• Nenhum resultado encontrado

Documento Orientador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Documento Orientador"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Documento Orientador

Programa Previne Brasil: Indicador de Desempenho

-Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas

de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana

(2)

2

APRESENTAÇÃO

A equipe de Apoio Institucional/DAB/SESAB da Macrorregião de Saúde Leste, a fim de subsidiar os gestores municipais e as equipes de Atenção Básica na qualificação das ações para atingimento das metas dos indicadores elaborou o presente documento orientador, acerca do Indicador de Desempenho do Programa Previne Brasil - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação,

O indicador "proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação", tem como objetivo mensurar quantas gestantes realizam o atendimento preconizado em relação a quantidade de gestantes estimadas que o município possui. Vale ressaltar que o critério de qualidade de assistência à gestante, segue sendo a sua identificação e captação precoce, para o início do acompanhamento de pré-natal, antes da 12ª semana de gestação.

Salienta-se que diante do cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), a elaboração deste documento faz parte das ações estratégicas do Apoio Institucional/DAB/SESAB e visa a qualificação da Atenção Básica; a continuação da oferta do cuidado nas Unidades de Saúde da Familía (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o período de pandemia; a melhoria do resultado do indicador de desempenho supracitado e consequentemente a continuação do repasse financeiro referente ao componente de Desempenho.

Antes da abordagem específica sobre o Indicador de Desempenho “Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação” apresentamos algumas considerações importantes:

(3)

3

No e-Gestor AB é disponibilizado um relatório dos Indicadores de

Desempenho, no qual é possível visualizar os indicadores até o nível equipe

de saúde (INE).

1 - Quando o município começará

a receber o incentivo de

Desempenho com base no resultado alcançado?

De acordo com a Portaria GM/MS 166/2021, o pagamento por desempenho será constituído pelo resultado potencial de 100% do alcance do Indicador Sintético Final do Município, nas oito primeiras competências financeiras do ano de 2021, seguindo indicativos das Portarias 2.979/2019 e 3.222/2020. Dessa forma, a partir da competência de setembro de 2021, o município deixará de receber o “valor cheio” e receberá o valor correspondente ao resultado alcançado do Indicador Sintético Final.

2 - Acesso das equipes de Atenção Básica ao e-Gestor AB

É fundamental que a gestão municipal de saúde garanta o acesso das equipes de Atenção Básica aos seus resultados, para que assim possam incorporar a prática de monitoramento e avaliação, bem como estabelecer prioridades para elaboração de um plano de ação de melhoria dos indicadores.

O relatório dos Indicadores de Desempenho gerado no e-Gestor AB traz informações sobre o nome, CPF e CNS de cada usuário identificado e contabilizado no indicador. Para acessar o referido relatório basta seguir os seguintes passos:

1 - Acessar o SISAB pelo perfil de Gestor Municipal selecionando o município; 2 - Clicar em “Acessar relatórios” – Indicadores de Desempenho;

3 – Utilizar os filtros da seguinte maneira:

3.1 – Filtro “Indicador” - selecione apenas um indicador por consulta;

3.2 – Filtro “Opção de quadrimestre” - Selecione apenas 1 quadrimestre por consulta;

3.3 – Filtro “nível de visualização” – Selecione Nível: CNES + INE ou INE; 3.4 – Filtro “visão das equipes” – Selecione equipes homologadas;

(4)

4

5 – Clicar sobre a lupa visualizada na coluna que traz o resultado (em percentual) do relatório gerado, conforme demonstrado a seguir. Destaca-se que esse relatório detalhado poderá ser disponibilizado por arquivo Excel®;

O detalhamento do relatório traz informações sobre o nome, CPF e CNS de cada usuário identificado e contabilizado. O relatório, na quarta coluna, também indica se o usuário contempla as regras para ser contabilizado como numerador ou se contabiliza apenas para o denominador, conforme ilustrado a seguir:

(5)

5

Por que esse indicador?

O acompanhamento adequado da gestante ao longo do pré-natal, consiste em uma quantidade mínima de consultas (realizadas por médicos e enfermeiros) que, quando realizadas com qualidade, são encontros de promoção e educação em saúde, identificam problemas pré-existentes e aqueles desenvolvidos ao longo da gestação, propiciando diagnóstico e tratamento oportuno. Dessa forma é possível aumentar as chances de uma gravidez saudável e diminuir desfechos desfavoráveis para o binômio mãe-bebê.

