• Nenhum resultado encontrado

Assembleia Geral Ordinária PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assembleia Geral Ordinária PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
136
0
0

Texto

(1)

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E

EXTRAORDINÁRIA

30/04/2018

(2)

1. Introdução

2. Propostas da Administração relativas à Assembleia Geral Ordinária

2.1 Tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras relativas alo exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017.

2.2 Deliberar sobre ajustes contábeis realizados nas demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado dia 31 de dezembro de 2016, reapresentados pela Companhia.

2.3 Eleger os membros do Conselho de Administração e Fiscal da Companhia.

2.4 Fixar o montante global da remuneração dos membros do Conselho Fiscal da Companhia para o exercício de 2018

2.4 Fixar o limite da remuneração global dos administradores para o exercício de 2018. 2.6 Ata da Reunião do Conselho Fiscal de 22 de março de 2018 e Parecer do Conselho Fiscal. 2.7 Ata da Reunião do Conselho de Administração de 22 de março de 2018,

2.8 Parecer dos Auditores Independentes sobe as Demonstrações Financeiras Contábeis 2.9 Relatórios da Administração

3.0 Demonstrações Financeiras Padronizadas – DFP 4.0 Anexos

Anexo I - Comentário dos Administradores sobre a Situação Financeira da Companhia,

informações indicadas nos itens 10.1 a 10.9 do Formulário de Referência.

Anexo II - Informações indicadas nos itens 12.5 a 12.10 do Formulário de Referência.

Anexo III - Proposta sobre a Remuneração dos Administradores – Informações indicadas nos

itens 13.1 a 13.16 do Formulário de Referência.

Anexo IV - Proposta de Destinação do Lucro Líquido do Exercício. Anexo V – Edital De Convocação.

(3)

Anexo VI - Boletim de Voto à Distância

Anexo VII - Declaração dos Diretores sobre as Demonstrações Financeiras. Anexo VIII - Declaração dos Diretores sobre o Parecer dos Auditores.

(4)

Senhores Acionistas,

Apresentamos a seguir as propostas da administração acerca de cada uma das matérias constantes na ordem do dia da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Bombril S.A. (“Companhia”) a ser realizada às 10h do dia 30 de abril de 2018.

Para facilitar a sua leitura organizamos a proposta da administração de acordo com os itens da ordem do dia da referida Assembleia.

Ficamos à sua disposição, através da equipe de Relações com Investidores, para prestar os esclarecimentos que se façam necessários.

2. Propostas da Administração relativas à Assembleia Geral Ordinária.

2.1. Tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017.

Documentação Pertinente

As demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017 e os demais documentos pertinentes a este item da ordem do dia (abaixo elencados) encontram-se anexos a este documento e, desde 28 de março de 2018, foram colocados à disposição dos acionistas na sede social da Companhia, no site de Relações com Investidores e nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da B3 S/A – Bolsa, Brasil e Balcão.

(5)

Relatório da Administração sobre os Negócios Sociais e os Principais Fatos Administrativos do Exercício.

 Comentário dos Administradores sobre a Situação Financeira da Companhia.  Demonstrações Financeiras

 Balanço patrimonial

 Demonstração da mutação do patrimônio líquido  Demonstração do resultado do exercício

 Demonstração dos fluxos de caixa  Demonstração do valor adicionado  Notas Explicativas

 Parecer dos Auditores Independentes  Parecer do Conselho Fiscal

 Formulário Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP).

O relatório da administração, as demonstrações financeiras, as notas explicativas e o parecer dos auditores independentes foram ainda publicados na edição de 29 de março de 2018 do Diário do Grande ABC e na edição de 29 de março de 2018 do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Auditoria Independente

As demonstrações financeiras da Companhia relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017 foram auditadas e obteve parecer com ressalvas e ênfases , dos auditores independentes da Companhia, ERNST & YOUNG Auditores Independentes S.S.

Manifestação do Conselho de Administração e Parecer do Conselho Fiscal

Em reunião realizada em 22 de março de 2018, na forma da Lei 6.404/76, art. 142, inciso V, o Conselho de Administração da Companhia se manifestou favoravelmente, e sem

(6)

relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017.

Em reunião realizada em 22 de março de 2018, o Conselho Fiscal da Companhia emitiu parecer favorável à aprovação das referidas contas e demonstrações financeiras.

A correspondente ata da reunião do Conselho de Administração e parecer do Conselho Fiscal encontram-se anexas a este documento e foram disponibilizados pela Companhia no site de Relações com Investidores e nos sites da Comissão de Valores Mobiliário (CVM) e da B3 S/A – Brasil, Bolsa e Balcão.

Proposta da Administração

Diante do exposto, a administração da Companhia propõe que sejam aprovadas as contas dos administradores e as demonstrações financeiras da Companhia relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017.

Não obstante, a administração da Companhia recomenda aos seus acionistas que examinem detalhadamente os documentos colocados à disposição pela administração da Companhia, a fim de tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras da Companhia relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017.

Lucro Líquido no Exercício

O Lucro Líquido no montante de R$ 126,824 milhões, referente ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017, todo o lucro líquido do exercício será destinado à absorção dos prejuízos acumulados.

Tendo em vista ser o valor da conta Prejuízos Acumulados superiores ao valor do lucro do exercício, não serão distribuídos dividendos aos acionistas nem haverá destinação

(7)

2.2. Deliberar sobre ajustes contábeis realizados nas demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado dia 31 de dezembro de 2016, reapresentados pela Companhia.

Reapresentação dos valores correspondentes

Com o objetivo de aprimorar o conjunto de suas demonstrações contábeis, a Administração da Companhia reavaliou a moeda funcional da controlada no exterior Bombril Overseas Inc. e o critério de reconhecimento de juros sobre as debentures conversíveis em ações, aplicando referidas correções retrospectivamente, conforme determinam as normas contábeis.

2.3. Eleger o(s) membro(s) do Conselho de Administração e Fiscal da Companhia.

Número de Conselheiros de Administração

Eleição dos membros do Conselho de Administração da Companhia.

Na Assembleia Geral Ordinária de 29 de abril de 2016, foi outorgado mandato aos Conselheiros da Administração eleitos até a assembleia geral que apreciar as demonstrações financeiras relativas ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2017, o que está previsto para ocorrer em 30 de abril de 2018. Desta forma, se faz necessário ocorrer nova eleição dos membros do Conselho Fiscal, na Assembleia Geral prevista para abril deste ano.

Número de Conselheiros

Considerando que o artigo 13 do Estatuto Social da Companhia determinada que o Conselho de Administração seja composto por, no mínimo, 04 (quatro) e, no máximo, 13 (treze) membros.

Atualmente, o Conselho de Administração é composto por 04 (quatro) membros.

A administração da Companhia propõe que o seu Conselho de Administração permaneça com o mesmo número de membros efetivo.

(8)

Na Assembleia Geral Ordinária de 28 de abril de 2017, foi outorgado mandato aos Conselheiros Fiscais eleitos até a assembleia geral que apreciar as demonstrações financeiras relativas ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2017, o que está previsto para ocorrer em 30 de abril de 2018. Desta forma, se faz necessário ocorrer nova eleição dos membros do Conselho Fiscal, na Assembleia Geral prevista para abril deste ano.

