• Nenhum resultado encontrado

Anderson Fernandes Borges SEMIÓTICA VISUAL NAS MÍDIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anderson Fernandes Borges SEMIÓTICA VISUAL NAS MÍDIAS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

COMISSÃO DE PESQUISAS ACADÊMICAS

Anderson Fernandes Borges

SEMIÓTICA VISUAL NAS MÍDIAS

A produção brasileira no período de 2006 a 2008

São Caetano do Sul 201

(2)
(3)

Semiótica Visual nas Mídias:

A produção brasileira no período de 2006 a 2008

Anderson Fernandes Borges Para iniciar a pesquisa Semiótica Visual nas mídias: A produção brasileira no período de 2006 a 2008, foi necessário ler os trabalhos já realizados pelo Grupo de Pesquisa O Signo Visual nas Mídias, para compreender como o as teorias semióticas foram usadas para analisar as imagens nas mídias.

Com isso, foi possível perceber que as teorias aqui no Brasil se desenvolveram com base nos estudos russos, franceses, considerando também os trabalhos que fizeram o uso da análise do discurso e na teoria de Peirce.

O objetivo da presente pesquisa foi primeiro identificar, as instituições que tenham Programas de Pós-graduação em Comunicação (PPG-COM), quais periódicos científicos são pertencentes a cada uma, qual é o rankeamento de cada periódico na plataforma Qualis e quais são os métodos teórico-análiticos (das distintas teorias semióticas). Os resultados obtidos são parte complementar da pesquisa Olhares semióticos na comunicação visual (2008), que identificou os métodos teóricos-analíticos mais utilizados por pesquisadores brasileiros no exame dos signos visuais em peças publicitárias nos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Com os periódicos identificados e separados, iniciei a separação dos artigos em diferentes etapas: aqueles que fizeram uso da semiótica aplicada, depois os que fizeram uso das teorias para análise de uma linguagem especifica e por ultimo os artigos que cuidam apenas do exame do signo visual nas mídias. Feita esta triagem verifiquei quais teorias foram mais utilizadas, não desprezando nenhuma categoria de mídia.

Esta pesquisa foi financiada com bolsa PIBIC.

3. Procedimentos metodológicos

A pesquisa exploratória, construiu hipóteses acerca do uso das teorias semióticas utilizadas para análise dos signos visuais midiáticos. Os dados foram coletados em periódicos científicos editados pelos programas de pós-graduação em comunicação recomendados pela Capes.

Na delimitação do corpus, usamos o percurso já experimentado na pesquisa Olhares Semióticos sobre a Comunicação Visual: os estudos do signo visual na

(4)

publicidade (CARDOSO, 2008.2). Primeiro, foram selecionadas as publicações vinculadas aos PPG´s em Comunicação recomendados pela CAPES. Em seguida, a delimitação continuou em cinco etapas: (1) foram selecionados os trabalhos de semiótica aplicada, que fazem uso das teorias semióticas para análise de uma linguagem específica; (2) depois, os artigos que cuidam apenas do exame do signo visual nas mídias; (3) estes, foram separados em função de suas bases teóricas; (4) por fim, foram observados, nas distintas correntes semióticas, os conceitos, modelos e métodos utilizados nas análises de signos visuais em periódicos científicos.

No decorrer do percurso seguido encontramos duas situações problemáticas, (1) algumas instituições não informaram a existência de periódicos científicos; (2) algumas instituições não possuem seus periódicos ranqueados no Qualis.

Para solucionar a situação (1) enviamos dois modelos de e-mail, um perguntando para as instituições se elas possuem periódicos científicos e outro fazendo o requerimento do material para análise, somente a instituição UNIMAR retornou o e-mail com todos os periódicos em anexo, a UNIP respondeu dizendo que não possui periódico científico na área de comunicação, a Anhembi Morumbi não tinha nenhuma publicação nesse período, a UTP não tem mais apoio do PPGCOM para publicação de seu periódico, a UFPR iniciou as atividades do PPGCOM em 2010 e as demais instituições não retornaram o e-mail.

4. Análise dos resultados obtidos

Durante o processo de pesquisa cientifica, foi feita a leitura de vários artigos e livros que abordam as diferentes correntes de semiótica aplicada e o estudo do signo visual nas mídias.

No início foi preciso realizar, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o levantamento dos programas de pós-graduação em comunicação (PPG´s) – são 37 instituições regulamentadas pela CAPES. Depois disso, nos sites dos PPG´s, fizemos o levantamento dos periódicos vinculados aos programas. No site do Sistema Qualis verificamos se essas publicações estavam indexadas. A partir disso, iniciamos a busca dos exemplares que veicularam no período de 2006 a 2008. Em um primeiro momento começamos a buscar nos sites dos próprios PPG´s e na biblioteca da USCS. Nesse processo, tivemos ainda que entrar em contato com os programas que não disponibilizavam suas publicações na internet ou que possuíam títulos que não constavam no Qualis.

(5)

Constatamos que 14 periódicos das instituições UFAM, UNB, UFPE, UFPR, UEL, UFSM, UNIMAR, UNIP, UAM, PUC-RS, PUC-MG, UFPA, UFSCAR e UNICAMP não estam disponíveis na biblioteca da USCS e online, 9 instituições UNISINOS, UCB, UFG, UFJF, UERJ, PUC-RIO, USCS, UFRGS e ESPM estam disponíveis online, o periódico Matrizes da USP começou a ser publicado em 2007 e o periódico Comunicologia da UCB em 2008.

Outros não entraram como corpus de analise devido o recorte do período que foram a Elementa da UNISO 2009, Semiosfera UFRJ 2010. O periódico Texto de Cultura e Comunicação da UFBA não foi possível analisarmos devido a problemas com o site

A tabela abaixo esclarece de forma organizada a situação encontrada no decorrer da pesquisa.

Universidade Revistas Online Biblioteca

UFAM Somanlu Não disponivel Não disponivel

UNISINOS Verso e reverso Verso e reverso Disponivel

USP Matrizes Matrizes Disponivel

UFC Não disponivel Não disponivel Não disponivel UNB Comunicação e

Espaço Público Não disponivel Não disponivel UCB Comunicologia Disponivel a partir

de2008 Não disponivel UFG Comunicação e

Informação Disponivel Não disponivel

UFJF Lumina Disponivel Não disponivel

UFPE Icone

UFPR Não disponivel Não disponivel Não disponivel

UEL Comunicar

UFRJ Semiosfera Disponivel só de 2010 Não disponivel UFF Ciberlegenda Site desatualizado Não disponivel

UERJ Logos Disponivel Disponivel

PUC-RIO Alceu Disponivel Disponivel

UFSM Cadernos de

Comunicação Não disponivel Não disponivel UNESP/BAU Educação Gráfica Disponivel Não disponivel

FCL Líbero Disponivel de 2009 e

2010 Disponivel

UNIMAR Comunicação:Veredas Não disponivel Não disponivel UNIP Não disponivel Não disponivel Não disponivel UAM Não disponivel Não disponivel Não disponivel

(6)

USCS Comunicação e

Inovação Não disponivel Disponivel UNISO Elementa Disponivel de 2009 e

2010 Não disponivel UFBA Textos de Cultura e

Comunicação

Site com

problemas

Não disponivel

UFPB/J.P Não disponivel Não disponivel Não disponivel

UFRGS Em Questão Disponivel Não disponivel

UTP Interin Disponivel Não disponivel

ESPM Comunicação Mídia e

Consumo Disponivel Disponivel

PUC/SP Galaxia Disponivel Disponivel

UFMG Não disponivel Não disponivel Não disponivel PUC/RS Revista da ADPPUCRS Não disponivel Não disponivel

UMESP Comunicação e

Sociedade Não disponivel Não disponivel PUC/MG Não disponivel Não disponivel Não disponivel UFPA Não disponivel Não disponivel Não disponivel UFRN Não disponivel Não disponivel Não disponivel UFSCAR Não disponivel Não disponivel Não disponivel UNICAMP Não disponivel Não disponivel Não disponivel

Enviamos e-mails para 21 instituições: UFAM, UFC, UNB, UFPE, UFPR, UEL, UFF, UFSM, UNIMAR, UNIP, UAM, UFBA, UFPB, UFMG, PUC-RS, UMESP, PUC-MG, UFPA, UFRN, UFSCAR e UNICAMP. Somente a instituição UNIMAR respondeu com material em anexo, a UFC informou que o coordenador da PPGCOM havia mudado enviando o contato do mesmo porem não tivemos resposta, a UFPR informou que o seu PPGCOM teve inicio em 2010, a UTP respondeu que o periódico não é mais apoiado pelo PPGCOM e a UNIP não possui nenhum periódico da área de comunicação, as demais instituições não retornaram o contato.

4.1. Produção em 2006

Foram analisados, em 2006 10 periódicos das seguintes instituições ESPM – Comunicação mídia e consumo, PUC-Rio - Alceu, PUC-SP- Galaxia, UERJ- Logos, UFF- Ciberlegenda, UNESP- Educação gráfica, UFRGS-Em questão, UNIMAR-Comunicação:Veredas, USCS-Comunicação e Inovação e UNISINOS- Verso e reverso somando um total 188 artigos sendo ESPM com 38, PUC-RIO com 26, PUC-SP com 23, UERJ com 23, UFF com 8, UFRGS com 23, UNIMAR com 14, UNISINOS com 21

(7)

e USCS com 19. Nessa etapa foram desconsiderados os artigos da Educação gráfica (UNESP) que disponibilizou somente pequenos resumos sem bibliografia para consulta, a instituição também não retornou e-mail enviado com pedido de material para analise.

De 36 artigos que utilizaram as teorias semióticas, somente 10 se encaixam no corpus da pesquisa por serem artigos que abordam mídia, imagem e analise do signo visual com base nas teorias semióticas sendo 5 artigos pertencentes a semiótica francesa, 1 semiótica peirciana, 1 semiótica russa e 3 semiótica hibrida.

Os artigos que fazem uso da semiótica hibrida são aqueles que utilizam mais de uma teoria semiótica para o exame do signo visual, no artigo nº 3 publicado na revista Galáxia da PUC São Paulo, as teorias utilizadas foram das correntes francesa e peirciana, no artigo nº9 publicado na revista Em Questão da UFRGS segundo semestre foram utilizadas as teorias das correntes francesa e russa e no artigo nº4 publicado na revista Verso e Reverso da UNISINOS foram utilizadas as teorias das correntes peirciana e francesa.

4.2 . Produção em 2007

Em 2007 foram analisados 11 periódicos das instituições ESPM – Comunicação mídia e consumo, PUC-Rio - Alceu, PUC-SP- Galaxia, UERJ- Logos, UFF- Ciberlegenda, UNESP- Educação gráfica, UFRGS-Em questão, UNIMAR-Comunicação:Veredas, USCS-Comunicação e Inovação, UNISINOS- Verso e reverso e USP – Matrizes.

Foram um total de 234 artigos sendo ESPM com 27, PUC-RIO com 41, PUC-SP com 24, UERJ com 22, UFF com 30, UFRGS com 20, UNIMAR com 13, UNISINOS com 23, USCS com 18 e USP com 19 .

Encontramos 23 artigos que fizeram o uso ou alguma citação às teorias semióticas, porem somente 3 artigos fizeram o uso das teorias para analise do signo visual nas mídias, 2 artigos usaram para analise as teorias da corrente francesa sendo um da PUC-SP e outro da UFRGS, também achamos um artigo da PUC-SP que usou a teoria de Peirce.

4.2 . Produção em 2008

No ano de 2008 conseguimos 12 periódicos, o que diferencia de 2006 e 2007 é somente a entrada da revista Comunicologia da UCB.

Conseguimos 221 artigos: ESPM com 29, PUC-RIO com 22, PUC-SP com 26, UERJ com 19, UFF com 13, UCB com 11, UFRGS com 23, UNIMAR com 11, UNISINOS com 17, USCS com 19 e USP com 31 .

Somente 6 artigos fizeram o uso da semiótica francesa para analise do signo visual nas mídias e somente 1 utilizou do hibridismo misturando as 3 correntes francesa, russa e as teóricas criadas por Peirce.

(8)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa esta passando ainda por uma ultima revisão, mas já é possível afirmar que a teoria da corrente francesa é a mais utilizada entre 2006 e 2008 ficando em segundo lugar o uso do hibridismo, em terceiro as teorias referentes a Peirce e em quarto as teorias russas.

Na nova pesquisa Semiótica Visual nas mídias: A produção brasileira no período de 2009 a 2011 que terá o mesmo corpus de análise, fará o mesmo trajeto usando a mesma metodologia, essa pesquisa será parte complementar e fundamental para o entendimento do desenvolvimento das teorias semióticas como forma de análise do signo visual nas mídias.

Espera-se conseguir um resultado similar ou superior ao que já foi alcançado.

5. Referências Bibliográficas

CARDOSO, J. B. F.. Olhares semióticos sobre a comunicação visual: os estudos

dos signos visuais na publicidade Vol. X Nº 3 - setembro/dezembro 2008. Revista Fronteira Estudos Midiáticos.

____________________Semiótica, Imagem e Publicidade: conceitos, métodos e modelos aplicados In: Pesquisa Empírica em Comunicação.01 ed.São Paulo : Paulus/COMPÓS, 2010, v.435, p. 249-270.

COLBLEY, Paul; JANSZ Litza. Semiótica para principiantes: 4ª Ed. Bueno Aires Argentina: Era Naciente Documentos Ilustrados, 2010.

HÉNAULT, Anne. História concisa da semiótica, 2ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MACHADO, Irene. Escola de Semiótica A Experiência de Tártu-Moscou para o NOTH, Winfried. A semiótica no século XX, 3ª. São Paulo: Anna Blume, 2005.

Estudo da Cultura, 1ª Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, Fabesp, 2003.

SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Comunicação e semiótica, 1ª ed. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

(9)

Referências

Documentos relacionados

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL