• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA ROBERTO MARINHO HISTÓRIA DA ARTE RENASCIMENTO CULTURAL SABRINA DA SILVA DE CALDA Nº34 PROFª LILIANE 1ºB PAV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA ROBERTO MARINHO HISTÓRIA DA ARTE RENASCIMENTO CULTURAL SABRINA DA SILVA DE CALDA Nº34 PROFª LILIANE 1ºB PAV"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA ROBERTO

M

ARINHO

H

ISTÓRIA DA

A

RTE

R

ENASCIMENTO

C

ULTURAL

SABRINA DA SILVA DE CALDA Nº34 PROFª LILIANE 1ºB PAV

SÃO PAULO MAIO DE 2013

(2)

ÍNDICE

1. RENASCIMENTO CULTURAL ... 3

1. 1. Características ... 3

1.2 Principais Artistas Renascentistas Italianos ... 4

2. LEONARDO DA VINCI ... 5

2. 1. O Homem Vitruviano ... 7

3. MICHELANGELO ... 8

4. RAFAEL SANZIO ... 11

5. ANÁLISE DE OBRA RENASCENTISTA ... 13

(3)

1. RENASCIMENTO CULTURAL

O Renascimento foi um movimento de renovação científica e cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XV e XVI. Desenvolveu-se primeiramente em algumas cidades da Itália, iniciando-se em Florença e propagando-se posteriormente pela Europa.

Além da existência de diversas obras clássicas na região da Itália e da influência dos sábios bizantinos, este movimento foi impulsionado pela intensificação do comércio e da produção artesanal, que resultou no desenvolvimento da burguesia, das cidades e do comércio. Essas transformações fizeram os europeus acreditarem na existência de um novo mundo, muito diferente daquele que reinava na Idade Média. Assim, em grande parte da Europa começou a surgir escritores e artistas preocupados em expressar os valores daquele “novo mundo”. Em grande parte, essas atividades culturais eram financiadas por ricos comerciantes e banqueiros, ao que se dá o nome de Mecenato.

Como já dito, o Renascimento Cultural apresentou-se como uma ruptura com o mundo medieval. Ou seja, marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna, sendo esse fato a essência das características do movimento.

1. 1. Características

No Renascimento Cultural estão presentes as seguintes características:

Humanismo: valorização do ser humano, a criação privilegiada de Deus. Antropocentrismo: o homem passou a ser o centro do Universo e não mais

Deus, como pregava o Teocentrismo Medieval. O homem era visto como a obra mais bela e perfeita de Deus, tendo a capacidade de criar e compreender o universo.

Otimismo: os renascentistas acreditavam no progresso e na capacidade do homem de resolver os problemas. Por isso, apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-las nas suas obras de arte.

(4)

Racionalismo: o homem deveria usar a razão para compreender o universo e conhecer a natureza e as demais coisas. A razão era considerada um dom de Deus, que aproximava o homem a Ele por meio da criatividade e genialidade.  Individualismo: afirmação do artista como criador da obra (pois agora ele as

assinava, tornando-se famoso) e valorização do seu talento.

Inspiração na antiguidade clássica: os artistas renascentistas procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos. O próprio termo Renascimento foi inspirado pelos contemporâneos do movimento, que pretendiam estar fazendo renascer aquela cultura, desaparecida durante a “Idade das Trevas”.

1. 2 PRINCIPAIS ARTISTAS RENASCENTISTAS ITALIANOS

O Renascimento modificou a forma de produção de arte. Na Idade Média, as obras eram todas religiosas, geralmente em plano reto. Já nas artes renascentistas, os artistas baseavam-se na observação do mundo, o que os fez considerar princípios matemáticos, como: harmonia, equilíbrio e perspectiva. Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).

(5)

A virgem dos Rochedos

2. LEONARDO DA VINCI

Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália (embora alguns pesquisadores acreditem que ele tenha nascido em uma cidade situada entre Florença e Pisa). Além de notório pintor, ele também era inventor, músico, filósofo, anatomista, engenheiro, arquiteto, escultor e um estudioso da matemática, pesquisando áreas de figuras e o desenho em perspectiva.

Leonardo era filho do tabelião Piero di Antonio da Vinci e da camponesa Catarina. Seus pais não eram casados e logo depois de seu nascimento, eles se separaram. Leonardo ficou com o pai e sua mãe casou-se com um artesão. Ele não teve educação formal e sabia pouco ou nenhum latim, o que o deixava com certo ressentimento em relação aos colegas mais e estudados.

Aos 15 anos, Leonardo virou aprendiz do artista Andrea del Verrocchio, um típico artesão renascentista. Lá desenvolveu suas habilidades de pintar e de esculpir. Ele passou algum tempo também no ateliê vizinho, do artista Antonio Pollaiuolo. Mais tarde, foi aceito na associação de pintores de Florença e permaneceu trabalhando na região por um bom tempo. Depois, mudou-se para Milão para fazer alguns trabalhos para o duque Ludovico Sforza. Da Vinci viveu durante 17 anos na cidade. Duas de suas magistrais obras-primas foram pintadas nos primeiros anos em Milão: o quadro “A virgem dos rochedos” e o mural “A última ceia”. Mas, a provável razão da ida de Leonardo para Milão era erigir uma escultura de cinco metros de altura em bronze em homenagem a Francesco Sforza,

(6)

Monalisa del Giocondo

A Última Ceia (wikimedia.org)

fundador da dinastia a qual o duque pertencia, mas a obra não foi concluída.

A tomada de Milão pelo exército francês no final de 1499 levou Leonardo a deixar a cidade. Ele passou por Mantua e Veneza

e alguns meses depois chegou a Florença, onde foi recebido com honras de filho célebre. Dois anos depois ele virou general-engenheiro das tropas papais sob comando de César Bórgia.

Após a temporada com as tropas papais, Leonardo retornou para Florença, encarregado de um ousado projeto de construir um canal que ligasse a cidade ao mar. Nesse novo período em Florença, além dos trabalhos encomendados a ele, da Vinci dedicou-se intensamente a estudos científicos. Foi nesse período que Francesco del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo - e

(7)

O Homem Vitruviano

pagou-lhe muito bem por isso - um retrato de sua mulher, Monalisa. Quatro anos depois, o quadro não estava pronto. A "Monalisa del Giocondo" se tornou o quadro mais célebre da pintura ocidental. Hoje está no Louvre, como principal atração turística, numa sala em que um Rafael e um Correggio passam despercebidos.

A admiração pelas obras de da Vinci espalhou-se. Em 1506, o governador francês em Milão solicitou a presença de Leonardo para a realização de vários projetos arquitetônicos. Com a expulsão dos franceses de Milão em 1513, da Vinci mudou-se novamente. Desta vez, ele foi para Roma e ficou hospedado com Giuliano de Médici, irmão do papa Leão 10º. Após três anos em Roma, com 65 anos de idade, ele aceitou o convite do rei Francisco 1.º e partiu para a França. Lá fez pequenos trabalhos de pinturas, um projeto arquitetônico de um palácio e seus jardins e organizou seus escritos científicos. Em 2 de maio de 1519, Leonardo da Vinci morreu na cidade francesa de Cloux. Seus bens artísticos e científicos ficaram para Francesco Melzi, um jovem nobre que era um de seus pupilos.

2. 1. O HOMEM VITRUVIANO

Homem Vitruviano foi feito por Da Vinci em 1492 e expõe o traçado e as proporções do corpo humano.

O conceito elabora a noção a respeito da divina proporção através do raciocínio matemático, sendo um modelo ideal para todo o ser humano. As proporções do “homem vitruviano” são perfeitas e inserem o conceito clássico e divino de beleza.

(8)

Pietà de Michelangelo 3. MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em 6 de março de 1475, em Caprese. Perdeu a mãe aos 6 anos e foi criado por uma ama-de-leite e seu esposo, um cortador de mármore, o que o influenciou em sua vocação de escultor. Mesmo pressionado pelo pai a não se tornar um artista, Michelangelo persistiu.

Trabalhou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio. Mas o aprendizado foi breve – cerca de um ano. No ano seguinte, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni no jardim onde a família senhorial de Florença conservava uma valiosa coleção de esculturas antigas. Após a morte de Lourenço, Michelangelo fugiu para Veneza. Lá, teve contato com a concepção de outros artistas como Petrarca, Boccaccio e Dante e esculpiu

obras como Baco Bêbado e Adonis Morrendo. Sua grande obra do período é a "Pietà" de mármore que se encontra na basílica de São Pedro, em Roma, na qual a cena trágica contrasta com a serenidade do juveníssimo rosto da Virgem.

Retornou a Florença e recebeu o encargo de realizar as 15 figuras da capela Piccolomini da catedral de Siena e o colossal "Davi" de mármore, concluído em 1504. No mesmo ano, o artista começou a pintar o afresco "Batalha de Cascina" para a sala do conselho do Palazzo Vecchio florentino. Essa grande pintura, posteriormente destruída, suscitou

(9)

David

certa rivalidade entre Michelangelo e Leonardo da Vinci, que estava pintando "A batalha de Anghiari" na parede oposta. Em 1505, o papa Julio II chamou Michelangelo para construir um tumba para a sua morte, um grande mausoléu com mais de quarenta figuras em tamanho natural. O projeto, que não chegou a ser concluído, acarretou muitos problemas para Michelangelo, desde assistência inadequada na execução do projeto a falta de pagamento. O escultor desentendeu-se então com o papa e fugiu de Roma. Mais tarde, Michelangelo recebeu o primeiro pagamento do papa para iniciar a ampliação da capela Sistina, cujos afrescos pintou até 1512. Embora tenha trabalhado como pintor a contragosto, pois preferia a escultura, realizou na capela Sistina afrescos tidos como a expressão máxima da arte pictórica do Renascimento. Mais tarde, idealizou sua célebre estátua “Moisés” para a pedido dos herdeiros de Júlio II.

Em 1534, foi nomeado pelo papa Paulo III escultor, pintor e arquiteto oficial do Vaticano, fixando assim residência definitiva em Roma. Mais tarde, realizou no altar da capela Sistina o grande afresco "Juízo final".

Em seus últimos anos de vida, os encargos e projetos do artista foram principalmente obras de arquitetura. Dirigiu os trabalhos da basílica de São Pedro, que contem uma grande cúpula de sua autoria. Entre as esculturas de seus últimos anos, destaca-se a "Pietà Rondanini".

(10)

Além de pintor e escultor, trabalhou como arquiteto e escreveu poesias. Faleceu em 18 de fevereiro de 1564, em casa, solicitando em testamento que seu corpo fosse enterrado em Florença.

(11)

O casamento da Virgem 4. RAFAEL SANZIO

Rafael Sanzio nasceu no dia 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino. Era filho do pintor obscuro Giovanni Santi, um pintor de poucos méritos. Apesar disso, tinha ótimas relações na corte do duque Federico de Montefeltro, o que possibilitava ótimas mecenas.

Após a morte do pai, que transmitiu ao filho o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício, foi para Perúgia, onde aprendeu com Pietro Perugino a técnica do afresco e ali criou sua primeira obra de realce, “”. Mudou-se para Florença, atraído pela fama de Michelangelo e Leonardo da Vinci, de quem teve grande influência.

Mais tarde, o papa Júlio II convidou-o para trabalhar para ele, especialmente na decoração dos aposentos do Vaticano, que se tornariam famosos como as “Stanze de Rafael”. Ali ele permaneceu por 12 anos, encarregado de obras de vulto, que provaram o poder de sua rica e diversificada imaginação.

Após a morte de Júlio II, continuou trabalhando para o novo papa, Leão X, sendo que com a morte de Bramante, foi nomeado para suceder-lhe como arquiteto do Vaticano e assumiu as obras em curso na basílica de São Pedro, onde substituiu a planta em cruz grega por outra mais simples, em cruz latina. Neste período ele assumiu também a decoração das

(12)

Transfiguração

Uma das “Stanze de Rafael”, a mais conhecida - Escola de Atenas (Scuola di Atene no original). galerias do Vaticano, concluída depois por seus aprendizes, e realizou trabalhos diversos, como retratos, tapeçarias, cenografias e ornamentações sacras, altares, planos arquitetônicos direcionados para edificações não religiosas, e igrejas como a de Sant'Eligio degli Orefici. Era então o pintor da moda na Itália. Seu prestígio era tanto que biógrafos dizem que o papa pensou em fazê-lo cardeal.

Indicado para cuidar das antiguidades de Roma, elaborou um mapa arqueológico desta cidade. Transfiguração, de 1517, foi sua derradeira e importante obra, ao lado do cenário composto para a peça cômica I suppositi, do autor Ludovico Ariosto.

Ele morreu prematuramente, em Roma, no mesmo dia em que alcançava os 37 anos. Afirma-se que ele foi vítima de uma febre muito severa. Rafael tornou-se famoso especialmente pela produção de suas Madonas, um conjunto de pinturas sobre a Virgem Maria.

(13)

5. ANÁLISE DE OBRA RENASCENTISTA DAVI, DE MICHELANGELO

1. A Escultura Davi, de Michelangelo, foi feita em mármore.

2. A escolha de retratar Davi, um homem, em vez de um objeto do teocentrismo nos mostra duas características essenciais do Renascimento: o humanismo e o antropocentrismo, no qual o homem é valorizado como criação privilegiada de Deus e passa a ser o centro do Universo.

(14)

2. Podemos perceber claramente a influência grega na escultura renascentista - tanto a posição de Davi quanto a idealização da beleza e serenidade. Uma das pernas está apoiando o peso do corpo, equilibrando o eixo central para que a figura fique relaxada. Isso se chama contraposto e foi muito utilizado nas esculturas clássicas. 2. A escultura tem um realismo anatômico e o predomínio das linhas curvas. É a

busca da perfeição presente nas obras Renascentistas.

3. Aqui, vemos a riqueza dos detalhes, que traz a perfeição da obra tão procurada e explorada no Renascimento, realizadas por Michelangelo com pleno êxito: as veias, marcas da mão, o rosto, nariz, boca, marcas de expressão... Todos os detalhes perfeitamente entalhados.

(15)

4. Os olhos de Davi tem um toque especial de Michelangelo. Ele perfurou a região da pupila dos olhos de uma que, quando a luz incide sobre os olhos, ilumina mais a área perfurada, deixando na penumbra a região perfurada. Isto dá um efeito extremamente realista aos olhos, que parecem brilhar com o espírito do Rei guerreiro.

(16)

6. BIBLIOGRAFIA

LEONARDO da Vinci Disponível em:

<http://educacao.uol.com.br/biografias/leonardo-da-vinci.jhtm>. Acesso em: 09 ago. 2013.

MARINHO, Jailson. RENASCIMENTO CULTURAL. Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4400/1/RENASCIMENTO-CULTURAL/Paacutegina1.html>. Acesso em: 08 maio 2013.

MICHELANGELO - Um Gênio da Arte Renascentista Disponível em: <http://emdiv.com.br/pt/arte/geniosdaarte/2391-michelangelo-um-genio-da-arte-renascentista.html>. Acesso em: 09 ago. 2013.

PEDRO, Antônio; LIMA, Lizânia de S.. Renascimento Cultural. Disponível em: <http://www2.portoseguro.ifba.edu.br/doc_professores/carla_camuso/Apostila%20renascime nto.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2013.

PINTO, Tales. Renascimento Cultural europeu. Disponível em:

<http://www.escolakids.com/renascimento-cultural-europeu.htm>. Acesso em: 08 maio 2013.

REBOUÇAS, Fernando. Michelangelo. Disponível em:

<http://www.infoescola.com/biografias/michelangelo/>. Acesso em: 10 ago. 2013.

SANTANA, Ana Lucia. Leonardo da Vinci. Disponível em:

<http://www.infoescola.com/biografias/leonardo-da-vinci/>. Acesso em: 09 ago. 2013.

SANTANA, Ana Lucia. Rafael Sanzio. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

No primeiro capítulo a pesquisa se concentrou no levantamento de dados da escola no Projeto Político Pedagógico (PPP) e análise dos indicadores do SPAECE. No

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

In times of economic and financial crisis such as Brazil has been facing since 2014, the social rights of a benevolent character that depends on public policies and budgetary