• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010."

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)

INTRODUÇÃO

A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010.

O SolidWorks pode ser instalado de duas maneiras: com uma instalação individual ou com uma Imagem Administrativa. Na instalação individual, que pode ser de dois tipos (stand-alone ou flutuante), os produtos SolidWorks são instalados individualmente em cada computador. A instalação com uma Imagem Administrativa é recomendada para a instalação do SolidWorks em vários computadores, pois simplifica o processo através de um instalador com apenas uma etapa.

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE INICIAR

Atualização de versão

Se você deseja fazer uma atualização de versão, aconselhamos remover a versão antiga antes de instalar a nova versão. Para remover a versão antiga, consulte o item Removendo o SolidWorks.

Se a empresa trabalha com o SolidWorks WorkGroup PDM (PDM Workgroup), o servidor do PDM deve ser atualizado antes do SolidWorks. Para isso, entre em contato com o Suporte Técnico.

Conversão de arquivos

É importante converter os arquivos para a nova versão, desta forma evita-se problemas de desempenho. Consulte o item Conversão de arquivos.

Em caso de dúvidas

Entre em contato com o Suporte SKA Online.

E-mail: suporte@ska.com.br

Telefones: (51) 3591-2900 (47) 3431-5900

(3)

SUMÁRIO

1. INSTALAÇÃO INDIVIDUAL...4

Instalação Local (Stand-Alone)... 4

1.1.1. Ativação de Licenças Stand-Alone... 7

1.2 Instalação com Licença Flutuante... 13

1.2.1 Instalação do Gerenciador de Licenças do SolidWorks 2010 ... 13

1.2.2 Instalar o SolidWorks 2010 com Licença Flutuante ... 17

2

INSTALAÇÃO POR IMAGEM ADMINISTRATIVA ...21

Criação da Imagem Administrativa ... 21

Distribuição da Instalação da Imagem por E-mail ... 25

3

DOCUMENTOS AUXILIARES ...27

Removendo o SolidWorks... 27

Transferindo a Licença do SolidWorks... 29

Criar Conta no Customer Portal da SolidWorks ... 30

Adicionando Servidor de Licença ... 32

Backup das Configurações ... 33

Solucionando Problemas com Licença Flutuante ... 34

Conversão de Arquivos ... 36

(4)

1. INSTALAÇÃO INDIVIDUAL

Existem dois tipos de instalação individual:

1. Instalação Local (Stand-Alone) - números de série diferentes para cada instalação. 2. Instalação Flutuante - mesmo número de série para todas as instalações.

Instalação Local (Stand-Alone)

Insira o DVD e aguarde a execução automática. Se

não executar automaticamente, explore-o

e execute o aplicativo

SLDIM.exe que se encontra

na pasta SLDIM (ex.:

D:/sldim).

O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas selecione instalação individual e

clique em Avançar.

Na próxima janela, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em

(5)

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema, se não existir conexão com a internet aparecerá a mensagem informando a falha na conexão, clique em cancelar para continuar sem a verificação de atualizações.

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema e na próxima janela, serão apresentadas as versões disponíveis para a instalação. Recomendamos que primeiro seja feita a instalação da versão do DVD e depois de instalada, pode ser feita a atualização.

Avançar para continuar a

instalação.

Na próxima janela, o gerenciador questiona se deseja fazer uma nova instalação ou atualizar uma versão antiga. Para uma atualização de versão (ex.: 2009 para 2010), recomendamos que seja feita a remoção da versão antiga e uma limpeza geral, para que não fiquem arquivos antigos que possam causar algum conflito com a nova versão. Para remover a sua versão antiga, consulte

Removendo o SolidWorks.

Selecionar a opção desejada e clique em Avançar.

Na próxima janela, “Resumo”, são apresentadas as opções de instalação. Selecione Alterar para editar as opções: Produto, lista os produtos a serem

instalados; Opções de

Download são usadas nas

atualizações; o Local de

instalação (pode ser alterado) e

as Opções do Toolbox que são descritas abaixo.

