• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 1

2016

1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

Aluno(a): Nº

Ano: 9º Turma: Data: 23 /03/2016 Nota:

Professor(a): Edvaldo De Oliveira Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Mundo globalizado - Mundo subdesenvolvido - Periferia dos grandes centros - América subdesenvolvida

1ª Questão: Distribuição (em %) da população ativa por setor econômico:

País Primário Secundário Terciário

A 7 40 53

B 40 10 50

Identifique, entre as afirmativas a seguir, aquela que interpreta corretamente os dados da tabela. a) Os dados do país B representam a estrutura ocupacional dos países socialistas subdesenvolvidos, já que estes possuem um percentual muito pequeno de trabalhadores urbanos.

b) Os dados do país A podem representar a estrutura ocupacional dos países capitalistas desenvolvidos, que possuem um número de pessoas ocupadas na indústria, no comércio e nos serviços bem superior ao dos trabalhadores agrícolas.

c) Os dois países são economicamente subdesenvolvidos pelo fato de possuírem menos trabalhadores ocupados nas atividades industriais do que nas atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços. c) O percentual de trabalhadores empregados nas atividades comerciais e na prestação de serviços revela que os dois países são capitalistas e desenvolvidos economicamente.

e) Os dados permitem concluir que ambos são países socialistas de economia predominantemente industrializada, já que a maioria dos trabalhadores está ocupada em atividades urbanas.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

Educação do jeito que deve ser

(2)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 2

2ª Questão: Observe a charge

Explique a charge anterior, considerando nossas discussões sobre as características dos três problemas muito comuns em países subdesenvolvidos.

3ª Questão: Relacione as fases de desenvolvimento do capitalismo com suas respectivas características. I. Capitalismo comercial ou mercantilista.

II. Capitalismo industrial ou liberal.

III. Capitalismo financeiro ou monopolista.

A) De 1930 até a atualidade – intervenção estatal na economia, formação de oligopólios, cartéis e intensificação do processo de globalização. ( )

B) Do século XV até meados do século XVIII – evolução da produção artesanal para a manufatura, formação dos Estados nacionais e modernos, colonialismo e absolutismo. ( )

C) Da segunda metade do século XVIII até a crise de 1929 – desenvolvimento da maquinofatura, neocolonialismo, imperialismo, liberalismo econômico, livre concorrência, com reduzida intervenção do Estado na economia. ( )

Assinale a opção correta. a) A(II), B(I) E C(III). b) A(II), B(III) E C(I). c) A(I), B(II) E C(III). d) A(III), B(I) E C(II). e) A(III), B(II) E C(I).

(3)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 3

4ª Questão:

O texto a seguir trata de alguns aspectos da globalização. Leia-o com atenção.

Essa tal globalização

Um jovem que se forma numa universidade fica dividido. Por um lado, sente-se feliz por ter completado o curso. E é invadido pela certeza de que a fase de “doce irresponsabilidade” terminou. É hora de enfrentar a vida a sério. Por outro lado, vários amigos ou conhecidos que tinham terminado o curso antes estão desempregados. De que adianta lutar tanto pelo diploma, se ele já não significa uma garantia de emprego?

Entretanto, num restaurante, ele nota a presença de várias bebidas e comidas estrangeiras. “Que bom que os produtos do mundo estão mais próximos de nós”, raciocina. Mas, logo em seguida, não pode evitar um novo pensamento: “Desde que a gente tenha dinheiro para comprá-los”.

Enquanto estudava, esse rapaz acompanhava notícias pelos jornais: em um ano, o astro de basquete americano Michael Jordan ganhava da Nike bem mais (US$ 20 milhões) do que todos os 25 mil trabalhadores indonésios que fabricam os tênis Nike, Reebok, Adidas e outros (somados, eles recebiam cerca de US$ 12 milhões; o que significava que, para comprar um par de tênis, cada um teria que trabalhar cerca de três meses sem gastar um tostão); na Coreia do Sul, na França, na Alemanha, sucediam-se protestos de trabalhadores contra as políticas dos governos; um espirro na Ásia sacudia as bolsas de valores brasileiras; aqui, a todo momento, empresas eram privatizadas e os Estados se engalfinhavam numa luta para oferecer maiores vantagens aos fabricantes de automóveis estrangeiros. “Isso tudo tem a ver com a minha situação”, intuía o rapaz. “É a tal de globalização.” [...]

(CARVALHO, Bernardo de Andrade. A globalização em xeque: incertezas para o século XXI. São Paulo: Atual, 2002.)

4.1) Tendo como base o texto, a imagem e as discussões realizadas em aula, defina globalização. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

5ª Questão: O continente americano é dividido fisicamente da seguinte forma:

- América do Norte compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México;

- América Central é onde se localizam países como o Panamá, a Guatemala, Cuba, o Haiti, a Nicarágua... - América do Sul: onde estão o Brasil, a Argentina, o Chile, a Venezuela e outros países.

Do ponto de vista histórico-social, a divisão desse continente é feita em apenas duas partes: América Anglo-Saxônica e América Latina.

(4)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 4 Tendo como referência a afirmação acima e seus conhecimentos sobre o continente americano, marque a opção INCORRETA:

a) A América Latina inclui todos os países do continente onde predominam o espanhol e o português, línguas originadas do latim.

b) À primeira vista, a diferenciação entre essas duas América estaria no idioma: nos Estados Unidos e no Canadá, a língua inglesa; na América Latina, os idiomas espanhol e português.

c) Na América do Norte a população é de origem anglo-saxônica; enquanto a população do México, da América Central e da América do Sul é de origem latina.

d) A América Anglo-Saxônica abrange os Estados Unidos, o Canadá e o México, países onde o idioma oficial é o inglês, uma língua de origem anglo-saxônica.

e) Na América Platina os países tiveram colonização voltada para a exploração de suas riquezas naturais como as de elevado valor agregado.

6ª Questão: Observe com atenção a tabela abaixo e classifique os países da América segundo a sua

divisão geográfica, divisão histórico-linguística e divisão econômica:

PAÍS DIVISÃO GEOGRÁFICA DIVISÃO ATRAVÉS DO IDH DIVISÃO ECONÔMICA

ARGENTINA EUA JAMAICA

HAITI COSTA RICA

7ª Questão: Em relação à situação atual de subdesenvolvimento e dependência dos países

latino-americanos, das opções abaixo a(s) que está (ão) incorreta (s) está na letra

I - Em sua imensa maioria, os países latino-americanos foram até a primeira metade do século XIX colônias da Espanha ou de Portugal. Mas antes mesmo de se tornarem independentes, eles ficaram subordinados economicamente à Inglaterra, a grande potência mundial nos séculos XVIII e XIX. ( ) II - Ouro brasileiro, por exemplo, extraído no século XVIII na região das minas (atualmente Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais), acabou indo muito mais para a Inglaterra do que para Portugal, porque, nesse período, Portugal já era uma potência europeia de Segunda categoria, que realizava acordos desfavoráveis com a Inglaterra para manter seus domínios coloniais com a proteção inglesa. ( )

III - Desde o período colonial, as atividades econômicas nos países do Terceiro Mundo (agora denominados: mundo em desenvolvimento) estão voltadas para o mercado externo. Os melhores gêneros agrícolas, por exemplo, são exportados, enquanto os piores ficam para o consumo interno, como acontece com o café no Brasil. ( )

IV - Grande parte dos países latino-americanos tem dívidas enormes com os grandes bancos e instituições financeiras dos países desenvolvidos. As dívidas externas do Brasil, do México e da Argentina, por exemplo, estão entre as maiores do mundo atualmente. Isso tudo indica que esses países apresentam uma economia independente, característica fundamental do desenvolvimento. ( )

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) somente III. e) somente IV.

(5)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 5

8ª Questão: Considerando os países fictícios apresentados no quadro abaixo:

PAÍS A PAÍS B PAÍS C

Substituição de importação e implantação de muitinacionais. Tecnologia mais sofisticada e uso de petróleo e eletricidade. Indústria planificada atende às necessidades e prioridades da sociedade.

8.1) Qual desses países é desenvolvido?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 8.2) Qual a sua conclusão sobre a sua escolha?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

9ª Questão: Em relação ao subdesenvolvimento da América Latina, analise se as afirmativas são certas

(C) ou erradas (E):

I. A indústria açucareira, implantada na América Latina no período colonial, foi uma das primeiras indústrias globalizadas. Ela sintetizava elementos produtivos e experiências de três continentes diversos: a tecnologia e meios de produção advindos dos EUA, a terra americana e a mão de obra africana. As mercadorias produzidas na América Latina destinavam-se aos mercados norte-americanos. ( )

II. O fato de as economias latino-americanas surgirem voltadas à exportação impediu a constituição de um significativo mercado interno, de uma economia mercantil manufatureira e do desenvolvimento pleno de relações capitalistas de produção. Quando se rompeu a estrutura colonial, efetivou-se um capitalismo dependente, que se apoiava no setor exportador já existente, o qual gravitava em torno dos centros externos economicamente dominantes. ( )

III. Após a abolição da escravatura e das independências políticas, as economias latino-americanas são integradas às economias metropolitanas sob a forma de um neocolonialismo. Em outras palavras o desenvolvimento das nações avançadas é a contraface histórica da dependência das nações subdesenvolvidas, tanto no período colonial quanto neocolonial. Mesmo com a adoção de políticas desenvolvimentistas pelos países latino-americanos no século XX, permaneceu, contudo, esta dependência frente aos países de capitalismo avançado, em particular, dos Estados Unidos no período do pós-guerra. Tal modelo desenvolvimentista, equivocadamente, compreendia de modo linear a evolução das sociedades capitalistas, desconsiderando o binômio dependência-desenvolvimento. ( ) A sequência CORRETA das respostas acima é:

a) certo, errado, certo. b) errado, certo, certo. c) certo, errado, errado. d) errado, certo, errado. e) todas são corretas.

(6)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 6

10ª Questão: Utilize o mapa a seguir para responder aos itens.

10.1) A partir da interpretação do mapa, explique a frase abaixo:

“As economias periféricas subdesenvolvem-se em proveito das economias industrializadas do centro”. (SALAMA, Pierre. O processo de subdesenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.) __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 10.2) Com base no mapa, defina o que são países centrais.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(7)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 7

11ª Questão: Observe a ilustração abaixo

Na charge está explícito um contexto que cada vez mais é crescente nos países emergentes ou mesmo centrais, na fase da ordem multipolar.

Observe a justificativa:

―A concentração de renda é um gargalo complexo de resolução por parte da elite. Cabem às massas desenvolver uma ruptura que promova uma nova perspectiva de estrutura política e social, contudo, não é mais possível utilizar-se dos pilares marxistas para realizar esta ruptura. E sim do próprio processo Liberal.

(Bill Clinton / Folha de São Paulo/2005)

Com a charge, a justificativa dada por Bill Clinton e os seus conhecimentos, conclui-se que:

a) As classes operárias continuarão à mercê dos governos populistas se não se mobilizarem e buscarem uma democracia transparente.

b) As elites agrárias não proporcionam no sistema capitalista uma igualdade social, visto que se fortalece a partir do instante em que explora a maioria.

c) As desigualdades sociais são os instrumentos de manutenção do poder das forças do setor quaternário da economia, que investe em biotecnologia e ciência.

d) A pobreza e a miséria são resultados que mais avançam no mundo globalizado, isso, prejudica negócios e investimentos, porque a violência cresce.

e) A educação e a qualidade de vida podem estimular o rompimento com o ciclo de submissão das nações pobres aos interesses neoliberais das nações mais ricas.

12ª Questão: Leia o texto a seguir.

“O Brasil se manteve em 2008 na 70º posição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), divulgado hoje pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Apesar da posição no ranking permanecer a mesma, o Brasil registrou leve melhora no seu indicador social, que passou de 0,802 para 0,807. Com isso, o país permaneceu dentro do grupo dos países considerados de alto desenvolvimento humano, aqueles com IDH superior a 0,800”.

(Http://www1.folha.uol.com.br, acessado em 18/12/2008) Criado na década de 1990 pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, o IDH tem como principal objetivo:

a) Servir como indicador em estudos comparativos das condições de vida das populações do mundo e, com isso, investir recursos para sanar os possíveis problemas.

b) Definir áreas de investimento econômico para as grandes corporações transnacionais apontando local com maior quantidade de mão de obra barata.

c) Facilitar a formação de grupos não governamentais de apoio social e econômico às populações com precárias condições de vida.

d) Integrar ações governamentais e não-governamentais de controle de natalidade em países com intenso crescimento demográfico.

(8)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 8

13ª Questão: O mapa abaixo representa uma forma de organização do espaço mundial que é usada

para identificar os países do norte, centrais, e países do sul periféricos.

(Http://diogopinheirohvialonfa.blogspot.com/)

Marque abaixo a opção que melhor representa os países localizados ao sul da linha. a) Agropecuária intensiva, emprego de máquinas e mão de obra especializada.

b) População ativa empregada principalmente nos setores secundário e terciário da economia. c) Deficiência na atividade industrial que geralmente emprega mão de obra barata.

d) Reduzido crescimento populacional, baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil e) Países que apresentam a maior concentração de riquezas minerais do planeta.

14ª Questão: Observe a ilustração

Em relação ao critério das várias divisões em nosso Planeta é correto afirmar que a ilustração julga a) a falta de informação das pessoas em um mundo globalizado.

b) uma representação de como o mundo é desigual em relação aos critérios econômicos. c) que o Planeta produz o necessário para a alimentar a todos, exceto na África.

d) que a Europa é o continente de maiores recursos minerais. e) que na Ásia as opiniões são apenas restritas na China.

(9)

1ª PP/Geografia/9ºano/Prof. Edvaldo de Oliveira/pag. 9

15ª Questão:

(SENE,E. & MOREIRA,J.C. “O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil”. São Paulo: Ed. Scipione, 1998.p.42.)

As letras A e B, na representação esquemática da Nova Divisão Internacional do Trabalho, poderiam ser substituídas, respectivamente, por:

a) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.

b) metrópoles e colônias.

c) países subdesenvolvidos e países desenvolvidos.

d) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos não industrializados. e) países periféricos e países centrais.

Referências

Documentos relacionados

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Este trabalho consistiu na elaboração de um banco de dados cartográfico que abarque informações referentes às pesquisas desenvolvidas na Península Potter,

2336 Revalidação automática para Registro de produtos Cosméticos RESTRIÇAO DE USO CONFORME MENCIONADO NA ROTU- LAGEM. CUIDADOS ESPECIAIS DE CONSERVAÇAO INDICADOS

Este trabalho teve como objetivos principais a caracterização do resíduo de manga (Mangífera índica L.) avaliando sua viabilidade como substrato na fermentação em estado

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Fiscal, para aprovação do seu Regimento Interno e a análise da prestação de contas feita pela Diretoria