Destaca-se que a AB tem no pré-natal momento oportuno para vincular a mulher ao cuidado integral, incluir sua rede de apoio, contemplando, “além do cuidado clínico, atividades educativas e preventivas, de forma a garantir o acesso equânime e livre de discriminação de raça, identidade de gênero, orientação sexual, cultural e de classe, possibilitando o desenvolvimento da gestação, parto e nascimento de um recém nascido saudável, sem

impacto negativo na saúde materna e paterna

*

.

O que mostra?

A capacidade da equipe de captar precocemente a gestante bem como acompanhá-la ao longo da gestação.

Entendendo o Indicador

O indicador de desempenho “Proporção de gestantes com pelo menos 06 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação” tem como meta 60% de alcance, cumulatividade de 42 semanas, e peso 1, conforme Nota Técnica nº 5/2020-DESF/SAPS/MS.

Para um melhor acompanhamento do Pré-Natal das mulheres da área de abrangência das Equipes da AB, recomenda-se que cada uma das equipes do município, mantenha atualizado o registro nominal das informações das gestantes (por exemplo, através de planilha, livro ata, etc) até o desfecho da condição de saúde avaliada (gestação), bem como inclua os dados relevantes para o correto acompanhamento das mesmas (por exemplo: relação dos exames preconizados, comparecimento às consultas, busca ativa às faltosas às consultas, agendamento para consulta odontológica, etc).

(6)

6

Numerador

Número de mulheres cadastradas com gestação finalizada no período, identificadas e vinculadas corretamente nesta equipe com pelo menos 6 atendimentos onde o problema/condição avaliada no atendimento foi o pré-natal (podendo ser marcação de campo rápido ou seleção do CID/CIAP correspondente), sendo que a primeira consulta realizada possui uma diferença de no máximo 20 semanas da data da última menstruação (DUM) registrada no atendimento. O número mínimo de atendimentos estabelecido incentiva a longitudinalidade do acompanhamento compartilhada entre médico e enfermeiro e, o critério de que a primeira consulta seja realizada até a 20ª semana da data da DUM, incentiva a captação precoce da gestante. O planejamento das ações da equipe para ambas metas deve ser realizado considerando o monitoramento das mulheres e gestantes do território e as atribuições de cada profissional da equipe de forma integrada. A gestante deve possuir o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) vinculado ao seu cadastro. Caso não possua é necessário realizar a busca/atualização no módulo “Cidadão”. Importante observar também se está cadastrada como sexo feminino. No atendimento, é imprescindível o registro da Data da Última Menstruação (DUM).

Para este indicador serão consideradas só as gestantes que iniciaram o pré-natal até a 20ª semana da data da DUM. Também deve ser indicado no campo problema/condição avaliada o código CID ou CIAP2 relacionado à gestação, descritos no Guia para qualificação dos indicadores do Ministério da Saúde. Nas consultas subsequentes de pré-natal, basta clicar no botão de habilitar campos de pré-natal que automaticamente o CID10 W78 será adicionado no campo problema/condição avaliada, caso seja utilizado o PEC. Embora o Programa Previne Brasil estabeleça para o cálculo do indicador as gestantes que iniciarem o pré-natal com até 20ª semana de gestação, considera-se que o início oportuno do acompanhamento à gestante é até a 12ª semana, o que deve ser buscado pelas equipes, estando atentas às mulheres de seu território, a fim de realizarem o diagnóstico precoce de alterações e a proposição de intervenções necessárias. Evidentemente, se a gestante iniciar o pré-natal após a 20ª semana de gestação, será acompanhada conforme indicado pela equipe de Atenção Básica.

Denominador

Existem duas fontes que podem ser consideradas para definir o denominador. Lembrando que sempre será considerado o denominador que obtiver o maior resultado:

- Estimado: o menor resultado de quadrimestre da quantidade de nascidos vivos do município no período de 2014 a 2017 (apresentado no TABNET), com a correção da proporção do parâmetro de cadastro (o parâmetro é apresentado no Painel de cadastro, com base na tipologia do município e levando em consideração a população IBGE) em

(7)

7

relação à população IBGE do município;

- Informado: quantidade de gestantes cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente na equipe com gestações finalizadas (considerando a data provável do parto DPP + 14 dias) no período. Para finalizar a gestação, por nascimento ou interrupção, o profissional deve informar os códigos CIAP2 ou CID10, descritos no Guia para qualificação dos indicadores

Orientações para registro da consulta de pré-natal

A seguir encontra-se ilustrado as orientações para registro da consulta de pré-natal contidas no Guia para Qualificação dos Indicadores da APS - Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e CDS (Coleta de Dados Simplificado) do Ministério da Saúde.

(8)

8

Como registrar os dados para o indicador - versão CDS

(9)
(10)

10

Como registrar os dados para o indicador - versão PEC

(11)
(12)

12

Como melhorar o indicador de proporção de gestantes com pelo menos 6

(seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de

gestação?*

● Realizar vigilância ativa das pessoas adscritas à equipe, estando atento aos sinais de gestação;

● Realizar o monitoramento do quantitativo de mulheres em idade fértil pela qual a equipe é responsável, assim como, a estimativa quadrimestral de novas gestantes; ● Acompanhar proativamente o quantitativo de consultas de pré-natal por cada gestante

(por meio de relatórios de sistema de informação ou controle manual);

● Facilitar o amplo acesso aos testes de gravidez (preferencialmente teste rápido) por meio de escuta inicial qualificada, com agendamento imediato para consulta subsequente;

● Agendar consultas subsequentes para as gestantes;

● Realizar busca ativa por meio de contato telefônico ou visita domiciliar, em caso de possíveis faltas;

● Ofertar agenda aberta, evitando estabelecer dias/turnos específicos para consultas de pré-natal, permitindo que a gestante escolha o melhor momento para a consulta, diminuindo desta forma o absenteísmo.

● Realizar o cuidado compartilhado com os serviços de pré-natal de alto risco, possibilitando a manutenção do vínculo e o seguimento das consultas na atenção básica das gestantes que estão referenciadas na rede especializada.

Orientações gerais para organização da Atenção Básica e melhoraria dos

Indicadores de Desempenho do Previne Brasil diante do contexto da

pandemia

● Revisão do processo de trabalho das equipes; ● Revisão do fluxo de alimentação do SISAB;

● Traçar estratégias para melhoria dos indicadores juntamente com todos os profissionais das equipes (ACS, enfermeiro(a), médico(a), odontólogo, técnico de enfermagem, ASB, e outros);

● Avaliação constante do cenário epidemiológico do município; ● Reconformação da oferta do cuidado;

● Manutenção de atendimentos essenciais (HIPERDIA, Pré-Natal, Planejamento Familiar, Coleta de Citopatológico, Atendimento Odontológico, Vacinação);

* Estratégias oriundas do documento orientador “Como a equipe de saúde da família pode melhorar os indicadores de desempenho” do MS e do Boletim Informativo da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

(13)

13

● Implementação do Fast-track do Ministério da Saúde nas UBS (descrito no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde – Versão 9. Brasília – DF, Maio de 2020);

● Oferta de EPI adequado e em quantidade suficiente para os profissionais de saúde; ● Seguir as devidas orientações de biossegurança;

● Elaboração de protocolo de retomada das atividades eletivas em Saúde Bucal;

● Seguir as recomendações do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no contexto da Covid-19;

● Ter disponível máscara cirúrgica em todos os estabelecimentos da AB, caso necessite fornecer a mesma para os usuários sintomáticos respiratórios que buscarem o serviço; ● Realizar boas práticas de limpeza e desinfecção nas UBS – Sugerimos a seguinte

Webaula ofertada pela Escola de Saúde Pública da Bahia: Boas práticas de limpeza e desinfecção nas UBS frente à pandemia COVID-19, disponível no link

https://youtu.be/_ix_43TNalA

Dúvidas Frequentes**

Como fica o indicador, em relação ao atendimento das gestantes na rede privada?

A gestante acompanhada na rede privada não contabiliza para esse indicador, que tem como meta acompanhar 60% das gestantes. Mesmo assim, é fundamental que a equipe de saúde registre a opção da gestante em ser acompanhada na rede de serviços privados. Este registro pode ocorrer quando a gestante procurar por algum outro atendimento ofertado na unidade de saúde (vacina, TR, atendimento odontológico, etc). Registrar respalda a equipe em casos de desfechos negativos na gravidez.

O que significa a cumulatividade de 42 semanas?

É o tempo que será considerado para a realização de, no mínimo, 6 consultas de pré-natal, sendo contabilizado a partir da DUM. O indicador identifica as gestantes que iniciaram o acompanhamento pré-natal até 20ª semana considerando a DUM informada, verificando se esta gestante teve, no mínimo, 06 consultas até a 42ª semana. Importante registrar o desfecho da gravidez na primeira consulta de puerpério, informando a data do parto e que a condição “gestante” foi resolvida na lista de problemas/condições e alergias no PEC. O Campo “está gestante?” na ficha de Cadastro Individual deve ser ativado assim que confirmar a gravidez e desativado logo após que o parto/aborto ocorrer.

** Perguntas oriundas da participação do público ao vivo na atividade de webpalestra do Núcleo de TelessaúdeBA e do Boletim Informativo da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande Do Sul.

(14)

14

Benefício Variável de Gestante (BVG)?

Sim, o NIS (Número de Identificação Social), caso a gestante possua. Qualquer profissional da unidade pode atualizar o cadastro individual da gestante e informar o NIS.

O atendimento de pré-natal realizado pelo ginecologista do município contabiliza para o indicador?

Se o profissional que realizou a consulta estiver lotado em um estabelecimento de Atenção Básica e a gestante estiver cadastrada em uma equipe homologada, o atendimento será contabilizado para o indicador.

A vinculação da paciente do numerador gestantes deve estar vinculada a uma equipe? Sim, a gestante atendida deve estar vinculada a uma equipe. No entanto, mesmo que essa gestante seja atendida em outra unidade, dentro deste município ao qual ela está vinculada, esse atendimento será contabilizado para o indicador de desempenho, quando for calculado o resultado final municipal.

No atendimento de pré-natal o procedimento de consulta de pré-natal é um dado obrigatório ou apenas condição avaliada?

Para dar início ao acompanhamento do pré-natal, é necessário que o profissional registre a condição de gravidez da cidadã por meio do campo Problema\Condição Avaliada no atendimento, obrigatoriamente o campo Pré-natal ou os CIAP2/CID10 correspondentes. Códigos CIAP2: W03; W05; W71; W78; W79; W80; W81; W84; W85. Outra forma de realizar esse registro seria a inclusão de algum dos códigos na seção de “Avaliação” do SOAP, por meio do bloco “Problema e/ou Condição detectada” mantendo a situação do problema/condição como “Ativo”. Dessa forma, o sistema dá início ao acompanhamento do pré-natal da gestante captando informações úteis a esta condição de saúde. Isto é necessário para a realização adequada do monitoramento, avaliação e repasse financeiro referente às ações de pré-natal nos serviços de Atenção Básica.

As gestantes só entram no cálculo dos indicadores após o desfecho da gestação?

Sim, o indicador irá considerar o número de mulheres com gestações finalizadas no período, cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente na equipe com pelo menos 6 atendimentos, onde o problema/condição avaliada no atendimento seja o prénatal.

(15)

15

Caso a gestante realize a consulta de pré-natal primeiro e não esteja cadastrada como gestante ela vai contar para indicador?

Sim, se ela já for cadastrada, mas não tiver a “Situação de Saúde” atualizada para: “ESTÁ GESTANTE = SIM”, quando passar por uma consulta de pré-natal o sistema a identificará como gestante ativa. Minimamente é preciso realizar a identificação da gestante por meio do cadastro simplificado (que garante um mínimo de informações sobre a cidadã), tendo validade para pontuar na base de cálculo para o indicador municipal, como também, será considerada a diferença de no máximo 20 semanas da primeira consulta realizada em relação a data da DUM registrada no atendimento.

