• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: EFEITO DO SQUARE STEPING EXERCISE NO DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS COM DÉFICIT COGNITIVO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): FERNANDA GRAZIELLI MENDES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): SHEILA DE MELO BORGES ORIENTADOR(ES):

(2)

EFEITO DO SQUARE STEPING EXERCISE NO DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS COM DÉFICIT COGNITIVO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Fernanda Grazielli Mendes1, Sheila de Melo Borges2

1. Graduanda do 10º período do curso de Fisioterapia da Universade Santa Cecília (UNISANTA).

2. Docente do curso de Fisioterapia UNISANTA. Doutora em psiquiatria pela FMUSP e mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo verificar a influência do Square Steping Exercise (SSE) no desempenho cognitivo, físico-funcional e quedas de idosos praticantes de atividade física. Para isso, foi realizado um estudo descritivo, do tipo série de casos clínicos, que contou com três participantes praticantes de atividade física. Estes idosos foram avaliados por um protocolo de pesquisa que avaliou a função cognitiva por meio dos seguintes testes: Mini exame do estado mental (MEEM), fluência verbal (FV), Winsonsi modificado, stroop e extensão de dígito. O desempenho físico-funcional foi avaliado pelos testes: Short Physical Performance Battery (SPPB), Timed Up and Go (TUG) e marcha estacionária dos 2 minutos (TEM2). E, por fim, foram coletadas informações sociodemográficas e clínicas para caracterização da amostra. O protocolo de pesquisa constou de aplicação de avaliação em dois momentos, antes (T0) e após (T1) o período de intervenção que foi realizado uma vez por semana, por 40 minutos, durante 10 semanas. Concluiram o treinamento 4 idosos, com idade entre 68 a 84 anos, obeteve resultados positivos nos testes FV, STROOP, WCST, TUG e TEM2’ elevações, já nos testes extensão de dígito e SPPB ocorreu manutenção no desempenho. Dessa maneira, foi possível concluir que o treinamento com SSE adicional a prática de atividade física (musculação ou hidroginástica), é benéfico para melhora do desempenho cognitivo e físico-funcional, promovendo assim manutenção da autonomia e independência.

(3)

1.Introdução

O processo conhecido como senescência, é caracterizado pelo envelhecimento fisiológico, progressivo e gradual que resulta em modificações biológicas, morfológicas, bioquímicas, funcionais e psicológicas.1,2 Quando o envelhecimento está associado a doenças, é chamado de senilidade e à medida em que isso acontece aumenta a probabilidade de ocasionar declínios nas atividades básicas de vida diária (ABVD), como também na autonomia e independência dos idosos.3 Dessa maneira, uma das formas de prevenção e tratamento dos processos patológicos do envelhecimento, bem como para a manutenção da saúde dos idosos é a prática regular de atividade física.4

A atividade física (AF) regular e moderada surge como um meio de promoção de saúde e qualidade de vida, de baixo custo e grande benefício.4 São inúmeras as vantagens de manter-se ativo durante o envelhecimento, como por exemplo: melhora do equilíbrio, agilidade, coordenação,5 prevenção de quedas6 e estimulação dos domínios cognitivos.5

As intervenções que visam à prevenção de doenças, a promoção de saúde e a manutenção da funcionalidade são alternativas de baixo custo e grande benefício para população idosa. Em contrapartida, a inatividade representa alto custo para socidade e para o próprio individuo. Nesse sentido, em 2006, foi desenvolvido o Square Stepping Exercise (SSE), cujo objetivo é melhorar o equilíbrio e assim, reduzir o risco de quedas em idosos. Este método requer esforço físico de baixa a moderada intensidade, com elevado nível de funções cognitivas para o seu desempenho,8,9 com benefícios especialmente nos domínios cognitivos referentes a atenção, memória e função executiva,8,10 tanto em idosos com10 e sem4 declínio cognitivo.

Frente ao exposto, essa pesquisa teve como objetivo verificar se a prática de atividade física associada ao SSE influencia de forma positiva nas capacidades cognitivas, físico-funcionais e risco de quedas. Assim, pretende-se contribuir para um melhor entendimento sobre os possíveis benefícios de uma proposta de exercício de estimulação cognitiva e prevenção de quedas em idosos fisicamente ativos e assim, contribuir para um envelhecimento ativo em idosos da comunidade.

(4)

2. Objetivo

Essa pesquisa teve como objetivo verificar se a prática de atividade física associada ao SSE influencia de forma positiva nas capacidades cognitivas, físico-funcionais e risco de quedas.

3. Procedimentos metodológicos 3.1 Desenho de Estudo

Trata-se de um estudo de caráter descritivo, do tipo série de casos. 3.2 População estudada

Participaram da pesquisa quatro idosos praticantes de atividade física (2 praticantes de hidroginastica e 2 de musculação), que preenheram os critérios de inclusão.

Critérios de inclusão: Idade igual ou superior a 60 anos; ambos os gêneros; ter escolaridade igual ou superior a quatro anos; Praticar atividade física há, pelo menos 12 semanas, uma vez que de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva (American College of Sports Medicine – ACSM),11 neste período o idoso praticante de atividade física, já se adaptou ao período de treinamento, com aumento da hipertrofia das fibras musculares e com melhora da capacidade funcional; aceitar participar da pesquisa e firmar o consentimento por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE).

Critérios de exclusão: Doenças crônicas não controladas, como hipertensão arterial e diabetes mellitus; Doenças neurodegenerativas e distúrbio do sistema vestibular; Dor limitante na região de coluna, joelho e quadril; Idosos com deficiência auditiva e/ou visual grave; Idosos que utilizem auxiliar de marcha (andador e/ou bengala) ou cadeira de rodas; Idosos que não possuam condições de autonomia e independência, necessitando de um acompanhante e/ou cuidador para realizar as atividades de vida diária, inclusive para sair de casa; Desistência de participar da pesquisa em qualquer etapa de sua execução.

(5)

Foram avaliados 59 idosos praticantes de atividade física, de acordo com os critérios de exclusão e inclusão. Ao decorrer do estudo houve perda amostral de 93,3%. A figura a seguir é referente aos motivos de desistência.

Figura 2 - Perda amostral durante a pesquisa com respectivos motivos. 3.3 Desenvolvimento

Esta pesquisa integra o estudo temático intitulado “Efeito do Square Stepping Exercise no desempenho cognitivo, físico-funcional e quedas em idosos com e sem comprometimento cognitivo praticantes de musculação”, sob responsabilidade da Profa Dra. Sheila de Melo Borges, que possui aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da Unisanta (CAAE: 36261214.8.0000.5513, parecer número: 1.567.595). Este estudo seguiu todas as recomendações da resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O estudo foi realizado no Complexo Recreativo e Esportivo Rebouças (COCRE-RB), localizado no município de Santos/SP. Os idosos que frequentam o COCRE-RB foram convidados a participar da pesquisa no dia que realizam treino de musculação/hidroginástica (antes ou após o treino). Nesse momento foi explicado todos os procedimentos que seriam realizados no projeto, e é mostrado um vídeo sobre a técnica de intervenção (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IfCD7qB2l1k). Em seguida, os idosos passam por uma avaliação inicial (T0), que foi repetida (T1) após o período de 10 semanas, por um protocolo de pesquisa que contém dados para

59 idosos avaliados 55 Total da perda amostral 28 Mais de 25% de ausência no treinamento 12 Desistência de participação 12 2 Recusaram realizar a reavaliação 1 Instabilidade clínica 4 Amostra final

(6)

caracterização da amostra com informações pessoais e clínicas e os seguintes testes cognitivos: MEEM; Fluência verbal (FV), Wisconsin modificado, Stroop e Extensão de Dígitos (ED), os testes físico-funcionais: Short Physical Performance Battery (SPPB), Timed Up and Go (TUG) e marcha estacionária dos 2 minutos (TEM2),.

Os idosos continuaram praticando atividade física, com frequência de duas vezes por semana, além disso, realizou o treinamento com o SSE uma vez por semana por de 10 semanas, com duração de 40 minutos em cada sessão.

Todos os idosos que praticam atividade física o no COCRE-RB apresentam exame médico atestando condições para a realização de atividade física, sendo esta uma importante medida para realização de qualquer prática de exercício, incluindo o protocolo de pesquisa apresentado no presente projeto.

3.4 Materiais

O questionário foi elaborado pelos autores, e contém os seguintes dados para caracterização da amostra:, idade, gênero, escolaridade, doenças atuais e medicamentos, auto relato de estado de saúde, presença de dor musculoesquelética e a prática de atividade física.

Mini-Exame do Estado Mental (MEEM): é um teste que avalia o estado cognitivo globalmente. A pontuação é de 0 a 30 pontos e é influenciada pelo grau escolaridade do avaliado.22

Fluência Verbal semântica (FV) - categoria animais e palavras F, A e S: demonstra a capacidade da memória semântica, da habilidade de recuperar a informação já registrada e do processamento das funções executivas, principalmente a capacidade de organizar o pensamento e as estratégias utilizadas para a busca de palavras.24

Teste de Wisconsin Modificado: permite inferir a capacidade do idoso em manter uma resposta correta, enquanto estímulos diferentes são apresentados.25 Avalia a flexibilidade mental, atenção seletiva.

Stroop é utilizado para avaliar a atenção seletiva. É composto por 3 cartões que utilizam as cores (marrom, azul, rosa e verde),

(7)

Extensão de Dígitos: é um teste simples de fácil aplicação, para avaliar a atenção, memória operacional e o controle mental para processamento das informações.

Short Physical Performance Battery (SPPB): esse teste avalia o equilíbrio, a marcha e a força de membros inferiores.30

Timed Up and Go (TUG): pode ser utilizado para avaliação do equilíbrio, velocidade ao caminhar, capacidade funcional e propensão de quedas32.

Marcha estacionária dos 2 minutos (TEM2): avalia o número máximo de elevação do joelho que o participante consegue realizar em 2 minutos. Também foi avaliado a frequência cardíaca antes e após o teste, sentindo o pulso na região do punho do idoso.

Intervenção

O SSE é uma atividade desenvolvida sobre um “tapete” (2,5 x 1,0 metro), dividido em 40 quadrados de 25 centímetros cada23 (Figura 1), onde o instrutor realiza uma sequência de passos e os participantes repetem em seguida. Não houve nenhuma ilustração no tapete sobre a sequência.

Figura 1 – Imagem do tapete e da realização da sequência de passos. Fonte: Autores

Um dos instrutores demonstra como realiza cada sequência de acordo com o nível de dificuldade (elementar, básico, intermediário e avançado) (Figura 2).

(8)

Figura 2. Esquema ilustrativo de sequências de andar sobre o tapete do programa de treinamento Square Stepping Exercise.

Fonte: Texeira, 2011.7

A cada série realizada a dificuldade aumentava, dessa maneira, os participantes precisavam memorizar a sequência de passos, que são realizados em diversos padrões (para frente para trás, lateral e oblíquo), e, para cada sequência, a complexidade de combinação dos passos será maior que a anterior, sendo possível executar seis sequencias de dificuldade: Elementar, Básico, Intermediário 1, Intermediário 2, avançado 1 e Avançado 2.8 Cada participante deve repetir a sequência demonstrada anteriormente pelo instrutor, a próxima sequência será iniciada quando o grupo executar de forma correta.Quando o participante executava com êxito a sequência de passos, era solicitado que falasse nomes de determinadas categorias, como animais e frutas.

Para conhecer o programa de exercícios do SSE, favor acessar o link com um vídeo demonstrativo sobre o treinamento: http://square-step.org/en/162/

Análise estatística

Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel 2013 para Windows. Os dados numericos foram expresos em média e desvio padrão, e

(9)

os dados categóricos ordinais expressos em mediana com apresentação da mínima e máxima.

RESULTADOS

Caracteristicas da amostra

A idade média dos idosos que concluíram o treinamento foi de 74±7,34 anos, todas do gênero feminino e escolaridade com média de 7,25±2,21 anos. Nenhum participante apresentou dor limitante. O tempo da prática de atividade física foi de 69±45,29 meses. A média do EDG-15 classifica os participantes sem sintomas depressivos.

Tabela 1. Dados sociodemográficos dos idosos (n=4).

Variável Mediana (Mín-Máx)

Idade 72 (68-84)

Escolaridade (em anos) 8 (4-9) Problemas de saúde 1,5 (1-5)

Medicamentos 2 (0-5)

AF – tempo em meses 72 (12-120)

Nota: Mediana (Mín-Máx)

Legenda: AF: atividade física; EDG-15 (Escala de Depressão Geriátrica-abreviada)

Conforme tabela 2 é possível observar que os quatro participantes obtiveram resultados positivos após a intervenção nos testes: MEEM, FV (animais, letras F e S), Stroop tempo II e III, WCST-categorias, WCST-total de erros. Nos testes FV letra A, Digítios indireto (DI) e diretos (DD) e STROOP tempo I, os participantes apresentaram manutenção do desempenho.

Tabela 2 – Dados do desempenho cognitivo antes e após a intervenção (n=4).

(10)

T0 Mediana (Mín-Máx) T1 Mediana (Mín-Máx) MEEM – Pontuação 26,5 (24-30) 27,5 (26-30) Fluência Verbal Animais 14,5 (10-16) 20,5 (15-35) letra F 8 (7-13) 12,5 (11-14) letra A 8,5 (8-14) 9,5 (7-13) letra S 8,5 (7-11) 12,5 (11-15) STROOP I – tempo 15,9 (14-22) 15,7 (14-28) STROOP II – tempo 25,8 (22-31) 22,4 (19-25) STROOP III – tempo 37,5 (32-49) 35,8 (33-36) WCST - categorias 2,5 (2-6) 5,5 (4-6) WCST – total de erros 27 (5-34) 10,5 (5-19) DD – escore total 9 (8-11) 8,5 (6-10) DI – escorre total 4,5 (3-7) 5,5 (3-8)

Nota: Medianda (mínima-máxima)

Legenda: T0 (avaliação inicial); T1 (avaliação final); MEEM: (Mini Exame do Estado

Mental); WCST (Teste de Wisconsin de Classificação de Cartas); DD (Dígito Direto); DI (Dígito Indireto); FES-I (Falls Efficacy Scale International).

Na tabela 3 é possível notar que houve melhora no teste do TUG simples, TUG cognitivo e no TEM2’ elevações, nos demais testes ocorreu manutenção do desempenho.

Tabela 3 – Dados do desempenho físico-funcional (n=4). T0 Mediana (Mín-Máx) T1 Mediana (Mín-Máx) TUG simples 9,9 (6-10) 8,1 (7-9) TUG cognitivo 12,7 (7-13) 9,3 (8-9) SPPB equilibrio 4 (4-4) 4(4-4) SPPB marcha 4 (4-4) 4(3-4) SPPB força 3 (3-4) 3 (3-4) TEM2’ tempo 2 (1-2) 2 (2-2) TEM2’ elevações 71 (65-98) 84,5 (65-91)

Nota: Medianda (mínima-máxima)

Legenda: T0 (avaliação inicial); T1 (avaliação final): WCST (Teste de Wisconsin de

Classificação de Cartas); DP (desvio padrão); (SPPB) Short Physical Performance Battery; TUG (Timed Up and Go); TME2’ (Marcha estacionária dos 2 minutos – número de vezes que consegue elevar os membros inferiores durante o teste).

(11)

Referências

1. Ciosak SI, Braz E, CMFBNA, Nakano NGR, Rodrigues J, Alencar RA, et al. Senescence and senility: the new paradigm in primary health care. Rev. esc. enferm. USP. 2011(45):1763-1768.

2. Marra TA, Pereira LSM, Faria CDCM, Pereira DS, Martins MAA,Tirado MGA: Rev. bras. fisioter. São Carlos: 2007;11(4)267-273.

3. Neri AL, Yassuda MS. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. Psico-USF.2004; 9(1)109-110.

4. Ohman H, Savikko N, Timo E. Pitkälä. Effect of Physical Exercise on Cognitive Performance in Older Adults with Mild Cognitive Impairment or Dementia: A Systematic Review. Dement Geriatr Cogn Disord. 2014;38(5-6):347-65. 5. Silva A, Almeida GJM, Cassilhas RC, Cohen MPMS, Tufik S, et al . Balance, coordination and agility of older individuals submitted to physical resisted exercises practice. Rev Bras Med Esporte: 2008;14( 2 )88-93.

6. Kruk J. Physical Activity and Health. Asian Pac J Cancer P. 2009;10:721-8.

7. Weiss JP, Froelicher VF, Myers JN, Heidenreich PA. Health-care costs and exercise capacity. Chest. 2004;126:608-13.

8. Texeira LVC. Influência do square stepping exercise nos componentes da capacidade funcional e funções cognitivas de pessoas idosas. 2011. Rio Claro. Tese [Pós-graduação em ciências da motricidade] - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

9. Túbero GS, Gobbi S, Teixeira CVL, Pereira JR, Shigematsu R, Canonici AP. Effects of square stepping exercise in patients with sequel of cerebrovascular accident. Fisioter. Mov., Curitiba: 2014;27(2)229-237.

10. Rodrigues LMM. Square Stepping exercise: Uma revisão. 2011. Rio Claro. Tese [Bacharelado em Educação Física] - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

11. Van Uffelen JG1, Chin A Paw MJ, Hopman-Rock M, Van Mechelen W. The effects of exercise on cognition in older adults with and without cognitive decline: a systematic review. Clin J Sport Med. 2008;18(6):486–500.

12. Folstein, M. Folstein, S. Mchugh, P. Mini-mental state: a practical method for grading the cognitive state off patients for the clinician. Journal of Psychiatric Research. 1975;12(3):189-198.

13. Isaacs, B. & Kennie, A.T. – The set test as an aid to the detection of dementia in old peple. Br. J. Psychiatry. 1973;123(575):467-470.

14. Caffara P, Vezzadini G, Zonato F, Venneri A. Modified Card Test: Normative data. Jounal of Clinical and Experimental Neuropsychology. 2004; 26(2):246-250.

15. Brandelero V , Toni PM. Estudo de validade do teste stroop de cores e palavras para controle inibitório. 2015;33(80):282-297

16. Wechsler D. The Wechsler Memory Sclae-Revised Manual. San Antonio: The Psychological Corporation. 1987.

17. Guralnik JM, WinogradI CH. Physical performance measures in the assessment of older persons. Aging Clin Exp Res. 1994;6(5):303-5.

18. Podsiadlo D, Richardson S. The timed "Up & Go": a test of basic functional mobility for frail elderly persons. J Am Geriatr Soc. 1991;39(2):142-8.

19. Pedrosa R, Holanda G. Correlation between the walk, 2-minute step and tug tests among hypertensive older women. Rev Bras Fisioter. 2009;13(3)252-6.

Referências

Documentos relacionados

Fluxo Principal: 1.O sistema solicita os dados da nova campanha: - Nome - Créditos - Descrição - Data de Publicação - Hora de Publicação - Data de Expiração - Hora de Expiração

Estarão abertas, no período de 09 a 20/11/2020 , as inscrições para o processo seletivo 2020 para ingresso em 2021 do Programa de Pós-graduação em Economia, curso de Doutorado,

Ao serem encaminhados para a sala no qual se passou o Escape Room (quarto de Jhon), os estudantes se mostraram surpresos ao se deparar com dois detetives, aspecto

7) Junte e envolva os tubos do refrigerante e a mangueira de drenagem com fita de isolamento, conforme ilustrado na figura da direita, caso coloque a mangueira de drenagem através

Nome apropriado para embarque →Produto químico não classificado, sem restrições para transporte. Classe ADR/ Grupo de embalagem

Ao estar inserido no âmbito jurídico, Silva (2015) esclarece que ao pedagogo é incumbido de desenvolver trabalho em equipe interdisciplinar. Equipe esta composta

74 C C C Luís Miguel Poeiras Afonso 7C EB 2,3 Padre João Cabanita Loulé Algarve 86B C C C Luís Miguel Teodoro de Jesus 7B EB 2,3 Engenheiro Nuno Mergulhão Portimão Algarve 128 C NR

triˆangulos n˜ao s˜ao semelhantes”, “se soprepusermos as figuras, haver´a uma diferenc¸a entre a diagonal do retˆangulo e os triˆangulos, que formam o quadrado perdido”,