• Nenhum resultado encontrado

AHEG apresenta normas de funcionamento de Central de Compras. Acordo garante pagamento de serviços prestados ao Ipasgo até junho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AHEG apresenta normas de funcionamento de Central de Compras. Acordo garante pagamento de serviços prestados ao Ipasgo até junho"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ano 5 Nº 94

AHEG apresenta normas de

funcionamento de Central de Compras

Implantada pela AHEG em

parceria com o Grupo de Compras Hospitalares (GCH), o maior grupo de compras hospitalares do Brasil, a Central de Compras da Casa dos Hospitais já está funcionando.

Nas primeiras semanas de maio, a AHEG e o GCH realizaram duas reuniões com os associados

para apresentar as normas de funcionamento do serviço que visa proporcionar aos hospitais a chance de adquirir materiais, medicamentos e equipamentos a preço inferiores aos de mercado e com melhores condições de pagamento.

Páginas 5 e 6

Acordo garante pagamento de serviços

prestados ao Ipasgo até junho

Ao contrário do que vinha divulgando o Ipasgo, que estava exigindo a apresentação das Certidões Negativas de Débito (CNDs) em maio para efetuar os pagamentos dos serviços prestados ao instituto até junho, a quitação das faturas referentes a atendimentos realizados até o próximo mês está garantida sem a apresentação dessas CNDs. Esse pagamento está assegurado no Termo de Compromisso,

Responsabilidade e Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 8 de novembro de 2005 entre a AHEG, Ipasgo, Ahpaceg e Ministério Público.

A AHEG enviou um questionário aos associados para saber quantos possuem as CNDs emitidas pelo INSS, FGTS e Receitas Públicas Federal, Estadual e Municipal. Página 3

Leia ainda nesta edição...

(2)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 2

CURTAS

Medicamentos

fracionados -

Duas medidas

anunciadas pelo Governo Federal esperam ampliar a comercialização e a produção de medicamentos fracionados no País. Uma delas prevê, que além de farmácias, drogarias estão autorizadas a vender esses produtos. A outra, por meio de projeto de lei a ser votado pelo Congresso Nacional, estabelecerá prazo para que todos os laboratórios farmacêuticos fabriquem medicamentos sempre na forma fracionada.

PGRSS: manual –

Os

associados que ainda não fizeram seu Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) podem acessar no site da Casa dos Hospitais o manual elaborado por técnicos dos Departamentos de Classificação Hospitalar e Farmacêutico da AHEG, com o apoio de membros da Coordenação Municipal de Controle de Infecção nos Estabelecimentos

de Saúde da Secretaria de Saúde de Goiânia. O manual traz orientações sobre a elaboração do PGRSS, cuja implantação é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Corrupção na saúde

A corrupção no setor de saúde em

todo o mundo consome aproximadamente

15% dos

US$ 3 trilhões

investidos no setor. A informação é da organização não-governamental Transparência Internacional (TI). De acordo com a entidade, a corrupção ocorre em todos os níveis e em todos os países e os abusos mais comuns vão do roubo de equipamentos e medicamentos até a falsificação de documentos e o pedido de favores em troca de receitar determinados fármacos ou oferecer certos serviços.

Saúde em Foco Ano 5 Nº 94 1 a 20/04/06

Publicação da Casa dos Hospitais (AHEG, FEHOESG, SINDHOESG e IFL) Presidentes: Robson Azevedo/AHEG

Salomão Rodrigues Filho/ FEHOESG

José Silvério Peixoto Guimarães/SINDHOESG Aristóteles de Castro Barros/ IFL

Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP Fone: (62) 9975 4316 e-mail rosanerc@terra.com.br

(3)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 3

Pagamento de serviços prestados ao Ipasgo até

junho está garantido sem apresentação de CNDs

O pagamento dos serviços prestados ao Ipasgo até 30 de junho próximo pelos hospitais da capital e do interior está garantido, mesmo sem a apresentação por esses estabelecimentos das Certidões Negativas de Débito (CNDs) emitidas pelo INSS, FGTS e Fazendas Públicas Federal, Estadual e Municipal. A informação é do presidente da AHEG, Robson Azevedo.

De acordo com Robson Azevedo, o Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 8 de novembro de 2005 entre o Ipasgo, AHEG, Ahpaceg e Ministério Público assegura esse pagamento, ao contrário do que vinha anunciando a diretoria do Ipasgo.

Na semana passada, a diretoria do instituto divulgou que os hospitais tinham apenas até 30 de maio para atualizarem seus cadastros no Ipasgo e apresentarem as CNDs. Caso contrário, as faturas vencidas

após 30 de junho, alusivas a serviços prestados em meses anteriores, não seriam pagas. “Mas o que o TAC garante é o pagamento dos serviços prestados até junho, independentemente da data de

quitação das faturas”, assegura Robson Azevedo, que entrou em contato com a diretoria do Ipasgo e ressaltou a exigência do cumprimento do acordo firmado. O presidente da AHEG orienta que os hospitais podem atualizar seus cadastros no Ipasgo, mas não precisam já apresentar as CNDs. Ele observa que muitos estabelecimentos ainda enfrentam dificuldades financeiras para obter essas certidões.

Essa dificuldade foi agravada pelo descumprimento por parte do Ipasgo das cláusulas dos TACs assinados em novembro de 2005 e em março deste ano, que previam a quitação das faturas em dia. Sem receber, muitos hospitais não tiveram condições de quitar seus débitos.

AHEG quer saber mais

sobre dívidas dos hospitais

Para saber qual a situação atual dos hospitais e quantos ainda não possuem as CNDs exigidas pelo Ipasgo, a AHEG enviou um questionário a seus associados, solicitando informações sobre seus débitos com o INSS, FGTS e Fazendas Públicas Federal, Estadual e Municipal. O presidente da AHEG, Robson Azevedo, explica que é importante que todos respondam corretamente o questionário. O levantamento dará à AHEG uma noção exata de quantos estabelecimentos não possuem as CNDs. Essas informações vão subsidiar as ações da entidade em busca de uma solução para o problema que afeta a rede hospitalar. O questionário também pode ser acessado no site da Casa dos Hospitais.

(4)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 4

SERVIÇOS

CASA DOS HOSPITAIS

SINDHOESG firma termos aditivos

às Convenções Coletivas de Trabalho

O SINDHOESG informa aos

estabelecimentos filiados que assinou com Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Goiás o termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho dos nutricionistas.

A assinatura aconteceu no último dia 10 de maio. No dia 17 de maio, foi assinado o termo aditivo à Convenção Coletiva firmada com o Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Rio Verde e Região – SINDSAÚDE RV. Os dois termos estão em fase de registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Também já foi assinado o termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho entre o SINDHOESG e o Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde da Rede Privada do Município de Goiânia e Cidades Circunvizinhas (Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo). Essa assinatura aconteceu em 3 de maio e o termo já foi registrado na DRT.

Os estabelecimentos filiados ao SINDHOESG já podem acessar esses termos aditivos no site da Casa dos Hospitais: www.casadoshospitais.com.br.

Para obter mais informações, entre em contato com o SINDHOESG

na Casa dos Hospitais ou pelo telefone 3093 4307.

Agenda da Diretoria

• 09/05 – Reunião da Central de Compras • 16/05 – Reunião da Central de Compras • 17/05 – Assembléia Geral do SINDHOESG

(5)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 5

AHEG e GCH apresentam normas

de funcionamento da Central de Compras

O novo serviço prestado aos associados da AHEG vai promover compras conjuntas de materiais e equipamentos, buscando preços menores e melhores condições de pagamento

m reuniões realizadas na Casa dos Hospitais, nos dias 9 e 16 de maio, o presidente da AHEG, Robson Azevedo, e representantes do Grupo de Compras Hospitalares (GCH), apresentaram aos associados as novas normas para o funcionamento da Central de Compras da AHEG. O novo serviço implantado em parceria com o GCH, maior Grupo de Compras Hospitalares do Brasil, visa reduzir os custos e facilitar a aquisição de materiais, equipamentos e medicamentos pelos hospitais associados.

A Central de Compras vai reunir hospitais interessados em participar de rodadas de negociação para as compras conjuntas. Esses hospitais devem encaminhar periodicamente à Central a listagem dos produtos que desejam adquirir, especificando também a quantidade a ser comprada.

Segundo a administradora da Central de Compras, Graziele Reis, a partir da confirmação dos

pedidos dos hospitais selecionados será feito um levantamento de dados de consumo, preços e produtos mais utilizados. Em seguida, será feita

a classificação de produtos e medicamentos e indicação dos fornecedores que ofereçam melhores condições de qualidade e preço.

Essas medidas permitirão a padronização e racionalização das compras. O resultado dos levantamentos será avaliado pelos hospitais em mesas de negociações nas quais os compradores escolherão os fornecedores que apresentarem as melhores propostas de venda. Ao final dessas rodadas de negociações, cada hospital assinará um contrato, assegurando um volume mínimo de compras em cada uma das famílias de produtos do fornecedor que ele mesmo escolher.

A compra conjunta, segundo o presidente da AHEG, garantirá aos hospitais maior poder de negociação com o fornecedor, assegurando menores preços e melhores condições de pagamento. Tênisson Nogueira, gestor Comercial e de Negócios do GCH, afirma que a negociação será sempre em grupo, porém dentro da realidade e individualidade de cada consumidor.

Continua na página 6

(6)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 6

Continuação...

Central de Compras terá reuniões semanais

A Central de Compras da AHEG terá

reuniões semanais com a participação de representantes da Associação, do Grupo de Compras Hospitalares (GCH) e dos hospitais interessados em participar. Das duas primeiras reuniões, além do presidente da AHEG, Robson Azevedo, da supervisora da Central, Graziele Reis, e do gestor Comercial e de Negócios do GCH, Tênisson Nogueira, participaram a diretora geral do GCH, Edna Lúcia Souza Cupertino de Barros, o supervisor regional do grupo, João Batista

Garcia, e a assessora de Marketing, Elaine Nogueira. Também compareceram representantes dos hospitais Santa Maria, São Bernardo, Santa Helena, Santa Lúcia, Hospital do Coração, Fêmina, Amparo Maternidade, Hospital de Olhos de Aparecida, Santa Catarina, Ortopédico, Jardim América, Hospital Policia Militar, Pax Clínica Psiquiátrica, Santa Helena, Crer e Centro Gastro Endoscópico. Alguns relataram experiências de sucesso com compras em conjunto.

Adesão e Informações

Os interessados em obter mais informações e participar da Central de Compras devem entrar em contato com a

coordenadora do serviço, Graziele Reis

* Casa dos Hospitais: Alameda Botafogo, 101, Centro, Goiânia * Telefone: 3093 4307

* E-mail: centraldecompras@casadoshospitais.com.br

Hospitais devem assinar contratos com o SUS

Cerca de 40 hospitais de Goiânia que prestam serviços ambulatoriais e hospitalares ao Sistema Único de Saúde (SUS) e cujos contratos com a Secretaria Municipal de Saúde – gestora do SUS na capital – venceram em setembro de 2005 e em fevereiro deste ano devem procurar a Secretaria para a assinatura de um novo contrato.

O secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Paulo Rassi, alerta que esse contrato deve ser assinado até o dia 31 de maio de 2006. A assinatura cumpre uma exigência do Tribunal de Contas do Município e é necessária para regularizar a quitação das faturas efetuadas até este mês e os futuros pagamentos dos serviços prestados. Os estabelecimentos que não assinarem a adesão ao Contrato Precário até o final de maio terão seus pagamentos bloqueados. Para obter mais informações sobre o contrato e verificar a lista dos hospitais que devem assinar o documento, os associados podem entrar em contato com: Jefferson, na Secretaria Municipal de Saúde - 3524 1516 ou 3524 1617, ou Frank, na Casa dos Hospitais - 3093 4307.

