• Nenhum resultado encontrado

Trabalho em rede para democratizar o conhecimento: experiencia da BVS prevenção e controle de câncer e biblioteca do Centro de Ciências da Saúde/UFRJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho em rede para democratizar o conhecimento: experiencia da BVS prevenção e controle de câncer e biblioteca do Centro de Ciências da Saúde/UFRJ"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1460

O artigo apresenta o trabalho realizado em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junta com Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Prevenção e Controle de Câncer. A iniciativa aborda a integração da BVS e UFRJ e como essa articulação funciona para qualificar o atendimento ao usuário e potencializar as ações de difusão da informação científica em saúde. Demonstra, assim, como essas ações conjuntas otimizam o cenário das bibliotecas na divulgação e disseminação de informações. Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Bibliotecas Digitais. Eventos Científicos e de

Divulgação. Competência em Informação

The paper presents the partnership between the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and the Virtual Health Library (VHL), Prevention and Control of Cancer. The initiative addresses the integration of the VHL and UFRJ and how this articulation works to qualify the user service and potentiate the actions of dissemination of scientific information in health. It demonstrates how these joint actions optimize the library scenario in the dissemination and dissemination of information.

Keyword: Library University. Library Digital. Scientific and Education Events. Information Literacy.

Cássia C. R. Daniel de Deus

Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro E-mail: cassiacdeus@gmail.com

Grasiele B. Rangel Monteiro

Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro E-mail:

grasielemonteiro@yahoo.com.br

Cíntia V. A. de Souza Lima

Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro E-mail: cvafonso@gmail.com

Iloene C. F. Rodrigues

Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro

E-mail: iloene.rodrigues@gmail.com

Kátia de Oliveira Simões

Bibliotecária no Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva.

E-mail: katia.simoes@gmail.com

Camila B. T. Ferreira

Bibliotecária no Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva.

(2)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1461

1 INTRODUÇÃO

A biblioteca é uma organização que presta serviços informacionais a comunidade interna e externa, para tanto, precisa estar equipada com recursos de naturezas diversas, para prestar um serviço de qualidade, a fim de atender às necessidades de seus usuários e fazer com que as informações cheguem a eles. As ações desenvolvidas nas bibliotecas devem preceder a elaboração de instrumentos de divulgação, partindo do princípio de que a informação é o instrumento que une os indivíduos. No cenário atual as bibliotecas disponibilizam infraestrutura e tecnologias gerenciadas pelos bibliotecários, que ajudam a população a utilizarem a informação para apoiar sua mobilização na sociedade, bem como se apropriar efetivamente do conhecimento disponível. O acesso a este conhecimento é fator preponderante para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Dentro deste contexto o papel das bibliotecas se destacam ao exercerem sua função social. Proporcionam, muitas vezes, ações culturais e educacionais de modo a garantir a promoção da igualdade social e fortalecer a inclusão informacional.

A biblioteca universitária tem o compromisso de garantir que os usuários tenham acesso ao conhecimento para a construção de competências que lhes garantam habilidades suficientes para um constante aprendizado. Com esse pensamento vem sendo realizadas várias iniciativas objetivando atrair seus usuários, como estratégia para democratização e socialização do conhecimento em várias áreas da saúde.

(3)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1462

Figura 1: Ações de divulgação.

Fonte: Elaboração própria, 2017.

2 O BIBLIOTECÁRIO ATUANTE NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Hoje a velocidade com que as tecnologias mudam afeta o alcance e a aplicação na sociedade da informação. Com a crescente produção e divulgação de informação é importante estar habilitado para aprofundar essas informações e, consequentemente gerar conhecimento. Com as demandas informacionais, a universidade se adequa às modificações socio‐culturais a fim de exercer seu papel de produtora e formadora de conhecimento. Não obstante tem no profissional bibliotecário um dos responsáveis por preparar os seus usuários para os desafios que surgem com a crescente avalanche desse recurso que é a informação e que tem transformado o cenário social.

O poder das tecnologias a serviço do avanço das ciências favorece a inovação bem como as preocupações mundiais com o ecossistema e sua sustentabilidade. O entendimento dessas informações dentro do contexto sócio-econômico e político são imprescindíveis. Hoje o papel do bibliotecário vai mais além. Como diz Dudiziak (2007) “incorpora uma nova posição atuando como líder e agente educacional de transformação”. Como mediador, o bibliotecário procura constituir, dentro da biblioteca um espaço democrático, onde o aprender e o construir são as palavras de ordem

(4)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1463

Essa atuação, voltada para a aprendizagem e construção de conhecimentos se estende a toda comunidade. O bibliotecário ao “participar de intercâmbios e projetos cooperativos” (DUDIZIAK, 2007) não se limita ao espaço da biblioteca onde está inserido e sim dinamiza esse espaço com a participação coletiva atraindo parceiros criando oportunidade de experiência e aprendizado.

3 PROJETO “BIBLIOTECA CENTRAL DO CCS NAS ESTAÇÕES”

A Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, pensando em seus usuários e nos princípios fundamentais da promoção da saúde, está coordenando o projeto “Biblioteca Central do CCS nas estações”. A equipe está articulada para qualificar o atendimento ao usuário e potencializar as ações de difusão da informação científica em saúde. A ação compreende campanhas sociais e educativas destinadas à comunidade acadêmica e externa, visando colaborar na promoção da cultura, saúde e bem-estar.

As temáticas propostas são adaptadas dos calendários oficiais na área da Saúde. O projeto conta com o apoio da Decania do Centro de Ciências da Saúde e de algumas parcerias para promover várias iniciativas de prevenção e conscientização sociais. O intuito é aprimorar o alcance e a efetividade das campanhas, e assim, estender o papel da biblioteca na promoção da saúde, qualidade de vida e cidadania. A biblioteca é preparada para cada campanha. Os ambientes externos são decorados de acordo com temática e cor da campanha, conta com estratégias de divulgação por meio das Redes sociais (facebook, twitter e site da Biblioteca).

A ideia da proposta do projeto “Biblioteca Central do CCS nas estações” se deu após o sucesso e repercussão das campanhas realizadas isoladamente. A Biblioteca já trabalhava com campanhas para a promoção da saúde e qualidade de vida com ações que além de informar e conscientizar a comunidade também a aproximava da biblioteca. O título do projeto surgiu a partir da constatação de que algumas temáticas estavam implicitamente relacionadas as estações do ano.

(5)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1464

Tabela 1: Temáticas.

Estações Mês Temáticas Atividades

Outono Março Dia do Bibliotecário  Ciclo de palestras;  Troca de experiências;  Exposição de editoras;

 Distribuição de marcadores de livros.

Combate ao Alcoolismo

 Distribuição de informativos e de garrafinhas com lema (“Neste verão vire o litrão... de água”);

 Exposição de vídeos;

 Presença de agentes dos Alcoólicos Anônimos (AA) na biblioteca;  Palestra para prevenção do

alcoolismo e troca de experiências.

Abril

Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

(atividade física)

 Distribuição de cartilhas sobre alimentação e postura laboral;  Ginástica em grupo no hall da

biblioteca, com técnicas de relaxamento;

 Palestra sobre saúde e bem-estar.

Combate a Hipertensão

 Distribuição de informativos;  Distribuição de porta níqueis em

formato de coração com um sache de chá de erva cidreira e dicas que podem auxiliar na redução da pressão arterial (“Acalme-se, durma bem, pratique atividades físicas, beba bastante água, reduza o sódio”, entre outras);

 Aferição da pressão arterial no hall da biblioteca por profissionais da área da saúde do Centro de Ciências da saúde;  Oficina de gastronomia expondo

alternativas para substituição do sódio nas receitas caseiras.

Maio Combate ao Tabagismo

 Distribuição de informativo e de marcador com figuras de pulmões que simulem os estágios de agressão ao pulmão por tempo de uso.

 Exposição de vídeos;

 Presença de agentes dos Alcoólicos Anônimos (AA) na biblioteca;  Palestras sobre combate ao

(6)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017 Página

1465

Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 Distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em tirinhas, elaborado pela Câmara dos

Deputados;

 Exposição de vídeos;

 Palestra sobre o abuso e exploração sexual de crianças em adolescentes na internet e nos lares.

Inverno Junho

Incentivo a doação de sangue

 Distribuição de informativo;  Exposição de vídeo;

 Presença de agentes de saúde da Hemorio para orientações e cadastro de doadores;

 Distribuição de Botons sobre a campanha.

Combate a diabete

 Distribuição de informativo;  Exposição de vídeo;

 Aferição de glicose com profissionais da saúde do Centro de Ciências da saúde;

 Oficina com profissionais da área de nutrição sobre controle de diabete;  Distribuição de blocos, para controle

de glicemia, com o lema (Seu diário de glicemia).

Fonte: Elaboração própria, 2017.

O projeto veio unir e fortalecer o papel de agente social da UFRJ e das instituições parceiras. A divulgação é feita com material informativo (folders, vídeos e banners) sobre prevenção de doenças e conscientização sobre o bem estar entre outros. A cada campanha são realizados sorteios e distribuição de brindes para incentivar a adesão dos usuários as campanhas nas redes sociais, bem como para internalizar as informações das temáticas e divulgá-las.

(7)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1466

Figura 2: Campanha Dezembro vermelho e Outubro Rosa.

Fonte: Site Biblioteca do CCS- UFRJ, 2017.

Para o futuro a Biblioteca do CCS através do Projeto Biblioteca nas estações continuara a fortalecer as parcerias e aprimorar a divulgação das campanhas, com o objetivo disseminar a prevenção e a conscientização das informações exploradas e, assim, colaborar ainda mais como um canal na promoção da cultura, saúde e bem-estar.

A divulgação criativa das informações, os brindes e a interação com diversos agentes por meio das parcerias, constituem alguns dos diferenciais do projeto. Outro aspecto relevante é a percepção por parte dos funcionários e usuários da atuação da biblioteca, como agente social, e multiplicadora no
 processo
 de
 interação que contribui para promoção da qualidade de vida da sociedade.

4 BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE PREVENÇÃO E CONTROLE DE

CÂNCER - BVS

Nesse sentido, algumas parcerias são estabelecidas para orientação e promoção das campanhas, como por exemplo: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Alcoólicos Anônimos (AA), Ministério da Saúde etc.

Como exemplo de parceria, o projeto "Biblioteca Central do CCS nas Estações" junto com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, através Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer - BVS promoveu, em maio, a campanha de 2017 de combate ao tabagismo. Foi montado um stand com materiais informativos sobre tabagismo, além de fornecer integração e divulgação de informações importantes

(8)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1467

na temática. O stand BVS também participou com depoimentos de cunho informativo e uma oficina sobre estratégias de busca, focada nessa temática.

Figura 3: Estande BVS na promoção de materiais informativos sobre tabagismo.

Fonte: Facebook BVS Prevenção e Controle de Câncer, 2017.

O INCA que ocupa a Secretaria Executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), atua com ações educativas que envolvem atividades pontuais através de campanhas com objetivo de prevenir a iniciação do tabagismo, promoção e cessação de fumar. Essa sensibilização contra o tabagismo, por meio das campanhas, desempenha papel preponderante, pois divulgam mensagens sobre os efeitos nocivos do cigarro na população, palestras que estimulam a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

A partir de 27 de novembro de 2012, o INCA vem trabalhando, oficialmente, como secretaria executiva da BVS com vistas a desenvolver um espaço público e cooperativo para a gestão da informação científica e técnica sobre o tema. A prioridade é facilitar o acesso à informação pertinente e de qualidade na área.

A BVS Prevenção e Controle de Câncer tem como foco o acesso à informação atualizada e relevante sobre "prevenção e controle de câncer", agilizar o processo de

(9)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1468

busca e recuperação da informação além de fortalecer a criação de redes para a gestão das informações geradas na área de Prevenção e Controle de Câncer.

A Biblioteca Central do CCS como integrante do Comitê Consultivo da BVS atua junto com a Secretaria Executiva por coordenar o trabalho cooperativo para o desenvolvimento da BVS, além de atuar na promoção e fortalecimento desse trabalho.

O trabalho da BVS na formação de redes se tornou uma prática de atuação. Um dos fundamentos do trabalho em rede se apoia na premissa de que a colaboração é fundamental para a promoção de mudanças sociais, otimização de ações e fortalecimento das equipes que atuam com interesses comuns.

Figura 4: Workshop em parceria com a Biblioteca do Centro de Saúde da UFRJ.

(10)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1469

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desta forma, pretendemos ressaltar a importância da troca de informação, experiências, e ainda o desenvolvimento de ações conjuntas que configuram em iniciativas de grande impacto nas políticas públicas que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável visando à criação e sistematização de uma rede formada por estas instituições e comunidades. A criação de espaços que promovam ações de desenvolvimento e disseminação de informação em saúde estimula a participação da comunidade usuária. Assim evidencia-se a importância dessas ações conjuntas onde é promovido a troca de ideias e a percepção das necessidades da comunidade e atuar de forma a estreitar cada vez mais a participação do usuário na biblioteca. Assim, a biblioteca do CCS aliada a BVS vem otimizar o cenário das bibliotecas por integrar os diversos recursos informacionais na divulgação e disseminação de informações.

Figura 5: Workshop em parceria com a Biblioteca do Centro de Saúde da UFRJ.

(11)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – v. 13, n. esp. CBBD 2017

Página

1470

REFERÊNCIAS

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Programa nacional de controle de tabagismo. Disponível em:

<http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/program a-nacional-controle-tabagismo>. Acesso em: 25 Jun. 2017.

DUDIZIAK, E. A. O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social. Ponto de Acesso, v. 1, n. 1, p. 88-98, 2007.

SOUZA, D. L.; ORTEGA. C. D. O trabalho em rede na organização e nos serviços de informação: mapeamento e caracterização. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, out. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Biblioteca Central do CCS/UFRJ. Disponível em: <http://www.bib.ccs.ufrj.br/site/estacoes.html>. Acesso em: 17 Jun. 2017.

Referências

Documentos relacionados

A provisão para créditos de liquidação duvidosa foi constituída considerando a atual conjuntura econômica, a experiência de anos anteriores e a expectativa de realização

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), por meio da sua Coordenação de Ensino (COENS) e do Instituto de Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP),

Quando mudei para o Brasil, uma das grandes diferenças que percebi é que a taxa equivalente ao overdraft, o cheque especial, era dez vezes mais no Brasil do que na

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

Ara bé: sé del cert que jo existeixo i sé també que totes les imatges (i, en general, totes les coses que es refereixen a la naturalesa dels cossos) potser són només somnis

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é um órgão singular do Ministério da Saúde, auxiliar no desenvolvimento e coordenação das ações integradas

A combinação de taxas de crescimento substantivamente mais elevadas do que a média nacional e um contingente demográfico cada vez mais expressivo resulta em um aumento da