• Nenhum resultado encontrado

Cód. 27 Analista de TIC II (Sistemas COBOL/DB2 e IMS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cód. 27 Analista de TIC II (Sistemas COBOL/DB2 e IMS)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO

DE SÃO PAULO – PRODAM/SP – S.A

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 001/2007

Cód. 27 – Analista de TIC II (Sistemas COBOL/DB2 e IMS)

1. Considerando um analista de sistemas empregando um banco de dados relacional, não é desejável que todos os usuários vejam o modelo lógico como um todo. Considerações sobre segurança podem exigir que determinados dados não estejam disponíveis para alguns usuários. Qualquer relação que não faça parte do modelo lógico, mas s eja visível para o usuário como uma relação ___________, é chamada _________.

A) derivada / visão B) lógica / junção C) virtual / visão D) derivada / junção

2. Numa aplicação que emprega um banco de dados relacional, considere a seguinte consulta SQL: EXEC SQL

DECLARE TRAB CURSOR FOR SELECT CLIENTE, ENDERECO FROM TABELA1, TABELA2

WHERE TABELA1.CLIENTE = TABELA2.CLIENTE END_EXEC

Na expressão anterior, podemos usar a variável TRAB para identificar a consulta no comando ____________, que com o processamento da consulta, e dentro do comando _____________, determina os valores de uma tupla que serão colocados em variáveis da linguagem host.

A) select / cursor B) open / fetch C) prepare / execute D) using / search

3. Com relação ao Modelo Entidade-Relacionamento, considere as afirmações abaixo.

I. É um modelo conceitual de dados de alto nível, freqüentemente usado para o projeto conceitual de aplicações de bases de dados.

II. Baseia-se na percepção de um universo constituído por um grupo básico de objetos chamados entidades e por relacionamentos entre eles.

III. Na sua concepção, só devemos considerar entidades concretas. São verdadeiras:

A) somente I e III. B) Somente a I. C) somente II e III. D) somente I e II.

4. Considere as afirmações abaixo.

(2)

5. Assinale a alternativa incorreta.

A) Um sistema de banco de dados relacional precisa garantir a execução apropriada das transações a despeito de falhas – ou a trans ação é executada por completo ou nenhuma parte dela é executada. Para assegurar a integridade dos dados, exigimos que o sistema de banco de dados mantenha determinadas propriedades, que são chamadas freqüentemente de propriedades ITAC.

B) Num sistema de banco de dados relacional com arquitetura distribuída, se desejamos garantir a atomicidade, todos os sites envolvidos na execução de uma transação devem concordar com o término da transação. Para assegurar que isso ocorra, o coordenador da transação precisa executar um protocolo de efetivação. Entre os mais simples e mais utilizados protocolos de efetivação está o Two-phase commit.

C) Dicionário de dados é uma listagem organizada de todas as informações que são pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas, de forma que tanto o usuário como o analista de sistemas tenha uma compreensão comum das entradas, das saídas, dos componentes dos depósitos de dados e dos cálculos intermediários.

D) Em um sistema de banco de dados relacional, um dicionário de dados é um arquivo de metadados.

6. O ______________________ é o DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) de mais alto nível, representando o sistema inteiro como um único ______________.

A) diagrama de classes / processo. B) MER / depósito de dados. C) diagrama de contexto / processo.

D) diagrama de contexto / depósito de dados.

7. Analise as afirmações abaixo considerando as regras para construção de um DFD.

I. Podemos representar um fluxo de dados iniciando em uma entidade externa e terminando em outra.

II. Podemos representar um fluxo de dados iniciando em uma entidade externa e terminando em um depósito de dados.

III. Todos os componentes de um DFD devem ter um identificador. São verdadeiras:

A) somente I e II. B) somente a III. C) somente II e III. D) somente a II.

8. Dado um banco de dados relacional formado pela tabela abaixo: PROJETO

Cód_Projeto Verba Depto Cod_Gerente

10 8000 10 1001 11 5500 30 1002 12 3000 20 1001 13 4490 20 1002 14 8120 40 1003 15 5230 60 1004 16 4350 60 1005 17 7450 10 1005 18 2220 10 1004

O comando SQL que lista todos os projetos do departamento 30 que têm verba superior a 1000 é: A) SELECT PROJETO WITH depto 30 AND verba > 1000

B) SELECT cod_projeto WITH depto = 30, verba > 1000 C) SELECT cod_projeto BETWEEN depto = 30 , verba > 1000

(3)

9. Dado um banco de dados relacional formado pela tabela abaixo: EMPREGADO

Cód_Empregado Nome Depto Salario

9100 Carlos Silva 30 8120 9110 Ana Josefa 30 7340 9120 Marcos José 10 6240 9130 Joaquim Lucas 20 5340 9140 Paula Matos 30 3560 9150 Jurandir Silva 60 3230 9165 José da Silva 60 7238 9169 Fernando Silva 30 2260 9170 Mário Monteiro 10 6780

O comando SQL que lista o total de empregados por departamento e a média salarial por departamento é dado por A) SELECT COUNT(EMPREGADO), AVERAGY(Salario) GROUP Depto

B) SELECT TOTAL(EMPREGADO) AND AVERAGY(Salario) AGROUPED Depto C) SELECT Depto, COUNT(*), AVG(Salario) FROM Empregado GROUP BY Depto D) SELECT TOT (EMPREGADO), AVG(Salario) ORDER BY Depto

10. A contagem de pontos de função é uma das alternativas para se medir a produtividade de software. O número total de pontos de função é calculado medindo-se ou estimando-se as seguintes características do programa:

A) quantidade de loops, quantidade de variáveis globais e locais, declarações de estruturas de dados e quantidade de instruções close existentes no programa.

B) quantidade de instanciação de objetos, quantidade de variáveis globais e locais, declarações de estruturas de dados e arquivos utilizados pelo programa.

C) entradas e saídas externas, interações com o usuário, interfaces externas e arquivos utilizados pelo programa. D) quantidade de chamadas de funções construtoras, declarações de estruturas de dados e quantidade de loops

existentes no programa. 11. Assinale a alternativa incorreta.

A) Um analista de sistemas está trabalhando no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de uma aplicação. Nessa atividade freqüentemente o usuário define um conjunto de objetivos gerais para o sistema a ser desenvolvido, mas sem identificar um suficiente detalhamento dos requisitos de entrada, processamento e saída. Em outros casos, o analista de sistemas pode não estar suficientemente seguro sobre a eficiência de um algoritmo ou da adaptabilidade de um sistema operacional, ou ainda, da interação homem -máquina que deve ser implementada no sistema. Nesses casos, recomenda-se a abordagem orientada à análise de risco.

B) Na análise estruturada de sistemas, um produtor ou consumidor de informações que reside dentro dos limites do sistema é conhecido por processo.

C) Na análise estruturada de sistemas, os analistas freqüentemente representam graficamente o fluxo de informações e transformações aplicadas aos dados através de um diagrama chamado diagrama de fluxo de dados. Esse diagrama, dentre outras funções, auxilia o analista a checar o balanceamento das informações em cada nível do diagrama.

D) O projeto do software é um processo multipassos que está centrado em quatro distintos atributos: estrutura de dados, arquitetura do software, detalhamento dos procedimentos e interface. O processo de projeto do software corresponde a mapear requisitos de software através da aplicação de técnicas que permitam a implementação física do sistema. Deve também ser documentado e torna-se parte da configuração do software.

12. Considerando a linguagem Cobol, assinale a alternativa incorreta.

A) A entrada IDENTIFICATION DIVISION é sempre seguida do parágrafo PROGRAM-ID .

B) As duas seções da ENVIRONMENT DIVISION são WORKING-STORAGE SECTION e CONFIG-SECTION. C) Os arquivos são definidos e atribuídos no parágrafo FILE-CONTROL da INPUT-OUTPUT SECTION.

D) A instrução INSPECT é usada para substituir caracteres errados em um campo de entrada por outros caracteres.

(4)

13. Em relação à linguagem COBOL, considere as seguintes afirmações: I. a instrução SEARCH ALL é usada para realizar uma pesquisa binária.

II. uma instrução SEARCH não inicializa automaticamente o índice com o valor 1. III. a cláusula OCCURS não pode ser usada no nível 01.

IV. o identificador usado com o comando SEARCH é a entrada de tabela especificada no nível 01. Podemos afirmar que:

A) as afirmativas II e III estão corretas. B) as afirmativas I e III estão corretas. C) as afirmativas I e II estão corretas. D) as afirmativas III e IV estão corretas.

14. Na linguagem SQL, a cláusula ________ por si só define um produto cartes iano das relações na cláusula. A) WHERE

B) LIKE C) DISTINCT D) FROM

15. Na linguagem SQL, as operações em strings mais usadas são as checagens para verificação de coincidências, por meio do operador like. Ao utilizarmos o operador like, a comparação de qualquer substring é feita pelo símbolo __________________ e a comparação de um caractere com outro caractere é feita pelo símbolo _______________.

A) interrogação ( ? ) / exclamação ( ! ) B) dólar ( $ ) / barra vertical ( | ) C) porcentagem ( % ) / sublinhado ( _ ) D) arroba ( @ ) / asterisco ( * )

16. Na linguagem SQL, existem circunstâncias em que gostaríamos de aplicar uma função agregada não somente a um conjunto de tuplas, mas também a um grupo de tuplas, o que é possível por meio da cláusula.

A) count. B) group by. C) select. D) order by.

17. Na linguagem SQL, usamos o comando ___________________ no programa para identificar o lugar onde o pré-processador deverá inserir variáveis especiais usadas para comunicação entre o programa e o sistema de banco de dados.

A) SQL IDENTIFY B) SQL VARIABLE C) SQL COMUNIC D) SQL INCLUDE

18. Ao executarmos um programa de aplicação com comandos SQL embutidos, o resultado de uma query pode ser representado por um conjunto de tuplas. Para que o programa possa tratar isoladamente cada uma dessas tuplas, torna-se necessário empregar-se a técnica denominada:

A) SET. B) OCI. C) CURSOR. D) RESTRICT.

19. A linguagem de definição de dados SQL compreende comandos para conceder e revogar privilégios. A SQL também inclui um privilégio _______________ que restringe a declaração de chaves estrangeiras pelo usuário quando cria relações.

(5)

20. No CICS, cada unidade de trabalho tem uma identificação própria, que é um número seqüencial ascendente conhecido como: A) TASKID. B) PROCID. C) JOBID. D) RUNID.

21. No CICS Command Level, o comando ________________ transfere o controle para o programa especificado, o qual é executado sob a mesma task. Quando esse termina, o controle é retornado para a próxima instrução do programa que o emitiu.

A) EXEC CICS LOAD B) EXEC CICS LINK C) EXEC CICS XCTL D) EXEC CICS EXECUTE

22. No CICS Command Level, o comando ________________ transfere o controle para o programa especificado, o qual é executado sob a mesma task. Quando esse termina, o controle não é retornado para o programa que o emitiu e sim ao nível im ediatamente superior.

A) EXEC CICS LOAD B) EXEC CICS LINK C) EXEC CICS XCTL D) EXEC CICS EXECUTE

23. O CICS fornece uma facilidade para armazenar dados que possuem características transientes ou temporárias, conhecida como QUEUEING ou FILAS. Esses dados podem ser criados por uma transação para uso próprio imediato ou posterior, ou ainda para utilização por outras transações. Os dois tipos de filas existentes no CICS são: A) QD e QS.

B) TD e QS. C) QD e TS. D) TD e TS.

24. Programas IMS (online e batch) têm diferentes estruturas dos programas não-IMS. Um programa IMS é sempre chamado como um subprograma do IMS region controller. Ele também possui um bloco chamado ______ o qual provê a interface do programa aos serviços IMS que o programa pode necessitar.

A) PRC B) PSB C) SBC D) BSC

25. Programas de aplicação IMS que necessitam fazer uso de serviços de processamento de mensagens ou bancos de dados usados por sistemas online, são executados na:

A) BMP.

B) DLI batch region. C) SBC region. D) PRC.

26. Programas de aplicação IMS que executam sem serviços de mensagens, são executados na: A) BMP.

B) SBC region. C) DLI batch region. D) PRC.

27. Após cada call IMS, um status -code de dois bytes é retornado. Um status -code _______ indica um call com sucesso.

(6)

28. No IMS, cada bloco _______ contém um _______ para cada banco de dados DLI (lógico ou físico) que a aplicação acessa. A) PCB / PBT B) PSB / PCB C) PSB / PBT D) PCB / PSB

29. No IMS, o call _______ é usado para recuperar um segmento específico ou path de segmentos de um banco de dados. Ao mesmo tempo ele estabelece uma posição em um banco de dados, a partir do qual segmentos adicionais podem ser processados na direção forward.

A) GT B) GO C) GU D) GS

30. Na linguagem COBOL, normalmente, uma área especificada na Data Division tem um valor indefinido quando um programa inicia sua execução. Assim, a menos que o programador coloque um valor inicial em um campo, não é possível assumir que aquele campo possui um conteúdo específico, como espaços em branco ou zero. Itens elementares na WORKING-STORAGE SECTION podem receber um conteúdo inicial por meio da cláusula:

A) INIT. B) EQUAL. C) VALUE. D) ASSIGN.

31. Na linguagem COBOL, a classificação interna de arquivos pode ser feita pelo comando: A) ORDER.

B) CLASSIF. C) SORT. D) SEQUENCE.

32. Na linguagem COBOL, a instrução WRITE inclui uma cláusula que é us ada para verificar a existência de erros relativos a campos -chave que não estejam em seqüência ou campos -chave que tenham valores iguais a valores já existentes em arquivos indexados. Esta cláusula é a:

A) ERROR KEY. B) INVALID KEY.

C) OUT-SEQUENCE KEY. D) DUPLICATE KEY.

33. Na linguagem COBOL, a instrução ________ traz para um programa de usuários segmentos separados da ENVIRONMENT DIVISION, da DATA DIVISION ou da PROCEDURE DIVISION, na forma em que se encontram. As entradas trazidas são compiladas e executadas juntamente com o programa principal.

A) CALL B) LOAD C) COPY D) XCTL

34. A operação de projeção da álgebra relacional é implementada em SQL através do comando: A) PROJECT.

B) UNION. C) JOIN. D) SELECT.

(7)

36. Na linguagem SQL, funções _____________ são aquelas que, quando aplicadas, tomam uma coleção de valores e retornam um valor simples como resultado.

A) agregadas B) unívocas C) univaloradas D) multivaloradas

37. Na linguagem SQL há um recurso que permite testar se o resultado de uma subconsulta possui alguma tupla, o que pode ser feito com o uso do construtor:

A) empty. B) exists. C) some. D) anywhere.

Esse negócio de criatividade só existe em sua imaginação

Não é de hoje que a criatividade é tema de estudos, discussões e treinamentos. Já na década de 1970 havia um curso, muito freqüentado pela nata da publicidade brasileira. Era realizado em Buffalo, nos EUA, e somava pontos nos portfólios e salários de redatores e diretores de arte. Felizmente, não é mais necessário ir tão longe: existem ótimos cursos aqui no Brasil.

Mudou-se, principalmente, a postura. A capacidade de criar, de inovar, foi reconhecida como inerente ao ser humano. Mas não estão longe os tempos em que a criatividade era considerada um “dom”, dádiva divina, privilégio de abençoados. O exercício desse “dom” era simplesmente delegado a uma espécie à parte: artistas plásticos, escritores, músicos, poetas. Depois, ingressaram no seleto clã cineastas e publicitários – mas aqueles de uma área diferenciada, a “criação”.

Com a mudança de postura, percebeu-se também que a utilização da criatividade é benéfica e fundamental em todas as esferas de atividade. Viu-se que, em empresas onde há espaço para a criatividade, esta reverte em desafios e em motivação para vencê-los, simplifica processos e traz inovações que resultam em maior produtividade. Ou seja, em lucro.

Paulo Gaudêncio, em Vencer!, no 54. 38. De acordo com o texto:

1. A criatividade faz parte do ser humano.

2. A criatividade encontra-se em certas áreas, como as artes e a publicidade.

3. A criatividade reverte em desafios e em motivos para vencê-los, resultando em lucro. É correto apenas o que se afirma em:

A) 1 e 2. B) 1. C) 1 e 3. D) 3.