(6)

Nas Opções do Toolbox, clicando em Alterar, deve ser definido o local da biblioteca do Toolbox:

- Se a empresa não utilizava o SolidWorks anteriormente, deve ser selecionada a primeira opção (Criar um

novo Toolbox 2010).

- Se for uma atualização de versão, recomendamos que, antes de atualizar, seja feito um backup do Toolbox. Então, selecionar a segunda opção indicando a pasta a ser atualizada clicando em

Procurar.

O nome padrão da pasta deste banco de dados é “SolidWorks Data”. Se a Toolbox for atualizada, seus componentes não poderão mais ser utilizados em outras versões.

Após determinar as opções, clicar em Voltar ao Resumo e então a instalação pode ser iniciada clicando no botão

(7)

1.1.1. Ativação de Licenças Stand-Alone

A ativação do SolidWorks substitui o uso de Hardware Lock. Ela registra no servidor da SolidWorks que sua licença está sendo utilizada, e desta forma ela não poderá ser ativa em outra máquina.

Caso você esteja fazendo a instalação de uma atualização de versão (ex.: da versão 2009 para a 2010), é preciso realizar a transferência da licença antes da sua ativação. A não realização desta rotina impedirá a ativação da nova versão que você está instalando.

Para fazer a transferência da licença clique aqui

Caso você tenha removido o SolidWorks ou formatado a máquina sem transferir a licença, entre em contato com o Suporte Técnico.

Existem duas formas de ativação de licenças.

• Ativação On-Line (requer acesso à Internet): recomendada por ser mais rápida • Ativação via E-mail

Ativação On-Line

Concluída a instalação, abra o SolidWorks para realizar a sua ativação.

Na janela Ativação do produto SolidWorks, escolha a opção “Quero ativar meu produto SolidWorks agora” e clique em Avançar.

Na janela seguinte, deve ser escolhida a forma como a ativação será feita – diretamente via internet ou via e-mail. Nesse caso, escolha a opção

Automaticamente pela Internet (recomendado).

(8)

O próximo passo é o preenchimento de um formulário com dados cadastrais. Todos os campos devem ser preenchidos. Em seguida, clique em Avançar.

Clicando em avançar, aparece uma janela mostrando a ativação, ou seja, a transferência das informações para a SolidWorks. As informações serão verificadas e, se confirmadas, a ativação será concluída.

Uma vez concluída a ativação, uma janela mostrará o tipo de SolidWorks ao qual a licença pertence e a data de expiração. Basta clicar em Concluir e o SolidWorks será iniciado.

(9)

Ativação via E-mail

Após a instalação, abra o SolidWorks para ativar o software. Na janela

Ativação do produto SolidWorks, selecione a

opção Quero ativar meu

produto SolidWorks agora

e avance.

Na janela que abrirá, deve ser escolhida a forma como a ativação será feita: diretamente via internet ou via e-mail. Nesse caso, escolha a opção

Manualmente via e-mail .

(10)

O próximo passo é o preenchimento de um formulário com dados cadastrais. Todos os campos devem ser preenchidos. Em seguida, clique em Avançar.

Na janela que abrirá, salve o arquivo de ativação em algum local na máquina.

O NOME DO ARQUIVO NÃO PODE SER ALTERADO. ELE DEVE SER SALVO COMO ESTÁ.

(11)

Agora você deve enviar um e-mail para a SolidWorks, no qual deverá estar anexado o arquivo *txt salvo anteriormente. Basta enviar um e-mail para

activation@solidworks.com. Não é necessário escrever no corpo do texto nem colocar um título – apenas envie o arquivo *txt.

(12)

Em seguida, a SolidWorks enviará um e-mail resposta com um arquivo *txt. Ao receber esse e-mail, faça o seguinte: na mesma janela em que foi salvo o arquivo, há a opção Abrir, onde deve ser inserido o arquivo de licença enviado pela SolidWorks. A diferença entre os dois arquivos está no nome: o que foi enviado é

Activate e o de resposta Response.

Após inserido o arquivo, basta avançar. Na janela, será exibido o tipo de SolidWorks ao qual a licença pertence e a data de expiração. Clique em Concluir. Feito isso, o SolidWorks será aberto.

(13)

1.2 Instalação com Licença Flutuante

1.2.1 Instalação do Gerenciador de Licenças do SolidWorks 2010

Já tenho o gerenciador instalado.

Para instalar o seu SolidWorks com licença flutuante, você deve definir uma máquina responsável pelo gerenciamento das licenças. Como esta máquina deve permanecer ligada enquanto o SolidWorks está sendo utilizado nas outras “clientes”, recomendamos que esse gerenciador seja um servidor. Essa máquina onde será instalado o gerenciador deve ter o sistema operacional suportado pelo aplicativo que fará a distribuição das licenças (Windows XP Professional ou Windows Server 2003).

O sistema de licenças em rede mudou nesta versão. Não é mais necessário usar a chave de segurança, também conhecida como Hardware Lock. O novo sistema de segurança é on-line, é feita a ativação das licenças do servidor, semelhante à licença Stand Alone, e o gerenciador apenas distribuirá estas licenças entre os “Clientes”. A SKA se encarregará de recolher a Hardware Lock.

Insira o DVD e aguarde sua execução automática. Se não executar automaticamente, explore o DVD e execute o aplicativo SLDIM.exe que se encontra na pasta SLDIM (ex.: D:/sldim).

O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas, selecione “Produtos de Imagem Administrativa e Servidor” e marque a opção “Instalar o Gerenciador de Licenças SolidNetWork (distribuição de licenças) neste computador”. Em seguida, avance.

(14)

Na próxima janela, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em Avançar.

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema e na próxima janela, serão apresentadas as versões disponíveis para a instalação. Recomendamos que primeiro seja feita a instalação da versão do DVD e depois de instalada, pode ser feita a atualização. Avançar para continuar a instalação.

Aguarde o instalador do

Servidor de Licenças

SolidNetWork ser

(15)

Na janela seguinte, confirmar o número de série e Avançar, depois determine o local de instalação do Gerenciador. Recomendamos utilizar o local predeterminado.

Avançar.

Determine os idiomas a serem instalados (apenas para este aplicativo). Avançar.

Por fim, clicar em concluir, para finalizar a instalação do servidor.

Para ativar a licença:

Acessar o Gerenciador de licenças do SolidWorks: Menu iniciar >> Programas >> SolidWorks 2010 >> Ferramentas do SolidWorks>> Gerenciador de licenças SolidNetWorks do SolidWorks >> Administrador de licenças SolidWorks;

(16)

Ao abrir o gerenciador, aparecerá uma mensagem perguntando se deseja ativar a licença do servidor, clicar em sim. Caso não apareça esta mensagem, será necessário instalar o serviço de ativação.

Para isso, acessar o botão Opções na aba

Administração de Servidores e na janela

que será aberta, selecionar a opção Usar

Ativação e em seguida clicar no botão Instalar. Confirme a instalação clicando em OK.

Voltando à aba Administração de

Servidores, clicar no botão Modificar. Selecionar a opção Ativar/Desativar uma licença, Avançar, determinar as opções de

servidor e Firewall, Avançar, selecionar Automaticamente via

internet, Avançar, preencher os

dados solicitados e Avançar novamente. Neste momento será feita a conexão com o servidor de ativação do desenvolvedor e então as licenças serão registradas.

Caso o computador não tenha conexão com a internet, deverá ser feita a ativação manualmente via

e-mail, avançando, a próxima

(17)

1) Salvar o arquivo de solicitação, clicar no botão salvar para criar o arquivo no local determinado (salvar na área de trabalho);

2) Enviar o arquivo gerado no passo 1 para o e-mail activation@solidworks.com, não ter texto no e-mail. A SolidWorks responderá o e-mail com um arquivo de ativação (processo não deve demorar mais que 30 minutos, caso demore, entre em contato com o Suporte Técnico, pois pode existir algum problema com a ativação).

3) Ao receber o arquivo de ativação pelo e-mail da SW, salvá-lo na área de trabalho, acessar o botão Abrir (passo 3) e carregar o arquivo. Depois de carregado, Avançar para confirmar a ativação.

Por fim, na aba Administração de Servidores, clicar no botão Iniciar para reiniciar o serviço do servidor e depois acessar a aba Utilização de Licenças e verificar se estão listadas todas as licenças pertencentes ao serial ativado.

Podem ocorrer alguns problemas de comunicação entre servidor de licenças e clientes. As soluções para esses problemas estão listadas no item problemas de instalação em rede (Solucionando Problemas com Licença Flutuante).

1.2.2 Instalar o SolidWorks 2010 com Licença Flutuante

Antes de instalar o SolidWorks nas máquinas dos usuários, você deve ter o Gerenciador de Licenças para a versão 2010. Se ainda não foi instalado, consultar

Instalação do Gerenciador de licenças do SolidWorks 2010

Insira o DVD e aguarde a execução automática. Se

não executar automaticamente, explore-o

e execute o aplicativo

SLDIM.exe que se encontra

na pasta SLDIM (ex.:

D:/sldim).

O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas

selecione instalação individual e clique em Avançar.

(18)

Na próxima janela, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em Avançar.

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema, se não existir conexão com a internet aparecerá a mensagem informando a falha na conexão, clique em cancelar para continuar sem a verificação de atualizações.

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema e na próxima janela, serão apresentadas as versões disponíveis para a instalação. Recomendamos que primeiro seja feita a instalação da versão do DVD e depois de instalada, pode ser feita a atualização.

Avançar para continuar a

(19)

Na próxima janela, o gerenciador questiona se deseja fazer uma nova instalação ou atualizar uma versão antiga. Para uma atualização de versão (ex.: 2009 para 2010), recomendamos que seja feita a remoção da versão antiga e uma limpeza geral, para que não fiquem arquivos antigos que possam causar algum conflito com a nova versão. Para remover a sua versão antiga,

consulte Removendo o

SolidWorks.

Selecionar a opção desejada e

Avançar.

Na próxima janela, “Resumo”, são apresentadas as opções de instalação. Selecione Alterar para editar as opções: Produto, lista os produtos a serem

instalados; Opções de

Download são usadas nas

atualizações; o Local de

instalação (pode ser alterado) e

as Opções do Toolbox que são descritas abaixo.

(20)

Nas Opções do Toolbox, clicando em Alterar, deve ser definido o local da biblioteca do

Toolbox:

- Se a empresa não utilizava o SolidWorks anteriormente, deve ser selecionada a primeira opção (Criar um novo Toolbox

2010).

- Se for uma atualização de versão, recomendamos que, antes de atualizar, seja feito um backup do Toolbox. Então, selecionar a segunda opção indicando a pasta a ser atualizada clicando em

Procurar.

O nome padrão da pasta deste banco de dados é “SolidWorks Data”. Se a Toolbox for atualizada, seus componentes não poderão mais ser utilizados em outras versões.

Após determinar as opções, clicar em Voltar ao Resumo e então a instalação pode ser iniciada clicando no botão

Instalar agora.

Em seguida, abrirá uma janela flutuante onde deverá ser indicado o servidor de licenças. Digitar

25734@Nome_do_servidor. 25734 é o número da porta de comunicação padrão.

(21)

2 INSTALAÇÃO POR IMAGEM ADMINISTRATIVA

Criando uma imagem administrativa você estará criando a imagem da mídia de instalação em um disco local. Também será criado um instalador de uma só etapa que, ao ser executado, instalará o software automaticamente utilizando as configurações determinadas durante a criação da imagem.

Instalações por imagem administrativa podem ser dividas em dois passos:

Criação da imagem

Distribuição das instalações

Criação da Imagem Administrativa

Insira o DVD ou execute o Gerenciador de Instalação atualizado. Aguarde a execução automática do DVD. Se não executar automaticamente, explore o DVD e execute o aplicativo SLDIM.exe que se encontra na pasta SLDIM (ex.: D:/sldim). O Gerenciador de Instalação será iniciado.

O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas selecione: Produtos de

Imagem Administrativa e Servidor, Criar ou atualizar uma Imagem Administrativa. (Nota: A

atualização criará uma nova imagem.) e Criar

imagem usando as configurações

predeterminadas, então clique em Avançar.

