• Nenhum resultado encontrado

CONCORRÊNCIA 002./2011 PROCESSO N.º / COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL IF FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCORRÊNCIA 002./2011 PROCESSO N.º / COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL IF FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA"

Copied!
104
0
0

Texto

(1)

DATA: 18/07/2011

HORÁRIO:

09:00 horas (horário de Brasília)

LOCAL: IF Farroupilha Campus Santa Rosa

CONCORRÊNCIA – 002./2011

PROCESSO N.º 23242.000166/2011-40

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL IF FARROUPILHA

CAMPUS SANTA ROSA

Santa Rosa, 13 de junho de 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FARROUPILHA

CAMPUS DE SANTA ROSA

Tel: (55) 3511-2575 - e-mail: licitacao@sr.iffarroupilha.edu.br

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO

DE PRÉDIOS DE SALAS DE AULA E PASSARELA, NO INSTITUTO FEDERAL

FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA E INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

CAMPUS PANAMBI, CONFORME CONDIÇÕES E EXIGÊNCIAS IMPOSTAS NESTE

EDITAL E SEUS ANEXOS.

(2)

M I N IS TÉR IO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISS IO NAL E TECNOLÓGICA I NS T I T UTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TEC NOLOGIA

FARROUPIL HA

SANTA ROSA

Rua Uruguai, 1.675, Bairro Central, 98900-000 – Santa Rosa – RS Fone: (55) 3511-2575

E-Mail: licitacao@sr.iffarroupilha.edu.br

EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º 002/2011

CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO DE SALAS DE AULA E PASSARELA PROCESSO N.º 23242.000166/2011-40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santa Rosa, através da Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria n.º 054/2011, de 11 de maio de 2011, torna público para conhecimento dos interessados, a realização de certame licitatório, na modalidade CONCORRÊNCIA, do Tipo MENOR PREÇO, sob a forma de execução INDIRETA, sob o REGIME DE EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, para a CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO DE SALAS DE AULA E PASSARELA, o qual observará os preceitos de direito público, a Lei nº 8.666, de 21.06.1993, e suas alterações, Lei Complementar 123/06, a Lei 9.854/99, Decreto 6.204/07, Decreto 4.485/02, IN/SLTI/MPOG n° 01/2010, o Código Penal e subordinada às condições e exigências estabelecidas no Edital e seus Anexos.

1. DO OBJETO

1.1. Constitui objeto do presente edital à contratação de empresa especializada para a construção de PRÉDIOS DE SALAS DE AULA E PASSARELA, no Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa e Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, conforme condições e exigência impostas neste edital e seus anexos.

2. DA ABERTURA, DIA, HORA E LOCAL

2.1. A Comissão Permanente de Licitação receberá os envelopes contendo a proposta de preços e documentação das Empresas licitantes em Sessão Pública a ser realizada conforme abaixo mencionado: 2.1.1. No dia 18/07/2011, às 09h00min, será realizado o recebimento e abertura dos envelopes contendo a documentação e o recolhimento das propostas devidamente fechadas, na sala de reunião do prédio administrativo do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa – RS, localizado na Rua Uruguai, n.º 1675, Bairro Central, Santa Rosa – RS, CEP: 98900.000.

2.1.2. Não havendo expediente na data marcada, a reunião será realizada no primeiro dia útil subsequente, à mesma hora e local, salvo por motivo de força maior, ou qualquer outro fator ou fato imprevisível.

3. DOS ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

3.1. Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei 8.666/93, devendo protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação. A Administração julgará e responderá à impugnação em até 3 (três) dias úteis, sendo as mesmas divulgadas junto ao IF Farroupilha – Campus Santa Rosa.

(3)

3.2. A Licitante que pretender obter esclarecimentos sobre o Edital e seus anexos deverá solicitá-los por escrito, por meio de carta, telegrama, fax-símile, e-mail, até 5 (cinco) dias úteis antes da data estabelecida para abertura dos envelopes de habilitação. A Entidade de Licitação responderá por escrito, às solicitações de esclarecimentos recebidas tempestivamente e divulgará as respostas, incluindo explicações sobre as perguntas, sem identificar sua origem, no site

www.sr.iffarroupilha.edu.br

ou em mural junto ao IF Farroupilha Campus Santa Rosa, ficando todos os licitantes obrigados a acessá-lo ou consultar no mural exposto no IF Farroupilha Campus Santa Rosa para verificar a existência de esclarecimentos prestados posteriormente a publicação do edital.

3.3. O licitante deverá efetuar o protocolo do pedido de impugnação do edital até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação. O pedido deverá ser registrado junto ao Setor de Protocolo do IFFarroupilha - Campus Santa Rosa, situado na Rua Uruguai, 1675 Bairro Central – Santa Rosa - RS, no horário das 8h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h. Não serão aceitos pedidos feitos através de e-mail ou fax. O IF Farroupilha - Campus Santa Rosa não se responsabilizará por pedidos enviados via correio por eventuais atrasos de entrega.

3.4. Decairá o direito de impugnação dos termos do Edital de Licitação aquele que, tendo-o aceito sem objeção, venha a apontar, depois da abertura dos envelopes, falhas ou irregularidades que o viciaram, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso, mas de mera comunicação.

4. DA REPRESENTAÇÃO

4.1. As empresas interessadas poderão estar presentes por meio de um representante, com poderes para intervir nas fases do procedimento licitatório, desde que o mesmo exiba, no ato da entrega dos envelopes, documento que o identifique como representante da Licitante; caso contrário ficará impedido de manifestar-se e/ou responder pela empresa.

4.1.1 Entende-se por documento credencial:

a) Estatuto ou Contrato Social, quando a pessoa credenciada for sócio-gerente ou exercer a administração da pessoa jurídica;

b) Procuração da licitante com poderes para que a pessoa credenciada possa falar em seu nome em qualquer fase desta licitação, devidamente registrada em cartório.

4.2. Nenhuma pessoa física, ainda que credenciada por procuração legal, poderá representar mais de uma Licitante.

5. DA PARTICIPAÇÃO

5.1. Poderão participar desta concorrência as empresas que:

5.1.1. Pertençam ao ramo do objeto licitado, que reúnam as condições de qualificação exigidas nesta Concorrência e que atendam às condições deste Edital e seus anexos, inclusive quanto a documentação exigida para a habilitação;

5.1.2. Estejam cadastradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, com Habilitação Parcial válida, nos termos do § 1º do art. 1º do Decreto 4.485, de 25 de novembro de 2002 ou que apresentem os documentos descritos nos artigos 27 a 31 da Lei 8.666/93;

5.1.2.1 As empresas não cadastradas no SICAF e que tiverem interesse em providenciar o seu cadastramento e sua habilitação poderão fazê-lo junto a qualquer Unidade Cadastradora dos órgãos da Administração Pública, previamente a data marcada para abertura dos envelopes;

(4)

sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si;

5.1.4. Não estejam impedidas de contratar com a Administração ou com o direito de licitar suspenso enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a sua reabilitação; 5.1.5. Não tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública direta ou indireta, federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal;

5.1.6. Não tenham em seu quadro funcional, servidor de qualquer órgão ou entidade vinculada ao órgão promotor da licitação, bem assim a empresa da qual tal servidor seja sócio, dirigente ou responsável técnico. 5.2. Não será admitido o consórcio de empresas, qualquer que seja sua forma de constituição.

6. DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS

6.1. Os documentos relativos à habilitação (Envelope n.º 01) e à proposta (Envelope n.º02) serão apresentados em original ou por qualquer processo de cópia, devidamente autenticada por cartório competente, ou por um dos membros da Comissão Permanente de Licitação do IFFarroupilha - Campus Santa Rosa.

6.1.1. A autenticação realizada por servidor do IFFarroupilha - Campus Santa Rosa será feita até as 09h00min do dia marcado para abertura dos envelopes de habilitação e da proposta, junto ao setor de licitações do IF Farroupilha Campus Santa Rosa. Não serão autenticados documentos apresentados após este horário.

6.2. Os documentos relativos à habilitação e à proposta deverão ser entregues sem emendas, rasuras, entrelinhas ou ressalvas em envelopes devidamente fechados e identificados apropriadamente, nos termos dos itens 7 (sete) e 8 (oito).

6.3. A Licitante arcará integralmente com todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta, independente do resultado do procedimento licitatório.

6.4. Em circunstâncias excepcionais, a Entidade de Licitação poderá solicitar a prorrogação do prazo de validade das propostas, por escrito, não sendo admitida a introdução de quaisquer modificações na proposta. 6.5. No dia e hora previstos no subitem 2.1.1 deste Edital, os licitantes deverão apresentar os documentos pertinentes à HABILITAÇÃO e PROPOSTA, em envelopes distintos e lacrados com cola, os quais serão rubricados em seu fecho pelos membros da Comissão Permanente de Licitação - CPL e licitantes presentes, permanecendo fechados sob a guarda e responsabilidade da CPL até o início dos trabalhos.

7. DA HABILITAÇÃO (Envelope N.º 1)

7.1. Os documentos relativos à habilitação serão entregues à Comissão Permanente de Licitação, em envelope devidamente fechado, contendo exatamente os seguintes dizeres:

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA N.º 002/2011

OBJETO: CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO DE SALAS DE AULA E PASSARELA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

ENVELOPE N.º 1 – HABILITAÇÃO CNPJ:

(5)

7.1.1 Os licitantes devem apresentar os documentos de habilitação dispostos em ordem de sequência, conforme solicitado no edital, preferencialmente com índice, devidamente encadernados (fixados) e com suas folhas paginadas e rubricadas (canto inferior direito) pela empresa licitante.

7.2. Será exigido dos licitantes, para fins de habilitação, a documentação relativa a: 7.2.1. habilitação jurídica;

7.2.2. qualificação técnica, de acordo com o estabelecido no item 7.7 deste edital; 7.2.3. qualificação econômico-financeira;

7.2.4. regularidade fiscal;

7.2.5. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal (modelo Anexo XVI), devidamente assinadas por sócio, dirigente, proprietário ou procurador da licitante, com o nº da identidade e do CPF do declarante;

7.2.6. Declaração de inexistência de fatos supervenientes (modelo Anexo XVI) devidamente assinadas por sócio, dirigente, proprietário ou procurador da licitante, com o nº da identidade e do CPF do declarante; 7.2.7. Declaração de Elaboração Independente de Proposta(modelo Anexo XV);

7.2.8. Comprovante de garantia de proposta, no valor de R$ 13.123,40 (treze mil, cento e vinte e três reais e quarenta centavos) correspondente a 0,5 % (zero vírgula cinco porcento) do valor total estimado para a obra para participação de propostas para o Item 01 (Campus Santa Rosa) e separadamente, comprovante de garantia de proposta, no valor de R$ 13.637.54 (treze mil, seiscentos e trinta e sete reais e cinquenta e quatro centavos) correspondente a 0,5 % (zero vírgula cinco porcento) do valor total estimado para a obra para participação de propostas para o Item 02 (Campus Panambi).

7.2.8.1 O comprovante de garantia de proposta da empresa vencedora deste processo licitatório poderá, a seu critério, ser usada como PARTE da prestação de garantia contratual.

7.3. A HABILITAÇÃO JURÍDICA, QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA (com exceção da garantia de proposta) e REGULARIDADE FISCAL dos licitantes poderá ser verificada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF através de consulta on-line, quando da abertura dos envelopes de habilitação.

7.3.1. Caso a licitante possua alguma negativa vencida quando da consulta no SICAF, poderá apresentar os originais ou cópia autenticada da documentação pendente. A aceitação das certidões emitidas pela internet e que forem apresentadas pelos Licitantes, ficará condicionada à verificação de sua autenticidade na Internet, que será efetuada no momento da apresentação das mesmas por um dos membros da Comissão de Licitação do IFFarroupilha – Campus Santa Rosa.

7.3.2. Caso o licitante comprove, exclusivamente, mediante apresentação do formulário de Recibo de Solicitação de Serviço (Anexo III da IN MARE nº 05/95), ter entregado a documentação à sua Unidade de Cadastramento no prazo regulamentar, a Comissão de Licitação condicionará a habilitação à verificação da autenticidade e/ou validade da documentação pendente, através de consulta via Internet ou, ainda, por meio de diligência a ser efetuada junto ao órgão cadastrador.

7.4. A Comprovação da boa situação financeira da licitante, aferida com base nos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC) será analisada automaticamente pelo SICAF, devendo apresentar resultados maiores que um ( >1), resultante da aplicação das fórmulas:

(6)

prazo

Longo

a

Exigível

Circulante

Passivo

prazo

Longo

a

alizável

Circulante

Ativo

LG

_

_

_

_

_

_

_

Re

_

+

+

=

azo

Longo

a

Exigível

Circulante

Passivo

Total

Ativo

SG

Pr

_

_

_

_

_

+

=

Circulante

Passivo

Circulante

Ativo

LC

_

_

=

7.4.1. As empresas que apresentarem resultado inferior ou igual a um em qualquer dos índices referidos acima, deverão comprovar o capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo de 10% do valor estimado da licitação, de acordo com os §§ 2º e 3º, do artigo 31, da Lei nº 8.666/93;

7.5. Caso a licitante não possua cadastro no SICAF e não tenha interesse em fazê-lo antes da data marcada para abertura dos envelopes de habilitação, deverá apresentar os seguintes documentos: 7.5.1. Relativos a habilitação jurídica:

I - Registro comercial, no caso de empresa individual;

II - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos referentes à eleição dos administradores da sociedade;

a) os atos constitutivos devem estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectiva; III - Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

IV - Decreto de autorização, quando se tratar de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade o exigir;

7.5.2. Relativos a regularidade fiscal:

I - Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

7.5.3. Relativos à qualificação econômico-financeira:

I - Certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, com data de emissão de, no máximo, 3 (três) meses de antecedência da abertura do envelope de habilitação; II - Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na

(7)

forma da lei, vedada a substituição por balancetes ou balanços provisórios;

III - Serão considerados aceitos como na forma da lei o balanço patrimonial e demonstrações contábeis assim apresentados:

a) Publicados em Diário Oficial ou;

b) Publicados em jornal de grande circulação ou;

c) Por cópia do Livro Diário, devidamente autenticado na Junta Comercial da sede ou domicílio da licitante, acompanhada obrigatoriamente dos Termos de Abertura e de Encerramento.

III – A) As empresas com menos de um exercício financeiro devem cumprir a exigência deste item mediante apresentação de Balanço de Abertura ou do último Balanço Patrimonial levantado, conforme o caso.

III – B) A comprovação da boa situação financeira da licitante será aferida com base nos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e liquidez Corrente (LC), devendo apresentar resultados maiores que um (>1). A licitante deverá trazer os índices calculados, com a assinatura, nome e n.º do CRC do contador responsável pelos mesmos, através da aplicação das seguintes fórmulas:

prazo

Longo

a

Exigível

Circulante

Passivo

prazo

Longo

a

alizável

Circulante

Ativo

LG

_

_

_

_

_

_

_

Re

_

+

+

=

azo

Longo

a

Exigível

Circulante

Passivo

Total

Ativo

SG

Pr

_

_

_

_

_

+

=

Circulante

Passivo

Circulante

Ativo

LC

_

_

=

7.6. Todas as licitantes, independente dos índices contábeis apresentados, deverão fornecer como parte integrante do envelope n.º 01, comprovante de garantia de proposta, no valor de R$ 13.123,40 (treze mil, cento e vinte e três reais e quarenta centavos), no caso dos participantes do item 01, correspondente a 0,5 % (zero vírgula cinco porcento) do valor global estimado da obra, e de R$ 13.637.54 (treze mil, seiscentos e trinta e sete reais e cinquenta e quatro centavos), no caso dos participantes do item 02, correspondente a 0,5 % (zero vírgula cinco porcento) do valor global estimado da obra, dentre as seguintes modalidades:

1) caução: em dinheiro, depositado na Caixa Econômica Federal;

2) títulos da dívida pública, estes deverão ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

3) seguro-garantia, COM VALIDADE DE NO MÍNIMO 120 (cento e vinte) DIAS ou fiança bancária. 7.6.1. A garantia de proposta tem a finalidade de proteger a Entidade de Licitação contra atos ou omissões da licitante, arrolados abaixo:

a) Caso a licitante retire sua proposta durante o período de validade definido no Edital e na Garantia de Proposta;

(8)

Contratual.

7.6.2. A garantia será devolvida tão logo seja homologado o resultado do certame, exceto à primeira colocada à qual será liberada quando assinado o contrato, mediante apresentação da garantia de execução contratual.

7.6.3. A garantia de proposta da licitante inabilitada ser-lhe-á restituída a partir do encerramento da fase de habilitação; no caso de interposição de recurso o prazo de devolução será contado a partir do julgamento definitivo dos recursos.

7.7. A documentação relativo à Qualificação Técnica será composta por:

I - Registro da empresa pela execução da obra em qualquer uma das regiões ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), porém o mesmo deve ter visto do CREA/RS já na fase de licitação conforme Resolução 413/1997 do CONFEA.

II – Registro do responsável técnico (indicado conforme Inciso III), pela execução da obra em

qualquer uma das regiões ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA);

III – Indicação, através de declaração ( modelo Anexo XIV ), de profissional de nível superior detentor de atestado DE CAPACIDADE TÉCNICA e ou anotação de responsabilidade técnica, sendo responsável pela execução da obra, com características semelhantes ao objeto da licitação, comprovando que o mesmo faz parte do quadro profissional da empresa na data prevista para abertura dos envelopes. A referida comprovação dar-se-á por intermédio da Carteira de Trabalho ou Contrato de Trabalho ou através do Contrato Social, devendo preencher os seguintes requisitos:

A - Estar acompanhada de um ou mais atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrado, em nome do profissional, devidamente acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico emitido por qualquer uma das regiões do CREA, comprovando a execução, pelo profissional indicado, de serviços de características semelhantes e de complexidade tecnológica e operacional equivalentes ou superiores às parcelas de maior relevância técnica e/ou valor significativo, que são as constantes da alínea B.

B - As parcelas de maior relevância técnica e/ou valor significativo definidas no presente instrumento convocatório são: execução de prédio similar ao do objeto, com área mínima ou superior a 953,82m², o que equivale a, aproximadamente, 25% (cinquenta porcento) do total do objeto da licitação.

IV - demonstração da experiência do responsável técnico, com declaração autorizando sua inclusão na equipe técnica, de acordo com o modelo constante do Anexo XIV, devidamente preenchido e assinado; V - Comprovante de visita técnica ao local da obra, fornecida pelo IF FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA E CAMPUS PANAMBI (Anexo XIX), a qual deverá ser realizada por um responsável técnico da empresa, devidamente credenciado, que inspecionará o local das obras e cercanias, de modo a obter, para sua própria utilização e por sua exclusiva responsabilidade, toda a informação necessária à elaboração da proposta. Todos os custos associados à visita e à inspeção serão de inteira responsabilidade do licitante; A) As empresas deverão vistoriar o local em horário previamente agendado com antecedência mínima de 24 horas. As visitas deverão ser realizadas até o QUINTO DIA ÚTIL anterior daquele previsto para recebimento dos envelopes de habilitação e proposta, fixada neste edital. O agendamento no IF Farroupilha Campus Santa Rosa será feito através do telefone (55) 3511-2575 ou e-mail

magnus.s@sr.iffarroupilha.edu.br

com o servidor Magnus Scheffler. O agendamento no IF Farroupilha Campus Panambi será feito através do telefone (55) 3375-1698 ou e-mail rodrigo@pb.iffarroupilha.edu.br com o servidor Rodrigo Lopes de Lima.

(9)

VI – indicação da equipe e do pessoal técnico-especializado, adequados e disponíveis para a realização do objeto ora licitado, bem como qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos. O profissional detentor de atestado de responsabilidade técnica referido na alínea (II) deverá integrar a equipe técnica que se responsabilizará pela execução dos trabalhos.

VII – Termo de Concordância e Ciência do Edital em sua integralidade (Anexo XXI).

7.8. Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da Comissão Permanente de Licitações do IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTA ROSA, ou publicação em órgão da imprensa oficial.

7.8.1. A autenticação realizada por servidor do IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTA ROSA será feita até as 09:00h (nove horas) do dia marcado para abertura dos envelopes de habilitação e recebimento do envelope da proposta, junto ao setor de licitações do IF Farroupilha - Campus Santa Rosa. Não serão autenticados documentos apresentados após este horário: 09 horas do dia 18/07/2011.

7.9. As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação neste certame licitatório, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

7.9.1 Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 02 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas, com efeito, de certidão negativa.

7.9.1.1. A não regularização da documentação no prazo previsto no subitem 7.9.1, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas em Lei, sendo facultado à Entidade de Licitação convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, ou revogar a licitação.

7.9.2. As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação neste certame licitatório deverão apresentar declaração (ver modelo no Anexo XVII), em cumprimento ao Artigo 11 do Decreto 6.204/2007, de que cumpre os requisitos legais para a qualificação como microempresa ou empresa de pequeno porte, estando aptas a usufruir do tratamento favorecido estabelecido nos arts. 42 a 49 da Lei Complementar nº 123 de 14/12/2006.

7.9.2.1. A falsidade da declaração apresentada objetivando os benefícios da Lei Complementar 123/2006, caracterizará o crime de que trata o artigo 299 do Código Penal, sem prejuízo do enquadramento em outras figuras penais.

7.10. A inabilitação da licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subsequentes. 8. DA PROPOSTA (Envelope N.º 2)

8.1. Caso a licitante queira participar dos itens 01 e 02 (Santa Rosa e Panambi), os envelopes de proposta deverão ser entregues SEPARADAMENTE com a indicação do campus ao qual apresentam a proposta, além do envelope que contém os documentos para habilitação, apresentando, externamente, os seguintes dizeres:

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA N.º 002/2011

OBJETO: CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO DE SALAS DE AULA E PASSARELA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS ___________________

ENVELOPE N.º 2 – PROPOSTA CNPJ:

(10)

8.1.1 É de responsabilidade integral da empresa anexar nos invólucros a documentação devida para cada Campus (Santa Rosa ou Panambi), sendo que será DESCLASSIFICADA a empresa que tiver a documentação trocada no interior dos mesmos.

8.2. A Carta Proposta da Licitante deve ser redigida em português, em papel timbrado da empresa, apresentada em uma via para cada item (Santa Rosa e/ou Panambi) digitada ou datilografada, sem rasuras, entrelinhas ou emendas, com clareza e objetividade, sendo datada e assinada por representante da empresa proponente com poderes para tanto, e dela devem constar: (ver modelos Anexos XI e XII).

