• Nenhum resultado encontrado

Informações de Impressão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações de Impressão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informações de Impressão

Questão: 688386

Assinale a opção correta, com relação ao tratamento de pessoas usuárias ou dependentes de drogas.

1) Apenas um pequeno percentual da população que faz uso de substâncias psicoativas necessita de cuidados especializados e de reabilitação.

2) Às pessoas que já possuem um diagnóstico de dependência de substancias psicoativas é necessário oferecer apenas informações de prevenção.

3) O profissional da área de saúde deverá desenvolver práticas para identificar problemas com drogas, reais ou potenciais, e motivar as pessoas a abandonarem o consumo, além de encaminhar adequadamente os casos.

4) O profissional especializado em educação e informação na área de prevenção de drogas deverá visitar todos os locais de prestação de cuidados avaliando as

necessidades de mudança e a motivação para esta, a fim de coletar dados estatísticos.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722744

Julgue os itens a seguir, relativos aos elementos conceituais e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa.

I O reconhecimento da singularidade do sujeito, da peculiaridade da experiência do sujeito e da importância de conhecer o modo de vida do sujeito são pressupostos que dão fundamento à pesquisa qualitativa.

(2)

II A entrevista, o depoimento e o grupo focal, complementados pela observação sistemática e pelo diário de campo, são instrumentos fundamentais para realizar a pesquisa pela via qualitativa.

III As pesquisas qualitativas têm por objetivo primordial a construção de generalizações. Isso lhe permite dispensar os requisitos de confiabilidade, credibilidade e consistência interna, pois, nesse contexto, não há necessidade de se garantir a qualidade científica do empreendimento realizado.

IV Nas profissões humano-sociais, em especial na área de serviço social, a pesquisa é considerada somente um procedimento operativo, dissociado de qualquer expressão de opção política.

Estão certos apenas os itens 1) I e II. ○ 2) I e III. ○ 3) II e IV. ○ 4) III e IV. ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722741

As análises das novas questões sociais e urbanas nas grandes metrópoles contemporâneas têm apontado os desafios e novas demandas para a gestão democrática da cidade e das políticas públicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

I As lutas sociais fizeram que a questão social se transformasse em uma questão política e pública, transitando do domínio privado das relações entre capital e trabalho para a esfera pública, exigindo a intervenção do Estado no reconhecimento de novos sujeitos sociais como portadores de direitos e deveres e na viabilização do acesso a bens e serviços públicos mediatizados pelas políticas públicas.

II As análises recentes acerca da questão social a tem identificado como sinônimo de problema social ou da pobreza remetida ao indivíduo isolado ou a certos grupos sociais, responsabilizados ou culpabilizados pelo conjunto de carências e privações por ela

(3)

produzidas.

III O termo exclusão social vem-se generalizando amplamente na literatura e no discurso de diferentes atores sociais, devendo, portanto, ser compreendido com o mesmo significado que questão social.

IV Uma análise da política social brasileira de inspiração neoliberal revela sua direção compensatória e seletiva, centrada em situações-limites em termos de sobrevivência e seu direcionamento aos mais pobres, incapazes de competir no mercado. Essas políticas e seus programas aprofundaram o efeito fragmentador da questão social.

A quantidade de itens certos é igual a 1) 1 ○ 2) 2 ○ 3) 3 ○ 4) 4 ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722766

O debate contemporâneo acerca do serviço social impõe um grande desafio à categoria quanto às demandas para a profissão, considerandose que as mudanças tecnológicas e organizacionais trazem repercussões como a precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigências de polivalência, multifuncionalidade, desenvolvimento de novas habilidades, entre outras. Sobre as demandas nas diversas áreas de atuação do assistente social, assinale a opção correta.

1) As demandas atuais para o serviço social são atravessadas por interesses oriundos tanto do capital como do trabalho. Para tanto, o assistente social deve priorizar a identificação das condições subjetivas, em detrimento das condições objetivas, para corresponder às referidas demandas.

2) No setor empresarial, observam-se novas estratégias de gestão e controle da força de trabalho, o que vem provocando um deslocamento do serviço social na área de recursos humanos, na esfera da assessoria gerencial e na criação dos

(4)

comportamentos produtivos. Em espaços ocupacionais como esse, o assistente social deve recusar-se a atuar, uma vez que isso contraria o projeto ético-político

profissional.

3) A agudização das expressões da questão social influencia as demandas postas ao exercício profissional dos assistentes sociais, tanto no que se refere ao volume quanto à sua complexação, pois se aumenta o leque de necessidades da população, bem como se amplia a diversidade em torno dessa população, uma vez que não mais apenas os pobres e miseráveis, vitimados pelas transformações societárias da última década, passam a procurar os serviços públicos.

4) Em função da descentralização dos serviços de saúde e de assistência social, que abre novas perspectivas de trabalho para o conjunto dos assistentes sociais, novas demandas são colocadas em diferentes esferas de governo, explicitamente a estadual.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 681937

Uma das principais características da liderança considerada liberal é 1) a exigência de obediência por parte dos liderados.

2) a predileção pelo diálogo e pelos processos participativos.

3) o estímulo à iniciativa individual ou de grupos.

4) a busca de máximo controle no grupo pelo líder.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

(5)

Questão: 74725

A prática de head-hunting pode ser definida como a prestação de serviços destinados à identificação, atração e avaliação de profissionais especializados para postos estratégicos. Nessa modalidade a seleção de pessoas para posições-chave passa a ter dimensões estratégicas e deve ser muito bem planejada para que sejam alcançados os objetivos definidos pelo contratante. Acerca dessa prática, assinale a opção correta.

1) As principais características do psicólogo que atua como headhunting são a criatividade, a franqueza, a clareza nas ações e o respeito às empresas concorrentes ao buscar os talentos não colocados no mercado de trabalho utilizando técnicas para rastrear profissionais especializados.

2) É unânime entre os gestores e principalmente entre os empresários que a prática de head-hunting está associada à espionagem industrial, esbarrando na ética dos psicólogos pelo fato de ser conivente com uma situação socialmente indesejável, a de roubo de profissionais.

3) Na rotina para buscar talentos, o profissional de recursos humanos utiliza

ferramentas de testagem psicológicas específicas tendo em vista que o tempo para avaliar profissionais recolocados é diferente do tempo com um candidato que está disponível no mercado de trabalho.

4) Os profissionais que atuam como head-hunting constroem e acumulam técnicas de negociação, persuasão, investigação, rastreamento, monitoramento e recrutamento apenas de candidatos que ainda não estejam colocados no mercado de trabalho.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 471368

As entidades governamentais de atendimento que descumprirem as determinações do Estatuto do Idoso ficam sujeitas a

1) afastamento definitivo de seus dirigentes.

2) interdição de unidade ou suspensão de programa.

(6)

3) proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público.

4) suspensão parcial ou total do repasse de verbas públicas.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722070

A condição de gestão plena do sistema municipal de assistência social depende do cumprimento de vários requisitos. Acerca dos instrumentos de comprovação de alguns dos referidos requisitos, julgue os itens a seguir.

I A instituição de CRAS no município implica realizar diagnóstico atualizado das áreas de vulnerabilidade e risco social e descrever localização, espaço físico, equipe técnica existente, área de abrangência e serviços de proteção social básica existente no território e proximidades.

II O atendimento aos beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC) requer a manutenção de estrutura para recepção, identificação, encaminhamento, orientação e acompanhamento com equipe profissional de, pelo menos, um assistente social, comprovado pela descrição da estrutura existente, bem como o número do CRESS do profissional responsável pelo atendimento.

III A proteção social especial de alta complexidade deve demonstrar capacidade instalada por meio da declaração do gestor municipal.

IV A atuação na área da assistência social requer a elaboração e execução da política de recursos humanos, com a implantação da carreira para os servidores públicos, comprovada por meio da apresentação da proposta de política e de implantação da carreira específica e o organograma do órgão gestor.

A quantidade de itens certos é igual a 1) 1 ○ 2) 2 ○ 3) 3 ○ 4) 4 ○

(7)

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 694399

Assinale a opção correta, com relação à definição de grupo.

1) Um grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas interagindo para atingir objetivos, como os amigos que se reúnem para jogar futebol.

2) Um conjunto de pessoas se caracteriza como grupo quanto maior for o número de seus membros e quanto maior for a interação entre eles.

3) Pessoas formam um grupo, independente da perspectiva de futuro partilhada entre elas.

4) Pessoas esperando um ônibus em uma parada constituem um grupo porque o objetivo a alcançar é o mesmo.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 687056

Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.

1) Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.

2) Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

(8)

3) Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

4) Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.

Referências

Documentos relacionados

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

A análise complementar através da evocação de palavras dos 99 questionários aplicados a estudantes do curso de Química e Biologia do Centro Universitário

A área educacional tem sido uma das áreas mais favorecidas com as novas tecnologias, vistas como um meio potencializador nos processos de ensino e aprendizagem, facilitando

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Neste trabalho, esta tensão é mediada pela conceptualização da participação como ontologia social, isto é, ao identificar a reflexividade como a base do processo pelo qual

Nele, partimos da análise das implicações históricas entre expansão esco- lar e alcance social e territorial do Estado no Brasil, para discutir a especificidade assumida pela

The protein reserves of the mature cells were densely scattered amongst the lipid bodies, and a few starch granules occurred together with the cotyledon mesophyll of the four

Na verdade, as fontes e o resultado da prova são de interesse comum de ambas as partes e do juiz (princípio da comunhão da prova). A prova não se forma para a satisfação dos