• Nenhum resultado encontrado

Planificação Anual. Calendarização. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planificação Anual. Calendarização. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Planificação Anual

Professor

:JOAQUIM COSTA

Disciplina:

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ano:

5.º

Turma:

A

Ano letivo:

2017-2018

Domínio/Objetivos

Descritores de Desempenho

Atividades/Estratégias

Avaliação

Calendari-zação

APTIDÃO

FÍSICA

RESISTÊNC

IA

- Correr numa direção e na oposta (Vai-Vem) percorrendo de cada vez uma distância de 20m, aumentando o ritmo da passada em cada minuto, atingindo ou ultrapassando o número de percursos de referência (Zona Saudável de Aptidão Física - ZSAF).

- Utilização das TIC (pc/ quadro inte-rativo), de meios audio-visuais (ví-deo/DVD), do manual escolar e outros documentos informativos sobre as diferentes modalidades.

- Bateria de testes Fitnessgram - Exercitação massiva e alternada - Trabalho em pequenos grupos

.

- Trabalho individualizado. -Utilização de formas jogadas, jogo simplificado e jogo formal.

- Utilização de percursos e circuitos gímnicos de treino.

- Exercitação individual. - Trabalho a pares.

- Execução de baterias de testes

prá-Domínio da Apti-dão Física Encontra-se na Zona Saudável da Aptidão Física (ZSAF – Fitness-Gram) num dos testes de aptidão aeróbia (vai-vêm; corrida da milha; marcha). Encontra-se na Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF – Fitness-Gram) no teste de aptidão muscu-lar da categoria: Força Abdominal e Resistência (ab-dominais). Domínio das Ativi-dades Físicas Três níveis de Introdução de cada 1º Período - Testes de Fitnessgram - Basquetebol - Natação - Ginástica - Ficha formativa 2º Período - Testes de Fitnessgram - Andebol - Badminton - Ginástica

FORÇA

INFERIOR

- Saltar horizontalmente a pés juntos na máxima distância, partindo da posição de parado, com pés paralelos, atingindo ou ultrapassando o nível de prestação definido.

FORÇA

MÉDIA

.

Realizar o maior número possível de flexões do tronco, até ao limite definido (até aos 75), partindo da posição de deitado dorsal, com os membros superi-ores junto ao corpo e os membros inferisuperi-ores fletidos (140º) com os pés totalmente apoiados no chão, atingindo ou ultrapassando o nível de prestação definido (ZSAF).

FORÇA

SUPERIOR

- Realizar o maior número de flexões/extensões de braços, rápidas e bem executadas, partindo da posição de deitado dorsal no solo com braços e pernas estendidos, suspendendo-se na barra ou trave (ao alcance dos braços estendi-dos), atingindo ou ultrapassando o nível de prestação definido(ZSAF).

VELOCIDAD

E

- Correr 40 metros planos, com partida em pé, ao sinal visual do professor e passagem na meta sem desaceleração da corrida.

FLEXIBILID

ADE

- Chegar com as duas mãos à frente, o mais longe possível, sentado no chão (seat-and-reach), alternadamente com uma e outra perna fletida, deixando a outra estendida, mantendo o alongamento máximo durante pelo menos 1”, alcançando ou ultrapassando (à 4ª tentativa) a distância definida (ZSAF).

ATIVIDADES FÍSICAS

Atletismo

- Cooperar com os companheiros, admitindo as indicações que lhe dirigem e cumprindo as regras que garantam as condições de segurança e a preparação, arrumação e preservação do material.

(2)

ATIVIDADES FÍSICAS

Atletismo

- Efetuar uma corrida de velocidade (40 metros), com partida de pé‚. Acele-rar até à velocidade máxima, mantendo uma elevada frequência de movimen-tos; realizar apoios ativos sobre a parte anterior do pé, com extensão da perna de impulsão e terminar sem desaceleração nítida.

- Efetuar uma corrida de estafetas de 4x50 metros, recebendo o testemu-nho, na zona de transmissão, com controlo visual e em movimento, entregan-do-o com segurança e sem acentuada desaceleração.

- Realizar uma corrida (curta distância), transpondo pequenos obstáculos (separados entre si a distâncias variáveis), combinando com fluidez e coorde-nação global, a corrida, a impulsão, o voo e a receção.

- Saltar em comprimento com a técnica de voo na passada, com corrida de balanço (seis a dez passadas) e impulsão numa zona de chamada.

- Saltar em altura com técnica de tesoura, com quatro a seis passadas de balanço.

- Lançar a bola (tipo hóquei ou ténis) dando três passadas de balanço em aceleração progressiva, com o braço fletido e o cotovelo mais alto que o ombro (na direção do lançamento).

- Lançar de lado e sem balanço, o peso de 2/3 Kg, apoiado na parte superior dos metacarpos e nos dedos, junto ao pescoço, com flexão da perna do lado do peso e inclinação do tronco sobre essa perna.

ticos das modalidades desportivas. - Realização de fichas formativas. - Aplicação de grelhas de observação.

um dos níveis de matérias de Sub-domínios diferen-tes: Atletismo Ginástica Basquetebol Andebol Futebol

Domínio dos Co-nhecimentos Identifica as capa-cidades físicas: Resistência, Força, Velocidade, Flexibi-lidade, Agilidade e Coordenação (Ge-ral), de acordo com as caracterís-ticas do esforço realizado. Interpreta as principais adapta-ções do funciona-mento do seu organismo durante a atividade física. Conhece as princi-pais regras e características das modalidades prati-cadas. - Atletismo - Ficha formativa 3º Período - Testes de Fitnessgram - Futsal - Atletismo - Badminton - Ficha formativa

ATIVIDADES FÍSICAS

Basquetebol

- Cooperar com os companheiros, quer nos exercícios quer no jogo, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções e falhas dos seus colegas.

- Em situação de jogo 3x3 ou 5x5, com bola nº 5:

. Receber a bola com as duas mãos e assume uma posição facial ao cesto (enquadra-se ofensivamente) tentando ver o conjunto da movimentação dos jogadores e, de acordo com a sua posição.

- Em situação de jogo 3x3 ou 5x5, com bola nº 5:

. Lançar na passada ou parado de curta distância, se tem situação de lança-mento (cesto ao seu alcance, em vantagem ou livre do defesa).

- Em situação de jogo 3x3 ou 5x5, com bola nº 5:

. Driblar, se tem espaço livre à sua frente, para progredir no campo de jogo e/ou para ultrapassar o seu adversário direto, aproximando a bola do cesto, para lançamento ou passe a um jogador (preferencialmente em posição mais ofensiva).

- Em situação de jogo 3x3 ou 5x5, com bola nº 5:

.Passar com segurança a um companheiro desmarcado, de preferência em posição mais ofensiva.

(3)

linha da bola), mantendo uma ocupação equilibrada do espaço.

ATIVIDADES FÍSICAS

Ginástica

- Executar Cambalhota à frente no colchão, terminando a pés juntos, man-tendo a mesma direção durante o enrolamento.

- Executar Cambalhota à retaguarda, com repulsão dos braços na fase final e saída com os pés juntos na direção do ponto de partida.

- Realizar, após corrida de balanço e chamada a pés juntos no trampolim (reuther ou sueco) e chegando ao solo em condições de equilíbrio para adotar a posição de sentido, os seguintes saltos:

. Salto de eixo no boque, com os membros inferiores estendidos (com exten-são dos joelhos).

. Cambalhota à frente no plinto longitudinal com um colchão em cima, com acentuada elevação da bacia e fluidez no movimento.

- Realizar, no minitrampolim, com chamada com elevação rápida dos braços e receção equilibrada no colchão de queda, os seguintes saltos:

.Salto em extensão (vela), após corrida de balanço.

- Realizar, em equilíbrio elevado (na trave baixa), um encadeamento das seguintes habilidades, utilizando a posição dos braços para ajudar a manter o equilíbrio:

. Marcha à frente e atrás olhando em frente. . Meia volta, em apoio nas pontas dos pés.

- Realizar, na barra fixa, com segurança as seguintes destrezas:

. Balanço atrás e à frente, realizando corretamente os movimentos de fecho e abertura, cambiada em suspensão à frente, balanços e saída equilibrada à retaguarda.

ATIVIDADES FÍSICAS

Andebol

- Realizar com oportunidade e correção global, no jogo e em exercícios crité-rio, as ações:

a) passe-receçãoem corrida, b) receção-remate em salto, c) drible-remate em salto, d) acompanhamento do jogador com e sem bola e e) interceção. - Com a sua equipa em posse da bola:

. Desmarcar-se oferecendo linha de passe, se entre ele e o companheiro com bola se encontra um defesa (“quebra do alinhamento”), garantindo a ocupa-ção equilibrada do espaço de jogo.

- Logo que a sua equipa perde a posse da bola assumir atitude defensiva, procurando de imediato recuperar a sua posse.

- Tentar intercetar a bola, colocando-se numa posição diagonal de defesa, para intervir na linha de passe do adversário.

- Impedir ou dificultar a progressão em drible, o passe e o remate, colocando-se entre a bola e a baliza na defesa do jogador com bola.

(4)

ATIVIDADES FÍSICAS

Andebol

- Como guarda-redes:

. Enquadrar-se com a bola, sem perder a noção da sua posição relativa à baliza, procurando impedir o golo.

- Iniciar o contra ataque, se recupera a posse da bola, passando a um jogador desmarcado.

ATIVIDADES FÍSICAS

Futebol

- Aceitar as decisões da arbitragem e adequa as suas ações às regras do jogo: a) início e recomeço do jogo, b) marcação de golos, c) bola fora, d) lançamen-to pela linha lateral, e) lançamenlançamen-to de baliza, f) principais faltas, g) marcação de livres e h) de grande penalidade.

- Receber a bola controlando-a e enquadra-se ofensivamente, optando confor-me a leitura da situação:

. Rematar, se tem a baliza ao seu alcance.

- Receber a bola controlando-a e enquadra-se ofensivamente, optando confor-me a leitura da situação:

. Passar a um companheiro desmarcado.

- Receber a bola controlando-a e enquadra-se ofensivamente, optando confor-me a leitura da situação:

. Conduzir a bola na direção da baliza, para rematar (se entretanto conseguiu posição) ou passar.

- Receber a bola controlando-a e enquadra-se ofensivamente, optando confor-me a leitura da situação:

. Desmarcar-se após o passe e para se libertar do defensor, criando linhas de passe, ofensivas ou de apoio, procurando o espaço livre. Aclarar o espaço de penetração do jogador com bola.

- Na defesa, marcar o adversário escolhido.

- Como guarda-redes, enquadrar-se com a bola para impedir o golo., ao recu-perar a bola, passa a um jogador desmarcado.

ATIVIDADES FÍSICAS

Badminton

- Manter uma posição base com os joelhos ligeiramente fletidos e com a perna direita avançada, regressando à posição inicial após cada batimento, em condi-ções favoráveis à execução de novo batimento.

- Deslocar-se com oportunidade, para conseguir o posicionamento correto dos apoios e uma atitude corporal que favoreçam o batimento equilibrado e com amplitude de movimento, antecipando-se à queda do volante.

- Diferenciar os tipos de pega da raqueta (de direita e de esquerda) e utiliza-os de acordo com a trajetória do volante.

- Colocar o volante ao alcance do companheiro, executando corretamente, os seguintes tipos de batimentos:

(5)

ATIVIDADES FÍSICAS

Badminton

. Clear- na devolução do volante com trajetórias altas - batendo o volante num movimento contínuo, por cima da cabeça e à frente do corpo, com rotação do tronco.

. Lob- na devolução do volante com trajetórias abaixo da cintura - batendo o volante num movimento contínuo, avançando a perna do lado da raqueta (em afundo), utilizando em conformidade os diferentes tipos de pegas de raqueta (de esquerda ou de direita).

- Em situação de exercício, num campo de Badminton, executar o serviço curto e comprido, colocando corretamente os apoios e dando continuidade ao movimento do braço após o batimento.

ATIVIDADES FÍSICAS

Orientação

- Cooperar com os companheiros, de forma a contribuir para o êxito na realização de percursos de orientação, respeitando as regras estabelecidas de participação, de segurança e de preservação do equilíbrio ecológico.

- Realizar um percurso de orientação simples, a par, num espaço apropriado (mata, parque, etc.), segundo um mapa simples (croqui ou planta), preen-chendo corretamente o cartão de controlo e doseando o esforço para resistir à fadiga:

.Identificar no percurso a simbologia básica inscrita na carta: tipo de vegeta-ção, tipo de terreno, habitavegeta-ção, caminhos, água e pontos altos, etc. . Orientar o mapa corretamente, segundo os pontos cardeais e/ou outros pontos de referência,utilizando a bússola como meio auxiliar.

. Identificar, de acordo com pontos de referência, a sua localização no espaço envolvente e nomapa.

. Identificar, após orientação do mapa, a melhor opção de percurso para atin-gir os postos depassagem e utiliza-a para cumprir o percurso o mais rapida-mente possível.

- Realiza um percurso na escola, em equipa, com o cartão de controlo preen-chido corretamente, utilizando a bússola e o seu passo para determinar corre-tamente direções e distâncias.

ATIVIDADES FÍSICAS

Natação

1. Em piscina com pé, em situação de exercício ou de jogo, utilizando objectos variados flutuantes esubmersos:

1.1. Coordenar a inspiração e a expiração em diversas situações simples com e sem apoios,fazendo a inspiração curta e a expiração completa activa e prolon-gada só pela boca, só pelo nariz e simultaneamente pelas duas vias.

1.2. Flutuar em equilíbrio, em diferentes posições partindo de apoio de pés e mãos para aflutuação vertical e horizontal (facial e dorsal). Combinar as posições de flutuação em sequências (coordenando essas mudanças com os movimentos da cabeça e respiração): vertical-horizontal, horizontal

(6)

facial-dorsal.

1.3. Associar o mergulho às diferentes posições de flutuação abrindo os olhos durante a imersãopara se deslocar com intencionalidade em tarefas simples (apanhar objetos, seguir colegas, etc.), a vários níveis de profundidade. 1.4. Deslocar-se em flutuação, coordenando as ações propulsivas das pernas e braços com arespiração em diferentes planos de água e eixos corporais, explo-rando a resistência da água e orientando-se com intencionalidade para trans-portar, receber e passar objetos, seguir colegas, etc.

1.5. Saltar para a piscina, partindo de posições e apoios variados (pés, pés e mãos, joelhos, frontale lateral), mergulhando para apanhar um objeto no fundo e voltar para uma posição de flutuação.

Fronteira, 13 de setembro de 2017

O Professor

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

> eritema no local de aplicação; > secura no local de aplicação; > vesículas no local de aplicação; > irritação no local de aplicação; > eczema no local

Blábláblá blablabla bla blablablabla bla bla blablabla blablabla bla blablablabla bla bla blablabla blablabla bla blablablabla bla bla blablabla blablabla bla blablablabla bla

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The