Número de Conselheiros

Considerando que o artigo 13 do Estatuto Social da Companhia determinada que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco) membros (e igual número de suplentes), faz-se necessário, previamente à eleição de seus membros, deliberar o número de membros a compor estes órgãos.

Atualmente, o Conselho Fiscal da Companhia é composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes. Destes, estão ocupados todos os três cargos efetivos e os três cargos de suplentes.

A administração da Companhia propõe que o seu Conselho Fiscal permaneça com o mesmo número de membros efetivos, e mantenha os 03 (três) cargos de suplentes, tendo seu total preenchimento.

Candidatos Apoiados pela Administração

A administração propõe que sejam eleitos os seguintes membros para o Conselho de Administração:

Ronaldo Sampaio Ferreira Jonatas Giovinazzi Garcia Celio de Melo Almada Neto

(9)

Candidatos Apoiados pela Administração

A administração propõe que sejam eleitos os seguintes membros para o Conselho Fiscal:

Renata Nunes Guimarães (efetivo) Erica Rodrigues Prado (efetivo)

Marcelo Adilson Tavarone Torresi (efetivo)

Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes (suplente) José Donizetti de Sousa (suplente)

João da Silva Barreto (suplente).

As principais informações sobre os candidatos apoiados pela administração (itens 12.5 a 12.10 do formulário de referência) encontram-se anexas ao presente documento e foram disponibilizadas pela Companhia no seu site de Relações com Investidores e nos sites da Comissão de Valores Mobiliário (CVM) e da B3 S/A – Brasil, Bolsa e Balcão.

2.4. Fixar o montante global da remuneração dos membros do Conselho Fiscal da Companhia para o exercício de 2018.

Conforme aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 22 de março de 2018, a administração propõe que a remuneração global para os membros do Conselho Fiscal da Companhia em 2018, seja no montante de R$ 338.070,00 (trezentos e trinta e oito mil e setenta reais).

2.5. Fixar o montante global da remuneração dos administradores da Companhia para o exercício de 2018.

Conforme aprovado em reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada em 22 de março de 2018, a administração propõe que a remuneração global dos administradores da Companhia para o exercício de 2018 seja fixada em até R$ 7.401.858,00 (sete milhões, quatrocentos e um mil, oitocentos e cinquenta e oito reais).

(10)
(11)

2.6 ATA REUNIÃO CONSELHO FISCAL DE 22 DE MARÇO DE 2018.

BOMBRIL S.A. CNPJ nº 50.564.053/0001-03

NIRE 35.300.099.711 Companhia Aberta

ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL REALIZADA EM 22 DE MARÇO DE 2018

1. DATA, HORÁRIO E LOCAL: 22 de março de 2018, às 11:30 horas, na sede social da Bombril S.A. (“Companhia”), no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, na Via Anchieta, km 14, bairro Rudge Ramos, CEP 09696-000.

2. PRESENÇAS: Presentes os integrantes do Conselho Fiscal Sra. Erica Rodrigues Prado, Sra. Renata Nunes Guimarães Hubenet e Sr. Marcelo Adilson Tavarone Torresi, que convidaram o Sr. Raphael Borsato Novelini para auxiliar nos trabalhos da reunião. Presentes, também, o membro da Diretoria da Companhia, Sr. Wagner Brilhante de Albuquerque, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

3. MESA DIRIGENTE: Erica Rodrigues Prado – Presidente. Raphael Borsato Novelini – Secretário.

4. CONVOCAÇÃO: Dispensada a convocação em razão da presença da totalidade dos membros do Conselho Fiscal em exercício, conforme disposto no artigo 5.5 do Regimento Interno do Conselho Fiscal.

5. ORDEM DO DIA: (i) examinar as demonstrações financeiras da Companhia, incluindo as notas explicativas, o Relatório da Administração, bem como o parecer dos auditores independentes da Companhia, referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017 e sobre eles opinar e (ii) examinar as demonstrações financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2016, reapresentadas pela Companhia;

6. DELIBERAÇÕES:

6.1. Iniciados os trabalhos, cada um dos Srs. Conselheiros consignou que recebeu da administração da Companhia todo o material solicitado para realizar o exame exauriente das matérias referidas na ordem do dia.

6.2. Após avaliar os documentos apresentados e ter seus questionamentos plenamente respondidos pela administração da Companhia, os membros do Conselho Fiscal, por unanimidade, decidiram emitir o parecer constante do Anexo I à presente ata, opinando favoravelmente sobre a submissão dos documentos referidos no item (i) da ordem do dia à deliberação pelos acionistas da Companhia na assembleia geral ordinária e extraordinária a ser realizada no dia 25 de abril de 2018.

(12)

referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2016, os membros do Conselho Fiscal, por unanimidade, decidiram opinar favoravelmente sobre a reapresentação das referidas demonstrações financeiras, assim como sobre os ajustes contábeis realizados, reemitindo o parecer constante do Anexo II à presente ata.

7. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, a presente ata foi lavrada, lida, aprovada e assinada por todos os presentes. Certifico que a presente confere com o original lavrado em livro próprio.

São Bernardo do Campo, 22 de março de 2018.

Erica Rodrigues Prado Presidente

Raphael Borsato Novelini Secretário

Conselheiros Fiscais presentes:

Erica Rodrigues Prado Renata Nunes Guimarães

Hubenet

Marcelo Adilson Tavarone Torresi

(13)

2.6 PARECER DO CONSELHO FISCAL

Anexo I

ANEXO I À ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL DA BOMBRIL S.A. REALIZADA EM 22 DE MARÇO DE 2018

PARECER DO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal da Bombril S.A. (“Companhia”), no exercício de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com o disposto no artigo 163, da Lei nº 6.404/1976, examinou as demonstrações financeiras da Companhia relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017, incluindo as notas explicativas, o relatório da administração e o parecer emitido pela Ernst & Young Auditores Independentes. Com base nos documentos examinados, nas informações e esclarecimentos prestados pela administração da Companhia e pela auditoria independente, o Conselho Fiscal, por unanimidade, opina que o relatório da administração e as demonstrações financeiras estão em condições de serem submetidos à apreciação dos acionistas da Companhia na assembleia geral ordinária.

São Bernardo do Campo, 22 de março de 2018.

Erica Rodrigues Prado Renata Nunes Guimarães Hubenet Marcelo Adilson Tavarone Torresi

(14)

ANEXO I À ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL DA BOMBRIL S.A. REALIZADA EM 22 DE MARÇO DE 2018

PARECER DO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal da Bombril S.A. (“Companhia”), no exercício de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com o disposto no artigo 163, da Lei nº 6.404/1976, examinou as demonstrações financeiras da Companhia relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2016, representadas pela Companhia.

Com base nos documentos examinados, nas informações e esclarecimentos prestados pela administração da Companhia e pela auditoria independente, o Conselho Fiscal, por unanimidade, opina que o relatório da administração e as demonstrações financeiras reapresentadas estão em condições de serem submetidos à apreciação dos acionistas da Companhia na assembleia geral ordinária.

São Bernardo do Campo, 22 de março de 2018.

Erica Rodrigues Prado Renata Nunes Guimarães Hubenet Marcelo Adilson Tavarone Torresi

(15)

2.7 ATA REUNIÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 22 DE MARÇO DE 2018.

BOMBRIL S.A. CNPJ nº 50.564.053/0001-03

NIRE 35.300.099.711 Companhia Aberta

ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 22 DE MARÇO DE 2018

1. DATA, HORÁRIO E LOCAL: 22 de março de 2018, às 10:00 horas, na sede social da Bombril S.A. (“Companhia”), no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, na Via Anchieta, km 14, bairro Rudge Ramos, CEP 09696-000.

2. PRESENÇAS: Presentes os Srs. Conselheiros Ronaldo Sampaio Ferreira, Ricardo dos Santos Oliveira, Hagen Schoof e Célio de Melo Almada Neto. Presentes, também, representando a Diretoria da Companhia, o Sr. Wagner Brilhante de Albuquerque, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e o Sr. Raphael Borsato Novelini, profissional da Companhia convidado para auxiliar os trabalhos. Nos termos do art. 163, §3° da Lei 6.404/76 (“Lei das S.A.”), a reunião contou com a participação do Sra. Renata Nunes Guimarães Hubenet, membra do Conselho Fiscal via teleconferência.

3. MESA DIRIGENTE: Ronaldo Sampaio Ferreira – Presidente. Raphael Borsato Novelini – Secretário.

4. CONVOCAÇÃO: Enviada no dia 14 de março de 2018, em conformidade com os §§ 1° e 2° do art. 15 do Estatuto Social da Companhia.

5. ORDEM DO DIA: (i) deliberar sobre as demonstrações financeiras, incluindo as notas explicativas, o Relatório da Administração, bem como o parecer dos auditores independentes da Companhia, referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017; (ii) deliberar sobre as demonstrações financeiras da Companhia referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2016, reapresentadas pela Companhia; (iii) analisar e deliberar sobre a proposta da administração acerca do montante global de remuneração a ser pago aos administradores da Companhia para o exercício social de 2018, para deliberação pela Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Companhia a ser realizada em 25 de abril de 2018 (“AGOE”); (iv) analisar e deliberar sobre a proposta da administração acerca da remuneração a ser paga aos membros do Conselho Fiscal da Companhia para o exercício de 2018, para deliberação pela AGOE; (v) autorizar a convocação da AGOE da Companhia com a consequente

(16)

6. DELIBERAÇÕES:

6.1. Na forma do art. 142, inciso V, da Lei das S.A. e do art. 16, alínea “g”, do Estatuto Social da Companhia, os Conselheiros analisaram e, por unanimidade, manifestaram-se favoravelmente às demonstrações financeiras, incluindo as notas explicativas, o Relatório da Administração, bem como o parecer dos auditores independentes da Companhia, referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017, assim como à submissão desses documentos para aprovação pelos acionistas da Companhia na AGOE. Os conselheiros também analisaram as contas da administração referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017 e, por unanimidade, manifestaram-se favoravelmente a elas.

6.2. Após apresentação realizada acerca dos ajustes contábeis realizados nas demonstrações financeiras referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2016, os Conselheiros aprovaram, por unanimidade, a reapresentação das referidas demonstrações financeiras, ficando a Diretoria autorizada a praticar todos os atos necessários para a implementação da deliberação ora tomada. Os ajustes contábeis foram propostos pela administração da Companhia com o objetivo de aprimorar as suas informações financeiras e estão em linha com o entendimento do seu atual auditor independente. Os Conselheiros aprovaram, ainda, também por unanimidade, a submissão das referidas demonstrações financeiras retificadas para aprovação pelos acionistas da Companhia na AGOE.

6.3. Aprovaram, por maioria, a proposta de remuneração global para os administradores da Companhia em 2018, no montante de até R$ 7.401.858,00 (sete milhões, quatrocentos e um mil, oitocentos e cinquenta e oito reais) e a sua submissão para aprovação pelos acionistas da Companhia na AGOE.

6.4. Aprovaram, por maioria, a proposta de remuneração global para os membros do Conselho Fiscal da Companhia em 2018, no montante de até R$ 338.070,00 (trezentos e trinta e oito mil e setenta reais), e sua submissão para aprovação pelos acionistas da Companhia na AGOE.

6.5. Em razão das deliberações acima, determinaram, por unanimidade, que a Diretoria da Companhia tome oportunamente as providências relativas à convocação da AGOE e proceda com a divulgação dos documentos relativos aos itens anteriores, conforme a regulamentação aplicável.

6.6. Aprovaram, por unanimidade, o estudo de longo prazo realizado pela Companhia para sustenção o ativo fiscal diferido.

(17)

Wagner Brilhante de Albuquerque, brasileiro, solteiro, contador/administrador, portador da Cédula de Identidade RG n° 04.137.222-8 IFP, inscrito no CPF/MF sob o n° 813.745.427-68, para o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Com vistas a unificar a data de encerramento dos mandatos da Diretoria da Companhia, decidiram também prorrogar o mandato do Diretor Presidente, Sr. Ricardo dos Santos Oliveira, brasileiro, casado, engenheiro, portador da Cédula de Identidade RG n° 59.536.974, inscrito no CPF/MF sob o n° 985.964.464-00, para 22 de março de 2019. O Sr. Wagner Brilhante de Albuquerque, ora reeleito, tomará posse em seu cargo mediante a assinatura do respectivo Termo de Posse lavrado no Livro de Atas do Conselho de Administração, declarando o cumprimento de todos os requisitos previstos no art. 147 da Lei das S.A.

6.7 O Conselheiro Célio de Melo Almada Neto apresentou voto em apartado, anexo à presente ata (ANEXO I).

7. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a ser tratado, foi lavrada a presente ata, que foi lida aprovada e assinada por todos os presentes. Certifico que a presente confere com o original lavrado em livro próprio.

São Bernardo do Campo, 22 de março de 2018.

Ronaldo Sampaio Ferreira Presidente

Raphael Borsato Novelini Secretário

Conselheiros de Administração presentes:

Ronaldo Sampaio Ferreira Presidente

Ricardo dos Santos Oliveira

(18)

Aos

Administradores e Acionistas da

Bombril S.A.

São Paulo - SP

Opinião

Examinamos as demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Bombril S.A. (“Companhia”), identificadas como controladora e consolidado, respectivamente, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2017 e as respectivas

demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas

explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, exceto pelos efeitos do assunto descrito na seção a seguir intitulada “Base para opinião com ressalva", as demonstrações contábeis individuais e consolidadas acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira individual e consolidada da Bombril S.A. em 31 de dezembro de 2017, o desempenho individual e consolidado de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa individuais e consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) emitidas pelo International

Accounting Standards Board (IASB).

Base para opinião com ressalva

Conforme detalhado nas Notas Explicativas nºs 10 e 11.1.a, os registros contábeis da controlada indireta Bombril Overseas Inc., correspondentes aos anos de 2002 a 2005, foram reconstituídos pelos Administradores dessa controlada com base em cópia de documentos como contratos, planilhas de controle, entre outros elementos passíveis de verificação, tendo em vista que, por motivos contrários à vontade da Administração dessa controlada, os documentos originais encontram-se em poder das autoridades italianas e, portanto, indisponíveis. Em 31 de dezembro de 2017, a controlada indireta possui ativos totais e patrimônio líquido de R$505.772 mil e lucro líquido do exercício de R$1.399 mil. Em decorrência da indisponibilidade da totalidade dos documentos originais base para os registros contábeis, não é possível concluir se alguma modificação relevante proveniente dos anos de 2002 a 2005 deveria estar refletida nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas, relativamente aos saldos iniciais dessa controlada.

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas”. Somos independentes em relação à Companhia e suas controladas, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião com ressalva sobre as demonstrações contábeis individuais e consolidadas.

(19)

Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional

As demonstrações contábeis individuais e consolidadas foram elaboradas no pressuposto da continuidade normal dos negócios da Companhia, conforme divulgado na Nota Explicativa nº 2. Em 31 de dezembro de 2017, a Companhia apresentou patrimônio líquido negativo de R$146.628 mil e capital circulante líquido negativo de R$177.783 mil (R$162.036 mil no consolidado). As ações da Administração da Companhia para o restabelecimento da lucratividade das operações e do seu equilíbrio patrimonial estão divulgadas na Nota Explicativa nº 1. Nossa conclusão não está ressalvada em relação a esse assunto.

Ênfase – Valores a receber e a pagar com empresas relacionadas ao antigo acionista controlador

Conforme comentado na Nota Explicativa nº 10, a Companhia e sua controlada indireta Bombril Overseas Inc. possuem valores a receber e a pagar junto às seguintes empresas integrantes do grupo econômico de seu antigo acionista controlador, atualmente em processo de liquidação judicial: C&P Overseas Ltda., Cirio Brasil S.A., Agropecuária Cirio Ltda., C&P Capital Investment NV e Cragnotti & Partners Capital Investment Brasil S.A. e Arbeit Bebidas e Alimentos Ltda. Quando da posse do atual acionista controlador (Newco International Limited), a nova Administração não teve oportunidade de reunir elementos suficientes e adequados para

confirmação dos saldos das contas de ativo e de passivo junto às empresas anteriormente citadas devido à indisponibilidade de documentação da controlada Bombril Overseas Inc., a qual,

conforme mencionado no parágrafo “Base para opinião com ressalva”, está em poder das autoridades italianas. Diante desse cenário, a Administração da Companhia constituiu provisão para perdas do valor integral dos ativos que detinha com essas empresas, cujo montante em 31 de dezembro de 2017 é de R$1.819.902 mil, e mantem os passivos atualizados de acordo com as condições pactuadas à época da contratação da dívida, cujo montante atualizado em 31 de dezembro de 2017 é de R$431 mil.

Outras informações que acompanham as demonstrações contábeis individuais e consolidadas e o relatório do auditor

A Administração da Companhia é responsável por essas outras informações que compreendem o Relatório da Administração, obtido antes da data deste relatório.

Nossa opinião sobre as demonstrações contábeis individuais e consolidadas não abrange o Relatório da Administração e não expressamos ou expressaremos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

Em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas, nossa responsabilidade é a de ler o Relatório da Administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de forma relevante, inconsistente com as demonstrações contábeis individuais e

consolidadas ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou, de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, com base no trabalho realizado, concluirmos que há distorção relevante no Relatório da Administração, somos requeridos a comunicar esse fato.

Conforme descrito na seção “Base para opinião com ressalva” acima, não é possível concluir se alguma modificação relevante proveniente dos anos de 2002 a 2005 deveria estar refletida nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas, relativamente aos saldos iniciais da controlada Bombril Overseas Inc. A impossibilidade de concluir sobre os saldos iniciais dessa controlada, conforme descrito na seção “Base para opinião com ressalva”, também impacta o Relatório da Administração.

(20)

contexto de nossa auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas como um todo e na formação de nossa opinião sobre essas demonstrações contábeis individuais e consolidadas e, portanto, não expressamos uma opinião separada sobre esses assuntos. Além dos assuntos descritos nas seções “Base para opinião com ressalva” e “Incerteza relevante

relacionada com a continuidade operacional”, determinamos que os assuntos descritos abaixo são os principais assuntos de auditoria a serem comunicados em nosso relatório. Para cada assunto abaixo, a descrição de como nossa auditoria tratou o assunto, incluindo quaisquer comentários sobre os resultados de nossos procedimentos, é apresentado no contexto das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Nós cumprimos as responsabilidades descritas na seção intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas”, incluindo aquelas em relação a esses principais assuntos de auditoria. Dessa forma, nossa auditoria incluiu a condução de procedimentos planejados para responder a nossa avaliação de riscos de distorções

significativas nas demonstrações contábeis. Os resultados de nossos procedimentos, incluindo aqueles executados para tratar os assuntos abaixo, fornecem a base para nossa opinião de auditoria sobre as demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Companhia.

Processos tributários, cíveis e trabalhistas

A Companhia e suas controladas são partes envolvidas em processos administrativos e judiciais oriundos de diversas disputas tributárias, cíveis e trabalhistas, conforme divulgado na Nota Explicativa n° 21. A avaliação das probabilidades de perda e a mensuração da provisão para cobrir as perdas prováveis requerem julgamento por parte da Administração da Companhia, que conta com o suporte das opiniões dos seus assessores jurídicos internos e externos. Mudanças nas premissas utilizadas pela Companhia, que são base para exercer esse julgamento ou em fatores externos, incluindo o posicionamento das autoridades tributárias e trabalhistas, podem impactar as demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Companhia de forma relevante.

Em 31 de dezembro de 2017, os processos tributários, cíveis e trabalhistas com prognóstico de perda provável e possível totalizam R$4.323.148 mil (R$4.335.583 mil no consolidado), sendo que, desse total, R$63.864 mil (R$64.552 mil no consolidado) estão provisionados, pois

relacionam-se a processos cujo prognóstico é de provável perda, e R$4.259.284 mil (R$4.271.031 mil no consolidado) não estão provisionados devido ao prognóstico de perda ser possível,

conforme classificação dos assessores jurídicos externos da Companhia. Consideramos esse tema como um principal assunto de auditoria devido à magnitude dos valores envolvidos e ao fato de que a avaliação das probabilidades de perda e a mensuração da provisão envolvem alto grau de julgamento profissional por parte da Administração da Companhia e de seus assessores jurídicos externos e internos.

Como a nossa auditoria conduziu esse assunto

Nossos procedimentos de auditoria incluíram, entre outros, a avaliação das políticas contábeis adotadas pela Companhia para a classificação dos processos administrativos e judiciais entre perda provável, possível ou remota, incluindo as premissas utilizadas para mensuração dos montantes a serem registrados como provisão para riscos tributários, cíveis e trabalhistas. Analisamos as provisões reconhecidas e os processos divulgados relacionados à contingências classificadas como perda possível, levando em consideração as avaliações elaboradas pelos

(21)

processos administrativos e judiciais. Adicionalmente, avaliamos a adequação das divulgações da Nota Explicativa n° 21 às demonstrações contábeis individuais e consolidadas de 31 de dezembro de 2017.

Baseados no resultado dos procedimentos de auditoria efetuados sobre os processos tributários, cíveis e trabalhistas, que está consistente com a avaliação da Administração, consideramos que os critérios e premissas utilizados na mensuração das provisões, assim como as respectivas divulgações na Nota Explicativa n° 21, são aceitáveis, no contexto das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Recuperabilidade do imposto de renda e contribuição social diferidos

Conforme divulgado na Nota Explicativa nº 18, a Companhia possui contabilizado imposto de renda e contribuição social diferidos sobre diferenças temporárias e prejuízos fiscais líquidos no montante de R$70.865 mil em 31 de dezembro de 2017. A Companhia avaliou a recuperabilidade do saldo de imposto de renda e contribuição social diferidos com base em projeções de lucro tributável. Consideramos como um principal assunto de auditoria uma vez que tal avaliação

envolve alto grau de julgamento profissional por parte da Administração com base em premissas e critérios utilizados na determinação das projeções de lucros tributáveis, que são afetadas pela expectativa futura de mercado e condições econômicas.

Como a nossa auditoria conduziu esse assunto

Nossos procedimentos incluíram, entre outros, o envolvimento de profissionais especializados em avaliação e em impostos para nos auxiliar na avaliação das premissas e da metodologia utilizadas pela Companhia, em particular aquelas relacionadas às projeções de lucros tributáveis futuros e taxas de desconto a valor presente de tais projeções. As projeções de lucros tributáveis futuros foram elaboradas com base no plano de negócios da Companhia, o qual foi aprovado pelos órgãos de Administração. Avaliamos também a adequação das divulgações relacionadas a esse assunto na Nota Explicativa n° 18.

Baseados no resultado dos procedimentos de auditoria efetuados sobre a recuperabilidade do imposto de renda e contribuição social diferidos ativos, que está consistente com a avaliação da Administração, consideramos que os critérios e premissas adotados pela Administração, assim como as respectivas divulgações na Nota Explicativa n° 18, são aceitáveis, no contexto das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Ambiente de tecnologia

Devido ao volume de transações e pelo fato das operações da Companhia serem altamente dependentes do funcionamento apropriado da estrutura de tecnologia e seus sistemas, somados à natureza do seu negócio, consideramos o ambiente de tecnologia como um principal assunto de auditoria.

Como nossa auditoria conduziu esse assunto

Nossos procedimentos de auditoria incluíram a avaliação da estrutura de controles internos envolvendo a área de tecnologia da informação, especificamente quanto ao desenho e existência de controles gerais de tecnologia da informação (“ITGCs”) implementados pela Companhia para os sistemas considerados relevantes para o processo de auditoria. Essa avaliação dos ITGCs incluiu questões sobre os acessos lógicos, gestão de mudanças de sistemas e outros aspectos de tecnologia, as quais visaram identificar a existência de controles apropriados sobre: acessos

(22)

se refere ao processo de gestão de mudanças, avaliamos se as mudanças nos sistemas foram aprovadas formalmente antes de serem implementadas nos sistemas da Companhia. Envolvemos nossos profissionais de tecnologia para nos auxiliar na execução desses procedimentos.

As deficiências constatadas no desenho dos ITGCs e ausência de controles esperados, no que tange a Gestão de Acessos e Gestão de Mudanças em sistemas, alteraram nossa avaliação quanto à natureza, época e extensão de nossos procedimentos substantivos planejados, os quais foram incrementados para obtermos evidências suficientes e adequadas para o processo de auditoria.

Outros assuntos

Auditoria dos valores correspondentes

As demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Bombril S.A. para o exercício findo em 31 de dezembro de 2016, preparadas originalmente antes dos ajustes decorrentes da correção de erros e reclassificações para melhor apresentação, descritos na Nota Explicativa n° 2.3, foram examinadas por outro auditor independente que emitiu relatório em 22 de março de 2017 com opinião com ressalva dada a impossibilidade de concluir se modificações relevantes provenientes dos anos de 2002 a 2005 deveriam ser efetuadas nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas relativamente aos saldos iniciais da Bombril Overseas Inc.

Como parte de nossos exames das demonstrações contábeis individuais e consolidadas do exercício findo em 31 de dezembro de 2017, revisamos os ajustes relativos aos valores

reapresentados, conforme divulgado na Nota Explicativa n° 2.3, e não temos conhecimento de nenhum fato que nos leve a acreditar que tais ajustes não foram efetuados, em todos os aspectos relevantes, de forma apropriada. Não fomos contratados para auditar, revisar ou aplicar quaisquer outros procedimentos sobre as informações referentes às demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2016 e, portanto, não expressamos opinião ou qualquer forma de asseguração sobre elas tomadas em conjunto.

Demonstrações do valor adicionado

As demonstrações individuais e consolidadas do valor adicionado (DVA) referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2017, elaboradas sob a responsabilidade da Administração da Companhia, e apresentadas como informação suplementar para fins de IFRS, foram submetidas a procedimentos de auditoria executados em conjunto com a auditoria das demonstrações

contábeis da Companhia.

Para a formação de nossa opinião, avaliamos se essas demonstrações estão conciliadas com as demonstrações contábeis e registros contábeis, conforme aplicável, e se a sua forma e conteúdo estão de acordo com os critérios definidos no Pronunciamento Técnico CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado. Em nossa opinião, essas demonstrações do valor adicionado foram

adequadamente elaboradas, em todos os aspectos relevantes, segundo os critérios definidos nesse Pronunciamento Técnico e são consistentes em relação às demonstrações contábeis individuais e consolidadas tomadas em conjunto.

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis individuais e consolidadas

(23)

Accounting Standards Board (IASB), e pelos controles internos que ela determinou como

necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações contábeis individuais e consolidadas, a Administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a Administração pretenda liquidar a Companhia e suas controladas ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança da Companhia e suas controladas são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis individuais e consolidadas, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

 Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

 Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Companhia e de suas controladas.

 Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela Administração.

(24)

existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da

Companhia e suas controladas. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Companhia e suas controladas a não mais se manterem em continuidade operacional.

 Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis individuais e consolidadas representam as correspondentes transações e os eventos de

maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

 Obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente referente às informações financeiras das entidades ou atividades de negócio do grupo para expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis consolidadas.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Fornecemos também aos responsáveis pela governança declaração de que cumprimos com as exigências éticas relevantes, incluindo os requisitos aplicáveis de independência, e comunicamos todos os eventuais relacionamentos ou assuntos que poderiam afetar, consideravelmente, nossa independência, incluindo, quando aplicável, as respectivas salvaguardas.

Dos assuntos que foram objeto de comunicação com os responsáveis pela governança, determinamos aqueles que foram considerados como mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do exercício corrente e que, dessa maneira, constituem os principais assuntos de auditoria. Descrevemos esses assuntos em nosso relatório de auditoria, a menos que lei ou regulamento tenha proibido divulgação pública do assunto, ou quando, em circunstâncias extremamente raras, determinarmos que o assunto não deve ser comunicado em nosso relatório porque as consequências adversas de tal comunicação podem, dentro de uma perspectiva razoável, superar os benefícios da comunicação para o interesse público.

São Paulo, 26 de março de 2018.

ERNST & YOUNG

Auditores Independentes S.S. CRC-2SP034519/O-6

(25)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS PADRONIZADAS – DFP

a) Disponibilizados nas Categorias “Dados Econômico-financeiros” e “DFP” do Setor de Informações Periódicas Eventuais – IPE no Website da CVM, no dia 28 de março de 2018.

(i) Relatório da Administração

(ii) Demonstrações Financeiras

(iii) Parecer dos Auditores Independentes

(iv) Formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas

(v) Parecer do Conselho Fiscal

(vi) Declaração dos Diretores de que reviram, discutiram e concordam com as opiniões expressas no parecer dos Auditores Independentes, informando as razões, em caso de discordância.

(vii) Declaração dos Diretores de que reviram, discutiram e concordam com as Demonstrações Financeiras.

(26)

Relatório Anual

da Administração

2017

(27)

Boas - Vindas

A Bombril S/A. (“Bombril”), é uma companhia de capital aberto com valores mobiliários (BOBR4) negociados na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). Com presença em todo País, há 70 anos é reconhecida pela qualidade de seus produtos, o que lhe assegura posições de liderança em categorias-chave da indústria brasileira de higiene e limpeza.

Desde sua fundação em 1948, a Bombril construiu uma relação de confiança com os brasileiros, oferecendo uma cesta completa de soluções para o lar, dentre as quais se destacam as seguintes marcas: Bombril, Limpol, Mon Bijou, Pinho Bril, Sapólio Radium, Kalipto, Pratice, Vantage. A produção desse amplo portfólio de produtos é realizada em três complexos industriais, localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG).

Este Relatório Anual da Administração, apresenta à sociedade os destaques, indicadores e resultados da Bombril no ano de 2017. Este documento foi produzido com base em normas contábeis nacionais, alinhadas às normas internacionais de contabilidade (IFRS -

International Financial Reporting Standards) e traz alguns indicadores não financeiros –

como por exemplo os de desempenho ambiental, reportados com inspirações nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

Boa leitura! ---

Sumário

Mensagem do presidente

A Bombril

Desempenho Econômico-Financeiro

Eficiência ambiental

(28)

Dando continuidade ao plano iniciado em 2016, a Companhia manteve em 2017 o foco na redução de custos, equalização das despesas e potencialização comercial das categorias-chave, gerando significativos ganhos de market share e rentabilidade no período.

O desempenho da Bombril, mais uma vez, reforçou nossa crença de que os diferenciais competitivos do nosso negócio vêm caracterizados por estratégias claras e executadas de forma disciplinada por um time altamente engajado.

Chegamos ao fim de mais um exercício e gostaria de registrar os meus sinceros agradecimentos, primeiramente aos nossos clientes e consumidores pela preferência e, especialmente, pela confiança que depositam nos nossos produtos. Aos nossos colaboradores, fornecedores e acionistas, agradecemos pela dedicação, comprometimento e parceria. O sucesso da Bombril é o resultado dessa construção conjunta, motivo de orgulho para todos nós, nessas sete décadas.

Concluímos a fase de reestruturação e iniciamos uma atuação estratégica de visão de longo prazo. Manteremos o foco em redução de custos e despesas, porém buscando capturar as oportunidades do nosso diferencial competitivo, para cada vez mais alavancar de forma sustentável o nosso negócio.

Ricardo dos Santos Oliveira Presidente da Bombril

(29)

A Bombril

Contamos com 17 marcas distribuídas em 260 SKUs

Atuamos em todas as regiões do Brasil e mais 17 países

Mercado de Atuação Nacional *participação das regiões na receita total

Mercado de Atuação Internacional *total de 17 países atendidos

(30)

BBA (Bombril Anchieta)

BBM (Bombril Minas) BBN (Bombril Nordeste)

Onde: Onde: Onde:

São Bernardo do Campo (SP) Sete Lagoas (MG) Abreu e Lima (PE)

O quê: O quê: O quê:

Estrutura Societária

Produz detergentes, amaciantes, lã de aço e limpadores. Sede da companhia e fabricação principalmente de lã de aço, amaciantes, detergentes e limpadores. Produz lã de aço, saponáceos e limpadores.

(31)

Nossa Governança Corporativa

A Bombril vem aprimorando suas práticas de governança corporativa com base nos princípios de transparência, equidade e prestação de contas. Os seus principais órgãos de governança são o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva Estatutária.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável sobre a estratégia pelo planejamento de longo prazo e pela supervisão do desempenho dos diretores.

Esse é integrado por quatro conselheiros, que se reúnem a cada trimestre e ordináriamente ou extraordináriamente sempre que necessário.

*Ricardo dos Santos Oliveira, acumula a função de conselheiro de administração e diretor presidente estatutário

Conselho Fiscal

Cabe ao órgão fiscalizar as demonstrações financeiras da companhia, indicar conclusões das análises aos acionistas e verificar o trabalho dos auditores externos. A composiçao pode ser de no mínimo três e no máximo cinco membros titulares, além dos respcetivos suplentes.

O Conselho Fiscal da Bombril é composto por três membros titulares e três suplentes.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data da eleição Término do mandato

Ronaldo Sampaio Ferreira Presidente abr/16 abr/18

Celio de Melo Almada Neto Conselheiro abr/16 abr/18

Ricardo dos Santos Oliveira Conselheiro abr/16 abr/18

Hagen Wolf de Albuquerque Schoff Conselheiro abr/16 abr/18

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de eleição Término do mandato

Marcelo Adilson Tavarone Torresi Conselheiro Efetivo abr/17 abr/18 Renata Nunes Guimarães Hubenet Conselheiro Efetivo abr/17 abr/18

Erica Rodrigues Prado Conselheiro Efetivo abr/17 abr/18

Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes Conselheiro Suplente abr/17 abr/18

João da Silva Barreto Conselheiro Suplente abr/17 abr/18

(32)

Diretoria Estatutária

Eleita pelo Conselho de Administração, nossa diretoria possui mandato de um ano. Seus membros podem ser reeleitos, sendo responsáveis por proteger os resultados da companhia e garantir a execução das estratégias definidas pelo Conselho de Administração.

*Ricardo dos Santos Oliveira, acumula a função de conselheiro de administração e diretor presidente e statutário

O Mercado de Capitais

A Bombril é uma sociedade anônima de capital aberto, registrada na Comissão de Valores Mobiliários e listada na B3 S/A – Brasil, Bolsa e Balcão, sob o código BOBR4 (ações preferenciais), no segmento tradicional.

Em 31 de dezembro de 2017, o capital social subscrito e integralizado é de R$ 795,1 milhões divididos em 20,0 milhões de ações ordinárias e 34,1 milhões de ações preferenciais, distribuídas a seguir:

Membros do Diretoria Estatutária Cargo Data de eleição Término do mandato

Ricardo dos Santos Oliveira Diretor Presidente mar/18 mar/19

Wagner Brilhante de Albuquerque Diretor Financeiro e de

Relações com Investidores mar/18 mar/19

Ações Preferenciais = 34.064.588 63% do total de ações

Ações Ordinárias = 20.000.000 37% do total de ações

(33)

Desempenho da Ação

Em 31 de dezembro de 2017 as ações preferenciais da Bombril (BOBR4) encerram cotadas em R$ 4,94 por ação, apresentando uma valorização de 143% frente ao último dia útil 2016.

Relações com Investidores

A Bombril possui os seguintes canais de comunicação com o mercado: Site www.bombril.com.br/ri

E-mail acionista@bombril.com.br Telefone (11) 4366-1158

(34)

Desempenho Econômico-Financeiro

A Bombril encerrou o ano de 2017 com importantes evoluções dos seus indicadores de performance e resultados mesmo com um cenário político incerto, demonstrando mais uma vez que a estratégia adotada pela diretoria executiva, e implementada por seus colaboradores, de busca constante de eficiência da operação e garantia do resultado financeiro sustentável, está respondendo de forma assertiva às necessidades do negócio.

Dentre os destaques mais uma vez está o EBITDA, apresentando um resultado positivo de R$ 203 milhões contra o valor de R$ 39,6 milhões de 2016. Mesmo quando expurgados os efeitos relacionados à restruturação e a retirada de produtos do portfólio em 2016, os quais somam R$ 32,1 milhões, bem como os efeitos não recorrentes de 2017, que impactaram positivamente o resultado em R$ 67,2 milhões, referentes principalmente à venda da marca Lysoform R$ 47,6 milhões, apresenta um crescimento de 89% quando comparado ano contra ano.

Os principais fatores de contribuição para esse ótimo desempenho estão apoiados na redução de custos e despesas, fruto dos programas de aumento de produtividade e controle, desenvolvidos em todas as áreas da Companhia.

Adicionalmente ao excelente resultado operacional, a companhia procedeu à restruturação do endividamento bancário, reduzindo os níveis de garantia e os custos das operações de crédito, além do sucesso na redução significativa do endividamento fiscal, na ordem de R$ 233 milhões, gerando uma importante economia em despesas financeira, contribuindo fortemente para o alcance dos R$ 126,8 milhões de Lucro Líquido do exercício.

(35)

Volume de Vendas

Em milhares de Toneladas

No ano de 2017, nas mesmas bases de produtos (pró-forma), o volume de produtos vendidos atingiu o patamar de 479,8 mil toneladas, acumulando um crescimento de +14,5% em comparação com o ano de 2016. Mesmo sem ajustar os efeitos dos produtos descontinuados em 2016, a Bombril apresenta crescimento significativo de 12,0% no seu volume de produtos vendidos. Esse crescimento é refletido diretamente em ganhos de

market share, uma vez que a cesta de limpeza nacional sofreu uma queda de 1,4% em

volume e 5,1% em valor, no acumulado de 2017 (Fonte: Nielsen - Retail Index).

(36)

Receita Bruta

Receita Líquida

Em milhões de Reais Em milhões de Reais

No acumulado do ano de 2017, a Bombril atingiu R$ 1.096,7 milhões de receita líquida de vendas que, frente à sua base comparável no mesmo período de 2016, reflete um crescimento de 3,4%. Num cenário onde a cesta de limpeza nacional sofreu queda de 5,1% em valor, segundo Fonte da Nielsen - Retail Index. O impacto positivo, também pode ser observado no resultado operacional bruto da Companhia, por meio do crescimento significativo de +5,6%, devido à manutenção do portfólio de produtos com rentabilidade mais atrativas, aliados à busca constante de eficiência na estrutura de custos.

(37)

Resultado Operacional Bruto

Em milhões de Reais

O resultado operacional bruto atingiu R$ 497,9 milhões no ano de 2017, apresentando evolução de 5,6% quando comparado ao ano de 2016, excluindo-se os produtos descontinuados. Nesta mesma visão, a rentabilidade bruta do ano de 2017 atingiu o patamar de 45,4%, ficando 1,0 p.p. melhor que a sua base comparável do ano anterior.

O crescimento do resultado bruto deveu-se principalmente ao: (i) aumento da produtividade industrial e logística, com eliminação de desperdícios em consumo de insumos, otimização dos processos e redução dos custos de mão-de-obra direta e indireta; (ii) redução de preço das matérias-primas, fruto de melhores negociações com fornecedores; e (iii) captura de oportunidades diversas de redução nos custos gerais de produção, incluindo energia elétrica, manutenção e outros materiais produtivos.

(38)

Despesas/Receitas Operacionais

Em milhões de Reais

No ano de 2017 as despesas/receitas operacionais apresentaram uma redução nominal de 14,3%, gerando uma alavancagem operacional de 5,9 p.p., quando colocadas nas mesmas bases de 2016, a qual desconsidera os efeitos dos eventos não recorrentes, referentes à revisão de portfólio e despesas com restruturação de 2016 e, em 2017 o efeito positivo referente principalmente à venda da marca Lysoform.

O bom desempenho apresentado nas despesas do exercício, decorre da captura de oportunidades de eficiência no processo de restruturação e otimização do portfólio, aliados ao controle de custos e processos, bem como da capacidade da Companhia em absorver os efeitos inflacionários, dado que a inflação (IPCA) acumulada em doze meses foi de 2,95%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

*Pró-forma desconsidera produtos descontinuados, despesas de restruturação em 2016, bem como efeitos não recorrentes de 2017, que impactaram positivamente o resultado em 2017.

(39)

EBITDA

Em milhões de Reais

O EBITDA do ano de 2017 foi positivo em R$ 203,0 milhões, contra a marca de R$ 39,6 milhões de 2016. Mesmo quando desconsiderados os impactos referentes aos produtos descontinuados e despesas de restruturação em 2016, além da venda da marca Lysoform e créditos não recorrentes que trouxeram um impacto líquido positivo de R$ 67,2 milhões no resultado operacional em 2017, pode ser observado um crescimento de +89% ou R$ 64,1 milhões no ano.

Desta forma, o EBITDA atingiu, sem os efeitos caracterizados como não recorrentes, o montante de R$ 135,8 milhões no ano de 2017. Esse resultado reflete o impacto positivo das ações de eficiência e foco estratégico discorridos anteriormente nesse material.

A rentabilidade do EBITDA, já desconsiderados os efeitos não recorrentes nos dois períodos (conforme mencionados anteriormente), apresentou uma melhora significativa de +5,6 p.p., frente o ano de 2016, atingindo 12,4% (percentual sobre a receita líquida).

*Pró-forma desconsidera produtos descontinuados, despesas de restruturação em 2016, bem como efeitos não recorrentes de 2017, que impactaram positivamente o resultado em 2017.

(40)

Quadro resumo dos principais resultados

*empresa devedora, com quem a Bombril tinha créditos a serem aplicados na contratação de mídias.

(41)

Eficiência Ambiental

Em sete décadas a Bombril construiu uma relação de confiança e parceria com seus consumidores. Os processos produtivos da companhia têm sido aprimorados ano após ano, sem abrir mão da qualidade e transparência. A Bombril segue as melhores práticas de mercado quanto à fabricação e rotulagem, atendendo integralmente à legislação e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relacionadas a cada categoria do seu portfólio.

A companhia mantém uma área estruturada de Meio Ambiente que avalia as conformidades e práticas de seus fornecedores, por meio de checagens documentais e auditorias.

(42)

Indicadores – Nossa Performance

Resíduos e matérias primas

Geração de resíduos não perigosos

Destinação Unidade 2014 2015 2016 2017

Reciclagem t. 4.340,75 4.184,98 3.343,53 3.335,84

Aterro sanitário t. 1.167,40 1.485,17 679,14 987,02

Total t. 5.508,15 5.670,15 4.022,67 4.322,86

Geração de resíduos perigosos

Destinação Unidade 2014 2015 2016 2017 Reciclagem t. 50,34 13,74 54,75 170,87 Incineração (queima de massa) Aterro sanitário t. 1,26 3,15 0,04 0,79 Coprocessamento t. 42,65 259,9 97,81 57,21 Total t. 98,66 278,35 154,80 275,76 4,41 1,56 2,2 t. 46,89

(43)

Água

RETIRADA DE ÁGUA POR FONTE

unidade 2014 2015 2016 2017 Água subterrânea m³ 496.008 480.482 424.220 326.418 Concessionária/Empresa m³ 129.785 136.968 119.975 130.123 de abastecimento total 625.793 617.450 544.195 456.541

Energia

A Bombril registrou uma boa perfomance da operação de recurso energético em 2017, através de redução de 6% no consumo por kwh/tonelada, com queda na intensidade energética (consumo associado à produção em tonelada), representando maior eficiência.

Consumo e Intensidade – Energia Elétrica

2015 2016 2017

Energia elétrica 56.487.681,20 50.264.336,10 52.863.777,50

(44)
(45)

AGO 30/04/2018 Proposta da Administração Assembleia Geral Ordinária

Créditos

Conselho Administrativo

Ronaldo Sampaio Ferreira Ricardo dos Santos Oliveira Célio de Melo Almada Neto

Hagen Wolf de Albuquerque Schoof

Conselho Fiscal

Erica Rodrigues Prado

Renata Nunes Guimarães Hubenet Marcelo Adilson Tavarone Torresi

Diretoria Executiva

Ricardo dos Santos Oliveira CEO – Diretor Presidente

Wagner Brilhante de Albuquerque

CFO – Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Contato

Ronnie Borges da Motta

Gerente de Finanças Corporativas e Relações com Investidores +55 11 4366 1158

(46)

3.0 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS PADRONIZADAS – DFP

Balanço Patrimonial BOMBRIL S/A - Consolidado Ativo

(Em milhões de Reais) 2017 2016 2015

Ativo Total 685,4 711,1 701,4 Ativo Circulante 321,2 256,7 296,3

Caixa e equivalentes de caixa 8,3 9,5 17,9

Aplicações Financeiras 10,0 0,7 0,0

Aplicações Financeiras Compromissadas 8,4 1,6 0,0

Créditos Diversos 236,6 192,4 200,6

Estoques 57,9 52,6 77,8

Ativo Não Circulante 364,2 454,4 405,1 Ativo Realizável a Longo Prazo 46,0 114,3 32,5

Créditos Diversos 36,0 114,2 24,7

Aplicações Financeiras Compromissadas 10,0 0,1 7,7

Ativo Permanente 318,2 340,1 372,7

Imobilizado 305,5 318,2 337,4

Intangível 12,7 21,9 35,3

Balanço Patrimonial BOMBRIL S/A - Consolidado Passivo

(Em milhões de Reais) 2017 2016 2015

Passivo Total 685,4 711,1 701,4 Passivo Circulante 483,2 584,2 521,8

Fornecedores 120,7 103,3 243,6

Obrigações Fiscais / Tributárias 87,0 288,4 138,4

Empréstimos e Financiamentos 222,1 131,9 89,1

Outros Débitos 53,5 60,6 50,7

Passivo Não-Circulante 348,7 400,3 426,3

Empréstimos e Financiamentos 22,8 22,4 49,3

Obrigações Fiscais / Tributárias 210,8 242,7 256,7

Outros Débitos 50,5 45,4 37,2

Provisões para Contingência 64,6 89,8 82,9

Patrimônio Líquido -146,6 -273,5 -246,6

Capital Social Realizado 795,1 795,1 795,1

Reservas de Capital 94,6 94,6 94,6

Reservas de Reavaliação 28,3 30,4 32,4

Reservas Legal 0,0 3,0 0,0

Lucros / Prezuízos Acumulados -1.284,9 -1.417,6 -1.390,8

Ajustes de Avaliação Patrimonial 64,1 65,0 65,9

Ajustes Acumulados de Conversão 156,1 156,1 156,1

Resultado do Exercício DRE BOMBRIL S/A - Consolidado

(Em milhões de Reais) 2017 2016 2015

Receita Líquida 1.096,7 1.097,8 1.091,5

Custo dos Produtos Vendidos -598,8 -621,3 -688,7

Resultado Bruto 497,9 476,5 402,7

Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas -389,9 -407,9 -473,1

Outras Receitas / Despesas Operacionais 70,7 -54,1 -35,1

Resultdo de Equivalência Patrimonial 0,0 0,0 0,0

Resultado antes do Resultado Financeiro e dos Tributos 178,7 14,5 -105,5

(47)

4 - ANEXOS

Anexo I Comentário dos Administradores sobre a Situação Financeira da Companhia, itens 10.1 a 10.9 do Formulário de Referência.

Anexo II Informações indicadas nos itens 12.5 a 12.10 do Formulário de Referência.

Anexo III Proposta sobre a Remuneração dos Administradores – Informações indicadas nos itens 13.1 a 13.16 do Formulário de Referência.

Anexo IV Proposta de Destinação do Lucro Líquido do Exercício.

Anexo V Edital de Convocação

Anexo VI Boletim de Voto à Distância

Anexo VII Declaração dos Diretores sobre as Demonstrações Financeiras. Anexo VIII Declaração dos Diretores sobre o Parecer dos Auditores.

(48)

ANEXO I

COMENTÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO

(49)

10.1 Condições financeiras e patrimoniais gerais.

a) Condições financeiras e patrimoniais gerais

A empresa renegociou em 2016 suas dívidas com fornecedores de matérias-primas e readequou suas linhas de créditos financeiros, a fim de garantir o pagamento em condições compatíveis com fluxo de caixa de suas operações.

A Companhia encerrou o exercício de 2017 com o endividamento bancário liquido de R$ 87,8 milhões, 13,3% maior quando comparado ao ano de 2016 cujo valor ao final do exercício era de R$ 77,5 milhões e 27,2% menor em relação a 2015 (R$ 120,5 milhões).

A Companhia calcula a dívida bancária líquida como sendo o saldo de empréstimos e financiamentos (Debêntures, Capital de Giro, Finame, operações de Fomento e Conta Garantida) não compõe as operações com cessões de duplicatas.

*Não está sendo consideradas no saldo as aplicações financeiras compromissadas (R$ 8,4 milhões no curto prazo e R$ 9,8 milhões no longo prazo).

CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

31.12.17 31.12.16 31.12.15 31.12.17 31.12.16 31.12.15

Caixa e Bancos 7.652 7.773 16.828 8.310 9.466 17.883 Aplicações Financeiras (a) 1.011 690 - 9.998 690 -Total 8.663 8.463 16.828 18.308 10.156 17.883

Controladora Consolidado

Endividamento Bancário Líquido * (em milhões de Reais)

Referências

Documentos relacionados

Em “A organização do meio social educativo para a criação mu- sical na educação infantil”, de Sônia Regina dos Santos Teixeira (UFPA) e Ana Paula de Araújo (Barca,

A micróglia é uma célula com alta capacidade de movimentação, sendo assim a principal célula responsável pela manutenção da homeostase a partir de suas ramificações com

2º - Integram o Conselho Superior da Defensoria Pública o Defensor Público Geral do Estado, o Primeiro Subdefensor Público-Geral do Estado, o Segundo Subdefensor Público- Geral

(i) aprovação das contas dos administradores, do relatório de administração e das demonstrações financeiras da Companhia, acompanhadas das respectivas notas explicativas,

Ordem do Dia: (A) em Assembleia Geral Ordinária: (i) tomar as contas dos administradores e examinar, discutir e votar o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras

16 Aquisição multicanais Análises, encaminhamento Conversão multi-formato, controlos, enriquecimentos Divulgação multicanais Facturas em papel: Leitura Automática de

Piso / Paredes Cerâmica esmaltada Eliane 31x31 – Forma Slim Branco BR. Teto Pintura PVA Látex sobre forro

ORDEM DO DIA: Deliberar sobre: (i) o relatório da administração e demonstrações financeiras da Companhia, inclusive parecer dos auditores independentes, referentes