• Nenhum resultado encontrado

Não sei se você teve a mesma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não sei se você teve a mesma"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Na contramão do mundo

N

ão sei se você teve a mes-ma percepção que eu, mes-mas a impressão que tenho é de que se intensificaram muito nas úl-timas semanas notícias trágicas, tristes e chocantes. Corruptos de-nunciando corruptos, estupros co-letivos, atentados terroristas, a sensação que temos é de que o mundo está de cabeça pra baixo. Os níveis de intolerância, de ódio, de insensatez, de agressividade das pessoas parecem estar chegando ao seu limite máximo. Há um clima de tensão no ar.

Por isso, torna-se urgente a presença e a ação efetiva daqueles(as) que foram resgatados das trevas para a luz, daqueles(as) que escolheram trilhar o caminho estreito, daqueles(as) que foram transformados pela graça de Deus. O apóstolo Paulo, em seu tempo, entendeu que, a par-tir da transformação que passara, deveria ter uma prática de vida dife-rente em meio às circunstâncias nas quais ele estava inserido. Ou seja, diante de um mundo tão conturbado, ele se sentia no dever de ser di-ferente e de fazer a diferença.

Na sua carta à igreja em Roma, ele propõe um dos desafios mais sur-preendentes contidos na Bíblia: “Não vos vingueis a vós mesmos, ama-dos, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu re-compensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amon-toarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:19-21). “Resumindo”, o que Paulo está dizendo é o seguinte: “Façam diferente das outras pessoas; andem na contramão do mundo”.

Tente imaginar se todo cristão e cristã abrisse mão de qualquer senti-mento ou intenção de vingança, fosse solidário(a) com quem passas-se por qualquer tipo de necessidade, mesmo que fospassas-se passas-seu inimigo, e, principalmente, retribuísse sempre o mal com o bem. Como seria a nossa cidade, o nosso país, o mundo? Pois bem, o Brasil deveria ser um ótimo país em todos os sentidos, uma vez que quase 90% da

(2)

população brasileira se diz cristã. Mas não é o que acontece. Podemos até supor que o maior mal da nossa nação é a incoerência ou omissão dos que se dizem cristãos e deveriam ser diferentes e fazer a diferença. O desafio que Paulo propõe aos romanos – e a nós também – está fir-mado no princípio que ele mesmo coloca no início do capítulo 12 de Ro-manos, quando diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimen-to, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vonta-de vonta-de Deus” (Rm 12:1-2). Sem uma entrega total e verdavonta-deira vonta-de todo o nosso ser ao Senhor, inevitavelmente tomaremos a forma do mundo que aí está, tornando-nos intolerantes, agressivos, corruptos.

Cada homem e cada mulher que se diz ser de Deus precisa dar sinais ou, conforme a expressão bíblica, frutos que evidenciem essa filiação a Deus Pai. O mundo só será diferente à medida que entregarmos diaria-mente nossas vidas ao Senhor, permitindo que Ele nos transforme. E as-sim andaremos na contramão do mundo, sendo trans-formados e gerando transformação.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em suas mãos fazer a diferença.

Nelson Mandela, líder político sul-africano (1918-2013) Reflexão

Uma igreja que não me dê tédio, por favor!

“Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pe-cadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações” (Tiago 4:8).

Eu não sei você, mas uma das coi-sas que mais detesto é sentir aque-la nhaca do tédio, sabe? Aqueaque-la hora em que você tem milhares de opções legais para fazer ou assistir e nenhuma te apetece. Podem co-locar a melhor sobremesa das ga-láxias na minha frente e nem aquilo me anima. Ou, pior ainda, Deus responde positivamente àquele desejo do meu coração de meses, ou até de anos, e aquilo simplesmente per-de todo o sentido, porque estou entediada.

Eu, particularmente, luto contra o tédio e a síndrome do pensamento acelerado, que é considerada um mal deste século, pois gera frutos

(3)

co-mo ansiedade, pânico e depressão. Creio que a raiz disso é a insatisfa-ção da alma quando não estamos com as áreas centrais de nossa vida em equilíbrio – corpo, alma e espírito.