(7)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 7

Curso sobre Contabilidade em Instituições de

saúde começa no dia 26

O Instituto Francisco Ludovico (IFL) está oferecendo as últimas vagas para o curso A Contabilidade como Ferramenta nas Instituições de Saúde, que será realizado nos dias 26 e 27 de maio, na Casa dos Hospitais. Destinado a profissionais que atuam nas áreas das instituições de saúde, contábil, jurídica, administrativa, patrimonial e financeira, bem como, colaboradores que desejam ampliar seu universo de atuação ou ingressar neste segmento

O curso será ministrado por Joaquim da Cunha Pereira,

bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás e especialista em Auditoria e Análise de Balanço pela UCG em parceria com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Esse curso terá 15 horas de duração com aulas no dia 26 das 8 às 18 horas e no dia 27 das 8 às 17 horas. Serão enfocados temas como escrituração contábil, composição e balanço patrimonial e princípios fundamentais da contabilidade. O IFL oferece descontos para grupos.

Para obter mais informações e fazer sua inscrição entre em contato com Bárbara, no IFL, pelo telefone 3093 4307, fax 3093 4303 ou e-mail ifl@casadoshospitais.com.br.

Confira outros cursos agendados pelo IFL

Relações Interpessoais na Área da Saúde

Data: 2 e 3 de junho de 2006

Público-alvo: todos os colaboradores dos estabelecimentos de serviços de saúde que desejam aprimorar as relações pessoais no ambiente de trabalho.

Controles Financeiros para a Área da Saúde

Data: 9 e 10 de junho de 2006

Público alvo: Profissionais que atuem nas áreas das Instituições de Saúde: Financeira, Administrativa, Departamento de Compras e Estoques, Recursos Humanos e Custos, bem como, colaboradores que desejam ampliar seu universo de atuação ou ingressar neste segmento.

(8)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 8 Informe Unimed

Unimed Goiânia esclarece

sobre a Tabela Unimed

A Unimed informa que após a

decisão da Unimed do Brasil de implantar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) no sistema nacional de intercâmbio entre as singulares, a partir de 1º de dezembro de 2005, a Unimed Goiânia enviou correspondência aos seus cooperados informando que a Tabela Unimed – elaborada pelo Sistema Nacional Unimed tendo como base a CBHPM – teria sido criada em parceria com a Associação Médica Brasileira.

Na época, esta informação teve grande repercussão e acabou por confundir os médicos de todo o País quanto ao trabalho da AMB e às negociações com a Unimed.

A Comissão Nacional de Honorários da AMB esclareceu, então, que a CBHPM é a única referência elaborada pela Associação Médica Brasileira, com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), e critérios técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A Comissão informou também que a Unimed do Brasil, assim como a Unidas, vem participando ativamente da Câmara Técnica Permanente da CBHPM, instância na qual são discutidos com as entidades médicas nacionais e Sociedades de Especialidade os ajustes necessários para o

aprimoramento contínuo da CBHPM.

Além disso, a CNHM solicitou um esclarecimento da diretoria da Unimed Goiânia quanto à carta que havia gerado este desencontro de informações.

Desta forma, no último dia 17 de abril, a AMB recebeu correspondência assinada pelo diretor médico da Unimed Goiânia, Breno Álvares de Faria Pereira, e pelo diretor presidente da singular, Sizenando da Silva Campos Júnior, admitindo o equívoco na circular enviada e explicando que "a intenção do redator era fazer entender que a Tabela Unimed teria sido produzida em consonância com os ditames da AMB”.

A Unimed Goiânia também diz que lamenta o equívoco que a forma redigida possa ter induzido a interpretar e reitera que esclarecimentos sobre o caso já foram prestados em caráter ostensivo ao corpo de cooperados.

Por fim, a AMB ressalta que, ao lado do CFM e da Fenam, empenha-se em negociar com todos os segmentos do setor suplementar de saúde – cooperativas, autogestão, medicina de grupo e seguradoras

– a implantação integral da CBHPM como referência para a cobertura dos procedimentos e remuneração dos profissionais médicos.

(9)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 9

Compra de produtos de limpeza

exige cuidados

Cartilha, lançada em Goiânia pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alerta sobre riscos do consumo de produtos clandestinos

A compra de produtos de limpeza usados no ambiente doméstico e,

principalmente, em estabelecimentos de serviços de

saúde exige muitos cuidados. O alerta é da farmacêutica Laura Vicunha, da Casa dos Hospitais, que no dia 9 de maio, participou do lançamento em Goiânia da Cartilha de Orientação para Consumidores de Saneantes. A cartilha foi elaborada pelo grupo técnico da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) e Vigilância Sanitária dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e traz informações sobre os riscos que o uso de produtos sem registro na Anvisa representa para o consumidor. Comercializados por ambulantes ou pequenas empresas, esses produtos além de não terem eficácia na desinfecção do ambiente, ainda podem provocar grave intoxicação em quem os manipula. “É um perigo para a saúde“, resume Laura, ressaltando que no ambiente

hospitalar, que exige uma desinfecção mais adequada, o risco é ainda maior.

Para fugir da armadilha de consumir um produto sem registro e, portanto, sem qualquer controle de qualidade, os responsáveis pelos serviços de limpeza nos hospitais devem observar atentamente o rótulo do produto, sua composição, indicações de uso e se o saneante (detergentes líquidos, água sanitária, inseticidas e desinfetantes) tem o registro na Anvisa.

A parceria firmada entre a AHEG e a HB Embalagens, empresa fornecedora de produtos de limpeza e descartáveis, assegura aos associados a compra de materiais de qualidade, com segurança e melhores condições de pagamentos. Os interessados devem entrar em contato com Gislaine Queiroz, na Casa dos Hospitais.

Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato com Laura Vicunha, na Assessoria Farmacêutica da Casa dos Hospitais: Alameda Botafogo, 101, Centro, telefone 3093 4307.

SES: fim do prazo para credenciamento –

Termina em maio o prazo para o credenciando pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás de hospitais interessados na prestação de serviços de internação hospitalar, atendimentos ambulatoriais e exames complementares de média e alta complexidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para conferir as normas para a prestação dos serviços, contratação e documentação exigidas, basta acessar o site www.saude.go.gov.br e clicar no ícone Informes SES/Edital.

(10)

1 a 20/05/06 Saúde em Foco 10

PORTARIAS

Portaria MS/ GM número 928, de 2 de maio de 2006, publicada no DOU número 83, de 3 de maio de 2006, seção 1, página 44. - Constitui a Rede

de Apoio a Desprecarização do Trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde para propiciar o intercâmbio de informações entre o Comitê Nacional Interinstitucional de Desprecarização do Trabalho no SUS e os comitês estaduais e municipais que dela participarem.

Portaria MS/ GM número 931, de 2 de maio de 2006, publicada no DOU número 83, de 3 de maio de 2006, seção 1, páginas 48/51 - Aprova o Regulamento Técnico para Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas.

Portaria MS/ GM número 971, de 3 de maio de 2006, publicada no DOU número 84, de 4 de maio de 2006, seção 1, páginas 20/25 - Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

Portaria MS/ GM número 972, de 3 de maio de 2006, publicada no DOU número 84, de 4 de maio de 2006, seção 1, páginas 25/26 - Institui o Programa Nacional de Competitividade em Vacinas (INOVACINA).

Portaria MS/ SAS número 304, de 3 de maio de 2006, publicada no DOU número 84, de 4 de maio de 2006, seção 1, página 30. - Estabelece que do

total dos leitos dos hospitais gerais com alta complexidade e/ ou habilitados na área de oncologia, o percentual adotado para a indicação de terapia nutricional será de 10% (dez por cento) desse total de leitos.

11º Congresso Latino-Americano de Serviços

de Saúde será em junho

A Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) e Hospitalar promovem de 20 a 22 de junho próximo, no Expo Center Norte, em São Paulo, o 11º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde. O evento acontecerá paralelamente à Hospitalar 2006.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

A Psicologia Escolar e Educacional, almejamos um projeto educacional que vise coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho