• Nenhum resultado encontrado

Boletim Informativo do CBH-RMF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim Informativo do CBH-RMF"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1

O CBH-RMF ao regulamentar a criação das Comissões Gestoras (Resolução 001/2008) deu um salto qualitativo na busca por uma gestão de recursos hídricos com o envolvi-mento cada vez maior dos usuários locais.

A Gerência Metropolitana da COGERH, atra-vés do seu Núcleo de Gestão, aproveitando as reuniões de alocação negociada de cada sistema hídrico e todo o trabalho de gestão que já vinha sendo feito com os usuários na região, bem como o apoio dos membros do CBH-RMF nos sistemas hídricos locais, for-malizou até agora as seguintes CG:

► Açude Castro (município de Itapiúna) ► Açude Acarape do Meio (município de

Re-denção)

► Açude Itapebussu (município de Maran-guape) – trabalho em conjunto com o DNOCS.

► Canal do Trabalhador (município de Beberibe) Além destes, o açude Pompeu Sobrinho no municí-pio de Choró-limão, já tinha uma Comissão Gestora formalizada, segundo portaria do DNOCS.

Como trabalho inicial, criamos as CG dos açudes Penedo (Maranguape), Aracoiaba e Catucinzenta (Aquiraz), ansiados pela comunidade local há muito tempo.

A parceria COGERH e CBH-RMF faz

avançar as Comissões Gestoras

Ano 1 - Edição 04

Boletim Informativo do

CBH-RMF

Outubro 2008

Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza

(CBH-RMF) Coca-cola e CBH 2 Informes 2 Resultados do Projeto Coca-Cola 2 CG - Oxigênio para o CBH 3 CG - Metropoli-tana 4,5 Nesta edição:

Editorial

O CBH-RMF nesta 4a. Edição ressalta o Projeto Coca-Cola de gestão sustentável da água através da educação ambiental com escolas e órgãos públicos, verificando in locu a qualidade da água. A parceria com o CBH-RMF foi feita e está dando frutos. As Comissões Gestoras nas Bacias Me-tropolitanas tem alcançado um novo ânimo com sua legitimidade dentro do Comitê. E, o mais gratificante em tudo isso é que os membros do CBH-RMF estão plenamente envolvidos na mobilização e formalização dessas Comissões Gestoras. No próximo ano, o desafio é continuar oxigenando as Comissões Gestoras, atendendo suas demandas e servindo como inter-locutor diante do Governo do Estado do Ceará.

Para 2009 também temos como desafio o acompanhamento da revisão do Plano de Gerenciamento das Bacias Metropolitanas. Como disse Jesus: “olhai os campos, estão prontos para colheita. A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” Arregacemos as mãos para o serviço!

Tel: 85-3218.7662 Fax:85-3218.7666

(2)

Página 2

equipes para o monitoramento qualitativo da água em 10 pontos diferentes do rio Maranguapinho. O CBH-RMF participou

ativa-mente na escolha do local para o projeto e se colocou a dispo-sição da Coca-Cola para esse trabalho de parceria.

É válido salientar a iniciativa da Coca-Cola não somente por este projeto, mas também pela sua participação efetiva no CBH-RMF, mesmo não ten-do siten-do eleita como membro do CBH-RMF nesta 3a. Ges-tão. Parabéns em especial a Joana D´arc e ao Lucas da Norsa pelo empenho nesse projeto.

O CBH-RMF, através de sua Presidente, Zita Timbó, partici-pou dia 28/08/08, no auditório da Coca-Cola em Maracanaú, da abertura do projeto “Gestão So-cioambiental da Água”. Esse projeto, em parceria com a ong SOS Mata Atlântica, visa sensi-bilizar e capacitar usuários, so-ciedade civil e órgãos gestores, sobre o uso sustentável da água e o desenvolvimento de ações locais replicáveis. Na ocasião havia em torno de 40 partici-pantes de escolas, ongs, gesto-res, que em grupo, formarão

Projeto Coca-Cola e o CBH-RMF

Informes

Curso de Extensão na Unifor—Gestão de Recursos Hídricos - 5 vagas para o CBH-RMF, 60 horas, toda sexta-feira, manhã e tarde, início provável em novembro de 2008. Conteúdo: arcabou-ço legal e institucional de recursos hídricos; disponibilidade hídrica; sistema de apoio a decisão aplicada a recursos hídricos.

