• Nenhum resultado encontrado

CLÁUSULA 1ª VIGÊNCIA: Terá o presente ACORDO, vigência de HUM (01) ANO com início a partir de 1º DE OUTUBRO DE 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLÁUSULA 1ª VIGÊNCIA: Terá o presente ACORDO, vigência de HUM (01) ANO com início a partir de 1º DE OUTUBRO DE 2015."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DA CATEGORIA RURAL, FIRMADA ENTRE O SINDICATO DOS EMPREGADOS RURAIS DE RIO CLARO E O SINDICATO RURAL DE RIO CLARO

BIÊNIO DE 2015 - 2016.

Os subscritores abaixo assinados, de um lado o SINDICATO DOS EMPREGADOS RURAIS DE

RIO CLARO, situado na rua sete nº 1.799, Santa Cruz, Rio Claro, inscrito no CNPJ/MF sob nº

56.399.520/0001-73, neste ato representado por seu Presidente EDI RICARDO CÂMARA, CPF/MF nº 250.883.888-88; e de outro lado o SINDICATO RURAL DE RIO CLARO, inscrito no CNPJ/MF sob nº 56.376.551/0001-09, situado na Avenida 11 nº 709, centro, Rio Claro, representado por seu Presidente RICARDO JOSÉ SCHMIDT, CPF/MF nº 115.413.658/28, sendo que as Entidades de Classe aqui designadas, possuem por extensão de base os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí, Analândia e Ipeúna, convencionam-se entre si, e na melhor forma da Lei, a preconvencionam-sente “CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO” que se regerá pelas seguintes cláusulas abaixo descritas.

CLÁUSULA 1ª – VIGÊNCIA: Terá o presente ACORDO, vigência de HUM (01) ANO com início a partir de 1º DE OUTUBRO DE 2015.

CLÁUSULA 2ª - REAJUSTE SALARIAL: Obrigatoriedade pelos empregadores rurais a partir de 1º de outubro de 2015, de reajuste de salário de seus empregados de no mínimo 9,9 % (nove vírgula nove por cento).

CLÁUSULA 3ª - SALÁRIO NORMATIVO OU PISO SALARIAL - Fixação do Piso Salarial ou Salário Normativo em R$ 923,10 (novecentos e vinte e três reais e dez centavos) por mês, a partir de 1º de outubro de 2015.

PARAGRAFO ÚNICO: Fica pactuado que, em caso do salário mínimo estadual ou nacional ultrapassar o piso salarial normativo desta cláusula, o salário normativo da categoria passará a ser o valor do salário mínimo estadual ou nacional, o que for maior.

CLÁUSULA 4ª - COMPROVANTE DE PAGAMENTO: Obrigatoriedade de fornecimento de comprovante de pagamento de salários, contendo as discriminações pagas, descontos efetuados, com as identidades do empregador, sob pena de nulidade do pagamento feito.

PARÁGRAFO ÚNICO: Quando a remuneração for baseada por unidade de produção, o fornecimento obrigatório do comprovante será diário, contendo o nome do empregador e trabalhador, com discriminação da produção diária do empregado e ainda seu correspondente valor em dinheiro.

CLÁUSULA 5ª - PAGAMENTO: Os pagamentos dos salários ou acertos trabalhistas deverão ser feitos em dinheiro ou em cheque da própria praça, de conformidade com a Lei.

(2)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

CLÁUSULA 6ª - ATESTADOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS: Reconhecimento e aceitação, pelos empregadores dos ATESTADOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS, expedidos pelos profissionais do SINDICATO DOS EMPREGADOS RURAIS DE RIO CLARO, e dos POSTOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, POSTOS DE SAÚDE MUNICIPAIS, MEDICOS EM GERAL.

CLÁUSULA 7ª - DOENÇA COMPROVADA: Em caso de doença devidamente comprovada por ATESTADO MÉDICO, emitido na forma da cláusula anterior, o EMPREGADOR se obriga ao pagamento normal do salário, do empregado durante o período de 30 (trinta) dias. Quando o afastamento for concedido pelo período de 16 (dezesseis) ou mais dias. Obrigando-se os empregadores ao preenchimento do AAS e outros documentos solicitados pelo INSS, para obtenção de auxílio-doença, auxílio-natalidade e, aposentadorias em geral.

CLÁUSULA 8ª – COMPLEMENTAÇÃO AO ACIDENTADO / AUXÍLIO DOENÇA: Complementação de Remuneração ao Acidentado / Auxílio Doença: Obrigatoriedade do empregador rural ao pagamento da diferença correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) sobre o piso salarial da categoria a título de complementação da remuneração devida ao empregado, por ocasião de Acidente de Trabalho, durante o período de inatividade.

PARÁGRAFO ÚNICO: Fica assegurada uma ESTABILIDADE de 60 (SESSENTA) dias ao trabalhador, após o retorno ao serviço, sem prejuízo do disposto no artigo 118, da Lei 8.213/91.

CLÁUSULA 9ª - SOCORRO AO ACIDENTADO: obrigatoriedade de o empregador, em caso de acidentes, inclusive por seu preposto, providenciar condução de socorro imediato ao acidentado.

CLÁUSULA 10ª - A FALTA DE REGISTRO: A falta de registro, anotações da CTPS ou de comunicação de ACIDENTE DE TRABALHO, importará na responsabilidade pelo pagamento integral dos salários, durante todo o período de inatividade.

CLÁUSULA 11ª - DIAS DE CHUVAS: Pagamento de salários integrais aos trabalhadores, nos dias em que não houver trabalho em virtude de ocorrência de chuvas ou outros fatores alheios à vontade do empregado, desde que comprovada sua presença no local de prestação de serviço ou no ponto de reunião para embarque.

CLÁUSULA 12ª - RECEITUÁRIO AGRONÔMICO: O empregador rural será obrigado a possuir o competente receituário agronômico, para que o trabalhador possa aplicar defensivos agrícolas.

CLÁUSULA 13ª - FORNECIMENTO GRATUITO INSTRUMENTO DE TRABALHO: Fornecimento gratuito pelos empregadores de instrumentos de trabalho no local de prestação de serviços, evitando-se o transporte simultâneo de trabalhadores e ferramentas no mesmo veículo, salvo se transportados em compartimento separado e seguro.

CLÁUSULA 14ª - TRANSPORTE EM VEÍCULO: Os veículos destinados aos transportes de empregados rurais deverão satisfazer as condições técnicas de segurança e comodidade para o transporte de pessoas.

(3)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

CLÁUSULA 15ª - MEDICAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS: Será mantido pelos empregadores nos locais de trabalho, caixa de medicamentos e material de primeiros socorros.

CLÁUSULA 16ª - EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA: Fornecimento obrigatório de equipamentos de segurança e meios de proteção, quando necessários à execução de serviço.

CLÁUSULA 17ª - ABRIGOS PARA CHUVAS: Os empregadores ficam obrigados a oferecer abrigos nos locais de trabalho para proteção contra chuvas e outras intempéries, dotados de instalação sanitária.

CLÁUSULA 18ª – GARANTIA DE FUNÇÃO: Garantia ao empregado admitido para a função de outro, de igual salário do substituído, com exceção das vantagens pessoais do dispensado substituído.

CLÁUSULA 19ª - LIVRE ACESSO À DIRETORIA: Fica assegurado livre acesso da Diretoria da entidade sindical de classe, ou pessoas por ela credenciadas, aos locais de trabalho para acompanhar o cumprimento de norma coletiva.

CLÁUSULA 20ª - ESTABILIDADE DO SERVIÇO MILITAR: Estabilidade provisória ao empregado em idade de prestação de serviço militar, desde a data de alistamento até 60 (sessenta) dias após a baixa ou dispensa do serviço militar.

CLÁUSULA 21ª - SINDICALIZAÇÃO: As empresas rurais ficam, obrigadas a colocar à disposição do sindicato, duas vezes por ano, local e meios para a sindicalização dos empregados rurais.

CLÁUSULA 22ª - DESCANSO SEMANAL: O dia de descanso semanal, quando trabalhado e não compensado será pago em dobro.

CLÁUSULA 23ª - MULTA: Multa por atraso na quitação das verbas rescisórias, de 10% (dez por cento), sem prejuízo das fixadas no parágrafo 8º do artigo 477, da CLT, sobre o valor das verbas rescisórias, por dia de atraso, revertida em favor do empregado.

PARÁGRAFO ÚNICO: O pagamento das verbas rescisórias poderá ser feito em duas parcelas, desde que com a expressa concordância, do empregado não podendo a primeira parcela ser inferior ao salário mensal do empregado.

CLÁUSULA 24ª – CADASTRAMENTO NO PIS: Cadastramento no PIS - Multa: Obrigatoriedade aos empregadores de procederem ao cadastramento no PIS de todos os empregados rurais com a indispensável entrega, da RAIS, na Caixa Econômica Federal no prazo de lei, sob pena de uma multa a favor de cada empregado equivalente a 10% (dez por cento) do salário normativo, bem como do salário/abono que lhe é devido.

CLÁUSULA 25ª – DISPENSA POR JUSTA CAUSA: “Carta Aviso” de dispensa motivada: Entrega de “CARTA AVISO” ao empregado DISPENSADO POR JUSTA CAUSA, contendo o fundamento legal, bem como discriminação dos fatos ocorridos, sob pena de gerar presunção de DISPENSA IMOTIVADA.

(4)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

CLÁUSULA 26ª - MULTA: Multa de 10% (dez por cento) do salário da categoria, por empregado, por cada cláusula descumprida na norma coletiva, revertendo seu benefício em favor da parte prejudicada.

CLÁUSULA 27ª – JUSTIÇA DO TRABALHO: As controvérsias surgidas na aplicação desta CONVENÇÃO no seu todo, serão dirimidas pela JUSTIÇA DO TRABALHO, nos termos do artigo 625 da CLT.

CLÁUSULA 28ª - DELEGADO SINDICAL: Garantia de estabilidade provisória, ao Delegado Sindical.

CLÁUSULA 29ª - AUXÍLIO FUNERAL: Pagamento pelo empregador em caso de morte do empregado, aos seus dependentes legais reconhecidos nos termos da legislação previdenciária, auxílio funeral correspondente ao valor de 2 (dois) PISOS SALARIAIS DA CATEGORIA por morte natural ou acidental.

CLÁUSULA 30ª - APLICABILIDADE: Esta Convenção Coletiva é de aplicabilidade abrangente nas bases territoriais de representatividade dos signatários, observando-se o disposto no artigo 615 da CLT.

CLÁUSULA 31ª – COLHEITA DO CAFÉ: Colheita do Café: Dada complexidade da colheita do café, as normas serão estipuladas no pé do eito à época oportuna, levando-se em consideração os fatores determinantes para tanto.

CLÁUSULA 32ª – HOMOLOGAÇÕES CONTRATUAIS: Os empregadores apresentarão no ato da homologação do TRCT, os documentos mínimos e necessários abaixo, sob pena de não realização/e suspensão da homologação ate que seja providenciado os documentos necessários.

A) 5 (cinco) vias do TRCT devidamente assinado e constando o nº do RG; B) Extrato analítico da conta vinculada do FGTS;

C) Multa do FGTS devidamente recolhida;

D) Comunicação de movimentação (nº da chave de identificação), conectividade social da Caixa Econômica Federal.

E) Carteira de trabalho devidamente atualizada e assinada; F) Seguro desemprego devidamente preenchido e assinado; G) Cópia do exame demissional;

H) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)

CLÁUSULA 33ª - HOMOLOGAÇÕES CONTRATUAIS: Os empregadores apresentarão no ato das homologações contratuais alem daqueles previstos na cláusula anterior os documentos que forem exigidos e solicitados pela entidade de classe.

CLÁUSULA 34ª - A duração das Horas Extras trabalhadas não poderá exceder de 2 (duas) horas, e serão remuneradas com adicional de, no mínimo, 60 % (sessenta por cento). As HORAS EXTRAS HABITUAIS serão integradas na remuneração do empregado, tanto para os cálculos de Aviso Prévio, Indenização, Férias, 13º Salário, Repouso Semanal Remunerado, Feriados e outros direitos do empregado.

(5)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

CLÁUSULA 35ª - MORADIA: A moradia fornecida pelos empregadores aos empregados deverá ser construída de alvenaria e conter no mínimo, luz elétrica, água encanada e instalação sanitária adequada.

PARÁGRAFO 1º: O objeto desta cláusula não integrará a remuneração do empregado, exceto se houver contrato escrito em sentido contrário.

PARÁGRAFO 2º: Fica proibido o uso de barracões e alojamentos coletivos, a não ser que atendam aos requisitos mínimos de higiene e coabitabilidade.

CLÁUSULA 36ª – HORAS IN INTINERE: Fica assegurado aos empregados rurais não residentes nas propriedades dos empregadores, independentemente de qualquer comprovação, o pagamento de no mínimo “01(UMA) “HORA IN INTINERE” por dia trabalhado, acrescida de 50% (cinqüenta por cento), independente do fornecimento de transporte e de linha de ônibus regular. Estas serão integradas à REMUNERAÇÃO, da mesma forma que as HORAS EXTRAS.

CLÁUSULA 37ª - MENSALIDADE SOCIAL: A mensalidade social (Mensid) a partir de 1º de outubro de 2015, fica em R$ 16,48 (dezesseis reais e quarenta e oito centavos).

PARAGRAFO ÚNICO: Repasse da mensalidade dos associados até o 10º (décimo) dia de cada mês, diretamente na sede do Sindicato, junto com relação nominal dos associados. CLÁUSULA 38ª - CONTRATOS DE TRABALHO: Na vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, os contratos individuais de trabalho serão obrigatoriamente registrados nas CTPS’s dos empregados de acordo com a Lei nº 5.889, de 08 de junho de 1973, e celebrados entre os empregadores e empregados rurais, evitando-se a intermediação, salvo empresas de trabalho regularmente constituídas, hipótese em que o tomador de mão-de-obra ficará obrigado solidariamente pelo fiel cumprimento das cláusulas desta Convenção.

CLAUSULA 39ª - PARADAS TECNICAS NECESSÁRIAS: Para garantir a integridade física dos funcionários, as empresas que possuem estufas, viveiros de plantas de qualquer natureza ou similares, passam a fornecer isotônico para hidratação do funcionário e também ter no mínimo paradas técnicas de 15 minutos de descanso a cada 2 horas trabalhadas, sem perda da remuneração.

CLÁUSULA 40ª - SEGURO DE VIDA EM GRUPO E AUXÍLIO FUNERAL – As empresas recolherão, obrigatoriamente, em favor de seus empregados, um Seguro de Vida e Acidentes Pessoais em grupo, observadas as seguintes coberturas mínimas:

I) R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), em caso de MORTE NATURAL DO EMPREGADO (A), independentemente do local ocorrido;

II) + R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), em caso de MORTE ACIDENTAL DO EMPREGADO (A), independentemente do local ocorrido, perfazendo um total de R$ 15.000,00.

(6)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

III – Até R$ 15.000,00 (quinze mil reais), em caso de INVALIDEZ PERMANENTE (Total ou Parcial) do empregado (a), causada por acidente, independentemente do local ocorrido, atestado por médico devidamente qualificado, discriminando detalhadamente, no laudo médico, as seqüelas definitivas, mencionando o grau ou percentagem, respectivamente, da invalidez deixada pelo acidente;

IV – Ocorrendo a morte do empregado (a) por qualquer causa, independentemente do local ocorrido, os beneficiários do seguro deverão receber 3 (três) cestas básicas no valor de R$ 100,00 (Cem Reais) cada;

V – Ocorrendo a morte do empregado (a) por qualquer causa, a apólice de Seguro de Vida em Grupo deverá contemplar uma cobertura para os gastos com a realização do sepultamento do mesmo, no valor de até R$ 2.160,00 (dois mil cento e sessenta reais); VI – Ocorrendo a morte do empregado (a) por qualquer causa, a empresa ou empregador receberá uma indenização de até 10% (dez por cento) do capital básico segurado, a título de reembolso das despesas efetivadas para o ACERTO RESCISÓRIO TRABALHISTA, devidamente comprovado;

VII – Ocorrendo o nascimento de filhos (as) da funcionária (cobre somente a titular do sexo feminino), a mesma receberá, a título de doação, UMA CESTA NATALIDADE, caracterizada como um KIT MÃE e um KIT BEBÊ, com conteúdos específicos para atender as primeiras necessidades básicas da beneficiária e seu bebê, desde que o comunicado seja formalizado pela empresa em até 30 dias após o parto da funcionária.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O empregador rural recolherá, obrigatoriamente, e, mensalmente, para os seus funcionários o valor individual de R$ 3,85/vida. O valor do seguro recolhido deverá ser custeado 100% (cem por cento) pela empresa/empregador e pago através de boleto bancário, fornecido pelo sindicato, acrescido da taxa de gerenciamento de segurados de R$ 3,00 (três reais) por boleto. Caso o boleto não chegue à empresa, deverá ser solicitado junto ao sindicato de trabalhadores ou à pessoa jurídica por ele determinada.

PARÁGRAFO SEGUNDO: No ato do recolhimento a empresa/empregador deverá encaminhar ao endereço indicado pelo sindicato, listagem dos funcionários, contendo nome, data de nascimento, número do CPF e número do RG com data de expedição, obrigatoriamente, segundo Circular nº 200 da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, bem como mantê-la atualizada, sob pena de não pagamento da indenização. PARÁGRAFO TERCEIRO: Aplica-se o disposto na presente Cláusula a todas as empresas e empregadores, inclusive os empregados (as) em regime de trabalho temporário, autônomos (as) e estagiários (as) devidamente comprovado o seu vínculo.

PARÁGRAFO QUARTO: As coberturas e as indenizações por morte e/ou invalidez, previstas nos incisos I e II do capítulo desta cláusula, não serão cumuláveis, sendo que o pagamento de uma exclui a outra.

PARÁGRAFO QUINTO: As empresas e/ou empregadores não serão responsabilizados, sob qualquer forma, solidária ou subsidiariamente, na eventualidade da Seguradora

(7)

Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro e Região

Base territorial: Rio Claro - Santa Gertrudes- Corumbataí - Ipeúna - Itirapina e Analândia - SP

Sede Rua 07, 1.799 -Tel / Fax (19) 3524-4527 E-mail : serrioclaro@yahoo.com.br- Cep:13500 200 - Rio Claro – SP

contratada não cumprir com as condições mínimas aqui estabelecidas, salvo quando houver prova de culpa ou dolo.

PARÁGRAFO SEXTO: O não recolhimento deste seguro será indenizado pelo empregador em caso de sinistro conforme clausula 40ª.

PARÁGRAFO SÉTIMO: Fica proibido descontar qualquer tipo de seguro de vida do empregado.

CLÁUSULA 41ª - EXAMES MEDICOS: Obrigatoriedade de realizações de exames médicos dos funcionários: admissional, periódico, demissional, e exames complementares conforme cada função, sem custo para o empregado.

Rio Claro - SP, 03 de novembro de 2015

Pelo Sindicato dos Empregados Rurais de Rio Claro

Edi Ricardo Câmara Presidente CPF: 250.883.888-88

Pelo Sindicato Rural de Rio Claro

Ricardo José Schmidt Presidente CPF: 115.413.658/28

Referências

Documentos relacionados

Estudamos até o momento o movimento uniforme. No movimento uniforme, o móvel não varia sua velocidade. Sendo assim, ele percorre espaços iguais em intervalos de tempos iguais. Já

considerado firme e valioso para abranger os seus dispositivos de todos os contratos individuais de trabalho firmados entre pelos empregadores representados pela

Clicando em Menu > Projetos > Lista de projetos, clique sobre o nome do projeto desejado para editar.. Figura 11: Detalhes

Para atualizar o status do projeto clique em Menu > Projetos > Lista de projetos > clique sobre o nome do projeto desejado para editar. No canto direito superior, o

A publicidade nativa é desenvolvida por um núcleo que atua de maneira independente da redação do PORTAL DICAS DE SAÚDE na elaboração de conteúdos e estratégias de divulgação

Somente depois de decorridoo prazo mínimo de permanência em sala de provas, que será de 60 (sessenta) minutos, o candidato poderá entregar seu caderno de questões e seu

g) Estudos de erosão, fornecendo subsídios para estimativa de perdas de solo como, intensidade de precipitação, escoamento em bacias hidrográficas e proteção por meio da

Assim descreveu a crítica um dos pri- meiros concertos desta novíssima for- mação com disco debutante (The Bell) a ser editado precisamente na altura da sua passagem por