• Nenhum resultado encontrado

II Processo Seletivo 2 Semestre de 2018 Curso de Direito. ALFA - Faculdade de Almenara

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II Processo Seletivo 2 Semestre de 2018 Curso de Direito. ALFA - Faculdade de Almenara"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

II Processo Seletivo

2° Semestre de 2018

Curso de Direito

ALFA - Faculdade de

Almenara

(2)

1 - HISTÓRIA DA ALFA FACULDADE DE ALMENARA

A ALFA Faculdade de Almenara, credenciada pela Portaria MEC 375, de 25/04/2007, publicada no Diário Oficial da União de 26/04/2007 é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Instituto Educacional de Almenara. A Faculdade possui sede na cidade de Almenara, município que compõe a região do Baixo Jequitinhonha, situada ao norte do Estado de Minas Gerais. Nasceu a partir do idealismo e do esforço conjugado de seus instituidores e comunidade local na busca de alcançar a educação igualitária de qualidade, que possa permitir a todos o mesmo desenvolvimento dentro de um novo paradigma de cultura e saber.

Pretende, assim, enfrentar os grandes desafios colocados pela educação nacional e pelas condições socioeconômicas, educacionais e políticas regionais, e estabelecer-se como uma entidade educacional capaz de universalizar o saber e o trabalho, respaldando-se nas modernas metodologias de ensino-aprendizagem para a preparação de profissionais competentes e comprometidos com a geração de mudanças significativas que possam influenciar positivamente às condições de desenvolvimento da cidade de Almenara e municípios circunvizinhos.

É com esse propósito que a ALFA – Faculdade de Almenara concebe:

• o ensino como processo de mudança e de formação profissional capaz de atender às demandas da sociedade, defendendo sempre a expressão e o cumprimento da verdade, da postura democrática, a partir das ações que planeja empreender visando o desenvolvimento técnico-científico e cultural da região de sua influência; • a extensão e a prestação de serviços como instrumento de intercâmbio entre os

segmentos institucionais e a comunidade social.

Consubstanciada, assim, a relação entre ensino e extensão, a ALFA – Faculdade de Almenara tem a compreensão de que os seus espaços de atuação no presente e futuro se definem, necessariamente, na interação dinâmica com a sociedade em geral, e com o mercado de trabalho, em particular. Fixa, por conseguinte, sua política de trabalho em consonância com as demandas e expectativas gerais da sociedade de Almenara e para além dela e em interface permanente com o mercado de trabalho global e o sistema educacional.

Reconhecendo a crescente importância do conhecimento para a formação de sujeitos e para o processo de desenvolvimento sustentado, esta Instituição intenta

(3)

partilhar essa responsabilidade com os ingressantes e concluintes de seus cursos e com as organizações sociais locais. Nesse sentido, e aliada à condição de instituição educacional pioneira na região, objetiva ser referência na oferta de ensino superior, assumindo o compromisso de concorrer para a promoção do desenvolvimento socioeducacional, cultural, político-econômico e, de modo particular, participar da inserção dos profissionais que forma, no mercado de trabalho nesta região que é comprovadamente carente de mão-de-obra qualificada.

A IES iniciou seu funcionamento com o curso de Enfermagem, presencial. Os demais cursos iniciaram suas atividades na seguinte sequência: Farmácia, Engenharia Civil, Tecnologia em Gestão Pública e Direito, presenciais. E os cursos de Administração e Pedagogia, na modalidade à distância.

(OS CANDIDATOS DEVERÃO LER, ATENTAMENTE, O INTEIRO TEOR DESTA PUBLICAÇÃO)

2 – EDITAL

A direção da ALFA Faculdade de Almenara, mantida pelo Instituto Educacional de Almenara LTDA torna público as normas a seguir, que regem o II Processo Seletivo para o 2º semestre/2018 para o curso de Direito.

A ALFA - Faculdade de Almenara foi credenciada pelo MEC para oferta de cursos na modalidade presencial pela Portaria nº 375 de 25 de abril de 2007e Recredenciada por meio da Portaria nº 740 de 20 de julho de 2016.

3 – RECONHECIMENTO, CURSO, VAGAS, TURNO DE FUNCIONAMENTO, ALUNOS POR TURMA E DISPOSIÇÕES GERAIS.

3.1 - O Curso de Graduação em Direito da ALFA – Faculdade de Almenara, bacharelado,

obteve seu reconhecimento pela Portaria SERES nº 499, de 13/07/2018, do Ministério da Educação, publicada no D.O.U. de 17/07/2018.

3.2 - O ingresso no Curso, no 2º semestre de 2018, dar-se-á por meio de classificação

nas Provas do Processo Seletivo, observadas as condições, procedimentos, regras e critérios descritos neste Edital.

(4)

3.3 - O presente Processo Seletivo tem validade somente para 2º semestre de 2018, não

havendo reserva de vaga para anos posteriores. O Processo Seletivo é realizado semestralmente.

3.4 - São oferecidas 100 (cem) vagas anuais, das 100 vagas autorizadas pelo MEC, para

turma em turno noturno, respeitadas a ordem de classificação, de acordo com o quadro de vagas (item 7.2).

3.5 - Processo Seletivo Vestibular: Provas de Vestibular modalidade de múltipla escolha e

prova de redação, que avaliem conhecimento do Ensino Médio ou equivalente.

3.6- O concurso vestibular destina-se exclusivamente aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente.

3.7 - Todas as informações prestadas no ato da inscrição serão de responsabilidade do candidato, nos termos da lei.

3.8 - Os candidatos portadores de necessidades especiais, principalmente aqueles que necessitem de condições especiais para realizar as provas, deverão declarar, no ato da inscrição, sua condição de portador de necessidades especiais, indicando o tipo de limitação.

3.9 - Na eventualidade de vagas reservadas para o Processo Seletivo não serem

preenchidas até 24/08/2018, essas vagas serão preenchidas por candidatos aprovados na obtenção de novo título, de acordo com as normas constantes neste edital.

4 – DAS INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

4.1 - A inscrição deverá ser feita exclusivamente na Sede da Alfa – Faculdade de Almenara, no período de 08 a 17 de agosto de 2018, no horário das 08:00 às 21:00 hs, localizada na Rua Mário José de Souza, nº 11, Parque São João, Almenara – MG.

4.2 - As informações poderão ser obtidas pelos telefones: 33-3721-2985 ou 3721-6434 ou pelo site www.faculdadealfa.com.br.

(5)

5 – VALOR

5.1 - A inscrição terá o valor de R$ 95,00 (noventa e cinco reais), recolhidos no ato da inscrição.

5.2 - Em hipótese alguma haverá restituição da taxa de inscrição.

6 – DAS PROVAS

6.1 - As provas, com duração comum de três horas, serão realizadas no dia 19 de agosto de 2018 e terão início às 9:00 (nove) horas, na Sede da Alfa – Faculdade de Almenara, localizada na Rua Mário José de Souza, nº 11, Parque São João, Almenara – MG. Será admitida alteração do local e horário, por motivo de força maior, a juízo da Faculdade e mediante prévia comunicação aos candidatos.

6.2 - Não será permitido o ingresso no local de provas aos candidatos que estiverem portando folha complementar, ou qualquer dispositivo eletrônico transmissor / receptor, inclusive telefone celular.

6.3 - Para realizar as provas, o candidato deverá portar documento de identificação (com validade em todo território nacional) contendo foto e o respectivo comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

6.4 - O CANDIDATO DEVERÁ PERMANECER EM SALA NO MÍNIMO UMA HORA APÓS O INÍCIO DAS PROVAS E NÃO PODERÁ LEVAR A PROVA.

6.5 - O Processo Seletivo será realizado em consonância com a legislação específica vigente e terá concomitantemente caráter eliminatório e classificatório em etapa única. Serão aprovados os candidatos considerando o limite de vagas fixadas neste edital.

6.6 - O candidato deverá realizar uma prova de Redação, que será escrita em Língua Portuguesa, dissertativa.

6.7 - A redação é constituída de 1 tema a ser desenvolvido de acordo com a proposta apresentada, valorizados em 10,0 (dez) pontos no total.

(6)

7 – ESTRUTURA DAS PROVAS

Disciplina Nº de Questões Tipo de Prova Pontos

Português 10 Múltipla Escolha 10 Matemática 05 05 Historia 05 05 Geografia 05 05 Biologia 05 05 Química 05 05 Inglês ou Espanhol 05 05 Redação 01 Discursiva 10 7.2 - PESOS

Curso Hist Geog. Port. Matemática Biologi a Químic a Ing/Esp Redação Direito 2 2 3 1 1 1 1 3 7.3 – Exclusão

Será automaticamente excluído do concurso o candidato que deixar de comparecer a qualquer das provas ou se valer de meios fraudulentos para se inscrever ou no curso da participação.

7.4 – Resultado

Será divulgado em 21 (vinte e um) de agosto de 2018, na sede da ALFA – Faculdade de Almenara.

7.5 - Revisão de Provas

O candidato não terá vista de qualquer prova nem haverá revisão ou segunda chamada para as provas.

(7)

8 – CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E ELIMINAÇÃO

8.1- Os candidatos serão classificados para o curso, em ordem decrescente dos pontos obtidos nas provas.

8.2- Será formalmente eliminado do Processo Seletivo o candidato que:

I) Usar comprovadamente de meios fraudulentos para a inscrição, seleção, matrícula ou praticar qualquer ato de improbidade ou adotar conduta incompatível com a proposta de formação acadêmica;

II) Obtiver na Prova de Redação resultado inferior a 30% (trinta por cento);

III) Zerar qualquer disciplina que tenha peso superior a 1 (um), conforme itens 6.2 deste edital.

8.3 - Serão convocados, para preenchimento das vagas oferecidas, os candidatos que obtiverem maior número de pontos.

8.4 - No caso de empate, a vantagem será dada ao candidato que obtiver, sucessivamente, mais pontos em Redação, Língua Portuguesa e ao candidato de maior idade.

8.5 - A classificação dos candidatos, neste Processo Seletivo, será válida para matrícula no 1º período do curso, com início no 2º semestre de 2018.

9 - DA MATRÍCULA

A matrícula será recebida de 22 a 24 de agosto 2018, na respectiva Secretaria da ALFA – Faculdade de Almenara. A confirmação da matrícula será feita mediante entrega da documentação e pagamento da matrícula.

9.1 - LOCAL E HORÁRIO

LOCAL: Secretaria da ALFA – Faculdade de Almenara HORÁRIOS: 13h às 21h

(8)

9.2- DOCUMENTAÇÃO

Entregar à secretaria 1 uma cópia dos seguintes documentos: − Carteira de identidade (RG);

− CPF;

− Título de Eleitor, se maior de 18 anos; − Comprovante de residência;

− Prova de estar em dia com suas obrigações militares, se do sexo masculino; − Comprovante de pagamento da 1ª mensalidade;

(Os originais dos documentos acima deverão ser apresentados para fins de verificação)

2 (duas) cópias autenticadas:

− Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou equivalente; − Certidão de Registro Civil (nascimento ou casamento);

2 (duas) fotos 3 x 4 (recente).

OBS: O candidato menor de idade, deverá entregar também 1 (uma) cópia dos seguintes documentos do responsável (pai, mãe, tutor,etc)

− Documento oficial de identidade − CPF

− Comprovante de residência

− Certidão de Registro Civil (nascimento ou casamento)

(Os originais dos documentos acima deverão ser apresentados para fins de verificação)

10 - AGENDA DO CANDIDATO

ESPECIFICAÇÃO ÉPOCA LOCAL HORÁRIO

Inscrições no período de: 08 a 17/08/2018 Secretaria da Faculdade De 8:00 às 21:00 horas Taxas de Inscrição R$ 95,00 Provas 19/08/2018

Rua Mário José de Souza, 11 - Bairro Parque São João,

Almenara/MG

(9)

Resultado 21/08/2018

Rua Mário José de Souza, 11 - Bairro Parque São João,

Almenara/MG

A partir das 13:00 horas

Matrícula 22 a 24/08/2018 Secretaria da Faculdade De 1300 às 21:00 horas

11 – DO PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR – SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 (OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO)

11.1 – Havendo vagas remanescentes, estas serão destinadas aos candidatos portadores de diploma de curso superior (obtenção de novo título) e serão abertas aos interessados em geral que preencherem os requisitos constantes neste edital.

11.2 – As vagas ficarão disponíveis somente no do dia 25/08/2018, das 08:00 às 21:00 hs, sendo considerada somente o pagamento da taxa de R$ 95,00 (noventa e cinco reais) e a ordem de chegada dos candidatos.

11.3 - Não haverá, em hipótese alguma, devolução da taxa de inscrição.

11.4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

11.4.1. Curriculum Vitae do candidato.

11.4.2. Cópia autenticada do diploma de curso superior, devidamente registrado no órgão competente.

11.4.3. Histórico escolar original cumprido na instituição de origem, emitido e autenticado pela mesma.

11.4.4. Certificado de conclusão e Histórico Escolar do 2º grau.

11.4.5. Cópia autenticada dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado Reservista (para homens) e Certidão de Nascimento ou casamento. 11.4.6. 1 foto 3x4 recente.

11.4.7. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição e da taxa de matrícula.

11.4.8. A inscrição que não vier acompanhada de toda a documentação será indeferida liminarmente, não cabendo devolução da taxa de inscrição.

(10)

12 – OUTRAS DISPOSIÇÕES

A inscrição no Processo Seletivo implicará aceitação por parte do candidato das normas estabelecidas neste Edital.

O candidato deverá estar munido, no dia da prova:

− do original do documento de identidade citado no Formulário de inscrição (apresentar);

− do comprovante de pagamento da taxa de inscrição; − de caneta esferográfica azul ou preta.

O candidato deverá apresentar-se no local da prova 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o seu início.

O candidato deverá permanecer em sala no mínimo 1 (uma) hora, a contar do horário do início da prova.

Não será permitida a entrada após o início da prova.

Não será permitida a entrada, na sala de provas, com calculadora, relógio (digital e/ou analógico), agenda, telefone celular ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico, incluindo aparelhos auditivos e/ou pontos eletrônicos, chapéu e similiares, sob pena de exclusão do processo.

Recomenda-se aos candidatos de cabelos longos mantê-los presos, deixando as orelhas à mostra.

A ALFA Faculdade de Almenara, poderá adotar medidas como o uso de detector de metal e coleta de impressão digital, se julgar necessário.

Será excluído do Processo Seletivo o candidato que praticar qualquer espécie de fraude e/ou tentativa, e ainda ato de improbidade na realização de qualquer das provas, perdendo todos os direitos inerentes ao processo.

As opções para as questões de múltipla escolha deverão ser assinaladas na própria questão. Somente serão repassadas (a caneta azul ou preta) para a Folha de Respostas após a realização de toda a prova. Na Folha de Respostas, não poderá haver rasuras ou dobras.

As assinaturas de presença e a entrega da Folha de Respostas, bem como da Folha de Redação, são de inteira responsabilidade do candidato.

O desrespeito a qualquer das normas previstas neste edital implica exclusão do processo seletivo.

(11)

Não será permitido ao candidato levar o caderno de provas. As Folhas de Respostas e de Redação são de propriedade da Comissão Organizadora e serão destruídas, passados 60 (sessenta) dias da data de divulgação dos resultados.

A ALFA Faculdade de Almenara, terá amplos poderes para orientação, realização e fiscalização dos trabalhos.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

O ensino será prestado na forma tradicional, bem como utilizando-se de novas tecnologias, inclusive similares a educação à distância, na modalidade semipresencial.

Não havendo o preenchimento das vagas ofertadas, fica a ALFA Faculdade de Almenara, desobrigada da abertura de turmas.

Em hipótese alguma serão aceitas matrículas sem a apresentação de todos os documentos exigidos.

A equivalência de cursos, para efeito de cumprimento da prova de conclusão do ensino médio, regular ou supletivo, deverá ser declarada em data anterior à realização do Processo Seletivo.

Não serão aceitas matrículas após o encerramento do prazo estipulado.

O candidato aprovado, que não efetuar a matrícula no prazo fixado, perderá o direito à vaga, que será preenchida com candidato excedente, obedecendo-se rigorosamente a ordem classificatória.

Se o ensino médio ou seu equivalente tiver sido cursado em instituição estrangeira, a equivalência de estudos deverá ser declarada pelo Conselho de Educação competente, em data anterior à da inscrição no Processo Seletivo.

O candidato que não apresentar Certificado de Conclusão de Ensino Médio, na forma da legislação vigente, não será matriculado, perdendo sua vaga para candidato excedente, observando-se a ordem classificatória.

Após a última chamada, restando vagas no curso, os diplomados em curso superior poderão matricular-se para obtenção.

No ato da matrícula, o candidato ou seu representante legal firmará termo de ajuste com a entidade mantenedora.

A ALFA Faculdade de Almenara, considerando o termo de adesão firmado junto ao MEC – Ministério da Educação, aderindo ao Programa Universidade para todos – PROUNI, para efeito do cumprimento do estabelecido na lei n° 11.096 de

(12)

13/01/2005, bem como, nas Portarias/MEC que regulamentam o Programa, informam que todas as regras estabelecidas sobre o PROUNI para o 2° Semestre de 2018, estarão sendo observadas e cumpridas por esta I.E.S.

O Processo Seletivo terá validade no semestre realizado, havendo abandono do curso, a perda da vaga será automática.

13 - PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS

13.1 Português:

 Interpretação e compreensão de textos  Acentuação gráfica

 Níveis de linguagem e noções de variações lingüísticas  Fonética e Fonologia

 Morfologia

• Processos de formação das palavras; • Substantivo: flexão e emprego;

• Adjetivo: flexão e emprego;

• Pronome: classificação e emprego;

• Verbo: emprego dos tempos verbais / vozes verbais; • Conjunção: classificação e emprego;

• Advérbio: classificação e emprego.  Sintaxe:

• Concordância nominal; • Concordância verbal; • Regência verbal.  Pontuação:

• Emprego dos sinais de pontuação: ponto, vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto-de-interrogação, ponto-de-exclamação, reticências, aspas e travessão.  Estilística:

• Figuras de linguagem: metáfora, comparação, metonímia, análise, paradoxo, ironia, eufemismo, hipérbole, gradação, elipse, zeugma, silepse, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto e anástrofe.

(13)

13.2 Matemática:

 Porcentagem e Fatoração  Conjuntos numéricos e conjunto

 Produto cartesiano: Par ordenado; relações

 Função: definição; função constante; função do 1° grau; função do 2° grau  Sistemas de equações lineares

 Geometria Plana:

• Elementos primitivos, semi-retas e segmentos, semiplanos e ângulos • Paralelismo e perpendicularidade de retas

 Triângulos; semelhança; triângulo retângulo; cálculo de áreas.

