• Nenhum resultado encontrado

Museu da Medicina é inaugurado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Museu da Medicina é inaugurado"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano 13 | nº 83 | novembro e dezembro de 2010

c

in íc io

b

Museu da

Medicina é

inaugurado

Encerrando as comemorações dos 60 anos de fundação da Associação Médica de Goiás, o Museu da Medicina foi inaugurado com uma festa que reuniu os pioneiros da me-dicina goiana e seus descendentes. Regado a boas conversas e reencontros preciosos, o evento aconteceu no dia 30 de novembro e obteve a participação de quem sempre apoiou e acreditou no sonho de um dia construir um museu que representasse os feitos da medicina local.

Com curadoria da Contato Comunicação, o local é formado por três partes: Memorial Cronológico (reunião de quatro painéis que contam a história dos pioneirismo médi-co goiano, médi-construídos na entrada da Associação Médica),

Após dois anos e meio de construção o maior acervo de documentos e instrumentos que fizeram parte da medicina goiana é aberto a público

Continua na página 3...

(2)

jo r na l d a as so c ia ção m éd ica d e g o iás

|

3 n o vem b r o e d ez em b r o d e 20 10

|

2

c

q u e s t ã o d e p r in c íp io s

b

RuI GIlbeRto FeRReIRA I PresIdenteda aMG

LUTAS E CONQUISTAS

Distribuição gratuita e dirigida Periodicidade bimestral

Endereço: Rua 27-A, nº 150, Setor Aeroporto Goiânia-GO - CEP: 74075310

Telefone: 62 3224.3737

Diretor Editorial: Iúri Rincon Godinho iuri@contatocomuniccao.com.br Edição: Tatiana Cardoso

Redação: Dário Álvares, Ana Paula Machado Comercial: Fernanda Marques

Arte: Fabianne Salazar, Rafael Aguiar e Lethicia Serrano Castro

PUBLICAÇÃO COM QUALIDADE:

www.contatocomunicacao.com.br(62) 3224-3737

EXPEDIENTE

Integrando as boas notícias da área médica e acadêmica, o ginecologista e professor Vardeli Alves de Moraes tomou posse, em agosto, no cargo de diretor da Faculdade de Medicina da UFG. Vardeli é o 11º a assumir a função e o primeiro vindo do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. No Departamento de GO, o novo diretor da FM/UFG mostrou sua competência administrativa ocupando vários cargos, dentre eles o de sub-chefe, sub-chefe, coordenador do internato, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa e membro do Comitê de Revalidação de Diploma.

Reafirmando a importância cada vez maior que a medicina feita em Goiás tem assumido no cenário nacional, de 14 de março ao dia 13 de maio de 2011 teremos a oportunidade de elegermos o colega e conceituado ginecologista Waldemar Naves do Amaral, um legítimo goiano, para a presidência da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Capacitado,

Próximos de concluirmos mais um ano à frente da AMG, muito temos o que comemorar

Galeria da História (conjunto de fotos dos ex-presidentes da AMG e Painel dos Fundadores do Museu) e o Grande Salão, à direita de quem entra na AMG, e que possui instaladas as histórias das principais especialidades, 60 fotos históricas e quase 100 peças — além das mais de 500 que fazem parte do acervo, fora da exibição.

oNteM, HoJe e AMANHÃ

Um museu não é apenas a reunião de peças antigas mas a história viva de um povo que fez diferença e que estimula o anseio da sociedade por compreender o passado e assim mudar e melhorar seu futuro. Compreendendo isso foi que o atual presidente da AMG, Rui Gilberto Ferreira, incentivou a construção. “Ao visitar o museu, as futuras gerações enten-derçao porque um Estado pequeno possui uma medicina de ponta e respeitada. Fica aqui a consideração da Associação Médica, o apreço, a admiração, o carinho com todos aque-les profissionais que ao longo dos séculos desenvolveram a medicina de Goiás”, discursou Rui Gilberto.

Waldemar Naves do Amaral, ex-presidente da AMG e atual candidato a presidência da Febrasgo, agradeceu as pessoas presentes, que de alguma forma contribuíram para a realização deste feito, e declarou ainda que o presente só é feito olhando-se para o passado. “Quem não tem passado não faz o presente nem segue no futuro. Queria agradecer às pessoas que fizeram parte da história da medicina goiana e que não deixaram com que ela morresse. Que o museu seja sempre crescente” declarou Waldemar.

Estiveram presentes ainda na inauguração, a Deputada Federal Rachel Teixera (filha do médico pioneiro Clóvis Figueiredo), o fundador da AMG, Luiz Rassi, o ex-preidente Nabyh Salum, a secretária de Saúde de Goiás, Irani Ribeiro, o principal doador de peças do museu Francisco Filgueiras, o bispo emérito de Goiânia, dom Antônio Ribeiro, dentre outros.

Continuação da página 1...

experiente e comprometido com os interesses da especialidade, Waldemar Naves do Amaral tem todas as condições de vencer a disputa e administrar com seriedade e eficiência a maior entidade nacional da Ginecologia e Obstetrícia.

Além da eleição de Waldemar Naves, temos outros desafios em 2011, como, por exemplo, fazer valer os nossos direitos e cobrar incisivamente o resgate das promessas dos políticos eleitos para a área da saúde, o que significa, em última análise, condições adequadas para podermos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, especialmente da camada mais pobre. Esse é o caminho mais curto para acabarmos com situações vexatórias como as intermináveis e humilhantes filas do HC/UFG e Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo).

Encerrando este 2010 de lutas e conquistas, desejamos a médi-cos, familiares, amigos e parceiros da AMG um Natal de paz, amor e tranquilidade e um Ano Novo repleto de saúde e prosperidade.

equipe do laboratório Atalaia

bispo emérito de Goiânia, DoM

ANtôNIo RIbeIRo abençoa o novo espaço

Médicos WAlDecI PINto, cláuDIo boRGes e

cARMINDA eMílIA Góes e sIlvA

FRANcIsco FIlGueIRAs, o principal

doador de obras do museu secretária de saúde do estado, IRANI RIbeIRo

ex-presidentes da AMG WAlDeMAR NAves

Do AMARAl e NAbyH sAluM, FRANcIsco

FIlGueIRAs e o fundador da AMG, luIs RAssI

Responsabilidade na

atividade médica e hospitalar

c

c u r s o

b

Curso debaterá de forma objetiva problemas atuais, além de apresentar respostas às perguntas mais frequentes

No mês de fevereiro o auditório da AMG será palco do curso Conversando Sobre Responsabilidade na Atividade Médica e Hospitalar, ministrado por Ma-ria Aparecida de Medeiros Vieira, OAB/ GO 27.268, advogada especialista em Direito Médico, Direito Privado, Direito do Estado, Direito Civil e Processual Civil e sócia do escritório João de Moura e Advogados Associados. O objetivo é analisar objetivamente problemas atuais em torno da atividade médica, como os

serviços médicos e o Código de Defesa do Consumidor, o exame da culpa mé-dica em suas diversas nuances, a atuação do cirurgião plástico, do anestesiologista e da equipe médica, dentre outros, bus-cando oferecer respostas às indagações mais frequentes, dirimindo controvérsias e apontando possíveis soluções. “Com o crescente número de ações judiciais com pedidos de indenização e de res-ponsabilização de médicos e instituições hospitalares, tornou-se essencial para o

médico conhecer as principais questões envolvendo a responsabilidade em sua atividade”, ressalta a advogada e palestrante. Mais informações na AMG, telefone (62) 3285-6111, com Edna.

"É essencial que o médico se envolva com questões legais inerentes da sua profissão", explicou MARIA APARecIDA

jo r na l d a as so c ia ção m éd ica d e g o iás

|

3

(3)

jo r na l d a as so c ia ção m éd ica d e g o iás

|

5 n o vem b r o e d ez em b r o d e 20 10

|

4 jo r na l d a as so c ia ção m éd ica d e g o iás

|

5

c

e n c o n t r o

b

Ginecologista-obstetra na diretoria

da Faculdade de Medicina

vARDelI Alves, primeiro ginecologista-obstetra a dirigir a FM

No dia 16 de agosto de 2010 tomou posse no cargo de diretor da Faculdade de Medicina da UFG o professor Vardeli Alves de Moraes, o 11º a assumir esta função e o primeiro proveniente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. O novo diretor ingressou na faculdade em 1969 e retornou a ela em 1985 como professor do Departamento de GO, onde desempenhou vários cargos administrativos, dentre eles o de sub-chefe, chefe, coordenador do internato, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa e membro do Comitê de Revalidação de Diploma. Foi ainda vice-diretor da Faculdade de Medicina no mandato da professora Eleuse Guimarães Machado Brito inclusive na última gestão, comandada pelo professor Heitor Rosa. E como vice-diretor exercia ainda a função de coordenador de curso.

Projetos a finalizar

Como eu estava como vice-diretor na última gestão, conheço todos os projetos que estão sendo feitos e pretendo levá-los adiante. Dentre eles, está a revisão do projeto peda-gógico do curso de Medicina, para adaptá-lo ao chamado regulamento geral de cursos de graduação da UFG; implantaremos o Laboratório de Ha-bilidades Clínicas, com manequins, bonecos com o objetivo de ter uma estação de tratamento de urgências; terminaremos a construção do prédio

da Faculdade de Medicina, onde ainda faltam três andares; e contribuiremos com o término da construção do Hos-pital das Clínicas.

Departamento de GO

O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia sempre foi importante por ser uma das cinco grandes áreas da medicina, que engloba ainda a clínica médica, pediatria, clínica ci-rúrgica e saúde mental. Temos ainda os Departamento de Anatomia Pato-lógica, de Diagnóstico por Imagem e Radiologia e o de Ortopedia, cada um de extrema relevância em sua área. É evidente que, enquanto diretor da Faculdade de Medicina não farei uma administração preferencial, mas com certeza me dedicarei a auxiliar no que for preciso, tendo em vista que conheço bem os problemas do departamento.

Apoio ao Instituto da Mulher

O Instituto da Mulher ainda está embrionário, mas agora que já se conseguiu um lote para a construção, acreditamos que em breve estará em funcionamento o que representará um grande um grande avanço no atendimento às mulheres que mais necessitam.

Dirigir a Faculdade de Medicina

Quando entrei na Faculdade de Medicina, nunca me passou pela ca-beça que um dia iria dirigi-la, contudo para mim é um motivo de grande satisfação que honra minha trajetória acadêmica. Sou o 11º diretor e o pri-meiro ginecologista obstetra a dirigir esta instituição e isto é, sem dúvida, uma grande conquista, tanto para mim, quanto para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.

(4)

jo r na l d a as so c ia ção m éd ica d e g o iás

|

7

c

r e c o n h e c im e n t o

b

c

c a m pa n h a

b

Oftalmologistas goianos

homenageados nos EUA

Um goiano na Febrasgo

Marcos Ávila e Belquiz Amaral Nassaralla receberam importantes prêmios mundiais da especialidade

Waldemar Naves do Amaral tem todas as qualidades necessárias para encarar mais esse desafio e continuar contribuindo para o avanço da medicina brasileira

Os oftalmologistas Marcos Ávila, professor titular e chefe do Serviço de Oftalmologia do Centro de Referência em Of-talmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG), e Belquiz Amaral Nassaralla, especia-lista em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa do Instituto de Olhos de Goiânia, foram homenageados na última edição do Congresso da Academia Americana de Oftalmologia, em Chicago, EUA, um dos mais conceituados da área, que reuniu cerca de 20 mil associados de várias partes do mundo. Ávila recebeu o Senior Achievement Award. Belquiz Amaral Nassaralla foi premiada com o Achievement Award.

A homenagem foi conferida pelo Conselho de Curadores da Academia Americana de Oftalmologia. A outorga dos prêmios tem como critérios principais a produção científica do profissional, traduzida na publicação de artigos científicos em revistas indexadas no exterior, a contribuição para melhoria da oftalmologia no país de origem e os serviços prestados aos programas de educação promovidos pela entidade. “Agradeço aos oftalmologistas que trabalharam comigo nos diferentes projetos que justificaram a honraria, especialmente, àqueles que participaram e participam da construção do CEROF/ UFG”, assinala Marcos Ávila.

Para ele, o Senior Achievement Award o situa no ápice de

Referência nacional em várias especialidades da medi-cina, Goiás terá a oportunidade de consolidar ainda mais a admirável posição conquistada no cenário médico brasileiro com a eleição de um legítimo goiano para presidir Federa-ção Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). As eleições serão realizadas de 14 de março a 13 de maio de 2011 e o candidato é o conceituado médico ginecologista Waldemar Naves do Amaral.

Responsável, no início da década de 90, pelos dois primeiros bebês de proveta do Centro-Oeste, integrante do corpo clínico da Fértile Reprodução Humana, uma das mais conceituadas clínicas da área do Brasil, com mestrado e dou-torado em Medicina pelo Instituto de Patologia Tropical de Goiás, professor e chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Fede-ral de Goiás (UFG), orientador do programa de pós-graduação

stricto sensu (mestrado/doutorado) em Ciências da Saúde da

UFG e coordenador da pós-graduação lato sensu do convênio PUC-GO/ Fértile, já presidiu 25 congressos médicos, sendo oito nacionais/internacionais. Capacitado, experimentado e dedicado às lutas por melhores dias para a medicina brasileira, Waldemar comprovou sua competência, seriedade e ousadia administrativa em várias oportunidades, como, por exemplo, nas presidências da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO), Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS), Associação Médica de Goiás (AMG) e Sociedade sua carreira acadêmica e assistencialista. “É, sem dúvida, um

legado que deixo à minha família, especialmente aos meus filhos e à minha esposa, e aos colegas da oftalmologia de Goiás”, enfatiza, emocionado.

Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Ele deixou todas as entidades, que presidiu, no azul financeiramente, auto-suficientes e fez investimentos em patrimônios rentáveis. “Estou à disposição para fornecer minha contribuição e liderar os destinos da Febrasgo nos próximos quatro anos. Espero contar com o voto de confiança e apoio dos ginecologistas e obstetras brasileiros”, assinala o candidato a presidente.

“vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer” (G. vandré)

(5)

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo