• Nenhum resultado encontrado

Instruções para a prática Altar e oferendas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instruções para a prática Altar e oferendas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Instruções para a prática

Altar e oferendas

Organizando o Espaço de Prática em Casa

Zendō com Altar ao Fundo durante um Sesshin do DaissenJi de Florianópolis

Primeiro devemos escolher um lugar tranquilo, limpo e organizado. Não é necessário que seja grande nem fixo. Aqui vamos a organizar nosso lugar de prática, ou pequeno Zendō. Vamos necessitar um zafu ou banco de zazen e um zabuton.

Zafus (esquerda) e Zabuton (direita)

Caso não haja disponível um Zafu e Zabuton, podem ser utilizados provisoriamente um colchonete e uma almofada alta e firme.

Apesar de não ser absolutamente necessário, um altar nos ajuda a ambientar nossa prática, e uma mente focada.

Coloque o Altar e o Zabuton com o Zafu de frente para a parede, ao lado do Altar; ou de frente para o Altar.

(2)

Zendō ou Sōdō

Sala de prática. Sala de prática Zen. Sala de Zazen, sentar Zen. Sentar. Quietude de corpo e mente.

Sala, corpo, mente... Um só. Em ordem, alinhado, quieto, limpo.

Reverenciamos em gasshō antes de entrar. Entramos com o pé contrário ao altar, assim não inclinamos as costas para ele. Deixamos a razão para trás.

Caminhamos em shashu, atentos, presentes.

Reverenciamos em gasshō, em direção ao zafu e logo aos colegas no restante da sala. Juntos crescemos retos como os pinheiros, nos polimos como os grãos de arroz.

Coluna reta, queixo encaixado para dentro, olhos repousam semiabertos à 45º. Mãos em forma de mudra cósmico. Respiração abdominal.

Ombros para traz e relaxados, peito aberto. Aceitamos cada momento; aceitamos a vida assim como é. Somos vida.

Relaxados e confiantes. Firmes como uma grande montanha.

Percebemos o corpo, a respiração. Sentimos os odores e sons. Percebemos os outros... têm outros? Percebemos e sentimos com o Tandem, com o abdômen, não com a mente.

Três sinos tocam indicando o início do zazen.

O Monge passa, fazemos gasshō. Estamos atentos, conscientes de cada instante, cada momento. Toca o sino novamente... fim do zazen.

(3)

Como montar um altar

O Altar Familiar ou Butsudam (Altar Japonês)

Exemplo de altar familiar

A imagem principal da Escola Soto Zen e a do fundador do Budismo, Shakyamuni Buddha, que deve ficar no centro do altar.

Logo à frente da imagem de Buddha é colocado um recipiente com a oferta de água, à esquerda um vaso de flores, ao centro (em frente da água) o incensário e a esquerda o castiçal.

No Japão, nos altares familiares, é colocado uma foto ou uma placa com o nome (Ihai) dos antepassados falecidos. E ofertado frutas, doces e chá.

(4)

Altar principal na Comunidade ZenPlanalto Brasília

Em uma Sangha, ou Centro do Dharma, podem existir dois altares. O Altar principal, ou Altar de Buddha, que fica na sala de cerimônias ou Hattō; e o Altar do Sōdō ou sala de Zazen, com a imagem de Manjushri Bosatsu.

O Altar de Buddha ou Butsudan pode ser feito numa mesa simples ou num altar tipo escada, de três andares.

Pode ser colocada uma toalha de mesa (pode ser branca), esta deve estar bem posicionada, centralizada.

A imagem principal (Honzon) da Escola Soto Zen é a do fundador do Budismo, Shakyamuni Buddha. A imagem do Thatagata fica no centro da prateleira superior, no coração do altar. Esta área representa o Monte Sumeru (a montanha que está no centro da cosmologia Budista) e no centro dessa área fica a imagem principal.

A ambos os lado da imagem de Shakyamuni Buddha colocamos as dos dois fundadores da Escola Soto Zen no Japão, Dogen Zenji (ao lado direito de quem olha) Keizan Zenji (ao lado esquerdo). Oferta de água é colocada no centro da prateleira do meio. A água deve ser trocada diariamente. Na prateleira mais baixa do altar de Buddha, coloque o vaso de flores, o incensário e o castiçal. Os três na mesma linha. Os incensários possuem uma parte fronteira e uma traseira determinadas. Se o incensário se apoiar em três pés, um dos pés deve estar na frente.

