• Nenhum resultado encontrado

aula3-UMLGeral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "aula3-UMLGeral"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Aula 2 - UML

Artur Oliveira Gomes

Sistemas de Informação - CPAN - UFMS

(2)

2 Notação UML

3 Diagramas UML

(3)

UML é uma linguagem padrão para a modelagem de propósito geral. UML fornece elementos e componentes que suportam os requisitos de sistemas complexos.

UML segue os conceitos e metodologias de orientação a objetos. Sistemas orientados a objetos geralmente são modeladas visualmente usando UML.

Diagramas UML são desenhados a partir de diferentes perspectivas, como design, implementação, implantação, etc.

No fim das contas, UML pode ser definida como uma linguagem de modelagem para capturar os aspectos arquitetonicos,

(4)

Objetos são elementos chave para este mundo orientado a objeto. O requisito básico de análise orientada a objeto e design é para identificar o objeto de forma eficiente.

Depois disso, as responsabilidades são atribuídas aos objetos. Uma vez que esta tarefa está concluída, o projeto é feito usando a entrada da análise.

A UML tem um papel importante nesta análise e design OO, os diagramas da UML são usados para modelar o design. Assim, a UML tem um papel importante na construção de software.

(5)

Notações UML são os elementos mais importantes na modelagem. A utilização eficiente e adequada destas notações se torna muito

importante para fazer um modelo completo e significativo. O modelo é inútil a menos que o seu propósito seja descrito corretamente.

O aprendizado das notações deve ser enfatizado desde o início. Diferentes notações estão disponíveis para as coisas e relações. E os diagramas da UML são feitos usando as anotações de coisas e relações. Extensibilidade é outra característica importante que torna UML mais poderoso e flexível.

(6)

Diagramas são o núcleo da UML. Esses diagramas são amplamente classificados como diagramas estruturais e comportamentais.

Diagramas estruturais são consiste de diagramas estáticos como diagrama de classe, diagrama de objeto etc

Diagramas comportamentais são consiste de diagramas dinâmicos como diagrama de seqüência, diagrama de colaboração, etc. A natureza estática e dinâmica de um sistema é visualizada usando esses diagramas.

(7)

Diagramas de Classes

Os diagramas de classes são os diagramas de UML mais utilizados pela comunidade orientada a objeto.

Descrevem os objetos em um sistema e seus relacionamentos. Diagrama de classes consiste em atributos e funções.

Um diagrama de classe única descreve um aspecto específico do sistema e o conjunto de diagramas de classe representa todo o sistema. Basicamente, o diagrama de classes representa a visão estática de um sistema.

Os diagramas de classes são os únicos diagramas UML que podem ser mapeados diretamente com linguagens orientadas a objeto. Assim é amplamente utilizado pela comunidade de desenvolvedores.

(8)

Diagramas de Classes

(9)

Diagrama de objeto

Um diagrama de objeto é uma instância de um diagrama de classes. Assim, os elementos básicos são semelhantes a um diagrama de classes.

Diagramas de objetos são consiste em objetos e links.

Ele captura a instância do sistema em um determinado momento. Diagramas de objetos são usados para criação de protótipos, engenharia reversa e cenários práticos de modelagem.

(10)

Diagrama de objeto

(11)

Diagrama de componente

Os diagramas de componentes são tipo especial de diagrama UML para descrever a visão de implementação estática de um sistema. Os diagramas de componentes consistem de componentes físicos, como bibliotecas, arquivos, pastas etc.

Este diagrama é utilizado a partir da perspectiva de implementação. Mais do que um componente diagramas são usados para representar todo o sistema.

Técnicas para a frente e para trás de engenharia são usados para fazer executáveis a partir de diagramas de componentes.

(12)

Diagrama de componente

(13)

Diagrama de Implantação

Os diagramas de componentes são usados para descrever o ponto de vista de implementação de um sistema estático.

Esses diagramas são usados principalmente por engenheiros de sistemas.

Diagramas de implantação são consiste em nós e seus relacionamentos.

Um diagrama de implantação eficiente é uma parte integrante do desenvolvimento de aplicativos de software.

(14)

Diagrama de Implantação

(15)

Diagrama de Caso de Uso

Diagrama de caso de uso é utilizado para capturar a natureza dinâmica de um sistema. Trata-se de casos de uso, atores e seus relacionamentos.

Use diagrama caso é utilizado a uma concepção de alto nível para capturar os requisitos de um sistema.

Assim, ela representa as funcionalidades do sistema e seu fluxo. Embora os diagramas de casos de uso não é um bom candidato para a engenharia para a frente e para trás, mas eles ainda são usados em uma maneira um pouco diferente para modelá-lo.

(16)

Diagrama de Caso de Uso

(17)

Diagrama de interação

Diagramas de interacção são usadas para capturar a natureza dinâmica do sistema. Os diagramas de seqüência e colaboração são os diagramas de interação utilizados para este fim.

Os diagramas de seqüência são usados para capturar o tempo ordenação de fluxo de mensagens e diagramas de colaboração são utilizados para compreender a organização estrutural do sistema. Em geral, um conjunto de diagramas de sequência e colaboração são utilizados para modelar um sistema inteiro.

(18)

Diagrama de Interacao

(19)

Diagrama de Estados

Diagramas de estados são um dos cinco diagramas usados para modelar a natureza dinâmica do sistema.

Esses diagramas são usados para modelar o ciclo de vida de um objeto.

Diagrama de atividades é um tipo especial de diagrama de Estados. Estado de um objeto é definido como a condição em que um objeto reside em um determinado tempo e novamente o objeto se move para outros estados quando alguns eventos ocorrem.

Diagramas de estados são também utilizados para a engenharia para a frente e reverso.

(20)

Diagrama de Estados

(21)

Diagrama de Atividade

Diagrama de atividades é outro diagrama importante para descrever o comportamento dinâmico.

Diagrama de atividades é composto de atividades, ligações, relacionamentos etc.

Modela todos os tipos de fluxos, como paralelo, único, concorrent, etc.

Diagrama de atividades descreve o controle de fluxo de uma atividade para outra, sem nenhuma mensagem.

Esses diagramas são usados para modelar alta vista nível de requisitos de negócios.

(22)

Diagrama de Atividade

(23)

Descrição geral do Jogo

Dois jogadores se enfrentam no jogo de dados. Cada jogador, na sua vez de jogar, lança dois dados.

Se a soma dos dados do jogador1 for maior que a do jogador2, o jogador1 vence o lance.

Caso contrário, o jogador2 será o vencedor.

Uma partida é jogada em melhor de três lances. Ou seja, se um dos jogares vencer dois lances seguidos, ele será o vencedor da partida. Caso, após dois lances, os dois jogadores ganharem um lance cada, o terceiro será jogado como desempate.

(24)

O trabalho

Em duplas, os alunos devem fazer, mesmo que de forma primitiva, alguma forma de análise e projeto do jogo.

Por exemplo, utilizando desenhos com diagramas informais que sirvam para ilustrar a dinâmica do jogo.

O projeto pode ser uma representação simples em um diagrama que demonstre as classes, com seus métodos e atributos, e a ligação entre as classes.

A dupla deve implementar o jogo em Java e entregar ao professor a documentação feita e todo o código produzido.

Referências

Documentos relacionados

(UNESP)/NALingua-CNPq 1 , no Brasil; b) explicitaremos os conceitos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças, tais como sujeito, língua, gêneros

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Japão, Noruega, Portugal, Suécia e Reino Unido) no período 1965-1994 ver Ledesma (2002)... Se

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018