• Nenhum resultado encontrado

Arte & Contexto ARTE E MEIO AMBIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arte & Contexto ARTE E MEIO AMBIENTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Arte & Contexto

2 3 4

Roseli Ventrella

Professora de Arte em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente Técnico-Pedagógica de Arte.

É co-autora de livros didáticos. Mestra em Arte pela Unesp.

Silvia Bortolozzo

Professora de Ciências e Biologia em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente

Técnico-Pedagógico de Ciências da Natureza. É co-autora de livros didáticos. Doutoranda em Ciências pela FMUSP-InCor.

Professor

Baseando-se no conteúdo do livro Frans Krajcberg – Arte e meio ambiente, este suplemento oferece duas sugestões de projetos pedagógicos interdisciplinares, unindo duas áreas do co-nhecimento: a Arte e o Meio Ambiente, sempre buscando a contribuição das outras disciplinas. Estes projetos são dirigidos a alunos de 5ª a 8ª séries. A primeira proposta é destinada a turmas de 5ª e 6ª séries; a segunda, a turmas de 7ª e 8ª séries.

Cada um dos projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar seu traba-lho são aprofundadas questões sobre arte contemporânea, além da contextualização das obras apresentadas.

Fica a seu critério aproveitar as atividades para outros projetos ou adaptá-las ao perfi l de sua turma.

A Editora

Frans Krajcberg é um artista contemporâ-neo que se mantém fi el a uma concepção de arte ligada à pesquisa e à utilização de ele-mentos da natureza, a arte ecológica. A pai-sagem brasileira, em todo o seu esplendor, e a defesa incansável do meio ambiente marcam toda a sua obra.

Nascido na Polônia, Frans Krajcberg perdeu toda a família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Depois de um período em que o artista dividiu-se entre o Brasil e a Europa, em 1964 Frans Krajcberg passou a viver defi nitivamente no Brasil, e aqui desenvolveu sua arte.

Seu amor pela natureza o fez recriar, em seus relevos, esculturas, pinturas e fotografi as, as texturas, os relevos, as formas e as cores

FRANS KRAJCBERG

ARTE E MEIO AMBIENTE

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por Eliana Pougy – Mestranda em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. É autora de coleção de livros didáticos e paradidáticos de Artes Visuais para a Educação In-fantil e o Ensino Fundamental I e trabalhou como professora da rede particular de ensino. Ministra cursos de capacitação de professores e é professora universitária.

presentes nas matas e nas fl orestas. Além disso, a matéria-prima utilizada pelo artista em suas criações também vem da natureza, principal-mente do resultado das queimadas criminosas que acontecem em todo o Brasil.

Frans Krajcberg cria belíssimas esculturas a partir de árvores retorcidas e calcinadas que sobram das queimadas. Essa atitude, além de ser considerada estética, ou seja, uma atitude que busca o belo, é também uma atitude ética, pois busca denunciar a destruição do meio am-biente por meio da expressão artística.

Suas obras, portanto, abrangem a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária, permitindo um rico e valioso tra-balho com a disciplina de Ciências.

POR QUE TRABALHAR COM

FRANS KRAJCBERG – ARTE E MEIO AMBIENTE?

SUGESTÕES DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Arte)

• Identifi cação dos signifi cados expressivos e comunicativos das formas visuais.

• Pesquisa e freqüência junto às fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e refl e-xão sobre a arte presente no entorno.

• Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

• Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Ciências)

• Compreender a Ciência como um pro-cesso de produção de conhecimento e uma

atividade humana, histórica, associada a as-pectos de ordem social, econômica, política e cultural.

• Compreender a saúde pessoal, social e am-biental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

• Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, com-paração entre explicações, organização, comu-nicação e discussão de fatos e informações. PARA TURMAS DE 5a e 6a SÉRIES:

ALTOS E BAIXOS Objetivo em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores da arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produção de relevos.

Objetivo em Ciências

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

• Elaborar, individualmente e em grupo, re-latos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimenta-ção, textos ou outras fontes.

• Elaborar perguntas e hipóteses, selecio-nando e organizando dados e idéias para re-solver problemas.

Conteúdos do projeto

• Características da arte ecológica. • O relevo como linguagem poética.

• Comparação e classifi cação de diferentes materiais segundo sua fi nalidade, a origem de sua matéria-prima e os processos de pro-dução, valorizando o consumo criterioso de materiais.

Temas transversais: Ética, Meio ambiente e

Pluralidade cultural.

Trabalho interdisciplinar: Arte, Ciência e

Língua Portuguesa.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA Sensibilizando os alunos

Antes da leitura do livro, os professores de Arte e Ciências devem trabalhar conjuntamen-te e promover um estudo do meio ambienconjuntamen-te divertido e interessante, que pode ser feito em qualquer parque da cidade. Nesse estudo, os alunos farão uma pesquisa sobre a fl ora da região.

Para tanto, dividir a classe em grupos de cinco alunos. Cada grupo fi cará incumbido de pesquisar os mais diversos tipos de vegetação encontrados na região em que moram. A idéia é que tragam para a escola apenas galhos, folhas, fl ores, frutos e sementes que encontra-rem pelo chão, já desprendidos das árvores e arbustos.

Para esse estudo é indispensável levar: • Um par de luvas

• Sacos plásticos etiquetados • Pás e pinças de plástico • Caderno de anotações • Caneta

• Máquina fotográfi ca (opcional)

Depois, na escola, os alunos devem cata-logar as plantas encontradas, o que pode ser feito de acordo com a forma, a cor, a textura, o brilho, o odor e a massa.

Para enriquecer ainda mais o trabalho, os alunos podem:

• desenhar as plantas encontradas;

• buscar em fontes bibliográfi cas o nome da planta, suas características em relação aos feixes condutores, às fl ores, às sementes e aos frutos;

• buscar em fontes bibliográfi cas o uso das plantas na produção industrial, como, por exemplo, na indústria farmacêutica, de cosmé-ticos, perfumes, móveis e tintas.

Marque um dia para a socialização das pes-quisas. Reserve o material encontrado para utilizar na próxima atividade.

Depois, os professores de Arte e Ciências podem debater com os alunos o fato de a ve-getação brasileira ser constantemente devas-tada. A Mata Atlântica, por exemplo, ocupava 1,3 milhão de quilômetros quadrados do ter-ritório brasileiro na época do Descobrimen-to. Hoje, restam apenas 100 mil quilômetros quadrados.

Peça para que cada grupo escreva um tex-to dissertativo a respeitex-to das conseqüências do desmatamento e o que os artistas podem fazer para ajudar a conscientizar a população sobre esse problema.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA Depois de os alunos terem feito a leitura individualmente, conduza uma conversa a res-peito da opinião deles sobre o livro.

Na seqüência, em pequenos grupos, eles podem procurar as relações entre as obras de

Frans Krajcberg e as da arte ecológica (ver Box da página 6).

Algumas sugestões:

• Frans Krajcberg utiliza materiais naturais em suas obras? Quais? Por que ele prefere usar materiais presentes na natureza para se expressar?

• O artista utiliza a arte como uma forma de denúncia?

• Qual é o principal conceito trabalhado nas obras de Krajcberg?

• As obras do artista causam estranhamen-to, revolta?

• As obras de Krajcberg nos permitem inú-meras interpretações?

Mostre aos alunos como a formação acadê-mica, a experiência de vida e as idéias de Frans Krajcberg são essenciais para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado.

Roteiro de apreciação das obras reproduzi-das no livro: (págs. 13, 29, 37).

• Qual é a técnica utilizada pelo artista nessas obras?

• Estas imagens trazem alguma lembrança ou experiência particular? Qual? Por quê?

• O uso das cores é relevante nessas obras? Por quê?

• A textura é parte importante nos traba-lhos de Krajcberg. O que elas lhe sugerem nas obras acima relacionadas?

• Que elementos são utilizados no fundo dessas obras? Há alguma relação entre fi gura e fundo?

• O que diferencia os trabalhos de Krajc-berg das formas tradicionais de pintura e escultura?

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA Agora que os alunos sabem mais sobre a obra de Frans Krajcberg e sobre a arte eco-lógica, proponha que façam relevos para se expressar poeticamente. Para tanto, deverão utilizar os materiais coletados na aula de Ciên-cias (galhos, folhas, frutos, sementes).

Cada aluno irá fazer uma colagem usando como suporte metade de uma folha de papel cartão ou 1/4 de folha de papel Paraná. Uti-lizando cola branca ou cola quente, o impor-tante é que as plantas fi quem bem presas ao suporte e que não fi quem muito projetadas para fora do papel.

Depois, com a ajuda de um rolo de ma-carrão, cada aluno amassará um pedaço de argila até que fi que com pelo menos 2 cm de espessura e aproximadamente com as mes-mas dimensões da folha da colagem (a forma dessa placa pode ser também um retângulo, um quadrado ou um círculo, por exemplo).

Peça para os alunos umedecerem a super-fície da argila e, com cuidado, encostarem a superfície da colagem de plantas na argila, apertando-a para gravá-la. Ao retirarem a eles terão feito um baixo relevo na argila. A colagem provavelmente terá de ser descarta-da, pois a argila a estragará.

As placas de argila devem secar à sombra por três dias, aproximadamente. Depois, os alunos poderão colorir os relevos com tinta plástica ou envernizá-los com verniz acrílico.

Marque um dia para a exposição dos traba-lhos e convide a escola para visitá-la!

PARA TURMAS DE 7a e 8a SÉRIES:

A NATUREZA E A MINHA CIDADE Objetivos em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores de arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produ-ção de esculturas.

Objetivos em Ciências

• As relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias.

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

Enc frans.indd 1

(2)

Arte & Contexto

2 3 4

Roseli Ventrella

Professora de Arte em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente Técnico-Pedagógica de Arte.

É co-autora de livros didáticos. Mestra em Arte pela Unesp.

Silvia Bortolozzo

Professora de Ciências e Biologia em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente

Técnico-Pedagógico de Ciências da Natureza. É co-autora de livros didáticos. Doutoranda em Ciências pela FMUSP-InCor.

Professor

Baseando-se no conteúdo do livro Frans Krajcberg – Arte e meio ambiente, este suplemento oferece duas sugestões de projetos pedagógicos interdisciplinares, unindo duas áreas do co-nhecimento: a Arte e o Meio Ambiente, sempre buscando a contribuição das outras disciplinas. Estes projetos são dirigidos a alunos de 5ª a 8ª séries. A primeira proposta é destinada a turmas de 5ª e 6ª séries; a segunda, a turmas de 7ª e 8ª séries.

Cada um dos projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar seu traba-lho são aprofundadas questões sobre arte contemporânea, além da contextualização das obras apresentadas.

Fica a seu critério aproveitar as atividades para outros projetos ou adaptá-las ao perfi l de sua turma.

A Editora

Frans Krajcberg é um artista contemporâ-neo que se mantém fi el a uma concepção de arte ligada à pesquisa e à utilização de ele-mentos da natureza, a arte ecológica. A pai-sagem brasileira, em todo o seu esplendor, e a defesa incansável do meio ambiente marcam toda a sua obra.

Nascido na Polônia, Frans Krajcberg perdeu toda a família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Depois de um período em que o artista dividiu-se entre o Brasil e a Europa, em 1964 Frans Krajcberg passou a viver defi nitivamente no Brasil, e aqui desenvolveu sua arte.

Seu amor pela natureza o fez recriar, em seus relevos, esculturas, pinturas e fotografi as, as texturas, os relevos, as formas e as cores

FRANS KRAJCBERG

ARTE E MEIO AMBIENTE

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por Eliana Pougy – Mestranda em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. É autora de coleção de livros didáticos e paradidáticos de Artes Visuais para a Educação In-fantil e o Ensino Fundamental I e trabalhou como professora da rede particular de ensino. Ministra cursos de capacitação de professores e é professora universitária.

presentes nas matas e nas fl orestas. Além disso, a matéria-prima utilizada pelo artista em suas criações também vem da natureza, principal-mente do resultado das queimadas criminosas que acontecem em todo o Brasil.

Frans Krajcberg cria belíssimas esculturas a partir de árvores retorcidas e calcinadas que sobram das queimadas. Essa atitude, além de ser considerada estética, ou seja, uma atitude que busca o belo, é também uma atitude ética, pois busca denunciar a destruição do meio am-biente por meio da expressão artística.

Suas obras, portanto, abrangem a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária, permitindo um rico e valioso tra-balho com a disciplina de Ciências.

POR QUE TRABALHAR COM

FRANS KRAJCBERG – ARTE E MEIO AMBIENTE?

SUGESTÕES DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Arte)

• Identifi cação dos signifi cados expressivos e comunicativos das formas visuais.

• Pesquisa e freqüência junto às fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e refl e-xão sobre a arte presente no entorno.

• Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

• Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Ciências)

• Compreender a Ciência como um pro-cesso de produção de conhecimento e uma

atividade humana, histórica, associada a as-pectos de ordem social, econômica, política e cultural.

• Compreender a saúde pessoal, social e am-biental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

• Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, com-paração entre explicações, organização, comu-nicação e discussão de fatos e informações. PARA TURMAS DE 5a e 6a SÉRIES:

ALTOS E BAIXOS Objetivo em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores da arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produção de relevos.

Objetivo em Ciências

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

• Elaborar, individualmente e em grupo, re-latos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimenta-ção, textos ou outras fontes.

• Elaborar perguntas e hipóteses, selecio-nando e organizando dados e idéias para re-solver problemas.

Conteúdos do projeto

• Características da arte ecológica. • O relevo como linguagem poética.

• Comparação e classifi cação de diferentes materiais segundo sua fi nalidade, a origem de sua matéria-prima e os processos de pro-dução, valorizando o consumo criterioso de materiais.

Temas transversais: Ética, Meio ambiente e

Pluralidade cultural.

Trabalho interdisciplinar: Arte, Ciência e

Língua Portuguesa.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA Sensibilizando os alunos

Antes da leitura do livro, os professores de Arte e Ciências devem trabalhar conjuntamen-te e promover um estudo do meio ambienconjuntamen-te divertido e interessante, que pode ser feito em qualquer parque da cidade. Nesse estudo, os alunos farão uma pesquisa sobre a fl ora da região.

Para tanto, dividir a classe em grupos de cinco alunos. Cada grupo fi cará incumbido de pesquisar os mais diversos tipos de vegetação encontrados na região em que moram. A idéia é que tragam para a escola apenas galhos, folhas, fl ores, frutos e sementes que encontra-rem pelo chão, já desprendidos das árvores e arbustos.

Para esse estudo é indispensável levar: • Um par de luvas

• Sacos plásticos etiquetados • Pás e pinças de plástico • Caderno de anotações • Caneta

• Máquina fotográfi ca (opcional)

Depois, na escola, os alunos devem cata-logar as plantas encontradas, o que pode ser feito de acordo com a forma, a cor, a textura, o brilho, o odor e a massa.

Para enriquecer ainda mais o trabalho, os alunos podem:

• desenhar as plantas encontradas;

• buscar em fontes bibliográfi cas o nome da planta, suas características em relação aos feixes condutores, às fl ores, às sementes e aos frutos;

• buscar em fontes bibliográfi cas o uso das plantas na produção industrial, como, por exemplo, na indústria farmacêutica, de cosmé-ticos, perfumes, móveis e tintas.

Marque um dia para a socialização das pes-quisas. Reserve o material encontrado para utilizar na próxima atividade.

Depois, os professores de Arte e Ciências podem debater com os alunos o fato de a ve-getação brasileira ser constantemente devas-tada. A Mata Atlântica, por exemplo, ocupava 1,3 milhão de quilômetros quadrados do ter-ritório brasileiro na época do Descobrimen-to. Hoje, restam apenas 100 mil quilômetros quadrados.

Peça para que cada grupo escreva um tex-to dissertativo a respeitex-to das conseqüências do desmatamento e o que os artistas podem fazer para ajudar a conscientizar a população sobre esse problema.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA Depois de os alunos terem feito a leitura individualmente, conduza uma conversa a res-peito da opinião deles sobre o livro.

Na seqüência, em pequenos grupos, eles podem procurar as relações entre as obras de

Frans Krajcberg e as da arte ecológica (ver Box da página 6).

Algumas sugestões:

• Frans Krajcberg utiliza materiais naturais em suas obras? Quais? Por que ele prefere usar materiais presentes na natureza para se expressar?

• O artista utiliza a arte como uma forma de denúncia?

• Qual é o principal conceito trabalhado nas obras de Krajcberg?

• As obras do artista causam estranhamen-to, revolta?

• As obras de Krajcberg nos permitem inú-meras interpretações?

Mostre aos alunos como a formação acadê-mica, a experiência de vida e as idéias de Frans Krajcberg são essenciais para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado.

Roteiro de apreciação das obras reproduzi-das no livro: (págs. 13, 29, 37).

• Qual é a técnica utilizada pelo artista nessas obras?

• Estas imagens trazem alguma lembrança ou experiência particular? Qual? Por quê?

• O uso das cores é relevante nessas obras? Por quê?

• A textura é parte importante nos traba-lhos de Krajcberg. O que elas lhe sugerem nas obras acima relacionadas?

• Que elementos são utilizados no fundo dessas obras? Há alguma relação entre fi gura e fundo?

• O que diferencia os trabalhos de Krajc-berg das formas tradicionais de pintura e escultura?

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA Agora que os alunos sabem mais sobre a obra de Frans Krajcberg e sobre a arte eco-lógica, proponha que façam relevos para se expressar poeticamente. Para tanto, deverão utilizar os materiais coletados na aula de Ciên-cias (galhos, folhas, frutos, sementes).

Cada aluno irá fazer uma colagem usando como suporte metade de uma folha de papel cartão ou 1/4 de folha de papel Paraná. Uti-lizando cola branca ou cola quente, o impor-tante é que as plantas fi quem bem presas ao suporte e que não fi quem muito projetadas para fora do papel.

Depois, com a ajuda de um rolo de ma-carrão, cada aluno amassará um pedaço de argila até que fi que com pelo menos 2 cm de espessura e aproximadamente com as mes-mas dimensões da folha da colagem (a forma dessa placa pode ser também um retângulo, um quadrado ou um círculo, por exemplo).

Peça para os alunos umedecerem a super-fície da argila e, com cuidado, encostarem a superfície da colagem de plantas na argila, apertando-a para gravá-la. Ao retirarem a eles terão feito um baixo relevo na argila. A colagem provavelmente terá de ser descarta-da, pois a argila a estragará.

As placas de argila devem secar à sombra por três dias, aproximadamente. Depois, os alunos poderão colorir os relevos com tinta plástica ou envernizá-los com verniz acrílico.

Marque um dia para a exposição dos traba-lhos e convide a escola para visitá-la!

PARA TURMAS DE 7a e 8a SÉRIES:

A NATUREZA E A MINHA CIDADE Objetivos em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores de arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produ-ção de esculturas.

Objetivos em Ciências

• As relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias.

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

Enc frans.indd 1

(3)

Arte & Contexto

2 3 4

Roseli Ventrella

Professora de Arte em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente Técnico-Pedagógica de Arte.

É co-autora de livros didáticos. Mestra em Arte pela Unesp.

Silvia Bortolozzo

Professora de Ciências e Biologia em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente

Técnico-Pedagógico de Ciências da Natureza. É co-autora de livros didáticos. Doutoranda em Ciências pela FMUSP-InCor.

Professor

Baseando-se no conteúdo do livro Frans Krajcberg – Arte e meio ambiente, este suplemento oferece duas sugestões de projetos pedagógicos interdisciplinares, unindo duas áreas do co-nhecimento: a Arte e o Meio Ambiente, sempre buscando a contribuição das outras disciplinas. Estes projetos são dirigidos a alunos de 5ª a 8ª séries. A primeira proposta é destinada a turmas de 5ª e 6ª séries; a segunda, a turmas de 7ª e 8ª séries.

Cada um dos projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar seu traba-lho são aprofundadas questões sobre arte contemporânea, além da contextualização das obras apresentadas.

Fica a seu critério aproveitar as atividades para outros projetos ou adaptá-las ao perfi l de sua turma.

A Editora

Frans Krajcberg é um artista contemporâ-neo que se mantém fi el a uma concepção de arte ligada à pesquisa e à utilização de ele-mentos da natureza, a arte ecológica. A pai-sagem brasileira, em todo o seu esplendor, e a defesa incansável do meio ambiente marcam toda a sua obra.

Nascido na Polônia, Frans Krajcberg perdeu toda a família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Depois de um período em que o artista dividiu-se entre o Brasil e a Europa, em 1964 Frans Krajcberg passou a viver defi nitivamente no Brasil, e aqui desenvolveu sua arte.

Seu amor pela natureza o fez recriar, em seus relevos, esculturas, pinturas e fotografi as, as texturas, os relevos, as formas e as cores

FRANS KRAJCBERG

ARTE E MEIO AMBIENTE

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por Eliana Pougy – Mestranda em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. É autora de coleção de livros didáticos e paradidáticos de Artes Visuais para a Educação In-fantil e o Ensino Fundamental I e trabalhou como professora da rede particular de ensino. Ministra cursos de capacitação de professores e é professora universitária.

presentes nas matas e nas fl orestas. Além disso, a matéria-prima utilizada pelo artista em suas criações também vem da natureza, principal-mente do resultado das queimadas criminosas que acontecem em todo o Brasil.

Frans Krajcberg cria belíssimas esculturas a partir de árvores retorcidas e calcinadas que sobram das queimadas. Essa atitude, além de ser considerada estética, ou seja, uma atitude que busca o belo, é também uma atitude ética, pois busca denunciar a destruição do meio am-biente por meio da expressão artística.

Suas obras, portanto, abrangem a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária, permitindo um rico e valioso tra-balho com a disciplina de Ciências.

POR QUE TRABALHAR COM

FRANS KRAJCBERG – ARTE E MEIO AMBIENTE?

SUGESTÕES DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Arte)

• Identifi cação dos signifi cados expressivos e comunicativos das formas visuais.

• Pesquisa e freqüência junto às fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e refl e-xão sobre a arte presente no entorno.

• Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

• Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Ciências)

• Compreender a Ciência como um pro-cesso de produção de conhecimento e uma

atividade humana, histórica, associada a as-pectos de ordem social, econômica, política e cultural.

• Compreender a saúde pessoal, social e am-biental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

• Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, com-paração entre explicações, organização, comu-nicação e discussão de fatos e informações. PARA TURMAS DE 5a e 6a SÉRIES:

ALTOS E BAIXOS Objetivo em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores da arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produção de relevos.

Objetivo em Ciências

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

• Elaborar, individualmente e em grupo, re-latos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimenta-ção, textos ou outras fontes.

• Elaborar perguntas e hipóteses, selecio-nando e organizando dados e idéias para re-solver problemas.

Conteúdos do projeto

• Características da arte ecológica. • O relevo como linguagem poética.

• Comparação e classifi cação de diferentes materiais segundo sua fi nalidade, a origem de sua matéria-prima e os processos de pro-dução, valorizando o consumo criterioso de materiais.

Temas transversais: Ética, Meio ambiente e

Pluralidade cultural.

Trabalho interdisciplinar: Arte, Ciência e

Língua Portuguesa.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA Sensibilizando os alunos

Antes da leitura do livro, os professores de Arte e Ciências devem trabalhar conjuntamen-te e promover um estudo do meio ambienconjuntamen-te divertido e interessante, que pode ser feito em qualquer parque da cidade. Nesse estudo, os alunos farão uma pesquisa sobre a fl ora da região.

Para tanto, dividir a classe em grupos de cinco alunos. Cada grupo fi cará incumbido de pesquisar os mais diversos tipos de vegetação encontrados na região em que moram. A idéia é que tragam para a escola apenas galhos, folhas, fl ores, frutos e sementes que encontra-rem pelo chão, já desprendidos das árvores e arbustos.

Para esse estudo é indispensável levar: • Um par de luvas

• Sacos plásticos etiquetados • Pás e pinças de plástico • Caderno de anotações • Caneta

• Máquina fotográfi ca (opcional)

Depois, na escola, os alunos devem cata-logar as plantas encontradas, o que pode ser feito de acordo com a forma, a cor, a textura, o brilho, o odor e a massa.

Para enriquecer ainda mais o trabalho, os alunos podem:

• desenhar as plantas encontradas;

• buscar em fontes bibliográfi cas o nome da planta, suas características em relação aos feixes condutores, às fl ores, às sementes e aos frutos;

• buscar em fontes bibliográfi cas o uso das plantas na produção industrial, como, por exemplo, na indústria farmacêutica, de cosmé-ticos, perfumes, móveis e tintas.

Marque um dia para a socialização das pes-quisas. Reserve o material encontrado para utilizar na próxima atividade.

Depois, os professores de Arte e Ciências podem debater com os alunos o fato de a ve-getação brasileira ser constantemente devas-tada. A Mata Atlântica, por exemplo, ocupava 1,3 milhão de quilômetros quadrados do ter-ritório brasileiro na época do Descobrimen-to. Hoje, restam apenas 100 mil quilômetros quadrados.

Peça para que cada grupo escreva um tex-to dissertativo a respeitex-to das conseqüências do desmatamento e o que os artistas podem fazer para ajudar a conscientizar a população sobre esse problema.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA Depois de os alunos terem feito a leitura individualmente, conduza uma conversa a res-peito da opinião deles sobre o livro.

Na seqüência, em pequenos grupos, eles podem procurar as relações entre as obras de

Frans Krajcberg e as da arte ecológica (ver Box da página 6).

Algumas sugestões:

• Frans Krajcberg utiliza materiais naturais em suas obras? Quais? Por que ele prefere usar materiais presentes na natureza para se expressar?

• O artista utiliza a arte como uma forma de denúncia?

• Qual é o principal conceito trabalhado nas obras de Krajcberg?

• As obras do artista causam estranhamen-to, revolta?

• As obras de Krajcberg nos permitem inú-meras interpretações?

Mostre aos alunos como a formação acadê-mica, a experiência de vida e as idéias de Frans Krajcberg são essenciais para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado.

Roteiro de apreciação das obras reproduzi-das no livro: (págs. 13, 29, 37).

• Qual é a técnica utilizada pelo artista nessas obras?

• Estas imagens trazem alguma lembrança ou experiência particular? Qual? Por quê?

• O uso das cores é relevante nessas obras? Por quê?

• A textura é parte importante nos traba-lhos de Krajcberg. O que elas lhe sugerem nas obras acima relacionadas?

• Que elementos são utilizados no fundo dessas obras? Há alguma relação entre fi gura e fundo?

• O que diferencia os trabalhos de Krajc-berg das formas tradicionais de pintura e escultura?

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA Agora que os alunos sabem mais sobre a obra de Frans Krajcberg e sobre a arte eco-lógica, proponha que façam relevos para se expressar poeticamente. Para tanto, deverão utilizar os materiais coletados na aula de Ciên-cias (galhos, folhas, frutos, sementes).

Cada aluno irá fazer uma colagem usando como suporte metade de uma folha de papel cartão ou 1/4 de folha de papel Paraná. Uti-lizando cola branca ou cola quente, o impor-tante é que as plantas fi quem bem presas ao suporte e que não fi quem muito projetadas para fora do papel.

Depois, com a ajuda de um rolo de ma-carrão, cada aluno amassará um pedaço de argila até que fi que com pelo menos 2 cm de espessura e aproximadamente com as mes-mas dimensões da folha da colagem (a forma dessa placa pode ser também um retângulo, um quadrado ou um círculo, por exemplo).

Peça para os alunos umedecerem a super-fície da argila e, com cuidado, encostarem a superfície da colagem de plantas na argila, apertando-a para gravá-la. Ao retirarem a eles terão feito um baixo relevo na argila. A colagem provavelmente terá de ser descarta-da, pois a argila a estragará.

As placas de argila devem secar à sombra por três dias, aproximadamente. Depois, os alunos poderão colorir os relevos com tinta plástica ou envernizá-los com verniz acrílico.

Marque um dia para a exposição dos traba-lhos e convide a escola para visitá-la!

PARA TURMAS DE 7a e 8a SÉRIES:

A NATUREZA E A MINHA CIDADE Objetivos em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores de arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produ-ção de esculturas.

Objetivos em Ciências

• As relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias.

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

Enc frans.indd 1

(4)

Arte & Contexto

2 3 4

Roseli Ventrella

Professora de Arte em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente Técnico-Pedagógica de Arte.

É co-autora de livros didáticos. Mestra em Arte pela Unesp.

Silvia Bortolozzo

Professora de Ciências e Biologia em instituições públicas e privadas. Integrou a Ofi cina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Oeste como Assistente

Técnico-Pedagógico de Ciências da Natureza. É co-autora de livros didáticos. Doutoranda em Ciências pela FMUSP-InCor.

Professor

Baseando-se no conteúdo do livro Frans Krajcberg – Arte e meio ambiente, este suplemento oferece duas sugestões de projetos pedagógicos interdisciplinares, unindo duas áreas do co-nhecimento: a Arte e o Meio Ambiente, sempre buscando a contribuição das outras disciplinas. Estes projetos são dirigidos a alunos de 5ª a 8ª séries. A primeira proposta é destinada a turmas de 5ª e 6ª séries; a segunda, a turmas de 7ª e 8ª séries.

Cada um dos projetos tem como base o conteúdo do livro estudado. Para apoiar seu traba-lho são aprofundadas questões sobre arte contemporânea, além da contextualização das obras apresentadas.

Fica a seu critério aproveitar as atividades para outros projetos ou adaptá-las ao perfi l de sua turma.

A Editora

Frans Krajcberg é um artista contemporâ-neo que se mantém fi el a uma concepção de arte ligada à pesquisa e à utilização de ele-mentos da natureza, a arte ecológica. A pai-sagem brasileira, em todo o seu esplendor, e a defesa incansável do meio ambiente marcam toda a sua obra.

Nascido na Polônia, Frans Krajcberg perdeu toda a família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Depois de um período em que o artista dividiu-se entre o Brasil e a Europa, em 1964 Frans Krajcberg passou a viver defi nitivamente no Brasil, e aqui desenvolveu sua arte.

Seu amor pela natureza o fez recriar, em seus relevos, esculturas, pinturas e fotografi as, as texturas, os relevos, as formas e as cores

FRANS KRAJCBERG

ARTE E MEIO AMBIENTE

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Elaborado por Eliana Pougy – Mestranda em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. É autora de coleção de livros didáticos e paradidáticos de Artes Visuais para a Educação In-fantil e o Ensino Fundamental I e trabalhou como professora da rede particular de ensino. Ministra cursos de capacitação de professores e é professora universitária.

presentes nas matas e nas fl orestas. Além disso, a matéria-prima utilizada pelo artista em suas criações também vem da natureza, principal-mente do resultado das queimadas criminosas que acontecem em todo o Brasil.

Frans Krajcberg cria belíssimas esculturas a partir de árvores retorcidas e calcinadas que sobram das queimadas. Essa atitude, além de ser considerada estética, ou seja, uma atitude que busca o belo, é também uma atitude ética, pois busca denunciar a destruição do meio am-biente por meio da expressão artística.

Suas obras, portanto, abrangem a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária, permitindo um rico e valioso tra-balho com a disciplina de Ciências.

POR QUE TRABALHAR COM

FRANS KRAJCBERG – ARTE E MEIO AMBIENTE?

SUGESTÕES DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Arte)

• Identifi cação dos signifi cados expressivos e comunicativos das formas visuais.

• Pesquisa e freqüência junto às fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e refl e-xão sobre a arte presente no entorno.

• Contato com imagens e informações orais e escritas sobre a vida e a produção do artista.

• Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas ima-gens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).

Conteúdos gerais (com referência nos PCNs de Ciências)

• Compreender a Ciência como um pro-cesso de produção de conhecimento e uma

atividade humana, histórica, associada a as-pectos de ordem social, econômica, política e cultural.

• Compreender a saúde pessoal, social e am-biental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

• Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, com-paração entre explicações, organização, comu-nicação e discussão de fatos e informações. PARA TURMAS DE 5a e 6a SÉRIES:

ALTOS E BAIXOS Objetivo em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores da arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produção de relevos.

Objetivo em Ciências

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

• Elaborar, individualmente e em grupo, re-latos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimenta-ção, textos ou outras fontes.

• Elaborar perguntas e hipóteses, selecio-nando e organizando dados e idéias para re-solver problemas.

Conteúdos do projeto

• Características da arte ecológica. • O relevo como linguagem poética.

• Comparação e classifi cação de diferentes materiais segundo sua fi nalidade, a origem de sua matéria-prima e os processos de pro-dução, valorizando o consumo criterioso de materiais.

Temas transversais: Ética, Meio ambiente e

Pluralidade cultural.

Trabalho interdisciplinar: Arte, Ciência e

Língua Portuguesa.

ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA Sensibilizando os alunos

Antes da leitura do livro, os professores de Arte e Ciências devem trabalhar conjuntamen-te e promover um estudo do meio ambienconjuntamen-te divertido e interessante, que pode ser feito em qualquer parque da cidade. Nesse estudo, os alunos farão uma pesquisa sobre a fl ora da região.

Para tanto, dividir a classe em grupos de cinco alunos. Cada grupo fi cará incumbido de pesquisar os mais diversos tipos de vegetação encontrados na região em que moram. A idéia é que tragam para a escola apenas galhos, folhas, fl ores, frutos e sementes que encontra-rem pelo chão, já desprendidos das árvores e arbustos.

Para esse estudo é indispensável levar: • Um par de luvas

• Sacos plásticos etiquetados • Pás e pinças de plástico • Caderno de anotações • Caneta

• Máquina fotográfi ca (opcional)

Depois, na escola, os alunos devem cata-logar as plantas encontradas, o que pode ser feito de acordo com a forma, a cor, a textura, o brilho, o odor e a massa.

Para enriquecer ainda mais o trabalho, os alunos podem:

• desenhar as plantas encontradas;

• buscar em fontes bibliográfi cas o nome da planta, suas características em relação aos feixes condutores, às fl ores, às sementes e aos frutos;

• buscar em fontes bibliográfi cas o uso das plantas na produção industrial, como, por exemplo, na indústria farmacêutica, de cosmé-ticos, perfumes, móveis e tintas.

Marque um dia para a socialização das pes-quisas. Reserve o material encontrado para utilizar na próxima atividade.

Depois, os professores de Arte e Ciências podem debater com os alunos o fato de a ve-getação brasileira ser constantemente devas-tada. A Mata Atlântica, por exemplo, ocupava 1,3 milhão de quilômetros quadrados do ter-ritório brasileiro na época do Descobrimen-to. Hoje, restam apenas 100 mil quilômetros quadrados.

Peça para que cada grupo escreva um tex-to dissertativo a respeitex-to das conseqüências do desmatamento e o que os artistas podem fazer para ajudar a conscientizar a população sobre esse problema.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA Depois de os alunos terem feito a leitura individualmente, conduza uma conversa a res-peito da opinião deles sobre o livro.

Na seqüência, em pequenos grupos, eles podem procurar as relações entre as obras de

Frans Krajcberg e as da arte ecológica (ver Box da página 6).

Algumas sugestões:

• Frans Krajcberg utiliza materiais naturais em suas obras? Quais? Por que ele prefere usar materiais presentes na natureza para se expressar?

• O artista utiliza a arte como uma forma de denúncia?

• Qual é o principal conceito trabalhado nas obras de Krajcberg?

• As obras do artista causam estranhamen-to, revolta?

• As obras de Krajcberg nos permitem inú-meras interpretações?

Mostre aos alunos como a formação acadê-mica, a experiência de vida e as idéias de Frans Krajcberg são essenciais para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado.

Roteiro de apreciação das obras reproduzi-das no livro: (págs. 13, 29, 37).

• Qual é a técnica utilizada pelo artista nessas obras?

• Estas imagens trazem alguma lembrança ou experiência particular? Qual? Por quê?

• O uso das cores é relevante nessas obras? Por quê?

• A textura é parte importante nos traba-lhos de Krajcberg. O que elas lhe sugerem nas obras acima relacionadas?

• Que elementos são utilizados no fundo dessas obras? Há alguma relação entre fi gura e fundo?

• O que diferencia os trabalhos de Krajc-berg das formas tradicionais de pintura e escultura?

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA Agora que os alunos sabem mais sobre a obra de Frans Krajcberg e sobre a arte eco-lógica, proponha que façam relevos para se expressar poeticamente. Para tanto, deverão utilizar os materiais coletados na aula de Ciên-cias (galhos, folhas, frutos, sementes).

Cada aluno irá fazer uma colagem usando como suporte metade de uma folha de papel cartão ou 1/4 de folha de papel Paraná. Uti-lizando cola branca ou cola quente, o impor-tante é que as plantas fi quem bem presas ao suporte e que não fi quem muito projetadas para fora do papel.

Depois, com a ajuda de um rolo de ma-carrão, cada aluno amassará um pedaço de argila até que fi que com pelo menos 2 cm de espessura e aproximadamente com as mes-mas dimensões da folha da colagem (a forma dessa placa pode ser também um retângulo, um quadrado ou um círculo, por exemplo).

Peça para os alunos umedecerem a super-fície da argila e, com cuidado, encostarem a superfície da colagem de plantas na argila, apertando-a para gravá-la. Ao retirarem a eles terão feito um baixo relevo na argila. A colagem provavelmente terá de ser descarta-da, pois a argila a estragará.

As placas de argila devem secar à sombra por três dias, aproximadamente. Depois, os alunos poderão colorir os relevos com tinta plástica ou envernizá-los com verniz acrílico.

Marque um dia para a exposição dos traba-lhos e convide a escola para visitá-la!

PARA TURMAS DE 7a e 8a SÉRIES:

A NATUREZA E A MINHA CIDADE Objetivos em Arte

• Compreender a ação artística proposta pelos produtores de arte ecológica, reconhe-cendo o caráter plástico, crítico e político dos trabalhos, por meio do estudo e da refl exão sobre a obra de Frans Krajcberg e da produ-ção de esculturas.

Objetivos em Ciências

• As relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias.

• Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

Enc frans.indd 1

(5)

para ser olhada, e passa a ser considerada como idéia e pensamento.

Muitos trabalhos que usam fotografi a, xe-rox, fi lme ou vídeo como documento de ações e processos, geralmente numa recusa da noção tradicional de objeto de arte, foram desig-nados como arte conceitual. Além da crítica ao formalismo, artistas conceituais atacaram

5 6 7

Conteúdos do projeto • Obra de Frans Krajcberg • Escultura de sucata

• Preservação do meio ambiente e da na-tureza

• História contemporânea do Brasil • Crítica social

Temas transversais: Ética, Meio ambiente e

Pluralidade cultural.

Trabalho interdisciplinar: Arte, História,

Ciências, Informática e Língua Portuguesa. ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA Sensibilizando os alunos

Antes da leitura do livro, faça uma sessão de cinema com os alunos. O fi lme escolhido é

Amazônia em chamas (censura 14 anos, 128

minutos), dirigido por John Frankenheimer. Realizado em 1994, conta a história da vida de Chico Mendes. Desde a infância, Chico foi testemunha das brutalidades cometidas contra os seringueiros, explorados por seus patrões. Ainda jovem, decidiu lutar em favor do povo de sua região. De pequenas discus-sões com criadores de gado, passando pela liderança de seu sindicato e pela campanha internacional contra a devastação da fl oresta amazônica, Chico Mendes acreditava no di-álogo e em soluções sem violência. Acabou transformando-se em uma fi gura de impor-tância nacional, um herói local, e um peso ainda maior para seus inimigos.

Como todo fi lme, este também é uma obra de arte. Entretanto, este, em especial, é um tipo de obra de arte que denuncia e critica os problemas do mundo em que vivemos. No percurso da história, em diversas ocasiões e de diversas maneiras, os artistas criticaram os erros dos poderosos que, invariavelmente, acabam causando algum tipo de sofrimento e de injustiça social.

Dessa forma, o filme propicia o debate sobre:

• o problema das queimadas e da explora-ção de nossas riquezas naturais por empresas multinacionais;

• a relação que existe entre arte e crítica social.

Forme grupos e peça a cada um deles uma pesquisa em jornais, revistas e internet sobre as causas dos problemas ecológicos de nossa época, tais como a poluição, o desmatamen-to, a erosão etc. O trabalho deve incluir a busca de imagens e informações sobre artistas das mais diversas formas de expressão (artes visuais, música, dança, teatro, literatura) que protestam e denunciam a violência contra a natureza.

Escolha um dia para a apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos, que poderá ser em PowerPoint.

Após as apresentações, faça uma relação com a vida e a obra de Frans Krajcberg e seus protestos contra a exploração da natureza.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA Roteiro de apreciação das obras reproduzi-das no livro: (págs. 18, 20, 30,31,52).

• O que todas essas obras possuem em comum?

• Qual é a técnica utilizada pelo artista? • Como a natureza é representada em cada uma delas?

• As formas são realistas ou abstratas? • Em que contexto estão inseridas as escul-turas? Elas se movimentam? Estão ao ar livre ou em estúdio?

• As árvores estão sozinhas ou em grupo? O que isso pode simbolizar?

• As cores das esculturas são fracas, suaves, ou são fortes e contrastantes?

• Na sua opinião, o uso de troncos e raí-zes destruídos em queimadas criminosas em obras de arte é um ato artístico ou político? Explique.

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA Organize a classe em grupos de no máxi-mo 3 alunos para que eles façam uma escul-tura de sucata. A temática será A natureza e a minha cidade. Como Frans Krajcberg, eles poderão criticar, por meio da expressão artís-tica, o modo como a cidade trata a natureza e o meio ambiente.

Inicialmente, peça para que cada grupo faça uma pequena pesquisa sobre as diferen-tes formas de se produzir uma escultura.

Depois, discuta com eles que, em linhas gerais, as esculturas podem ser modeladas, acrescentando material como barro, massa; esculpidas, retirando material como pedra e madeira, ou podem ser feitas com a ajuda de moldes de metais fundidos e pó de mármore. Entretanto, no século XX, os artistas passa-ram a questionar técnicas e estilos e a criar obras de arte que não podem ser facilmente defi nidas. A partir desses questionamentos nasceu o conceito de objeto de arte.

Uma das grandes rupturas do século XX foi o uso de objetos do cotidiano e da natureza para se construir obras de arte. Esses objetos podem tanto ser produtos industrializados, artesanatos, plantas, minerais e até pessoas e

animais, que se transformam em obra de arte porque o artista os escolheu, deslocando-os de sua função original e transformando-os em arte.

Esses objetos podem ser simples, retirados do cotidiano, sem a interferência do artista, ou podem ser montagens, colagens de di-ferentes materiais que o artista manipula e modifi ca (por ex.: escultura de sucata).

Peça, então, para que seus alunos tra-gam para a escola todo o tipo de materiais que conseguirem: sucatas variadas, plantas, pedras, objetos do cotidiano e o que mais a imaginação deles mandar! Os trabalhos podem ser feitos na forma de uma escultura única ou de várias, em forma de maquete, por exemplo. Deixe-os livres para se expressar e participe ativamente ajudando-os a encon-trar soluções para criar suas esculturas!

Obs.: O material de apoio para esse tipo de atividade é muito importante. Cada um pode trazer de casa aquilo que tiver, como grampeadores, pistola e refi l de cola quente, fi tas adesivas, cola branca, durepox, presilhas, pregos, martelo, tachinhas etc.

Marque um dia para a apresentação dos trabalhos e aproveite para transformar esse dia numa “Luta pela preservação da natureza”!

A ARTE ECOLÓGICA

Frans Krajcberg foi um dos pioneiros da chamada arte ecológica no Brasil, o tipo de arte que tem como pré-requisito uma postura ecologicamente correta por parte do artista. A arte ecológica é um braço da arte conceitual, vanguarda surgida inicialmente na Europa e nos Estados Unidos no fi nal da década de 1960 e meados dos anos 1970, para quem o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra.

O termo arte conceitual foi usado pela pri-meira vez em 1961, num texto de Henry Flynt. Nesse texto, o artista defende que os

concei-tos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. Já que as idéias são o mais importante para a arte conceitual, a exe-cução das obras fi ca em segundo plano. O que importa é o conceito presente na obra, que é elaborado antes de sua materialização.

Devido à grande diversidade, não há um consenso que possa defi nir os limites precisos do que pode ou não ser considerado arte con-ceitual. Entretanto, pode-se dizer que a arte conceitual é uma tentativa de revisão da noção que o senso comum tem de obra de arte. A arte deixa de ser primordialmente visual, feita

ferozmente as instituições, o sistema de sele-ção de obras, o mercado de arte e as injustiças sociais.

No Brasil, a arte conceitual começa com Waltércio Caldas, Artur Alípio Barros e Ivald Granato, na década de 1960. Ganha impulso na década de 1970 com Cildo Meireles, José Resende e Frans Krajcberg.

BIBLIOGRAFIA

Frans Krajcberg

FRANS Krajcberg natura. Rio de Janeiro: GB Arte, 2000. s.p., il. color.

FRANS Krajcberg revolta. Versão em inglês Carolyn Besset, Derrick Phillips; apresentação Pierre Restany. Rio de Janeiro: GB Arte, 2000. 192 p., il. color.

KRAJCBERG, Frans. Frans Krajcberg. Paris: Grande Halle de la Villette, 1996. s.p. il., fi gs., fot.

KRAJCBERG, Frans. Frans Krajcberg: ima-gens do fogo. Rio de Janeiro: MAM, 1992. 67 p., il. p&b. color.

KRAJCBERG, Frans. Krajcberg. Rio de Janei-ro: Galeria Jean Boghici, 1981.

KRAJCBERG, Frans. Krajcberg. Sao Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1981. , il. color.

Site

www.itaucultural.org.br

Arte-educação

ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BARBOSA, A. M. Arte-educação: confl itos / acertos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

_________. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo/Porto Alegre: Perspectiva/ Fundação Iochpe, 1981.

_________. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspecti-va,1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares: Arte. Brasília: MEC, 1996.

_________. Secretaria do Ensino Fundamen-tal. Parâmetros Curriculares: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

_________. Secretaria do Ensino Funda-mental. Parâmetros Curriculares: Introdução. Brasília: MEC, 1998.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão. São Paulo: Edusp,1992.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender

arte: sala de aula e formação de professores.

Porto Alegre: Artmed, 2003.

JANSON, H. W. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARTINS, M. C. et alii. Didática do ensino

da arte: a língua do mundo – Poetizar, fruir e

conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PARSONS, M. J. Compreender a arte. 1. ed. Lisboa: Presença, 1992.

ROSSI, M. H. W. A compreensão das

ima-gens da arte. Arte & Educação em revista.

Por-to Alegre: UFRGS/Iochpe. I: 27-35, out.1995.

Dicionários

DICIONÁRIO DA PINTURA MODERNA. São Paulo: Hemus, 1981.

DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARCONDES, Luis Fernando (org.).

Di-cionário de termos artísticos. Rio de Janeiro:

Pinakotheke, 1988.

READ, Herbert (org.). Dicionário da arte e

dos artistas. Lisboa: Edições 70, 1989.

Enc frans.indd 2

(6)

para ser olhada, e passa a ser considerada como idéia e pensamento.

Muitos trabalhos que usam fotografi a, xe-rox, fi lme ou vídeo como documento de ações e processos, geralmente numa recusa da noção tradicional de objeto de arte, foram desig-nados como arte conceitual. Além da crítica ao formalismo, artistas conceituais atacaram

5 6 7

Conteúdos do projeto • Obra de Frans Krajcberg • Escultura de sucata

• Preservação do meio ambiente e da na-tureza

• História contemporânea do Brasil • Crítica social

Temas transversais: Ética, Meio ambiente e

Pluralidade cultural.

Trabalho interdisciplinar: Arte, História,

Ciências, Informática e Língua Portuguesa. ATIVIDADE PARA ANTES DA LEITURA Sensibilizando os alunos

Antes da leitura do livro, faça uma sessão de cinema com os alunos. O fi lme escolhido é

Amazônia em chamas (censura 14 anos, 128

minutos), dirigido por John Frankenheimer. Realizado em 1994, conta a história da vida de Chico Mendes. Desde a infância, Chico foi testemunha das brutalidades cometidas contra os seringueiros, explorados por seus patrões. Ainda jovem, decidiu lutar em favor do povo de sua região. De pequenas discus-sões com criadores de gado, passando pela liderança de seu sindicato e pela campanha internacional contra a devastação da fl oresta amazônica, Chico Mendes acreditava no di-álogo e em soluções sem violência. Acabou transformando-se em uma fi gura de impor-tância nacional, um herói local, e um peso ainda maior para seus inimigos.

Como todo fi lme, este também é uma obra de arte. Entretanto, este, em especial, é um tipo de obra de arte que denuncia e critica os problemas do mundo em que vivemos. No percurso da história, em diversas ocasiões e de diversas maneiras, os artistas criticaram os erros dos poderosos que, invariavelmente, acabam causando algum tipo de sofrimento e de injustiça social.

Dessa forma, o filme propicia o debate sobre:

• o problema das queimadas e da explora-ção de nossas riquezas naturais por empresas multinacionais;

• a relação que existe entre arte e crítica social.

Forme grupos e peça a cada um deles uma pesquisa em jornais, revistas e internet sobre as causas dos problemas ecológicos de nossa época, tais como a poluição, o desmatamen-to, a erosão etc. O trabalho deve incluir a busca de imagens e informações sobre artistas das mais diversas formas de expressão (artes visuais, música, dança, teatro, literatura) que protestam e denunciam a violência contra a natureza.

Escolha um dia para a apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos, que poderá ser em PowerPoint.

Após as apresentações, faça uma relação com a vida e a obra de Frans Krajcberg e seus protestos contra a exploração da natureza.

ATIVIDADES PARA DURANTE A LEITURA Roteiro de apreciação das obras reproduzi-das no livro: (págs. 18, 20, 30,31,52).

• O que todas essas obras possuem em comum?

• Qual é a técnica utilizada pelo artista? • Como a natureza é representada em cada uma delas?

• As formas são realistas ou abstratas? • Em que contexto estão inseridas as escul-turas? Elas se movimentam? Estão ao ar livre ou em estúdio?

• As árvores estão sozinhas ou em grupo? O que isso pode simbolizar?

• As cores das esculturas são fracas, suaves, ou são fortes e contrastantes?

• Na sua opinião, o uso de troncos e raí-zes destruídos em queimadas criminosas em obras de arte é um ato artístico ou político? Explique.

ATIVIDADES PARA DEPOIS DA LEITURA Organize a classe em grupos de no máxi-mo 3 alunos para que eles façam uma escul-tura de sucata. A temática será A natureza e a minha cidade. Como Frans Krajcberg, eles poderão criticar, por meio da expressão artís-tica, o modo como a cidade trata a natureza e o meio ambiente.

Inicialmente, peça para que cada grupo faça uma pequena pesquisa sobre as diferen-tes formas de se produzir uma escultura.

Depois, discuta com eles que, em linhas gerais, as esculturas podem ser modeladas, acrescentando material como barro, massa; esculpidas, retirando material como pedra e madeira, ou podem ser feitas com a ajuda de moldes de metais fundidos e pó de mármore. Entretanto, no século XX, os artistas passa-ram a questionar técnicas e estilos e a criar obras de arte que não podem ser facilmente defi nidas. A partir desses questionamentos nasceu o conceito de objeto de arte.

Uma das grandes rupturas do século XX foi o uso de objetos do cotidiano e da natureza para se construir obras de arte. Esses objetos podem tanto ser produtos industrializados, artesanatos, plantas, minerais e até pessoas e

animais, que se transformam em obra de arte porque o artista os escolheu, deslocando-os de sua função original e transformando-os em arte.

Esses objetos podem ser simples, retirados do cotidiano, sem a interferência do artista, ou podem ser montagens, colagens de di-ferentes materiais que o artista manipula e modifi ca (por ex.: escultura de sucata).

Peça, então, para que seus alunos tra-gam para a escola todo o tipo de materiais que conseguirem: sucatas variadas, plantas, pedras, objetos do cotidiano e o que mais a imaginação deles mandar! Os trabalhos podem ser feitos na forma de uma escultura única ou de várias, em forma de maquete, por exemplo. Deixe-os livres para se expressar e participe ativamente ajudando-os a encon-trar soluções para criar suas esculturas!

Obs.: O material de apoio para esse tipo de atividade é muito importante. Cada um pode trazer de casa aquilo que tiver, como grampeadores, pistola e refi l de cola quente, fi tas adesivas, cola branca, durepox, presilhas, pregos, martelo, tachinhas etc.

Marque um dia para a apresentação dos trabalhos e aproveite para transformar esse dia numa “Luta pela preservação da natureza”!

A ARTE ECOLÓGICA

Frans Krajcberg foi um dos pioneiros da chamada arte ecológica no Brasil, o tipo de arte que tem como pré-requisito uma postura ecologicamente correta por parte do artista. A arte ecológica é um braço da arte conceitual, vanguarda surgida inicialmente na Europa e nos Estados Unidos no fi nal da década de 1960 e meados dos anos 1970, para quem o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra.

O termo arte conceitual foi usado pela pri-meira vez em 1961, num texto de Henry Flynt. Nesse texto, o artista defende que os

concei-tos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. Já que as idéias são o mais importante para a arte conceitual, a exe-cução das obras fi ca em segundo plano. O que importa é o conceito presente na obra, que é elaborado antes de sua materialização.

Devido à grande diversidade, não há um consenso que possa defi nir os limites precisos do que pode ou não ser considerado arte con-ceitual. Entretanto, pode-se dizer que a arte conceitual é uma tentativa de revisão da noção que o senso comum tem de obra de arte. A arte deixa de ser primordialmente visual, feita

ferozmente as instituições, o sistema de sele-ção de obras, o mercado de arte e as injustiças sociais.

No Brasil, a arte conceitual começa com Waltércio Caldas, Artur Alípio Barros e Ivald Granato, na década de 1960. Ganha impulso na década de 1970 com Cildo Meireles, José Resende e Frans Krajcberg.

BIBLIOGRAFIA

Frans Krajcberg

FRANS Krajcberg natura. Rio de Janeiro: GB Arte, 2000. s.p., il. color.

FRANS Krajcberg revolta. Versão em inglês Carolyn Besset, Derrick Phillips; apresentação Pierre Restany. Rio de Janeiro: GB Arte, 2000. 192 p., il. color.

KRAJCBERG, Frans. Frans Krajcberg. Paris: Grande Halle de la Villette, 1996. s.p. il., fi gs., fot.

KRAJCBERG, Frans. Frans Krajcberg: ima-gens do fogo. Rio de Janeiro: MAM, 1992. 67 p., il. p&b. color.

KRAJCBERG, Frans. Krajcberg. Rio de Janei-ro: Galeria Jean Boghici, 1981.

KRAJCBERG, Frans. Krajcberg. Sao Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1981. , il. color.

Site

www.itaucultural.org.br

Arte-educação

ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BARBOSA, A. M. Arte-educação: confl itos / acertos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

_________. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo/Porto Alegre: Perspectiva/ Fundação Iochpe, 1981.

_________. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspecti-va,1997.

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares: Arte. Brasília: MEC, 1996.

_________. Secretaria do Ensino Fundamen-tal. Parâmetros Curriculares: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

_________. Secretaria do Ensino Funda-mental. Parâmetros Curriculares: Introdução. Brasília: MEC, 1998.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão. São Paulo: Edusp,1992.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender

arte: sala de aula e formação de professores.

Porto Alegre: Artmed, 2003.

JANSON, H. W. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARTINS, M. C. et alii. Didática do ensino

da arte: a língua do mundo – Poetizar, fruir e

conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PARSONS, M. J. Compreender a arte. 1. ed. Lisboa: Presença, 1992.

ROSSI, M. H. W. A compreensão das

ima-gens da arte. Arte & Educação em revista.

Por-to Alegre: UFRGS/Iochpe. I: 27-35, out.1995.

Dicionários

DICIONÁRIO DA PINTURA MODERNA. São Paulo: Hemus, 1981.

DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MARCONDES, Luis Fernando (org.).

Di-cionário de termos artísticos. Rio de Janeiro:

Pinakotheke, 1988.

READ, Herbert (org.). Dicionário da arte e

dos artistas. Lisboa: Edições 70, 1989.

Enc frans.indd 2

Referências

Documentos relacionados

A partir deste contexto, este estudo tem como principal objetivo apresentar uma revisão teórica sobre as produções científicas concernentes o uso do recurso

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

anteriores (dos ultimos 5 anos, se diferente do atual empregador e se aplicável): Endereço: Cidade/Estado: CEP: Telefone: Cargo: Nome e sobrenome do

De forma geral, observamos que os estudantes não conseguiram construir argumentos, segundo as especificações fornecidas por Toulmin em seu padrão de argumentação, faltando

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Pois bem, o trabalho por projetos suscita nos educandos todas essas qualidades e muitas outras necessárias a formação integral que contribua não só para a vida escolar (preparação

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

Outras informações Não existe informação disponível. SECÇÃO 12: Informação