Antes do início do zazen ou da cerimônia, colocamos dois incensos de espera (sob a linha do meio do incensário, um de cada lado, a um centímetro da borda). Os incensos devem estar bem centralizados. Em caso de termos um castiçal, este vai à direita de quem olha e as flores à esquerda. Se tivermos dois castiçais, estes ficam entre as flores e o incensário. Alternativamente, as flores podem ficar alinhadas com a água.

O Mokugyo (literalmente Peixe de Madeira, um instrumento de percussão) fica à direita (de quem olha), e o(s) sino(s) à esquerda. Caso tenha apenas o sino, coloque-o a sua direita.

(5)

O mesmo formato usamos para o altar de Manjushri Bosatsu (sem as imagens dos fundadores). Muito importante que o altar este sempre limpo e em ordem, respeitando o equilíbrio e a harmonia. Lembre-se de trocar a água das flores assim como retirar os restos de vela do altar e dos castiçais. Os incensários devem ser limpos diariamente.

Manter o altar limpo e em ordem faz parte da nossa prática. Mostra nossa atenção e a dedicação e o respeito com a prática e com os outros.

Adaptado das informações do site: www.sotozen-net.org.jp

Significado dos elementos de um altar

Imagem de Buddha Shakyamuni

Nos lembra Shakyamuni Buddha, o fundador do Budismo, mas representa o ideal humano. O que almejamos com a prática. A sabedoria. O Buddha que existe em cada um de nós.

Imagem de Manjushri Bosatsu

Geralmente é representado sentado, tranquilamente, sobre um leão raivoso, com a fisionomia serena. O leão simboliza nossas mentes. Nos lembra, que podemos sentar em zazen, mesmo com nossas mentes turbulentas. Nos lembra que com a prática do zazen podemos aquietar nossas mentes inquietas e furiosas.

Oferenda de água

Oferecemos água, pois Shakyamuni Buddha faleceu com sede, pois a causa da sua morte foi uma diarreia intensa.

Oferenda de vela

A luz da vela significa a Luz, a Sabedoria de Buddha, a iluminação. Oferenda de flores

Simboliza a impermanência de todas as coisas. Tudo nasce se desenvolve e morre. Nada fica para sempre. Já sejam objetos vivos ou materiais.

Oferenda de incenso

O incenso representa a unicidade de todas as coisas. A fumaça do incenso queimando, se espalha e impregna todas as coisas. Passa a ser parte de todas elas. Somos tudo um só. Nada é separado.

(6)

O incenso se segura com as duas mãos, com três dedos de cada uma (polegar, indicador e médio), da parte debaixo do incenso.

Para oferecer incenso:

- Nos dirigimos ao altar em shashu pelo meu lado esquerdo;

- Fazemos reverência em gasshō frente ao altar, ainda sobre o lado esquerdo; - Damos um passo para o lado direito;

- Levamos o incenso até a testa, depositamos o incenso bem no centro do koro ou incensário; - Damos um passo para a nossa direita e fazemos novamente uma reverência em gasshō para o altar;

- Giramos sobre o ombro direito, ainda em gasshō e nos direcionamos para a sala pelo lado direito. Oferecemos incenso desde o topo da nossa cabeça, pois este é nosso lugar mais alto e ele está abaixo dos pés de Buddha.

Incenso de espera

Antes do zazen ou cerimônia, é colocado dois incensos de espera no koro. Eles são colocados a 0,5-1,00cm do borde do koro, sobre a linha do meio do incensário.

(7)

Referências

Documentos relacionados

A lei fiscal prevê a tributação, em sede de IRS, enquanto rendimento do trabalho por conta de outrem, dos financiamentos concedidos pela entidade patronal ao trabalhador, quando

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Na primeira pergunta sobre o conhecimento do programa Google Earth, os 25 (vinte e cinco) alunos responderam que já conheciam a plataforma, sendo que 10 (dez)

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular(ABHH), São Paulo, SP, Brasil b Hemocentro de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina

Os projetos de desenvolvimento rural empreendidos na atualidade, mormente em assentamentos rurais, é aquilo que pode promover a interface entre segurança alimentar e

2.246, de 26 de dezembro de 1979, considerando a homologação do Concurso Público para provimento de vagas na Titularidade de Serviços Notariais e de Registro, realizada na Sessão

Desta forma, surge um problema fundamental: qual a relação entre o desenvolvimento histórico das relações sociais de produção e das formas de