• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Ao receber este caderno de prova, confi ra inicialmente se os dados transcritos acima estão corretos e se estão corretamente registrados no seu Caderno de Textos Defi nitivos da Prova Discursiva. Confi ra também seus dados em cada página numerada deste caderno de prova (desconsidere estas instruções, caso se trate de caderno de prova reserva). Em seguida, verifi que se este caderno contém 3 questões e 1 peça de natureza técnica, acompanhadas de espaços para rascunho. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito e(ou) apresente divergência quanto aos seus dados, solicite, de imediato, ao(à) aplicador(a) de prova mais próximo(a) que tome as providências necessárias.

2 Durante a realização da prova, não se comunique com outros(as) candidatos(as) nem se levante sem autorização de um(a) dos(as) aplicadores(as) de prova.

3 Não serão fornecidas folhas suplementares para rascunho nem para a transcrição dos textos defi nitivos da prova discursiva.

4 Na duração da prova, está incluído o tempo destinado à identifi cação — que será feita no decorrer da prova — e à transcrição dos textos da prova discursiva para o Caderno de Textos Defi nitivos da Prova Discursiva.

5 Ao terminar a prova, chame o(a) aplicador(a) de prova mais próximo(a), devolva-lhe o seu Caderno de Textos Defi nitivos da Prova Discursiva e deixe o local de prova.

6 Durante a realização da prova, não destaque nenhuma folha deste caderno.

7 A desobediência a qualquer uma das determinações constantes em edital, no presente caderno ou no Caderno de Textos Defi nitivos da Prova Discursiva implicará a anulação da sua prova.

CONCURSO PÚBLICO ‡ APLICAÇÃO: 2021

TRIBUNAL DE CONTAS

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CADERNO DE PROVA DISCURSIVA

MANHÃ

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

TRIBUNAL DE CO

OBSERVAÇÕES

• É permitida a reprodução deste material apenas para fi ns didáticos, desde que citada a fonte. • Não serão conhecidos recursos em desacordo com o estabelecido em edital.

(2)

PROVA DISCURSIVA

• Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. Também será desconsiderado o texto que não for escrito na(s) folha(s) de texto definitivo correspondente(s).

• No Caderno de Textos Definitivos, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

• Em cada questão, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). Na avaliação da peça de natureza técnica, esses valores corresponderão a 40,00 pontos e 2,00 pontos, respectivamente.

QUESTÃO 1

As contas de um gestor público da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ) foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), por ele ter dispensado, fora dos casos previstos em lei, licitação para aquisição de medicamentos.

O gestor alegou que o julgamento foi totalmente desconexo da realidade, uma vez que era patente a situação de emergência, e que, em nenhum momento, ele fora chamado para apresentar sua defesa.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto atendendo ao que se pede a seguir. 1 Identifique o tipo de decisão adotada pelo TCE/RJ no caso em apreço. [valor: 2,00 pontos]

2 Discorra sobre os recursos cabíveis para contestar a decisão do TCE/RJ [valor: 6,00 pontos], indicando o prazo para sua interposição [valor: 1,50 ponto] e como se dá sua contagem [valor: 2,00 pontos], bem como os efeitos desses recursos quando de seu recebimento [valor: 1,50 ponto].

3 Esclareça se há possibilidade de a decisão ser modificada ou anulada pelo Poder Judiciário. [valor: 6,00 pontos]

Q

UESTÃO

1

R

ASCUNHO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(3)

QUESTÃO 2

Um cliente de determinada companhia aberta moveu ação de indenização por danos morais e materiais contra essa empresa. O processo encontra-se pendente de julgamento, havendo incertezas em relação ao desfecho do litígio.

Considerando essa situação hipotética e os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos contábeis a serem aplicados pelo contador para que os usuários das demonstrações contábeis possam avaliar a natureza e os efeitos contábeis dos riscos envolvidos em processos judiciais dessa natureza.

Em seu texto,

1 apresente os elementos das demonstrações contábeis que podem ser objeto de reconhecimento em função da situação hipotética apresentada; [valor: 5,00 pontos]

2 informe as condições que devem ser satisfeitas para o reconhecimento dos referidos elementos nas demonstrações contábeis da companhia aberta, comentando como a situação hipotética se relaciona com cada uma dessas condições; [valor: 8,00 pontos] 3 discorra sobre como a probabilidade de ocorrência de desembolso no futuro pela companhia aberta poderá influenciar o

tratamento contábil a ser dado à situação apresentada. [valor: 6,00 pontos]

Q

UESTÃO

2

R

ASCUNHO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(4)

QUESTÃO 3

O orçamento de entidades públicas e privadas é um importante instrumento de planejamento de médio e longo prazo. Essa ferramenta indica as origens e as espécies de recursos que se espera obter para garantir as aplicações previstas para cada período. Na área pública, devido a suas peculiaridades, esses ingressos de recursos ganham múltiplas classificações.

Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca de receitas públicas, abordando, necessariamente, os conceitos de:

1 receita orçamentária; [valor: 6,00 pontos] 2 receita extraorçamentária; [valor: 6,00 pontos]

3 receita orçamentária efetiva e receita orçamentária não efetiva. [valor: 7,00 pontos]

Q

UESTÃO

3

R

ASCUNHO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(5)

PEÇA DE NATUREZA TÉCNICA

Ao realizar auditoria das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público da unidade jurisdicionada YYY, a equipe de auditoria contábil constatou as seguintes situações.

I Havia evidências de que o valor de determinado ativo gerador de caixa tinha sofrido redução brusca (perda), em razão de uma situação imprevisível. Os gestores da entidade reconheciam que o valor recuperável desse ativo era menor que o seu valor contábil, mas nenhum ajuste havia sido feito nesse sentido.

II A avaliação periódica de um passivo contingente registrado em contas de controle tinha mostrado que uma saída de recursos havia tornado-se provável, mas esses valores continuavam sendo divulgados em notas explicativas.

Considerando essa situação hipotética, elabore, na qualidade de membro da referida equipe de auditoria contábil, parecer a respeito da situação encontrada, com recomendações quanto aos procedimentos contábeis a serem adotados para que as demonstrações contábeis apresentadas pela unidade jurisdicionada YYY estejam em consonância com os novos padrões da contabilidade aplicada ao setor público (CASP), relacionados na 8.ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Ao elaborar seu parecer, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.

1 Apresente o conceito de demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e seus propósitos. [valor: 10,00 pontos]

2 Faça uma análise sucinta das situações I e II, apresentadas na situação hipotética, destacando os problemas nelas identificados. [valor: 8,00 pontos]

3 Proponha recomendações que contemplem as respostas às seguintes perguntas.

a) Quanto à situação I, como deve ser reconhecida a perda por redução ao valor recuperável da unidade geradora de caixa e com que propósito essa perda deve ser alocada? [valor: 10,00 pontos]

b) Quanto à situação II, uma vez que a saída de recursos tornou-se provável, que lançamento contábil deve ser efetuado? Com a mudança, que informações devem ser divulgadas em notas explicativas? [valor: 10,00 pontos]

(6)

P

EÇA DE

N

ATUREZA

T

ÉCNICA

R

ASCUNHO

1/2

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(7)

P

EÇA DE

N

ATUREZA

T

ÉCNICA

R

ASCUNHO

2/2

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem