• Nenhum resultado encontrado

Era Vargas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Era Vargas"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

GOSTARIA DE BAIXAR

TODAS AS LISTAS

DO PROJETO MEDICINA

DE UMA VEZ?

ACESSE

WWW.PROJETOMEDICINA.COM.BR/PRODUTOS

CLIQUE AQUI

(2)

1 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

Exercícios de História

Era Vargas

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Uerj) O FIM DE UMA ERA

Em seu discurso de despedida do Senado, em dezembro de 1994, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o fim da Era Vargas, como um prenúncio das mudanças que estavam por vir. Supunha-se sepultado um modelo econômico que tinha como principal ator o intervencionismo do Estado, como atração política o paternalismo de cooptação e como modelo social a previdência pública e a legislação trabalhista.

(NOGUEIRA, Octaciano. "Jornal da Tarde", 11/11/1998.)

1. Embora a citação acima apresente a legislação trabalhista de Getúlio Vargas como parte de um ultrapassado modelo econômico, é possível apontar aspectos que, no sentido contrário, revelem o significado da contribuição trazida pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - para as relações de trabalho.

Um aspecto dessa contribuição está indicado em: a) manutenção da ação sindical e de direitos trabalhistas durante a ditadura militar

b) estabelecimento da pluralidade sindical e de partidos trabalhistas durante o Estado Novo c) criação de normas legais para os aumentos salariais reais e do gatilho salarial durante o governo Sarney

d) instituição do estatuto político dos trabalhadores e do Tribunal Superior do Trabalho durante o segundo governo Vargas

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufrn) A supremacia de um chefe político municipal, na Primeira República, não estava correlacionada com o número de votantes, mas com a capacidade de controlar e impor a coerção. O coronelismo sofre um certo impacto no início dos anos trinta, mas em 1932 já estava recomposto sem aquela arrogância do senhor absoluto de outrora. A centralização política de Vargas significou para os coronéis a perda parcial do controle de coerção, principal fonte de seu poder

político na Primeira República. Após 45, a presença das massas urbanas na política torna-se um fato muito mais importante do que se poderia pressentir sob a ditadura. O golpe de 1964 foi recebido pelo coronelismo moribundo com extrema animação. Mas, a recuperação do coronelismo foi apenas parcial. Males irreversíveis continuaram afetando-o progressivamente.

Adaptado de: DANTAS, Ibarê. Coronelismo e dominação. Aracaju: UFSE, 1987. p. 23-35.

2. A ascensão de Vargas ao poder, após o

movimento de 1930, trouxe mudanças nas práticas coronelísticas típicas da República Velha. Entre essas mudanças, podemos citar:

a) os coronéis perderam o poder de mobilizar milícias na defesa de seus interesses, mas fortaleceram as práticas de mandonismo local, mesmo contra a vontade de Vargas.

b) as velhas e novas oligarquias foram derrotadas por Vargas, que acreditava serem elas incompatíveis com os seus projetos inovadores orientados para a

modernização social e econômica.

c) os interventores, nomeados pelo novo regime, reduziram o poder dos coronéis, mesmo que,

posteriormente, a política de cooptação de lideranças locais, adotada por Vargas, tenha lhes devolvido parte desse poder.

d) os governantes indicados por Vargas destituíram os coronéis do poder, criando as bases de uma reforma agrária, com o intuito de alterar as arcaicas estruturas rurais.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Puccamp) Cultura dos almanaques

1. Como explicar ao meu leitor mais jovem o que é (ou o que era) um ALMANAQUE? Vamos ao

dicionário. Lá está, entre outras acepções, a que vem ao caso: folheto ou livro que, além do calendário do ano, traz diversas indicações úteis, poesias, trechos literários, anedotas, curiosidades etc. O leitor não faz idéia do que cabia nesse etc.: charadas, horóscopo, palavras cruzadas, enigmas policiais, astúcias da matemática, recordes mundiais, caricaturas, provérbios, dicas de viagem, receitas caseiras... Pense em algo publicável, e lá estava.

(3)

2 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

2. Já ouvi a expressão "cultura de almanaque", dita em tom pejorativo. Acho injusto. Talvez não seja inútil conhecer as dimensões das três pirâmides, ou a história de expressões como "vitória de Pirro", "vim, vi e venci" e "até tu, Brutus?". E me arrepiava a

descrição do ataque à base naval de Pearl Harbor, da guilhotina francesa, do fracasso de Napoleão em Waterloo, da queda de Ícaro, das angústias de Colombo em alto mar. Sim, misturava povos e séculos com grande facilidade, mas ainda hoje me valho das informações de almanaque para explicar, por exemplo, a relação que Pitágoras encontrou não apenas entre catetos e hipotenusa, mas - pasme, leitor - entre o sentimento da melancolia e o funcionamento do fígado. Um bom leitor de almanaque explica como uma bela expressão de Manuel Bandeira - "o fogo de constelações extintas há milênios" - é também uma constatação da astrofísica.

3. Algum risco sempre havia: não foi boa idéia tentar fazer algumas experiências químicas com produtos caseiros. E alguns professores sempre implicavam quando eu os contestava ou argüía, com base no almanaque. Pegadinhas do tipo "quais são os números que têm relações de parentesco?" ou questões como "por que uma mosca não se esborracha no vidro dentro de um carro em alta velocidade?" não eram bem-vindas, porque despertavam a classe sonolenta. Meu professor de Ciências fechou a cara quando lhe perguntei se era hábito de Arquimedes tomar banho na banheira brincando com bichinhos que bóiam, e minha professora de História fingiu que não me ouviu quando lhe perguntei de quem era mesmo a frase "E no entanto, move-se!", que eu achei familiar quando a li pintada no pára-choque de um fordinho com chapa 1932 (relíquia de um paulista orgulhoso?).

4. Almanaque não se emprestava a ninguém: ao contrário de um bumerangue, nunca voltaria para o dono. Lembro-me de um exemplar que falava com tanta expressão da guerra fria e de espionagem que me proporcionou um prazer equivalente ao das boas páginas de ficção. Um outro ensinava a fazer balão e pipa, a manejar um pião, e se nunca os fiz subir ou rodar era porque meu controle motor já não dava inveja a ninguém. Em compensação, conhecia todas as propriedades de uma carnaubeira, o curso e o regime do rio São Francisco, fazia prodígios com

ímãs e saberia perfeitamente reconhecer uma voçoroca, se viesse a cair dentro de uma.

5. Pouco depois dos almanaques vim a conhecer as SELEÇÕES - READER'S DIGEST - uma espécie de almanaque de luxo, de circulação regular e

internacional. Tirando Hollywood, as SELEÇÕES talvez tenham sido o principal meio de difusão do AMERICAN WAY OF LIFE, a concretização editorial do SLOGAN famoso: TIME IS MONEY. Não tinha o charme dos almanaques: levava-se muito a sério, o humor era bem-comportado, as matérias tinham um tom meio autoritário e moralista, pelo qual já se entrevia uma América (como os EUA gostam de se chamar) com ares de dona do mundo. Não tinha a galhofa, o descompromisso macunaímico dos nossos almanaques em papel ordinário. Eu não trocaria três exemplares do almanaque de um certo biotônico pela coleção completa das SELEÇÕES.

6. Adolescente, aprendi a me especializar nas disciplinas curriculares, a separar as chamadas áreas do conhecimento. Deixei de lado os almanaques e entrei no funil apertado das tendências vocacionais. Com o tempo, descobri este emprego de cronista que me abre, de novo, todas as portas do mundo: posso falar da minha rua ou de Bagdad, da reunião do meu condomínio ou da assembléia da ONU, do meu canteirinho de temperos ou da safra nacional de grãos. Agora sou autor do meu próprio almanaque. Se fico sem assunto, entro na Internet, esse

almanaque multidisciplinaríssimo de última geração. O "buscador" da HOME PAGE é uma espécie de oráculo de Delfos de efeito quase instantâneo. E o inglês, enfim, se globalizou pra valer: meus filhos já aprenderam, na prática, o sentido de outro SLOGAN prestigiado, NO PAIN, NO GAIN (ou GAME, no caso deles). Se eu fosse um nostálgico, diria que, apesar de todo esse avanço, os velhos almanaques me deixaram saudades. Mas não sou, como podeis ver.

(4)

3 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

3. Analise o texto adiante.

Por um lado, é a ameaça do prolongamento indefinido da ditadura e, acima do predomínio no código

fundamental do país de idéias não só visceralmente incompatíveis com as tradições democráticas, consciência e cultura da nação, senão também atentatórias da segurança, direitos e progresso econômico de São Paulo. Por outro lado, são as dores desta soberba Unidade da Federação, usurpada na faculdade inauferível de se governar, talada na opulência de suas riquezas, destroçada na organização de seus serviços públicos. São Paulo martirizado nunca poderia perdoar aos seus filhos manterem-se desunidos ante tantos perigos e infortúnios.

(Adaptado de "O Estado de S. Paulo", fevereiro de 1932)

A partir do texto e tendo como referenciais o contexto histórico do movimento paulista de 1932, pode-se afirmar que

a) a grande imprensa demonstra sempre uma postura eqüidistante no tocante a questões históricas

conflituosas, haja vista o predomínio do interesse comercial dos seus proprietários.

b) o jornal revela um posicionamento radical contra o extremo nacionalismo do movimento paulista, que pretendia depor o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas.

c) o jornal concorda plenamente com o movimento paulista, já que este procura fortalecer o getulismo contra a oligarquia que governa o Brasil até 1930. d) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país.

e) as idéias contidas no texto do jornal mostram o grau de união e a convergência de interesses de todos os participantes do movimento paulista pela Consolidação da União Nacional.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

4. Sobre o primeiro e o segundo governos do

presidente Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas.

( ) Em 1939, o presidente Getúlio Vargas apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização: usinas hidrelétricas em Paulo

Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de aço e fábrica de aviões.

( ) Aparentemente o Estado Novo foi

antioligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo porque os capitais investidos nas indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola.

( ) A Constituição de 1937 se caracterizou pelo predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder judiciário.

( ) Vargas defendia uma política anti-imperialista e decidiu nacionalizar o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo.

( ) A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que participaram da Coluna Prestes.

5. (Ufpe) Sobre a política externa do Brasil durante os governos de Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart pode-se afirmar:

(0) Durante o ano de 1960 dezessete países africanos tornaram-se independentes. Entretanto, o governo de Juscelino não propôs uma política de relações internacionais mais próximas com a África. (1) A política externa do Estado Novo caracterizou-se pelo pragmatismo na relação entre o estado e a economia. Exemplo: o projeto de construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda dependeu de um jogo político internacional entre os Estados Unidos e o Brasil.

(2) Goulart, ao assumir a presidência da República em 11 de setembro de 1961, reiterou os princípios do anticolonialismo e da autodeterminação dos povos, manifestando continuidade na política externa do seu antecessor Jânio Quadros, em direção a uma maior aproximação com a África.

(5)

4 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

(3) A Escola Superior de Guerra (ESG), durante o governo Goulart, preferia ver o Atlântico sob a influência dos Estados Unidos. Para a ESG a política externa brasileira deveria ser pensada sob o ângulo da segurança do hemisfério ocidental.

(4) Goulart, tanto quanto Juscelino, formulou uma política externa de abertura comercial com a América Latina e Central, possibilitando o surgimento do MERCOSUL.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir assinale os itens corretos e os itens errados.

6. Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar:

(0) Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra.

(1) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas,

representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país. (2) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países".

(3) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas.

(4) Durante a Segunda Guerra Mundial Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Ufsc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.

7. A Revolução de 1930, no Brasil, teve como objetivos:

(01) enfraquecer a aliança conhecida como "café com leite".

(02) diminuir o poder político dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

(04) aumentar o poder político dos grupos industriais do Brasil.

(08) alterar a sucessão de Presidentes, representantes da "aristocracia rural".

Soma ( )

8. Entre 1930 e 1935, aconteceram no Brasil dois movimentos armados que tentaram alterar a situação política existente. Assinale as proposições

CORRETAS. (01) Revolução Constitucionalista. (02) Revolta da Armada. (04) Intentona Comunista. (08) Estado Novo. (16) Revolta da Chibata. Soma ( )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufba) Na(s) questões adiante escreva, no espaço apropriado, a soma dos itens corretos.

9. "(...) De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores.

Não se tratava apenas de realizações em matéria de previdência e trabalho, mas a valorização deliberada do trabalhador nacional, relacionada às questões jurídicas e seus aspectos sociais.

A Constituição de 34 já refletia essa transformação no país. Coube, porém, ao Estado Novo resolver os conflitos entre o capital e o trabalho.

O art. 136 da Carta de 37 determina que o trabalho é um dever social, tendo direito à proteção especial do Estado. (...)"

(6)

5 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o assunto, indique aspectos do trabalhismo getulista:

(01) Sindicalismo de resultados, em que as

conquistas econômicas prevalecem sobre as políticas e ideológicas.

(02) Oficialismo, como instrumento de manipulação das massas e montagem de um arcabouço

institucional controlado pelo Estado.

(04) Corporativismo, na medida em que propugna a união das classes produtoras em categorias

profissionais, sob fiscalização estatal.

(08) Assistencialismo, visando a despolitizar os sindicatos, retirando-lhes o caráter de fórum representativo da classe trabalhadora.

(16) Sindicalismo "pelego", atrelado ao Estado, impedindo a livre organização dos trabalhadores na defesa dos seus interesses e direitos.

(32) lnternacionalismo, na medida em que enfatiza os interesses comuns dos trabalhadores das diferentes nações.

Soma ( )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Unb) A partir do golpe de 1930 fora possível apresentar inovações em todas as esferas de poder, de tal modo que, impulsionados pela corroída imagem da República Velha, os assim chamados

"revolucionários de 30" puderam, com o apoio popular, acabar com a existência dos partidos políticos, o produto-tipo da cultura política liberal. Com o golpe de 1930, sequer houve um partido para a arregimentação das massas que, não só

começaram a identificar-se prontamente com a proposta de um estado totalitário, como

demonstravam cada vez mais seu clamor por Getúlio Vargas.

Elizabeth Cancelli, O MUNDO DA VIOLÊNCIA.

10. Com referência às "inovações em todas as esferas de poder" a que o texto se refere, julgue os itens a seguir.

(0) Os revolucionários de 1930 mantiveram instituições políticas liberais, como o sistema partidário da República Velha.

(1) Vargas, depois de liderar a Revolução de 1930, e especialmente depois de promover o golpe do Estado Novo, criou um regime com pouca ou nenhuma intermediação de instituições políticas autônomas entre a sociedade e o Estado.

(2) O golpe de 1937 veio a ser a comprovação definitiva das características centralistas e autoritárias que vinham se desenhando desde a Revolução de 1930.

(3) A mentalidade de massa, o Estado de massa, o personalismo carismático do líder e as formas corporativas foram características típicas da Era Vargas.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Ufrn) Voltei nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais (...) Quis criar a liberdade nacional na potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás; mal ela começa a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954.

DEL PRIORE, Mary et al. "Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90". São Paulo: Scipione, 1997. p. 98-99.

O Estado começou a ser transformado para tornar-se mais eficiente, evitar o desperdício e prestar serviços de melhor qualidade à população. (...) Fui escolhido pelo povo (...). Para continuar a construir uma economia estável, moderna, aberta e competitiva. Para prosseguir com firmeza na privatização. Para apoiar os que produzem e geram empregos. E assim recolocar o País na trajetória de um crescimento sustentado, sustentável e com melhor distribuição de riquezas entre os brasileiros.

Discurso de posse do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2 de janeiro de 1999.

CARDOSO, F.H. Por um Brasil solidário. "O Estado de São Paulo", 2 jan. 1999.

(7)

6 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

11. Os pronunciamentos de Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso foram proferidos em momentos históricos diferentes. Contudo, os dois governantes têm em comum o fato de

a) sentirem-se pressionados pelas forças democráticas para adotarem um modelo político capaz de assegurar a estabilidade das instituições políticas.

b) obterem o apoio em massa dos trabalhadores para a implementação de suas respectivas políticas estatais.

c) sofrerem campanhas contrárias às suas ações políticas, lideradas por movimentos nacionais com o apoio clandestino de grupos internacionais.

d) referirem-se ao apoio popular para legitimar suas ações, uma vez que chegaram ao poder através do voto direto.

12. A atuação do Estado no Brasil difere nos governos de Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso (FHC), uma vez que

a) para Vargas, ao Estado cabia explorar as riquezas nacionais, base para a construção de uma nação forte; para FHC, ao Estado cabe estimular os investimentos privados, que inserem o país na economia internacional.

b) para Vargas, o Estado tinha a função de organizar os trabalhadores em sindicatos internacionais; para FHC, o Estado situa-se acima das classes sociais, estando assim impossibilitado de intervir nas questões trabalhistas.

c) Vargas concebia um Estado capaz de promover a aliança entre a burguesia nacional e a burguesia internacional; FHC concebe um Estado independente em relação aos diferentes grupos econômicos. d) Vargas estimulou a criação de empresas privadas com capital nacional em substituição às empresas públicas; FHC defende a privatização das empresas estatais como meio de manter a estabilidade da economia.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufrn) Leia o fragmento textual abaixo para responder às questões adiante.

A cidade dos tempos do capitalismo do século XX adquiriu uma característica que, até o século XIX, era

peculiar aos portos: passa a se constituir, sobretudo, de uma população estrangeira, de várias origens e regiões, e, quando muito, de uma população apenas de passagem. A produção econômica, voraz em sua fome de força de trabalho a baixo custo, dispõe, nessa cidade, de um enorme mercado de mão-de-obra. No entanto, a cidade capitalista, apesar de gerar um novo território comum, não consegue garantir um espaço para todos.

Adaptado de ROLNIK, Raquel. "O que é cidade." São Paulo: Brasiliense, 1995.

13. A análise feita no fragmento aplica-se ao

processo de urbanização no Brasil, durante o século XX.

Considerando a primeira metade do século, é correto afirmar sobre esse processo:

a) O aumento da população urbana resultou da transferência progressiva de população das áreas rurais para as cidades, atraída pela industrialização. b) A ampliação do operariado urbano nacional consolidou o poder das oligarquias agroexportadoras, em fase de franca expansão nas cidades portuárias. c) O crescimento da população pobre nos centros urbanos levou o governo a criar uma política de geração de empregos para absorver esse contingente.

d) A reformulação e a ampliação das cidades para receber os novos habitantes desencadearam um processo de enriquecimento, extensivo aos trabalhadores.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufmt) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

14. Durante o Estado Novo (1937/1945) governado por Getúlio Vargas, o Brasil criou uma imagem de harmonia entre o povo e o governo e entre as diferentes classes sociais. A respeito, julgue os itens.

(8)

7 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

( ) Foi utilizada a repressão através da violência, dirigida em nível nacional por Felinto Muller, chefe da polícia.

( ) Foi observado o respeito a alguns princípios democráticos como a preservação dos partidos políticos de diferentes ideologias.

( ) Ocorreram concessões de caráter paternalístico e demagógico.

( ) O programa político "A hora do Brasil" foi criado para divulgar o que o governo pretendia e é um exemplo da utilização da propaganda pelo governo.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Ufpr) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

15. O Estado Novo (1937-1945) constituiu-se num período ditatorial da história brasileira. Sob esse aspecto é correto afirmar que:

(01) Foi um período regido por uma constituição autoritária, em que o Executivo controlava o Legislativo e o Judiciário, sendo suprimidos os partidos políticos.

(02) O Estado Novo de Getúlio Vargas baseou-se em burocracia complexa e centralizadora, com

intervenção do Estado na economia e nos sindicatos. (04) O Estado autoritário teve como uma de suas preocupações a garantia da liberdade de imprensa e de opinião.

(08) O único ato de oposição ao Estado Novo foi o movimento conhecido como "Revolução

Constitucionalista", começada em São Paulo. (16) Para limitar e controlar o poder nos estados, Getúlio Vargas nomeou "interventores".

soma = ( )

16. "Construiremos uma pátria nova onde grandes e pequenos tenham vez, onde todos os seus filhos participem igualmente! A revolução que fizemos foi fruto da vontade do povo, que agora é senhor do seu destino. (...) Não haverá lugar para corruptos que roubam o dinheiro do povo, não haverá lugar para o desrespeito à lei, para favores políticos, para a injustiça e a farsa".

(Getúlio Vargas).

Correlacione o texto anterior com os conhecimentos históricos e identifique as respostas corretas:

(01) O texto anterior refere-se à Revolução de 1964, liderada por Getúlio Vargas, cujos objetivos eram acabar com a corrupção, o desrespeito à lei e com os desmandos do projeto de implantação de uma República Sindicalista.

(02) A Revolução a que Getúlio se refere é a Revolução de 1930. Apesar da promessa, o povo pouco se beneficiou dos resultados dos

acontecimentos porque o movimento revolucionário apenas promoveu uma alternância dos grupos dominantes no poder.

(04) A Revolução de 1930 abriu a possibilidade da participação do povo pelo voto direto e universal, garantido pela Constituição de 1930.

(08) A promessa de participação não passou do discurso, pois, ao assumir o poder em 30 de

dezembro de 1930, o que ocorreu foi a nomeação de interventores, em sua maioria oriundos do movimento tenentista, para governar os Estados da República. (16) Ao longo da década de 30, os fatos desmentiram o discurso de Vargas. Apesar das tentativas de participação tanto de associações e clubes quanto de movimentos revolucionários, Getúlio, gradativamente, foi centralizando o poder, processo que culminou com o Golpe de Estado de 1937, dando início ao período conhecido como Estado Novo.

(32) Na Revolução de 1964, Getúlio Vargas é logo destituído do poder pelos militares, que o substituem pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e rompem com a promessa de participação popular, iniciando-se período de intensa restrição às

liberdades políticas.

(9)

8 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

17. (Fuvest) "Vitoriosa a revolução, abre-se uma espécie de vazio de poder por força do colapso político da burguesia do café e da incapacidade das demais frações de classe para assumí-lo, em caráter exclusivo. O Estado de compromisso é a resposta para esta situação. Embora os limites da ação do Estado sejam ampliados para além da consciência e das intenções de seus agentes, sob o impacto da crise econômica, o novo governo representa mais uma transação no interior das classes dominantes, tão bem expressa na intocabilidade sagrada das relações sociais no campo".

(Boris Fausto, A REVOLUÇÃO DE 1930: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA)

a) Explicite o que o autor apresenta como "Estado de compromisso".

b) Qual a relação entre "O Estado de compromisso" e a "intocabilidade sagrada das relações sociais no campo"?

18. (Unicamp) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio:

"A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo"

a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo?

b) Cite duas características do Estado Novo.

19. (Unesp) "Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da 'Aliança Nacional Libertadora' haviam brotado (...). A plataforma da 'Aliança' pedia o cancelamento das 'dívidas imperialistas', a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os

radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força...". (Thomas Skidmore, DE GETÚLIO A CASTELO).

O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:

a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.

b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.

c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.

d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização.

e) no segundo governo Vargas (1951-54) e

contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do Presidente.

20. (Pucsp) No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:

a) conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.

b) participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a

racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.

c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo.

d) atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.

e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

21. (Unesp) O Estado Novo (1937-1945) foi marcado pelo seu caráter centralizador, intervencionista e autoritário. As forças opositoras ao regime valiam-se dessas características para denunciar a "ação fascista" do governo.

No processo de crise desse Estado, cujo desfecho foi a deposição de Vargas, avalie a importância da participação do Brasil na Guerra em oposição ao nazi-fascismo.

(10)

9 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

22. (Fuvest) "Os benefícios que conquistastes devem ser ampliados aos operários rurais, aos que,

insulados nos sertões, vivem distantes das vantagens da civilização. Mesmo porque, se não o fizermos corremos o risco de assistir ao êxodo dos campos e superpovoamento das cidades - desequilíbrio de conseqüências imprevisíveis, capaz de enfraquecer ou anular os efeitos da campanha de valorização integral do homem brasileiro, para dotá-lo de vigor econômico, saúde física e energia produtiva".

(Getúlio Vargas, discurso de 1° de maio de 1941)

a) A quais "benefícios" se refere o Presidente Vargas?

b) Posteriormente, quando os "benefícios" foram estendidos aos trabalhadores rurais, essas medidas, além de não impedirem o êxodo, também não eliminaram a miséria. Porque?

23. (Unitau) Considere as seguintes proposições:

I - A Constituição, de 25 de Março de 1824, instituía a religião Católica Romana como sendo oficial do Estado brasileiro.

II - A Carta Constitucional, de 24 de Fevereiro de 1891, estabelecia para o Brasil um Estado Federativo, um sistema de governo parlamentarista e o sufrágio universal.

III - A Constituição, de 16 de Julho de 1934, instituía uma única Câmara, subordinando ainda as suas decisões ao Poder Executivo.

IV - A extinção da autonomia dos Estados e a hipertrofia do Poder Executivo caracterizavam a Constituição de 10 de Novembro de 1937.

A alternativa que contém afirmações corretas é: a) I e II.

b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) I e III.

24. (Fuvest) Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes. b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.

c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.

d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.

e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

25. (Fuvest-gv) A Revolução de 1930 conduziu à adoção de diversas medidas em favor dos operários do Brasil. Quais foram essas medidas? Essas medidas podem ser consideradas como meramente paternalistas? Em caso de resposta negativa, até que ponto elas trouxeram um benefício real?

26. (Fuvest) Compare e explique as relações entre o governo brasileiro e o operariado, antes e depois de 1930.

27. (Unicamp) Diferenças significativas distinguem o sindicalismo operário brasileiro das primeiras décadas do século 20, do sindicalismo criado após 1930 pela legislação trabalhista do governo Vargas. Quais são essas diferenças?

28. (Unesp) Depois de muitos movimentos operários; lutas e reivindicações trabalhistas, os sindicatos foram legalizados:

a) no decurso da Revolução Paulista de 1924. b) através do Ato Institucional número 5 de 1968. c) no Governo Provisório de Vargas (1930-1934). d) durante a Campanha do Contestado.

(11)

10 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

29. (Unesp) "A fixação do ano de 1930 como um primeiro marco divisor da História do Brasil contemporâneo tem a artificialidade implícita em qualquer periodização, mas se justifica por razões que se situam além da história política ou da simples tradição."

Sintetize algumas razões dessa periodização historiográfica.

30. (Unesp) Estabeleça a relação entre a ação do Estado Novo (1937-1945) e o desenvolvimento da indústria pesada no Brasil.

31. (Cesgranrio) O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao):

a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação

comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.

b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento. c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.

d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.

e) retorno das oligarquias agrárias ao poder,

restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.

32. (Ufpr) Após a Revolução de 1930, segue-se o longo governo de Getúlio Vargas até 1945. Caracterize esse período no que se refere a seus aspectos político-partidário e eleitoral.

33. (Faap) Em 1585, o português João Tavares constrói, na foz do rio Paraíba, o Forte de São Felipe, com a intenção de defender a área dos ataques piratas. Ali nasce a cidade de Filipéia. Em 1684, é elevada à condição de capitania. O assassinato do governador João Pessoa é o estopim da Revolução de 1930.

O texto refere-se a assuntos ligados a qual dos Estados a seguir?

a) Minas Gerais b) Mato Grosso do Sul c) Paraíba

d) Pará e) Paraná

34. (Faap) "O Rio Grande, sem correr o menor risco, Amarrou, por telegrama, os cavalos no obelisco."

A marcha de Lamartine Babo fala, com humor, da Revolução:

a) de 1889 - que depôs D. Pedro II

b) de 1891 - que resultou na Renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca

c) de 1930 - que depôs Washington Luiz

d) de 1932 - em que São Paulo exigia uma Carta Constitucional

e) de 1964 - que depôs João Goulart

35. (Faap) "Batemo-nos pelo Estado Integralista. Queremos a reabilitação do princípio de autoridade, que esta se respeite e faça respeitar-se. Defendemos a família, a instituição fundamental cujos direitos mais sagrados são proscritos pela burguesia e pelo

comunismo."

Este texto, pelas idéias que defende, é provável que tenha sido escrito por:

a) Jorge Amado

b) Carlos Drummond de Andrade c) Mário de Andrade

d) Oswald de Andrade e) Plínio Salgado

36. (Faap) Só uma destas datas não procede: a) 1924 - Revolução que colocou Getúlio Vargas no poder

b) 1932 - Revolução Constitucionalista de São Paulo c) 1934 - Promulgação da Segunda Constituição Republicana

d) 1937 - Golpe de Estado implantou o Estado Novo e) 1945 - Deposição de Vargas

(12)

11 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

37. (Ufes) "Foi a ascensão das classes sociais urbanas, com a deposição do governo Washington Luís, em 1930, que criou novas condições sociais e políticas para a conversão do Estado Oligárquico em Estado Burguês. Esse foi o contexto em que o Governo Getúlio Vargas, nos anos 1930-1945, passou a pôr em prática novas diretrizes políticas quanto às relações entre assalariados e

empregadores".

(Ianni, Octávio - ESTADO E

PLANEJAMENTO ECONÔMICO NO BRASIL (1930 - 1970). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977, p. 34).

Conforme o texto, novas diretrizes políticas passaram a nortear o governo Vargas, especialmente após 1937, quando foi decretado o Estado Novo, que intensificou a regulamentação das relações entre as classes patronais e os trabalhadores, no processo de industrialização vivido pelo Brasil no período posterior a 1930. O espírito dessa intervenção estatal se expressa na

a) negação de práticas valorizadas pelo fascismo, como o corporativismo e a máquina de propaganda. b) tentativa de aproximar a política trabalhista, cada vez mais, dos integralistas, com vistas a aliciar Plínio Salgado para a chefia do PTB.

c) busca da harmonia social caracterizada pelo fortalecimento do Estado, que passa a tutelar as divergências e conflitos baseados em interesses particularistas.

d) valorização exclusiva dos trabalhadores nacionais, objetivando dar-lhes oportunidade de alcançar o poder e assim fazer prevalecer sua ideologia,

conforme legislação que previa expulsão dos judeus e outros estrangeiros, residentes no Brasil.

e) concessão do direito de greve aos trabalhadores e do de "lockout" aos empresários, com o fim de dirimir conflitos trabalhistas.

38. (Ufpe) A Constituição promulgada em 16 de julho de 1934 resultou de intensos debates

que se prolongaram por oito meses. Entre suas principais inovações não se inclui:

a) A legislação trabalhista, a nacionalização das minas e quedas d’água.

b) O salário mínimo para os trabalhadores, os deputados classistas e o direito da União em monopolizar determinadas atividades econômicas.

c) A criação das justiças Eleitoral e do Trabalho. d) A inviolabilidade dos direitos à liberdade, à segurança e à propriedade dos cidadãos como também a liberdade de consciência e de crença.

e) O cerceamento de todas as garantias individuais e a proibição do direito de voto das

mulheres.

39. (Ufes) "DEIXA LISBOA O CONTINGENTE DA FEB

O público apinhou o cais e as elevações da capital portuguesa para despedir-se dos soldados brasileiros - Dois 'pracinhas' ficam em terra - Marcada para o dia 17 a chegada ao Rio".

(O GLOBO, 05-09-45)

Em plena Segunda Guerra Mundial e durante o governo autoritário do Estado Novo no Brasil, o presidente Vargas assinou decreto que levou o Brasil a entrar nesse conflito, de cujo término no ano de 1995 se comemorou o cinqüentenário. A participação do Brasil foi por meio da FEB, composta por soldados brasileiros.

Explique como tal participação e, posteriormente, o fim da Guerra, com a vitória dos aliados, contribuíram para o término do Estado Novo no Brasil.

40. (Fei) O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se:

a) pela centralização político-administrativa,

eliminação da autonomia dos estados e extinção dos partidos políticos;

b) pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura, descentralização político-administrativa; c) pelo apoio ao comunismo internacional;

d) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleições diretas;

e) pela formação de uma Assembléia Constituinte que votaria a Constituição de 1937, conhecida como a mais liberal da República.

(13)

12 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

41. (Fgv) Durante a maior parte do Estado Novo (1937-1945), a política externa brasileira pode ser caracterizada por uma

a) orientação pragmática frente aos Estados Unidos e à Alemanha nazista.

b) subordinação total aos interesses dos Blocos Soviéticos e Pan-Americano.

c) orientação de dependência relativa com relação à Itália e ao Japão.

d) subordinação integral aos Estados Unidos e à Europa aliada.

e) orientação de alinhamento automático aos países da América Latina.

42. (Ufpe) A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder".

Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?

a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul. b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.

c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.

d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.

e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

43. (Ufpe) Quais os fatos, entre os a seguir

relacionados, que ocorreram durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas?

1. Os partidos políticos foram extintos e a imprensa escrita e falada foi controlada pelo DIP.

2. O plano Cohen, forjado pelo governo Vargas, justificou uma intervenção armada no próprio governo.

3. A Semana de Arte Moderna revolucionou o mundo das Letras e das Artes Plásticas.

4. O Governo do Brasil assinou contrato com indústrias alemãs para a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis.

5. A queima de café para controlar preços e regular a produção foi denominada de "cotas de sacrifício."

Estão corretos apenas os itens: a) 1, 2, 3 e 4;

b) 2, 3, 4 e 5; c) 1, 3, 4 e 5; d) 1, 2 e 5; e) 1, 3 e 4.

44. (Puccamp) No Brasil, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que procurou arregimentar os Sindicatos e os trabalhadores, e o PSD (Partido Social

Democrático) que reunia os setores mais conservadores da sociedade foram criados a) por decreto, durante a vigência do Regime controlado pelos militares.

b) após a decretação da anistia política no final do Governo de João Figueiredo.

c) no período em que vigorou o Regime

Parlamentarista após a renúncia de Jânio Quadros. d) pelos trabalhadores, logo após o movimento popular pelas eleições diretas.

e) nos momentos finais do Estado Novo sob a inspiração direta de Getúlio Vargas.

45. (Ufmg) Leia o texto

"Os deputados das profissões serão eleitos na forma da lei ordinária, por sufrágio indireto das associações profissionais, compreendidas para este efeito, com os quatro grupos afins respectivos, nas quatro divisões seguintes: lavoura e pecuária; indústria; comércio e transportes; profissões liberais e funcionários públicos."

(BRASIL. Constituição de 1934).

A partir desse texto, pode-se afirmar que a Constituição Brasileira de 1934 inspirou-se no a) anarquismo.

b) comunismo. c) corporativismo. d) sindicalismo. e) socialismo.

(14)

13 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

46. (Unesp) Getúlio Vargas, depois de outorgar a Constituição de 1934, ampliou sua política

intervencionista de modo a ter pleno controle sobre a sociedade e, assim, impor seu plano político. Discorra sobre três características importantes deste governo e indique como terminou.

47. (Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não

moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a

alternativa que apresenta a ação política subseqüente e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.

b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo. c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.

d) A campanha anticomunista das classes

dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.

e) Os revoltosos só se renderam depois de

proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

48. (Unesp) Ao negar apoio à Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes manifestava-se a respeito do movimento contestatório, nos seguintes termos:

"Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados e vilmente mistificado todo um povo por uma campanha aparentemente democrática, mas que no fundo não era mais que uma luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas."

Prestes referia-se ao movimento que ficou conhecido como: a) Revolução de 1964. b) Revoltas Tenentistas. c) Revolução de 1930. d) lntentona Comunista. e) Ação lntegralista.

49. (Mackenzie) O governo instalado com a Revolução de 1930 distinguiu-se do Estado Oligárquico por promover:

a) o modelo liberal defendido pelo Partido Democrático, porta-voz da classe média paulista. b) uma economia exclusivamente agro-exportadora e a descentralização das decisões

econômico-financeiras.

c) as reformas preconizadas pelos Tenentes, sobretudo a partir de 1932.

d) a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.

e) o declínio do projeto de industrialização, devido aos conflitos entre capital e trabalho não mediados pelo governo.

50. (Mackenzie) Inconformado com a dissolução de seu partido, inspirado nas idéias fascistas, liderado por Belmiro Valverde e Severo Fournier, na

madrugada de 11 de maio de 1938, atacou o Palácio Guanabara sitiando o Presidente Vargas. Tratava-se de um grupo: a) comunista. b) aliancista. c) integralista. d) queremista. e) tenentista.

51. (Mackenzie) Em 3 de outubro eclodiu a Revolução de 1930, pondo fim à República Velha. Dentre as causas deste episódio histórico destacamos: a) a vitória da oposição nas eleições e o temor de revanchismos nas oligarquias derrotadas.

b) a dissidência das oligarquias nas eleições de 1930, fortalecendo a Aliança Liberal, derrotada, contudo, pela fraude da máquina do governo.

c) o programa da Aliança Liberal não identificado com as classes médias urbanas.

d) a sólida situação econômica do núcleo cafeeiro no início da década de trinta.

e) o apoio dos jovens militares, tenentistas, à política oligárquica nos anos vinte.

52. (Fuvest) O sentimento regionalista foi um dos fatores na luta pelo poder na Revolução de 1930. Como?

(15)

14 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

53. (Fuvest) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1929 porque

a) o governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior.

b) o país, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise.

c) houve redução do consumo de bens e, com isso, foi possível equilibrar as finanças públicas.

d) acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia. e) um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial.

54. (Fuvest) A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se

a) pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.

b) por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter o apoio ao seu projeto nacional.

c) pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares.

d) pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados.

e) por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.

55. (Fuvest) Como se expressa a ação do governo na economia brasileira no período do Estado Novo?

56. (Mackenzie) Dentre as causas que levaram ao fim do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas,

destacam-se:

a) o atentado da Rua Toneleiros contra o líder de oposição, Carlos Lacerda, que levou Vargas ao suicídio.

b) a insatisfação popular contra Getúlio Vargas, expressa no movimento queremista, e a privatização da Petrobrás.

c) a formação da Aliança Liberal e o Golpe Militar promovido pelo General Góes Monteiro.

d) a aliança entre U.D.N. e militares contra o queremismo e o golpe militar que levou Vargas à renúncia.

e) a recusa de Getúlio Vargas em sancionar a Lei Antitruste, aprovada pelo Congresso e o Golpe dos Tenentes.

57. (Mackenzie) Luiz Carlos Prestes fundou, em 1935, a Aliança Nacional Libertadora, frente de oposição ao fascismo e ao imperialismo, que se confrontava no plano interno com a organização criada pelo escritor Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira, de declarada inspiração fascista, cujo programa político propunha:

a) combate ao comunismo, extração dos partidos políticos, nacionalismo extremado e fiscalização das atividades artísticas.

b) instauração de um governo popular, Estado onipotente, ampliação das liberdades civis e hegemonia de um único partido.

c) suspensão do pagamento da dívida do Brasil, ampliação das liberdades civis, nacionalização das empresas Imperialistas e reforma agrária.

d) proteção aos pequenos e médios proprietários de terras, combate ao comunismo, pluripartidarismo, suspensão do pagamento da dívida do Brasil. e) como lema, "Deus, Terra, Trabalho e Família", nacionalização das empresas estrangeiras, governo das elites esclarecidas e reforma agrária.

(16)

15 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

58. (Mackenzie) A Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.), criada durante o Estado Novo por Getúlio Vargas, objetivava principalmente:

a) garantir aos trabalhadores o descanso semanal remunerado, a existência de sindicatos e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (F.G.T.S.).

b) impor o controle estatal sobre os sindicatos e garantir, através das leis trabalhistas, a imagem de Vargas como o "pai dos pobres".

c) contrapor-se à "Carta do Trabalho", de autoria fascista, que regia as relações capital-trabalho no Brasil.

d) garantir o salário-mínimo, a independência sindical, o seguro desemprego e a conciliação entre capital e trabalho.

e) apresentar Vargas como o grande protetor dos trabalhadores, instituindo o seguro-desemprego, o F.G.T.S. e regulamentando a jornada de trabalho.

59. (Unesp) "Neste mesmo mês, três mil integralistas - a 'luz da nova era', segundo seu chefe, Plínio Salgado - promovem seu Segundo Congresso Nacional... Sob o ridículo das saudações, da indumentária, do rituais, havia planos concretos de influir no processo de decisão política. Além dos gestos e dos textos, eles saíam às ruas.

Aparentemente, a Lei de Segurança Nacional se dirigia aos camisas verdes. Na realidade, o que visava eram as ameaças de mobilização... como a da Aliança Nacional Libertadora."

(Paulo Sérgio Pinheiro, ESTRATÉGIAS DA ILUSÃO.)

a) A que período de nossa história correspondem os fatos mencionados no texto?

b) Caracterize de maneira sumária o movimento chefiado por Plínio Salgado.

60. (Fuvest) Nos dias de hoje, a imprensa tem se referido ao desmantelamento da Era Vargas. Comente o significado dessa expressão no que diz respeito à legislação trabalhista.

61. (Unicamp) Ao estudar o Estado Novo, o historiador Alcir Lenharo (1946-1996) destacava o papel desempenhado pelo rádio:

"(...) o rádio servia, eficazmente, para se espalhar a imagem onipresente de Vargas por todo o país (...). Pelo rádio, o poder se faz presente e pessoaliza a relação política com cada cidadão".

(SACRALIZAÇÃO DA POLÍTICA, Campinas, Papirus/Ed. Unicamp, 1986, p.42).

a) Por que era importante para o Estado Novo que cada cidadão se considerasse próximo de Vargas? b) Cite duas práticas utilizadas pelo Estado Novo, além do uso dos meios de comunicação de massa, para assegurar o poder de Vargas.

62. (Uece) "Meu chapéu de lado Tamanco arrastado Lenço no pescoço Navalha no bolso Eu passo gingando Provoco e desafio Eu tenho orgulho De ser tão vadio"

(Lenço no Pescoço, 1933)

"Quem trabalha é quem tem razão Eu digo e não tenho medo de errar O bonde São Januário

Leva mais um operário Sou eu que vou trabalhar"

(Bonde São Januário, 1940, com Ataulfo Alves)

(17)

16 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

Com base nas letras destas canções de Wilson Batista, assinale a alternativa que expressa corretamente uma das faces da política cultural no período do Estado Novo:

a) o ambiente democrático do período getulista favorecia a livre manifestação artística e o governo não se preocupava com a proliferação da vadiagem nos grandes centros urbanos

b) toda atividade cultural deveria ser autorizada e financiada pelo governo, o que garantiu a livre

manifestação artística de todos os segmentos sociais, desde os mais pobres até os mais ricos

c) os órgãos governamentais divulgavam permanentemente as diretrizes para todas as

atividades culturais, não intervindo, porém, na criação artística nem na escolha dos temas a serem

abordados pelos artistas

d) através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), o governo reprimia a malandragem e estimulava a idéia de trabalho árduo como alavanca para o progresso individual e coletivo

63. (Cesgranrio) A respeito da política desenvolvida no Brasil de 1937 a 1945, é INCORRETO afirmar que o Estado Novo:

a) empreendeu uma política modernizadora e industrializante, que beneficiou os setores industriais e capitalistas, sobretudo através do investimento estatal na criação de indústrias de base.

b) obteve a adesão dos setores agrários, que se beneficiaram com a intervenção reguladora do governo na criação de organismos de apoio e incentivo à agricultura e com a manutenção da estrutura agrária.

c) exerceu uma política paternalista em relação à classe operária, promovendo a legislação trabalhista, enquanto permitia a representação das classes dominantes no Congresso através dos partidos políticos.

d) reprimiu o pluralismo e a autonomia sindicais do operariado e criou uma estrutura corporativista de controle, intervenção e atrelamento dos sindicatos oficiais ao Ministério do Trabalho.

e) centralizou e racionalizou a máquina administrativa através da criação do DASP (Departamento de Administração e Serviço Público) e exerceu forte controle e censura aos meios de comunicação

através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

64. (Cesgranrio) Tendo em vista o processo de democratização iniciado em 1946 no Brasil, pode-se afirmar que foi o resultado:

a) das pressões populares, especialmente de setores médios, identificados com a idéia de um Estado centralizador;

b) do ambiente internacional pós Segunda Guerra Mundial, favorecendo o aparecimento de períodos de redemocratização oposto às formas autoritárias; c) da liberdade partidária, da economia de mercado e da industrialização - alguns dos fatores que

favoreceram a redemocratização dirigida por Getúlio Vargas;

d) da liberdade de imprensa, da autonomia sindical e das novas alianças políticas (UDN/PTB e PSD/PCB), criando um clima propício para o processo de democratização brasileiro;

e) da reestruturação do Estado através da revisão de sua política industrial, associada à construção de uma capital federal (Brasília).

65. (Mackenzie) A questão social na Era Vargas assumiu um perfil totalmente diferente do existente na República Velha, na medida em que:

a) o conflito de classes continuava sendo visto pelo governo como um "caso de polícia".

b) a questão social deveria ser racionalizada, controlada pelo Estado, para permitir o

desenvolvimento seguro do capitalismo brasileiro. c) o Estado permitiu total liberdade sindical, não interferindo mesmo nos sindicatos combativos. d) a Legislação trabalhista criada na época não tinha características paternalistas.

e) o avanço de direitos trabalhistas estendeu-se igualmente aos trabalhadores urbanos e rurais.

(18)

17 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

66. (Faap) "Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade...".

Trecho extraído do(a):

a) Carta Testamento de Vargas

b) Documento Renúncia de Jânio Quadros c) Discurso de João Goulart já no exílio d) Documento Renúncia de Fernando Collor e) Documento Renúncia de Marechal Deodoro

67. (Faap) Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi governado por:

a) Washington Luís b) Getúlio Vargas

c) Manuel Eurico Gaspar Dutra d) Café Filho

e) João Goulart

68. (Faap) Inspirada nas Constituições fascistas européias, especialmente na Constituição polonesa (daí seu apelido de "polaca"), estabeleceu o regime ditatorial no Brasil: o Poder Executivo (na mãos do presidente Vargas) assumia toda a autoridade, o Legislativo deixava de funcionar, os Estados perdiam sua autonomia, a Justiça era enfraquecida com a suspensão ou eliminação dos direitos constitucionais, como o habeas-corpus, o direito de greve, o de livre expressão e o de livre associação. Estamos falando da Constituição outorgada em:

a) 1930 b) 1932 c) 1934 d) 1937 e) 1946

69. (Faap) Todos os fatos enunciados a seguir assinalaram o governo de Getúlio Vargas, exceto: a) desenvolvimento econômico, caracterizado pela penetração intensa do capital estrangeiro

b) incorporação do proletariado urbano ao Estado, através dos sindicatos controlados pelo Ministério do Trabalho

c) crescimento da participação do Estado nos setores fundamentais da economia nacional

d) modernização da máquina burocrática estatal (DASP, planejamentos econômicos, tecnocratas) e) estabelecimentos de censura à imprensa e de um amplo serviço de propaganda

70. (Uece) A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de São Paulo contra o governo federal. Sobre esta revolta é correto afirmar que:

a) Significou o levante da população paulista contra os desmandados do governo autoritário de Getúlio Vargas após o golpe do Estado Novo.

b) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembléia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que

defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.

c) representou uma reação das oligarquias ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o regime constitucional dominado pela "política dos

governadores".

d) resultou de uma cisão entre as oligarquias paulistas a respeito do candidato a Presidente nas eleições de 1934.

71. (Fei) Em 1945 a ditadura do Estado Novo

chegava ao fim. Getúlio Vargas, governante deposto, no entanto, antes de abandonar o poder participou ativamente da reorganização partidária do país, tornando-se mentor de dois partidos que disputaram o poder durante todo o período da chamada "República Populista". Os partidos criados por Getúlio Vargas em 1945 foram:

(19)

18 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

a) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), com base sindical e o PDS (Partido Democrático Social), com base na oligarquia cafeeira.

b) A UDN (União Democrática Nacional), agrupamento de cunho conservador, e o PDC (Partido Democrata Cristão), basicamente de classe média.

c) O PSD (Partido Social Democrático), de base burocrática e oligárquica, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical e populista.

d) A UDN (União Democrática Nacional), de base oligárquica e de classe média, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical.

e) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical, e o PDC (Partido Democrata Cristão), de classe média.

72. (Cesgranrio) O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a seguir dos países aliados, guarda relação com questões internas como a(o):

a) importância crescente dos mercados alemães e japoneses para os produtos brasileiros.

b) mobilização dos grupos de inspiração fascista, como os Integralistas, que apoiavam o Estado Novo. c) posição dos partidos majoritários no Congresso Nacional, favorável aos aliados.

d) interesse do Brasil em se colocar como líder hegemônico dos países americanos.

e) apoio dos Estados Unidos ao projeto de

industrialização, simbolizado na construção da usina de Volta Redonda.

73. (Cesgranrio) Recentemente o Presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou um plano de metas a serem cumpridas pelo seu governo, mantendo-se a prática de os governos brasileiros elaborarem programas de planificação econômica. A esse respeito, assinale a única afirmativa correta: a) O II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) do Governo Geisel foi o instrumento de aceleração do crescimento econômico no chamado "milagre brasileiro".

b) O Plano Lafer (Plano Nacional de

Reaparelhamento Econômico) do Segundo Governo Vargas visava a incrementar a indústria de base e a ele se ligam as criações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e da Petrobrás. c) O Plano Trienal do Governo João Goulart efetivou a implantação das "reformas de base", as quais tiveram como ponto de partida a reforma agrária. d) O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo), adotado no primeiro governo militar após 1964, favoreceu a indústria nacional, restringindo a entrada de capitais estrangeiros no país.

e) O Programa de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek privilegiou o apoio à produção agrícola e à integração do país através de amplo programa ferroviário.

74. (Mackenzie) O nacionalismo econômico, forte intervencionismo estatal, paternalismo nas relações de trabalho e desenvolvimento da indústria de base foram traços acentuados do governo:

a) de Juscelino Kubitschek. b) da Nova República. c) de Getúlio Vargas. d) militar pós 1964. e) da República Velha.

75. (Mackenzie) Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento e à queda do Estado Novo em 1945, apontamos:

a) a forte oposição ao modelo econômico desenvolvimentista praticado pelo governo.

b) as bem-sucedidas revoltas integralista e comunista contra Vargas.

c) a neutralidade da política externa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

d) a vitória dos aliados contra o nazi-fascismo e o crescimento da oposição interna contra a ditadura. e) o fracasso do "queremismo", que tentava lançar Vargas como candidato, mas sofria séria rejeição popular.

(20)

19 | P r o j e t o M e d i c i n a – w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

76. (Ufrs) Considere as seguintes afirmações sobre o Estado Novo no Brasil:

I - Foi produto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), que estabeleceu um governo popular e cancelou a dívida externa.

II - Extinguiu os partidos políticos e objetivava um Estado Nacional centralizado.

III - Sua base de sustentação foi a legislação trabalhista, incorporando burocraticamente a classe operária.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III.

77. (Pucmg) Durante o Estado Novo (1937/1945), foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que funcionou como um verdadeiro ministério ligado à presidência da república. Suas funções incluíam, EXCETO:

a) patrocinar manifestações cívicas e festas populares.

b) editar obras divulgadoras de uma imagem positiva de Vargas.

c) formar uma opinião pública consciente e crítica. d) controlar os meios de comunicação, incluindo o rádio.

e) centralizar e orientar a propaganda nacional.

78. (Pucmg) O período compreendido entre os anos de 1937 a 1945 ficou conhecido na história do Brasil como Estado Novo. São características desse período, EXCETO:

a) o crescimento industrial estimulado pelo Estado, que passou a regular a acumulação do capital. b) o aumento das exportações brasileiras de matérias-primas para suprir demandas dos países beligerantes.

c) a criação da imagem de Getúlio como "pai dos pobres" por aumentar substancialmente os salários dos trabalhadores do campo.

d) a reunião das leis trabalhistas, formando, em 1943, a CLT, que ainda hoje regulamenta as relações entre patrões e empregados.

e) a criação de empresas estatais como a CSN e a Vale do Rio Doce, que se destina à exploração de minérios.

79. (Fgv) Leia o texto:

"...a potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente."

Ele faz parte:

a) do Manifesto comunista de 1950;

b) do lançamento da campanha "O Petróleo é Nosso!" c) do Manifesto nacionalista do Clube Militar;

d) da Carta-Testamento de Getúlio Vargas;

e) do programa de fundação do Ministério das Minas e Energia.

80. (Fgv) Qual das afirmações a seguir NÃO É verdadeira, no que se refere ao Brasil de 1937 a 1945:

a) durante o Estado Novo, houve aporte de financiamentos externos, principalmente norte-americanos, para manter o regime brasileiro no concerto das nações democráticas contra o nazi-fascismo;

b) o regime do Estado Novo estendeu a cidadania social aos trabalhadores sindicalizados e estimulou o crescimento da indústria;

c) Getúlio Vargas acabou na prática com o regime do Estado Novo no primeiro semestre de 1945, quando decretou a liberdade de organização partidária, a anistia aos presos políticos e a realização de eleições;

d) Foi uma incoerência do Brasil ter entrado na Segunda Guerra contra o fascismo, quando o regime do Estado Novo era fascista, tendo como base os camisas-verdes do Partido Integralista;

e) As primeiras exigências para a redemocratização do país durante o Estado Novo partiram do Manifesto dos Mineiros de 1943 e das manifestações da UNE em 1944.

Referências

Documentos relacionados

Na visão de Gil (2001), a teoria de Maslow mostra que recompensas financeiras não são tão necessitadas quanto respeito e atenção aos outros.. Revista Novos Horizontes,

MODELO DE MATURIDADE DO NHS PARA O REGISTO ELECTRóNICO DO PACIENTE Estádio I Dados Administrativos Estádio II Dados integrados de diagnóstico de apoio ao tratamento Estádio III

- Verificar os efeitos de um programa de treinamento da marcha, baseado em estímulos audiovisuais, no comportamento das variáveis espaço-temporais do ciclo da marcha de

Brasil (2016) considera a importância de destacar que os subsídios teóricos e metodológicos do trabalho social na PNAS, são referenciados para dar apoio aos serviços de

Revisamos, também, as demonstrações do valor adicionado (DVA), referentes ao período de três meses findo em 31 de março de 2014, preparadas sob a responsabilidade da administração

(4) O Banco não terá qualquer obrigação de informar o cliente de quaisquer ações e/ou eventos empresariais (em especial, de assembleias de acionistas) relativamente a empresas cujas

No presente trabalho será investigado o efeito dos parâmetros do processo de soldagem por arco submerso sobre a geometria dos cordões e de sua microestrutura, onde

Acredita-se que as principais contribuições do presente estudo foram (a) prover uma maior sistematização teórica das quatro prioridades competitivas tradicionais