13.3 Biologia:  A Célula

• Organização da Célula (organelas citoplasmáticas) • Núcleo: Cromossomos, Divisão Celular, Mitose e Meiose • Células e Energia: Fermentação, Respiração, Fotossíntese  Histologia animal e vegetal

• Morfologia, Função, Localização e Classificação dos tecidos  Reprodução e Desenvolvimento

• Tipos de Reprodução • Gametogênese Humana • Embriologia Humana

 Sistemas – Evolução e Fisiologia Comparada • Respiratórios • Digestivo • Circulatório • Excretor • Locomotor • Endócrino • Nervoso

(14)

 Ecologia

• Ecossistemas, população, comunidade. • Modificações no meio ambiente

 Princípios Básicos de Hereditariedade

• Leis de Mendel Alelos múltiplos

• Herança ligada ao sexo Grupos sangüíneos • Ligação gênica e mapeamento Integração gênica  Evolução

• Mecanismos e evidências da evolução • Origem da vida

• Origem das espécies

 Diversidade da Vida • Taxonomia

• Regras de nomenclatura  Organização Geral das Plantas

• Briófitas Pteridófilas

• Gimnospermas Angiospermas

• Isiologia da reprodução vegetal. Ação dos hormônios vegetais

 Organização Geral dos Animais

• Poríferos Celenterados Platelmintos • Nematelmintos Anelídeos Moluscos • Artrópodes Equinodermas Cordados  Programa de Saúde

• Etiologia, transmissão e profilaxia das principais doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos.

(15)

13.4 Química:

A Química exerce um relevante papel no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do mundo moderno. Neste sentido, é de fundamental importância que o estudante do Ensino Médio compreenda as transformações químicas que ocorrem no mundo físico, de maneira a poder avaliar criticamente fatos do cotidiano e informações recebidas por diversas fontes de divulgação do conhecimento, tornando-se capaz de tomar decisões enquanto indivíduo e cidadão. Desse modo, considera-se importante que, em vez de memorização extensa, o candidato demonstre capacidade de observar e descrever fenômenos e de formular para eles modelos explicativos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente.

13.4.0 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

13.4.1. Reconhecimento das transformações químicas:

A mudança de cor, formação/desaparecimento de sólidos numa solução, absorção/liberação de energia, desprendimento de gases.

13.4.2. Interpretação das transformações químicas

Evolução do modelo atômico: do modelo corpuscular de Dalton ao modelo de Rutherford-Bohr.

Átomos e moléculas: número atômico, número de massa, isótopos, massa molar e constante de Avogadro.

Reações químicas.

13.4.3. Representação das transformações químicas

Representação simbólica dos elementos e substâncias. Equação química, balanceamento, número de oxidação.

13.4.4. Aspectos quantitativos das transformações químicas Leis de Lavoisier, Proust e Gay-Lussac.

(16)

Cálculos estequiométricos: massa, volume, mol, massa molar, volume molar dos gases.

13.5.0 PROPRIEDADES E UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS

13.5.1 Elementos e suas substâncias

A tabela periódica: reatividade dos metais alcalinos, metais alcalino-terrosos e halogênios. Estados físicos da matéria – mudanças de estado.

Separação de componentes de mistura: filtração, decantação, destilação simples e fracionada, cristalização e cromatografia em papel.

13.5.2 Metais

Alumínio cobre e ferro: ocorrência, obtenção industrial, propriedades e utilização. Ligas: latão, bronze e aço.Ligação metálica.

13.5.3 Substâncias iônicas

Principais compostos dos grupos: cloreto, carbonato, sulfato, nitrato e fosfato e suas aplicações.

Ligação iônica.

13.5.4 Substâncias moleculares

Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, cloro, amônia: propriedades e usos. Ligação covalente.

Polaridade das ligações.

Interações intermoleculares: van der Waals e ligação de hidrogênio.

13.5.5 A indústria química

Obtenção e aplicações industriais de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, cloro, hidróxido de sódio, amônia, óxido de cálcio, ácido clorídrico, ácido sulfúrico e ácido nítrico.

Implicações ambientais da produção e da utilização desses produtos industriais.

13.5.6 Ciclos de dióxido de carbono, enxofre e nitrogênio na natureza. Implicações ambientais.

(17)

13.6.1. Estrutura da água, propriedades, importância para a vida e seu ciclo na natureza

13.6.2. Interações da água com outras substâncias Processo de dissolução, curvas de solubilidade.

Concentrações (percentagem, ppm, g/L, mol/L).

Aspectos qualitativos dos efeitos do soluto nas seguintes propriedades da água: pressão de vapor, temperatura de congelamento, temperatura de ebulição e pressão osmótica.

13.6.3. Estado coloidal

Caracterização e propriedades. Aplicações práticas.

13.6.4 Ácidos, bases, sais e óxidos Ácidos e bases (conceito de Arrhenius).

Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.

Usos de ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, amônia e hidróxido de sódio. Óxidos de carbono, nitrogênio, enxofre, metais alcalinos, metais alcalino-terrosos; interação com água; poluição atmosférica.

13.6.5 Poluição e tratamento da água

13.7 DINÂMICA DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

13.7.1 Velocidade das transformações químicas Fatores que influenciam a velocidade da reação. Colisões moleculares. Energia de ativação.

13.7.2 Equilíbrio em transformações químicas

Caracterização macroscópica e microscópica (dinâmica) do estado de equilíbrio. Constante de equilíbrio.

Perturbação do equilíbrio. Produto iônico da água, pH.

(18)

13.8 ENERGIAS NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS 13.8.1 Transformações químicas e energia térmica Calor nas transformações químicas. Entalpia.

Princípio da conservação da energia, energia de ligação.

13.8.2 Transformações químicas e energia elétrica Produção de energia elétrica: pilha.

Consumo de energia elétrica: eletrólise.

Representação das transformações que ocorrem na pilha e no processo de eletrólise por meio de equações químicas balanceadas.

Interpretação e aplicação de potenciais padrão de redução.

13.9 COMPOSTOS ORGÂNICOS

13.9.1 Características gerais

Fórmulas estruturais; reconhecimento das principais classes de compostos

(hidrocarbonetos, alcoóis, éteres, haletos de alquila, aminas, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas). Isomeria.

Propriedades físicas dos compostos orgânicos.

Fórmulas estruturais e nomes oficiais de compostos orgânicos simples contendo apenas um Grupo funcional. Nomes usuais: etileno, acetileno, álcool metílico, álcool etílico, formaldeído, acetona, ácido acético, tolueno.

13.9.2 Reações em química orgânica:

Principais tipos de reação: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução, esterificação e hidrólise ácida e básica.

13.9.3 Química orgânica no cotidiano

Hidrocarbonetos. Petróleo e gás natural: origem, ocorrência e composição; destilação do petróleo (principais frações: propriedades e usos); combustão; implicações ambientais. Etileno, acetileno, benzeno, tolueno e naftaleno; propriedades e usos.

Álcoois: produção de etanol: fermentação alcoólica; álcoois como combustíveis: metanol e etanol; implicações ambientais.

Triglicerídeos (gorduras e óleos), sabões e detergentes. Obtenção, propriedades e usos. Macromoléculas. Polímeros naturais: carboidratos e proteínas; estrutura e propriedades.

(19)

Polímeros sintéticos: polímeros de adição (polietileno, poliestireno, PVC e teflon) e polímeros de condensação (poliéster e poliamida); estrutura, propriedades, produção e uso, reciclagem e implicações ambientais.

13.10 Espanhol

 Sistema verbal.

 Artigos definidos e indefinidos.

 Substantivo: Gênero e número; aumentativos e diminutivos.

 Adjetivos: possessivos, demonstrativos, indefinidos, qualitativos, numerais, interrogativos e exclamativos.

 Graus do adjetivo.

 Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.

 Preposições e locuções preposicionais.  Advérbios e conjunções.

 As partículas “lo” e “se”.  A voz passiva.

 Discurso indireto.

13.11 Inglês

 Aplicação de conhecimentos gramaticais de nível intermediário  Em diferentes contextos

 Sistema verbal.

 Formas afirmativas, negativas e interrogativas.  Orações relativas e condicionais.

 Discurso indireto.  Voz passiva.

 Elementos coesivos: advérbios, artigos, conjunções, demonstrativos e pronomes.  Caso genitivo.

 Comparação de adjetivos e de advérbios  Formação de palavras: prefixos e sufixos.  Preposições.

(20)

13.12 História do Brasil

13.12.1 Brasil Colônia:

A Expansão Marítima Européia: A partilha do mundo;

O desenvolvimento do Brasil. A Exploração do Pau-Brasil:

Interesse e concorrência internacional. Brasil de 1530 a 1548: Capitanias hereditárias Governo Geral: 1548/1553; 1553/1558; 1558/1572.

Economia Açucareira e Funcionamento dos Engenhos: Sociedade (Senhor / escravos );

Domínio Espanhol sobre Portugal e Brasil; Presença dos Holandeses em Pernambuco; Os Bandeirantes paulistas;

Tratado de Madri. Economia Aurífera: Inconfidência Mineira;

Rebeliões ( Mascates, Emboabas, Vila Rica ).

13.12.2 Brasil Império:

A Corte Portuguesa no Brasil Independência do Brasil:

Assembléia Constituinte de 1823; D. Pedro, José Bonifácio;

O Ministério da Independência. Primeiro Reinado:

Constituição de 1824; Abdicação e Regência;

Caxias e a Pacificação Nacional; A Revolução Liberal de 1842.

(21)

Segundo Reinado: A maioridade de D. Pedro II As Primeiras Indústrias; Parlamentarismo no Império. Guerra do Paraguai; A Questão Religiosa Movimento Abolicionista (1870-1888) 13.12.3 Brasil República:

Transição do Império à República.

República Velha e o Partido Republicano Os Presidentes e Principais Obras;

Aliança Liberal, Revoluções de 1930 e o Governo Provisório Crise de 1929 (EUA) e repercussões no Brasil;

Constituição de 1934 e Golpe de 1937; Economia e Sociedade;

Fim do Estado Novo.

Redemocratização em 1945 e os Partidos Políticos: Movimento de 1964 e Governos Militares;

Planos Econômicos e Sociais; Constituição de 1967 a 1969;

Primeiros anos / Consolidação / Redemocratização lenta.

13.12.4 Brasil Hoje:

Constituição de 1988 e Principais ações do Governo; Reeleição de FHC.

13.13 GEOGRAFIA

13.13.1 REPRESENTAÇÓES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Representações gráficas e cartográficas: confecção e utilização. Tabelas, gráficos, cartas, mapas, perfis, blocos-diagramas e maquetes: possibilidades de leituras, correlações e interpretações. . Sistemas referenciais para localização espacial. O sistema de coordenadas terrestres. . Cartografia

(22)

Representação da superfície terrestre: projeções cartográficas, distorções e escalas. Tipos de mapeamentos temáticos.

Cartografia como linguagem e sistematização de conhecimento estratégico.

Cartografia e o uso de novas tecnologias: GPS, Produtos de sensoriamento remoto e SIGs.

13.13.2 O PLANETA TERRA: OS ECOSSISTEMAS TERRESTRES O planeta Terra.

Movimentos principais da Terra e suas conseqüências. Estrutura interna da Terra.

Os sismos e o conhecimento das camadas internas. A crosta terrestre e sua composição. Origem e evolução dos continentes e a deriva continental.

A tectônica de placas: distribuição das placas na superfície terrestre e seus movimentos. Bordas de placas, atividade vulcânica e formação de montanhas.

Recursos minerais e sua distribuição.

Origem e evolução dos depósitos de combustíveis fósseis. Recursos minerais no Brasil.

Os climas e os ecossistemas terrestres. O clima.

A atmosfera: composição química.

Temperaturas e circulação atmosférica. As mudanças de temperatura e os fatores geográficos. As precipitações. Tempo e clima. Zonalidade climática.

O efeito estufa natural. As mudanças climáticas.

A biosfera. Conservação, uso, manejo e estado atual dos ecossistemas. Distribuição geográfica dos climas e a distribuição da vegetação.

Ecossistemas e sua diversidade. O relevo terrestre.

Fatores endógenos. Fatores exógenos. O modelado antrópico.

O modelado do relevo brasileiro. A água na superfície terrestre. Oceanos e mares.

A água em movimento: correntes marinhas, ondas e marés.

(23)

impactos ambientais. . O litoral brasileiro: os tipos de costa e sua evolução. Os ecossistemas costeiros: conservação, uso, manejo e estado atual.

Os ambientes de água doce.

A bacia hidrográfica como unidade de análise. A rede hidrográfica. As bacias fluviais brasileiras: conservação, uso, manejo e estado atual.

13.13.3 A QUESTÃO AMBIENTAL: OS CICLOS GLOBAIS E AS POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL.

Os ciclos globais e o ambiente terrestre nas questões internacionais. Escala temporal das flutuações climáticas.

O sistema climático tropical e o fenômeno EI Nino.

Episódios EI Nino e o clima global: secas na África, desertificação, variabilidade das monções, atividade ciclônica no Atlântico e oscilações de temperatura na zona extratropical.

Os resultados físicos das mudanças químicas: a intervenção antrópica.

A intensificação do efeito estufa e o aquecimento global. O buraco na'camada de ozônio.

O uso intensivo do solo e a desertificação. Os países de megadiversidade biológica.

A agenda internacional ambiental e o movimento ambientalista. As diferentes visões do ambientalismo.

Políticas públicas ambientais e o ambientalismo no Brasil. Políticas de gestão dos recursos hídricos.

O uso dos aqüíferos.

Políticas de conservação da diversidade biológica brasileira. As unidades de conservação no Brasil.

13.13.4 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E O ESPAÇO URBANO-INDUSTRIAL O papel da acumulação de capital e o Estado na organização do espaço urbano-industrial.

O desenvolvimento industrial desigual e suas repercussões no espaço mundial. Os diferentes processos de industrialização.

Os fatores de localização industrial e sua relação com as cidades. O espaço da circulação e o papel do setor terciário nas cidades.

(24)

O processo de urbanização e sua distribuição espacial. Redes e hierarquias, metropolização.

A estrutura interna das cidades e os problemas urbanos (abastecimento, saneamento e saúde, habitação, etc.).

13.13.5 O ESPAÇO RURAL E AS RELAÇÕES COM O ESPAÇO URBANO-INDUSTRIAL

A industrialização e a modernização da agricultura. A concentração da propriedade da terra.

As relações cidade-campo e o êxodo rural. ,

O espaço rural e as diferentes formas de organização da produção. As lutas sociais no campo.

O processo de modernização e organização territorial da agricultura brasileira.

13.13.6 AS QUESTÕES DEMOGRÁFICAS

Dinâmica populacional e políticas demográficas.

A distribuição espacial da população, migrações internas e externas. Estrutura da população e suas transformações espaços-temporais. A diversidade e as questões étnico-culturais.

13.13.7 ESPAÇO MUNDIAL - ESTRUTURA E DINÂMICA POPULAClONAL, DESEMPREGO E EXCLUSÃO SOCIAL.

Mobilidade populacional: migração de trabalhadores, fluxo de turistas e de refugiados políticos.

Tempo livre: diferenças geográficas e sociais.

O lazer e o entretenimento na sociedade atual: direito ao lazer e sua mercantilização. O turismo como atividade econômica e suas diversas formas.

Os impactos sócio-ambientais da atividade turística.

13.13.8 A DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS. Os grandes centros econômicos e sua organização territorial.

O espaço do modo de produção capitalista, as disputas imperialistas e a divisão internacional do trabalho

Diversidade geográfica e socioeconômica da América Latina, África, Ásia e Oceania. A integração dos países pelas redes materiais e imateriais. As redes de transporte e a

(25)

circulação de mercadorias e as redes imateriais: fluxos de informação, de comunicação e de capital financeiro.

13.13.9 DO MUNDO BIPOLAR AO MUNDO MULTIPOLAR.

Surgimento e crise do mundo bipolar: as potências coloniais, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, as superpotências, o movimento dos países não alinhados, a corrida armamentista e a Guerra Fria.

Implicações geopolíticas da desestruturação da União Soviética: crise e desagregação da URSS e a reestruturação política do leste europeu.

O mundo multipolar: a hegemonia mundial dos Estados Unidos e os novos pólos do poder mundial. As potências regionais.

A organização do poder econômico e político mundial: os principais organismos internacionais, os blocos econômicos regionais, os grandes grupos econômicos internacionais e as organizações não-governamentais.

A emergência de conflitos regionais e a questão das identidades sócio-culturais: étnicas, tribais e religiosas.

14 Redação:

 De modo geral, avaliar-se-ão a apreensão e o desenvolvimento coerente do tema. Também serão tópicos de avaliação os seguintes aspectos: apresentação da redação (paragrafação, margens, legibilidade, etc.), adequação à estrutura textual solicitada (texto dissertativo em prosa) e domínio da expressão escrita culta. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos ligados a cada item: pontuação, concordância, acentuação gráfica, regência, conexão lógica entre as partes do texto (desde a lexical até a discursiva), progressão textual, adequação da linguagem ao tipo de composição, argumentação sólida e verídica, capacidade de formular soluções para o problema em discussão, entre outros.

15 – Questionários Socioculturais

Neste questionário, solicitam-se do candidato dados que possibilitem à Instituição traçar o perfil de seu vestibulando e provável aluno.

 Esclarecimentos

• Os dados obtidos serão utilizados exclusivamente com finalidade pedagógica. • Suas respostas serão mantidas em sigilo.

(26)

• O teor das respostas não terá qualquer influência na avaliação do candidato a uma vaga no vestibular.

Nos campos 1 a 13 da ficha de inscrição, no espaço reservado ao questionário sociocultural, assinale a letra que corresponde à sua resposta.

Responda a todas as questões.

Não há respostas certas ou erradas, mas as suas respostas devem ser verdadeiras. Escolha apenas uma letra para cada questão.

1) Idade

A) Até 18 anos

B) De 19 a 20 anos incompletos C) De 20 a 25 anos incompletos D) Acima de 25 anos

2) Ano em que concluiu/ concluirá o Ensino Médio A) o próximo ano

B) neste ano C) no ano passado D) entre dois e três anos E) há mais de três anos

3) O que o levou a escolher o curso da ALFA Faculdade de Almenara? A) Qualidade do ensino

B) Credibilidade

C) Modernidade da Instituição

D) Qualidade do ambiente de estudo E) Valor da mensalidade

4) Qual a renda de sua família? A) Até seiscentos reais

(27)

C) De mil duzentos e um a mil e oitocentos reais D) De mil oitocentos e um a dois mil e quatrocentos E) Acima de dois mil quatrocentos e um reais

5) Você exerce atividade remunerada? A) Sim

B) Não C) Às vezes

6) Você tomou conhecimento do vestibular da ALFA Faculdade de Almenara por meio de:

A) Rádio B) Cartazes C) Panfletos D) Carro de som

7) Sua situação profissional é: A) Não trabalha

B) Funcionário público efetivo C) Funcionário público contratado D) Funcionário de empresa particular E) Outros

8) Você se mantém informado sobre os acontecimentos atuais, principalmente por meio de: A) Telejornal B) Internet C) Jornal escrito D) Revistas semanais E) Outras fontes

9) Utiliza com freqüência a Internet? A) Sim

(28)

10) Qual o local de acesso a Internet? A) casa

B) escola C) lan D) Outros

11) Qual a freqüência que utiliza? A) 1 a 3 vezes semanalmente B) mais de 4 vezes semanalmente C) diariamente.

12) Há outra(s) pessoa(s) na sua família que pretende(m) fazer um curso superior ou que já estão na faculdade?

A) Sim, há pessoa(s) que pretende(m) fazer um curso superior B) Sim, há pessoa(s) que já está (ao) na faculdade

C) Sim, há pessoa(s) que pretende(m) fazer um curso superior e outra(s) que já está(ão) na faculdade

D) Não

13) O que você espera de um curso superior? A) Aumento do conhecimento e da cultura geral B) Melhoria na vida profissional atual

C) Formação profissional adequada à sua futura ocupação D) Formação técnica para dedicar-se à pesquisa

Referências

Documentos relacionados

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente