• Nenhum resultado encontrado

E, logo a seguir, Diógenes Laércio acrescenta:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E, logo a seguir, Diógenes Laércio acrescenta:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Título: O prazer, princípio e fim da vida feliz, segundo o epicurismo.

Carla Cristina Perozzo Doutoranda em Filosofia PPGF - UFRJ

Para viver, de pouco necessitas.

Basta beber o mudo firmamento ou encontrar no bosque algus gravetos e deles extrair a luz da terra. (Ledo Ivo)

A compreensão do prazer como o maior dentre todos os bens, e da dor como o mal a ser superado, tal como postula o epicurismo, não é original. Antes de Epicuro, Aristipo de Cirene, fundador da escola cirenaica, e Eudoxo de Cnido, já defendiam esses pressupostos, característicos de uma orientação filosófica hedonista. O objetivo de nossa comunicação é discutir a inserção do hedonismo de Epicuro no cenário filosófico grego, compreendendo como ele se posiciona frente ao pensamento hedonista já existente e às críticas que este recebe de seus opositores. Para tanto, privilegiaremos a filosofia cirenaica e as críticas platônicas como principais referências desse universo a partir do qual Epicuro cria sua escola.

Vejamos um pouco como pensavam os cirenaicos. Em Diógenes Laércio, uma exposição das principais doutrinas da escola é feita tanto no livro II1, quanto no livro X2. De acordo com as duas fontes, os cirenaicos compreendiam o prazer e a dor como movimentos; o prazer, um movimento suave, a dor, um movimento áspero:

Aqueles que permaneceram fiéis aos ensinamentos de Aristipo e eram chamados de cirenaicos, professavam as seguintes opiniões. Eles admitiam duas afecções básicas: a dor e o prazer; o prazer é um movimento suave e a dor é um movimento áspero. Um prazer não se diferencia de outro prazer, nem é um prazer mais prazeroso que outro. O prazer é agradável a todos os seres vivos; a dor, repelente.

(DIÓGENES LAÉRCIO II, 86-87) E, logo a seguir, Diógenes Laércio acrescenta:

[Para os cirenaicos]o prazer é um bem, mesmo que resulte dos fatos mais vergonhosos, como diz

1 DIÓGENES LAÉRCIO, Vida e Sentenças dos filósofos ilustres, II, 86-90. O livro II, capítulo VIII, é

(2)

Hipóbotos em sua obra Sobre as Escolas Filosóficas. Pois mesmo que a ação seja absurda, todavia o prazer é por si mesmo desejável e bom.

Entretanto, a remoção da dor que é defendida por Epicuro, não é um prazer aos olhos deles, e nem a ausência de prazer é dor. Prazer e dor são movimentos, ao passo que nem a ausência de dor, nem a ausência de prazer são movimentos, visto que a ausência de dor é como se fosse o estado de quem está adormecido. (DIÓGENES LAÉRCIO II, 88-89)

Essa oposição agonística entre os movimentos de prazer e dor resulta numa orientação moral muito polêmica. Entendendo que o prazer é sempre movimento, não existe um prazer diferente do outro. Não existe um prazer mais prazeroso ou

melhor que outro. No máximo, os cirenaicos reconheciam uma diferenciação entre as

experiências prazerosas, pelo fato de elas residirem no corpo ou na alma. E disso concluíam que:

Os prazeres físicos são preferíveis aos prazeres da alma e as dores físicas piores que as da alma.

(DIÓGENES LAÉRCIO II, 90)

Essa predileção pelos prazeres do corpo é conseqüência direta da definição de prazer e dor como movimentos no corpo e na alma. O prazer do corpo é aquele mais fácil de alcançar, renovar, e também de manter por um período mais prolongado, uma vez que “o movimento da alma se exaure com o tempo.” 3 Em virtude disso, inclusive, “as penas físicas são piores que as penas da alma. Por isso, os culpados são punidos com tormentos físicos.” 4

O prazer é por si mesmo desejável. É, por natureza, o maior móbil de nossos desejos. Desse modo, segundo os cirenaicos, qualquer evento ou experiência que envolva ganho de prazer, torna-se imediatamente isento de condenação, por mais que envolva ações moralmente questionáveis.

O desconforto ético causado por esse tipo de pensamento origina críticas contundentes. Como justificar que o maior bem almejado pelos homens seja capaz de autorizar as práticas mais egoístas e desagregadoras da vida coletiva, já que limitadas apenas pela satisfação de cada indivíduo?

3 DIÓGENES LAÉRCIO II, 90. 4 Ibidem.

(3)

Epicuro rebate essa polêmica posição do pensamento hedonista que lhe antecede: é fundamental que o prazer seja acompanhado de prudência (phronesis)5, beleza e justiça.

Não existe vida prazerosa sem prudência, beleza e justiça, e não existe prudência, beleza e justiça, sem prazer. A quem falta isso não é possível a vida prazerosa.(DIÓGENES LAÉRCIO X, Máxima Principal, V)

O prazer acompanhado de prudência, beleza e justiça é riqueza que -e porque- possui limites. É satisfação que não direciona para um tempo infinito, mas ao contrário, dedica-se à plenitude do tempo finito.6 Do mesmo modo, a felicidade (eudaimonia) é conquista que se dá dentro destes limites: da prudência que orienta para a escolha do prazer das coisas simples, onde a beleza e a justiça são possíveis, segundo a natureza.

E o que dizer da felicidade, segundo a ótica cirenaica? Ora, o prazer cinético precisa ser constantemente buscado ou acrescentado, portanto, a felicidade não poderia ser outra coisa que não o somatório dos prazeres experienciados:

O fim último na realidade é o prazer particular, enquanto a felicidade é o somatório dos prazeres particulares, nos quais se incluem também os prazeres passados e os futuros.

(DIÓGENES LAÉRCIO II, 87)

Não é à toa que Hegésias, um dos mais conhecidos expoentes da escola cirenaica7, chegava a afirmar que a conquista da felicidade era absolutamente impossível:

É absolutamente impossível alcançar a felicidade, pois o corpo é afetado por muitos sofrimentos, a alma sofre junto com o corpo e se perturba com ele, e a sorte impede que se realizem muitas esperanças. De tudo isso resulta que a felicidade não existe.

(DIÓGENES LAÉRCIO II, 94)

5 Optamos pela tradução de phronesis por prudência, em Epicuro. De acordo com PETERS (1974),

p.188, a phronesis sempre teve, no pensamento grego, um colorido prático e ético. Entretanto, em PLATÃO, observamos seu uso também fazendo referência à contemplação intelectual das idéias (cf. República, 505a ss.). Será com ARISTÓTELES (cf. Ética a Nicômaco VI, 1140a-b) que a phronesis retomará o sentido de sabedoria moral e prática, vindo a ocupar um papel central no epicurismo, no estoicismo e na filosofia de Plotino.

(4)

Que sentido se pode atribuir à felicidade, onde tudo é permanente movimento, mudança, incompletude e transição? Qualquer ideal de plenitude parece encontrar sua negação. Nesses termos, a felicidade só pode ser uma ilusão. Só há espaço para o prazer e a dor, disputando e alternando sua temporária permanência.

Platão, grande crítico das escolas hedonistas da época, estuda a dinâmica na qual convivem o prazer (cinético) e a dor. No Filebo, acompanhamos a explicação segundo a qual o prazer, sendo movimento, tem sua geração (genesis) atrelada à

dissolução (dialysis) da dor, e vice-versa. Para uma melhor compreensão desses

processos, basta observarmos situações banais, como a fome e a sede. 8 Em ambos os exemplos, percebe-se uma situação de falta ou perda da harmonia e completude anteriores; uma dissolução ou desagregação (diakrisis) do estado natural, que explica o surgimento da dor.9 Por isto, o alimentar-se ou beber algum líquido, consiste na forma de reposição dessa falta ou reconstituição (apodosis) da harmonia, que também vem a ser a gênese do prazer.10

Digo que quando em nós, vivos, dissolve-se a harmonia, produzem-se juntos, ao mesmo tempo, a dissolução da natureza e a geração das dores. (...) Quando a harmonia reconstitui-se de novo e restaura a própria natureza, é preciso dizer que se gera o prazer(...) (Platão, Filebo 31d)

Por isso, ou seja, por terem sua geração e dissolução intrinsecamente ligadas à geração e dissolução da dor, esses prazeres são chamados por Platão de mistos. A afirmação de que o prazer é sempre um misto de dor chega, no Górgias, ao extremo do reconhecimento da contemporaneidade dos dois:

SÓCRATES- Compreende, então, a conseqüência disso? Ocorre a você que quando disse beber quando se está com sede, você disse experimentar prazer, experimentando, contemporaneamente, dor? Ou não é verdade que isso aconteça, contemporaneamente, no mesmo tempo e no mesmo lugar, seja na alma, seja no corpo? (Platão, Górgias, 496-e)

8 PLATÃO, Filebo, 31e- 32 a. 9 Id. 32a.

(5)

Além disso, de acordo com o Filebo, o prazer pertence ao gênero ilimitado (apeiron).11 Como tal, ele admite a variação (ilimitada) entre o mais e o menos, descrita por Sócrates no exemplo do mais frio e do mais quente12: apenas quando é imposto um limite (peras) ou uma quantidade (poson) a ambos, eles deixam de ser como tal, quer dizer, deixam de ser mais quente ou frio.13 Desse modo, conclui-se que, em tudo aquilo que se manifesta através do gênero ilimitado, inclusive o prazer, não é possível encontrar estabilidade ou permanência. 14

Por isso, no Górgias, a famosa comparação que Sócrates faz entre a parte da alma que é sede dos desejos (epithymiai) e uma ânfora, descreve uma ânfora furada: a insaciabilidade dos desejos15 se explica pela impossibilidade dos prazeres buscados proporcionarem estabilidade e limite. Assim, em uma segunda e semelhante metáfora, Platão compara a vida do intemperante a de um homem que possuísse muitas ânforas, as quais procurasse sempre manter cheias de mel, vinho, leite e outros líquidos16, mas que, por serem furadas e de má qualidade, não reteriam o conteúdo:

Ele seria obrigado a enchê-los continuamente, dia e noite, porque, se assim não o fizesse, experimentaria as maiores dores.

(Górgias, 493e- 494a)

Os argumentos contra a identificação do prazer com o bem são categóricos: Parece improvável retirar o prazer da condição de instável e ilimitado. Como conciliar a natureza do fim último ou supremo, maior justificativa das escolhas e ações humanas, com o instável e ilimitado?

Diógenes Laércio relata que a prova apontada por Epicuro a favor do prazer como fim supremo, encontra-se na disposição natural demonstrada pelos seres vivos, logo após o nascimento, em afastarem-se da dor, buscando o prazer, sem a

11 PLATÃO, Filebo, 31a. 12 Id. 24 b.

13 Sócrates, partindo dos exemplos do mais frio e do mais quente, ainda diz: “acrescenta-lhes agora o

que é mais seco e mais úmido, mais numeroso e menos numeroso, mais rápido e mais lento, maior e menor, e tudo aquilo que anteriormente incluímos num gênero único, ou seja, a que admite o mais e o menos.”(Filebo, 25c)

14 A não ser que chamemos de permanente o próprio movimento que caracteriza o ilimitado. 15 PLATÃO, Górgias 493a-b.

16 Podemos interpretar que a variedade de líquidos corresponda à multiplicidade de “objetos de

(6)

intervenção da razão.17 Esse seria o caminho natural, podemos mesmo dizer, instintivo,18 seguido por todos os homens, ou antes, por todos os seres vivos.

Mas então, se esta é uma busca instintiva, cabe perguntar por que os homens ainda precisam da filosofia para conquistar o prazer. A explicação consiste em não ser todo e qualquer prazer aquele que se identifica com o bem. Os prazeres são diversificados e a maioria deles não possui a duração – não proporciona permanência – e nem beneficia o corpo e a alma como um todo, ou suas partes mais importantes, mas apenas satisfaz um desejo particular ou isolado. Não fossem assim, os prazeres não difeririam uns dos outros:

Se todo prazer se intensificasse em extensão e duração e influenciasse todo nosso organismo, ou as partes mais importantes de nossa natureza, os prazeres nunca difeririam entre si.

(DIÓGENES LAÉRCIO X, Máximas Principais, IX)

A partir da diferenciação dos prazeres, Epicuro fundamenta sua resposta às críticas usualmente feitas ao hedonismo. O prazer buscado pelo epicurismo não se define pelo gozo dos sentidos, e assim, não é o mesmo cultuado pelos intemperantes:

Quando então dizemos que o prazer é o fim, não nos referimos aos prazeres dos intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam certas pessoas que ignoram a nossa doutrina, ou não concordam com ela, ou a interpretam erroneamente, mas ao prazer que é ausência de sofrimentos no corpo e de perturbações na alma.

(DIÓGENES LAÉRCIO X, Carta a Meneceu, 131)

O prazer possui limites ao ser definido como “ausência de sofrimentos no corpo e de perturbações na alma”; ele é limitado pela própria exclusão de toda dor. Portanto, pode ser estável, e proporcionar a plenitude da qual o bem não pode prescindir.

O argumento do prazer catastemático (katastematike hedone) ou prazer

estático é a grande novidade introduzida por Epicuro. Este é o prazer inerente a todos os seres vivos que, ao se caracterizar pelo repouso e sua estabilidade intrínseca,

17 DIÓGENES LAÉRCIO X, Vida de Epicuro, 137. 18 Ibid.

(7)

diferencia-se dos demais prazeres, os quais são reconhecidos por envolverem constante movimento e, portanto, por serem essencialmente instáveis:

As palavras de Epicuro em sua obra Sobre a escolha são: “a tranqüilidade da alma e do corpo são prazeres estáticos; a alegria e o deleite consistem em movimento e atividade.”

(DIÓGENES LAÉRCIO X, Vida de Epicuro,136)

Trata-se de um novo horizonte aberto, capaz de superar as dificuldades apontadas por Platão nas filosofias hedonistas e, além disso, refutar a tese dos prazeres mistos. O repouso permite que o movimento possa ser dispensado. Assim, o prazer catastemático é aquele que pode permanecer o mesmo, opondo-se à dor e mantendo-se autárquico frente às mudanças. O prazer catastemático só precisa do mínimo de recursos materiais, necessários a uma sobrevivência digna. Ele afasta a dor e proporciona serenidade para o desfrute dos demais prazeres.

Antes de Epicuro, o repouso era tido como um estado à parte, definido, inclusive, pela exclusão das sensações de prazer e dor. Para os cirenaicos, como já visto, o repouso é um estado que se assemelha ao sono: ele reúne as “condições intermediárias”19, ausência de prazer e de dor, as quais ocupam apenas o tempo que intermedia os movimentos de prazer e dor.

Platão também fala a respeito do estado neutro.20 Ele concorda que esse seria o estado de quem não experimenta nem dor, nem prazer, ou ainda, os movimentos mistos de dor e prazer. Entretanto, curiosamente, o estado neutro é descrito no

Filebo como um terceiro tipo de vida (triton ekeinon bion)21: aquele no qual a

phronesis encontraria sua melhor expressão:

... no qual não há o gozar, nem o sofrer, mas o

phronein da forma mais pura possível.

(Filebo, 55a)

Para Platão, o exercício de phronein ocorre da forma mais pura, e assim, plena, no estado neutro, justamente por não haver interferência ou perturbação dos movimentos de prazer e/ou dor sobre a alma. A estabilidade é indispensável à

phronesis.

19 Cf. DIÓGENES LAÉRCIOII, 90. 20 PLATÃO, Filebo, 43d-44a.

(8)

Epicuro também compreende que a estabilidade é condição primordial indispensável à phronesis. Contudo, ele introduz que, tanto a estabilidade, quanto a própria phronesis22, estão ao alcance da vida cotidiana: através de uma existência

serena e prazerosa, virtuosa e feliz, mesmo em meio às mais intensas e profundas mudanças que a vida de todos e de cada um possa sempre trazer.

22 Na Carta a Meneceu 132, Epicuro atribui à phronesis um duplo papel: ela é “o princípio e máximo

bem... mais preciosa que a filosofia... da qual se originam todas as outras virtudes.”Desse modo, ao mesmo tempo, a phronesis é princípio e fim. Ela é sabedoria (que leva à aquisição do bem) e virtude (que se manifesta numa vida prazerosa).

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação