• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ESTUDO TUTORADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

SEMANA 1

EIXO TEMÁTICO:

Esportes.

TEMA/TÓPICO:

Handebol – Aprimoramento técnico-tático e regras.

HABILIDADE(S):

Analisar os elementos técnicos de cada modalidade, analisar táticas das modalidades em situações de jogo, analisar regras dos diferentes esportes, alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Passe, lançamento, drible, finta e regras.

INTERDISCIPLINARIDADE:

Língua portuguesa.

TEMA: Handebol

Prezado (a) estudante! É com muita alegria que damos continuidade aos nossos estudos. Nesta primei-ra semana do PET III, abordaremos o Handebol, um esporte muito popular e que cresce muito em nosso país, sendo o segundo esporte mais praticado nas escolas brasileiras. Bons estudos!

ORIGEM DO HANDEBOL

O Handebol foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. O objetivo principal era pro-mover uma variação do Futebol jogado com as mãos. Inicialmente, as partidas eram disputadas por equi-pes de 11 jogadores em campos de grama com dimensões semelhantes às do futebol. A primeira partida

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO DE ESCOLARIDADE: 1º ANO – EM

PET VOLUME: 03/2021 NOME DA ESCOLA: ESTUDANTE: TURMA: BIMESTRE: 3º

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA:

TURNO:

TOTAL DE SEMANAS:

(2)

O esporte chegou ao sul do Brasil depois da I Guerra Mundial, durante a imigração alemã, mas foi em São Paulo que o handebol se desenvolveu, com a criação da Federação Paulista de Handebol em 1940. Com o passar dos anos, o handebol se tornou um dos esportes mais praticados nas escolas Brasileiras, perdendo apenas para o Futsal. Isso elevou o patamar do Handebol Brasileiro, fazendo do nosso país uma potência sul-americana e que já briga de igual para igual com as grandes seleções europeias. Em 2013, a seleção brasileira feminina de Handebol se sagrou campeã da copa do mundo de Handebol ao derrotar a Sérvia por 22 x 20 na final.

O JOGO DE HANDEBOL

As partidas de Handebol são disputadas entre duas equipes com 7 jogadores cada, sendo 6 jogadores de linha mais um goleiro. Os jogos têm duração total de 2 tempos de 30 minutos corridos e acontecem numa quadra de 40m x 20m. A quadra é dividida ao meio por uma linha e tem duas áreas do gol com 6m de raio e duas áreas tracejadas com 9m de raio em cada uma das extremidades. As traves do Handebol têm 3m de largura x 2m de altura.

Dimensões da quadra e do campo (modalidade descontinuada) de Handebol com as medidas oficiais. Disponível em: <https:// pt.wikipedia.org/wiki/Andebol#/ media/Ficheiro:Outdoor_Handball_Field_Dimensions.svg> e <https://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol#/ media/Ficheiro:Quadra-hand.png>. Acesso em: 11 mai. 2021.

INFRAÇÕES ÀS REGRAS

O Handebol possui algumas proibições abaixo relacionadas: • “Duplar”: quicar, segurar e voltar a quicar a bola.

• Tocar a bola com os pés (exceto o goleiro em uma defesa). • Dar mais que três passos segurando a bola.

• Invadir a área do gol: exceto o goleiro em sua respectiva área do gol. • Cometer uma falta: bater, segurar, agarrar ou obstruir o adversário.

(3)

FUNDAMENTOS DO HANDEBOL

Para jogar Handebol é necessário dominar os seguintes fundamentos técnicos (movimentos) básicos: • Driblar –Deslocar pela quadra quicando a bola.

• Finta – Passar pelo adversário com a posse de bola.

• Passe – Passar a bola para um de seus companheiros de equipe.

• Recepção – Agarrar e dominar a bola passada por um companheiro de equipe. • Lançamento – Arremessar a bola na direção da baliza a fim de marcar gol.

Exemplos de lançamento e passe durante um jogo de Handebol: Disponível em: <https://www.piqsels.com/pt/public-domain-photo-fwtfq> e <https://search. creativecommons.org/photos/04724707-7110-41b4-8b24-647396e093a5>. Acesso em: 12 mai. 2021.

PRINCÍPIOS TÁTICOS

O handebol é um esporte relativamente fácil de fazer gol, quando o jogador de linha se encontra cara a cara com o goleiro, uma vez que este jogador pode saltar em direção a área do gol, chegando mais próximo da meta, desde que arremesse a bola antes de pisar no chão. Assim, faz-se necessário que todos os jogadores defendam e ajudem a proteger a meta conforme os esquemas de defesa apresen-tados abaixo.

No sistema 6x0 os jogadores fazem uma barreira ao redor da área para impedir a infiltração do adversá-rio, no entanto este sistema é vulnerável a adversários que tenham jogadores altos e que arremessam bem por cima da barreira. Para neutralizar este jogador que arremessa bem é necessário usar o sistema 5x1, ou seja, cinco jogadores continuam na barreira próxima à área e um jogador avança para impedir o arremesso por cima da defesa. A desvantagem deste sistema é o maior espaço entre os jogadores recuados que pode causar infiltração. O sistema 4x2 é usado quando há dois jogadores bons em arre-messos por cima da defesa. Sua desvantagem para infiltração é maior ainda.

(4)

PARA SABER MAIS:

Clique no link para rever os melhores momentos da emocionante partida entre Brasil x Sérvia que deu ao Brasil o título da copa de mundo de Handebol feminino de 2013 e descubra o quanto nosso Handebol é gigante, porém pouco divulgado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3yaA0EYyrzo>. Acesso em: 15 maio 2021.

Aproveite para revisar todo conteúdo no link a seguir: Disponível em: <https://www.youtube.com/wat-ch?v=fuewBv7CAo0>. Acesso em: 15 maio 2021.

ATIVIDADES

1 – Em qual país surgiu o handebol? Qual era o objetivo do jogo? Descreva como o mesmo era jogado e

quais as diferenças e semelhanças com o Handebol atual.

2 – Analise as afirmativas acerca do Handebol e assinale (V) para sentenças verdadeiras e (F) para falsas.

( ) Cada equipe de handebol é composta por 7 jogadores de linha mais um goleiro. ( ) O tempo de duração de cada partida é de 2 tempos de 30 minutos.

( ) É quicar, segurar e voltar a quicar a bola no jogo de Handebol.

( ) Comete falta o jogador que agarrar, puxar, segurar ou obstruir um adversário.

( ) Drible, finta, passe e chute são exemplos de fundamentos necessários para praticar Handebol.

3 – (ENEM 2016) É possível considerar as modalidades esportivas coletivas dentro de uma mesma

lógica, pois possuem uma estrutura comum: seis princípios operacionais divididos em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando a obtenção de pontos. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária.

DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, out. 2002 (adaptado)

Considerando os princípios expostos no texto, o drible no handebol caracteriza o princípio de a) recuperação da bola.

b) progressão da equipe. c) finalização da jogada. d) proteção do próprio alvo.

(5)

SEMANA 2

EIXO TEMÁTICO:

Esportes.

TEMA/TÓPICO:

Voleibol – Aprimoramento técnico-tático e regras.

HABILIDADE(S):

Analisar os elementos técnicos de cada modalidade, analisar táticas das modalidades em situações de jogo, analisar regras dos diferentes esportes, alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Regras, toque, cortada, manchete e demais fundamentos.

INTERDISCIPLINARIDADE:

Língua portuguesa.

TEMA: Voleibol

Prezado (a) estudante! Nesta semana abordaremos o Voleibol, um esporte muito praticado nas escolas brasileiras e que se tornou ainda mais popular após as conquistas das diversas medalhas olímpicas das seleções masculina e feminina. Bons estudos!

ORIGEM DO VOLEIBOL

O voleibol surgiu nos Estados Unidos em 1895 e foi criado pelo professor de Educação Física William George Morgan. Na época, a ideia inicial de Morgan era criar um esporte que tivesse pouco impacto e contato físico entre os adversários, com o intuito de evitar lesões. No início, o Voleibol não tinha caráter competitivo. O objetivo era apenas rebater a bola por cima da rede sem deixá-la cair no chão. Com o passar do tempo, os jogadores perceberam o potencial do jogo como esporte de competição seme-lhante ao Tênis, com o objetivo de pontuar fazendo com que a bola caísse na quadra do adversário e evitando que a mesma caísse do seu lado da quadra.

O Vôlei chegou ao Brasil por volta do ano de 1915, mas somente na década de 1980 é que se tornou um esporte popular, visto e praticado em nosso país. A “geração de prata” que é como ficou conhecida a seleção brasileira medalhista de prata nas olimpíadas de Los Angeles 1984 foi a grande responsável por tal feito. De lá para cá, as seleções masculina e feminina de Vôlei conquistaram diversas medalhas olímpicas, com destaque para os três ouros da seleção masculina em 1992, 2004 e 2016 e os dois ouros da seleção feminina em 2008 e 2012.

O JOGO DE VOLEIBOL

As partidas de Vôlei são disputadas entre duas equipes com 6 jogadores cada. A quadra tem 18m de comprimento por 9m de largura e é dividida ao meio por uma rede que mede 2,24m para jogos femini-nos e 2,43m para jogos masculifemini-nos. Cada lado da quadra é dividido em zona de defesa e zona de ataque. A zona de ataque se localiza na área entre a linha de 3m e a rede, já a zona de defesa se localiza entre

(6)

Dimensões de uma quadra de vôlei oficial junto com o modelo de rede usado em jogos oficiais. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ Voleibol#/media/Ficheiro:VolleyballCourt.png> e <https://pxhere.com/pt/ photo/627525>. Acesso em: 13 mai. 2021.

INFRAÇÕES ÀS REGRAS

Há três maneiras de marcar ponto no Voleibol: Quando a bola cai dentro da quadra do adversário, quan-do o adversário joga a bola para fora da sua quadra, ou quanquan-do o adversário comete uma das infrações listadas abaixo:

• Dois toques consecutivos do mesmo jogador (exceto bloqueio). • Quatro toques consecutivos da mesma equipe (exceto bloqueio).

• Pisar na linha ao sacar ou demorar mais que 8 segundos para sacar após a autorização do árbitro. • Conduzir ou “carregar” a bola (contato muito longo).

• Tocar a rede com a bola em jogo.

• Bola tocar a antena da rede ou passar por fora desta. • Erro de rodízio.

RODÍZIO DE POSIÇÕES

A regra do rodízio de posições diz que uma equipe deve sempre rodar em sentido horário, toda vez que recuperar o saque conforme o esquema abaixo. Vale lembrar que o líbero, jogador especialista em defesa e recepção e que joga de camisa de cor diferente, não roda nas posições da zona de ataque.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol#/media/Ficheiro:VolleyballRotation.png>. Acesso em: 13 mai. 2021.

(7)

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL

O Vôlei é um esporte em que devemos tocar a bola somente rebatendo. Para rebater são usados prati-camente três movimentos: toque, manchete e cortada. A partir destes movimentos temos uma série de fundamentos que geralmente acontecem em sequência, a saber:

• Saque: Ato de colocar a bola em jogo. Feito do fundo da quadra. Geralmente por cima usando uma “cortada”.

• Recepção: Ato de receber o saque vindo do adversário. Geralmente é feito de “manchete”. • Levantamento: Ato de levantar ou preparar a bola para ser atacada. Geralmente é feita de “toque”. • Ataque: Ato de bater na bola para que a mesma caia na quadra do adversário. Geralmente feito

de “cortada”.

• Bloqueio: Ato de saltar e formar uma “parede humana” para impedir que a bola do ataque caia em sua quadra.

• Defesa: Ato de evitar a qualquer custo (inclusive com os pés) que a bola vinda de um ataque e que passou pelo bloqueio, caia em sua quadra.

Exemplos de fundamentos do Voleibol em sequência: Recepção feita de manchete, levantamento feito de toque e ataque feito de

cortada. Nesta imagem vemos também a tentativa de um bloqueio de duas jogadores contra a adversária de camisa número 12.

Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/536404>, <https://pxhere.com/pt/photo/1353549> e <https://pxhere.com/pt/ photo/611123>. Acesso em: 13 mai. 2021. Adaptado de TODA MATÉRIA. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/voleibol/>. Acesso em: 16 mai. 2021.

PARA SABER MAIS:

Clique no link a seguir para entender melhor o rodízio de posições, as zonas e funções de cada jogador de Voleibol. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PeQCcwmxApo>. Acesso em: 16 maio 2021.

ATIVIDADES

(8)

2 – Descreva também o contexto do Vôlei no Brasil fazendo referência aos principais fatos que fizeram

com que esse esporte se tornasse tão popular em nosso país.

3 – Sobre as regras do Voleibol, assinale (V) para sentenças verdadeiras e (F) para sentenças falsas.

( ) É possível que um set de um jogo de Vôlei termine 30 x 28 para uma determinada equipe.

( ) Um mesmo jogador pode dar dois toques consecutivos na bola, desde que o primeiro toque seja um bloqueio.

( ) Uma equipe deve rodar em sentido horário toda vez que marcar ponto. ( ) É possível que uma equipe vença o 5º set (tie break) pelo placar de 25 x 23. ( ) A altura da rede é de 2,34m para homens e 2,24m para mulheres.

4 – ENEM 2010:

O voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas competições esportivas, nos jogos escolares e na recreação, Nesse esporte, os praticantes utilizam alguns movimentos especí-ficos como: saque, manchete, bloqueio, levantamento, toque, entre outros. Na sequência de imagens, identificam-se os movimentos de:

a) sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar a cortada como forma de ataque. b) arremessar a bola, tocar para passar a bola ao levantador e bloquear como forma de ataque. c) tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para atacar.

d) passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a manchete para defender. e) cortar como forma de ataque, passar a bola para defender e bloquear como forma de ataque.

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

(2019) realizaram um estudo bibliométrico, de um período entre 1991 e 2017, sobre a relação entre as LP e os colchões evidenciando os tipos que são utilizados tal como descritos

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor