• Nenhum resultado encontrado

CADEIA ALIMENTAR DO BIOMA PAMPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADEIA ALIMENTAR DO BIOMA PAMPA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CADEIA ALIMENTAR DO BIOMA PAMPA

Edna Mara da Silva Borgias – ednaborgias@gmail.com Universidade Franciscana, Programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática

Santa Maria – RS Suelen da Silva Zuquetto – suelen.zuquetto@iffarroupilha.edu.br Universidade Franciscana, Programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática Santa Maria – RS Rosemar de Fátima Vestena– rosemarvestena@gmail.com Universidade Franciscana, Programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática

Santa Maria – RS

Resumo:

Objetiva-se com este artigo apresentar o Produto Educacional (PE) “Cadeia Alimentar do Bioma Pampa”, o qual foi desenvolvido na disciplina Ciências nos Anos Iniciais do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, no segundo semestre de 2020. O referido PE foi pensado para ser trabalhado no quarto ano do ensino fundamental (EF) conforme orientam documentos oficiais como a BNCC. O intuito desta proposta é auxiliar na introdução do conceito de Cadeia Alimentar usando como exemplos, representantes da flora e da fauna, nativos do Bioma Pampa, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias. Considerando que estamos vivendo uma pandemia causada pelo SARC COVID 19 e que tivemos que desenvolver novas habilidades em função do ensino remoto, elaborou-se uma vídeo-aula para tornar o aprendizado mais interessante e significativo. Contemplou-se neste trabalho um olhar para a inclusão de estudantes que necessitam de legendas para a sua melhor compreensão. Este trabalho pretende contribuir com a elevação da qualidade educacional, permitindo sua replicação e utilização nas escolas como uma alternativa de prática pedagógica diversificada.

Palavras-chave: Produto Educacional, Pampa Gaúcho, Anos Iniciais, Ciências da Natureza, Ecologia.

INTRODUÇÃO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) consideram a questão ambiental como temática a ser tratada de forma transversal e interdisciplinar. O referido documento aponta ainda para a relevância de os estudantes identificarem os elementos do ambiente, percebendo-os como um processo de relações, interações e de transformação, assim como indicam a importância de relacionar as características do ambiente com a qualidade de vida dos que nele habitam. Torna-se necessário, portanto, mobilizar conhecimentos, valores e atitudes para as tomadas de decisão, sendo imprescindível a realização de um processo formativo que envolva a construção de novos saberes através de aprofundamento teórico e de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem a percepção da diversidade nativa como temática relevante a ser abordada.

(2)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta como os seres vivos devem ser trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, nos anos iniciais, as características dos seres vivos precisam ser trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola. O objeto de conhecimento “Cadeia Alimentar" está demarcado para ser trabalhado no quarto ano do ensino fundamental I. O documento destaca que os saberes dos alunos pela mediação docente e uso de recursos didáticos vão sendo organizados a partir de observações orientadas, com ênfase na compreensão dos seres vivos do entorno, como também dos elos nutricionais que se estabelecem entre eles no ambiente natural (BRASIL, 2018). Nesse sentido, é comum encontrarmos nos livros didáticos de ciências exemplos de cadeias alimentares usando como representantes da fauna e da flora espécies de modo mais generalista envolvendo outros biomas brasileiros, não levando em consideração a diversidade encontrada no Bioma Pampa presente, no Brasil, exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul.

O Bioma Pampa ocupa a metade sul do Rio Grande do Sul, apresentando fauna e flora próprias. Odum (1988) define bioma como “grande biossistema regional ou continental”, caracterizado por um tipo principal de vegetação ou outro aspecto identificador da paisagem.

Para que se possa introduzir o conceito de cadeia alimentar usando como exemplos representantes da flora e fauna nativos do Bioma Pampa, precisa-se estabelecer a diferença entre espécies exóticas e espécies nativas. Espécies exóticas foram introduzidas ao longo da história por povos que chegaram ao Rio Grande do Sul e hoje se tornaram comuns nessa região, a ponto de serem confundidas com espécies nativas por serem conhecidas ou fáceis de encontrar. Já espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em uma Região, que não foram introduzidas pelo ser humano e nem necessitam diretamente dele para subsistirem.

Com o objetivo de introduzir o conceito de Cadeia Alimentar usando como exemplos representantes da flora e da fauna nativos do Bioma Pampa desenvolveu-se o presente produto educacional.

Quanto à elaboração de produtos educacionais conta-se com as contribuições de Rizzati, et al, (2020) que tratam da necessidade de discussões mais aprofundadas acerca dos PE, na condução e qualificação destes, permitindo que os trabalhos desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação Profissionais reflitam e contribuam na melhoria da Educação Básica.

Para tanto, sabendo que este trabalho foi elaborado motivado pelas demandas metodológicas advindas, principalmente, da pandemia causada pelo SARC COVID 19, este visa demonstrar uma alternativa tecnológica e acessível para pessoas com limitação auditiva, objetivando a elevação da qualidade das práticas pedagógicas propostas.

(3)

A preocupação em inserir legendas e imagens contextualizadas para auxiliar possíveis necessidades especiais de estudantes com limitações auditivas é uma forma de sinalizar para essas demandas de acessibilidade no contexto escolar por compreender que os PE deveriam ser planejados, desde a sua concepção, à luz da inclusão e foco na diversidade de aprendizagens. Como segundo passo, seria incluído áudio descrição às imagens por se tratar de um material digital, porém, pensando no contexto de sala de aula, como sugestão, o professor poderia fazer essa descrição durante a aula com o auxílio dos próprios colegas para estudantes com limitações visuais, porém considerando a diversidade de aprendizagens, o intuito maior foi proporcionar estimulação das principais vias de aprendizagem (visão, audição e cinestesia), conforme os estudos neurocientíficos abordados por Pantano; Rocca (2015) ao abordarem sobre neurociência e aspectos importantes como as funções cognitivas, as vias sensoriais e as emoções para o processo de aprendizagem.

2OPRODUTOEDUCACIONAL

O Quadro a seguir apresenta o referido Produto Educacional, sumariza as características do mesmo sugerindo aos usuários (docentes), especialmente o link de acesso, público alvo, objetivos, conteúdos que podem ser explorados, bem como, a maneira que pode ser utilizado.

(4)

SISTEMATIZAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL

Nome do Produto

Cadeia Alimentar do Bioma Pampa

Categoria do produto

Vídeo

Justificativa A partir das vivências profissionais foi pensado em trabalhar o Objeto do conhecimento “Cadeia Alimentar” com o enfoque em Espécies Nativas do Bioma Pampa e com um olhar inclusivo (apresentando legendas e imagens).

Considerando que estamos vivendo uma pandemia causada pelo SARC COVID 19 e que tivemos que desenvolver novas habilidades em função do ensino remoto surgiu a necessidade de se elaborar vídeo aulas para tornar o aprendizado mais interessante e significativo. Link de acesso ao produto https://drive.google.com/file/d/1d8y4Iq0FmvTKSytDh0rH4MxAB_qCROgc/view?us p=sharing Imagens do produto

Público alvo Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Descrição do

produto

Trata-se de uma vídeo-aula sobre Cadeia Alimentar que usa como exemplos espécies nativas do Bioma Pampa.

Recursos e Materiais utilizados

BNCC; artigos; livros; rede internet; computador; PowerPoint, awatar, imagens, Apowersoft, Objetos de conhecimento Bioma Pampa Cadeia Alimentar Produtores Consumidores Decompositores

Espécies Nativas do Bioma Pampa

Objetivo geral Introduzir o conceito de Cadeia Alimentar usando como exemplos representantes da flora e da fauna nativos do Bioma Pampa, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias.

Objetivos específicos

- Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

- Reconhecer a complexidade das cadeias alimentares e suas consequências quando ocorrem os desequilíbrios ecológicos.

- Compreender a importância de reconhecer todos os seres vivos como sendo interligados;

- Reconhecer a importância das plantas na cadeia alimentar.

- Reconhecer a importância dos decompositores na cadeia alimentar.

- Observar e identificar as plantas e os animais que fazem parte do Bioma Pampa. Operacionaliza Trata-se de uma vídeo-aula sobre cadeia alimentar que vai introduzindo gradativamente

(5)

ção do produto: (Como utilizar, jogar, etc.).

os conceitos de produtores, de consumidores (herbívoros, carnívoros e onívoros) e de decompositores. São citados três exemplos de cadeia alimentar que trazem como produtores e decompositores espécies nativas do Bioma Pampa. O vídeo apresenta alguns questionamentos que tem como finalidade refletir sobre o objeto de estudo e finaliza com imagens dos produtores e consumidores representantes do bioma Pampa usados para exemplificar o objeto de estudo (cadeia alimentar). O vídeo está adaptado com legendas e imagens contextualizadas (característicos do Bioma Pampa) para melhor auxiliar estudantes com limitação auditiva.

Impacto do produto educacional (potencialidad es)

Poderá ser disponibilizado o vídeo sobre cadeia alimentar usando como exemplos representantes da fauna e flora nativos do Bioma Pampa, para ser usado por educadores e alunos do quarto ano do ensino fundamental e conforme interesse poderá ser adaptado ou replicado para uso como recurso didático.

Fonte: as autoras.

3 CONSIDERAÇÕESFINAIS

Para elaborar o presente Produto Educacional (PE) levou-se em consideração o que a BNCC (Brasil, 2018) sinaliza a respeito do ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental: assim, ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

O objeto de estudo “Cadeia Alimentar” conforme a BNCC faz parte da matriz de referência para o quarto ano do ensino fundamental I. Nos livros são sempre citados como exemplos da fauna e da flora espécies exóticas. Com o presente trabalho pretende-se introduzir exemplos de espécies da fauna e flora nativas do Bioma Pampa.

Compreende-se a relevância dessa proposta educacional em vídeo como alternativa de prática pedagógica diversificada para a demanda de adaptação tecnológica, principalmente, motivada pela pandemia vivenciada atualmente e pela limitação do contato presencial, assim como pela preocupação e sinalização de outras necessidades de acessibilidade pedagógica. As práticas pedagógicas vêm, há tempos, necessitando de renovação e atualização e essa é uma alternativa apresentada para inspirar outras práticas e outras temáticas a serem trabalhadas com foco na diversidade de aprendizagens.

(6)

4 REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Acesso em: 29 de mar. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC, 1998.

ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

PANTANO. T; ROCCA. C. C. A. Como se estuda? Como se aprende? São José dos Campos. SP: Pulso Editorial, 2015.

RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G. SILVA, M. A. B. V. da; CAVALCANTI, R. J. S.; OLIVEIRA, R. R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/suele/Downloads/12657-49093-3-PB%20(2).pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

Referências

Documentos relacionados

Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas junto aos quatro agricultores selecionados para o levantamento etnobotânico das espécies de anacardiáceas arbóreas nativas no bioma

Figura 1 – Pontos de amostragem com sensor remoto ativo de superfície (Greenseeker) em pastagens naturais do Bioma Pampa (as flechas indicam o caminhamento

-Analisar as percepções ambientais dos estudantes concluintes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o conhecimento do tema bioma Pampa; -Investigar as percepções ambientais

Neste estudo, foram amostradas duas comunidades de anuros em duas regiões fisiográficas do bioma Pampa, a Serra do Sudeste e a Depressão Central, nestas, foram realizadas

No Rio Grande do Sul, porém, há apenas 24 espé- cies conhecidas de abelhas sociais sem ferrão (witter e nunes- -silva, 2014) e no Bioma Pampa ocorre um número ainda menor

Com base nesse cenário, o presente trabalho teve por objetivo identificar espécies nativas do Bioma Pampa, ocorrentes no entorno do município de Pelotas, com

Para que os estudos em propriedade agrícolas familiares sob Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária, em regiões representativas do Bioma Pampa, não se limitem apenas em

Esta tese foi desenvolvida de 2010 a 2013 com o objetivo geral de contribuir para a caracterização de recursos genéticos de Butia odorata (Barb. Rodr.) Noblick no Bioma Pampa e