• Nenhum resultado encontrado

A Guia Eletrônica de Trânsito- GET, como único documento comprobatório para a realização de trânsito.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Guia Eletrônica de Trânsito- GET, como único documento comprobatório para a realização de trânsito."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA Dezembro – 2015

1

In

fo

rm

at

iv

o A

nu

al

d

a

AB

LA

GTPON 2

A Guia Eletrônica de Trânsito- GET, como único documento comprobatório para a realização de trânsito.

CZI 3

Certificado Zoosanitário Internacional foi reativado e se encontra disponível no Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal- SisREC.

MMA Nº 445 4

A Portaria MMA nº 445/2014 encontra-se suspensa .

INMETRO – Portaria nº 361/2015

A certificacão dos produtos elétricos utilizados

pela aquariofilia passa a ser voluntária!

1 No ano de 2015 foi colocado em consulta pública a construção da nova portaria do INMETRO com relação a certificação obrigatória de equipamentos eletro- eletrônicos, onde passariam a constar no anexo de certificação obrigatória, vários insumos utilizados pela aquariofilia. A ABLA, em conjunto com o extinto Ministério da Pesca e Aquicultura- MPA iniciaram uma série de reuniões técnicas, onde foi apresentado na sede do INMETRO no Rio de Janeiro/RJ, estudo técnico com os baixos índices de acidentes

2

ligados a esses equipamentos e também o baixo valor de muito dos equipamentos importados, o que inviabilizaria o processo de certificação.

Como resultado foi publicada a Portaria INMETRO nº361/2015, que além de não estender a certificação obrigatória a outros produtos utilizados pela aquariofilia, ainda determina que a certificação estabelecida pela Portaria Inmetro n.º 371/2009 passa a ter caráter voluntário para os aparelhos elétricos de

3

aquariofilia. Certamente tal medida possibilitará uma gama maior de produtos disponíveis no mercado, assim como a legalização de muitos produtos que até então eram comercializados apenas de forma informal na web.

(2)

2

Um dos maiores problemas enfrentados pelo setor de comércio de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia no Brasil é a Guia de Trânsito de Peixes Ornamentais- GTPON, sendo este documento obrigatório para o trânsito interestadual de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia. O grande problema da forma de controle adotada pelo IBAMA é que a GTPON é emitida em papel, com prazos não normatizados e diferenciados entre as unidades da federação e grande morosidade na emissão do documento que acaba travando o comércio dos organismos aquáticos vivos. Como entendíamos em 2014, que a competência para normatizar o trânsito pertencia ao Extinto

Ministério da Pesca e Aquicultura- MPA, através da Lei nº11958/2009, solicitamos apoio ao MPA para resolver tal problemática, resultando na publicação da Instrução Normativa MPA nº21, de 11 de setembro de 2014, onde são estabelecidos os critérios e procedimentos para o controle de trânsito de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia.

Após a publicação da referida normativa pelo extinto MPA, o IBAMA continuou cobrando a emissão da GTPON. Para resolver a problemática a ABLA solicitou reunião conjunta com o IBAMA e MPA para solucionar os problemas relatados. Ficou acordado a publicação de uma nova norma para o trânsito de organismos

aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia, que estabelecerá a Guia Eletrônica de Trânsito- GET, como único documento comprobatório para a realização de trânsito, estando previsto para entrada em funcionamento em janeiro de 2016, o que possibilitará a todos que forem transitar peixes ornamentais entre os Estados solicitarem e receberem eletronicamente o certificado de forma imediata.

Guia de Trânsito de

Peixes Ornamentais

Em breve será publicado uma nova normativa para o trânsito de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia, que estabelecerá a Guia Eletrônica de Trânsito- GET, como único documento comprobatório para a realização de trânsito

(3)

Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA Dezembro – 2015

Modelo Padrão de Certificado

Zoosanitário Internacional

1

Para importação e exportação de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia é obrigatório que haja um acordo sanitário bilateral, determinando o que pode ser importado e exportado e quais os requesitos sanitários são exigências das partes envolvidas no processo.

Ocorre que vários países não possuem exigências sanitárias e não tinham interesse em firmar com o governo brasileiro o acordo que permitiria emissão do Certificado Zoosanitário Internacional- CZI, documento obrigatório no Brasil para os procedimentos de comércio exterior da área animal.

Há alguns anos havia um modelo padrão de CZI que era utilizado nesses casos, e em audiência com o Ex-Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho, solicitamos via ABLA, que fosse reativado o modelo padrão de CZI, pois estávamos perdendo divisas. Assim apresentamos como sugestão a

2

os requerentes de tal certificação passariam a assinar termos de compromisso isentando o Governo Brasileira de responsabilidade sob as cargas. Tal medida se faz necessária caso a carga não fosse aceita no país de destino, uma vez que o modelo padrão havia sido suspenso devido a um processo judicial contra o Governo brasileiro.

O modelo foi reativado e se encontra disponível no Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal- SisREC.

(4)

4

Instrução Normativa MPA

nº 27/2014

Para o exercício da atividade pesqueira e aquicola é obrigatória a inscrição no Registro Geral da Atividade Pesqueira- RGP, onde para o comércio de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia, é necessária a inscrição na categoria de Empresa que Comercializa Organismos Aquáticos Vivos- ECOAV. Ocorre que na revisão da legislação para inscrição e manutenção do RGP ECOAV, havia sido incluso como documento necessário para concessão da licença o alvará de funcionamento do empreendimento. Ocorre que em São Paulo/SP, por exemplo, são raras as lojas que possuem tal documento, o que tornou impossível a realização da inscrição e manutenção dos lojistas no Registro Geral da Atividade Pesqueira- RGP, deixando todos a margem da ilegalidade. Apresentamos demanda formal ao extinto- MPA para que fosse retirada a obrigatoriedade da apresentação do alvará de funcionamento, pois tal documento faria com que os lojistas não renovassem mais o RGP, e os dados relativos a atividade, fundamentais para o ordenamento pesqueiro desapareceriam. Fomos atendidos através da publicação da Instrução Normativa MPA nº 27/2014.

Em dezembro de 2014, foi publicada pelo Ministério do Meio Ambiente a Portaria º445/2014, onde reconhece como espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira ameaçadas de extinção aquelas constantes da "Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos". Tal publicação foi uma surpresa para a cadeia produtiva que não foi convidada a participar de forma democrática no processo de revisão da legislação vigente. Com o grande número de protestos, e inclusive ação judicial, que suspende os efeitos da Portaria MMA nº445/2014, fomos convidados para a reunião no Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade- ICMBio, para rediscutir as novas espécies ornamentais listadas como ameaçada. Na discussão estavam presentes renomados pesquisadores, quando relatamos que ao analisarmos as fichas dos peixes ameaçados de extinção, a causa da ameaça não era a pesca e sim os empreendimentos hidrelétricos planejados, e desta forma entendemos que a pesca não poderia ser proibida e sim dever-se-ia ter mais rigor na concessão das licenças ambientais emitidas pelo IBAMA.

Outro fato importante é que convidamos para reunião pescadores de peixes ornamentais

das espécies em questão para rebater os dados relativos a distribuição, pois na análise só foram considerados os dados de ocorrência levantados nos processos de licenciamento ambiental das hidrelétricas que se restringe a área de abrangência da mesma.

Por fim, os pesquisadores relataram a necessidade de se permitir o uso das espécies, mesmo as ameaçadas por sistema de cotas, pois a causa as checar as fichas de análise, observou-se que realmente a causa da ameaça não é a pesca. Outra conquista importante, foi que os pesquisadores relataram a necessidade de que seja previsto na Portaria um mecanismo que permita a liberação de captura de matrizes de espécies ameaçadas para formação de plantel para aquicultura.

Portaria do Ministério do Meio Ambiente

nº 445/2015

(5)

Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA Dezembro – 2015

Prestação de Contas – Demandas 2015

6 Realizamos algumas audiências com o Ex- Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho, onde apresentamos o setor da aquariofilia nacional e as demandas relativas a cadeia produtiva. Praticamente todas as demandas apresentadas foram resolvidas, e já solicitamos oficialmente agendamento de reunião com a Excelentíssima Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu, para que possamos dar continuidade nos trabalhos iniciados pela ABLA junto ao extinto- MPA e agora ao MAPA.

Para que todos os associados possam conhecer e participar das agendas do Presidente Ricardo Dias, estaremos sempre divulgando nos informativos mensais da ABLA, a agenda de compromissos: AGENDA - 2016 ü 28/01/2016- Participação no I WORKSHOP NACIONAL DE AQUARIOFILIA ü À confirmar – Audiência com a Excelentíssima Ministra Kátia Abreu. Que este Natal encha nossos corações de amor e paz. FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO! Ricardo Dias dos Santos Reunião INMETRO - 2015

(6)

Está sendo organizado pelo ABLA, o I Workshop Nacional de Aquariofilia, que ocorrerá em São Paulo/SP, no dia 28 de janeiro de 2016 e será voltado aos lojistas. A programação encontra-se disponível no site da ABLA, e já temos confirmada a presença de pesquisadores e instituições como SEBRAE e EMPRAPA Pesca e Aquicultura.

I Workshop Nacional de Aquariofilia

Ricardo Dias dos Santos Presidente da Associação Brasileira de lojas de Aquariofilia – ABLA Rua Brigadeiro Galvão, 893 – Barra Funda - São Paulo/SP CEP 01151-000 Fone: +55 11 4323 5002 www abla@ablaquariofilia .com.br

Referências

Documentos relacionados

As atividades sobre o trânsito não servem apenas para aprender sinalização e as suas regras, mas serve também para orientar as crianças, conscientizar e criar cidadãos responsáveis

“Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada,

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

O Livro Didático é um instrumento de fundamental importância para a sociedade atual, uma vez que ele funciona como um mecanismo de orientação ao professor e ao aluno, que

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

Como os equipamentos podem registrar dados de tráfego, tais como volume de veículos, velocidade, classificação de veículos e leitura de placas, tais dados podem

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments