Projeto: Tabela Periódica Saborosa

Texto

(1)

Prêmio Shell de Educação Científica

Projeto: Tabela Periódica Saborosa

Professora: Rosana de Oliveira rosanaoliveirabiologia@gmail.com

Apresentação Justificativa

Este projeto foi realizado com as turmas de primeiro ano do Ensino Médio, durante as aulas de Química no 3º Bimestre de 2017 quando, de acordo com o Currículo Mínimo, este assunto foi abordado.

A tabela periódica é um assunto importantíssimo e de necessário entendimento em Química, entretanto é um pouco complexo, o que nos faz perceber uma certa rejeição por parte de alguns alunos. Felizmente, existem maneiras de transformar o processo de ensino aprendizagem em um projeto, um jogo ou uma atividade lúdica para fazer com que os alunos fiquem mais envolvidos. De uma maneira divertida e gastronômica, os alunos vão assimilando o posicionamento dos elementos químicos dentro dos grupos e períodos da tabela periódica, sem precisar adotar a famosa "decoreba".

O projeto está inserido no PPP da escola em projetos/atividades, que tem como objetivo o investimento da prática docente, para melhoria da aprendizagem dos alunos, impactando positivamente nos resultados.

Objetivos

Identificar as principais famílias e nomeá-las;

Caracterizar metais e não metais, gases nobres e o hidrogênio;

Identificar os elementos mais comuns da tabela periódica, bem como as suas principais propriedades; Localizar os elementos de acordo com a posição em que ocupam nos períodos e famílias.

Recursos necessários

Biscoitos Cream Cracker, bolos, bombons, pães de forma, etc

Coberturas diversas: requeijão, patês, geleias, brigadeiro ou nutella, leite condensado etc. Ou um único tipo (brigadeiro branco, requeijão ou maionese) colorido com corante alimentício;

Recipientes plásticos com "bico"; Luvas descartáveis

Folhas de papel manteiga ou cartolina para forrar a mesa. Tabela periódica usada durante as aulas.

(2)

Prêmio Shell de Educação Científica

Conteúdos Curriculares envolvidos no Projeto Classificação e Propriedades Periódicas:

Conceito de Metais e não Metais e suas aplicações no dia a dia; Particularidades dos gases nobres e do Hidrogênio;

Conceito de eletronegatividade, tamanho atômico e potencial de ionização.

A variação das propriedades periódicas ao longo de um período e/ou família da tabela periódica.

Abrangência/Campo de Aplicação Ensino Médio: 4 turmas de 1º ano

Turno Matutino: turmas 1001, 1003 e 1004 (79 Alunos) Turno Noturno: turma:1005 (21 Alunos)

Metodologia

1. Durante as Primeiras aulas do 3º Bimestre foi apresentada a proposta de construir uma Tabela Periódica comestível aos alunos e após aceitação de todos, foi dado um tempo para que os mesmos pudessem exercer a criatividade;

2. Em seguida a turma foi dividida em grupos de 8 a 10 alunos. A razão para a formação de grupos tão grandes, deve-se ao fato de tornar-se menos oneroso para cada um.

3. A lista de materiais para cada grupo, foi discutida com antecedência, haja visto que eles precisavam saber a quantidade de elementos químicos que seriam necessários para adequá-los ao orçamento e a criatividade do grupo.

4. Durante as aulas, de acordo com que os conteúdos foram sendo abordados, também foram sendo discutidas maneiras de realizar a atividade com êxito, como por exemplo trazer alguns ingredientes preparados, utensílios apropriados, higiene, etc.

5. No dia da realização da atividade foi pedido a eles que usassem luvas e toucas, pois iriam comer o material manuseado. Esta foi realizada no refeitório, onde temos mesas e um ambiente bem espaçoso, durante duas aulas de 50 min.

6. Sob as orientações da professora, cada grupo recebeu uma folha da atividade (anexo), onde constava as instruções para montagem das tabelas, além de é claro todos estarem com a tabela periódica em mãos.

7. Após a montagem, um grupo fez a conferência do outro.

8. Em seguida, foi feito um sorteio com algumas perguntas (anexo) que já estavam escritas em pedaços de papel dentro de um saquinho plástico, as quais os alunos, escolhidos e indicados pelo grupo, teriam que "identificar" o elemento químico descrito pela professora, na tabela periódica do grupo que ele escolhesse e se acertasse poderia comê-lo. Caso não acertasse, passaria a vez para outro aluno responder.

9. E no final, quando todas as perguntas já tinham sido feitas, todos comeram literalmente a Tabela Periódica.

(3)

Prêmio Shell de Educação Científica

Avaliação

A avaliação foi realizada ao longo da confecção da atividade, quando as dúvidas foram surgindo e ao ser solicitada, aproveitava para promover uma reflexão sobre o assunto. E durante as respostas dadas às perguntas do sorteio.

Autoavaliação

Este projeto exige muita organização e cuidados! Apesar de parecer simples, o fato de se tratar de alimentos, temos que tomar determinados cuidados para que tudo ocorra bem.

Quanto ao processo ensino aprendizagem, considero de extrema importância, pois os alunos são muitos receptíveis a esta atividade, o que considero um diferencial durante o ensino de Química. Confeccionando o seu prório modelo pedagógico, o aluno procura construí-lo de forma correta e assim aprende sem sentir, de forma lúdica, a localização dos elementos, que até então era apenas através do visual.

Por ser um trabalho que venho desenvolvendo desde de 2014, percebo que os alunos ao ficarem sabendo através de colegas, esperam ansiosos por esta atividade.

Materiais

Instruções para montagem da Tabela Saborosa

De acordo com a sua tabela periódica, ordene os biscoitos (pães, bolos, bombons) em cima do papel manteiga, considerando um para cada elemento;

Coloque os diferentes recheios nos tubos com bicos e escreva os símbolos dos elementos obedecendo a seguinte ordem e colocando um recheio diferente para cada tipo de elementos descritos abaixo:

Cuidado aos responderem as perguntas!

Como a Eletronegatividade está associada à força de atração eletrônica numa ligação química. Os gases nobres então não possuem essa propriedade, já que não se combinam com outros átomos, não estabelecendo assim, ligações.

Hidrogênio; Metais alcalinos;

Metais alcalinos terrosos; Metais de transição;

Lantanídeos e Actinídeos- deixar sem cobertura ou colocar as mesmas dos metais de transição. Metais representativos;

Ametais ou Não-metais; Gases nobres.

(4)

Prêmio Shell de Educação Científica

PERGUNTAS PARA O SORTEIO

1) Qual é o único metal encontrado em estado líquido na natureza?

2) Qual é o nome do gás nobre que não possui 8 elétrons na camada de valência?

3) Qual o elemento da família dos metais alcalinos terrosos que possui o raio atômico maior? 4) Qual o elemento mais eletronegativo de toda tabela?

5) Qual é o elemento de maior raio atômico de toda tabela?

6) Qual o elemento do quarto período que possui maior potencial de ionização?

7) Qual é o elemento da família dos metais alcalinos que possui maior potencial de ionização?

8) Qual é o elemento químico que possui propriedades distintas e por isso não se encaixa claramente em nenhum grupo da tabela periódica?

9) Qual elemento que é usado desde a antiguidade pelas civilizações como reserva de valor (riqueza, poder, etc)?

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)

Imagem

Referências

temas relacionados :