Por estes dias, li um artigo interessante numa revista cristã americana que falava sobre o mal da geração da qual eu faço parte, que são os

mil-lennials, pessoas que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990.

Di-zia que essa geração tem um potencial incrível, porém vive comparando sua vida com a do outro e se alimenta do mundo virtual para isso. Falava também que é uma geração mais expectadora do que ativa –muito ob-serva e aplaude, mas na prática não é muito efetiva: mais consome do que produz. Resumindo, é uma geração entediada e com uma neces-sidade de doses diárias de distrações e entretenimento para estabilizar seu humor, emoções e motivações. Uma geração que desaprendeu a ter prazer em interagir com o próximo e está viciada numa via de mão única que é o mundo virtual e o falso controle que ele oferece de recebermos somente o que desejamos sem precisar dar nada em troca.

Outro exemplo bem simples e real sobre isso: ontem fui com minha mãe e minha tia a uma reunião da escola em que elas estudaram. Observar a diferença comportamental geracional era o mínimo que eu podia fazer, pois era gritante e encantadora. Foi uma festa incrível, em que alunos e professores se reencontraram depois de 40 anos. A primeira coisa que observei foi que eles chegaram pontualmente, no horário marcado, e a maior parte só foi embora na hora em que a festa estava programada pa-ra acabar. Minha tia ficou a festa inteipa-ra conversando com suas amigas, e o brilho no olhar delas era intenso, enquanto recordavam o passado e contavam sobre os filhos, netos e conquistas do presente. Teve retros-pectiva de fotos, depoimentos e o orador da festa, como bom cristão, não teve receio de citar Deus em seu discurso sobre aquela trajetória. Não pude deixar de comparar aquele evento com a reunião de dez anos que meu antigo colégio fez no ano passado, na qual simplesmente não conhecíamos mais uns aos outros. A festa foi regada a cerveja e funk e as pessoas mal conversavam. Eu não consegui ficar mais do que meia hora ali e a maioria dos meus amigos simplesmente optou por não ir. Mas o que a igreja tem a ver com isso? Assim como nossa vida e nossa rotina muitas vezes nos entediam, temos tratado a igreja da mesma for-ma: um lugar ao qual me esforço para ir esperando que preencha minhas expectativas emocionais e psicológicas – dependendo, claro, de como foi a semana anterior ou de como meu humor está naquele domingo. Ai do pregador se não disser algo que me agrade o coração ou me ali-mente intelectualali-mente! Isso me leva perigosaali-mente a encaixotar Deus ao meu bel prazer mental.

(4)

Ai da banda de louvor se não tocar alguma música que me dê aquele quentinho no coração ou não se alinhe com minhas emoções daquela noite ou com meu estilo de música favorito!

Ai dos testemunhos se não forem miraculosos o suficiente para exigir meu aplauso e atenção!

Ai do missionário/evangelista se não contar uma história bem Indiana Jo-nes gospel, para que eu resolva tirar o escorpião do bolso e decida aju-dá-lo financeiramente!

Tratamos a igreja como um restaurante ou um serviço de TV aberta e vemos suas programações como um cardápio que deve nos apetecer. Clientes supostamente exigentes que, no fundo, são facilmente levados pelo tédio e por suas emoções mal controladas. Queremos incansavel-mente alguma coisa que nos “aliincansavel-mente”, de preferência alguma teoria hu-manista que distorça a Bíblia ou não nos confronte; ou então nos apre-sente um Jesus garçom, implorando por nossa atenção.

Deus não é garçom nem tem crise de identidade e muito menos tédio, mesmo sabendo quão limitada é a Sua criação humana, que há milênios ri das mesmas piadas e comete os mesmos erros, vez após vez. O único ser no universo que poderia morrer de tédio e chutar o balde é Deus. Afinal, Ele já sabe tudo o que vai acontecer até que Sua palavra se cumpra. No entanto, nós é que agimos que nem crianças mimadas, pois desconhece-mos e tedesconhece-mos preguiça de nos aprofundar na riqueza da Sua palavra, na Sua multiforme graça, e hesitamos em viver no centro da Sua vontade.

Está entediado com sua vida cristã ou com sua igreja? Peça perdão a Deus e corra para Ele! Fuja da tentação de encaixotar Deus em seus próprios sofismas e conceitos e, assim como os anjos, aprenda a adorá-Lo e a descobrir uma nova faceta cada vez que olhar para Ele.

Por Carla Stracke Pimentel,

membro da Igreja Metodista em Itaberaba

O tédio é a doença dos corações sem sentimentos e das almas pobres.

Thomas Carlyle, escritor e historiador escocês (1795-1881)

Avisos

Cursos do segundo semestre da Escola Dominical

A partir do primeiro domingo de agosto, voltaremos com os cursos se-mestrais da Escola Dominical. Os cursos sobre o Antigo Testamento e o Novo Testamento continuarão no Módulo 2. E haverá dois novos cursos: “Discipulado, um Estilo de Vida” e “Finanças à Luz da Bíblia”. As inscri-ções para esses dois cursos já estão abertas. Inscreva-se com a Deise.

(5)

Acampamento 2016

Data: De 12 a 14 de novembro de 2016; Tema: “Comunidade”;

Local: Acampamento do Lelé, em Taubaté (SP);

Investimento: R$ 250,00, para quem vai de ônibus, e R$ 220,00, para quem vai de carro. Crianças até 2 anos de idade estão isentas de taxa. Para as que têm entre 3 e 8 anos, o custo é de R$ 140,00, incluindo-se o valor do transporte, ou de R$ 110,00, incluindo-sem o valor do transporte; Inscrições: Com o Eduardo Freitas (Cherokee). Vagas limitadas!

Aniversariantes

24/7 Vinícius Cavalcante Marchi da Silva; 25/7 Claudete de Siqueira;

27/7 Matheus de Siqueira Nunes; 28/7 Salete Lakatos.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Márcio), do Cícero (sogro do Cebola), da Ci-da (cunhaCi-da Ci-da Silvana), Ci-da d. CiCi-da Barçante, da d. Domi, da Doroti, da Edelita (irmã da Ma-rilene), da Ester Laguna, da Gina, do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, do Luciano Amorim (pri-mo da Claudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), do Pau-lo (marido da Rose Assunção), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rita (sobrinha do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do William (de Santana de Parnaíba).

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (24/7) PRÓX. DOMINGO (31/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo Silas

GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Toninho

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar Edward/Renata

MINISTÉRIO INFANTIL Carol Zacara/Mariana/Rosa Paloma/Maiara/Doroti

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

OPERADOR DE CÂMERA Almir Guto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Samuel Pr. Tiago/Carol

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal

2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e LauraTiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberaba

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa Valentin

Referências

Documentos relacionados

O calendário estendido do carnaval de escolas de samba na região promove um tempo ritual da festa peculiar, que possibilita uma intensa relação composta por trocas e

O objetivo geral deste trabalho é estimar o potencial risco à saúde publica por doenças veiculadas pelos recursos hídricos, por meio da avaliação da contaminação

61 Desinstalação do Microsoft Office Professional Plus 2007 Publicado. 62 Desinstalação do Microsoft Office Visio Professional 2007

No espaço escolar é preciso considerar, segundo Lima (2012, p. 72), “os objetivos, sua estrutura e funcionamento, e nesse contexto, a relação estabelecida entre as pessoas que

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Ora, é nítida a abusividade presente no marketing utilizado para a comercialização dos produtos em questão diante de todos os recursos publicitários lançados a

A implantação do Programa 5’S foi realizada em uma oficina de chapeação localizada na cidade de Descanso. O empreendimento conta com o auxílio de 5 funcionários, dentre eles

Nessa obra, Greimas (2002) analisa cinco textos de escritores diferentes (Tournier, Calvino, Rilke, Tanizaki e Cortázar), que descrevem experiências estéticas para evidenciar