• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO E DA INTENSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS ESCOLARES PÚBLICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO E DA INTENSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS ESCOLARES PÚBLICOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO E DA INTENSIDADE DE

UTILIZAÇÃO DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS ESCOLARES PÚBLICOS

João Carlos Gomes de Barros (1); Marina Sangoi de Oliveira Ilha (2);

Laís Aparecida Ywashima (3); Fernanda Moraes dos Santos (4)

(1) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, jcgb@directnet.com.br (2) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, milha@fec.unicamp.br (3) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ywashima@hotmail.com

(4) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, fefams@ig.com.br

RESUMO

Em edifícios escolares, as perdas de água podem ser significativas, sendo originadas, em sua maioria, pela inexistência de uma rotina de manutenção e pelo desperdício, traduzido pelo comportamento do usuário frente aos sistemas prediais, ou seja, pela forma como as diferentes atividades que envolvem o uso da água são realizadas. Além disso, na maioria das vezes, o projeto dos edifícios é padrão para diferentes situações, o que pode resultar num desempenho insatisfatório sob o ponto de vista do usuário. No presente trabalho, desenvolvido em uma amostra de escolas da rede municipal de Campinas, são caracterizados os usuários dessa tipologia de edificação, através da identificação das atividades realizadas com o emprego da água, intensidade de uso da água e desperdícios envolvidos. Palavras-chave: desperdício de água, escolas, conservação de água.

1.

INTRODUÇÃO

A evolução dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários na história da humanidade, desde a antiguidade, pode ser observada através de poucos escritos que restaram ou de informações obtidas em escavações arqueológicas. Verifica-se que estes sistemas sempre estiveram ligados às classes sociais mais elevadas.

Com a Revolução Industrial e a crescente urbanização, ocorreu um maior desenvolvimento dos sistemas prediais, inclusive com uma preocupação maior com o desempenho. A partir desse período, ganham uma importância tecnológica considerável, sendo contemplados nos códigos de edificações das principais cidades do mundo. Apesar disso, desde o fim do século XIX e por todo o século XX, o homem vem usando a água de forma desordenada, partindo da premissa de que esse é um recurso renovável, aparentemente inesgotável (LANDI, 1993).

Sabe-se, no entanto, que com o aumento do volume de resíduos e a grande dificuldade de obtenção de água potável, é de fundamental importância o seu uso racional e sustentado para garantir o abastecimento dos usuários urbanos e o equilíbrio ecológico e ambiental do planeta.

Várias medidas vêm sendo adotadas para o uso racional da água ao longo dos últimos anos, porém os resultados ainda estão aquém do necessário para evitar a escassez no futuro. Concessionárias de água, fabricantes de equipamentos específicos, organizações não governamentais, entre outros agentes, vêm desenvolvendo campanhas educativas, projetos de equipamentos economizadores, projetos de racionalização de grande porte. Todos com um grande apelo ecológico, mas ainda insuficientes para solucionar a questão.

Para reverter o atual quadro e obter resultados satisfatórios, assumem urgência os estudos e a implementação de projetos que atendam à demanda atual e futura desse insumo. Percebe-se também uma necessidade de gerar dados, normas e diretrizes para orientar os projetistas e técnicos de outras áreas que estão diretamente ligadas à questão, com o objetivo de instrumentá-los para o

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4.

(2)

desenvolvimento de projetos com melhores soluções, sem desperdício e níveis adequados de água. Conforme ressalta Pedroso (2002), quando consideradas as edificações públicas, e, mais especificamente, os edifícios escolares, verifica-se que é grande o índice de patologias nos sistemas prediais, originadas não somente na fase de projeto, mas também nas demais fases da geração, uso e operação desses sistemas. Além disso, como o usuário não é o responsável direto pelo pagamento da conta de água, não existe um estímulo direto para o uso racional desse insumo.

Inserido nesse contexto, está sendo desenvolvido desde agosto de 2002, por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Sistemas Prediais do Departamento de Arquitetura e Construção, da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP (LEPSIS/DAC/FEC-UNICAMP), do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (DECIV-UFSCar) e do Departamento de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PCC-EPUSP), sob coordenação desse último, um projeto de pesquisa intitulado “Indicadores de Uso Racional de Água para Escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio com Ênfase em Indicadores de Consumo”.

O presente trabalho, o qual faz parte do referido projeto de pesquisa, objetiva o levantamento das principais atividades que envolvem o uso da água em edificações escolares públicas, identificando os pontos onde o desperdício e a intensidade de realização das mesmas são maiores. Os dados analisados foram obtidos através da aplicação de questionários aos usuários desses edifícios.

Por fim, o seu desenvolvimento parte da premissa de que, em edificações públicas, as perdas de água são usualmente significativas, sendo originadas, em sua maioria, pela inexistência de uma rotina de manutenção e pelo desperdício, traduzido pelo comportamento do usuário frente aos sistemas prediais, ou seja, pela forma como as diferentes atividades que envolvem o uso da água são realizadas.

2.

METODOLOGIA

O presente trabalho está sendo desenvolvido em 81 escolas da rede municipal de Campinas, distribuídas em sete tipologias, qual sejam: 06 CEMEI (62,5% das unidades); 39 EMEI (64,7% das unidades); 03 EMEI/FUMEC (50% das unidades); 03 EMEF (60% das unidades); 07 EMEF/SUPLETIVO (22,6% das unidades); 22 CEMEI/EMEI (50% das unidades) e 01 CEMEI/EMEI/FUMEC (única unidade desta tipologia).

Os critérios adotados para a seleção da amostra encontram-se descritos em Araújo (2004). A Tabela 2.1 apresenta a caracterização das tipologias citadas anteriormente.

Tabela 2.1: Tipologia de escolas da rede municipal de Campinas.

Tipologia Caracterização CEMEI - Centro Municipal de

Educação Infantil

crianças de 3 meses a 4 anos, em período integral (normalmente das 7 às 18h)

EMEI- Escola Municipal de Educação Infantil

crianças de 4 a 6 anos, em período parcial (normalmente das 7 às 12h e das 12 às 17h)

EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental

crianças de 7 a 14 anos, divididas em três períodos: matutino (das 7 às 11h), intermediário (das 11 às 15h) e vespertino (das 15 às 19h)

CEMEI/EMEI crianças de 3 meses a 6 anos. As crianças menores de 4 anos permanecem em período integral e as de 4 a 6 anos em período parcial

Os dados relativos ao comportamento dos usuários, no que se refere às atividades que envolvem o uso da água, foram levantados através de planilhas e questionários. As planilhas de levantamento estão sub-divididas em dois tipos, segundo a sua finalidade:

ƒ Ficha cadastral: utilizada para o levantamento dos dados gerais da edificação. Existem também fichas referentes a cada aparelho sanitário, as quais contemplam, basicamente, as alturas e demais dimensões relativas à instalação desses componentes;

ƒ Fichas de observação: num total de cinco formulários, contemplam, basicamente, informações relativas ao uso da água, de forma a identificar as principais fontes de desperdício através da observação de como as atividades são realizadas na edificação.

(3)

A elaboração dos questionários partiu da definição dos usuários-chave. Os usuários das escolas da rede municipal de Campinas que compõe a população fixa são classificados em: aluno, diretor, orientador pedagógico, professor, monitor, servente, cozinheiro, zelador e vigilante.

Existem também usuários de permanência curta ou esporádica (população flutuante), tais como: pais de alunos, professores itinerantes e profissionais de manutenção.

Tendo em vista o escopo do presente trabalho, foi considerado, para a definição da amostra de usuários-chave a serem entrevistados, apenas a população fixa.

Assim, foram elaborados nove tipos de questionários, em função do tipo de usuário e da faixa etária, os quais contemplam várias questões relativas à satisfação do usuário com relação aos sistemas de água e de aparelhos sanitários e a forma como determinadas atividades que envolvem o uso da água são realizadas. As questões foram formuladas tendo em vista a avaliação qualitativa do desperdício de água associado à realização das diferentes atividades e, também da intensidade do uso desse insumo nas escolas da amostra. Na Tabela 2.2, são apresentados os tipos de questionários elaborados e o conteúdo básico contemplado em cada um deles.

Tabela 2.2: Tipos de questionários aplicados aos usuários das escolas selecionadas.

Tipo A quem se destina Conteúdo básico das questões

B1 Usuário de banheiros (direção, professor e demais funcionários)

- forma de uso das torneiras de lavatório; - forma de uso da válvula de descarga; - forma de uso dos mictórios;

- forma de uso das torneiras externas aos banheiros; - utilização dos banheiros;

- observação do desperdício e/ou perda de água nos pontos de consumo; - conhecimento de torneira economizadora e dispositivos de descarga; - utilização de chuveiros.