39. A palavra grifada no último parágrafo do texto acima refere-se a: A) empresa.

B) espaço. C) inovação. D) criatividade.

40. As palavras que são acentuadas pela mesma regra são as da alternativa: A) idéia; lâmpada.

B) táxi; pó. C) pôr; ônix.

(8)

42. A alternativa em que o adjetivo está incorretamente flexionado é: A) temporão? temporona.

B) judeu? judia. C) capiau? capioa. D) ateu? atéia.

43. O verbo grifado não está na voz passiva na alternativa: A) As flores foram compradas na floricultura.

B) Deram -se mal outra vez. C) Alugam-se casas.

D) Vendem-se sorvetes caseiros.

44. Assinale a alternativa em que a colocação do pronome grifado não segue a norma culta da língua. A) Nunca te vi, sempre te amei.

B) Vê-lo-ei assim que chegar ao escritório. C) Farei-lhe esse favor.

D) Antonio ia casar-s e com Maria, mas não deu certo. 45. Leia com atenção as orações abaixo.

1. Eleonora estava curiosa para saber a verdade.

2. O debate dos candidatos desagradou aos telespectadores. 3. Fui a cidade.

Sobre elas, é correto dizer que:

A) 1 tem erro de regência nominal, 2 não tem erro de regência verbal e 3 está incorreta em relação à crase. B) 1 não tem erro de regência nominal, 2 tem erro de regência verbal e 3 está correta em relação à crase. C) Todas estão corretas em relação à regência verbo-nominal e à crase.

D) Todas estão incorretas em relação à regência verbo-nominal e à crase.

46. Um carregador empilhou caixas cúbicas no canto de uma parede de um armazém formando um paralelepípedo retângulo. Depois de alguns dias, ao voltar ao local, notou que o bloco de caixas empilhadas tinha o mesmo comprimento, largura e altura, mas algumas caixas foram retiradas, como se vê na figura abaixo.

(9)

47. A negação de: “Francisco gosta de ler ou de passear”, é: A) Francisco não gosta de ler ou não gosta de passear. B) Francisco gosta de ler e não gosta de passear. C) Francisco não gosta de ler e não gosta de passear. D) Francisco gosta de ler ou não gosta de passear.

48. Maria, Pedro e Antonio brincavam na rua e riscaram o carro de Francisco, que quis saber quem foi. - Fui eu, disse Pedro.

- Foi Antonio, disse Maria. - Foi Pedro, disse Antonio.

Sabendo-se que somente um dos três diz a verdade e que Francisco sabe que Pedro está mentindo, então: A) Pedro riscou o carro e está mentindo.

B) Antonio riscou o carro e está mentindo.

C) Antonio não riscou o carro e não está mentindo. D) Maria riscou o carro e está mentindo.

49. Três meninos Pedro, Mario e Luiz vestem camisas de cor vermelha, branca e azul, não necessariamente nessa ordem. Sendo somente uma das afirmações abaixo verdadeira:

I. Pedro veste camisa vermelha. II. A camisa de Mario não é vermelha. III. A camisa de Luiz não é azul.

Então Pedro, Mario e Luiz vestem respectivamente camisas de cor: A) azul, branca e vermelha.

B) vermelha, azul e branca. C) branca, vermelha e azul. D) azul, vermelha e branca. 50. Considere as afirmações:

I. Quando Rui es tá feliz, faz compras.

II. Eduardo somente faz compras quando está feliz. III. Hugo jamais faz compras quando está feliz. Se os três fizeram compras hoje, podemos afirmar que:

A) Talvez Eduardo não esteja feliz, mas com certeza Rui está feliz. B) Com certeza Hugo não está feliz e Eduardo está feliz.

C) Rui, Eduardo e Hugo estão felizes.

Referências

Documentos relacionados

GRUPO e contribuem mensalmente para um FUNDO COMUM, em um determinado prazo e com quantia determinada em percentual do preço do VEÍCULO OBJETO DO PLANO DE

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O objetivo deste trabalho é discutir porque e como o Indicador de Qualidade de Usos da Água – IQUA – (D´Agostini, 2004b) poderia ser instrumento para a Política Nacional de

Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar o conhecimento das usuárias em relacionamento estável das Unidades básicas de Saúde acerca