(22)

Na próxima janela, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em Avançar.

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema, se não existir conexão com a internet aparecerá a mensagem informando a falha na conexão, clique em cancelar para continuar sem a verificação de atualizações.

O Gerenciador de Instalação fará a Verificação do Sistema e na próxima janela, serão apresentadas as versões disponíveis para a instalação. Recomendamos que primeiro seja feita a instalação da versão do DVD e depois de instalada, pode ser feita a atualização. Avançar para continuar a instalação.

a próxima janela, “Resumo”, ão apresentadas as opções N

s

de instalação. Selecione

Alterar para editar as opções:

Produtos, que lista os

produtos a serem instalados;

Opções de Download são

usadas nas atualizações; o

Local da imagem Administrativa é a pasta onde

será gerada a imagem (pode ser alterado); as Opções de

instalação de cliente, Opções do Toolbox e Opções Administrativas que

(23)

Opções de instalação de cliente, será mostrada a seguinte janela com as opções descritas abaixo:

licando em Alterar nas

pções do Toolbox, será

em Alterar, deve

orks

endamos

sta a ser atualizada clicando em Procurar.

ela com as opções descritas abaixo:

licando em Alterar nas

pções do Toolbox, será

em Alterar, deve

orks

endamos

sta a ser atualizada clicando em Procurar.

Esta opção define se a versão atualmente instalada no cliente será atualizada ou preservada.

Pasta de instalação no cliente.

Configurações do usuário.

Forma de distribuição da instalação.

C C

O O

mostrada a seguinte janela com as opções descritas abaixo:

Nas Opções do Toolbox, clicando

mostrada a seguinte janela com as opções descritas abaixo:

Nas Opções do Toolbox, clicando

ser definido o local da biblioteca do Toolbox:

- Se a empresa não utilizava o SolidW ser definido o local da biblioteca do Toolbox:

- Se a empresa não utilizava o SolidW anteriormente, deve ser selecionada a primeira opção (Criar um novo

Toolbox 2010).

- Se for uma atualização de versão, recom

anteriormente, deve ser selecionada a primeira opção (Criar um novo

Toolbox 2010).

- Se for uma atualização de versão, recom

que, antes de atualizar, seja feito um backup do Toolbox. Então, selecionar a segunda opção indicando a pa que, antes de atualizar, seja feito um backup do Toolbox. Então, selecionar a segunda opção indicando a pa

(24)

O nome padrão da pasta deste banco de dados é “SolidWorks Data”. Se a Toolbox for atualizada, seus seguinte janela com as opções descritas componentes não poderão mais ser utilizados em outras versões.

Clicando em Alterar nas Opções do Toolbox, será mostrada a abaixo:

Executar a instalação Criação de logs com outro usuário

(Administrador). das

instalações.

Executar um aplicativo/script . antes ou depois da instalação

Participar do programa Customer ra a

Experience enviando Feedback pa

equipe de P&D do desenvolvedor.

licando em Voltar ao Resumo e em seguida em Criar agora, a imagem será

ssim que avançar, será aberta uma janela flutuante C

criada após a definição do gerenciador de licenças, se for o caso de um serial de licença flutuante.

A

onde você deve indicar o servidor de licenças. Digite

25734@Nome_do_servidor. 25734 é o número da porta de comunicação padrão.

Depois da confirmação do servidor aguarde até que a nstalar o SolidWorks nos instalação seja concluída.

A próxima etapa é i computadores dos usuários.

(25)

Distribuição da Instalação da Imagem por E-mail

É o método geralmente utilizado para notificar clientes sobre uma instalação do SolidWorks. Para notificar os clientes por e-mail:

1. Envie <diretório_instalação>\StartSWInstall.hta para todos os clientes. Os clientes abrem o arquivo e clicam em Instalar o SolidWorks agora.

Local da instalação da Imagem.

Para os clientes terem acesso à pasta de instalação, ela deve estar compartilhada.

Para não congestionar as conexões de rede, é possível determinar o número máximo de usuários que podem acessar esta pasta compartilhada, ou até definir quais terão acesso a ela.

Para compartilhar a pasta, clique sobre ela com o botão direito. Na aba Compartilhamento, selecione “Compartilhar esta pasta” e, se houver necessidade, determine o número máximo de usuários que poderão acessá-la simultaneamente. Também é possível definir permissões para os usuários.

(26)

A instalação ocorrerá automaticamente de acordo com as configurações determinadas na criação da imagem.

(27)

3 DOCUMENTOS AUXILIARES

Removendo o SolidWorks

Antes de remover o SolidWorks, recomendamos que seja feito backup de todos os arquivos de biblioteca, entre eles templates, arquivos de propriedades e configurações personalizadas, toolbox, etc. Para localizar estes arquivos, você pode verificar em: Menu Ferramentas > Opções> Opções de sistema > Locais de arquivos.

Para fazer o backup do arquivo de configurações, veja o documento Back-up das configurações. Se está removendo uma instalação individual, antes faça a transferência da licença.

Para remover o Solidworks, acesse Painel de controle > Adicionar ou remover programas. Na instalação do SolidWorks, clique em remover.

(28)

O Gerenciador de Instalação será iniciado. Selecione os produtos a serem removidos e clique em Remover itens.

Após remover o SolidWorks, pode ser feita a limpeza de registros. Acesse o editor de registros: Menu Iniciar > Executar > digite: “regedit” (sem aspas) e clique em OK.

No editor de registros, delete as pastas:

HKEY_CURRENT_USER/Software/SolidWorks HKEY_CURRENT_USER/Software/SolidWorks_Corporation HKEY_CURRENT_USER/Software/srac HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/SolidWorks HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/SolidWorks_Corporation HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/srac

Após remover os registros, pode ser feita uma nova instalação.

Voltar para instalação individual

(29)

Transferindo a Licença do SolidWorks

Para transferir uma licença, deverá ser feito o seguinte.

Com o SolidWorks aberto, vá em Help e escolha a opção “Transfer”.

Na janela que será aberta, escolha a forma como a licença será transferida: diretamente via internet ou via e-mail. Nesse caso, será habilitada a opção

Automaticamente pela Internet (recomendado).

Clicando em Avançar, será exibida uma janela que mostra a transferência sendo feita.

(30)

Assim que a transferência for feita, aparecerá uma janela dizendo que a mesma foi concluída com sucesso. Clique em Concluir.

Criar Conta no Customer Portal da SolidWorks

Acesse o site

https://customerportal.solidworks.com. Em seguida, clique no link conforme imagem ao lado:

(31)

Verifique se as informações estão corretas e clique em “Yes, this information is accurate”:

Insira um e-mail para receber seu usuário e senha para acesso aos Services Packs:

Quando receber o e-mail com seu usuário e senha, acesse o site novamente e efetue seu login.

Será necessário registrar o serial de pelo menos um de seus produtos no campo mostrado ao lado:

(32)

Adicionando Servidor de Licença

Acesse o Gerenciador de Licenças do SolidWorks: Menu Iniciar > Programas > SolidWorks 2009> Ferramentas do SolidWorks > Gerenciador de Licenças SolidNetWork. Na aba Server List, clique em ”ADD” (Adicionar). Na janela flutuante que abrirá, adicione o servidor com:

25734@NOME_DO_SERVIDOR (25734 é a porta padrão). Clique em OK e, na janela do Gerenciador de Licenças, clique em OK novamente. Verifique se o SolidWorks está se comunicando corretamente com o servidor. Se houver algum problema, consulte: Como resolver problemas de instalação em rede.

(33)

Backup das Configurações

Para fazer backup das configurações do SolidWorks, pode-se utilizar o “Assistente de Cópia de Configurações”. Para iniciá-lo, acesse: Menu Iniciar > Programas > SolidWorks(versão) > SolidWorks Tools > Assistente de Cópia de Configurações.

Na janela do assistente, clique em Save Settings e avance.

Na próxima janela, determine o local onde será salvo o backup e escolha as configurações a serem copiadas. Conclua.

(34)

Se desejar aplicar este arquivo de configuração, execute novamente o Assistente. Na primeira janela, selecione Restore Settings e avance.

Na próxima janela, localize o arquivo a ser carregado e defina as configurações que serão restauradas. Clique em Avançar.

Na janela seguinte, escolha o destino ao qual será restaurado, avance e conclua.

Solucionando Problemas com Licença Flutuante

Depois de instalar o SolidWorks com licença flutuante, podem ocorrer alguns problemas ao tentar abrir o software. Esses problemas são referentes ao processo de busca da licença no Gerenciador de Licenças. As soluções estão listadas por mensagem de erro.

Primeiramente, verificamos se a licença está sendo lida corretamente no servidor.

Execute o Gerenciador de Licenças: Menu Iniciar > Programas > SolidWorks (versão) > Gerenciador de Licenças SolidNetWork do SolidWorks > Administrador de Licenças SolidNetwork.

Na aba License Usage, devem estar listadas as licenças para esta chave – caso contrário, ocorrerá um erro. Neste caso, entre em contato com o Suporte Técnico.

“Can't find an appropriate resource DLL.”

Este erro ocorre na versão em Português do gerenciador. Para corrigir o erro deve-se alterar as opções regionais e de idiomas para Inglês, ativar o a licença do Gerenciador e depois alterar o idioma para Português novamente. O problema está corrigido na versão 2010 SP 1.0.

"Could not obtain a license file, snl server needs updating (-85, 147, 0)”:

Esta mensagem ocorre quando a versão do Gerenciador de Licenças é mais antiga que a versão do SolidWorks. Para corrigir o problema, deve ser

(35)

instalada no servidor a versão do Gerenciador de Licenças compatível com a versão do SolidWorks.

(-1,359,2) e (-117,556,2)

Estas mensagens ocorrem quando não existe um gerenciador para o SolidWorks buscar a licença. Para adicionar o servidor, utilize Adicionando servidor de licenças.

"Could not obtain a license for SolidWorks. Server node is down or not responding. (-96,491,0)"

Esta mensagem ocorre quando o firewall do Windows está ativado no servidor de licenças. Para resolver, desative o firewall do Windows no servidor.

"Could not obtain a license for SolidWorks-Clock difference too large between client and server (-34,147,0)"

Esta mensagem ocorre quando a data da máquina está diferente do servidor. Para corrigir, sincronize (Hora, Dia, Mês, Ano, Região e Fuso Horário) das máquinas com o servidor.

Erros que começam com -96 e -97 ocorrem por problemas de comunicação com o servidor. Para corrigir esse problema, verifique algumas questões:

• Verifique se as máquinas estão se comunicando pela rede (nesse caso, pode ser utilizado o ping pelo “Prompt Command”). Se não estiverem se comunicando, verifique se o cabo de rede está conectado, veja as permissões de rede;

• Verifique se o Gerenciador está funcionando corretamente (item 1 deste documento); • Verfique se o firewall do Windows está habilitado no servidor. Para resolver, desabilite-o; • Verifique se o antivírus está bloqueando o acesso à licença. Teste com ele desabilitado;

(36)

Conversão de Arquivos

Os arquivos de versões antigas do SolidWorks, ao serem abertos na nova versão, são convertidos. Essa conversão demanda algum tempo, ainda maior em caso de montagens, pois todos os arquivos referidos são convertidos. Para melhorar a performance do SolidWorks, é imprescindível a conversão dos arquivos antes de iniciar a sua utilização.

Na versão 2009, o assistente de conversão está integrado ao Task Scheduler. Acesse Menu Iniciar > (Todos os) Programas > SolidWorks > Ferramentas do SolidWorks > Agendador de Tarefas do SolidWorks (SolidWorks Task Scheduler).

Selecione a tarefa “Converter arquivos”.

Na janela que será aberta, você pode selecionar os arquivos ou pastas a serem convertidos. Adicione os arquivos e pastas desejados.

(37)

Programe a tarefa para iniciar na data e hora desejada.

Determine um local onde será criado o backup dos arquivos.

Confirme a alteração em OK. Conclua a tarefa agendada. Voltando para a tela principal do Task Scheduler, a tarefa estará programada.

(38)

Quando chegar a hora agendada, será iniciada a conversão. O SolidWorks abre e converte os arquivos predeterminados nas pastas selecionadas e cria uma cópia da versão antiga na pasta de backup. Você pode acompanhar o status da conversão pelo Agendador.

Como Utilizar o SolidWorks RX

O SolidWorks RX é uma ferramenta de suporte que permite criar um vídeo da sessão do SolidWorks e também captura alguns logs importantes para o diagnóstico de problemas.

Antes de iniciar o SolidWorks RX, certifique-se que o SolidWorks esteja fechado.

Acesse o SolidWorks RX no menu Iniciar >> Todos os Programas >> SolidWorks 2010 >> Ferramentas do SolidWorks >> SolidWorks RX.

Na aba “Diagnósticos” são exibidas várias configurações e pastas para logs do sistema e pasta temporária, espaço em disco e uma informação muito importante que é o quanto de memória RAM total o computador possui e quanto está disponível.

(39)

Nota: Observar que o sistema além de usar uma quantia de RAM que pode ser verificada pelo Gerenciador de tarefas (CTRL+ALT+DEL) existe uma quantia que é reservada também.

(40)

Na aba “Captura de problemas” clique no botão “Iniciar gravação” e na janela que será exibida habilitar

“Recriar o problema no SolidWorks” e “Iniciar nova sessão”.

Nota: O SolidWorks precisa estar fechado, pois logo que clicar em OK será iniciado o programa para

reprodução do problema.

Obs.: Também é possível iniciar o SolidWorks RX com o SolidWorks já aberto, para isso habilite a opção

(41)

Clicando em Opções será apresentada uma janela com as configurações para gravação do vídeo, as configurações padrões são ideais para que o vídeo do SolidWorks RX tenha uma boa qualidade e não fique com um tamanho tão grande.

Confirme as configurações e o SolidWorks será aberto, reproduza o problema de forma detalhada, clique nas opções e desenvolva os mesmos passos que fazem com que o problema ocorra. Feche o SolidWorks e o SolidWorks RX finalizará a gravação do vídeo.

(42)
(43)

As informações a serem preenchidas são essenciais para ajudar a identificar a causa do problema. Insira as informações que possam ajudar com mais detalhes sobre o problema.

Nota: Ao clicar no botão “Verificar BC” será aberta uma página de internet da SolidWorks com uma Base de Conhecimento e algumas soluções para problemas conhecidos, porém é necessário uma conta de usuário para acessar as informações.

(44)

Ao finalizar a descrição do problema clique em “Adicionar arquivos” para insirar arquivos de exemplo onde ocorre o problema e que possam ajuda na resolução do mesmo.

Em seguida clique em “Pacote de arquivos” e selecione a opção abaixo para abrir a pasta onde os arquivos foram salvos. Esse arquivo deve ser enviado para o e-mail do suporte ska: suporte@ska.com.br

Referências

Documentos relacionados

[r]

António Edgar Martins Freitas (Clube Desp. Santanense) Pedro Eduardo Camilo Rebelo (Grupo Desportivo da Lagoa) Seniores Masculinos: Diogo Trindade Marreiros (Roller Lagos

A técnica FIA-MPA e o eletrodo de BDD PTC também foram empregados com sucesso na determinação simultânea dos pares de corante AI e V40 em amostras alimentícias (Ex.:

Os pacientes devem ser aconselhados a não ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento

Cabe ressaltar que a maior parte da demanda por informações se refere à serviços públicos, especialmente nas demandas do Grupo 2, mais do que informações referentes aos

Fragmentos músicas que se misturam em vários tons de forma confusa, é impossivel de escutar o

Em outras palavras, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação deve ser pensado dentro do contexto do sistema econômico capitalista que lhe

Pesquisa cujo objetivo foi investigar a existência de políticas públicas para museus no Brasil, no Estado Novo (1937-1945), quando foram criados importantes órgãos nacionais