• Nenhum resultado encontrado

alinemartinsmonteiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "alinemartinsmonteiro"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO. Aline Martins Monteiro. TRABALHANDO ENCONTROS VOCÁLICOS NAS TIC´S. Juiz de Fora 2019.

(2) Aline Martins Monteiro. TRABALHANDO ENCONTROS VOCÁLICOS NAS TIC´S. Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico, da Universidade Federal de Juiz de Fora como requisito parcial a obtenção do grau de Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico.. Orientadora: Profª Drª. Thais Fernandes Sampaio. Juiz de Fora 2019.

(3)

(4) Aline Martins Monteiro. Trabalhando encontros vocálicos nas TIC´S. Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico, da Universidade Federal de Juiz de Fora como requisito parcial a obtenção do grau de Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico.. Aprovada em 27 de abril de 2019.. BANCA EXAMINADORA --. _______________________________________ Profª Drª Thais Fernandes Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora. ________________________________________ Prof. Dr Marcelo Ribeiro Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora.

(5) AGRADECIMENTOS. Agradeço primeiramente a Deus por me dar forças todos os dias. À minha família, que sempre me incentivou a estudar e me deu apoio sempre que precisei. Aos colegas do curso que, mesmo distantes, sempre me incentivaram a não desistir..

(6) RESUMO. Este documento apresenta um plano de aula fundamentado, como Trabalho de Conclusão de Curso. A ideia para a realização do projeto partiu da observação de que muitos alunos das séries iniciais, sobretudo dos segundos anos, estando em período de alfabetização, apresentam dificuldades nas atividades de separação de sílabas, principalmente, nos casos que envolvem encontros de vogal e semivogal. Nesse contexto, surgiu a ideia de explorar o editor de texto e o Power point com o objetivo de facilitar a construção da consciência fonológica entre os alunos. Para a realização das atividades propostas, escolhemos o editor de texto, que, como veremos, pode ser utilizado em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com diferentes graus de interação e colaboração. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ensino fundamental. Espera-se que, como resultado deste plano, os alunos tenham mais condições de diferenciar vogal e semivogal, e identificar nas palavras que escrevem os encontros vocálicos, minimizando problemas de ortografia relacionados a essa questão.. Palavras-chave: Encontros vocálicos. Editor de texto. Informática e Educação..

(7) SUMÁRIO. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................08 1 DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AULA ..........................................................10 1.1 DISCIPLINA OU CONJUNTO DE DISCIPLINAS. ......................................................10 1.2 CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO DURANTE O PROJETO..............................10 1.3 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM O DESENVOLVIMENTO DESSE PLANO DE AULA...........................................................10 1.4 PÚBLICO-ALVO. ...........................................................................................................11 1.5 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA. .............................................................................11 1.6 RECURSOS DIDÁTICOS A SEREM USADOS NO PROJETO. .................................11 1.7 RECURSOS DIDÁTICOS TICS......................................................................................12 1.8 TEMPO PREVISTO. .......................................................................................................12 1.9 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS..............................................................12 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................16 REFERÊNCIAS....................................................................................................................17.

(8) 8. INTRODUÇÃO. O presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico (TICEB), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como objetivo apresentar um plano de aula fundamentado, que propõe a utilização de recursos tecnológicos na alfabetização, mais especificamente, em uma turma do 2º ano do ensino fundamental I. Estamos em uma era muito influenciada pela tecnologia, com um cenário sociocultural que modifica os nossos hábitos, nosso trabalho e nossos processos de aprendizagem, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias em diferentes áreas da nossa vida (DINIZ, 2001). Assim, é importante que a escola se aproprie de algumas das tecnologias disponíveis, para a realização da prática pedagógica, acompanhando o próprio desenvolvimento da sociedade. Inclusive, no contexto atual, é comum que as crianças utilizem tecnologias digitais cada vez mais cedo e, por estarmos em um mundo que vem se evoluindo tecnologicamente, temos a necessidade de uma inclusão digital nas escolas, para uma inovação pedagógica (HANSEN, 2010). Sabemos que a alfabetização é um momento fantástico de descoberta do mundo, sendo um período em que a criança normalmente encontra-se bastante motivada para aprender. Os meios de convivência em que a criança está inserida influenciam muito no seu aprendizado. Assim, é importante que a leitura e a escrita façam parte do cotidiano das crianças. Os recursos digitais nas aulas podem ajudar a tornar o ambiente interativo, lúdico e também muito atrativo, pois as tecnologias faz com que o aluno busque aprender, ou seja, provoca reflexões diferentes do manuscrito. Além disso, pretendemos colocar em evidência o fato de que mesmo quando não trabalhamos atividades com gêneros textuais virtuais, repetindo práticas escolares semelhantes às que desenvolvemos com a escrita manuscrita, notamos que as ferramentas digitais transformam e dão uma nova roupagem à tarefa, ou melhor, aparecem novos aspectos cognitivos e físicos relacionados ao ato de escrever e ler. Com isso, os alunos, muitas vezes, voltavam sua atenção para estruturas da escrita ou para aspectos gráficos não percebidos quando operavam com outro formato e suporte de texto (GLORIA, 2012, p.62).. A tecnologia, portanto, pode ser um catalisador significativo para a educação, tornando-se uma ferramenta de apoio para o ensino, se usada de modo a estimular o aluno a procurar, refletir e criticar informações que lhe são oferecidas por elas (MEDEIROS; FRANCISCATO, 2011)..

(9) 9. Para que possamos envolver os alunos no aprendizado de escrita e leitura, o uso do editor de texto é uma ótima ferramenta para a ampliação e motivação do aprendizado das mesmas. O editor de texto possibilita uma aprendizagem interativa e rica, despertando um maior interesse na construção do conhecimento. Ele é igual a uma folha em branco, em que precisamos de outros materiais para personalizar a folha, assim é o editor de texto, só que virtualmente, em que no papel utilizamos outros materiais concretos, como lápis, borracha, tintas, réguas e outros, enquanto no software tem as ferramentas para a personalização da folha, dando possibilidade aos alunos de criar, formatar, editar, salvar. (SOUZA) O trabalho com diferentes softwares nos permites hibridez e personalização do ensino, trazendo diversos benefícios para o ensino aprendizagem. Esses softwares nos permitem o uso, quando se não tem a internet. No processo de alfabetização de turmas do 2º ano de Ensino Fundamental, a utilização da tecnologia pode tornar a aprendizagem significativa e prazerosa. Utilizar o computador na escola para aprender a ler e a escrever pode significar uma dupla inserção para alunos que, também, não têm acesso ao computador. “Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sóciohistóricos da aquisição da escrita em uma sociedade” (GLORIA, 2012, p.62). Este plano de aula foi baseado em artigos que discorrem sobre a tecnologia em sala de aula, alfabetização tecnológica, encontros vocálicos, e estão listados nas referências neste plano. O material tem como objetivo ajudar professores a trabalhar com jogos online com as turmas de 2º ano. Na seção a seguir, apresentamos um plano de aula fundamentado, com o detalhamento das ações planejadas e outras informações essenciais para plena compreensão da proposta – trabalhar com encontros vocálicos, tendo como objetivo identificar nas palavras os encontros vocálicos, saber ler a imagem e escrever a palavra, assim despertar o interesse da escrita pela leitura das palavras. Na última seção deste documento, são apresentadas nossas considerações finais..

(10) 10. 1 DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AULA. 1.1 DISCIPLINA OU CONJUNTO DE DISCIPLINAS. O plano foi proposto para ser desenvolvido na sala de informática, paralelamente às atividades desenvolvidas na disciplina de Português, para o segundo ano do Ensino Fundamental I.. 1.2 CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO DURANTE O PROJETO. O estudo dos encontros vocálicos está no planejamento da turma dos segundos anos do Ensino Fundamental I, e a ideia é trabalhar esse conteúdo na disciplina de informática. A ideia para a realização do plano de aula partiu da observação de que os alunos das séries iniciais, sobretudo dos segundos anos, estando em período de alfabetização, apresentam dificuldades na relação de vogal e semivogal. Acredita-se que o uso do editor de textos poderia ser um caminho para levar o educando a construir habilidades envolvidas na leitura e escrita de vogais e semivogais juntas. Assim, surgiu a ideia de explorar alguns recursos do editor de texto com o objetivo de complementar o trabalho desenvolvido pela professora da turma acerca do conteúdo programático do 2º ano. Além disso, vimos a possibilidade de desenvolver um trabalho com o editor de texto, ensinando as mesmas a digitarem. Mais especificamente, no que diz respeito às habilidades em informática, o aluno aprenderá recursos de formatação de textos, sendo capaz de alterar fonte, tamanho e cor das palavras.. 1.3. DEFINIÇÕES. DOS. OBJETIVOS. A. SEREM. ALCANÇADOS. DESENVOLVIMENTO DESSE PLANO DE AULA.. São objetivos específicos do plano proposto:  Identificar palavras com encontros vocálicos;  Ampliar vocabulário;  Interagir com os pares, por meio da atividade no editor de texto;  Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;  Desenvolver a linguagem oral e escrita;. COM. O.

(11) 11.  Sistematizar o uso de palavras com encontros vocálicos.. 1.4 PÚBLICO-ALVO. Este plano foi originalmente elaborado para ser desenvolvido com turmas de 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos dessa fase estão no processo de alfabetização, possuem entre 7 e 8 anos. Nesse caso específico, são alunos que já utilizam o computador na escola desde a Educação Infantil e sabem usar algumas ferramentas. A proposta foi construída para atender uma turma de 2º ano, com média de 25 alunos, sendo 12 meninos e 13 meninas. Neste momento, os alunos necessitam conhecer as vogais e refletir sobre suas ocorrências em diferentes contextos nas palavras. Portanto, a proposta é facilitar e tornar mais lúdica a aprendizagem desses alunos.. 1.5 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA. A escola fica na região norte de Juiz de Fora. Tem 22 salas, contando com a sala dos professores, diretoria, coordenação e secretaria. A escola funciona nos três turnos, sendo que no noturno a escola é cedida para o Ensino Supletivo Custódio Furtado de Souza (CESU). No turno da manhã, funcionam com o ensino fundamental II, duas salas do 5º ano do ensino fundamental I e uma sala da educação infantil. Já no turno da tarde, apresenta apenas o ensino fundamental I, da educação infantil ao 5º ano. Na escola, possuímos uma sala de informática com 7 máquinas e 14 monitores. Na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), temos mais duas máquinas para atendimentos, todos com internet. Na secretaria, temos mais dois computadores e na coordenação 1 computador. A escola é bem equipada e tudo que é solicitado o diretor sempre está disposto a ajudar.. 1.6 RECURSOS DIDÁTICOS A SEREM USADOS NO PROJETO. Para desenvolvimento do plano proposto, prevê-se o uso dos seguintes recursos: folha de ofício e impressora..

(12) 12. 1.7 RECURSOS DIDÁTICOS TICS. Como a escola possui 14 monitores e as turmas variam de 22 a 25 crianças, faremos duplas para o uso dos computadores, e a utilização do data show para a apresentação da aula expositiva e os vídeos. Nos computadores, serão utilizados especificamente, o editor de texto, o Power point.. 1.8 TEMPOS PREVISTO. Nessa escola, os alunos têm 6 aulas de 40 minutos por dia, no ensino fundamental I. A aula de informática acontece uma vez por semana. Então, o plano contempla atividades para 2 dias de aula, com o tempo total estimado de 1 hora e 20 minutos.. 1.9 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS. Serão desenvolvidas uma aula expositiva e uma atividade na sala de informática, sendo uma apresentação de Power point e uma atividade no editor de texto. No editor de texto, eles terão que digitar e realçar os encontros vocálicos, com a ferramenta “cor do realce do texto”.. 1º momento:. Neste primeiro momento, vamos trabalhar com uma explicação de como será a atividade, separando as duplas para a mesma. Eles assistirão uma breve apresentação, elaborada por mim, no Power point, no qual explicarei: O que é encontro vocálico?; Quais os tipos de encontros vocálicos?; Ditongo; Tritongo; Hiato. Oferecendo a eles uma nova forma de aula teórica, ou seja, com a apresentação eles conseguirão visualizar, mais colorido e com efeitos, deixando um pouco de lado a aula em sala em que se usa quadro, giz e folha (Figura 1 e 2).. Figura 1 – Apresentação de PowerPoint (1a 4).

(13) 13. Fonte: ELABORADO PELO PRÓPRIO AUTOR Figura 2 – Apresentação de PowerPoint (5 a 8). Fonte: ELABORADO PELO PRÓPRIO AUTOR.

(14) 14. Dando continuidade, assistiremos a dois vídeos, um musical com foco em mostrar as vogais e os encontros vocálicos simples e o outro é explicativo, o que é vogal, quais as classificações, em que foi retirado do youtube e inserido no slide.. 2º momento:. Nesta aula, iremos trabalhar com o editor de texto. Darei uma breve explicação de como a atividade será realizada, explicando quais as ferramentas a serem usadas nessa atividade. Iniciaremos a atividade, com a criança identificando o nome da figura que está vendo e digitando o nome da mesma, em um quadrado posicionado ao lado. (Figura 3) Logo depois, ela deverá realçar os encontros vocálicos, na ferramenta que possui no editor de texto em fonte na função “Cor do Realce do Texto”, em que já foi explicada como funciona (Figura 4). Figura 3 – Atividade elaborada no editor de texto.. Fonte: ELABORADO PELO PRÓPRIO AUTOR.

(15) 15. Figura 4 – Atividade elaborada no editor de texto com a ferramenta realce.. Fonte: ELABORADO PELO PRÓPRIO AUTOR. No mesmo momento, em uma outra atividade, os alunos deverá encontrar as palavras com encontros vocálicos em um texto e marcar com a ferramenta cor da fonte, alterando os encontros vocálicos para uma cor mais chamativa. A proxima atividade é encontrar no texto palavras ditongo e tritongo. (Figura 5 e 6) Figura 5 – Atividade elaborada no editor de texto com a ferramenta cor da fonte.. Fonte: ELABORADO PELO PRÓPRIO AUTOR.

(16) 16. Figura 6 – Atividade elaborada no editor de texto digitação e observação.. Fonte: ELABORADO PELO PRÓPRIO AUTOR. Ao final, as atividades serão corrigidas por eles mesmos, mas, porém, o aluno deverá trocar de dupla, e assim finalizará a atividade imprimindo as mesmas para uma confecção de um mural na sala de aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo deste plano de aula é para reforçar os encontros vocálicos através das tecnologias, em que o aluno terá mais atenção e será mais prazerosa a aquisição do conhecimento. É um plano de aula objetivo que pode ser adaptado a qualquer disciplina ou conteúdo. Este plano de aula tem a finalidade de reforçar o conteúdo que a professora regente já tenha dado em sala de aula, e todas as explicações do que é encontro vocálico, é um plano para facilitar o aprendizado da criança. Ao trabalhar com as tecnologias no ensino, as aulas não ficam monótonas e a recompensa é o aprendizado do aluno..

(17) 17. REFERÊNCIAS. ALDA. Ditongo, Tritongo e Hiato. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ocphZE6nbTU>. Acesso em: 08 de fev. 2019.. DINIZ, Sirley Nogueira de Faria. O uso das novas tecnologias em sala de aula. 2001. <Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_2/187071.pdf>. Acesso em: 28 de mar. 2019.. FRANCISCATO, Fábio Teixeira; MEDEIROS, Aline Dutra; A informática no processo de alfabetização: desafios e possibilidades. 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141388/000990861.pdf?sequence=1>. Acesso em: 4 de fev. 2019.. GLÓRIA, Julianna Silva. A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola. 2012. v. 5, p. 6171. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/viewFile/1750/7252>. Acesso em: 4 de fev. 2019.. HANSEN, Maria Regina Berlitz. O uso das tecnologias (informática) na alfabetização dos alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental, p. 80, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2742/Medeiros_Aline_Dutra.pdf?sequence=1 &isAllowed=y>. Acesso em: 4 de fev. 2019.. JAMILA. Alfabeto para crianças - aprenda a ler os encontros vocálicos. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vz1n9GVhSt0>. Acesso em 29 de mar. de 2019.. SOUZA, Christian Catão de Assis. Utilização de softwares como ferramenta de auxílio na produção de texto. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/viewFile/2801/2757. Acesso em 10 de maio 2019..

(18)

Referências

Documentos relacionados

Therefore, the aims of this study were to analyse knowledge on HIV/AIDS, as well as attitudes and practices with respect to HIV/AIDS and to estimate the prevalence of HIV

Simulações comparando o desempenho dos métodos avaliados mostraram a superioridade da técnica utilizada nesta tese (NBA) para o ajuste desses controladores, ressaltando sua alta

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da