• Nenhum resultado encontrado

03474 CPAC 1983 ex. 2 FL JUNHO, 1983 Número 07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "03474 CPAC 1983 ex. 2 FL JUNHO, 1983 Número 07"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

03474 CPAC 1983 ex. 2 FL-03474 JUNHO, 1983 Número 07

A IMPORTÃNCIA DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS NA PESQUISA AGROPECUÁRIA

SOB O PONTO DE VISTA DO GERENTE DE PESQUISA

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

rr.Jrnn flC DtCflhIÍCA AGROPECUÁRIA DOS CERRADOS - CPAC importância dos métodos

1983 FL-03474

(2)

DOCUMENTOS N9 01 JUNHO, 1983

A IMPORTÂNCIA DOS MÊTODOS QUANTITATIVOS NA PESQUISA AGROPECUÂRIA

SOB O PONTO DE VISTA DO GERENTE DE PESQUISA

Elmar Wagner

r

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados - CPAC Planaltina, DF.

(3)

Exemplares deste documento podem ser solicitados ao: CPAC BR 020— km 18 Rodovia Brasília-Fortaleza Caixa Postal, 70-0023 73300— Planaltina - DF.

Editor: Comitê de Publicaçâes Edson Lobato - Presidente

Sérgio Penna - Secretário-Executivo Carlos Alberto dos Santos

Euclides Kornelius José Roberto R. Peres

Coordenaçffo editorial: Antônio de Pádua Carneiro Normalização bibliográfica: Maria Ferreira de Meio Datilografia: Orestina G. Silva Cavalcanti e

Adonias Pereira de Oliveira Desenho: Nilda Maria C. Sette

Distribuiçio: Evando Fonseca Silva

Ficha catalográfica

(Preparada pelo Setor de informaço e Documentaçâb do CPAC)

Wagner, Elmar

Importância dos métodos quantitativos na pesquisa agrope-cuária sob o ponto de vista do gerente de pesquisa. Planaltina, EMBRAPA-CPAC, 1983.

16p. (EMBRAPA-CPAC. Documentos, 07).

1. Agricultura—Pesquisa—Análise quantitativa. 2. Experimen-to agrícola—Análise. 1. Título. II. Série.

CDD 630.724

(4)

SUMÁRIO

pg9•

Introduçlo .5

A modelagem e análise de sistemas do CPAC . 7

(5)

A IMPORTÃNCIA DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS NA PESQUISA AGROPECUÁRIA SOB O PONTO DE VISTA DO GERENTE DE PESQUISA'

Elmar Wagner'

INTRODUÇÃO Estima-se que, em menos de 40 anos, duplique a populaçãa brasileira. Isso equivale dizer que, se não houver apreciável aumento de eficiência e de produtivi-dade na agricultura, será preciso duplicar a área de cultivo. Na verprodutivi-dade o problema já existe: a população brasileira é mal-nutrida, há carência de alimentos e os preços dos produtos alimentícios tendem a aumentar em razão de uma relativa ineficiên-cia nas atividades agrícolas.

Tanto para aumentar a eficiência e a produtividade da agricultura, como para duplicar a área de cultivo, dois fatores são importantes: terra e tempo. Terra no Brasil não parece ser um fator escasso, ainda que finito. Tempo parece ser um fator, se não escasso, pelo menos limitante.

Em vista disso devem ser introduzidos no processo de investigação e pesquisa agrícolas certos procedimentos que acelerem a obtenção de tecnologias capazes de otimizar, a curto e a médio prazos, o aproveitamento dos fatores terra e tempo nas atividades agrícolas.

No caso particular dos Cerrados do Brasil Central, até há menos de uma dé-cada considerados inaptos para uma agricultura mais diversifidé-cada e intensa, o pro-blema parece ser mais angustiante. Suas características peculiares, não estudadas ainda em toda magnitude, exigem quase que um tratamento de choque, além de muita perspicácia e dinamismo, na investigação científica e na geração de tecno-logia. Não é mais possível retardar, por omissão, a pesquisa agropecuária no Brasil, diante de suas prementes necessidades de alimento.

O compromisso da pesquisa é andar na frente da agricultura para que cres-çam a sua eficiência e produtividade.

São 183 milhões de hectares de Cerrados com, pelo menos, 50 milhões de hectares de terras aráveis, 4,1 milhões de hectares de várzeas e 6,5 milhões de hec-tares de terras altas irrigáveis. Todas essas áreas apresentam altas respostas a estí-mulos, quando adequados às suas condições ecológicas.

Trabalho apresentado no Primeiro Encontro de Métodos Quantitativos da EMBRAPA, rea-lizado pelo DMQ, em Brasilia, de 24 a 29 de maio de 1982.

(6)

Essa imensa área, que corresponde a 21% do território nacional, está a exigir um procedimento metodológico adequado, ao mesmo tempo abrangente, de aproxi-maç5es sucessivas extremamente rápidas, só possíveis na velocidade da computa-çao.

Neste contexto se situam a ação do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cer-rados (CPAC) e todos os procedimentos do Departamento de Métodos Quantita-tivos (DMQ). Esta ação conjunta do CPAC e DMQ, com a colaboração de outros órgãos e entidades de fora do Sistema EMBRAPA, vêm paulatinamente se materiali-zando a partir de dois aspectos básicos:

a) a modelagem do CPAC dentro do enfoque sistêmico preconizado pela EMBRAPA;

b) o enfoque sistêmico em si, como diretriz de geração e de administração de pesquisa.

Este duplo aspecto, que encerra a própria filosofia de pesquisa da EMBRAPA, propiciará ao CPAC, em futuro próximo, uma ação mais efetiva em sua atividade direta de pesquisas, bem como na cooperação com outras entidades nacionais e in-ternacionais. Não será menor também a contribuição desse duplo aspecto no aten-dimento do CPAC aos seus mais variados clientes, situados nos setores primário, secundário e terciário da economia brasileira.

(7)

4 MODELA GEM E ANÁLISE DE SISTEMAS DO ('FAC • Como toda administração, também a rural se preocupa com o conceito PRS (propósito, recursos e sistema). Se o propósito é produzir trator, trigo, farinha ou pão, distintos serão os recursos necessários para produzi-los, assim como também, os próprios sistemas de produção.

Se o propósito de um órgão de pesquisa, como o CPÀC, é gerar ciência e tecnologias, nâb há problema maior em se definir como humanos, laboratoriais e bibliográficos, os recursos necessários para a consecução daqueles objetivos. O pro-blema maior se situa no momento de definição do sistema a ser adotado.

Dentro da administraçâb rural, tomando o propósito da produção de trigo, os recursos necessários se enquadram em dois grupos de fatores:

a) os de crescimento da planta;

b) e os de produção, representados por terra, capital e trabalho.

A combinação inteligente desses fatores poderá induzir a adoção de um ou de outro sistema de produção de trigo.

Nessa ordem de idéias, as ações de pesquisa são desenvolvidas em modelos físicos, modelos conceituais e modelos empresariais. Naturalmente que as ações dentro dessa classificação obedecem à contingência de problemas ou pontos de estrangulamento específicos que, no caso dos Cerrados, podem ser definidos como:

a) escasso conhecimento dos recursos naturais e sócio-econômicos da região; b) baixa fertilidade natural dos solos;

c) distribuição irregular de chuvas;

d) erosão e, mas abrangentemente, os problemas de conservação de solos e de manejo de água;

e) predominância da bovinocultura e do arroz de sequeiro;

O

proteção de plantas;

g) administração rural.

Tendo em vista esta problemática regional bastante abrangente, o CPAC vem desenvolvendo, desde a sua criação, três programas de pesquisa:

(8)

1. Programa de Avalia çffo dos Recursos Naturais e Socioeconõrnicos dos Cerrados; 2. Programa de Aproveitamento dos Recursos, nas suas interrelações

solo—água-clima—planta—animal—máquina—homem;

3. Programa de Sistema de Manejo para os Cerrados.

Na execução desse tríplice programa de pesquisa, o CPAC vem atuando inten-samente em três linhas de modelagem.

a) Modelos físicos

Os modelos físicos reduzidos a parcelas, vasos e outros procedimentos, são a base dos trabalhos de expez -imentaçifo agrológica, não apenas para facilitar análises estatísticas, mas, sobretudo, para reduzir os custos e aumentar o leque de experi-mentação. As tentativas de se trabalhar com protótipos em "fazendas modelos" do passado fracassaram.

Em modelos físicos não é o tamanho da parcela que Importa, mas a parame-trização obtida a partir dos mesmos. A modelagem física é amplamente adotada por todos pesquisadores, quer sejam agrônomos, veterinários, sociólogos e mesmo ex-tensionistas.

b) Modelos conceituais

Na verdade, todo pesquisador ao formular sua proposta de pesquisa ou de ex-perimentação tem em mente um modelo conceitual. IDe forma explícita o CPAC vem trabalhando com um razoável número de modelos, dentre os quais destacam-se os seguintes:

- modelos de produção para cultivos anuais (milho, trigo e soja); - modelos para análise do uso de fertilizantes;

- modelos de uso consuntivo de água; - modelos de simulação para rebanho de cria.

A importância de um modelo conceitual no sistema de produção pode ser constatada através das observações feitas por uma equipe multidisciplinar de pes-quisadores do CPAC em duas áreas contíguas de plantação de soja, separadas apenas por uma cerca, da Fazenda Vereda do PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigi-

(9)

do do Distrito Federal). Na Tabela 1, em que estão sintetizadas as observações da equipe multidisciplinar, pode-se verificar os resultados extremos de dois modelos diferentes.

TABELA 1. Histórico das áreas de soja da Fazenda Vereda e do PAD-DF, em ter-mos médios.

Fatores Fazenda Vereda PAD-DF

Tempo de uso d4 área (anos) 7 3

Quantidade total de fósforo aplicado

(kgP 2 O 5 /ha) 765 270

Gesso adicionado com superfosfato

simples (kg/ha) 984 O

Profundidade de fertilização no sulco

de semeadura (cm) 25 10

Fonte de fósforo Supersimples (300) Supertriplo

Compactação do solo devido a

mecanização Compactação Compactaçffo

Resultados

Profundidade de raízes (m) 1,80 0,40

Produção de sementes (kg/ha) 2.300 200

Qualidade das sementes boa ruim

A análise dos sistemas é mostrada em um diagrama de fluxo na Figura 1. c) Modelos empresariais

Além das análises económicas de alguns segmentos dos fatores de produção, o CPAC vem atuando, com a colaboração de Departamentos da EMBRAPA, em outros tipos de modelos e programas, tais como:

(10)

o) lo 1 Z —

---1

1

La— 1 Isil O la) 1 - o 1 :9 Is

I_

Iz

1

1 E

1

o si> o 1 o 1< 1 IS o mi •

1

J Lo w - o)

o

:t,

Its 1 <

1

00 •0

1

O

18

•0 -J O- e ! ________ •0 t o t • E o o - 1 O 1 O — U. lo

(11)

a) programação linear - PROFAZENDA - para a tomada de decisões, pelo menos imediatamente anterior a cada safra agrícola;

b) programação dinâmica, como ferramenta de planejamento a médio e a lon-go prazos.

As ações naqueles três modelos adotados pelo CPAC não são substitutivas, mas complementares entre si. A busca de informações parciais, como curvas de res-postas a nutrientes, ao movimento de água no solo, ao melhor pesticida, ou a varie-dade mais produtiva para um determinado local ou região, deve continuar. Tudo

isso, porém, costuma estar associado a tratamentos a e b e seus resultados relatados em termos de significãncia.

A agricultura não é só isso (tratamentos a e b ou informações parciais). É uma atividade físico-biológica com objetivos econômicos. Não se pode separar as práticas de mecanização das de irrigação, das culturais ou agronômicas e outras de natureza biológica. Em suma, as decisões a nível de propriedade rural são muito complexas.

(12)

O ENFO QUE 515 TÉMICO COA!O CONCEITO DE GERAÇÃO E DE ADMINISTRA ÇÃO DE PESQUISA Na introdução da engenharia de sistema ou análise de sistemas num estabele-cimento agrícola, não se pode deixar de incluir o pesquisador e o extensionista, o agrônomo ou o veterinário, o economista ou o administrador, nesse sistema. A sua não-inclusão ao lado de outros componentes sistémicos, como agenciadores de câm-bio, é fonte de graves erros.

O CPAC vem desenvolvendo esforços no sentido de maior compreensão de que não apenas a tomada de decisões a nível de fazendas ou de estabelecimento agrícola é bastante difícil e complexa, como também a nível de estabelecimento ou instituição de pesquisa.

Nesse sentido, o propósito do CPAC se volta para três aspectos: a) gerar tecnologia para as condições dos Cerrados;

b) desenvolver procedimentos metodológicos próprios para as condições tro-picais e de solos ácidos;

c) participar do processo de capacitação contínua de pessoal.

Dentro desse propósito, o CPAC dirige a sua ação para o atendimento de três clientes, a saber:

- o produtor agrícola;

- o produtor de insumos para a agricultura;

- o produtor de decisões (agências de governo e de desenvolvimento). Dessa forma, o CPAC, além de participar de um sistema maior (o Sistema Cooperativo Embrapa de Pesquisa), do qual recebe a sua filosofia de pesquisa, cons-titui em si um sistema menor.

Os propósitos do CPAC são bastante conhecidos, como foram acima referi-dos. Possui também recursos, se não abundantes, pelo menos suficientes para a con-secução dos seus propósitos. Resta agora descrever melhor a sua feição sistêmica.

Como instituição de pesquisa, nos seus três programas e áreas de pesquisa, o CPAC detém as metodologias conhecidas e, ao mesmo tempo, busca novas metodo-logias ainda não disponíveis. Isso faz parte dos objetivos da própria pesquisa.

E esta sua ação se desenvolve harmonicamente, não apenas para dentro de si, 13

(13)

como uma preocupação intrínseca, mas também para outras instituições, buscando, na medida do possível, interagir dentro do sistema cooperativo, nos níveis nacional e internacional.

Dentro dessa ótica o desenvolvimento intrínseco deve ser harmônico, para que nâó seja preciso que um determinado centro de pesquisa ou instituiçâb cresça indefinidamente.

Também aqui é importante analisar esta ação do CPAC dentro do enfoque sistêrnico. Para que seja um dos componentes sistêmicos, é necessário que estabe-leça suas funções de contorno - para atender a Planos e Programas maiores - com a flexibilidade normalmente requerida e com uma conduta básica de ações perma-nentes ou, pelo menos, continuadas.

A Figura 2 mostra esquematicamente suas vinculações, entradas e saídas, ain-da que algumas saíain-das representem conhecimentos parciais, de forma simplificaain-da.

Em 1975 e início de 1976 a região dos Cerrados foi coberta com um levanta-mento de imagens de RADAR. Hoje a cada 18 dias essa mesma região é coberta pelo sistema LANDSAT que emite imagens ERTS. Outras fontes dispõem de foto-grafias aéreas, mapas geológicos e mapas topográficos, outras ainda dão informa-ções sobre características e propriedades de solos, clima, vegetação, etc.

O propósito é digitalizar nuns casos e codificar em todos o processamento dessas informações, de modo a formar um banco de dados, em que alguns caracte-res sejam estáticos, referentes à época ou à fonte, e outros dinilmicos, pelo próprio processo ou por realimentação.

A geração de um sistema que processa a informação armazenada, via decodi-ficação, deverá facultar a obtenção de relatórios, mapas topográficos e temáticos. Nessas fases a meta é utilizar o SAS (Statistic Analysis System) tanto quanto pos-sível.

Até aqui é bem visível a ação do Programa Avaliação. Como todo o processo se desenvolve em base cartográfica, as ações subseqüentes dos Programas de Apro-veitamento e de Sistemas de Manejo, bem como as de cooperação nacional, nas fa-ses de modelagem física, conceitual e empresarial, se vinculam de forma orientada e realimentam todo o sistema de geração de resultados e de tecnologias. Estas ações chegam até aos momentos de análise de riscos de sistemas alternativos de pro-dução e de transferência de tecnologias ou outras informações aos usuários.

Em vista disso é possível reconhecer o esquema do CPAC como uma "propos-ta" de trabalho, continuamente discutida e aprimorada, com a cooperação de ór-gãos como DMQ (Departamento de Métodos Quantitativos/EMBRAPA), DDM (Departamento de Diretrizes e Métodos de Planejamento), JICA (Japan Intematio-nal Cooperation Agency), Centro Científico da IBM, além de outros.

(14)

o .4 lá- o o (2 o .4 is 4 - a o 4 a -- - la zDO --- o 1.3 (o e 4 o o -4 o z O la cc (20 zo lia -4 az O in ia 4 eia -o la o I '

°- •-°

1 o 4 O lá--

o

o. 1 1 1]

HEESES

1 I1 1

1

1c41 Ic 1

L

,

c z1 1341 15 li ..àIIs2lIaoI Iat 1 z10j 1441 z ( o4Q ' 'ad lelaI It u & 11-41 e bel ,<a 'a j Io-1 Io.iul Ia 1 D'ai O e la ". 0, 4 e '5

Referências

Documentos relacionados

Sadler, partiendo del conocimiento y experiencias recogidas durante sus viajes de fin de siglo pasado(XIX) y fin del presente siglo(XX), elaboró una importante serie

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ADAVS - Assessoria de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária AFE - Autorização de Funcionamento de Empresas ANVS - Agência Nacional

Mudança do peso corporal de idosos segundo estado nutricional basal de idosos do Estudo SABE, São Paulo, 2000, 2006, 2010.. Circunferência da panturrilha segundo mudança do

IMMUNINE é um concentrado preparado de plasma humano e contém o fator IX de coagulação (humano) na forma de pó liofilizado, acompanhado de volume apropriado de diluente

Membro da Comissão Especial para Normatização da Ergonomia no Brasil; Pesquisador da ABNT;.. Membro fundador do Núcleo de Ergonomia

Vamos considerar a poltrona da cabine como mobiliário do posto de trabalho, e a mesma é considerada pelo trabalhador como confortável, mas não é considerada

pelas políticas de segurança no seio do XPCC, o Gabinete de Segurança Pública do XPCC é responsável por graves violações dos direitos humanos na China, em especial detenções