Seminário Internacional - Governança da Água, a bacia hidrográfica e os ecossistemas - 05,06,07 de novembro de 2008—Seara Praia Hotel—Inscrições: www.praticanet.com.br. Promo-ção: SRH / COGERH / ANA / ABRH / PROÁGUA / UFC / FUNCEME.

Equipamentos e funcionários - Já temo um notebook e data show da Gerência Metropolitana para as atividades da gestão; contratação de apoio administrativo para o Núcleo de Gestão. ► Material de divulgação: CBH-RMF terá uma nova tiragem da sua cartilha Educação Ambiental

na Gestão das Águas; o site do CBH-RMF está em processo de finalização; banners de divulga-ção do CBHR-RMF e educadivulga-ção ambiental estão sendo elaborados.

Resultados do Projeto Gestão Sócio-Ambiental

das Águas

Esse projeto, que a Coca-Cola, através da Norsa Refrigerantes em parceria com o S.O.S Mata Atlântica está desenvolvendo e apoiado pelo CBH-RMF, já apresenta seus primeiros resultados.

O grupo que fez a coleta da água do rio Maranguapinho na serra de Maranguape, Centro de Maranguape, a jusante do Distrito Industrial e nas proximidades do bairro Antônio Bezerra, consta-tou o que todos já sabemos, que a mata ciliar está

devas-tada e que o lixo nas margens do rio com: garrafas de re-frigerante (inclusive de Coca-Cola), copos descartáveis, cacos de vidro, embalagens de alimentos e de preservati-vos é uma realidade ao longo de sua extensão.

A coleta contou com integrantes da Secretaria de Infra-estrutura, Meio Ambiente e Controle Urbano (SIMAC) e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maranguape, de alu-nos e professora do colégio municipal Valdir Bezerra, de uma integrante da comunidade local e de um representan-te da Norsa Refrigeranrepresentan-tes.

(3)

Ano 1 - Edição 04 Página 3

A Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Ceará foi pautada sempre dentro dos princípios da lei que deveria ser uma gestão integrada, descentralizada e participativa.

A partir destes princípios, avançamos na organização dos usuários, primeiramente através de comissões de usuários de sistemas hídricos e vales perenizados e depois ampliando para a formação dos dez comitês de bacias hi-drográficas existentes no Estado do Ceará.

O Ceará volta novamente a avançar no seu processo de gestão, incentivando a formalização de suas Comissões Gestoras, para que as mesmas sejam reconhecidas pelo município, pelos usuários, pela justiça, pelo estado, como um agente de mudanças na opinião

públi-ca lopúbli-cal, como um agente mobilizador para envolver a população na busca por um uso mais racional da água. As Comissões Gestoras agora representam uma fonte de interligação com os Comitês de bacias, integrando as necessidades locais com os grandes problemas regio-nais da bacia hidrográfica.

Ao mesmo tempo, um desafio é colocado, tanto para a COGERH como para os Comitês de Bacias

Hidrográfi-cas, que é

fazer valer as reivindicações locais, acompanhar suas demandas e fiscalizar o cumprimento do seu poder deli-berativo na alocação negociada de água. Para tanto, é preciso que o corpo técnico da COGERH tenha “braços e pernas” suficiente para cumprir sua missão. E, o CBH-RMF esteja consciente de seu papel de co-responsável na manutenção do oxigênio da participação nas Comis-sões Gestoras locais.

O CBH-RMF está de parabéns mais uma vez, primeiro por ser o Comitê pioneiro na regulamentação de suas Comissões Gestoras e segundo, por ter em cada Comis-são Gestora, um agente mobilizador local que divulga a importância do envolvimento da população nas Comissões Gestoras e ao mesmo tempo, alimenta o CBH-RMF de informações sobre os problemas dos sistemas hídricos da Metropolitana. No açude Ita-pebussu e Penedo temos a Prefeitura de Maranguape. No açude Acarape do Meio temos a Associa-ção dos Irrigantes do Vale do Acarape (AIVA); CAGECE e a Kaiser. No açude Castro e Pompeu So-brinho temos a Associação de Fazenda Velha e a Prefeitura de Itapiúna. No Canal do Trabalhador, temos a Celiba Agroindustrial, a Prefeitura de Beberibe e de Cascavel. No açude Aracoiaba temos a Associação de Poços e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracoiaba. No Catucinzenta temos a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Aquiraz, Colonial, Associação de Moradores do Ja-pão, Federação das Entidades Comunitárias de Aquiraz (FECOMA), AMBEV e a Celiba Agroindus-trial.Mas, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido, pois o oxigênio que nos mantêm vivos, não pára de circular até que todo o corpo pare de se mover. (Márcia S. Caldas—Coord. Núcleo de Gestão—COGERH)

Comissões Gestoras—oxigênio para o

funcionamento do sistema de gestão no Ceará

Comissão Gestora do açude Castro

Comissão Gestora do Canal do Trabalhador

(4)

Página 4

Comissões Gestoras das Bacias Metropolitanas

ACARAPE DO MEIO

Eleitos em 20/08/08 – 17 membros ► Secretaria de Agricultura de Redenção

► Secretaria de Agricultura de Acarape

► Comunidade de Barreira Nova / Balneário Para-cupeba

► Comunidade de Poço Escuro I

► Comunidade de Poço Escuro II

► YPIÓCA

► CAGECE – BME

► Engenho Livramento s/n

► Associação Comunitária de Canadá

► Kaiser

► Norsa Refrigerantes

► Irrigante - Marcos e José Fabiano

► Chave de Ouro

► Associação de Lages

► Assoc. Irrigantes do Vale do Acarape (AIVA)

► ASCOVERDE

CANAL DO TRABALHADOR Eleitos em 22/08/08 – 15 membros

► STR - Aracati

► Flor da terra - ong

► Assoc. dos moradores de boca do forno

► Assoc. pequenos criadores de ovinos e capri-nos do oeste de Aracati

► Associação do bem estar do juá

► Associação dos moradores de alexandre

► Bernardo do Nascimento - irrigante

► Fazenda Celiba agroindustrial ltda.

► Itaueras agropecuária

► Sitio monalise

► Secretaria de desenv. econômico de Cascavel

► Secretaria de desenv. rural e pesca de Beberibe

► Secretaria de agricultura de Aracati

► Ematerce

CASTRO

Eleitos em 15/05/08 - 12 membros

► Associação Comunitária de Palmatória

► Associação Comunitária Assentamento Touro

► Associação Comunitária de Fazenda Velha

► Associação Comunitária de Cajuás

► Associação Comunitária de Belo Horizonte

► ASSUSA

► Colônia de Pescadores Z-51 – Itapiúna

► Federação Congregadora de Itapiúna

► Federação das Assoc. Comunitárias de Itapiúna

► Escola de 2º. Grau - Franklin Távora

► Secretaria de Desenvolvimento Rural de Itapiúna

► EMATERCE

AÇUDE CATUCINZENTA Eleita em 15/10/08 – 22 membros

Associação dos Quilombolas

► Associação dos Moradores do Japão

► Associação de Lagoa de Cima, Araçás e Patacas

► FECOMA

► Associação dos Moradores do Picão

► Secretaria de Educação de Aquiraz

► SEAGRHI - Aquiraz

► Defesa Civil

► CMDS

► Ematerce

► Barraca Catu (Tapera)

► Catu Residence

► CAGECE

► Assoc. Cearense de Piscicultores

► Colonial

► Associação Lago do Catu

► Fco. Argemiro Cordeiro – Piscicultura

► Aquiraz Riviera

► AMBEV

► Celiba Agroindustrial

► Giovanni C. R. Mariotto - Sitiante Catu

(5)

Comissões Gestoras das Bacias Metropolitanas

ARACOIABA

-Eleita em 08/10/08 – 21 membros

►Ocean Tilápia

►Cooperativa dos Piscicultores (COPA)

►Associação Encosta de Cima

►Associação Encosta de Baixo

►Associação de Vazantes

►Associação Comunitária de Poços

►Associação Lagoa de São João

►Instituição Agrovila (ISCA)

►Assoc. Pescadores de Aracoiaba

►Assoc. Amigos de Todos (ACAT) – Redenção

►Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)

►CAGECE

►Fundação Fé e Alegria – Vazantes

►Escola Otília Alves do Nascimento

►STTR - Aracoiaba

►Comissão Munic.de Convivência c/ Semi-Árido

►Associação Cearense de Aqüicultura

►EMATERCE

►Secretaria de Assistência Social de Aracoiaba

►Secretaria de Agricultura de Aracoiaba

►Centro Vocacional Tecnológico – CVT

POMPEU SOBRINHO (CHORÓ-LIMÃO) Segundo Portaria do DNOCS Nº 456 de 17 de agosto de 2006 – 27 membros

► Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Choró

► ASSUSA

► Assoc. dos Trabalhadores de Barreiras Brancas

► Associações dos Piscicultores de Boa Vista

► Assoc. Comunit. dos Trabalhadores de Mulungu

► Assoc. Comunit. das Mulheres de Ubiratanha

► Associação Comunitária Alto da Visão

► Associação Comunitária dos Trabalhadores de Veríssi-mo

► Associação Comunitária Alto Alegre

► Associação Comunitária São Luiz II

► Assoc. dos Trabalhadores Livres da Califórnia

► Federação das Associações de Choró

► Assoc. Comunitária dos Piscicultores de Mulungu

► Associação Comunitária de Santa Rita

► Fazenda Nova Jerusalém

► CAGECE

► Fazenda Santa Rita

► Comunidade São Luiz

► Fazenda Volta

► Assoc. de Desenv. Comunit. de Várzea Grande

► Assentamento Guanabara

► Francisco Solta de Oliveira (vazanteiro)

► Marcelo Roberto Paracampos (vazanteiro)

► DNOCS

► COGERH

► Prefeitura Municipal de Choró

► Secretaria de Agricultura de Choró ITAPEBUSSU - Eleita em 05/06/08

32 membros

►DNOCS / SIMAC - Maranguape;

►EMATER-CE/ Secretaria de Educação de Maranguape;

►COGERH / ASVALE / Assoc. de Saúde de Itapebussu;

►Assoc. Manoel Guedes / Escola Antônio M. de Abreu;

►Associação Rato de Cima / Escola Florêncio Barroco;

►Ig. Nossa Senhora da Conceição / Assembléia de Deus;

►STR - Maranguape; CAGECE;

►Usuários: Maria Lúcia da Costa Silva; José Luiz de Sousa;Fco. Michel Silva (agrovila); Fco. Carlos (Vila do Buracão); Antônio de Pádua C. B. Ponte (Tony); Erivelto Ferreira Luna; Jacinto Lopes da Silva; Audísio Lopes de Freitas; Adalto P. Nascimen-to; Williams M. da Nóbrega; Carlos Alberto C. Júnior; Carmi Antunes; Fco. Jader M. Araújo; Jusaulo César Sales; José Euvaldo de S. Júnior; Paulo Germano Couto; José Ma. Pas-sos; Galba G. Holanda.

PENEDO – Eleita em 25/06/08 – 14 membros

► CAGECE

► Balneário Bar do Papai

► Programa Saúde da família

► Assoc. Peq. Produtores Rurais de Jardim

► Antônio Ivan C. Morais

► Maria de Fátima da Costa Silva

► Francisco de Souza Maia

► Israel G. Oliveira—pescador

► Assoc. Moradores Amigos do Penedo

► Escola Carlos Pereira de Souza

► Guarda Municipal Ambiental

► Corpo de Bombeiros

► SIMAC

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, nosso corpus é de frases que apresentam pelo menos um dos elementos do SN no plural; logo, os SNs com função predicativa, os SNs que não se relacionam a

b) O executado ou seu procurador, o coproprietário de bem indivisível do qual tenha sido penhorada fração ideal, o usufrutuário, o credor com garantia real, dação

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

• Ao colocar a máscara, não tocar na parte externa com as mãos, nem coçar o rosto. Para retirá-la, segurar no elástico ou tirantes atrás da cabeça e puxar para frente devagar.

O trabalho se dará por meio da discussão teórica sobre os caminhos do Desenvolvimento crescimento e bem-estar, da importância do Ambiente Institucional na trajetória do

Aqui nas ​Preciosidades este interesse não se mostra como tema, mas está presente como parte do meu processo, pois a afetividade que quero que esteja nas obras requer sentir,

A presença de atmosferas oxidantes durante o processo de tratamento térmico de aços planos reduz a atividade química do carbono na superfície do aço e favorece a perda de