No caso o denominador estimado será o número identificado no IBGE, e o informado será aquelas gestantes com a gestação finalizada? Como sei se o denominador é do PEC ou SINASC, há alguma diferença?

Sim, o denominador do indicador será o maior número entre o denominador informado e o denominador estimado. O denominador estimado é aquele com base nos dados no IBGE ou SINASC e denominador informado é o que existe na base SISAB, que no caso dos indicadores de pré-natal são: Quantidade de gestantes cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente na equipe com gestações finalizadas (considerando a data provável do parto (DPP) + 14 dias) no período.

Vamos supor que na minha unidade eu tenha 20 gestantes sendo acompanhadas, porém dentro do quadrimestre em avaliação, eu finalizei somente 5 gestações. Com isso meu denominador será 5. O meu numerador será a avaliação dessas 5 gestantes, vamos supor que seja 4, e uma eu só conseguir realizar a primeira consulta depois da 20ª semana. Meu indicador será 80%?

Sim, conforme você descreveu, o cálculo para este indicador será: as 4 gestantes (que pontuaram segundo os critérios do indicador) dividido pelas 5 gestantes com as gestações finalizadas, que alcançam o resultado de 80%.

Acredito que a escolha entre o denominador do SINASC e gestantes identificadas será realmente o maior, porque vamos supor que o desfecho da gestação não seja feito em tempo hábil dentro do quadrimestre, o sistema irá identificar esse desfecho através da informação de nascidos vivos vinculado ao CNS daquela gestante?

Exatamente, se a equipe tem um número muito baixo de gestantes identificadas (cadastradas e com atendimento), então, o sistema poderá identificar como maior valor o

(16)

16

Para saber mais acesse as ofertas do Telessaúde Bahia

Previne Brasil: bases de cálculos e alimentação do sistema de informação >

https://www.youtube.com/watch?v=2Wf89N36jyA

Tutorial e-SUS: Acompanhamento pré-natal >

https://www.youtube.com/watch?v=546o1_CBtWg

Indicadores de Desempenho do Previne Brasil - Indicador 02 >

https://www.youtube.com/watch?v=N0k5npBuWA4

Webpalestra: Abordagem da adolescente durante o pré-natal >

https://www.youtube.com/watch?v=gLxViuA_hY8

Webpalestra: Gestantes: atualidades em odontologia >

https://www.youtube.com/watch?v=PXpl_pqC1Y8

Webpalestra: Discutindo Anamnese no pré-natal >

https://www.youtube.com/watch?v=Cg_GYS10YsA

Pré-Natal de Alto Risco e COVID-19: Quais os Papéis da APS nesse contexto? >

https://www.youtube.com/watch?v=-DxLobGhaOY

Assistência Pré-natal e hospitalar no contexto da COVID-19 >

https://www.youtube.com/watch?v=-B3zcMoxhog

Webpalestra: Discutindo Anamnese no pré-natal >

https://www.youtube.com/watch?v=Cg_GYS10YsA&t=2s

Webpalestra: Pré-Natal de alto risco : critérios e fluxos para acesso à lista única >

https://www.youtube.com/watch?v=RShxa8sR8WU

Abordagem a gestante com suspeita ou diagnosticada com COVID-19 >

https://www.youtube.com/watch?v=8ZHRJBZHiJY

Videoaula: Orientações no puerpério e cuidados com o RN: primeira consulta na Atenção

Primária > https://www.youtube.com/watch?v=JXfSwhEyTYg

Webpalestra: Hipertensão Arterial na gestação e mortalidade materna >

https://www.youtube.com/watch?v=RR68ZH8k0Kg

COVID-19 : Orientações para Proteção a gestantes, puérperas e crianças menores de 2

anos > https://www.youtube.com/watch?v=V1H7cbHZe28

Seminário Virtual: Cuidados com a gestante puérpera para a redução da mortalidade

materna > https://www.youtube.com/watch?v=9R8aU3KBtfI

Covid e Gestação > https://www.youtube.com/watch?v=iibtCyJtJzo

Acompanhamento odontológico da gestante e o indicador do Previne Brasil >

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, produzido

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

No entanto, para se alcançar a eficiência do serviço público, o modelo gerencial de administração propõe, além de melhor planejamento administrativo, a criação de