• Nenhum resultado encontrado

Perceção do consumidor relativamente ao teor de sal de artigos de charcutaria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perceção do consumidor relativamente ao teor de sal de artigos de charcutaria"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Efeito da redução de açúcar em iogurtes líquidos na perceção e aceitação do consumidor

Effect of sugar reduction in liquid yoghurt on consumer perception and acceptance

Adriana Beatriz Teixeira Ferreira

Orientado por: Eng.ª Sara Bernardes Silva Coorientado por: Dr.ª Ana Sofia Sampaio

Tipo de documento: Trabalho de Investigação

Ciclo de estudos: 1.º Ciclo em Ciências da Nutrição

Instituição académica: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

(2)
(3)

Resumo

Introdução: Em Portugal, o principal fator da perda de anos de vida saudável da

população são os hábitos alimentares inadequados. Na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, são definidas várias propostas de intervenção alimentar, sendo uma delas o controlo do teor de açúcar nos laticínios. A análise sensorial é importante para a indústria alimentar, uma vez que permite ter uma medida de qualidade e sucesso do produto.

Objetivo: Avaliar e comparar a aceitação, por parte do consumidor, dos iogurtes

líquidos com redução de açúcar comparativamente aos iogurtes normais.

Métodos: Participaram neste estudo um total de 150 indivíduos. A prova de análise

sensorial foi constituída por um teste de aceitação com escala hedónica de 8 pontos. Adicionalmente, foi questionada a intenção de compra dos consumidores. Para a degustação em cada ensaio sensorial, foram apresentadas 2 amostras distintas de cada sabor em estudo, uma com redução de 10 % no teor de açúcares totais e outra sem redução.

Resultados: Para o teste de aceitação, não houve diferenças significativas na

aceitação dos iogurtes líquidos em todos os atributos avaliados. O iogurte com reformulação no seu teor de açúcar ainda obteve uma elevada percentagem de intenção de compra em 4 dos produtos em estudo.

Conclusão: Este estudo permitiu concluir que há uma boa aceitação dos iogurtes

líquidos com redução de açúcar, sem haver alterações na perceção do consumidor e, sem diminuir a sua intenção de compra, devendo a indústria alimentar apostar no desenvolvimento desses produtos.

(4)

ii

Abstrat

Introduction: In Portugal, the main factor of the loss of healthy life years of the

population is the inadequate eating habits. In the Integrated Strategy for the Promotion of Healthy Eating, there are several food intervention measures, one of which is the control of sugar content in dairy products. Sensory analysis is important for the food industry as it allows to measure the product quality and success.

Objective: Evaluation and comparison of the consumer acceptance of

sugar-reduced liquid yoghurt compared to the normal one.

Methods: 150 individuals participated in this study in total. The sensory analysis

test consisted on an 8 points hedonic acceptance test. Additionally, the intention of consumers to purchase the product was questioned. For the tasting trial in each sensory test, 2 different samples of each flavor were presented, one with 10% reduction in total sugar content and the other without reduction.

Results: For the acceptance test, there were no significant differences in the

acceptance of liquid yogurt in all evaluated characteristics. The sugar-reduced liquid yogurt obtained a high percentage of purchase intention in 4 of products under study.

Conclusion: This study concluded that there is a good acceptance of

sugar-reduced liquid yogurts, without changes in consumer perception and without decreasing their purchase intention. On top of that the food industry should focus on the development of these type of products.

(5)

Palavras-Chave: Análise sensorial, aceitação, laticínios Keywords: Sensory analysis, acceptance, dairy products

(6)

iv

Lista de abreviaturas, siglas e acrónimos DGS- Direção Geral de Saúde

EIPAS- Estratégia Integrada para a Promoção de Alimentação Saudável IAN-AF- Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física

p- Nível de significância crítico para a rejeição da hipótese nula %- Percentagem

mL- Mililitros g- Gramas

(7)

Sumário

Resumo ... i

Abstrat ... ii

Palavras-Chave em português e inglês ... iii

Lista de abreviaturas, siglas e acrónimos ... iv

1.Introdução ... 1

2.Objetivos ... 2

3.Material e Métodos ... 2

3.1. Amostra ... 2

3.2. Análise Sensorial... 3

3.2.1. Constituição do Painel de Provadores ... 3

3.2.2. Amostras em estudo ... 3

3.2.3. Preparação das amostras ... 3

3.2.4. Prova Sensorial ... 4 3.3. Análise Estatística ... 5 4. Resultados ... 5 5. Discussão ... 13 6. Conclusão ... 15 Referências Bibliográficas ... 16 Anexos ... 17

(8)
(9)

1. Introdução

O iogurte, segundo a portaria nº 742/92 de 24 de Julho, é definido como “o produto coagulado, obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva do Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos lácteos (...) devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final”. (1)

Na nova Roda dos Alimentos, os iogurtes estão inseridos no grupo dos laticínios, sendo recomendado um consumo diário de 2 a 3 porções deste grupo de alimentos.(2) O seu consumo é importante para a saúde, uma vez que fornecem

proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo e vitaminas A, B2 e D.(3,4,5,6) Os

laticínios apresentam uma ação benéfica sobre vários fatores de risco de doenças cardiometabólicas, como a obesidade, a diabetes mellitus tipo 2, a dislipidemia e a hipertensão.(4,5,6) Para além disso, melhoram a saúde intestinal e reduzem a

inflamação crónica.(6,7)

Em Portugal, o principal fator da perda de anos de vida saudável da população são os hábitos alimentares inadequados.(8) A Direção Geral de Saúde (DGS), na

Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), define várias propostas de intervenção alimentar com o objetivo de promover hábitos alimentares adequados, através da modificação da oferta alimentar, sendo uma delas o controlo do teor de açúcar em alguns alimentos, dos quais fazem parte os laticínios.Assim, as recomendações da EIPAS para o teor de açúcar são 5 g/100 g em alimentos sólidos e 2,5 g/100 mL nos líquidos. (9,10)

No Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) 2015-2016, o grupo do iogurte e leite fermentados contribuiu cerca de 10% para a ingestão diária de açúcares livres da população portuguesa.(11) Noutro estudo, foi possível verificar

(10)

2

a existência de um número reduzido de iogurtes disponíveis para a população portuguesa com o teor de açúcar preconizado pela EIPAS, mostrando a necessidade de intervenção na reformulação dos produtos, para se obter uma redução gradual do consumo de açúcar até 2020.(12)

Neste âmbito, o presente estudo pretende averiguar se uma redução no teor de açúcar de iogurtes líquidos, decorrente do projeto EIPAS tem algum impacto na aceitabilidade do consumidor através de testes sensoriais.

A análise sensorial é denominada uma ciência que mede, analisa e interpreta a perceção das pessoas relativamente aos produtos, através do uso dos sentidos (visão, olfato, audição, tato e gosto). É importante para a indústria alimentar, uma vez que permite fazer uma avaliação dos produtos rápida e a baixo custo e, permite ter uma medida de qualidade e sucesso do produto.(13,14,15)

2. Objetivos

Definiram-se como objetivos principais do presente estudo:

- Avaliar a perceção do consumidor, através de testes sensoriais, relativamente aos atributos dos iogurtes líquidos em estudo;

- Avaliar e comparar a aceitação, por parte do consumidor, dos iogurtes líquidos com redução de açúcar comparativamente aos iogurtes normais.

3. Material e Métodos 3.1. Amostra

Neste estudo, foi utilizada uma amostra de conveniência constituída por 150 indivíduos, cuja participação foi voluntária. Este painel de provadores era não treinado, de modo a representar o consumidor habitual dos produtos.

(11)

3.2. Análise Sensorial

3.2.1. Constituição do Painel de Provadores

Um total de 30 provadores não treinados, após assinatura de um consentimento informado, foi incluído em cada prova sensorial. Este painel de provadores foi constituído por consumidores que se voluntariaram para realizar as provas.

Os provadores deveriam ser capazes de quantificar de forma adequada os atributos e, evitar comunicar com os colegas durante as provas sensoriais, para não influenciar as respostas ao questionário. As cabines individuais, existentes no laboratório, permitiram que o provador não comunicasse com os colegas, impedindo a sua distração.

3.2.2. Amostras em estudo

As amostras em estudo foram 5 iogurtes líquidos da marca da empresa com sabores diferentes, onde se avaliou, em cada ensaio sensorial, o iogurte líquido com redução de açúcar e sem redução de açúcar de cada sabor. Face às estratégias de redução de açúcar do projeto EIPAS, estes iogurtes líquidos sofreram uma reformulação com uma redução de cerca de 10% no teor de açúcares totais. Os sabores em estudo foram: tutti-frutti, frutos vermelhos, stracciatella, melão/melância e manga.

3.2.3. Preparação das amostras

Os procedimentos de preparação e apresentação das amostras foram padronizados tendo em conta o tipo de amostra em estudo, uma vez que constituem uma etapa critica que poderá influenciar a prova de análise sensorial.

As amostras destinadas à avaliação sensorial foram armazenadas em refrigeração até ao dia da prova e retiradas das embalagens antes de se iniciarem

(12)

4

as provas. Em cada prova, foram servidas, aos provadores, duas amostras de 100 ml em copos plásticos, uma com redução de açúcar e outra sem redução. Estes copos foram, aleatoriamente, codificados com números inteiros de três dígitos.

Entre a degustação de cada amostra, o provador tinha disponível bolachas de água e sal e um copo de água para neutralizar o palato, diminuindo a influência do sabor da amostra anterior na avaliação da amostra seguinte.

Os participantes, durante a prova, não tinham informação sobre a ordem e tipo de iogurte que estavam a provar, tendo apenas conhecimento do sabor do iogurte.

3.2.4. Prova Sensorial

A avaliação dos iogurtes líquidos foi realizada numa sala específica para provas sensoriais, segundo a norma Internacional ISO 8589(16), de um laboratório externo

à empresa.

O laboratório encontrava-se dividido em zona de preparação das amostras e cabines individuais, onde os provadores efetuavam a prova, com recurso a um Tablet que permitia a resposta imediata ao questionário de análise sensorial.

O laboratório possuía condições ambientais controladas (iluminação, temperatura, humidade, ausência de sons ou ruídos e ausência de odores estranhos) para diminuir fatores externos que pudessem influenciar a prova.

A qualidade sensorial dos iogurtes líquidos foi avaliada através da aplicação de um questionário previamente elaborado para o efeito. (Anexo A) Antes de iniciarem a avaliação sensorial, os provadores tinham de preencher no questionário o sexo, a idade e a sua frequência de consumo de iogurtes.

A prova sensorial consistiu na realização de um teste de aceitação, onde os provadores avaliaram se gostavam ou desgostavam de um determinado produto.

(13)

(14) Os atributos avaliados, através de um questionário, foram o aspeto, o

sabor/aroma, a textura e a apreciação global, tendo os resultados sido expressos através de uma escala hedónica de 8 pontos (de 1-extremamente desagradável a 8-extremamente agradável). Este método sensorial foi aplicado segundo a norma Internacional ISO 4121. (17)

Adicionalmente, os provadores foram questionados acerca da intenção de compra dos produtos em estudo.

3.3. Análise Estatística

O tratamento estatístico foi realizado no programa IBM® SPSS® Statistics (versão 25.0) para MacOS®. A estatística descritiva consistiu no cálculo da média, desvio padrão, moda, mediana e frequências relativas e absolutas.

Para o teste de aceitação realizado, compararam-se as pontuações médias dos produtos pelo método não paramétrico de Wilcoxon. Valores de p<0.05 indicam diferenças estatisticamente significativas nas médias do descritor em causa.

4. Resultados

Em cada prova sensorial das formulações de iogurtes líquidos em estudo foram utilizados 30 provadores. Assim, no total a amostra foi constituída por 150 indivíduos, dos quais 108 (72%) eram do sexo feminino e 42 (28%) do sexo masculino. (Tabela 1) Relativamente ao parâmetro idade, a maior percentagem de provadores incluídos no teste sensorial pertencia à classe etária dos 44 aos 55 anos (32,7%). (Tabela 1) Todos os indivíduos referiram consumir iogurtes líquidos mais do que uma vez por semana. Os resultados obtidos através do questionário de frequência de consumo de iogurtes líquidos encontram-se apresentados na Tabela 2.

(14)

6

Tabela 1 - Caracterização da amostra por sexo e idade em frequência absoluta e relativa.

Sexo Idade

Feminino Masculino Total 19-30 31-43 44-54 55-65 >65 Total Freq.

Absoluta 108 42 150 27 41 49 31 2 150 Freq.

Relativa 72 % 28 % 100 % 18 % 27,3 % 32,7 % 20,7 % 1,3 % 100 %

Tabela 2 - Frequência do consumo de iogurtes líquidos dos provadores.

Frequência <1 vez/mês 1-3 vezes/mês 1 vez/semana >1 vez/semana

n 0 0 0 150

De seguida, são apresentados os resultados da análise sensorial dos iogurtes líquidos de diferentes sabores, com redução de açúcar e sem redução de açúcar.

Iogurte Líquido sabor Tutti-Frutti

Os resultados do teste de aceitação relativamente à apreciação global do produto apresentam-se na Tabela 3. Ambas as formulações em estudo apresentam a classificação de “agradável”, uma vez que têm uma pontuação média de 6 pontos na escala hedónica.

Tabela 3 - Grau de aceitação média e respetivo desvio-padrão, moda e mediana para as amostras

em estudo.

Apreciação Global

Sabor Tutti-Frutti

Média Desvio Padrão

Moda Mediana Classificação Amostra c/redução 6,4ª 0,77 6,0 6,0 Agradável Amostra s/redução 6,2ª 1,28 7,0 6,0 Agradável

(15)

Os resultados do grau de aceitação dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura dos produtos encontram-se descritos na Tabela 4. Ambas as amostras apresentam uma classificação média de 7 pontos na escala hedónica (“muito agradáveis”) para os atributos aspeto e textura. Por outro lado, o sabor/aroma das amostras obteve uma classificação média mais baixa, 6 pontos na escala hedónica, sendo classificado como “agradável”.

Tabela 4 - Grau de aceitação média dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura das formulações

em estudo.

Aspeto Sabor/Aroma Textura

Sabor Tutti-Frutti Média Classificação Média Classificação Média Classificação Amostra c/redução 6,6ª Muito agradável 6,4ª Agradável 6,6ª Muito agradável

Amostra s/redução 6,6ª Muito agradável 6,3ª Agradável 6,7ª Muito agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados da intenção de compra dos produtos avaliados sensorialmente apresentam-se no gráfico 1. Os provadores foram questionados sobre a possibilidade de compra das formulações de iogurte em estudo, sendo que há uma maior intenção de compra da amostra com redução de açúcar (90%) comparativamente à amostra sem redução de açúcar (83%).

Gráfico 1 - Intenção de compra do iogurte com sabor Tutti-Frutti.

Iogurte Líquido sabor Frutos Vermelhos

Os resultados do teste de aceitação relativamente à apreciação global do produto apresentam-se na Tabela 5. Ambas as formulações em estudo

Não 10% Sim 90% AMOSTRA C/REDUÇÃO Não 17% Sim 83% AMOSTRA S/REDUÇÃO

(16)

8

apresentam a classificação de “agradável”, uma vez que têm uma pontuação média de 6 pontos na escala hedónica.

Tabela 5 - Grau de aceitação média e respetivo desvio-padrão, moda e mediana para as amostras

em estudo.

Apreciação Global

Frutos Vermelhos Média

Desvio

Padrão Moda Mediana Classificação Amostra c/redução 6,0ª 1,18 7,0 6,0 Agradável Amostra s/redução 5,8ª 1,19 6,0 6,0 Agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados do grau de aceitação dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura dos produtos encontram-se descritos na Tabela 6. Ambas as amostras apresentam uma classificação média de 6 pontos na escala hedónica (“agradáveis”) para os atributos sabor/aroma e textura. Relativamente ao atributo aspeto, obteve-se melhor classificação na amostra com redução de açúcar (7 pontos na escala hedónica; “muito agradável”) comparativamente à amostra sem redução de açúcar (6 pontos na escala hedónica; “agradável”).

Tabela 6 - Grau de aceitação média dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura das formulações

em estudo.

Aspeto Sabor/Aroma Textura

Frutos Vermelhos Média Classificação Média Classificação Média Classificação Amostra c/redução 6,5ª Muito agradável 6,1ª Agradável 6,2ª Agradável

Amostra s/redução 6,3ª Agradável 5,8ª Agradável 6,2ª Agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05)

Os resultados da intenção de compra dos produtos avaliados sensorialmente apresentam-se no gráfico 2. Os provadores foram questionados sobre a

(17)

possibilidade de compra das formulações de iogurte em estudo, sendo que há uma maior intenção de compra da amostra com redução de açúcar (69%) comparativamente á amostra sem redução de açúcar (62%).

Gráfico 2 - Intenção de compra do iogurte com sabor Frutos Vermelhos.

Iogurte Líquido sabor Stracciatella

Os resultados do teste de aceitação relativamente à apreciação global do produto apresentam-se na Tabela 7. Ambas as formulações em estudo apresentam a classificação de “agradável”, uma vez que têm uma pontuação média de 6 pontos na escala hedónica.

Tabela 7 - Grau de aceitação média e respetivo desvio-padrão, moda e mediana para as amostras

em estudo.

Apreciação Global

Stracciatella Média

Desvio

Padrão Moda Mediana Classificação Amostra c/redução 6,4ª 0,97 7,0 6,5 Agradável

Amostra s/redução 6,3ª 1,05 6,0 6,0 Agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados do grau de aceitação dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura dos produtos encontram-se descritos na Tabela 8. Ambas as amostras apresentam uma classificação média de 6 pontos na escala hedónica (“agradável”) para o atributo sabor/aroma. Por outro lado, o aspeto das amostras obteve uma

Não 31% Sim 69% AMOSTRA C/REDUÇÃO Não 38% Sim 62% AMOSTRA S/REDUÇÃO

(18)

10

classificação média mais alta, 7 pontos na escala hedónica, sendo classificado como “muito agradável”.

Relativamente ao atributo textura, obteve-se melhor classificação na amostra com redução de açúcar (7 pontos na escala hedónica; “muito agradável”) comparativamente à amostra sem redução de açúcar (6 pontos na escala hedónica; “agradável”).

Tabela 8 - Grau de aceitação média dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura das formulações

em estudo.

Aspeto Sabor/Aroma Textura

Stracciatella Média Classificação Média Classificação Média Classificação Amostra c/redução 6,8ª Muito agradável 6,4ª Agradável 6,5ª Muito agradável

Amostra s/redução 6,9ª Muito agradável 6,4ª Agradável 6,4ª Agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados da intenção de compra dos produtos avaliados sensorialmente apresentam-se no gráfico 3. Os provadores foram questionados sobre a possibilidade de compra das formulações de iogurte em estudo, sendo que há uma maior intenção de compra da amostra com redução de açúcar (80%) comparativamente há amostra sem redução de açúcar (77%).

Gráfico 3 - Intenção de compra do iogurte com sabor Stracciatella.

Iogurte Líquido sabor Melão/Melância

Os resultados do teste de aceitação relativamente à apreciação global do produto apresentam-se na Tabela 9. A amostra com redução de açúcar obteve,

Não 20% Sim 80% AMOSTRA C/REDUÇÃO Não 23% Sim 77% AMOSTRA S/REDUÇÃO

(19)

como classificação global média, 7 pontos na escala hedónica (“muito agradável”) e a amostra sem redução, 6 pontos (“agradável”). Assim, a amostra com redução de açúcar tem melhor apreciação global comparativamente à amostra sem redução.

Tabela 9 - Grau de aceitação média e respetivo desvio-padrão, moda e mediana para as amostras

em estudo.

Apreciação Global

Melão/Melância Média

Desvio

Padrão Moda Mediana Classificação Amostra c/redução 6,6ª 0,89 7,0 7,0 Muito agradável

Amostra s/redução 6,4ª 0,86 6,0 6,0 Agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados do grau de aceitação dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura dos produtos encontram-se descritos na Tabela 10. Ambas as amostras apresentam uma classificação média de 7 pontos na escala hedónica (“muito agradáveis”) para os atributos aspeto e sabor/aroma. Relativamente ao atributo textura, obteve-se melhor classificação na amostra com redução de açúcar (7 pontos na escala hedónica; “muito agradável”) comparativamente à amostra sem redução de açúcar (6 pontos na escala hedónica; “agradável”).

Tabela 10 - Grau de aceitação média dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura das formulações

em estudo.

Aspeto Sabor/Aroma Textura

Melão/Melância Média Classificação Média Classificação Média Classificação Amostra c/redução 6,7ª Muito agradável 6,7ª Muito agradável 6,5ª Muito agradável

Amostra s/redução 6,7ª Muito agradável 6,5ª Muito agradável 6,4ª Agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados da intenção de compra dos produtos avaliados sensorialmente apresentam-se no gráfico 4. Os provadores foram questionados sobre a

(20)

12

possibilidade de compra das formulações de iogurte em estudo, sendo que há uma maior intenção de compra da amostra com redução de açúcar (87%) comparativamente há amostra sem redução de açúcar (83%).

Gráfico 4 - Intenção de compra do iogurte com sabor Melão/Melância.

Iogurte Líquido sabor Manga

Os resultados do teste de aceitação relativamente à apreciação global do produto apresentam-se na Tabela 11. A amostra com redução de açúcar obteve, como classificação global média, 6 pontos na escala hedónica (“agradável”) e a amostra sem redução, 7 pontos (“muito agradável”). Assim, a amostra sem redução de açúcar tem melhor apreciação global comparativamente à amostra com redução.

Tabela 11 - Grau de aceitação média e respetivo desvio-padrão, moda e mediana para as amostras em estudo.

Apreciação Global

Manga Média

Desvio

Padrão Moda Mediana Classificação Amostra c/redução 6,0ª 1,22 6,0 6,0 Agradável Amostra s/redução 6,5ª 1,01 7,0 7,0 Muito agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados do grau de aceitação dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura dos produtos encontram-se descritos na Tabela 12. Ambas as amostras

Não 13% Sim 87% AMOSTRA C/REDUÇÃO Não 17% Sim 83% AMOSTRA S/REDUÇÃO

(21)

apresentam uma classificação média de 7 pontos na escala hedónica (“muito agradáveis”) para os atributos aspeto e textura. Relativamente ao atributo sabor/aroma, obteve-se melhor classificação na amostra sem redução de açúcar (7 pontos na escala hedónica; “muito agradável”) comparativamente à amostra com redução de açúcar (6 pontos na escala hedónica; “agradável”).

Tabela 12 -Grau de aceitação média dos atributos aspeto, sabor/aroma e textura das formulações em estudo.

Aspeto Sabor/Aroma Textura

Manga Média Classificação Média Classificação Média Classificação Amostra c/redução 6,7ª Muito agradável 6,0ª Agradável 6,5ª Muito agradável

Amostra s/redução 6,7ª Muito agradável 6,5ª Muito agradável 6,7ª Muito agradável

*Letras iguais indicam que as médias dos produtos não são estatisticamente diferentes (p>0,05) Os resultados da intenção de compra dos produtos avaliados sensorialmente apresentam-se no gráfico 4. Os provadores foram questionados sobre a possibilidade de compra das formulações de iogurte em estudo, sendo que há uma maior intenção de compra da amostra sem redução de açúcar (93%) comparativamente há amostra com redução de açúcar (77%).

Gráfico 5 - Intenção de compra do iogurte com sabor Manga.

5. Discussão

Tendo em consideração os resultados obtidos no presente trabalho, a formulação de iogurtes com menor teor de açúcar, cuja redução foi cerca de 10% no teor de açúcares totais, obteve uma boa aceitação por parte dos consumidores

Não 23% Sim 77% AMOSTRA C/REDUÇÃO Não 7% Sim 93% AMOSTRA S/REDUÇÃO

(22)

14

uma vez que, em todos os sabores testados, os produtos reformulados tiveram uma avaliação positiva na escala hedónica utilizada.

Por outro lado, a comparação das médias entre o produto com redução de açúcar e sem redução de açúcar nos testes sensoriais, permitiu concluir que não há diferenças significativas na aceitação dos iogurtes em todos os atributos avaliados. Estes resultados são positivos pois demonstraram que a redução no teor de açúcares dos iogurtes em estudo, não afetou a aceitação dos consumidores relativamente aos atributos aspeto, sabor, textura, nem à apreciação global dos produtos, comparativamente ao produto sem redução de açúcar.

O produto com reformulação do teor de açúcar ainda obteve uma elevada percentagem de intenção de compra reportada pelo consumidor, sendo superior em 4 dos produtos em estudo.

Atualmente, tem havido uma tendência crescente da preferência do consumidor por iogurtes com teor reduzido de açúcar. (18)

À semelhança dos resultados obtidos no nosso trabalho, um estudo realizado na população marroquina, também demonstrou uma grande aceitação de iogurtes com redução de 20 e 30% de açúcar adicionado, com uma boa pontuação na escala hedónica, e uma elevada intenção de compra por parte dos consumidores. (19)

Adicionalmente, num estudo realizado na Suíça, foram testadas 3 concentrações diferentes de açúcar adicionado (10, 7 e 5 %). Os resultados obtidos indicaram que o consumidor teve uma melhor aceitação do iogurte aromatizado com 7% de açúcar adicionado, comparativamente ao de 10%, sendo este último considerado demasiado doce. No entanto, houve uma menor aceitação do iogurte com apenas 5% de teor de açúcar adicionado. (18)

(23)

Neste sentido, torna-se necessário entender, com a realização de estudos adicionais, qual o limiar de redução de açúcar que se pode atingir, sem reduzir a aceitação do consumidor pelo produto.

O presente trabalho permitiu corroborar a premissa de que a indústria alimentar consegue melhorar o perfil nutricional dos seus produtos, tornando a oferta alimentar disponível mais saudável, sem um impacto negativo na perceção do consumidor e na comercialização, justificando o desenvolvimento deste tipo de produtos, de modo a que, mais facilmente, se consigam atingir as metas preconizadas no projeto EIPAS, até 2020.

6. Conclusão

O presente estudo permitiu concluir que houve uma boa aceitação do consumidor relativamente aos iogurtes líquidos com redução no seu teor de açúcar.

A redução de 10% no teor de açúcares totais não afetou a aceitação dos consumidores relativamente aos atributos aspeto, sabor/aroma e textura, nem à apreciação global dos produtos.

Os resultados permitiram comprovar que é possível reduzir o teor de açúcar nos iogurtes líquidos, sem haver alterações na perceção do consumidor e, sem causar um impacto negativo na comercialização, devendo a indústria alimentar apostar no desenvolvimento desses produtos de modo a atingir as metas preconizadas no projeto EIPAS.

No entanto, é necessário realizar mais estudos de modo a perceber se é possível aplicar reduções mais significativas no teor de açúcar dos alimentos sem diminuir a aceitação.

(24)

16

Referências Bibliográficas

1. Portaria no. 742/92, de 24 de Julho, Diário da República no. 169 – I Série. Ministérios da Agricultura e do Comércio e Turismo. Lisboa.

2. Rodrigues SSP, Franchini B, Graça P, de Almeida MDV. A new food guide for the portuguese population: development and yechinal considerations. Journal of Nutrition Education and Behavior. 2006; 38:189-195.

3. Mckinley MC. The nutrition and health benefits of yoghurt. International Journal of Dairy Technology. 2005; 58:1-12.

4. Fernandez MA, Panahi S, Daniel N, Tremblay A, Marette A.Yogurt and Cardiometabolic Diseases: A Critical Review of Potential,Adv Nutr. 2017; 8(6):812– 829.

5. Astrup A.Yogurt and dairy product consumption to prevent cardiometabolic diseases: epidemiologic and experimental studies.Am J Clin Nutr. 2014; 99:1235S-42S.

6. Pei R, Martin DA, DiMarco DM, Bolling BW. Evidence for the effects of yogurt on gut health and obesity.Crit Rev Food Sci Nutr. 2017; 57 (8):1569-1583.

7. Morelli L.Yogurt, living cultures, and gut health. Am J Clin Nutr. 2014; 99:1248S-50S.

8. Direção-Geral da Saúde, Direção de Serviços de Informação e Análise. A Saúde dos Portugueses 2016. Lisboa: Direção-Geral da Saúde; 2017.

9. Despacho n.º 11418/2017. DR 2ª série de 2017-12-29, nº 249:29595-8. Aprova a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS). 10. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável - Orientações Programáticas. Lisboa: DireçãoGeral da Saúde; 2012.

11. Lopes C, Torres D, Oliveira A, Severo M, Alarcão V, Guiomar S, et al. Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, IAN-AF 2015-2016: Relatório de resultados. Universidade do Porto, 2017. ISBN: 978- 989-746-181-1. Disponível em: www.ian-af.up.pt.

12. Vargues AL, Fernandes P, Brazão R, Dias MG.Monitorização do teor de açúcar em alimentos disponíveis no mercado português: contributo para promover uma alimentação saudável.Boletim Epidemiológico Observações.2018.

13. Sidel J ,Stone H. Sensory Evaluation Practices. 3º ed.; 2004.

14. Lawless, H. T., Heymann, H. 2010. Sensory evaluation of food: principles and practices. Springer Science & Business Media; 2010.

15. Fisher C, Scott TR. Food Flavours: Biology and Chemistry. In.: The Royal Society of Chemistry; 1997.

16. ISO 8589:2007. Sensory analysis -- General guidance for the design of test rooms. International Organization for Standardization, Geneva (Switzerland): 2007. 17. ISO 4121:2003. Sensory analysis -- Guidelines for the use of quantitative response scales. International Organization for Standardization, Geneva (Switzerland): 2003.

18. Chollet M, Gille D, Schmid A, Walther B, Piccinali P. Acceptance of sugar reduction in flavored yogurt. J Dairy Sci. 2013; 96 (9): 5501-5511.

19. Benkirane H, Taboz Y, Benajiba N, et al. Acceptance of sugar reduction in yoghurt among Moroccan population. Pan Afr Med J. 2017;28:310.

(25)
(26)

18

Índice de Anexos

(27)

Anexo A. Questionário da prova de Análise Sensorial.

Agora, por favor, prove as 2 amostras pela ordem indicada e assinale a sua apreciação em cada amostra com um X, relativamente aos parâmetros: Aspeto, Sabor/Aroma, Textura e Apreciação global. Entre cada amostra, deve beber um pouco de água e/ou comer uma bolacha de água e sal. Deve, ainda, indicar com um X a sua intenção de compra relativamente às amostras em estudo. Amostra 150 E xt re m am en te De sa gr adá ve l M ui to D es agr adá ve l D es agr adá ve l L ig ei ra m ent e D es agr adá ve l L ig ei ra m ent e A gr adá ve l A gr adá ve l M ui to A gr adá ve l E xt re m am en te A gr adá ve l Parâmetros 1 2 3 4 5 6 7 8 Aspeto Sabor/Aroma Textura Apreciação Global

Compraria este produto? Sim _ Não_

Amostra 230 E xt re m am en te D es agr adá ve l M ui to D es agr adá ve l D es agr adá ve l L ig ei ra m ent e D es agr adá ve l L ig ei ra m ent e A gr adá ve l A gr adá ve l M ui to A gr adá ve l E xt re m am en te A gr adá ve l Parâmetros 1 2 3 4 5 6 7 8 Aspeto Sabor/Aroma Textura Apreciação Global

Compraria este produto? Sim _ Não_

Obrigada pela sua participação. Antes de iniciar a prova preencha, por favor, o seguinte questionário:

Idade: ____ Sexo: □ F □ M

Com que frequência consome iogurtes líquidos? □ <1 vez/mês

□ 1-3 vezes/mês □ 1 vez/semana □ >1 vez/semana

Referências

Documentos relacionados

Com o presente projeto de investimento denominado &#34;Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional&#34;, a empresa pretende

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas