• Nenhum resultado encontrado

Seleção de Questões de Conhecimentos Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seleção de Questões de Conhecimentos Gerais"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Seleção das Questões: Questão 1

As características marcantes do atual estágio da economia mundial, comumente chamado de globalização, incluem a

a) capacidade de produção ainda limitada em face dos baixos índices de desenvolvimento científico e tecnológico.

b) vigorosa regulamentação da economia e estímulo à presença cada vez maior do estado na direção de empresas.

c) tendência ao protecionismo como forma de reduzir a presença dos países mais ricos no comércio internacional.

d) concentração das cadeias produtivas em países economicamente mais sólidos, apesar dos custos de produção maiores.

e) crescente interdependência entre os atores econômicos mundiais, como governos, empresas e movimentos sociais.

Questão 2

O texto aborda o fato conhecido como a) guerra cambial. b) política de estatização. c) combate ao neoliberalismo. d) legalização do contrabando. e) reforma tributária. Questão 3

A partir dos anos 1930, com a Era Vargas, o Brasil deu início a um importante processo de modernização da economia. Desde então, a despeito de momentos de crise e de inflexões, esse movimento não cessou. Nos dias de hoje, é possível verificar que, tal como ocorre com outros países emergentes, o crescimento econômico do Brasil

a) não é mais expressivo porque ainda persiste a forte instabilidade dos preços, que inibe o consumo, e diminuto é o peso do setor industrial e do de serviços no conjunto da economia.

b) é, em aparente paradoxo, marcado pela vigorosa retração do processo de urbanização da sociedade, fenômeno que se explica pela crescente importância do agronegócio.

c) ainda não foi suficiente para ampliar a participação do país no mercado mundial, problema determinado, sobretudo, por sua reduzida capacidade de exportar produtos primários.

d) é financiado, em larga medida, por um sistema bancário tecnologicamente avançado, cujos serviços são oferecidos ao setor produtivo e incorporam o conjunto da população adulta do país.

e) tende à descentralização tanto geográfica quanto da riqueza produzida, deslocando-se dos grandes centros urbanos, a exemplo das capitais dos estados, para as cidades médias localizadas no interior.

Questão 4

Presente nos meios de comunicação mundiais, desde janeiro de 2011, a expressão Primavera Árabe, que ganhou notoriedade e passou a fazer parte do vocabulário geopolítico contemporâneo, identifica

(2)

a) a vitória dos árabes na guerra contra a existência do Estado de Israel.

b) o esforço da juventude iraniana para derrubar o regime dos aiatolás.

c) o movimento contestatório a regimes autoritários em países árabes.

d) o apoio dos fundamentalistas à expansão violenta do islamismo.

e) o esforço árabe coletivo para tornar laicos os governos de seus países.

Questão 5

Acerca de sua composição, é correto afirmar que o G20 reúne

a) apenas os países que integram o Conselho de Segurança da ONU.

b) os países mais ricos do mundo e os principais emergentes.

c) os países mais pobres do mundo, com economias dependentes.

d) os países que recusam a intervenção do FMI. e) os países que não fazem parte de outros grupos, como o G8 e o BRIC.

Questão 6

Em 23/03/2011, o STF (Supremo Tribunal Federal) pronunciou-se sobre a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Com essa decisão, a) mais de uma centena de candidatos impedidos de tomar posse devido às condenações judiciais poderão assumir os cargos em todo o Brasil. b) os votos dados aos candidatos aos cargos legislativos que apresentavam processos judiciais foram considerados nulos.

c) os eleitos do poder Legislativo puderam ser empossados em seus cargos, fato que não ocorreu com os eleitos do poder Executivo.

d) apenas os candidatos à reeleição foram impedidos de tomar posse, mas os iniciantes na vida pública têm a possibilidade de assumir os cargos.

e) os candidatos aos cargos do poder Executivo que foram eleitos no 1º turno deverão se afastar dos cargos até que se proceda a uma nova eleição.

Questão 7

Com base nos gráficos anteriores, assinale a alternativa correta.

(3)

a) Analisando-se apenas as fontes renováveis de energia, é correto afirmar que o Brasil possui uma matriz energética mais danosa ao meio ambiente do que o planeta como um todo.

b) A recente inauguração de diversas usinas hidrelétricas no interior do Norte e do Nordeste do Brasil, com aproveitamento das excepcionais condições naturais, é um fator determinante para o aumento verificado na competitividade industrial brasileira nos mercados globais.

c) Clima, relevo, extensão territorial e disponibilidade hídrica são fatores que favorecem o Brasil na obtenção da energia de origem hidráulica. Por outro lado, nenhum desses fatores favorece a China, que utiliza excessivamente o carvão mineral, altamente danoso ao meio ambiente.

d) No Brasil, a agricultura energética tem contribuído significativamente para a grande participação das energias obtidas a partir da biomassa no consumo energético total do país. e) O Distrito Federal é autossuficiente em energia hidrelétrica.

Questão 8

"Época triste a nossa.É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (citação atribuída a Albert Einstein)

O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo,concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX.Desde então,proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos.

A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo assinale a afirmativa incorreta.

a) Apenas dois países que possuem arsenal nuclear declarado assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear: Estados Unidos e Rússia. b) Os países da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) são os que concentram a maior capacidade instalada de usinas nucleares no mundo.

c) O Paquistão faz parte do grupo de países que possuem arsenal nuclear declarado e que não assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

d) A França é, em termos relativos, o país cujo consumo interno de energia produzida por reatores nucleares é o maior do mundo.

e) O Brasil possui um acordo de cooperação com a Argentina para o desenvolvimento e a aplicação de usos pacíficos da energia nuclear, assinado no início dos anos 1980.

Questão 9

Na terça-feira, dia 10/11/2009, grande parte do Brasil foi surpreendida com uma queda de energia que chegou a mais de quatro horas em alguns lugares. Esse acontecimento ainda não teve uma explicação oficial definitiva. Acerca das possíveis causas e consequências do fato apresentado, assinale a alternativa correta.

a) Esse apagão que ocorreu no Brasil, embora ainda sem causas definidas oficialmente e aceitas pela comunidade científica, demonstra que o país necessita de maior investimento em programas de eficiência energética que promovam a redução da possibilidade de uma nova queda de energia dessa dimensão.

b) Uma possível causa discutida para a situação da queda de energia é a ineficiência do Programa Brasileiro de Energia Nuclear, que insiste em manter em funcionamento as sucateadas usinas de Angra 1 e 2.

c) Um maior investimento econômico do país no desenvolvimento de políticas públicas de sustentabilidade no uso dos biocombustíveis teria evitado o apagão elétrico registrado em novembro. d) Os frequentes apagões da magnitude do que ocorreu em novembro de 2009 afetam exclusiva e diretamente o setor produtivo brasileiro. Esse fato promove uma significativa perda econômica que, por sua vez, desequilibra a balança comercial do país.

e) De acordo com a comunidade científica nacional, esse apagão foi provocado por uma descarga atmosférica de grande intensidade, fato bastante previsível em período de elevada quantidade de chuvas em todo o país.

Questão 10

O Censo 2010 contabilizou, até 31 de outubro deste ano [2010], 185.712.713 residentes no país, incluindo brasileiros e estrangeiros. A informação foi publicada nesta quinta-feira (4/11/2010), no Diário Oficial da União. Foram visitados, segundo a publicação, 67.275.459 domicílios.

(4)

(Adaptado de http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010) Um dos dados mais importantes do Censo/2010 refere-se

a) ao fato da população jovem (0 a 20 anos) estar aumentando sensivelmente.

b) à diminuição percentual da população urbana em todo o país.

c) à substituição do sudeste pelo Nordeste como região mais populosa.

d) ao crescimento da população economicamente ativa no setor primário.

e) ao aumento percentual da população idosa (60 anos ou mais) no país.

Questão 11

Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os países são classificados em valores médios entre 0 e 1. O Brasil obteve o índice de 0,813, ficando na 75a colocação.

O IDH é o instrumento que mede

a) acesso aos recursos de informática e à educação e distribuição de renda.

b) expectativa de vida, acesso à educação e PIB per capita.

c) PIB do país, expectativa de vida e distribuição de renda.

d) coeficiente GINI, volume populacional e acesso à educação.

e) expectativa de vida, acesso à educação e PIB do país.

Questão 12

O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas para permanência de estudantes nas universidades públicas e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seleciona estudantes para universidades públicas federais.

a) O ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) selecionam estudantes para as universidades públicas federais.

b) O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de

Estudantes) são processos de seleção para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas.

c) A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é utilizada na seleção de estudantes para vagas de universidades pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

d) O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ProUni (Programa Universidade para Todos) selecionam estudantes para o ingresso em universidades públicas estaduais.

Questão 13

A literatura econômica tem revelado a importância da inovação para o desenvolvimento de um país. Para inovar, um país precisa fundamentalmente de educação. Nesse aspecto, podemos afirmar que:

a) a educação das escolas privadas brasileiras tem o mesmo nível das melhores escolas do mundo, mas as escolas públicas têm um grande déficit.

b) parte do problema do mau desempenho da educação brasileira nos exames internacionais se explica pela falta de educação formal de muitos brasileiros, que acabam tendo baixa capacidade crítica para avaliar o desempenho das escolas onde estudam seus filhos.

c) a educação de excelência no Rio Grande do Sul melhorou seu desempenho nos últimos anos nos testes e exames promovidos pelo Ministério da Educação/INEP com estudantes brasileiros, aparecendo sempre com mais de cinco colégios/escolas entre as trinta melhores do Brasil no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). d) o Programa “Bolsa Família” do Governo Federal estimula o desempenho escolar dos beneficiários do programa, pois condiciona o recebimento da bolsa ao bom desempenho dos alunos em sala de aula.

e) a educação brasileira apresentou melhor desempenho no último teste PISA/OCDE do que a China, India e Chile.

(5)

Atualmente, um dos assuntos mais relevantes da educação nacional é o ProUni - Programa Universidade para Todos. Sobre este programa, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:

I- A finalidade do ProUni é conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduações em instituições privadas de educação superior;

II- Um dos requisitos para concorrer às bolsas do ProUni é ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;

III- Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa fazer vestibular na instituição em que pretende se inscrever, devendo efetuar, inclusive, o pagamento de taxa.

a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Questão 15

A UNESCO lançou em 19 de janeiro de 2010 o Relatório Monitoramento Global de Educação para Todos, o qual traz um retrato importante da educação no Brasil e no mundo. A respeito da situação educacional no Brasil, assinale a opção correta.

a) Após décadas de políticas públicas, o índice de repetência de alunos tornou-se um dos mais baixos da América Latina.

b) Apesar da falta de recursos financeiros, os alunos brasileiros têm sido os mais bem-sucedidos em testes qualitativos internacionais.

c) Programas como o bolsa-escola fazem que alunos de famílias mais pobres tenham desempenho próximo ao de alunos de famílias mais ricas.

d) Apesar da melhoria da economia brasileira, ainda existem aproximadamente 14 milhões de adultos analfabetos no Brasil.

e) Devido aos esforços do governo brasileiro nos últimos anos, o índice de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade fora da escola é inferior a 0,5% dessa população.

Questão 16

A segurança é um item de crescente preocupação da população brasileira. Esta preocupação é resultante

a) da descoberta, apenas recentemente, da existência de grupos econômicos e sociais envolvidos no comércio ilícito das drogas.

b) de uma onda episódica de acasos policiais que envolvem personalidades políticas nacionais.

c) da percepção da sociedade brasileira da urgência do tema bem como de suas causas profundas e imediatas, como a crise no próprio sistema de segurança do Estado.

d) de uma visão passional e imediatista da população brasileira em relação a problema global que atinge todo o mundo.

e) de uma visão limitada do país e manipulada pelos grandes conglomerados da comunicação nacional.

Questão 17

O cinema brasileiro contou, recentemente, com a produção de dois filmes de grande repercussão e aceitação pelo público e pela crítica especializada: "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus".

Em conjunto, os filmes mencionados enfocam e explicitam a vinculação entre os seguintes aspectos da realidade brasileira:

a) cultura popular e tecnologia social. b) ecologia urbana e educação pública. c) prática religiosa e assistência social. d) violência urbana e segurança pública. Questão 18

Considerando-se o cartaz abaixo e o Estatuto da Criança e do Adolescente é CORRETO afirmar que:

(6)

a) a raridade dos casos de pedofilia não justifica investimentos públicos no seu combate.

b) praticar ou ocultar a prática de pedofilia constitui crime.

c) em face das implicações, a sociedade é desestimulada a atuar no combate à pedofilia.

d) armazenar, no computador, imagens contendo cenas de pornografia infantil, por si só, constitui crime.

Questão 19

No Dia Internacional da Mulher de 2010, a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay, revelou, na sua mensagem, que mais de 5 mil crimes de honra que ocorrem todos os anos no mundo não são noticiados pelos meios de comunicação social. Afirmou que o mesmo tratamento é dado à violência perpetrada contra mulheres pelos seus maridos, pais, irmãos, tios e outros familiares do sexo masculino e por vezes feminino. Salienta, ainda, que o problema é exacerbado pelo fato de em muitos países a legislação doméstica não responsabilizar criminalmente os perpetradores de tais ofensas.

No Brasil, a violência doméstica contra mulheres é

a) tratada como crime pela Lei Maria da Penha.

b) ignorada pela legislação, pois não se considera como crime a violência doméstica. c) um dos itens pautados para a reforma do Código Civil.

d) admitida como natural pela sociedade e, portanto, não criminalizada.

e) considerada erradicada após a ascensão de mulheres a postos de comando na política.

Questão 20

O ministro do Meio Ambiente do Brasil informou, em 2/3/2010, que o total de caatinga desmatado no Brasil saltou de 43,38%, em 2002, para 45,39%, em 2008. Os Estados que mais desmataram foram a Bahia e o Ceará, seguidos do Piauí. Segundo o ministro, "não haverá solução para a defesa da caatinga sem mudar a matriz energética, com o uso da energia eólica, de pequenas hidrelétricas e

do gás natural.

Considere as seguintes afirmações:

I. O uso da mata nativa da caatinga para lenha e carvão gera energia para pequenas indústrias e para os polos cerâmicos e gesseiros do nordeste. II. O uso da energia solar gerada por hidrelétricas é responsável pelas queimadas na caatinga.

III. A presença excessiva de ventos provoca queimadas e derrubada de grandes árvores da caatinga, gerando naturalmente o carvão que é fonte de energia.

Na relação entre o desmatamento da caatinga e a geração de energia, é correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Questão 21

O Congresso dos Estados Unidos aprovou [em 24.06.2010] sanções ainda mais duras contra o Irã (...). A legislação pune empresas estrangeiras que contribuam com a indústria de energia iraniana e também bancos que façam negócios com a Guarda Revolucionária Iraniana - o braço militar do regime (...). (Folha de S.Paulo, 25.06.2010) As sanções citadas pela notícia têm como objetivo

a) enfraquecer a política econômica dos EUA no Oriente Médio.

b) fortalecer a liderança do Irã junto aos países árabes.

(7)

c) pressionar o Irã a suspender seu programa nuclear.

d) forçar a retirada dos exércitos norte-americanos do Iraque.

e) impedir a formação de aliança militar entre Irã e Rússia.

Questão 22

Sobre as políticas indigenistas oficiais e as políticas reivindicatórias dos grupos indígenas, no Brasil e em outros países da América do Sul, como o Peru e Bolívia, assinale a alternativa correta.

a) As lideranças indígenas tiveram atuação muito maior até a década de 1960, perdendo terreno com o discurso ambiental e o reconhecimento de sua inferioridade numérica e social. Os grupos indígenas da América não aparecem mais como atores sociais e ativistas. b) Os grupos indígenas sul-americanos

reivindicam, principalmente, a assimilação das tribos à sociedade moderna e à cultura hegemônica, com maior participação no mercado de trabalho e na vida urbana.

c) Na Amazônia, as ações ambientalistas entram em confronto com os interesses dos grupos indígenas, pois a conservação de grandes áreas de floresta depende, basicamente, da retirada dos seringueiros e dos grupos indígenas que vivem das atividades extrativas vegetais. d) As organizações não governamentais de

apoio aos grupos indígenas atuam no sentido de eliminar as diferenças raciais e religiosas, inserindo o índio na sociedade moderna. Esse trabalho ficou bem claro na ação da religiosa americana Dorothy Stang, assassinada por trabalhadores sem-terra que se opunham à ação da organização não governamental.

e) No Brasil, grupos indígenas procuram assegurar seus direitos propondo modificações nas legislações indigenistas oficiais visando consolidar a posse de seus territórios e a manutenção da identidade cultural dos grupos.

Questão 23

O novo Código Florestal, que passou, neste ano, pelo crivo da Câmara e do Senado, vem causando grande polêmica e opiniões

contraditórias: ruralistas (proprietários de terras, produtores rurais) e ambientalistas têm posições contrárias. Considerando que esta questão foi elaborada, ainda antes, da aprovação do novo texto no Senado, assinale a alternativa correta a respeito dos pontos polêmicos, nas discussões.

a) Os ruralistas concordam com a manutenção das regras relativas às Áreas de Preservação Permanente – APP, principalmente nas propriedades que sofreram, em tempos passados, desmatamento extensivo até a margem dos rios, mas discordam do princípio da compensação de áreas desvinculadas da propriedade.

b) Os ambientalistas defendem a manutenção da Reserva Legal, optando pela redução das Áreas de Preservação Permanente, que não seriam tão importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental.

c) Ruralistas e ambientalistas reconhecem que, no Brasil, a ampliação das áreas agrícolas não é necessária, pois as tecnologias avançadas promovem um aumento da produtividade e da produção em geral, sem que seja necessário ocupar novas terras. Portanto, estão acordes com relação ao aumento das áreas preservadas.

d) A Reserva Legal é a parcela de terras dentro de cada propriedade rural que deveria manter a vegetação original para garantir a biodiversidade da área, protegendo sua fauna e flora. Sua extensão varia de acordo com a região do país, sendo maior na Amazônia, tanto nos biomas de floresta como de cerrado e menor em outras regiões. A dimensão dessa área de reserva e a incorporação da área de APP à área de Reserva Legal são pontos polêmicos na elaboração do novo Código Florestal.

e) Os ambientalistas lutam pela manutenção do princípio da compensação, isto é, que o agricultor possa arrolar como Reserva Legal uma área situada em outro local e bioma, não necessariamente vinculada à propriedade ou ao tipo de vegetação da área explorada.

Questão 24

A ordem global não se restringe à economia. O certo é que as incessantes inovações tecnológicas não apenas ampliam a capacidade produtiva, mas tornam o mundo menor. Eis a nova realidade com a qual a civilização contemporânea passa a conviver. Nessa realidade, a rapidez na circulação de mercadorias e de capitais também se

(8)

faz presente na movimentação das pessoas. Calcula-se, por exemplo, que cerca de 30 bilhões de dólares são movimentados anualmente pelo setor de encontros, incentivos, convenções e feiras. Algo em torno de 50 milhões de viagens são realizadas no mundo, por ano, com o objetivo de participação em eventos ou em grupos de incentivo. Considerando o Brasil em meio à realidade turística atual, assinale a alternativa correta.

a) País com o maior número de títulos em copas do mundo, o Brasil sediará, pela primeira vez, o torneio da FIFA, a ocorrer em 2014.

b) O eixo Ásia-América do Sul, Brasil à frente, concentra a esmagadora maioria de congressos, convenções e viagens de incentivo, com larga vantagem em relação ao eixo Europa-América do Norte.

c) Jogos Mundiais Militares (2011), Copa do Mundo de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016) colocam o Brasil no mapa das grandes competições esportivas mundiais.

d) O Brasil ainda não dispõe de um órgão governamental especializado em promover o país como destino turístico global, lacuna que em breve deverá ser sanada.

e) Por imposição legal, os grandes eventos esportivos internacionais que o Brasil sediará nos próximos anos não poderão contar com o concurso da iniciativa privada.

Questão 25

GOIS, A. O Globo, Rio, 08 dez. 2011, p.19. O comentário acima faz referência à interpretação de um jornal europeu acerca da atual crise dos países centrais e de seus possíveis desdobramentos. No contexto específico dessa interpretação, que se refere a países europeus, o complemento que dá sentido à frase “Deve ser terrível viver num país onde...” é o seguinte: a) os processos de integração são recentes. b) as disparidades regionais são históricas. c) as diferenças culturais são irrelevantes. d) as desigualdades sociais são crescentes. e) os recursos diplomáticos são inoperantes.

Questão 26

No Japão, depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de março de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quando a população viu sua segurança ameaçada pela radiação que contaminou o ambiente num vasto território no leste do país. Em decorrência desse acidente, tanto no debate público nacional quanto no internacional, críticas recorrentes contrárias à geração de energia nuclear em países como o Japão se fortaleceram.

Nesse contexto, uma crítica recorrente à geração de energia nuclear no Japão refere-se

a) à composição étnica da população, que dificulta a prevenção contra acidentes.

b) à geografia física insular do território, que fragmenta a localização das usinas.

c) às condições de instabilidade geológica a que se expõem as instalações das usinas.

d) ao desempenho econômico regional recente, que apresenta queda constante.

e) aos tipos de clima predominantes no país, que contêm localmente a radiação.

(9)

Questão 27

O Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e um clima de otimismo e euforia cerca o país. Esse clima, no entanto, esconde um processo que ocorre internamente, desde pelo menos o início da década de 1990, a chamada desindustrialização. ZINET, C. Por que a política econômica ameaça a indústria brasileira. Caros Amigos, ano 15, n. 175, p.10, out. 2011.

No Brasil, o atual processo de desindustrialização caracteriza-se, especificamente, pela

a) retração da flexibilização das relações trabalhistas nas últimas duas décadas

b) entrada de indústrias multinacionais, concorrentes das empresas brasileiras

c) desvalorização atual do real, face à alta generalizada de moedas estrangeiras

d) persistência de taxas de juros baixas, vinculada à alta rotatividade no emprego

e) diminuição da proporção de empregados no setor industrial, frente aos demais setores

Questão 28

Pela primeira vez na história da humanidade, a porção de população que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Projeções da ONU apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7%em2030 e 69,6%em2050.

Essa transformação não vai ocorrer com a mesma intensidade no espaço mundial. As regiões onde o processo de urbanização deve ocorrer de forma mais expressiva são:

a) nas regiões desenvolvidas, principalmente na Europa.

b) nas regiões pobres e emergentes mais populosas.

c) nos países da América Latina, sobretudo no Brasil, Argentina,Chile e México.

d) Em alguns países mais desenvolvidos do extremo oriente como Japão,Coreia do Sul e Austrália.

e) nos países da América do Norte, devido à grande extensão territorial.

Questão 29

O Censo 2010 contabilizou, até 31 de outubro deste ano [2010], 185.712.713 residentes no país, incluindo brasileiros e estrangeiros. A informação foi publicada nesta quinta-feira (4/11/2010), no Diário Oficial da União. Foram visitados, segundo a publicação, 67.275.459 domicílios.

(Adaptado de http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010) Um dos dados mais importantes do Censo/2010 refere-se

a) ao fato da população jovem (0 a 20 anos) estar aumentando sensivelmente.

b) à diminuição percentual da população urbana em todo o país.

c) à substituição do sudeste pelo Nordeste como região mais populosa.

d) ao crescimento da população economicamente ativa no setor primário.

e) ao aumento percentual da população idosa (60 anos ou mais) no país.

Questão 30

Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os países são classificados em valores médios entre 0 e 1. O Brasil obteve o índice de 0,813, ficando na 75a colocação.

O IDH é o instrumento que mede

a) acesso aos recursos de informática e à educação e distribuição de renda.

b) expectativa de vida, acesso à educação e PIB per capita.

c) PIB do país, expectativa de vida e distribuição de renda.

(10)

d) coeficiente GINI, volume populacional e acesso à educação.

e) expectativa de vida, acesso à educação e PIB do país.

Questão 31

Em relação às atuais políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil, é correto afirmar: a) O ProUni (Programa Universidade para

Todos) oferece bolsas para permanência de estudantes nas universidades públicas e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seleciona estudantes para universidades públicas federais. b) O ProUni (Programa Universidade para Todos)

e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) selecionam estudantes para as universidades públicas federais.

c) O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) são processos de seleção para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas.

d) A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é utilizada na seleção de estudantes para vagas de universidades pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

e) O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ProUni (Programa Universidade para Todos) selecionam estudantes para o ingresso em universidades públicas estaduais.

Questão 32

A UNESCO lançou em 19 de janeiro de 2010 o Relatório Monitoramento Global de Educação para Todos, o qual traz um retrato importante da educação no Brasil e no mundo. A respeito da situação educacional no Brasil, assinale a opção correta.

a) Após décadas de políticas públicas, o índice de repetência de alunos tornou-se um dos mais baixos da América Latina.

b) Apesar da falta de recursos financeiros, os alunos brasileiros têm sido os mais bem-sucedidos em testes qualitativos internacionais.

c) Programas como o bolsa-escola fazem que alunos de famílias mais pobres tenham

desempenho próximo ao de alunos de famílias mais ricas.

d) Apesar da melhoria da economia brasileira, ainda existem aproximadamente 14 milhões de adultos analfabetos no Brasil.

e) Devido aos esforços do governo brasileiro nos últimos anos, o índice de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade fora da escola é inferior a 0,5% dessa população.

Questão 33

O desenvolvimento regional ou microrregional pode ser acelerado por meio de investimentos em ciência e em tecnologia, a partir, mesmo, dos governos locais ou de iniciativas regionais, não afetas diretamente à União. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma estratégia no âmbito da ciência e tecnologia, passível de constituir um elemento de fortalecimento de economias locais ou regionais.

a) Incentivo à introdução de inovações nas cadeias produtivas, aumentando a produtividade ou, de alguma forma, reduzindo custos ou perdas ao longo da cadeia de produção.

b) Incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável, isto é, às práticas ou estratégias que resultem em uma relação de custo/benefício mais positiva, particularmente com relação à sustentabilidade ambiental.

c) Melhoria nas condições de assistência médica pública, principalmente com relação aos procedimentos do atendimento básico ambulatorial ao grupo dos idosos, que é o grupo social que mais cresce, fomentando os programas de previdência privada e de aposentadoria precoce.

d) Articulação das políticas locais e regionais de ciência e tecnologia com os atores da governança local, no sentido de tornar as empresas da região mais competitivas no mercado local, regional, nacional e/ou internacional.

e) Investimentos em todos os níveis educacionais, mas principalmente em educação superior, com incremento na produção de ciência e no

(11)

desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas do setor produtivo local ou regional.

Instrução: Analise o poema para responder às questões de números 34 a 37.

Jesus Pantocrátor 1

Há na Itália, em Palermo, ou pouco ao pé, na igreja

De Monreale, feita em mosaico, a divina Figura de Jesus Pantocrátor: domina Aquela face austera, aquele olhar troveja.

Não: aquela cabeça é de um Deus, não se inclina. À árida pupila a doce, a benfazeja

Lágrima falta, e o peito enorme não arqueja À dor. Fê-lo tremendo a ficção bizantina2. Este criou o inferno, e o espetáculo hediondo Que há nos frescos3 de Santo Stefano Rotondo4; Este do mundo antigo espedaçado assoma... Este não redimiu; não foi à Cruz: olhai-o: Tem o anátema5 à boca, às duas mãos o raio, E em vez do espinho à fronte as três coroas de Roma.

(Luís Delfino. Rosas negras, 1938.)

(1) Pantocrátor: que tudo rege, que governa tudo. (2) Bizantina: referente ao Império Romano do Oriente

(330-1453 d.C.) e às manifestações culturais desse império.

(3) Fresco: o mesmo que afresco, pintura mural que resulta da

aplicação de cores diluídas em água sobre um revestimento

ainda fresco de argamassa, para facilitar a absorção da tinta.

(4) Santo Stefano Rotondo: igreja erigida por volta de 460

d.C., em Roma, em homenagem a Santo Estêvão (Stefano,

em italiano), mártir do cristianismo.

(5) Anátema: reprovação enérgica, sentença de maldição que

expulsa da Igreja, excomunhão. Figura de Cristo Pantocrátor (Catedral de Monreale, Itália.)

Questão 34:

Neste soneto de Luís Delfino ocorre uma espécie de diálogo entre o texto poético e uma impressionante figura de Jesus Cristo Pantocrátor, com 7 m de altura e largura de 13,30 m, criada por mestres especializados na técnica bizantina do mosaico, na abside da catedral de Monreale, construída entre 1172 e 1189. A figura de Cristo Pantocrátor, feita em mosaicos policromos e dourados, pode ser vista ainda hoje na mesma cidade e igreja mencionadas na primeira estrofe. Colocando-se diante dessa representação de Cristo, o eu lírico do soneto

a) sustenta que a figura humana ali representada provém de uma religião anticristã, com ligações estreitas com as divindades infernais que martirizavam cristãos.

b) questiona a qualidade plástica e os fundamentos formais de origem bizantina da imagem como destituídos de maior valor estético. c) utiliza o caráter assustador do mosaico para negar a divindade de Jesus Cristo, servindo-se do poema como um meio de argumentação. d) entende que a combinação da atitude e dos traços da figura do mosaico mais parecem as de um ídolo pagão oriental do que de um deus cristão venerado pela humanidade.

(12)

e) sugere que a figura do mosaico não condiz com a imagem que a tradição cristã legou de um doce e divino homem com feições marcadas pelo martírio e sofrimento na cruz.

Questão 35:

À árida pupila a doce, a benfazeja / lágrima falta. A inversão das posições usuais dos termos da oração, provocada pela necessidade de completar o número de sílabas e obedecer às posições dos acentos tônicos nos versos, por vezes dificulta a percepção das relações sintáticas entre esses termos.

É o caso da oração destacada, que ocupa o sexto e parte do sétimo versos. Em discurso não versificado, essa oração apresentaria usualmente a seguinte disposição de termos:

a) A doce, a benfazeja lágrima falta à árida pupila.

b) A doce, a benfazeja pupila falta à árida lágrima.

c) Falta a lágrima a doce, a benfazeja à árida pupila.

d) Falta à pupila a árida, a doce, a benfazeja lágrima.

e) À pupila doce a lágrima, a árida, a benfazeja falta.

Questão 36: O pronome demonstrativo este, empregado no início dos versos

de números 9, 11 e 12, faz referência a) ao peito enorme do Pantocrátor. b) a Santo Estêvão.

c) ao próprio eu lírico.

d) à figura de Jesus Pantocrátor. e) a Satanás, o mestre das trevas. Questão 37:

Segundo um dos dogmas da doutrina cristã, Jesus Cristo nos resgatou e nos reconciliou com Deus por meio de seu sacrifício na cruz. Aponte o verso do poema que nega explicitamente esse dogma para a imagem de Cristo Pantocrátor.

a) Não: aquela cabeça é de um Deus, não se inclina.

b) Aquela face austera, aquele olhar troveja.

c) Este não redimiu; não foi à Cruz: olhai-o:

d) Figura de Jesus Pantocrátor: domina e) Este do mundo antigo espedaçado assoma...

Instrução: Examine os anúncios para responder às questões de números 38 a 40.

Anúncio 1:

Anúncio 2:

Questão 38:

O anúncio 1 refere-se

a) a uma campanha para economia do consumo de água.

b) à divulgação de uma nova tinta para bancos de jardim.

c) a uma campanha para embelezar a cidade de Denver.

d) à divulgação de reformas nos jardins públicos em Denver.

e) a uma campanha contra a destruição de patrimônio público.

Questão 39:

O anúncio 2 refere-se

a) a um incentivo para anúncios mais iluminados.

b) a uma empresa de eletricidade chamada Wisely.

c) a um incentivo ao uso de lâmpadas fluorescentes.

d) ao uso mais consciente de energia elétrica. e) à falta de iluminação suficiente em locais públicos.

(13)

Questão 40:

Os dois anúncios têm em comum o fato de a) terem sido produzidos para empresas de

pequeno porte.

b) terem sido produzidos para duas empresas concorrentes.

c) estimularem o uso de recursos alternativos. d) terem sido produzidos pela mesma agência

de publicidade.

e) estimularem ações embasadas na sustentabilidade

GABARITO:

Questão 1 E Questão 16 C Questão 31 D

Questão 2 A Questão 17 D Questão 32 D

Questão 3 E Questão 18 B Questão 33 C

Questão 4 C Questão 19 A Questão 34 E

Questão 5 B Questão 20 A Questão 35 A

Questão 6 A Questão 21 C Questão 36 D

Questão 7 D Questão 22 E Questão 37 C

Questão 8 A Questão 23 D Questão 38 A

Questão 9 A Questão 24 C Questão 39 D

Questão 10 E Questão 25 D Questão 40 E

Questão 11 B Questão 26 C

Questão 12 D Questão 27 E

Questão 13 B Questão 28 A

Questão 14 D Questão 29 E

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo tem o objetivo básico de oferecer uma introdução ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas(Common European Framework of References for Languages:

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

O presente estudo tem como finalidade promover a literacia em saúde mental sobre a ansiedade em adolescentes em contexto escolar, capacitando-os para aceder, compreender e usar a

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta