• Nenhum resultado encontrado

DAARUL IFTÁ. P- É permitido ter cachorro como um animal de estimação (Pet) dentro das nossas casas?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DAARUL IFTÁ. P- É permitido ter cachorro como um animal de estimação (Pet) dentro das nossas casas?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1



P- É permitido ter cachorro como um animal de estimação (Pet) dentro das nossas casas?



R- Não, não é permitido ter cachorro como um animal de estimação. (Raddul Muhtár

5\227).

ﺦﻟا "ﺐﻠﻛ ذﺎﺨﺗا ﻰﻐﺒﻨﻳ ﻻ "

-او تﻮﻴﺒﻟ-او ﺔﻴﺷﺎﻤﻟا ﺔﺳاﺮﺣو ﺪﻴﺼﻠﻟ ﻩءﺎﻨﺘﻗا ﺎﻣ-او ﺢﺘﻔﻟا ةرﺎﺒﻋ ﻦﺴﺣﻷا

زﻮﺠﻴﻓ ، عرﺰﻟ

ﻛ ﻰﻨﺘﻗا ﻦﻣ" ﺢﻴﺤﺼﻟا ﺚﻳﺪﺤﻠﻟ ءاﺪﻋأ وأ ﺎﺻﻮﺼﻟ فﺎﺧ نإ ﻻإ ﻩراد ﻰﻓ ﻩﺬﺨﺘﻳ نأ ﻰﻐﺒﻨﻳ ﻻ ﻦﻜﻟ عﺎﻤﺟﻹﺎﺑ

ﺐﻠﻛ ﻻإ ﺎﺒﻠ

ﺘﺤﻤﻟا در) ."نﺎﻃاﺮﻴﻗ مﻮﻳ ﻞﻛ ﻩﺮﺟا ﻦﻣ ﺺﻘﻧ ﺔﻴﺷﺎﻣ وأ ﺪﻴﺻ

رﺎ

227

\

5

.(

A proibição de mantermos cachorros em casa esta baseada nos seguintes Hadisses: 1- Os anjos não entram em casa onde existem cachorros. Sayyidatuná ‘Aysha Radhialláhu ‘Anha conta que Sayyiduná Jibrail ‘Alaih Salám prometeu uma visita ao Mensageiro de Allah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam. Porém, este não apareceu. O Profeta de Allah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam que tinha consigo uma bengala, soltou-a dizendo: “Allah não falha sua promessa, nem desmente seus Mensageiros! Então, ao voltar o olhar, viu um cachorro que se encontrava sob sua cama; perguntou: “Quando entrou aqui este cachorro?”. Sayyidatuná ‘Aysha Radhialláhu ‘Anha disse: “Por Allah, não me dei conta dele!”. Em seguida mandou que o cão fosse retirado de debaixo da cama. Por conseguinte, Sayyiduná Jibrail ‘Alaih Salám chegou, o Mensageiro de Allah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam disse: “Prometeste-me que virias, então te esperei, mas não vieste.” Sayyiduná Jibrail ‘Alaih Salám respondeu: “Impediu-me o cachorro que tinhas em tua casa; eis que nós (os anjos) não entramos em casas em que se encontrem cães ou imagens (i.e. de um ser vivo)”. (Musslim).

DAARUL IFTÁ

Email: iftabeira@gmail.com www.facebook.com/albalaagh.moz Tel: 82\843886200 Beira-Moçambique

(2)

2

Sayyiduná Abu Talha Radhialláhu ‘Anhu narra que Rassulullah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam disse:

“Os anjos não entram em casas em que haja cão ou foto.” (Bukhári 2\881).

Sayyiduná Abu Hurairah Radhialláhu ‘Anhu narra que Rassulullah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam disse:

“Os anjos não acompanham uma caravana que inclui um cão.” (Musslim).

2- A saliva do cachorro é impura, isto é, tudo que o cachorro tocar com a sua língua

torna-se impuro, como por exemplo, vestuário, utensílios, partes do corpo, etc.

Sayyiduná Abu Hurairah Radhialláhu ‘Anhu narra que Rassulullah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam disse:

“Quando um cão beber nos vossos utensílios, então, lavei-os sete vezes”. (Musslim). 3- A presença de um cachorro em uma casa resulta na diminuição de recompensas das

boas acções praticadas durante o dia.

Sayyiduná Abu Hurarirah Radhialláhu ‘Anhu narra que Rassulullah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam disse:

“Quem tiver um cachorro, um Quirát de recompensa de suas boas obras é reduzido diariamente, a não ser que o cachorro seja usado para guardar uma fazenda ou um rebanho.” (Bukhári).

Significado de Quirát

Num Hadisse aparece o seguinte conteúdo:

Sayyiduná Abu Hurarirah Radhialláhu ‘Anhu narra que Rassulullah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam disse:

“Aquela pessoa que presenciar um funeral (Janázah) até o fim da oração, Allah concederá um Quirát de recompensa, e quem presenciar até ser enterrado, terá dois Quirátes de recompensas”. Perguntaram-lhe: “E o que são dois Quirátes?” Respondeu: “São como duas grandes montanhas!”. (Bukhári).

Num outro Hadisse vem o seguinte:

“Allah lhe concederá dois Quirátes de recompensa, cada um do tamanho da montanha de Uhud (localizada nas proximidades de Madinah)”. (Bukhári).

DESCOBERTAS CIENTIFICAS SOBRE A CRIAÇÃO DE CÃES

Uma Não-Muçulmana explica:

Em primeiro lugar, esclareço que não sou muçulmana, tenho grande interesse em conhecer mais sobre o Isslám e tenho também lido o Alcorão. Entretanto, manda a prudência que em tudo o que nos é desconhecido nos coloquemos com cautela, verificando se corresponde às nossas expectativas. Recentemente tomei conhecimento de vários artigos a

(3)

3

respeito de assuntos ligados ao Isslám e um deles chamou minha atenção pelo título: CRIAÇÃO DE CÃES SEM NECESSIDADE. Como gosto muito de animais, fui ler o texto e deparei com um artigo no qual eram dadas explicações supostamente científicas para justificar as recomendações contra o convívio com cães. Alguns admiradores do ocidente nos países muçulmanos, alegam estar imbuídos de amor e compaixão por todas as criaturas vivas, e questionam a razão do Isslám prevenir contra o “melhor amigo” do homem. Para informação destes, citamos aqui um longo trecho de um artigo escrito por um cientista Alemão, o Dr. Gerard Finstimer, no qual o autor esclarece sobre os perigos à saúde humana resultante da criação de cães ou do contato constante

com eles. Diz ele:

“O crescente interesse demonstrado por muita gente dos tempos atuais na criação de cães como animais de estimação, compeliu-nos a chamar a atenção do público aos perigos que daí resultam, especialmente pelo frequente carinho com que os cãezinhos são abraçados e beijados, deixando-se que lambam as mãos dos jovens e dos idosos, e o que é pior, deixando-os lamberem pratos e utensílios que são usados por seres humanos para comer e beber. Além de anti-higiênico e desagradável, este costume é de má educação e abominável ao bom gosto. Entretanto, não estamos preocupados aqui com estes aspectos, deixando que eles sejam abordados por professores de boas maneiras e etiqueta. Em vez disso, este artigo pretende apresentar algumas observações cientificas. Do ponto de vista medico, que é nossa principal preocupação aqui, os riscos à saúde e vida humana resultantes de se manter e brincar com cães, não podem ser ignoradas. Muitas pessoas já pagaram um alto preço por sua ignorância, adquirindo coisas como a solitária, verme transmitido pelo cães, e que causam doenças crônicas e à vezes fatais. Esse verme é encontrado no homem, no gado e nos suínos, mas só é encontrado completamente desenvolvido nos cães, lobos, e raramente nos gatos. Esses vermes diferem dos outros por serem pequenos e quase invisíveis, daí somente terem sido descobertos muito recentemente”.

E ele continua:

“Biologicamente, o processo de desenvolvimento desse verme tem certas características singulares. Nas lesões que causa, um único verme dá origem a várias cabeças ou carnegões, que se espalham e formam outros tipos e variedades de lesões e abscessos. Essas cabeças se transformam em vermes “adultos” somente nas amídalas dos cães. Nos seres humanos e em outros animais eles só aparecem como lesões e abscessos completamente diferentes do verme ele próprio. Nos animais, o tamanho do abscesso pode chegar a ser igual ao uma maçã, enquanto que o fígado do animal infectado pode crescer até cinco ou dez vezes o seu tamanho normal. Nos seres humanos, o tamanho do abscesso pode chegar ao de um punho fechado ou mesmo igual ao de uma cabeça de recém-nascido; ele fica cheio de um liquido que pode pesar de 5 a 10 quilos. Em um ser humano contaminado, ele pode causar diversos tipos de inflamação nos pulmões, músculos, baço, rins e cérebro, e aparece em formas tão diversas e inesperadas que os especialistas, até recentemente, tinham dificuldade em reconhecê-lo. De qualquer modo, onde quer que tal inflamação é localizada, ela representa grave perigo a sua saúde e a vida do paciente. O que é pior, apesar do nosso conhecimento de sua vida, história, origem e evolução, ainda

(4)

4

não somos capazes de chegar a uma cura para ele exceto que em certos casos esses parasitas se extinguem, talvez devido à formação de anticorpos produzidos pelo corpo humano. Infelizmente, os casos em que esses parasitas se extinguem sem causar danos são muito raros. Além disso, a quimioterapia não conseguiu produzir qualquer melhoria, e o tratamento comum é o da remoção cirúrgica das partes afetadas do corpo. Por todas essas razões, devemos despender todos os recursos possíveis para combater esta horrível doença e salvar o homem dos seus perigos.

“O professor Noeller, por intermédio da dissecação post-mortem de corpos humanos na Alemanha, constatou que a contaminação com vermes provenientes de cães é de pelo menos um por cento. em lugares como a Dalmácia, a Islândia, o sudeste da Austrália e Holanda, onde se usam cães para puxar trenós, a taxa de incidência dessa verminose nos cães é de 12%. Na Islândia, o numero de pessoas que sofrem de inflamação causada por esse verme já alcançou a taxa de 43%. Se acrescentarmos a isso o sofrimento humano, o prejuízo em carnes devido à contaminação do gado, e o risco permanente que reapresenta à saúde humana a mera presença da solitária, não podemos permanecer impassíveis diante do problema.

O homem poderá proteger melhor sua vida e saúde mantendo uma distância segura entre ele e os cães. Ele não deve ficar abraçando-os, brincando com eles, nem deixá-los aproximar-se das crianças. As crianças devem ser ensinadas a não brincar com cães nem acariciá-los. Não se deve deixar o cão lamber as mãos das crianças ou mesmo permanecer no lugar onde elas brincam. Infelizmente, é comum deixar os cães a vagar por todos os cantos, especialmente nos locais onde brincam crianças, e suas vasilhas ficam espalhadas por toda parte. Os cães devem ter suas próprias vasilhas, e não se deve deixá-los comer ou lamber vasilhas ou pratos usados pelos humanos. Não se deve deixá-los entrar nos mercados, restaurantes ou lojas. Em geral, muito cuidado deve ser exercido para que eles não tenham contato com coisas usadas pelo ser humano para comer e beber." (Traduzido da revista alemã Kosinos).

Nós já sabemos que o Profeta Muhammad Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam proíbe misturar-se com os cães, e de que admoestava sempre contra deixá-los lamberem os pratos e mesmo de criá-los desnecessariamente. Como é possível que os ensinamentos de um árabe iletrado, Muhammad, pudessem estar em conformidade com os últimos resultados de pesquisas cientificas? Em verdade, não sabemos dizer nada além de repetirmos as palavras

do Alcorão:

“Nem fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelado”. (Surah

Najm 53:3-4).

O Isslám não permite algo se não o que é benéfico para a humanidade, e não proíbe algo se não o que é prejudicial para a humanidade. Mas essa prudência é conhecida por aqueles que a conhecem e é desconhecida para aqueles que não a conhecem. Rassulullah Sallaláhu ‘Alaihi Wassallam ordenou que os utensílios lambidos pelo cão fossem lavados, e isso é só porque sua saliva é impura. A ciência moderna tem provado que existem várias coisas

(5)

5

nocivas no resto da água bebida por um cão. O muçulmano que segue o comando do Shari’ah não tem escolha a não ser obedecer as ordens de Allah Ta’ala, e abster-se de tudo que lhe foi proibido, mesmo que não entenda a razão por trás dessa proibição, e não há nada de errado em tentar descobrir o motivo, todavia, ele não deve fazer o cumprimento da ordem de Allah dependente da ciência motivacional.

Um muçulmano deve ouvir e obedecer; e o louvável é cumprir o Shari'ah na sua íntegra, isto é, praticar tudo aquilo que lhe é exigido e evitar tudo aquilo que lhe é proibido.

Que Allah Ta’ala nos conceda a orientação correcta. (Amin)

.



Mufti Ismail Abdullah Ismail Daarul Iftá- Beira

26 de Rabi’-Ul-Awwal de 1431 01 de Março de 2010

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho, são relatados dois casos de morte súbita por doença de Chagas aguda em caninos da zona rural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.. Os cães, um macho Pit Bull

X4 - Absoluto Adulto Masculino Marrom 2º LUGAR ANDRÉ LUIZ TAVAREZ PSLPB CICERO COSTHA. X4 - Absoluto Adulto Masculino Marrom 3º LUGAR RODRIGO ACIOLI PSLPB

Parágrafo primeiro: As empresas que compõe a categoria e, que entre o período de 1º de maio de 2018 e 30 de setembro de 2019, não concederam/repassaram nenhum reajuste salarial aos

Page 6 of 7.. 4.10 Cumpre 4.11 Cumpre 4.12 Cumpre 4.13 Cumpre 4.14 Cumpre 4.15 Cumpre 4.16 Cumpre 4.17 Cumpre 4.18 Cumpre 4.19 Cumpre. 4.21 NC Pagamento é realizado em

No presente século, difícil é visualizar a figura humana voltada a dedicar sua mão de obra e atividades para manter apenas suas necessidades básicas, pois, ao submeter seu

• As últimas décadas do século XX e a primeira década do século XXI trouxeram a esse desencantamento uma dimensão que requer uma considerável atenção, especialmente quando

ao Piso (Janeiro a Dezembro) Comp..

Parágrafo primeiro – O direito às bolsas de estudo passa a vigorar ao término do contrato de experiência, cuja duração não pode exceder de 90 (noventa) dias, conforme