CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Agente Administrativo

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE 2016. CADERNO DE PROVAS

CARGO: Agente Administrativo

1. Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados antes do início da prova;

2. Você está recebendo um caderno de provas com 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de respostas cada, sendo que apenas 1 alternativa estará correta;

3. Para a realização da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica, de tinta azul ou preta;

4. Verifique se o caderno de provas está completo, sem falhas de impressão e se a quantidade de questões está de acordo com o informado acima. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente;

5. Além do caderno você está recebendo um cartão resposta, complete as informações e assine o cartão;

6. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento do cartão resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Este cartão não será substituído em caso de erro do candidato;

7. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como, o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda, qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, sob pena de eliminação do candidato do concurso público; 8. No decurso da Prova o candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala se

acompanhado por um fiscal.

9. Você terá 3 horas para a realização da prova, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

10. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de Prova após 60 minutos de seu início.

11. Os 3 últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as suas provas e retirar-se definitivamente do local simultaneamente, depois de haver rubricado o verso de todos os cartões resposta, bem como, o envelope lacrado contendo todos os cartões resposta da sala.

12. Para o PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o círculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra. Não faça um X ou qualquer outra marca.

(2)
(3)

3

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Das alternativas a seguir, assinale aquela que não corresponde á fronteiras do Rio Grande do Sul: a) Uruguai

b) Argentina c) Paraná

d) Santa Catarina

2. Sabendo-se que o saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. Onde ele não ocorre, pode ser verificada a seguinte doença:

a) pneumonia b) verminose c) osteoporose d) varíola

3. A Lei Seca, refere-se a Lei 11.705, como uma forma para reduzir os acidentes de carro provocados por motoristas alcoolizados no Brasil. Ela alterou o Código de Trânsito Brasileiro e foi uma medida para reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por bebidas alcoólicas que causaram milhares de mortes nas estradas no país. Ela passou a vigoras a partir do ano de:

a) 2008 b) 2009 c) 2010 d) 2011

4. Analisando a charge a seguir, julgue as afirmativas com V para verdadeira e F para falso:

(..,..)Temos definitivamente um país que diz não ao trabalho infantil.

(...)O trabalho infantil pode deixar marcas que a criança leva para a vida adulta.

(...)A imagem faz as pessoas refletirem sobre o trabalho realizado por crianças.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. a) V– F–F

b) F–V–V c) V– F–V d) V–V–V

(4)

4

5. O significado da palavra Caçapava, que faz parte do nome do município Caçapava do Sul, deriva da língua Tupi-Guarani e significa:

a) ―Mata fechada‖ b) ―Montanha elevada‖ c) ―Clareira na Mata‖ d) ―Campo limpo‖

6. Sobre as Olimpíadas de 2016, analise as proposições assinalando a incorreta: a) O evento conta com investimentos em infraestrutura, hospedagem e transportes.

b) A cidade do Rio de Janeiro venceu a votação por 66 votos a 32 no dia 2 de outubro de 2009 na decisão que ficou entre Madrid e Rio de Janeiro.

c) O Brasil é o segundo país sul-americano a sediar uma Olimpíada.

d) O evento é um desafio para o país, pois recebe os melhores atletas mundiais que disputam provas em várias modalidades.

7. Segundo o site http://www.cacapava.rs.gov.br/, Caçapava do Sul é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Nascida de um acampamento militar na metade do ano de 1770, Seu território está situado na chamada Região da Campanha, com extensas jazidas de minérios de:

a) ametista, caulim e ouro. b) cobre, cal e caulim. c) ferro, carvão e cobre. d) cal, nióbio, bauxita.

8. No ano de 2015, vimos os meios de comunicação divulgar notícias como a que segue: ―Governo diz ao Congresso que dívida com 'pedaladas fiscais' soma R$ 57 bilhões, valor representa dívida a ser quitada pela União até dezembro deste ano.‖ Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia.

A partir do exposto, são características das chamadas ‗pedaladas fiscais‘, exceto:

a) É uma expressão que se popularizou em 2015 com o governo da presidente Dilma Rousseff.

b) Foi o nome dado à prática do Tesouro Nacional de atrasar o repasse de dinheiro para bancos (públicos e também privados) e autarquias.

c) É uma pratica legal, contida na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000), que regulamenta todas as movimentações de finanças feitas por entidades federais, estaduais e municipais.

d) Tem o objetivo de ―aliviar‖, momentaneamente, as contas do governo.

9. Sobre o fenômeno El niño, que se mostrou muito presente no ano de 2015 no Brasil, é correto afirmar, exceto:

a) São consequências do El niño no Brasil: abundantes chuvas na região sul, secas severas no nordeste, no norte, as queimadas são intensificadas.

b) No sudeste há um aumento da temperatura, assim como na região centro oeste, porém com chuvas acima da média.

c) Em espanhol quer dizer ―o menino‖, mas na meteorologia esse é o nome dado ao fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico. O El niño é o aquecimento das águas do pacífico, mais precisamente nas porções central e leste, ocorrendo assim alterações na atmosfera.

d) Em anos de El niño o s ventos alísios se fortalecem, portanto os ventos quentes ascendentes do oceano pacífico formam nuvens. Essas correntes de ar quentes se deslocam para o pacífico equatorial leste, e também na direção oeste.

(5)

5

10. A figura abaixo mostra o Monte Aconcágua, que se localiza na Cordilheira do(s), da(s): a) Himalaia

b) Alpes

c) Montanhas Rochosas d) Andes

LINGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e depois responda às questões 11, 12 e 13: A assembleia dos ratos

Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa

velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o

estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

— Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe

atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

— Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino? Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.

Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. Dizer é fácil - fazer é que são elas!

(LOBATO, Monteiro). In Livro das Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.)

11. Das alternativas abaixo, a que não está de acordo com o texto é:

a) A assembléia foi realizada numa noite em que Faro –Fino não se encontrava na casa; b) Palmas e bravos saudaram a luminosa idéia de atar um guizo ao pescoço de Faro-Fino;

c) Apenas um rato meio casmurro, pediu a palavra e prontificou-se a amarrar o guizo ao pescoço de Faro-Fino;

d) A assembléia dissolveu-se no meio de geral consternação porque ninguém tinha coragem de amarrar o guizo ao pescoço de faro-Fino.

(6)

6

12. ―Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão‖. A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a)

Seção;

b)

Cessão;

c)

Sessão;

d)

Secção.

13. Com o Novo Acordo Ortográfico, assim como a palavra ASSEMBLEIA, não devem ser acentuadas, pelo mesmo motivo, as palavras da alternativa:

a) Colmeia, geleia, ideia, heroi; b) Ideia; heroi, cauboi, heroico;

c) Paranoia, heroico, asteroide, Odisseia. d) Odisseia, ideia, fieis, chapeu.

14. ―Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repetir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidades artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração‖.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira.)

Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos entender que:

a) Gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.

b) É possível gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado. c) Amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.

d) Se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao ator em questão.

15. Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos ALTERA o sentido fundamental do enunciado:

a) Era uma poesia simples. / Era uma simples poesia.

b) Possuía um sentimento vago. / Possuía um vago sentimento. c) Olhava uma parasita mimosa. / Olhava uma mimosa parasita. d) Havia um contraste eterno. / Havia um eterno contraste.

(7)

7 MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO 16. Observe a imagem ao lado:

Se neste trapézio a base maior (B) mede dois metros a menos que a altura, e a base menor (b) mede quatro metros a menos que a altura, e sabendo que este apresenta uma área de 40m2, qual é o tamanho da base maior (B) deste trapézio?

a) 8 metros; b) 6 metros; c) 5 metros; d) 4 metros;

17. O triplo da altura de Pedro mais 35 cm é igual a 560 cm. Neste contexto, qual é a altura de Pedro?

a) 1m75cm; b) 1m68cm; c) 1m59cm d) 1m51cm;

18. Na escola municipal de Caçapava do Sul foi realizada uma pesquisa com os pais dos alunos para saber qual era o esporte praticado pelos pais nos finais de semana. Foram encontrados os resultados abaixo:

 100 pais praticam corrida;  150 pais praticam futebol;

 20 pais praticam os dois esportes;

 110 pais não praticam nenhum dos dois esportes;

Partindo destas informações é correto afirmar que o número total de país entrevistados na pesquisa foi de?

a) 380 pais; b) 360 pais; c) 340 pais; d) 270 pais;

19. Felipe recebeu um premio de R$ 22.000,00 da loteria no final de 2014, em janeiro de 2015 aplicou o dinheiro da seguinte maneira:

 40% do valor em poupança;

 35% do valor emprestou ao seu irmão Pedro, a uma taxa de juro simples de 1,3% ao mês;  25% do valor aplicou em ações na bolsa de valores;

Agora, após uma ano, em Janeiro de 2016 Felipe resgatou os valores com o intuito de comprar um carro. Sabendo que a poupança teve um rendimento médio de 0,8% ao mês (juro simples), e que a bolsa de valores teve uma queda de 7% no ano, qual foi o valor que Felipe conseguiu resgatar para comprar seu carro?

(8)

8 a) R$ 23.661,00

b) R$ 24.564,00 c) R$ 25.258,00 d) R$ 26.387,00

20. Maria recebe um salário de R$ 2.135,00 da prefeitura de Caçapava do Sul. Deste valor gasta 2/7 com o aluguel e 1/5 com o plano de saúde. Após efetuados estes pagamentos quanto sobra para Maria? a) R$ 427,00

b) R$ 610,00 c) R$ 958,00 d) R$ 1098,00

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21 – Vejamos a definição. ―... é firmado entre a Administração Pública e terceiros com o propósito de solucionar, ou melhor, solver as necessidades sendo observadas as normas de direito público.‖ Ainda, ―...é o ajuste que a Administração Pública, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria Administração Pública‖. Meirelles 2012‖. Esta afirmação refere-se a:

a) Legislação Municipal; b) Contratos Administrativos; c) Lei Orgânica Municipal; d) Parcerias Voluntárias;

22 - O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem larga tradição na língua portuguesa. De acordo com Said Ali, após serem incorporados ao português os pronomes latinos tu e vos, "como

tratamento direto da pessoa ou pessoas a quem se dirigia a palavra", passou-se a empregar, como

expediente lingüístico de distinção e de respeito, a segunda pessoa do plural no tratamento de pessoas de hierarquia superior (Fonte Manual de Redação Oficial). Assim o vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, exceto para a alternativa que corresponda a:

a) Presidente da República;

b) Presidente do Congresso Nacional; c) Presidente do Legislativo Municipal; d) Presidente do Supremo Tribunal Federal;

23 – Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, os documentos do Padrão

Ofício devem obedecer algumas formas de apresentação, conforme exemplos descritos abaixo, exceto a

alternativa:

a) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé;

b) Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes

Symbol e Wingdings;

c) É obrigatória constar a partir da segunda página o número da página; d) O campo destinado à margem lateral direita terá 2,5 cm;

(9)

9

24 – Qual é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

a) Memorando; b) Ofício; c) Telegrama;

d) Correio Eletrônico;

25 – Conhecida como Marco Regulatório, a Lei n.º ______________ estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil. Esta definição refere-se a qual das alternativas abaixo:

a) Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000; b) Lei 13.019, de 31 de Julho de 2014;

c) Decreto 3.000, de 26 de março de 1999; d) Lei de Diretrizes Orçamentárias;

26 - A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. Esta definição refere-se a qual das alternativas abaixo:

a) Lei 8.666, de 21 de junho de 1993; b) Lei 10.520, de 17 de julho de 2002;

c) Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000; d) Lei Orçamentária Anual – LOA

27 - Vejamos o conceito. ―...instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. Qual das alternativas abaixo corresponde a esta definição:

a) LOA – Lei Orçamentária Anual;

b) LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias; c) LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal; d) PPA – Plano Plurianual;

28 - Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei. Esta definição refere-se a:

(10)

10 a) Lei 8.666, de 21 de junho de 1993;

b) Lei 10.520, de 17 de julho de 2002; c) Lei 13.019 de 31 de julho de 2014; d) Lei 4.320, de 17 de março de 1964;

29 – Identifique a resposta incorreta, segundo a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, cessão II Das definições, Art. 6º onde trata - Para os fins desta Lei considera-se:

a) Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

b) Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

c) Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

d) Empreitada por preço global - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 desta Lei;

30 – Identifique a alternativa correta, segundo a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, Art. 7º, § 2o que trata - As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

a) Houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

b) Existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

c) Houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

d) Todas as alternativas estão corretas;

31 – A modalidade de licitação prevista na Lei 10.520 de 17 de julho de 2002, seguira o seguinte ordenamento, Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras, exceto:

a) a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

b) no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo será considerado vencedor, não podendo os demais competidores fazer novos lances verbais;

c) para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;

d) examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;

(11)

11

32 – A Lei Complementar nº 116 de 31 de julho de 2003, Dispões sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal. Trata em seu Art. 2º a onde o imposto não incide. Assim identifique a alternativa incorreta:

a) Sobre as exportações de serviços para o exterior do País;

b) Sobre a prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos sócios-gerentes-delegados;

c) Sobre o movimento financeiro mensal;

d) Sobre o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, o valor dos depósitos bancários, o principal, juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.

33 – Segundo a Lei Orgânica do Município de Caçapava do Sul RS, em seu Art. 5º, São Poderes do Município, independentes e harmônicos:

a) Poder Judiciário e Poder Legislativo; b) Poder Legislativo e Poder Executivo; c) Poder Executivo e Poder Judiciário; d) Todas as alternativas estão corretas;

34 – Segundo a Lei Orgânica do Município de Caçapava do Sul RS, Art. 8º compete ao município, no exercício de sua autonomia, as alternativas abaixo, exceto:

a)

Legislar sobre assuntos de interesse local;

b)

Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas, e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

c)

Desapropriar, por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, nos casos previstos em lei;

d)

Criar, transformar e extinguir cargos, empregos funções púbicas;

35 – Ainda sobre a Lei Orgânica do Município de Caçapava do Sul RS, Art. 8º - compete ao município, no exercício de sua autonomia:

a) Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação pré-escolar e do ensino fundamental;

b) Prestar com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;

c) Dispor sobre edificações, interdição e demolição, especialmente quando, em rumas ou em condições de absoluta Insalubridade, atentarem contra a incolumidade pública;

d) Todas as alternativas estão corretas;

36 – O Art. 12 da Lei Orgânica do Município de Caçapava do Sul RS trata que o Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara Municipal nos termos desta Lei Orgânica. Assim, identifique a alternativa que não representa uma atribuição ao vereador:

a) Dispor sobre o plano plurianual;

b) Dispor sobre os serviços públicos em geral, regulamentando-os, inclusive os de caráter ou de uso coletivo, como os de água, gás, luz e energia elétrica, estabelecendo os respectivos processos de instalação, distribuição e consumo no município;

c) Criar, estruturar e definir as atribuições das Secretarias e órgãos da administração municipal; d) Dispor sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual;

(12)

12

37 – Atualmente o (a) _______________________ é o mais importante meio de comunicação entre os usuários. Uma mensagem eletrônica é armazenada em um arquivo, formatada de maneira especial e programas específicos são utilizados para ler e enviar mensagens. Esta definição refere-se a:

a) Criptografia; b) Telegrama;

c) Correio Eletrônico; d) Memorando;

38 – O _____________________________ é um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas da suíte Microsoft Office. É um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. Tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides. Esta definição refere-se a:

a) Microsoft Office Word; b) Microsoft Office Acess; c) Microsoft Office Publisher; d) Microsoft Office Power Point;

39 – O Decreto n.º 3.000, de 26 de Março de 1999, Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Assim, é correto afirmar que: a) Cada cônjuge deverá incluir, em sua declaração, a totalidade dos rendimentos próprios e a metade dos rendimentos produzidos pelos bens comuns;

b) As pessoas físicas domiciliadas ou residentes no Brasil, titulares de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, inclusive rendimentos e ganhos de capital, são contribuintes do imposto de renda, sem distinção da nacionalidade, sexo, idade, estado civil ou profissão; c) No caso de menores ou de filhos incapazes, que estejam sob a responsabilidade de um dos pais, em virtude de sentença judicial, a opção de declaração em conjunto somente poderá ser exercida por aquele que detiver a guarda.

d) Todas as alternativas estão corretas;

40 – Vejamos o conceito: ―substantivo masculino”. Gráfico da estrutura hierárquica de uma organização social complexa, que representa simultaneamente os diferentes elementos do grupo e as suas ligações. Esta definição refere-se a:

a) Fluxograma; b) Organograma; c) Diagrama de Gantt; d) Diâmetro Angular;

Imagem

temas relacionados :