• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA- QUESTÕES FECHADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA- QUESTÕES FECHADAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

3ª PPF de Geografia / 6º ano / Élida e Edvaldo / Pág. 1

2016

3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA- QUESTÕES FECHADAS

Aluno(a): Nº

Ano: 6º Turma: Data: 25/11/2016 Nota:

Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 20 Pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 10

2) Valor das questões: 2,0 pontos cada

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Hidrosfera. - Águas Oceânicas, - Águas continentais; - A falta de água; - A Biosfera. 1ª Questão: Observe!

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa incorreta: a) A figura permite concluir que a água potável é um recurso escasso. b) A maior parte da água disponível é salgada.

c) A maior parte da água doce encontra-se em locais de fácil acesso. d) A maior parte da água doce encontra-se nas calotas polares e geleiras.

e) A disponibilidade de água potável é pequena, principalmente se consideramos que cada vez mais a população cresce e consequentemente esse recurso é mais utilizado.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

3ª PPF de Geografia / 6º ano / Élida e Edvaldo / Pág. 2

2ª Questão: A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso

planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.

c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.

d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.

e) A diminuição da chuva no Brasil e as enchentes tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

3ª Questão: À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente

demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.

a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer. b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.

c) Na pecuária, no cuidado com animais.

d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

e) Na construção de grandes obras públicas.

4ª Questão: O Brasil é um dos territórios com maior disponibilidade de recursos hídricos próprios

para consumo. Além das redes fluviais, destaca-se a presença das grandes composições subterrâneas, denominadas de aquíferos.

Assinale a alternativa que aponta os aquíferos localizados no Brasil. a) Urucuia-Areado.

b) Tocantins-Araguaia.

c) Serra da Canastra e Guarani. d) Paraná e Alter do Chão.

e) Aquífero Alter do Chão e o Aquífero Guarani.

5ª Questão: A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:

a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.

b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas. c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.

d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.

(3)

3ª PPF de Geografia / 6º ano / Élida e Edvaldo / Pág. 3

6ª Questão:

Observe com atenção!

A partir da análise dos mapas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Mar do Norte apresentado no mapa é considerado um mapa aberto ou costeiro, pois se encontra em contato direto com o oceano.

b) O Mar Mediterrâneo é um exemplo de mar continental ou interior, pois se conecta com o oceano através de um canal estreito.

c) O Mar Morto não têm contato com o oceano, por isso é chamado de mar fechado ou isolado. d) O Mar Mediterrâneo pode ser considerado um mar fechado e ao mesmo tempo um mar continental. e) Os mares são porções de água salgada, porém menores e menos profundas.

7ª QUESTÃO: Atente para a descrição de um terremoto: Turquia, madrugada de 17 de agosto de

1999. Na cidade de Izmit, numa das regiões mais densamente povoadas do país, a população dorme tranquila. De repente, sem nenhum aviso prévio, a terra treme violentamente, causando terror e destruição. Em menos de um minuto, está deflagrada mais uma tragédia: mais de 15 000 mortos, quase meio milhão de desabrigados, a cidade inteira praticamente arrasada e prejuízos de bilhões de dólares ao país. Em poucos segundos, a Terra faz lembrar ao ser humano que a noção de terra firme é uma ilusão: o país já havia quase esquecido a calamidade semelhante sofrida 60 anos antes. Como se não bastasse a tragédia humana para mostrar o poder das forças internas da Terra, uma ruptura de 40km de extensão na superfície, com deslocamento lateral de vários metros, evidencia mais uma vez a evolução contínua e inevitável do nosso planeta.

(4)

3ª PPF de Geografia / 6º ano / Élida e Edvaldo / Pág. 4 A partir dessa vívida descrição, pode-se inferir que:

a) os terremotos são um processo que apresenta apenas consequências sobre a crosta terrestre resultando em protuberâncias e rachaduras.

b) o homem é apenas uma testemunha ocular do fato, não possuindo nenhuma participação.

c) os terremotos revertem a imagem fixada na mente humana de solidez da Terra – a chamada “terra firme”.

d) nos terremotos a superfície do planeta apenas ondula e treme sem apresentar outras deformações. e) o homem adquiriu tal capacidade tecnológica que, atualmente, independe dos fatos relacionados com a movimentação da crosta terrestre.

8ª QUESTÃO: Observe a ilustração.

No dia 26 de janeiro de 2001 ocorreu um abalo sísmico que alcançou 7,9 graus na escala Richter em Bhuj, uma área altamente industrializada no oeste da Índia. Cerca de 90% dos prédios e construções da cidade ruíram, inclusive um museu.

O terremoto foi o mais forte a atingir o país nos últimos 50 anos. Os médicos e sanitaristas temiam a disseminação de doenças como cólera, hepatite e tifo.

(Época, 05/2/2001)

A atividade sísmica é mais frequente nas áreas em que há a) dobramentos antigos.

b) falhas tectônicas arqueozoicas. c) epirogênese laurenciana.

d) movimentos eustáticos paleozoicos. e) encontro de placas tectônicas.

(5)

3ª PPF de Geografia / 6º ano / Élida e Edvaldo / Pág. 5

9ª QUESTÃO: Em 2010, a cidade de João Pessoa sofreu um pequeno abalo sísmico, sentido por uma

considerável parcela da população, principalmente a que se encontrava em andares mais elevados de edifícios. O epicentro desse abalo foi no Estado do Rio Grande do Norte e ocorreu, segundo os especialistas, devido à acomodação geológica do terreno.

O mapa a seguir apresenta a distribuição das placas tectônicas

De acordo com o exposto e a literatura sobre os abalos sísmicos, identifique as afirmativas corretas, considerando a localização do Brasil e a ocorrência desses eventos no país.

I. Por estar localizado na borda de uma placa tectônica, os abalos sísmicos são muito frequentes e de intensidade moderada a forte.( )

II. Por estar localizado no centro de uma placa tectônica, os abalos sísmicos são pouco frequentes e de intensidade baixa a moderada.( )

III. Por estar localizado no centro de uma placa tectônica, é considerado um país assísmico, e o evento ocorrido em 2010 foi um episódio inédito e anômalo.( )

IV. Por estar assentado, em grande parte, sobre um embasamento geológico antigo, os sismos ocorridos são típicos de uma região intraplaca.( )

V. Por estar localizado sobre a Placa Sulamericana que se move em direção a oeste, as acomodações geológicas que podem ser geradas provocam abalos sísmicos de intensidade baixa e moderada.( ) Assinale a opção correta

a) I. F; II. F; III. V; IV. F; V. F. b) I. V; II. F; III. V; IV. V; V. V. c) I. F; II. F; III. F; IV. F; V. F. d) I. F; II. V; III. V; IV. V; V. F. e)I. V; II. V; III. V; IV. V; V. F.

(6)

3ª PPF de Geografia / 6º ano / Élida e Edvaldo / Pág. 6

10ª Questão: Sobre a poluição das águas denunciada na charge, assinale a alternativa correta.

a) A contaminação dos peixes não representa, em regra, um grande perigo para a população que se alimenta deles.

b) A relação sociedade-natureza resultou em um estado de desequilíbrio nos ambientes aquáticos, particularmente nos oceanos e mares.

c) Em sua relação com a natureza, a sociedade reserva os oceanos e os mares para absorção dos seus dejetos e purificação das águas, devido à sua capacidade autodepurativa.

d) O lixo hospitalar é tratado de forma adequada antes de ser jogado nos ambientes aquáticos, por isso não se constitui em grandes riscos ao ambiente.

Referências

Documentos relacionados

Os autores concluíram que o método da Média Exponencial Móvel apresentou a melhor precisão neste caso, no entanto, notaram também que para manter sua acurácia, e auxiliar nos

facilitam a gestão do recurso público e Organizações Públicas (autarquias, fundações, outras) não???.. Sustentabilidade

Apesar da importância do Ca e P como principais constituintes da fase mineral óssea e das possíveis implicações da deficiência estrogênica e do consumo excessivo de álcool sobre o

Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Fiscal, para aprovação do seu Regimento Interno e a análise da prestação de contas feita pela Diretoria

Os dados de biomassa extraídos do cultivo dos coquetéis vegetais contribuíram com maior acúmulo de biomassa quando comparado com os tratamentos onde foi

Em suma, na caracterização de um perfil das escolas estudadas quanto aos aspectos de educação ambiental no ensino fundamental verificamos que todas as escolas

Este trabalho consistiu na elaboração de um banco de dados cartográfico que abarque informações referentes às pesquisas desenvolvidas na Península Potter,

Este trabalho teve como objetivos principais a caracterização do resíduo de manga (Mangífera índica L.) avaliando sua viabilidade como substrato na fermentação em estado