza Shore D (ASTM-D 2240) 65-70

Tempo para Resistência ao Manuseio2 15-20min @ 23°C (73°F) Tempo de Cura3 48 horas @ 23°C (73°F) Elongação4 100%

Propriedades Físicas Típicas Após a Cura (as seguintes inforrmações técnicas são consideradas somente típicas ou representativas, não devendo ser utilizadas para fins de especificações)

Propriedades Térmica

Perda de Peso por Análise5 Térmica Gravimétrica (TGA)

5% @ 300°C (572°F) Coeficiente de Expansão6 Térmica (pol/pol/°C) 121x10-6 (abaixo de 41°C) 219x10-6 (acima de 41ºC) Condutividade Térmica7 (btu-ft./eq.ft.-hr.ft2 °F) 0,101 @ 43°C

Temperatura de Transição Vítrea8 41°C

Propriedades Elétricas Constante Dielétrica (ASTM D-150) 3,1 @ 1 KHz @ 23°C (73°F) Fator de Dissipação (ASTM D-150) 0,021 @ 1 KHz @ 23°C (73°F) Resistência Dielétrica (ASTM D-149) 640 V/mil Resistividade Volumétrica (ASTM D-257) 1,0x1014 ohm-cm

(3)

Resistência a Solvente9 :

(Inspeção visual após imersão no solvente especificado @ 23°C (73°F)

1 Hora 1 Mes Acetona A B Álcool Isopropílico A A Freon TF A A Freon TMC A C 1,1,1 – Tricloroetano A B Fluxo RMA A A Propriedades Físicas Típicas após a Cura (cont.)

(estes são dados de referência e portanto, não devem ser usados como especificação)

Legenda: A – Sem Efeito B – Leve Ataque C – Ataque Moderado/Severo Informações sobre Manuseio e Armazenamento Diretrizes de Uso

1. Para otimizar a resistência estrutural da colagem remover películas de óxidos, óleos, poeira, desmoldantes e quaisquer outros contaminantes das superfícies. No entanto, o nível de preparação da superfície depende da resistência de colagem requerida e da resistência ao envelhecimento ambiental desejada. A seção Preparo da Superfície fornece sugestões sobre como as superfícies dos substratos mais comuns devem ser preparadas.

Mistura

Cartuxos Duo-Pak – 50ml

Retirar o cartuxo Duo-Pak do Adesivo Scotch-Weld DP-605 da embalagem e carregar no aplicador Scotch-Weld EPXMR . Retirar a tampa e aplicar pequena quantidade do adesivo para equalizar o deslocamento da pistola e para garantir que os orifícios de alimentação da base e do acelerador não estejam bloqueados pelo material. Acoplar o bico misturador ao cartuxo Duo-Pak e aplicar o adesivo a superfícies previamente limpas. Para armazenar cartuxos Duo-Pak parcialmente usados colocar a tampa na saída do bocal de mistura montado e substituir quando for usar novamente. Nota: o adesivo Scotch-Weld DP-605 é sensível à umidade. Para obter melhores resultados, utilizar todo o conteúdo do cartuxo dentro de poucas semanas após removê-lo da embalagem original. Se o tempo de armazenagem tiver que ser maior armazenar o cartuxo Duo-Pak em saco plástico selado. Se a mistura for feita manualmente, expelir a quantidade desejada dos adesivos e misturar completamente (de 10-15 segundos depois que a cor ficar uniforme).

(4)

Informações sobre Manuseio/Cura

Cartuxos Duo-Pak: 200-400ml:

Diretrizes de uso: Segurar o cartuxo em posição vertical, retirar o inserto do cartuxo Duo-Pak removendo a porca plástica. Destacar o disco metálico do inserto para soltar o bocal da porca plástica. Se necessário, limpar os orifícios. Montar o bocal de mistura e prender com a porca plástica. Carregar o cartuxo no aplicador EPX. Liberar pequena quantidade do adesivo para garantir que os dois componentes sejam liberados igualmente. Aplicar o adesivo a superfícies previamente limpas, unir as partes, prender até colar (15 minutos a 24°C (75°F). Deixar o bocal montado ao armazenar. Substituir o bocal quando for utilizar novamente.

Para produtos em balde:

Misturar completamente em peso ou volume a relação de mistura especificada na seção acima (Propriedades Típicas antes da Cura). Deve-se obter mistura de cor uniforme. Depois de abertos os recipientes devem ser totalmente usados. Se for necessário armazenar os recipientes parcialmente usados, submeter os recipientes a nitrogênio seco antes de serem selados.

3) A aplicação ao substrato deve ser feita dentro de 5 minutos. Quantidades maiores e/ou temperaturas mais elevadas reduzem o tempo de trabalho.

4) Juntar as superfícies recobertas com o adesivo e deixar curar a 16oC (60oF) ou mais até que as partes fiquem firmes. A cura é mais rápida se as partes forem aquecidas a 93oC (200oF).

5) O adesivo DP-605 cura completamente em 48 horas a 24°C (75°F).

6) Evitar que as peças sejam movimentadas durante a cura. É necessário manter contato sob pressão. A máxima resistência de colagem é obtida com linhas de colagem de 0,08 a 0,12mm (3-5mil).

7) O excesso de adesivo não curado pode ser removido com solventes à base de cetona*. *Nota: Ao utilizar solventes, apagar todas as fontes de ignição e seguir as precauções

de uso e manuseio recomendadas pelo fabricante para estes materiais. Cobertura do Adesivo: Uma linha de colagem com espessura de (0,12mm (0,005pol)

proporciona cobertura de 8m2/l (320pés2/galão.)

Sugestões sobre o Equipamento de Aplicação

Para aplicações pequenas ou intermitentes, um método conveniente de aplicação é o Aplicador Scotch-Weld EPX.

Para aplicações de volumes maiores, estes produtos podem ser aplicados por equipamento de fluxo.

Está disponível equipamento medidor/misturador/proporcionador/dispensador para a aplicação de dois componentes. Estes sistemas podem ser preferíveis em função do tamanho variável do disparo e das características do fluxo e são adaptáveis à maioria das aplicações.

(5)

Preparo da Superfície Para otimizar a alta resistência estrutural da colagem remover películas de óxidos, óleos, poeira, desmoldantes e quaisquer outros contaminantes das superfícies. No entanto, o nível de preparação da superfície depende da resistência de colagem requerida e da resistência ao envelhecimento ambiental desejada. A seção Preparo da Superfície, fornece sugestões sobre como as superfícies dos substratos mais comuns devem ser preparadas.

Os seguintes métodos de limpeza são os sugeridos para as superfícies mais comuns. Aço

Limpar a poeira com solventes sem óleo à base de acetona ou álcool isopropílico*. Lixar ou esfregar com abrasivos finos

Lavar novamente com solvente para remover as partículas soltas.

O primer, se utilizado, deve ser aplicada dentre 4 horas da preparação da superfície. Caso se utilizar o primer 3MMR Scotch-WeldMR 1945 B/A bicomponentes, aplicar uma camada fina (0,013mm (0,0005”) sobre a superfície metálica a ser colada, secar ao ar durante 10 minutos e curar, então, por 30 minutos a 60°C (180°F) antes de colar.

Alumínio

Desengraxe ao Vapor: Vapores de condensação de percloroetileno de 5 a 10 minutos.

2. Desengraxe Alcalino: Solução de Oakite 164 (9-10oz/galão de água) a 88oC± -23oC (190oF ± 10oF) de 10 a 20 minutos. Lavar totalmente com água corrente em abundância*.

3. Decapagem Ácida: Colocar os painéis na solução abaixo descrita por 10 minutos a 65oC± - 20oC (150oF±5oF)

Dicromato de Sódio 4,1-4,9oz/galão Ácido Sulfúrico 66ºBe 38,5-41,5oz/galão Alumínio 2024-T3 (dissolvido) mínimo 0,2oz/galão Água Corrente Balanceamento do volume Lavagem: Lavar os painéis em água corrente limpa.

Secagem: Secar ao ar por 15 minutos: secagem forçada por 10 minutos a 65oC ± -20oC (150oF± 10oF).

Se ultilizado o primer, deve ser aplicado após 4 horas da preparação da superfície. Plástico/ Borracha

Lavar com álcool isopropílico* Esfregar com abrasivos finos

Remover os resíduos limpando novamente com álcool isopropílico*. Vidro

Limpar com solvente utilizando acetona ou MEK*.

Aplicar fina camada (0,0025mm) (0,0001pol)ou menos da Base Scotch-Weld 3901 às superfícies de vidro a serem coladas e deixar a base secar antes de colar por 60 minutos a temperatura ambiente.

*Nota: Ao utilizar solventes, apagar todas as fontes de ignição e seguir as precauções de uso e manuseio recomendadas pelo fabricante para estes materiais.

(6)

Os dados de desempenho abaixo relacionados foram obtidos nos laboratórios da 3M sob condições especificadas. Estes resultados são típicos e foram obtidos com o uso do adesivo Scotch-Weld DP-605 aplicado a substratos adequadamente preparados, curados por 7 dias a 23oC (73oF) sob pressão de 2 psi e testados conforme os métodos indicados. Cisalhamento por Sobreposição

As juntas por sobreposição testadas quanto ao cisalhamento foram testadas a partir de corpos de prova com 25mm (1pol) de largura e sobreposição de 12,5mm (½ pol) de área colada. Os substratos foram colados depois de passarem pelos procedimentos de preparo de superfície acima descritos. Foram curados por uma semana a 23oC (73oF) antes de serem testados. Os testes foram efetuados conforme o método de teste ASTM D-1002-72. Junta Sobreposta (psi) Substrato Espessura do Substrato Espessura da Linha de Colagem Temperatura de Teste (°°F) Adesivo DP-605 CRS/CRS 0.035 0.005 23oC (73oF) 1350 CRS/CRS 0.035 0.005 82oC (180oF) 140 Al/Al 0.063 0.005 23oC (73oF) 1460 EPDM/ Madeira 0.250/ 0.125 0.005 23oC (73oF) 100 SBR/ Madeira 0.250/ 0.125 0.005 23oC (73oF) 100+FS* PC/PC 0.125 0.005 23oC (73oF) 640 PVC/PVC 0.125 0.005 23oC (73oF) 550 FRP/FRP 0.125 0.005 23oC (73oF) 1150 CRS – Aço Laminado a Frio

Al – Alumínio

EPDM – Monômero de etileno propileno dieno SBR – Borracha estireno butadieno

PC – Policarbonato PVC – Polivinila cloreto

FRP – Fibra de vidro reforçada com plástico *FS – Falha do Substrato

Estudo sobre a Espessura da Linha de Colagem (conforme ASTM D 1002-72) Substrato Espessura do Substrato (pol) Espessura da Linha de Colagem (pol) Temperatura de Teste Junta Sobreposta Adesivo DP-605 CRS/CRS 0.035 0.005 23oC (73oF) 1350 CRS/CRS 0.035 0.010 23oC (73oF) 1150 Características Típicas de Desempenho (estes são dados de referência e, portanto, não devem ser usados como especificação)

(7)

Resistência de Película

Os testes de resistência de película foram realizados em corpos de prova com 25mm (1pol) de largura e sobreposição de 12,5mm (½ pol) de largura e envelhecidos por uma semana a 21oC (73oF). O teste de película a 180 graus foi realizado conforme o Método de Teste ASTM D-1876-61T. Os substratos foram preparados como se descreve na seção Preparo da Superfície.

Resistência de Película (plw) Substrato Espessura do Substrato Espessura da Linha de Colagem Temperatura de Teste (°°F) Adesivo DP-605 CRS/CRS 0.022 0.005 23oC (73oF) 13 0.022 0.015 23oC (73oF) 18 CRS/CRS 0.035 0.005 23oC (73oF) 36 0.035 0.015 23oC (73oF) 47 Características Típicas de Desempenho (estes são dados de referência e, portanto, não devem ser usados como especificação)

(8)

Procedimento de Teste 1a A viscosidade foi de terminada através do Método de Teste (ITSI TM) C-1019 da Divisão Industrial 3M de Fitas & Especialidades Industriais. O procedimento inclui o uso de medidor de vazão sob pressão em copo para amostra com orifício de 0,104pol, pressão de 20psi e temperatura de 24°C ± 1°C (75°F ± 2°F).

1b A viscosidade foi determinada através do procedimento C-1D utilizando viscosímetro Brookfield com eixo #6 ou eixo #5 a 10 rpm.

A resistência ao manuseio foi determinada através do procedimento ITSD TM C-3189. O tempo necessário para adquirir resistência ao manuseio é o tempo para atingir resistência com junta sobreposta de 50 psi para substratos de alumínio. O tempo de cura é o tempo definido para que o adesivo atinja no mínimo 80% da resistência máxima medida em substratos alumínio-alumínio, com junta sobreposta. O elongação foi determinado através do método de teste ITSD TM C-3094/ ASTM D 882.

A perda de peso por TGA é reportada como sendo a temperatura em que ocorre perda de peso de 5% por TGA ao ar com rampa de temperatura de 5°C por minuto, conforme o método de teste ASTM 1131-86.

O coeficiente de expansão térmica foi determinado com o analisador DuPont (TMA) com taxa de aquecimento de 10°C (50°F). por minuto.

A condutividade térmica foi determinada através do método ASTM C177 e usando o instrumento C-matic, com amostras de 2”de diâmetro.

A temperatura de transição vítrea (Tg) foi determinada usando o analisador Perkin Elmer (DSC) com taxa de aquecimento de 20°C (68°F) por minuto.

A resistência a solvente foi determinada através de amostras (1/2pol x 4pol x 1/8pol de espessura) curadas (24h @ temperatura ambiente + 2h a 71°C (160°F) que foram imersas no solvente por 1 hora e por 1 mês. Após os períodos especificados a amostra foi removida e examinada visualmente quanto a ataque superficial, em comparação com amostras de controle.

Legenda: A – Sem Efeito B – Leve Ataque

C – Ataque Moderado/Severo

Armazenagem e Validade Armazenamento: Armazenar os produtos a temperatura de 16-27oC (60-80oF) para máxima validade. O estoque deve ser consumido na base “primeiro-que-entra-primeiro-que-sai”.

Validade: Quando armazenado no recipiente original, não aberto, e nas condições de armazenamento sugeridas, estes produtos tem validade de 12 meses a partir da data de embarque.

(9)

Medidas Preventivas Leia a ficha de segurança do produto de ultilizá-lo

Notificação Importante A 3M não oferece garantias, expressas ou implícitas. Inclusive, mas não limitadas a qualquer condição implícita de comercialização ou adequação a um fim

determinado. O usuário é responsável por determinar se o produto 3M é adequado a um fim específico e ao seu método de aplicação. Observar que muitos fatores podem afetar o uso e o desempenho dos produtos da 3M Divisão de Adesivos para uma aplicação particular. Entre os muitos fatores que podem afetar o desempenho de um produto 3M devem ser considerados os materiais a serem colados pelo produto, o preparo das superfícies destes materiais, o produto selecionado para o uso, as condições em que o produto é usado e o tempo e as condições ambientais em que o produto deva desempenhar sua função. Tendo em vista a grande variedade de fatores que podem afetar o uso e o desempenho de um produto 3M, alguns dos quais são de conhecimento e controle exclusivo do usuário, é essencial que o usuário avalie o produto 3M para determinar sua adequação a um uso determinado e ao método de aplicação.

Limitações do Ressarcimento e Responsabilidade

Caso se comprovar que o produto 3M É defeituoso, a única compensação, conforme conveniência da 3M será a de reembolsar o preço de compra do produto ou de reparar ou substituir o Produto 3M defeituoso. Em nenhum caso a 3M poderá ser responsabilizada por quaisquer danos diretos, indiretos, especiais, incidentais ou conseqüentes, independentemente da teoria legal aduzida, inclusive, negligência, garantia ou responsabilidade estrita.

Adesivos Industriais 3M do Brasil Ltda. Tel.: (019) 38387000

Serviço de Atendimento ao

Cliente

Informações :

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo, os impactos ambientais frequentemente observados foram: o descarte inadequado dos resíduos sólidos, danos ao corpo hídrico, desmatamento da vegetação

Revista Trilhas da História. Diante desta definição, ainda que o mesmo seja encarado como uma ideia e resultado das grandes navegações e da imaginação europeia a

Após a cura dos painéis, foram selecionados 12 corpos de prova para serem avaliados sem tratamento preservativo (T1-M), 12 corpos de prova com pintura superficial

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Verificou-se a ocorrência de nove famílias e onze gêneros, todas pertencentes à ordem Filicales, sendo observadas as famílias Polypodiaceae e Pteridaceae, com dois gêneros cada, e

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O anúncio está divido em: 3 camadas para a aplicação da textura, iluminação e aplicação das cores de fundo (sendo o azul #166bac em opacidade de 85% para