B4 Usuário de banheiro (aluno alfabetizado - 4a, 5a e 8a série)

- forma de uso das torneiras de lavatório; - forma de uso da válvula de descarga; - forma de uso dos mictórios;

- forma de uso das torneiras externas aos banheiros; - utilização dos banheiros;

- observação do desperdício e/ou perda de água nos pontos de consumo; - conhecimento de torneira economizadora e dispositivos de descarga. AE1

Responsável pela limpeza das áreas externas (servente e auxiliar de serviços gerais)

- caracterização das atividades de limpeza e manutenção; - forma de uso das torneiras de uso geral e bebedouro.

AS1

Responsável pela limpeza das áreas de serviço/lavanderias (servente e auxiliar de serviços gerais)

- caracterização das atividades de limpeza e lavanderia;

- forma de uso das torneiras de tanque, lavagem e de máquina de lavar roupas.

B3

Responsável pela limpeza dos banheiros (servente e auxiliar de serviços gerais)

- caracterização das atividades de limpeza;

- forma de uso das torneiras de lavagem e de lavatórios.

BB1

Responsável pelo banho de bebês dos berçários/salas de banho (professor e monitor)

- caracterização das atividades de banho e limpeza;

- forma de uso das duchas/chuveiros e torneiras de uso geral.

BB3

Responsável pela limpeza dos berçários/salas de banho (servente e auxiliar de serviços gerais)

- caracterização das atividades de limpeza;

- forma de uso das duchas/chuveiros e torneiras de uso geral.

C1

Responsável pela limpeza das cozinhas (cozinheira e auxiliar de serviços gerais)

- caracterização das atividades de limpeza;

- forma de uso das torneiras de pia, tanque, de lavagem e filtro.

Para a seleção da amostra de usuários a serem entrevistados, foram adotados os critérios constantes nas Tabelas 2.3 a 2.5.

Vale ressaltar que nas referidas tabelas são apresentadas apenas as três tipologias básicas, pois as demais são composições/derivações das mesmas.

(4)

Tabela 2.3: Seleção de usuários em função do tipo de ambiente e das atividades nele realizadas - população fixa.

TIPOLOGIA DA ESCOLA Tipo de questionário

CEMEI EMEI EMEF

Área Externa - responsável pela manutenção (AE1)

servente, vigilante, zelador ou agente de apoio servente, vigilante, zelador ou agente de apoio servente, vigilante, zelador ou agente de apoio Área de serviço / lavanderia -

usuário (AS1) servente ou agente de apoio servente ou agente de apoio servente ou agente de apoio Banheiro - responsável pela

limpeza (B3) servente ou agente de apoio servente ou agente de apoio servente ou agente de apoio Cozinha - usuário (C1) cozinheira, auxiliar de cozinha ou agente de apoio cozinheira, auxiliar de cozinha ou agente de apoio cozinheira, auxiliar de cozinha ou agente de apoio Banho de bebê - usuário

(BB1) monitor ou professor --- --- Ambie n te e m es tudo e usuár ios e m ge ral

Banho de bebê - responsável pela limpeza (BB3) servente ou agente de apoio --- --- Banheiro - usuário (B6) (desenhos) --- 30 alunos de 5 ou 6 anos (*) 1 classe da 1a série (*) Am b ien te em estud o e aluno s Banheiro - usuário (B4) --- --- 1 classe da 4a ou 5a série e, 1 classe da 8a série (*)

(*) ao menos 10% do total de alunos

Tabela 2.4: Ambientes Sanitários - preenchimento de ficha de observação.

AMBIENTE Área Externa (AE2) Área de Serviço (AS2)

Banheiro (B2) Cozinha (C2)

OBSERVAÇÃO

Banho de bebê (BB2)

Tabela 2.5: Seleção da amostra de usuários-banheiro.

Tipo de usuário Quantidade existente de funcionários Nº de questionários B1 aplicados Diretor 1 1 1 1 2 a 5 2 Cozinheiro mais de 5 3 1 1 2 a 5 2 Vigilante mais de 5 3 1 1 2 a 5 2 Servente mais de 5 3 Professor Monitor --- 10% do número total de professores e monitores (no mínimo, 3)

Nota: B1 – questionário para usuários de banheiro.

As entrevistas foram realizadas pela equipe de levantamento em dois dias da semana, contemplando, em média, duas escolas por visita, variando em função do número de ambientes a serem inspecionados e do número de usuários a serem entrevistados.

O(a) diretor(a) da escola foi entrevistado(a) seguindo as questões relacionadas na ficha cadastral de caracterização. Além dessa ficha, o(a) diretor(a) foi também questionado(a) quanto à forma de utilização dos aparelhos sanitários do banheiro e à satisfação com os mesmos, como usuário que é desse ambiente.

Dependendo do tipo de usuário, classificado em função da atividade realizada com o emprego da água, basicamente, para higiene pessoal e/ou de utensílios e ambiental, são aplicados questionários diferenciados, conforme apresentado anteriormente.

(5)

Assim, por exemplo, no caso da equipe de limpeza dos ambientes sanitários, são aplicados dois tipos de questionários: um referente à forma de uso e satisfação dos aparelhos sanitários do banheiro para higiene pessoal, e outro referente à forma de higienização dos ambientes sanitários.

Por sua vez, para a equipe de cozinheiras também foram aplicados dois tipos de questionários: um referente à forma de uso e satisfação dos aparelhos sanitários do banheiro para higiene pessoal, e outro referente aos hábitos de consumo de água nas atividades desenvolvidas na cozinha para o preparo e higienização dos alimentos e utensílios e o grau de satisfação com os mesmos.

No caso dos alunos, a forma e o tipo de aplicação do questionário referente às atividades realizadas com o uso de água (nos banheiros e bebedouros) são dependentes da faixa etária e do número de classes selecionadas para o levantamento, quais sejam:

ƒ CEMEI: a princípio, foi aplicado o questionário iconográfico para os alunos de CEMEI, porém chegou-se à conclusão que eles não tinham ainda entendimento para responder o questionário; assim, essa população não foi mais considerada na aplicação dos questionários; ƒ EMEI: uma ou mais classes de alunos com idade acima de 05 anos, totalizando um mínimo 30

crianças (questionário iconográfico);

ƒ EMEF: uma ou mais classes de alunos de 1ª série (07 anos – questionário iconográfico), idem para 4a ou 5a e 8a séries (10 a 14 anos – questionário escrito); totalizando no mínimo 30 alunos de cada série; e

ƒ FUMEC e/ou supletivo: no mínimo 30 alunos.

Além dos questionários citados anteriormente, foi preenchida pela equipe a ficha de observação das atividades desenvolvidas pelos usuários no que se refere ao uso da água (realização de atividades com a torneira constantemente aberta, torneiras fechadas inadequadamente, utilização de mangueira para remoção de sujeira ao invés da vassoura, etc.).

Vale ressaltar que todas as planilhas e questionários passaram por aplicações piloto, de forma a identificar possibilidades de melhoria.

3.

RESULTADOS PRELIMINARES E ANÁLISES

O levantamento em campo foi finalizado para todas as escolas da amostra selecionada, sendo os dados inseridos em um banco eletrônico (atividade em andamento em março de 2004).

Assim, são apresentadas nesse item as análises preliminares que vêm sendo desenvolvidas.

Na Tabela 3.1 é apresentado um exemplo das atividades que envolvem o uso da água na tipologia EMEF. Essa análise foi efetuada também para as outras duas tipologias básicas consideradas: CEMEI e EMEI.

Tabela 3.1: Atividades que envolvem o uso de água na tipologia EMEF.

Atividades realizadas por Ambiente Pontos de consumo de

água Alunos Professores e funcionários

Bacia Sanitária Necessidades fisiológicas Necessidades fisiológicas.

Chuveiro --- Banho funcionários.

Lavatório Lavar mãos e rosto Lavar mãos, rosto e escovar

dentes. Lavatório tipo calha Lavar mãos, rosto e

beber água ---

Mictório individual Necessidades fisiológicas Necessidades fisiológicas. Mictório tipo calha Necessidades fisiológicas Necessidades fisiológicas.

Tanque de banho --- ---

Banheiro e sala de banho

Torneira de uso geral

(6)

Tabela 3.1: Atividades que envolvem o uso de água na tipologia EMEF - continuação.

Atividades realizadas por Ambiente Pontos de consumo de

água Alunos Professores e funcionários

Filtro --- Preparar bebidas, água p/ beber e

cozinhar.

Pia de cozinha - AF ---

Preparar refeições, lavar louças, higienizar frutas, verduras e hortaliças.

Pia de cozinha - AQ --- Lavar louça.

Tanque COZ - AF --- Lavar utensílios de grande porte.

Tanque COZ - AQ --- Lavar utensílios de grande porte.

Cozinha e copa

Torneira de uso geral

(interna) --- Limpeza geral do ambiente.

Tanque --- Lavar panos e utensílios de

limpeza. Torneira de uso geral

(interna) --- Limpeza geral do ambiente.

Torneira de máquina de lavar --- Lavar panos de limpeza.

Área de serviço

e lavanderia

Torneira para tanquinho --- Lavar panos de limpeza.

Lavatório tipo calha Lavar mãos, rosto e beber água ---

Tanque --- Lavar panos e utensílios de

limpeza.

Ponto de bebedouro elétrico Beber água Beber água.

Refeitório e áreas externas

Torneira de jardim, horta e

uso geral (externa) ---

Rega de jardins, horta, limpeza geral, e piscinas.

Da análise das atividades relacionadas na tabela anterior e dos dados referentes às demais tipologias, verifica-se que:

ƒ o chuveiro é utilizado no CEMEI para banho das crianças e funcionários. No EMEI é utilizado eventualmente para banho das crianças, sendo também utilizado pelos funcionários. Já no EMEF, o chuveiro é utilizado somente para banho de funcionários;

ƒ no CEMEI e EMEI, os lavatórios individuais e lavatórios tipo calha são utilizados pelos alunos para lavar as mãos, rosto, escovar dentes e beber água; no EMEF, as atividades são as mesmas, com exceção da escovação;

ƒ no CEMEI, as torneiras das pias da cozinha são utilizadas para a higienização de mamadeiras, o que não ocorre nas outras tipologias;

ƒ a pia da cozinha, em uma mesma tipologia ou em tipologias diferentes, implica em atividades diferentes. Algumas escolas não têm o tanque para lavagem de utensílios maiores na cozinha, sendo a lavagem destes efetuado na pia, quando isso é possível (em função do tamanho); quando não o é, utilizam-se as torneiras externas;

ƒ os tanques das áreas de serviço/lavanderias no CEMEI e EMEI são utilizados para lavagem de lençóis; e

ƒ as torneiras de uso geral, em alguns EMEI e CEMEI, são também utilizadas para encher e fazer a limpeza da piscina, quando existente.

Conforme citado anteriormente, com a aplicação dos questionários pretende-se avaliar o desperdício de água associado à realização das diferentes atividades. Para tanto, estão sendo formulados critérios, conforme explicitado nas Tabelas 3.2 e 3.3.

(7)

Tabela 3.2: Avaliação do desperdício de água na realização das atividades.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO COM desperdício SEM desperdício

Rega de jardim Rega de horta Lavagem de piso

Lavagem das salas de aula e outros ambientes externos Lavagem de refeitório

atividade realizada com mangueira atividade não realizada com mangueira

Quantidade de água nos pontos de consumo

com ponto(s) de consumo com quantidade de água elevada

sem ponto de consumo com quantidade de água elevada

AE1

Forma de uso dos pontos de consumo

com ponto(s) de consumo utilizado(s) sempre aberto(s)

sem ponto de consumo utilizado sempre aberto

Lavagem de panos de limpeza geral, baldes, vassouras, rodos e afins

atividade realizada com lavagem e enxágüe em água corrente

atividade não realizada com lavagem e enxágüe em água corrente

Lavagem de fraldas, lençóis, babadores, cobertores e outros

atividade realizada com lavagem em água corrente

atividade não realizada com lavagem em água corrente Lavagem do ambiente atividade realizada com mangueira atividade não realizada com

mangueira Quantidade de água nos

pontos de consumo

com ponto(s) de consumo com quantidade de água elevada

sem ponto de consumo com quantidade de água elevada

AS1

Material do piso e parede material de difícil limpeza material de fácil limpeza Lavagem de hortaliças e frutas atividade realizada com lavagem e

enxágüe em água corrente

atividade não realizada com lavagem e enxágüe em água corrente

Lavagem de talheres, copos, travessas, panelas, etc. Lavagem de mamadeiras

atividade realizada com lavagem em água corrente

atividade não realizada com lavagem em água corrente

Preparo e cocção de alimentos descongelamento de carne feito

em água corrente ---

Lavagem do ambiente atividade realizada com mangueira atividade não realizada com mangueira

Quantidade de água nos pontos de consumo

com ponto(s) de consumo com quantidade de água elevada

sem ponto de consumo com quantidade de água elevada

C1

Material do piso e parede material de difícil limpeza material de fácil limpeza Lavagem do ambiente atividade realizada com mangueira atividade não realizada com

mangueira Quantidade de água nos

pontos de consumo

com ponto(s) de consumo com quantidade de água elevada

sem ponto de consumo com quantidade de água elevada Forma de uso dos pontos de

água

com ponto(s) de consumo utilizado(s) sempre aberto(s)

sem ponto de consumo utilizado sempre aberto

B3

Material do piso e parede material de difícil limpeza material de fácil limpeza Quantidade de água nos

lavatórios

Quantidade de água nas válvulas de descarga Quantidade de água nos mictórios

B1 e

B4

Quantidade de água nas torneiras externas aos banheiros

ao menos 70% das respostas indicam quantidade elevada de água no ponto de consumo

até 70% das respostas indicam quantidade elevada de água no ponto de consumo

(8)

Tabela 3.2: Avaliação do desperdício de água na realização das atividades – continuação.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO COM desperdício SEM desperdício

Forma de uso dos lavatórios Forma de uso dos mictórios Forma de uso das torneiras externas aos banheiros

ao menos 70% das respostas indicam que o ponto de consumo é utilizado de forma sempre aberto

até 70% das respostas indicam que o ponto de consumo é utilizado de forma sempre aberto

Forma de uso das válvulas de descarga

ao menos 70% das respostas indicam que o usuário aperta muito o botão

até 70% das respostas indicam que o usuário aperta muito o botão

B1 e

B4

Observação dos usuários

ao menos 70% das respostas indicam que foi observado, ao menos, 1 ponto de consumo aberto

até 70% das respostas indicam que foi observado, ao menos, 1 ponto de consumo aberto

B1 Forma de uso dos chuveiros

ao menos 70% das respostas indicam banhos com duração superior a 10 minutos

até 70% das respostas indicam banhos com duração superior a 10 minutos

B6 Quantidade de água nos lavatórios

ao menos 70% das respostas indicam quantidade elevada de água no ponto de consumo

até 70% das respostas indicam quantidade elevada de água no ponto de consumo

Banho do bebê

BB1 Banho rápido no bebê (troca

de fralda)

atividade realizada com chuveiro/ducha aberto direto

atividade realizada com chuveiro/ducha aberto direto

Quantidade de água nos pontos de consumo

com pontos de consumo com quantidade de água elevada

com pontos de consumo com quantidade de água adequada ou insuficiente

Lavagem do ambiente atividade realizada com mangueira

atividade não realizada com mangueira

BB1 e

BB3

Material do piso e parede material de difícil limpeza material de fácil limpeza

BB3

Forma de uso dos pontos de consumo

com ponto(s) de consumo utilizado(s) sempre aberto(s)

sem ponto de consumo utilizado sempre aberto

Tabela 3.3: Avaliação da intensidade de utilização da água nas escolas.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO Uso intensivo Uso não intensivo

Rega de jardim Rega de horta Lavagem de piso

Lavagem das salas de aula e outros ambientes externos

atividade realizada 1x dia ou com maior freqüência

atividade realizada menos de 1xdia

AE1

Lavagem de refeitório atividade realizada 2x dia ou com

maior freqüência atividade realizada até 1xdia Lavagem de panos de limpeza

geral, baldes, vassouras, rodos Lavagem de fraldas, lençóis, babadores, cobertores e outros

atividade realizada 2x dia ou com

maior freqüência atividade realizada até 1xdia

AS1

Lavagem do ambiente atividade realizada 1x dia ou com maior freqüência

atividade realizada menos de 1xdia

(9)

Tabela 3.3: Avaliação da intensidade de utilização da água nas escolas - continuação.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO

Uso intensivo Uso não intensivo

Lavagem de hortaliças e frutas Lavagem de talheres, copos, travessas, panelas, etc. Lavagem de mamadeiras Lavagem do ambiente

atividade realizada 3x dia ou com

maior freqüência atividade realizada até 2x dia

C1

Preparo e cocção de alimentos atividade realizada 2x dia ou maior

freqüência atividade realizada até 1x dia

B3 Lavagem do ambiente atividade realizada 3x dia ou com maior freqüência atividade realizada até 2x dia

Número de acionamentos da válvula de descarga

ao menos 70% das respostas indicam acima de 1 acionamento por uso

até 70% das respostas indicam acima de 1 acionamento por uso Uso do banheiro - funcionários

em período parcial de trabalho e alunos

ao menos 70% das respostas indicam 2 ou mais usos do banheiro por dia(*)

até 70% das respostas indicam 2 ou mais usos do banheiro por dia(*)

Uso do banheiro - funcionários em tempo integral de trabalho

ao menos 70% das respostas indicam 4 ou mais usos do banheiro por dia(*)

até 70% das respostas indicam 4 ou mais usos do banheiro por dia(*)

B1 e

B4

Observação dos usuários

ao menos 70% das respostas indicam observação de pontos de consumo constantemente abertos

até 70% das respostas indicam observação de pontos de

consumo constantemente abertos

B1 Uso dos chuveiros ao menos 70% das pessoas utilizam o chuveiro mais de 1x dia até 70% das pessoas utilizam o chuveiro mais de 1 x dia

Banho do bebê

BB1 Banho rápido no bebê (troca de fralda)

atividade realizada 2 ou mais vezes por dia por criança

atividade realizada até 1 vezes por dia por criança

BB1 BB3 Lavagem do ambiente

atividade realizada 3 ou mais vezes por dia

atividade realizada até 2 vezes por dia

(*)

Usos que envolvem o emprego de água no ambiente.

Vale ressaltar que os referidos critérios se encontram em processo de validação, podendo sofrer modificações na seqüência dos trabalhos.

Para a análise conjunta do desperdício e da intensidade de uso na realização de cada atividade que envolve o uso da água, estão sendo analisados métodos para o estabelecimento de pesos, de modo a diferenciar, dentre as atividades que são realizadas com desperdício, aquelas que impactam mais na conta de água. O mesmo é válido para a intensidade de uso da água na edificação.

A título de ilustração, as tabelas 3.4 a 3.5 apresentam os resultados da aplicação piloto dos critérios propostos na Tabelas 3.2 e 3.3 para uma escola da tipologia EMEF, a qual possui uma população total de 583 usuários. O número de entrevistados é variável para cada tipo de questionário, tendo sido realizados, no total, 98 questionários nessa escola.

(10)

Tabela 3.4: Avaliação do desperdício de água na realização das atividades – EMEF-71.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO Questionário Avaliação

Lavagem de piso balde e sabão SEM DESPERDÍCIO

Lavagem de refeitório balde e sabão SEM DESPERDÍCIO

Lavagem da calçada mangueira sem esguicho COM DESPERDÍCIO

Quantidade de água nos pontos de consumo

quantidade elevada: nenhum

ponto SEM DESPERDÍCIO

AE1

Forma de uso dos pontos de

consumo sempre aberto COM DESPERDÍCIO

Lavagem de panos de limpeza geral, baldes, vassouras, rodos e afins

lavagem e enxágüe em água

corrente COM DESPERDÍCIO

Quantidade de água nos pontos de consumo

quantidade elevada: nenhum ponto

AS1

Material do piso e parede fácil limpeza

SEM DESPERDÍCIO

Lavagem de hortaliças e frutas lavagem e enxágüe em água corrente

Lavagem de talheres, copos,

travessas, panelas, etc. lavagem em água corrente Preparo e cocção de alimentos descongelamento de carne é feito

em água corrente Lavagem do ambiente mangueira sem esguicho

COM DESPERDÍCIO

Quantidade de água nos pontos de consumo

quantidade elevada: nenhum ponto

C1

Material do piso e parede fácil limpeza

SEM DESPERDÍCIO

Lavagem do ambiente balde e sabão Quantidade de água nos

pontos de consumo

quantidade elevada: nenhum ponto

SEM DESPERDÍCIO Forma de uso dos pontos de

água sempre aberto COM DESPERDÍCIO

B3

Material do piso e parede fácil limpeza SEM DESPERDÍCIO

Quantidade de água nos lavatórios

quantidade elevada: nenhum

entrevistado SEM DESPERDÍCIO

Forma de uso dos lavatórios sempre aberto: 7 entrevistados

(77,8%) COM DESPERDÍCIO

Quantidade de água nas válvulas de descarga

quantidade elevada: nenhum entrevistado

Forma de uso das torneiras externas aos banheiros

sempre aberto: 2 entrevistados (66,7%)

Quantidade de água nas torneiras externas aos banheiros

quantidade elevada: 1 entrevistado (33,3%) Forma de uso das válvulas de

descarga

aperta muito: 1 entrevistado (11,1%)

Observação dos usuários

observou algum ponto de consumo aberto: 6 entrevistados (66,7%)

SEM DESPERDÍCIO

B1

Forma de uso dos chuveiros acima de 10 minutos: 1

(11)

Tabela 3.4: Avaliação do desperdício nas atividades que envolvem o uso de água - EMEF-71 - continuação.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO Questionário Avaliação

Quantidade de água nos lavatórios quantidade elevada: 12 entrevistados (23,1%)

Quantidade de água nas válvulas de descarga

quantidade elevada: 6 entrevistados (15%)

Quantidade de água nos mictórios quantidade elevada: 2 entrevistados (8%)

Quantidade de água nas torneiras externas aos banheiros

quantidade elevada: 4 entrevistados (9,1%)

SEM DESPERDÍCIO

Forma de uso dos lavatórios sempre aberto: 42 entrevistados (70%)

Forma de uso dos mictórios sempre aberto: 19 entrevistados (70,4%)

COM DESPERDÍCIO

Forma de uso das torneiras externas aos banheiros

sempre aberto: 9 entrevistados (15%)

Forma de uso das válvulas de descarga

aperta muito: 37 entrevistados (63,8%)

SEM DESPERDÍCIO

B4

Observação dos usuários observou algum ponto de consumo

aberto: 56 entrevistados (93,3%) COM DESPERDÍCIO

B6 Quantidade de água nos lavatórios quantidade elevada: 1 entrevistado (4%) SEM DESPERDÍCIO

Tabela 3.5: Avaliação qualitativa da intensidade de utilização de água nas atividades - EMEF-71.

CRITÉRIO ADOTADO

TIPO ATIVIDADE /

PONTO DE CONSUMO Questionário Avaliação

Lavagem de piso 2x semana

Lavagem de refeitório 1x dia

AE1

Lavagem da calçada 2x semana

USO NÃO INTENSIVO Lavagem de hortaliças e frutas 4x dia

Lavagem de talheres, copos,

travessas, panelas, etc. 4x dia

USO INTENSIVO Preparo e cocção de alimentos 1x dia

C1

Lavagem do ambiente 3x semana USO NÃO INTENSIVO

B3 Lavagem do ambiente 2x dia USO NÃO INTENSIVO

Número de acionamentos da válvula de descarga

2 ou mais acionamento por uso: 1 entrevistado (11,1%)

Uso do banheiro - funcionários

em período parcial de trabalho 2 ou mais usos: 1 entrevistado (50%) Uso do banheiro - funcionários

em tempo integral de trabalho 4 ou mais usos: 4 entrevistados (57,2%) Observação dos usuários observam constantemente pontos de

consumo abertos: 3 entrevistados (33,3%)

B1

Uso dos chuveiros 1x dia ou mais: nenhum entrevistado

USO NÃO INTENSIVO

Número de acionamentos da válvula de descarga

2 ou mais acionamento por uso: 28 entrevistado (46,7%)

Uso do banheiro - alunos 2 ou mais usos: 11 entrevistados (18,3%)

B4

Observação dos usuários Observam constantemente pontos de consumo abertos: 15 entrevistados (25%)

(12)

Segundo os critérios propostos, cerca de 2 atividades (5,6%) foram classificadas como sendo realizadas com alto desperdício e uso intensivo de água; 5 atividades (13,9%) com alto desperdício porém, com uso não intensivo de água; 6 atividades (16,7%) realizadas com baixo desperdício e uso não intensivo de água; 6 atividades (16,7%) com alto desperdício e 17 atividades (47,2%) com baixo desperdício.

Para a análise preliminar efetuada, vale destacar, porém, que foi considerado que os volumes associados às diferentes atividades é similar, o que não necessariamente é verdadeiro. Na seqüência dos trabalhos dessa pesquisa serão analisados métodos para a ponderação dos referidos volumes.

4.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo do presente trabalho, foi efetuada uma proposta preliminar para a avaliação do desperdício e da intensidade de utilização dos pontos de consumo de água em edificações escolares, de forma a constituir indicadores qualitativos dessas grandezas.

Para tanto, foi realizada uma investigação experimental, com a aplicação de questionários aos usuários de 81 escolas da rede municipal de Campinas.

Considerando-se a escola piloto, utilizando a metodologia proposta, das trinta e seis atividades realizadas com o uso da água, 36,1% foram classificadas como sendo com desperdício e duas (5,6%) envolvem um uso intensivo desse insumo, de acordo com o critério adotado.

Porém, apesar da aplicação piloto ter se mostrado adequada, a validação dos resultados obtidos somente poderá ser verificada com a extensão para a amostra como um todo.

Por último, torna-se necessário estabelecer pesos para a avaliação da forma de realização das atividades, de modo que aqueles que respondem pelos maiores volumes desperdiçados e/ou utilizados sejam considerados de maneira diferenciada das demais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, L. S. M. Avaliação durante operação dos sistemas hidráulicos e sanitários em edifícios escolares. Campinas, 2004. 231p. Dissertação de mestrado – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP).

LANDI, F. R. A evolução histórica das instalações hidráulicas. São Paulo, 1993. 64p. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP – Departamento de Engenharia da Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (DCC/EPUSP).

PEDROSO, L. P. Subsídios para a implementação de sistemas de manutenção em Campus Universitário, com ênfase em conservação de água. Campinas, 2002. 168p. Dissertação de mestrado – Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP).

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem à equipe do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Sistemas Prediais da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (LEPSIS-FEC/UNICAMP), pelo auxílio no desenvolvimento das atividades gerais do projeto de pesquisa, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão de bolsas de estudos.

Referências

Documentos relacionados

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o