8.2.1. Os dados cadastrais da Licitante (razão social, CNPJ, inscrição estadual, endereço completo, incluindo o CEP, número(s) de telefone(s), fax e e-mail, se houver);

8.2.2. Os dados bancários do licitante (nome do banco, agência e número da conta corrente);

8.2.3. Os dados do Representante Legal da Empresa para assinatura do Contrato (nome completo, endereço residencial, CPF, RG, Cargo/Função e e-mail, se houver);

8.2.4. O valor global da proposta, incluindo o BDI – Benefícios e Despesas Indiretas, expresso em algarismos e por extenso, em moeda corrente nacional, sendo considerados somente os dois primeiros dígitos depois da vírgula, já embutidos neste, todas as despesas com os encargos sociais e trabalhistas, todos os equipamentos, ferramentas e máquinas necessários ao desenvolvimento dos trabalhos, os custos indiretos, a lucratividade e quaisquer outras despesas necessárias à realização integral e adequada dos serviços contratados;

8.2.5. O prazo de validade da proposta, o qual não poderá ser inferior a 120 (cento e vinte) dias, contado da data prevista, no preâmbulo desta Concorrência, para o recebimento dos envelopes;

8.2.6. O prazo de conclusão da obra será de 240 (duzentos e quarenta) dias, contados da EMISSÃO DA ODEM DE SERVIÇO pela unidade do IF FARROUPILHA.

8.2.7. A garantia dos serviços, que não poderá ser inferior a 05 (cinco) anos;

8.2.8. Incluir como anexos o Orçamento Detalhado (modelo do Anexo XIII) e o Cronograma Físico-Financeiro (modelo nos Anexos VIII e IX), e o método de cálculo de BDI detalhado (modelo Anexo XVIII), para cada campus separadamente, devidamente datado e assinado por engenheiro ou profissional legalmente habilitado;

8.2.8.1. Orçamento Detalhado conterá os quantitativos, os preços unitários, os preços parciais, BDI e o preço global (preço total para execução do objeto da presente licitação).

8.2.8.2. Os Anexos VI e VII contemplam o orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários, sendo o valor máximo que a administração se propõe a pagar respectivamente para a obra do Campus Santa Rosa (item 01) e para a obra do Campus Panambi (item 02);

8.2.8.3. O Cronograma Físico-financeiro deverá representar o desenvolvimento previsto para a execução total do objeto desta licitação em relação ao tempo, observado o prazo de execução proposto pela licitante, itens, etapas, fases, seus respectivos custos e pagamentos.

8.2.8.4 Os preços unitários deverão atender aos valores da tabela SINAPI;

8.2.9. Quaisquer outras informações julgadas necessárias e convenientes pelo licitante.

(11)

Mensagem Comunica DSLG/SIASG/DF n.º 037226, datada de 12/06/2007, não mais devem constar das Planilhas de Custos parcelas com os tributos IRPJ e CSLL. Não serão aceitas propostas cuja Planilha de Custos englobe os tributos citados.

8.4. Não se admitirá proposta que apresente valor global simbólico ou irrisório, de valor zero, excessivo ou manifestamente inexequível, ou ainda aquelas que apresentem valor global superior ao limite estabelecido para esta licitação, conforme o disposto no item 10.2 deste edital.

8.4.1. Consideram-se manifestamente inexequíveis as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores:

a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinqüenta por cento) do valor estimado pela Entidade de Licitação; ou

b) valor estimado pela Entidade de Licitação.

8.4.2. Na hipótese dos licitantes classificados na forma do item anterior cujo valor total da proposta for inferior a 80% (oitenta por cento) do menor valor a que se referem as alíneas “a” e “b”, será exigida, para a assinatura do contrato, prestação de garantia adicional, dentre as modalidades previstas no parágrafo 1º do Artigo 56 da Lei 8.666/93, igual à diferença entre o valor resultante do item anterior e o valor da correspondente proposta.

8.5. Em caso de divergência entre os valores unitários e o global prevalecerão os primeiros, e, se houver divergência entre os valores por extenso e seus correspondentes em algarismos, prevalecerão os valores por extenso.

8.6. A apresentação da proposta de preços na licitação será considerada como evidência de que a proponente examinou completamente os projetos, as especificações, e demais documentos e os comparou entre si, e assim, obteve as informações necessárias e satisfatórias sobre qualquer ponto duvidoso antes de preparar a sua proposta de preços, pois os documentos da licitação lhe permitiram preparar uma proposta de preços completa.

8.7. Fica entendido que os projetos, as peças gráficas, as especificações técnicas, memoriais e todos os documentos são complementares entre si, de modo que qualquer detalhe, que se mencione em um e se omita em outro será considerado especificado e válido.

8.8. Nenhuma reivindicação por parte da proponente para pagamento adicional será considerada se decorrer de erro ou má interpretação, pela mesma, do objeto deste edital, das peças gráficas, das especificações técnicas, memoriais e/ou dos demais documentos de licitação.

8.9. Qualquer condição ou especificação omitida na proposta implica automaticamente em aceitação das condições e especificações correspondentes constantes deste Edital.

9. DO JULGAMENTO

9.1. O julgamento das propostas será feito pelo MENOR PREÇO por item (Item 1 – Santa Rosa; Item 2 - Panambi), RESPEITANDO OS LIMITES MÁXIMOS UNITÁRIOS, cujos valores estão baseados no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI, conforme a Tabela 01.

(12)

Tabela 1: Valores Máximos Unitários a serem pagos pela Administração.

Subitem Especificação

Valor Estimado por Obra (Máximo aceito por subitem) Item 1

Campus Santa Rosa

Item 2 Campus Panambi 1 SERVIÇOS PRELIMINARES E ADMINISTRAÇÃO 34.993,96 34.993,96 2 FUNDAÇÕES 320.402,33 320.402,33 3 SUPERESTRUTURA 755.057,71 755.057,71 4 IMPERMEABILIZAÇÕES 12.972,88 12.972,88 5 SUPRA ESTRUTURA 4.115,36 4.115,36 6 PAREDES E PAINÉIS 119.503,86 119.503,86 7 COBERTURA 89.480,53 89.480,53 8 PAVIMENTAÇÃO 362.699,31 464.770,55 9 REVESTIMENTOS 198.935,01 198.935,01

10 ESQUADRIAS, FERRAGENS, VIDROS E PINGADEIRAS 167.843,57 168.205,34 11 EQUIPAMENTOS SANITÁRIOS 33.766,18 33.766,18 12 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 14.925,35 15.320,73 13 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 168.222,30 168.222,30 14 FORRO 1.825,65 1.825,65 15 PINTURA 195.288,43 195.288,43

16 PASSARELA DE ACESSO AO BLOCO 95.186,85 95.186,85

17 PPCI 46.848,91 46.848,91

18 ENSAIOS E LAUDOS 920,64 920,64

19 SERVOS FINAIS 1.691,21 1.691,21

CUSTO TOTAL DA CONSTRUÇÃO R$ 2.624.680,03 R$ 2.727.508,42

9.1.1. Os subitens correspondem aos itens da Planilha Orçamentária de cada Campus (Anexo VI e

VII, respectivamente).

9.2. Sendo verificada a ocorrência de empate, será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar n° 123, de 14/12/2006, as quais serão convocadas para encaminharem uma última oferta, obrigatoriamente abaixo da primeira colocada, para o desempate, num prazo de 10 minutos.

9.2.1. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até dez por cento (10%) superiores ao menor preço ofertado. 9.3. O disposto no subitem 9.2 somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

9.4. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem em situação de empate, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

(13)

autoridade competente da Entidade de Licitação. 10. DO PROCEDIMENTO

10.1. Os trabalhos da Comissão Permanente de Licitação, na reunião de abertura, obedecerão aos trâmites abaixo estabelecidos:

10.1.1. No local, dia e hora previstos no presente edital, a Comissão receberá os envelopes contendo a documentação (Envelope n.º 1) e os envelopes com as propostas (Envelope n.º 2). O envelope n.º 02 deverá ser apresentado de forma individual para cada um dos itens (Envelope para Santa Rosa e envelope para Panambi). Após o Presidente da Comissão declarar encerrado o prazo para recebimento dos envelopes, nenhum outro poderá ser recebido.

10.1.2. Na fase de habilitação os envelopes-proposta, serão rubricados pelos representantes credenciados e pelos membros da Comissão de Licitação e permanecerão inviolados, em poder desta Comissão.

10.1.3. Inicialmente serão abertos os envelopes de nº 01 – Habilitação, sendo consultado via “on-line” a regularidade das empresas junto ao SICAF ou analisados os documentos no caso daquelas não cadastradas. Os documentos serão rubricados pelos membros da Comissão encarregada da habilitação e por todos os representantes presentes, facultando às Licitantes o exame dos mesmos.

10.1.4. Será facultado a qualquer um dos representantes, legalmente constituídos, após exame dos documentos, solicitar o registro de observações que entender conveniente, desde que o faça no momento próprio, anunciado pelo Presidente da Comissão, não sendo registrada em Ata qualquer intervenção intempestiva.

10.1.5. Não sendo necessária a suspensão da reunião para análise da documentação ou realização de diligências ou consultas, a Comissão decidirá sobre a habilitação de cada licitante, durante esta mesma sessão.

10.1.6. Caso estejam presentes à sessão de abertura todos os representantes das licitantes, a Comissão poderá informá-los diretamente da decisão referente à habilitação ou inabilitação. Em caso contrário, essa informação será feita por meio eletrônico, fac-símile etc.

10.1.7. Informadas todas as licitantes diretamente em sessão, da decisão da Comissão, e havendo a renúncia do direito de recorrer, por parte de todas elas, serão devolvidos às licitantes inabilitadas os envelopes fechados com as propostas, procedendo-se, em seguida, à abertura dos envelopes Proposta das licitantes habilitadas.

10.1.8. Não havendo, na sessão, renúncia ao direito de recorrer de todas as licitantes, a Comissão encerrará a reunião, mantendo em seu poder todos os envelopes de Proposta devidamente fechados e rubricados, abrindo-se, desta forma, o período recursal de que trata o art. 109 da Lei n.º 8.666/93.

10.1.9. Caso julgue necessário, a Comissão poderá suspender a reunião para análise da documentação, realização de diligências ou de consultas.

10.1.10 Após a análise da documentação, a realização de diligências ou de consultas, a Comissão comunicará, a todas as licitantes, por meio eletrônico, fac-símile, etc., sua decisão quanto à habilitação. 10.1.11. Publicada a decisão da Comissão no Diário Oficial da União, abre-se o período recursal de que trata o art. 109, da Lei n.º 8.666/93, salvo situação prevista no item 10.1.7.

10.1.12. Decorrido o período recursal sem interposição de recursos, ou apreciados os eventualmente interpostos na forma da Lei, ou tendo havido desistência expressa de todas as licitantes, a Comissão marcará nova data, horário e local para abertura dos envelopes Proposta das licitantes habilitadas.

(14)

10.1.13. A licitante poderá expressar sua renúncia ao direito de interpor recurso, diretamente em ata ou por meio de correspondência endereçada a Comissão ou por meio eletrônico

licitacao@sr.iffarroupilha.edu.br

. 10.1.14. Após o encerramento dos trabalhos de julgamento de habilitação das licitantes, os envelopes-proposta serão devolvidos às empresas inabilitadas.

10.1.15. Os envelopes contendo as propostas de preços das empresas inabilitadas, sem representantes presentes ao ato, ficarão à disposição das mesmas pelo período de 10 (dez) dias úteis, contados do encerramento da licitação, após o que serão destruídos (incinerados) pela Comissão de Licitação.

10.1.16. Será lavrada ata circunstanciada da reunião, onde constarão todas as ocorrências, que será assinada pelos membros da Comissão Permanente de Licitação e pelas Licitantes que participarem da reunião.

10.2. Serão desclassificadas, a critério da Comissão, as propostas que:

10.2.1. Não contiverem as informações requeridas nos itens 7 (sete) e 8 (oito) e não atenderem às exigências estabelecidas nesta concorrência.

10.2.2. Apresentarem valor(es) unitário(s) superior(es) ao limite estabelecido nesta licitação ou com preços manifestadamente inexequíveis , observadas as regras do art. 48, § 1º e 2º, da Lei n. º 8.666/93. 10.2.3. Apresentarem valor global superior ao limite estabelecido para esta licitação (R$ 2.624.680,03 (dois milhões, seiscentos e vinte e quatro mil, seiscentos e oitenta reais e três centavos) para o Campus Santa Rosa e R$ 2.727.508,42 (dois milhões, setecentos e vinte e sete mil, quinhentos e oito reais e quarenta e dois centavos) para o Campus Panambi) ou com preços manifestamente inexequíveis, observadas as regras do art. 48, § 1º e 2º, da Lei n. º 8.666/93.

10.3. Quando todas as Licitantes forem inabilitadas ou todas as propostas forem desclassificadas, a Entidade de Licitação poderá fixar às Licitantes o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova habilitação ou de novas propostas completas, escoimadas das causas que determinaram a inabilitação ou desclassificação anteriormente.

10.4. A critério da Comissão Permanente de Licitação, poderão ser relevados erros ou omissões formais, de que não resultem prejuízo para o entendimento das propostas.

10.5. Para auxiliar na análise, avaliação e comparação das propostas, a Entidade de Licitação poderá solicitar aos licitantes os esclarecimentos que julgar necessários a respeito de suas propostas, inclusive o detalhamento dos preços unitários. A solicitação e a resposta deverão ser feitas por escrito (carta, telegrama ou fax). É vedada a alteração do preço ou substância da proposta, sendo, entretanto, possível a correção de erros aritméticos.

10.6.Caso julgue necessário, a Comissão Permanente de Licitação poderá suspender a reunião para análise da documentação, realização de diligências ou de consultas.

11 . DOS RECURSOS

11.1. Dos atos praticados pela Entidade de Licitação poderá haver recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado da intimação do ato ou da lavratura da ata, conforme o caso.

11.1.1 Se após cada fase da Licitação (Habilitação Jurídica e Análise das Propostas) as empresas NÃO manifestarem interesse recursal, e estas assinarem um Termo de Desistência Recursal, dar-se-á prosseguimento no processo licitatório.

(15)

suspensivo. Nas hipóteses de recursos contra outros atos praticados pela Entidade de Licitação, caberá à autoridade competente, atribuir eficácia suspensiva ao recurso interposto, motivadamente e presentes razões de interesse público.

11.3 Os recursos serão dirigidos à autoridade competente da Entidade de Licitação, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação, a qual poderá reconsiderar sua decisão ou fazê-lo subir, devidamente informado.

11.4. Após decididos os recursos eventualmente interpostos, o processo de Licitação será submetido à autoridade competente da Entidade de Licitação, para que se proceda à devida homologação e conseqüente adjudicação.

12. DA CONTRATAÇÃO

12.1. As obrigações decorrentes da presente licitação serão formalizadas por instrumento específico escrito de contrato para cada item, que ocorrerá após a homologação, sendo o adjudicatário convocado para assinar o contrato e terá o prazo de 5 (cinco) dias para fazê-lo.

12.1.1. O licitante vencedor que não estiver inscrito no SICAF, deverá providenciar o seu cadastramento antes da contratação, com base no reexame da documentação apresentada para habilitação, devidamente atualizada.

12.2. Na assinatura do contrato será exigida:

12.2.1. A comprovação das condições de habilitação consignadas no edital, as quais deverão ser mantidas pelo licitante durante a vigência do contrato.

12.2.1.1. Indicação, através de declaração, de profissional de nível superior (engenheiro eletricista) detentor de atestado ou anotação de responsabilidade técnica que será o responsável pela execução de serviços de engenharia elétrica, a qual deverá estar acompanhada de:

12.2.1.1.2. Um ou mais atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrado, em nome do profissional, devidamente acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico (CAT) emitido por qualquer uma das regiões do CREA, comprovando a execução, pelo profissional indicado, de serviços de características semelhantes e de complexidade tecnológica e operacional equivalentes ou superiores às parcelas de maior relevância técnica e/ou valor significativo. 12.2.1.2. Da demonstração da experiência do responsável técnico, com declaração autorizando sua inclusão na equipe técnica, de acordo com o modelo constante do Anexo XIV, devidamente preenchido e assinado; 12.2.1.3. Do registro do responsável técnico, em qualquer uma das regiões ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA);

12.2.1.4. Comprovação que o mesmo faz parte do quadro profissional (permanente) da empresa. A referida comprovação dar-se-á por intermédio da Carteira de Trabalho ou Contrato de Trabalho ou através do Contrato Social.

12.2.2. A prestação de Garantia Contratual, no valor de 5% (cinco porcento) do valor da obra.

12.3. Quando o vencedor da licitação não fizer a comprovação referida no parágrafo anterior, ou quando injustificadamente recusar-se a assinar o contrato, prazo e condições estabelecidas no ato convocatório da licitação, o IF Farroupilha poderá convocar outro licitante, segundo a ordem de classificação, para, após a comprovação dos requisitos habilitatórios e feita a negociação, assinar o contrato, sem prejuízo das multas e demais cominações legais.

(16)

12.4. O prazo de vigência do contrato será de acordo com o que dispõe a Cláusula Sexta do Contrato, Anexo X, a contar da data de emissão da ordem de serviço, admitida a prorrogação nos termos da lei.

13. DA GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL

13.1. A Licitante vencedora prestará Garantia de Execução contratual, no percentual de 5% (cinco por cento) do valor do Contrato, para garantir integralmente todas as obrigações assumidas, inclusive indenizações a terceiros e multas que venham a serem aplicadas, conforme disposto no art. 56, § 1º, da Lei nº 8.666/93, dentre as seguintes modalidades:

a) seguro-garantia, b) fiança bancária,

c) caução em dinheiro ou título da dívida pública.

13.2. O depósito de garantia de execução contratual deverá obedecer ao seguinte:

a) A garantia apresentada na modalidade seguro-garantia ou fiança bancária deverá ter prazo de validade que abranja todo o prazo de execução do contrato e deverá ser acompanhado por documentos que atestem o poder de representação do signatário da apólice ou carta-fiança.

b)Caução em dinheiro deverá ser depositada na Caixa Econômica Federal, devendo a Licitante apresentar a via fornecida pela mesma;

c)Caso a opção seja por utilizar título da dívida pública como garantia, estes deverão ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda.

13.3. Se o valor da garantia for utilizado em pagamento de qualquer obrigação, a Adjudicatária obriga-se a fazer a respectiva reposição no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada pela unidade do IF Farroupilha.

13.4. Na hipótese de prorrogação do prazo de vigência do contrato, a Contratada deverá apresentar prorrogação do prazo de validade da garantia e/ou complementação da mesma, para o caso de utilização de fiança bancária ou seguro garantia.

13.5. A Garantia de Execução Contratual será liberada e restituída pela Entidade de Licitação após a execução do contrato e emissão do Termos de Recebimento Definitivo.

14. DO PRAZO DE EXECUÇÃO

14.1. O prazo de execução dos serviços será de 240 (duzentos e quarenta) dias corridos, contados a partir da data estabelecida na ordem de serviço, admitida a prorrogação nos termos da lei, mediante termo aditivo, persistindo as obrigações acessórias, especialmente as decorrentes de correção de defeitos.

14.2. O recebimento provisório e definitivo das obras será feito pela Comissão de Fiscalização de Obras de cada Campus.

15. DO PAGAMENTO

(17)

16. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

16.1. As despesas decorrentes da prestação dos serviços correrão à conta dos recursos oriundos da descentralização de créditos da Secretaria de Educação Profissional, consignados na ação orçamentária nº 1H10 - Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Elemento de Despesa 449051-00.

17. DO REAJUSTE

17.1. Os preços cotados serão fixos e irreajustáveis. 18. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

18.1. O descumprimento das obrigações e demais condições do edital sujeitará a Licitante às seguintes sanções, quando for o caso:

18.1.1 Advertência, por escrito, inclusive registrada no cadastro específico (SICAF);

18.1.2 Multa equivalente a 0,5% (meio por cento) por dia de atraso do evento não cumprido, até o limite de 10% (dez por cento) do valor total do Contrato;

18.1.3 Suspensão temporária de participação em licitações e impedimento de contratar com a União, pelo prazo de até 2 anos;

18.1.4 Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que publicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior (18.1.3); 18.2. Se o valor da multa não for pago, ou depositada, será automaticamente descontado do pagamento a que a Contratada fizer jus. Em caso de inexistência ou insuficiência de crédito da Contratada o valor devido será cobrado administrativamente e/ou judicialmente.

18.3. Fica garantida a defesa prévia da Licitante, em qualquer caso de aplicação de penalidade, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da intimação do ato.

18.4. As sanções previstas neste Instrumento poderão ser relevadas na hipótese de caso fortuito e força maior, ou a ausência de culpa da Licitante, devidamente comprovadas perante a CONTRATADA.

18.5. As sanções pelo descumprimento das obrigações contratuais estão previstas no Termo de Contrato, parte integrante deste edital.

19. DA FISCALIZAÇÃO

19.1 A fiscalização do andamento das obras será feito por meio da Comissão de Fiscalização de Obras de cada Campus, bem como o recebimento provisório e definitivo.

19.2. É da competência de cada Campus dar conhecimento à CONTRATADA das Comissões de Fiscalização e Gestão de Contratos.

20. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1. O vencedor deste certame deverá atender a IN/SLTI/MPOG n° 01/2010 que trata dos critérios de sustentabilidade ambiental, bem como dar formação/capacitação/instrução a seus empregados afim de que

(18)

sejam respeitadas as medidas definidas nesta Instrução Normativa, em especial ao seguinte:

20.1.1 Usar produtos de limpeza e conservação de superfícies e objetos inanimados que obedeçam às classificações e especificações determinadas pela ANVISA; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°);

20.1.2. Adotar medidas para evitar o desperdício de água tratada, conforme instituído no Decreto nº 48.138, de 8 de outubro de 2003; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°)

20.1.3. Observar a Resolução CONAMA nº 20, de 7 de dezembro de 1994, quanto aos equipamentos de limpeza que gerem ruído no seu funcionamento; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°);

20.1.4. Fornecer aos empregados os equipamentos de segurança que se fizerem necessários, para a execução de serviços; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°);

20.1.5. Realizar um programa interno de treinamento de seus empregados, nos três primeiros meses de execução contratual, para redução de consumo de energia elétrica, de consumo de água e redução de produção de resíduos sólidos, observadas as normas ambientais vigentes; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°); 20.1.6. Realizar a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, que será procedida pela coleta seletiva do papel para reciclagem, quando couber, nos termos da IN/MARE nº 6, de 3 de novembro de 1995 e do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°);

20.1.7. Respeitar as Normas Brasileiras – NBR publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre resíduos sólidos; e; (incluído pela IN 01/2010, art. 6°);

20.1.8. Prever a destinação ambiental adequada das pilhas e baterias usadas ou inservíveis, segundo disposto na Resolução CONAMA nº 257, de 30 de junho de 1999. (incluído pela IN 01/2010, art. 6°);

20.1.9. Ao finalizar a obra, a empresa deverá entregar as “built”, contendo todas as plantas, memoriais e especificações, com detalhes do que foi executado e quais insumos foram utilizados nesta execução;

20.1.10. Na entrega da obra devem estar devidamente funcionando os serviços básicos de Água, Energia Elétrica, Esgoto,... de acordo com o Memorial Descritivos e demais Anexos.

20.1.10.1. Os serviços do item 20.1.10 deverão estar devidamente atestados até a entrega da obra.

20.2. Os serviços deverão ser executados rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição implicará recusa, com a aplicação das penalidades contratuais.

20.3. Caso a Licitante se recuse a executar os serviços propostos ou venha a fazê-lo fora das especificações estabelecidas, a Entidade de Licitação poderá, independentemente de qualquer aviso ou notificação, rescindir o contrato e optar pela convocação das demais Licitantes na ordem de classificação.

20.4. A atuação da Licitante perante a Comissão de Licitação, assim como na execução do Contrato, será registrada em material próprio e constará nos certificados e declarações solicitadas.

20.5. A participação nesta Concorrência implicará aceitação integral e irretratável de suas normas do edital e do Projeto Básico, bem como na observância dos preceitos legais e regulamentares, ressalvados o direito de impugnação e recurso.

(19)

a) Anexo I – Objeto da licitação

c) Anexo II – Memorial Descritivo Campus Santa Rosa(Obra); d) Anexo III – Memorial Descritivo Campus Santa Rosa (PPCI); d) Anexo IV – Memorial Descritivo Campus Panambi (Obra); e) Anexo V – Memorial Descritivo Campus Panambi (PPCI); f) Anexo VI – Orçamento Analítico Campus Santa Rosa g) Anexo VII – Orçamento Analítico Campus Panambi

h) Anexo VIII – Cronograma Físico-financeiro Campus Santa Rosa i) Anexo IX – Cronograma Físico-financeiro Campus Panambi j) Anexo X – Minuta de Contrato;

k) Anexo XI – Modelo de Carta Proposta da Licitante para o Campus Santa Rosa; l) Anexo XII – Modelo de Carta Proposta da Licitante para o Campus Panambi; m) Anexo XIII – Modelo de Orçamento Detalhado do Custo Global da Obra; n) Anexo XIV– Modelo de Experiência e Declaração de Responsável Técnico; o) Anexo XV – Modelo de Declaração de Elaboração Independente de Proposta

p) Anexo XVI – Modelo de Declaração de Fatos Supervenientes e Declaração de cumprimento do disposto no Inciso XXXIII, do art. 7° da Constituição Federal ;

q) Anexo XVII – Modelo de Declaração de ME, EPP, Cooperativa, quando for o caso; r) Anexo XVIII – Modelo de Demonstrativo de BDI;

s) Anexo XIX – Modelo de Atestado de Vistoria;

t) Anexo XX – Modelo de Termo de Desistência Recursal;

u) Anexo XXI – Modelo de Termo De Ciência e Concordância com o Edital. 21. DO FORO

21.1 O Foro para solucionar os litígios decorrentes desta concorrência é o da Justiça Federal de Santa Maria - RS.

Santa Rosa, 13 de junho de 2011.

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL IF FARROUPILHA

(20)

ANEXO I

CONCORRÊNCIA N.º 002/2011

CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS DE SALAS DE AULA E PASSARELA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

PROCESSO N.º 23242.000166/2011-40

Item Quant. Unidade

Descrição do Objeto

1

1

Obra

Contratação de empresa especializada para a construção de prédio de

salas de aulas e passarela, conforme especificações do edital e seus

anexos, no Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa.

2

1

Obra

Contratação de empresa especializada para a construção de prédio de

salas de aulas e passarela, conforme especificações do edital e seus

anexos, no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.

(21)

ANEXO II

MEMORIAL DESCRITIVO

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Santa Rosa.

OBRA: Construção do Prédio 2 Salas de Aula e Passarela

ÁREA: 1.818,50 m². + Passarela 96,06 m²

LOCAL

:

Rua Uruguai, Bairro Central, em Santa Rosa/RS.

GENERALIDADES

1.

Deverá ser obedecida a seguinte documentação técnica:

1.1.

Estas especificações técnicas;

1.2.

Orçamento e Cronograma Físico-Financeiro;

1.3.

Projetos;

1.4.

Normas da ABNT.

2.

Durante a execução dos serviços a firma deverá tomar todas as precauções,

quanto aos andaimes, tapumes, etc., com a finalidade de garantir uma perfeita segurança

ao trânsito de pessoas junto à obra. Para tanto deverá manter uma sinalização adequada;

3.

Todos os materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a execução da

obra deverão ser fornecidos pela empresa contratada;

4.

A empresa contratada deverá prestar toda a assistência técnica e administrativa;

mantendo na obra um Mestre Geral com experiência mínima de 2 anos, comprovada

pela carteira de trabalho, o qual não deverá se afastar do local de trabalho durante o

horário normal de serviço.

5.

Não será permitida a subempreitada de serviços básicos, tais como: ferragem,

carpintaria, fôrmas, cobertura, concretagem, elevação de alvenarias, revestimentos

internos e externos (chapisco, emboço, reboco) e pinturas diversas;

6.

Somente será permitida a subempreitada de Serviços Especializados, tais como:

instalações mecânicas, elétricas, telefônicas, lógicas, hidrossanitárias, pavimentações e

revestimentos especiais de paredes e forros. As subempreitadas somente serão

efetivadas após a apreciação e liberação pela Fiscalização da Obra. Os subempreiteiros,

quando empresas, deverão apresentar a mesma documentação exigida da empresa

contratada. Quando se tratar de profissional autônomo, este deverá apresentar

documentação que comprove a legalização de suas atividades, tais como: ISSQN, carnê

de recolhimento do INSS, etc.;

7.

A empresa contratada deverá providenciar e fiscalizar o uso de todos os

equipamentos de segurança necessários ao andamento da obra, atendendo as

recomendações da NR 18;

8.

A empresa contratada, além dos equipamentos normais de segurança para seus

funcionários, deverá manter a disposição no escritório da obra, capacetes para a

Fiscalização e eventuais visitantes;

9.

A empresa contratada deverá identificar o pessoal na obra, de acordo com sua

função, pela cor do capacete. O capacete branco será utilizado apenas pelos Engenheiros

e Arquitetos e os demais ficarão a critério da empresa contratada;

10.

A empresa contratada deverá manter limpo o canteiro de obras fazendo a remoção

periódica do lixo e entulhos da obra para um local que não venha causar transtornos no

decorrer da obra. Na entrega da obra a mesma deverá estar perfeitamente limpa assim

como a região do canteiro da obra;

(22)

11.

Todo o transporte de material ou pessoal, que se fizer necessário para a execução

da obra, ficará a cargo da empresa contratada;

12.

As despesas com água, energia elétrica e extensões de redes, necessárias à

execução da obra, serão de responsabilidade da empresa contratada;

13.

Conforme o Art. 75 da Lei 8.666 de 21 de junho de 1993, salvo disposições em

contrário constantes do edital, do convite ou de ato normativo, os ensaios, testes e demais

provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato

correm por conta do contratado.

14.

A empresa contratada deverá manter na obra o “Diário de Obras ou Diário de

Ocorrências” para as anotações diárias, sendo assinado pelo Responsável Técnico da

empresa e pelo Engenheiro Fiscal;

15.

Todo e qualquer dano aos prédios e patrimônio, causado em virtude dos serviços

executados, será de inteira responsabilidade da empresa contratada, devendo esta

providenciar sua recuperação e/ou reposição;

16.

O orçamento analítico deverá ser discriminado e deverá conter: Descrição dos

itens, quantidade, unidade, preço unitário (material, mão-de-obra, serviço), total do

serviço, subtotal para cada item da planilha e valor total global da proposta. As

quantidades dos serviços e os preços unitários deverão ser apresentados com

duas casas decimais e não poderão ser valores arredondados (valores com mais de

duas casas decimais apresentados com duas). Os totais dos serviços e subtotais

de cada item da planilha deverão ser apresentados com quatro casas decimais. O

valor total global da proposta, por sua vez, deverá ser apresentado com duas casas

decimais, sendo aqui permitido o arredondamento;

17.

VISITA TÉCNICA: Cinco dias úteis antes da abertura da licitação, em horário e

local a ser determinado, as empresas deverão obrigatoriamente participar de uma

reunião com seu representante, Engenheiro ou Arquiteto, para que possa ser esclarecido

qualquer tipo de dúvida relativa aos projetos, às especificações técnicas e aos

quantitativos da obra. Nessa oportunidade será realizada a visita ao local da obra. A

empresa poderá assim elaborar os quantitativos que são de sua inteira

responsabilidade, já que os fornecidos são meramente estimativos. Os interessados

deverão apresentar, na ocasião da visita, declaração de ter realizado a visita ao local da

obra, para que seja visada pelo Engenheiro ou Técnico.

18.

As medidas (áreas) deverão ser conferidas no local, pela empresa contratada, na

oportunidade da visita obrigatória à obra.

19.

As extensões de rede elétrica de média e/ou baixa tensão em perímetro

urbano e/ou rural que se fizerem necessárias por exigência da concessionária de

distribuição de energia elétrica para ligação consumidora deverão ser projetadas e

executadas pela empreiteira ou terceirizadas para empresa especializada e

habilitada para tal, junto à concessionária local. Neste caso os projetos devem

seguir os padrões exigidos pela concessionária e aprovados pela mesma. Para fins

de orçamento da rede, se necessário, deve-se realizar uma consulta prévia à

concessionária local.

DESCRIÇÃO DA OBRA: A obra será constituída de uma edificação com dois pavimentos

sendo o modelo estrutural composto por vigas, pilares, escadas fundações superficiais e

passarela de ligação ao prédio existente em estrutura convencional e as lajes do tipo

alveolares protendidas pré – fabricadas, instaladas em cima de vigas niveladas depois de

4 semanas da concretagem.

A infraestrutura e a supraestrutura, composto por fundação, vigas de fundação,

pilares, vigas intermediárias, vigas superiores e espera para os pilaretes da platibanda,

(23)

bem como os demais serviços de complementação e acabamentos serão executados

pela empresa vencedora deste processo de licitação. A laje de entrepiso pré fabricada e

laje de cobertura pré-fabricada poderá ser montada pela empresa fornecedora, com

acompanhamento de profissional da empresa construtora.

Os elementos de complementação e acabamentos estão sendo definidos neste

memorial. Todos os funcionários da empresa contratada deverão usar os EPI’s

respectivos em todas as atividades a serem desenvolvidas na obra.

1º - Instalação da obra: As instalações provisórias, tais como galpão da obra e placa da

obra, serão providenciadas pela empresa contratada. As ligações provisórias de água e

energia elétrica compõem o orçamento da estrutura que estão sendo licitados em outro

processo, bem como a locação da obra.

A empresa deverá também, desmontar parte da passarela de ligação entre o prédio de

sala de aula e o laboratório de móveis e edificações, de forma que permite a sua

remontagem e depositá-la de forma organizada em local definido pela fiscalização.

2°– Movimento de terra: Deverão ser providenciados todos os serviços relativos aos

movimentos de terra, tanto para corte quanto para os aterros necessários. Deverá o solo,

após a terraplenagem, obedecer aos níveis dispostos no projeto arquitetônico. O material

oriundo das escavações e passíveis de reaproveitamento para os aterros internos da obra

deverão ser depositados próximo ao local da obra para posterior aproveitamento. Para os

aterros, o material deverá ser limpo e isento de matéria orgânica, podendo ser

reaproveitado o material excedente das escavações, desde que atendam as

características de qualidade exigidas. O aterro deverá ser efetuado em camadas de no

máximo 20 cm, molhadas e compactadas com soquete manual ou mecânico, atendendo

aos níveis específicos do projeto.

3º - Impermeabilização: As vigas de fundação externas deverão ser impermeabilizadas

na face superior e na lateral interna e, nas vigas internas, as duas laterais e a face

superior, devendo este serviço ser executado com argamassa polimérica para

impermeabilização, aplicada em no mínimo quatro demãos cruzadas. A aplicação deverá

seguir rigorosamente as instruções do fabricante.

4° - Supraestrutura: Nos cantos da edificação serão executados falsos pilares em

alvenaria, conforme projeto arquitetônico, para condução da tubulação pluvial. Nos cantos

destas falsas colunas, deverão ser executados pilares em concreto armado, 20x20,

armados com 4 ferros de 10mm armados com 4 ferros de Ø 8mm estribados com ferro

5,0 mm. No respaldo da alvenaria, nos níveis de entrepiso e de cobertura, deverá ser

executada uma cinta de concreto armado, na largura da parede por 30cm de altura,

armada com 4 ferros de Ø 8mm estribados com ferro 5,0 mm a cada 15 cm, ancorada na

ferragem dos pilares de canto. A resistência mínima para o concreto destas peças

estruturais deverá ser de no mínimo 20Mpa.

Na execução da alvenaria da platibanda, a mesma deverá ser intercalada com

pilaretes de concreto armado espaçados a cada 3metros, nas dimensões de 15x15cm,

armados com 4 ferros de Ø 8mm estribados com ferro 5,0 mm a cada 15 cm. No

momento da execução da estrutura pré-moldada, na segunda laje de concreto, deverão

ser instaladas esperas para ancoragem destes pilaretes. Para complementar a altura da

platibanda, como respaldo, deve-se executar uma cinta de concreto armado, na largura

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

Procedimentos Preliminares: Antes de iniciar os trabalhos, o Secretário da Assembleia prestou esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema de participação

planilhas de composição de custos do Adicional de Periculosidade para as categorias de “Cadista” e “Eletricista” (inclusive os plantonistas diurno e noturno), sem que

Horário: 15h00min.. Se, por qualquer razão, não houver expediente na data fixada, fica adiada a reunião para o primeiro dia útil subsequente, à mesma hora e local, salvo

Garantir espaço físico adequado para a Coordenação de Ações Inclusivas e respectivos Núcleos (NAPNE, NEABI e outros), bem como a aplicação de 1% do orçamento do

Curso Técnico em Eletromecânica Subsequente – IF Farroupilha Câmpus Santa Rosa 9 Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio,

CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS PRESENTES NA ATIVIDADE PESQUEIRA DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL Confl itos gerados por práticas pesqueiras agressivas ...66. Confl itos gerados

COMISSÃO CENTRAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CCL EQUIPE TÉCNICA. Descrição