• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 TIPO MENOR PREÇO GLOBAL PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

“CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO, COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA, PARA REFORMA DE BANHEIROS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOSÉ, DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, RS.”

O PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que no dia 12 do mês de fevereiro de 2021, às 08 horas e 30 minutos na Sala do Setor de Compras e Licitação, na Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento, localizada à Rua Marquês de Tamandaré, 1470, junto à Prefeitura Municipal, reunir-se-á a Comissão Permanente de Licitação designada pela Portaria nº 208/2020, com a finalidade de receber propostas, objetivando a contratação de empresa para fornecimento de material e mão de obra destinada à reforma e ampliação de imóvel, que será do tipo MENOR PREÇO GLOBAL processando-se esta licitação nos termos da Lei Federal nº 8.666/93, e demais normas, cláusulas e condições pertinentes ao presente Processo.

1 DO OBJETO

1.1 Constitui objeto da presente licitação a contratação de empresa do ramo, para fornecimento de material e mão de obra, visando a reforma de 03 (três) banheiros da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, imóvel do município de Nova Esperança do Sul, obedecidas às disposições e especificações técnicas constantes no projeto e demais anexos.

1.2 O valor máximo global para esta obra será de R$ 32.579,35 (trinta e dois mil, quinhentos e setenta e nove reais e trinta e cinco centavos).

2 DO CADASTRO

2.1 Para efeitos de cadastramento e emissão de Certificado de Registro Cadastral – CRC, as interessadas deverão apresentar, até o dia 09 de fevereiro de 2021, os seguintes documentos, em via original ou fotocópias autenticadas:

2.1.1 Declaração que atende ao disposto no artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, conforme o modelo do Decreto Federal nº 4.358-02 (Modelo da Declaração constante no ANEXO I, parte integrante deste Edital).

2.2 HABILITAÇÃO JURÍDICA

(2)

b) registro comercial no caso de empresa individual; ou

c) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; ou

d) decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

e) cópia de documento de identidade do dirigente, proprietário ou sócio da empresa.

Observação: É obrigatória a apresentação de cópia do documento de identidade do dirigente, proprietário ou sócio da empresa, para efetivação do cadastro.

2.3 REGULARIDADE FISCAL

a) prova de regularidade com a Fazenda Federal (Certidão Negativa de Débitos relativos aos Tributos e Contribuições Federais e à Dívida Ativa da União), a qual abrange, inclusive, as contribuições sociais previstas na Lei nº 8.212/1991;

b) prova de regularidade com a Fazenda Estadual;

c) prova de regularidade com a Fazenda Municipal, sendo esta do domicílio ou sede da licitante; d) prova de regularidade (CRF) junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 2.4 DA REGULARIDADE TRABALHISTA

a) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante apresentação de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

2.5 QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

a) certidão negativa de falência, concordata ou recuperação judicial expedia pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica.

b) balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, com a indicação do nº do Livro Diário, números de registro na Junta Comercial e numeração das folhas onde se encontram os lançamentos.

Observação 1: No caso de empresa recém-constituída (há menos de 01 ano), deverá ser apresentado o balanço de abertura acompanhado dos termos de abertura e de encerramento devidamente registrados na Junta Comercial, constando no balanço o número do Livro e das folhas nos quais se acha transcrito ou autenticado na junta comercial, devendo ser assinado por contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade e pelo titular ou representante legal da empresa. Observação 2: É vedada substituição do balanço por balancete ou balanço provisório, podendo aquele ser atualizado por índices oficiais quando encerrado há mais de 03 (três) meses na data de apresentação da proposta.

Observação 3: Até o dia 30 de abril: todas as empresas poderão apresentar o balanço do penúltimo exercício, registrado no órgão competente ou enviado para a Receita Federal do Brasil. Entre o dia 30 de abril e o último dia útil de maio: 1. As empresas que não utilizam a Escrituração

(3)

Contábil Digital – ECD, deverão apresentar obrigatoriamente o balanço do último exercício financeiro devidamente registrado no órgão competente. 2. As empresas que utilizam a ECD deverão apresentar o balanço do último exercício financeiro, se o mesmo já foi encaminhado para a Receita Federal, ou o do penúltimo exercício financeiro, acompanhado de documento oficial ou de declaração firmada por contador, que comprove que a empresa adota a ECD. Após o último dia útil de maio: todas as empresas deverão apresentar o balanço do último exercício financeiro, devidamente registrado no órgão competente ou enviado para a Receita Federal.

Observação 4: As licitantes que utilizam a escrituração contábil digital – ECD e que aguardam a autenticação do balanço patrimonial pela Junta Comercial poderão apresentar, em substituição ao registro, o protocolo de envio, no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, do balanço à Receita Federal do Brasil;

2.6 Os documentos relativos a letra “b” deverão ser apresentados contendo assinatura do representante legal da empresa proponente e do seu contador, ou, mediante publicação no Órgão de Imprensa Oficial, devendo, neste caso, permitir a identificação do veículo e a data de sua publicação. A indicação do nome do contador e do número do seu registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC - são indispensáveis;

2.7 Para as certidões que não constarem prazo de validade, será considerado o prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de emissão.

3 DO RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS E DAS PROPOSTAS

3.1 Os documentos necessários à habilitação e as propostas serão recebidos pela Comissão Permanente de Licitação no dia, hora e local mencionados no preâmbulo, em 02 (dois) envelopes distintos, fechados, e identificados, respectivamente como de n.° 1 e n.° 2, para o que sugere-se a seguinte inscrição:

AO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021

ENVELOPE Nº 1 – DOCUMENTAÇÃO

PROPONENTE (RAZÃO SOCIAL PESSOA JURÍDICA) AO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021

ENVELOPE Nº 02 – PROPOSTA

PROPONENTE (RAZÃO SOCIAL PESSOA JURÍDICA)

3.2 Se a proponente se fizer representar, fora dos envelopes, deverá juntar procuração ou carta de credenciamento, outorgando poderes ao representante para decidir a respeito dos atos constantes da presente licitação, acompanhado do Contrato Social da empresa e cópia dos

(4)

documentos de pelo menos um dos representantes legais, bem como, do procurador/credenciado.

3.3 Para habilitação, a licitante deverá apresentar no envelope nº 01:

a) Certificado de Registro Cadastral atualizado, fornecido pelo município de Nova Esperança do Sul;

b) Apresentação de Registro da Empresa e de seu(s) responsável(is) técnico(s) junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, dentro do prazo de validade;

c) prova da empresa possuir, no quadro funcional permanente, responsável técnico com aptidão legal para execução dos serviços, detentor de atestado de responsabilidade técnica para execução dos serviços de complexidade tecnológica operacional equivalente ou superior ao objeto desta licitação, devidamente atestado pela entidade profissional competente (CREA ou CAU), da seguinte forma:

c.1) a prova da empresa possuir no quadro permanente, profissional técnico, será feita, em se tratando de sócio da empresa, por intermédio da apresentação do contrato social, no caso de empregado, mediante cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e também através de contrato, que deverá ter sido firmado anterior a publicação deste edital.

c.2) a prova de que o profissional é detentor de responsabilidade técnica, será feita mediante apresentação de atestado fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado na entidade profissional competente, contendo as seguintes informações: nome do contratado e do contratante, identificação do tipo ou natureza da obra, localização da obra, período de execução e descrição dos serviços executados e suas quantidades;

d) declaração de conhecimento e vistoria técnica do local onde a obra será executada, emitida pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, assinada pelo responsável técnico da licitante, por seu representante legal e pelo responsável técnico da área de Engenharia do Município, que os acompanhará na visita.

Observação 1: A data da vistoria deverá ser anterior a data prevista para a abertura da licitação, devendo a mesma ser previamente agendada junto ao Setor de Engenharia.

e) declaração assinada pelo contador, que comprove a boa situação financeira da empresa, cujos índices mínimos aceitáveis devem ser apurados pela aplicação da seguinte fórmula:

AC

LIQUIDEZ CORRENTE: --- = índice mínimo: 1,00 PC

e.1) a licitante que apresentar em seu balanço resultado menor do que 1(um) no índice acima fica obrigada a comprovar, junto com a declaração, Patrimônio Líquido mínimo correspondente a 10% (dez por cento) do valor estimado da obra.

(5)

e.2) O item “e)” é somente considerado para fins de Qualificação Econômico-Financeira da proponente. Uma vez habilitada, a maior ou menor pontuação obtida pela concorrente não terá nenhuma influência na sua classificação final.

f) declaração que atende ao disposto no art. 18, Inciso XII, da Lei Federal nº 12.708/2012, conforme o modelo. (ANEXO III).

Observação: Se o Certificado de Registro Cadastral da licitante estiver dentro do prazo de validade, mas houver vencido alguma das certidões previstas no item 2 – DO CADASTRO, conforme o caso deverá apresentar juntamente como o CRC, a correspondente certidão atualizada.

3.4 A empresa que pretender se utilizar dos benefícios previstos nos arts. 42 a 45 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, deverá apresentar, FORA DOS ENVELOPES, declaração, firmada por contador, de que se enquadra como microempresa ou empresa de pequeno porte, além de todos os documentos previstos neste edital.

3.4.1 A declaração de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá estar acompanhada de cópia da Certidão Simplificada da Junta Comercial da sede da licitante, devidamente autenticada no caso de cópia. Esta pode ser substituída pela consulta de optante no Site do Simples Nacional.

3.5 A microempresa e a empresa de pequeno porte, que atender ao item n° 3.4, e possuir restrição em qualquer dos documentos de regularidade fiscal, previstos neste edital, terá sua habilitação condicionada à apresentação de nova documentação, que comprove a sua regularidade em 5 (cinco) dias úteis, a contar da data em que for declarada como vencedora do certame.

3.6 O benefício de que trata o item anterior não eximirá a microempresa e a empresa de pequeno, da apresentação de todos os documentos, ainda que apresentem alguma restrição.

3.7 O prazo de que trata o item 3.5 poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração, desde que seja requerido pelo interessado, de forma motivada e durante o transcurso do respectivo prazo.

3.7.1 A não regularização da documentação, no prazo fixado no item 3.5, implicará na decadência do direito à contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis, sendo facultado à Administração convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

3.8 Todos os documentos acima referidos ou ainda a publicação em órgão oficial deverão ser entregues em fotocópias autenticadas por tabelião de notas ou fotocópias simples, sendo que nesta última hipótese a licitante deverá apresentar à CPL o original correspondente para conferência, no momento da abertura dos envelopes. Os documentos apresentados sob quaisquer das formas acima descritas serão anexadas ao processo.

3.9 Os documentos extraídos de sistemas informatizados (internet) ficam sujeitos à verificação de sua autenticidade pela Administração.

(6)

3.10 Para todos os documentos que não constarem prazo de validade serão considerados 30 dias a contar de sua emissão.

4 DA PROPOSTA DE PREÇOS 4.1 O envelope n.º 02 deverá conter:

a) Carta de Apresentação da Proposta, conforme ANEXO V;

b) Orçamento descriminado, seguindo a mesma estrutura do orçamento de referência da Administração, sem acréscimo ou supressão de itens ou modificação de quantitativos, apresentando preços unitários e total dos materiais e serviços, bem como total dos lotes e total da proposta, expresso em moeda corrente nacional, devendo o preço incluir todas as despesas com encargos fiscais, comerciais, sociais, trabalhistas e outros pertinentes ao objeto licitado;

c) Cronograma Físico-financeiro da obra, seguindo a mesma estrutura do orçamento de referência da Administração.

d) A licitante deverá apresentar declaração (ANEXO IV), de possuir todas as condições para execução dos serviços, logo seja autorizado.

4.1.1 A carta de apresentação da proposta financeira deverá ser redigida em língua portuguesa, de forma clara e detalhada, isenta de emendas ou rasuras devendo conter, obrigatoriamente: indicação da licitante com razão social, endereço atualizado, CNPJ, telefone, fax, e-mail, este último se houver para contato, rubricadas em todas as páginas, contendo ainda a data, assinatura de seu proponente e identificação com nome, CPF e cargo do representante da empresa que firmará contrato com a administração. Deverá conter ainda o prazo de validade da proposta de 60 (sessenta) dias.

Observação 1: No caso de haver divergência entre os valores constantes da proposta de preços e do cronograma físico-financeiro, prevalecerá o menor valor, para efeitos de julgamento.

5 DO JULGAMENTO

5.1 Esta licitação é do tipo menor preço e o julgamento será realizado pela Comissão Permanente de Licitação, levando em consideração o menor valor global, respeitando também o critério de aceitabilidade dos preços, conforme planilhas constantes do processo.

5.2 Esta licitação será processada e julgada com observância do previsto nos artigos 43 e 44 e seus incisos e parágrafos da Lei n.º 8.666/93.

5.3 Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atenderem às exigências contidas no objeto desta licitação; b) forem omissas em pontos essenciais, de modo a ensejar dúvidas;

c) afrontem qualquer dispositivo legal vigente, bem como as que não atenderem aos requisitos de habilitação;

d) as propostas que apresentarem preços manifestadamente inexequíveis, na forma do Art. 48, II da Lei Federal n° 8.666/1993.

(7)

6 CRITÉRIO DE DESEMPATE

6.1 Como critério de desempate, será assegurado preferência de contratação para as microempresas e as empresas de pequeno porte, que atenderem a este edital.

6.1.1 Entende-se como empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pela microempresa e pela empresa de pequeno porte, sejam iguais ou superiores em até 10% (dez por cento) à proposta de menor valor;

6.1.2 A situação de empate somente será verificada, após ultrapassada a fase recursal da proposta, seja pelo decurso do prazo sem interposição de recurso, ou pelo julgamento definitivo do recurso interposto.

6.2 Ocorrendo o empate, na forma do item anterior, proceder-se-á da seguinte forma:

a) a microempresa, a empresa de pequeno porte, detentora da proposta de menor valor, poderá apresentar, no prazo de 02 (dois) dias, nova proposta, por escrito, inferior àquela considerada, até então, de menor preço, situação em que será declarada vencedora do certame;

b) se a microempresa, a empresa de pequeno porte, convocada na forma da alínea anterior, não apresentar nova proposta, inferior à de menor preço, será facultada, pela ordem de classificação, às demais microempresas, empresas de pequeno porte remanescentes, que se enquadrar à apresentação de nova proposta, no prazo e na forma prevista na alínea “a” deste item;

c) se houver duas ou mais microempresas, empresas de pequeno porte com propostas iguais, será realizado sorteio para estabelecer a ordem em que serão convocadas para a apresentação de nova proposta, na forma das alíneas anteriores.

6.3 Se nenhuma microempresa, empresa de pequeno porte, satisfizer as exigências deste edital, será declarada vencedora do certame a licitante detentora da proposta originariamente de menor valor.

6.4. O disposto no item 6.2 deste edital, não se aplica às hipóteses em que a proposta de menor valor inicial tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno.

6.5 As demais hipóteses de empate terão como critério de desempate o sorteio, em ato público, com a convocação prévia de todos os licitantes.

7 DOS RECURSOS

7.1 Em todas as fases da presente licitação, serão observadas as normas previstas nos incisos, alíneas e parágrafos do art. 41 e art. 109 da Lei nº 8.666/93.

7.2 A licitante que necessitar de peças do processo desta licitação deverá solicitar cópias através de requerimento (protocolo) encaminhado ao Setor de Compras e Licitação.

7.3 O processo terá vistas franqueadas a todas as licitantes junto ao Setor de Compras e Licitação, vedada a retirada de documentos originais.

7.4 No caso de impugnação do Edital, a mesma deverá ser Protocolada em via original, na sede do município de Nova Esperança do Sul, em até 05 (cinco) dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas, nos termos do art. 41, §1° da Lei Federal n° 8.666/1993. Qualquer

(8)

pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o presente ato convocatório. Não serão aceitos pedidos de impugnação enviados por e-mail, fax e similares.

7.5 Não serão consideradas alegações de não entendimento ou de interpretação errônea das condições fixadas para esta Licitação, após o prazo definido no subitem 7.4.

7.6 Os dias úteis referidos nos prazos constantes do subitem 7.4 serão considerados até o horário de expediente do Centro Administrativo, ou seja, de 8 h às 14 h, de segunda a sexta-feira. As correspondências encaminhadas após o referido horário serão consideradas como recebidas no dia útil seguinte.

7.7 Não serão conhecidas as impugnações apresentadas fora do prazo legal e/ou subscritos por representante não habilitado legalmente ou não identificado adequadamente para responder pela Licitante.

7.8 Caberá ao Prefeito Municipal decidir sobre a petição/pedidos.

7.9 Notificados dos recursos, as demais Licitantes terão o prazo de 05 (cinco) dias úteis para impugná-los, após o que seguirá o rito do art. 109 da Lei Federal nº 8.666/93.

8 DAS CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO

8.1 A Administração convocará a licitante vencedora para que, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, assine o Contrato, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

8.2 O prazo de que trata o item anterior poderá ser prorrogado, uma vez e pelo mesmo período, desde que seja requerido de forma motivada e durante o transcurso do respectivo prazo.

8.3 Se, dentro do prazo estabelecido no item 8.1, a convocada não assinar o Contrato, a Administração convocará as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do instrumento contratual em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados em conformidade com o ato convocatório, ou então revogará a licitação, sem prejuízo da aplicação da pena de multa, no valor correspondente a 10% (dez por cento) do valor do Contrato e mais a suspensão temporária da participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração pelo prazo de 02 (dois) anos.

9 DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇÃO

9.1 Durante a vigência do Contrato, a execução dos serviços e a entrega dos materiais, serão acompanhados e fiscalizados por servidor designado, devidamente autorizado para tal, representando o Município de Nova Esperança do Sul.

9.2 O fiscal anotará, em registro próprio, todas as ocorrências relacionadas com a execução do objeto desta licitação, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

9.3 As decisões e providências, que ultrapassarem a competência do fiscal, deverão ser solicitadas a Assessoria Jurídica, em tempo hábil, para a adoção das medidas convenientes.

(9)

9.4 A CONTRATADA deverá manter preposto, aceito pela CONTRATANTE, durante o período de vigência do contrato, para representá-lo sempre que for necessário.

10 DO REGIME DE EXECUÇÃO

10.1 O regime de execução será indireta, empreitada por preço global, devendo ser executado de acordo com as especificações contidas no Projeto Básico e Memorial Descritivo.

10.2 A execução da obra, cujo material e mão de obra serão fornecidos pela CONTRATADA deverá ocorrer em até 60 (sessenta) dias após emissão daOrdem de Serviço.

10.2.1 A CONTRATADA deverá iniciar os serviços e o fornecimento dos materiais em até 15 (quinze) dias, contados do recebimento da Notificação de Ordem de Serviço.

10.3 Além do acompanhamento e da fiscalização do objeto deste edital, o fiscal poderá, ainda, sustar qualquer fornecimento de materiais ou prestação de serviços que estejam sendo executados em desacordo com os elementos técnicos integrantes do processo, sempre que essa medida se tornar necessária.

10.4 O fiscal, devidamente autorizado, para representar a CONTRATANTE e a CONTRATADA registrarão, obrigatoriamente, em registro próprio, todas as ocorrências relacionadas com execução da obra.

10.5 A empresa, responsável pela execução dos serviços, deverá apresentar ART/RRT de execução da obra devidamente quitada, no início dos serviços.

11 CONDIÇÕES PARA RECEBIMENTO DO OBJETO LICITADO

11.1 O objeto da presente licitação deverá ser recebido provisoriamente pela CONTRATANTE mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, em até 15 (quinze) dias a contar da comunicação escrita da CONTRATADA, atestado pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização;

11.2 Definitivamente, pelo CONTRATANTE, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após decurso do prazo de observação ou vistoria de 30 (trinta) dias, que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observados o disposto no art. 69 da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações.

11.3 Os termos de Recebimento Provisório e Definitivo não eximirão a CONTRATADA das responsabilidades decorrentes do Contrato e da legislação em vigor.

12 DO PAGAMENTO

12.1 A CONTRATADA, responsável pela execução do objeto licitado, deverá emitir e enviar nota fiscal eletrônica, pelo e-mail nfe@novaesperancadosul.rs.gov.br, acompanhada de certidão atualizada do INSS e do FGTS, bem como cópia autenticada da folha de pagamento dos empregados da obra e dos comprovantes de recolhimento do INSS e do FGTS, cópia do livro de

(10)

registro de ocorrências da obra (Diário de Obras) e Boletim de Medição assinado pelo responsável técnico da CONTRATANTE para liquidação e pagamento das despesas.

12.2 Os pagamentos obedecerão as disposições do Decreto de Ordem Cronológica de pagamentos, sendo efetuados em 30 (trinta) dias consecutivos, contados da liquidação, em conformidade com o que dispõe o art. 40, inciso XIV, alínea “a”, da Lei Federal n.º 8.666/1993 e o Decreto de Ordem Cronológica de Pagamentos.

Observação: a Nota Fiscal emitida pela CONTRATADA deverá conter, em local de fácil visualização, a TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021, CONTRATO ADMINISTRATIVO N° /2021, ORDEM DE COMPRAS N° ………., a fim de se acelerar o trâmite da liberação do documento fiscal para pagamento.

12.3 A licitante vencedora, quando do recebimento das parcelas, deverá observar e subordinar-se às normas contidas na Lei Federal nº 9.711/98, bem como na Instrução Normativa nº 100/03 do INSS, as quais estabelecem retenções fiscais, por parte da Tomadora de Serviços no ato de pagamento das parcelas. Caso a empresa contratada for optante pelo SIMPLES deverá apresentar Declaração fornecida pela Receita Federal, informando esta opção, durante a vigência do contrato.

12.4 Não será exigido Guia de Recolhimento da Previdência Social e do FGTS se ainda não vencida a data de competência para recolhimento dessas obrigações.

12.5 Poderá ser retido a título de ISSQN de acordo com a legislação vigente, sobre o valor declarado na nota fiscal como mão de obra. Em não havendo discriminação do valor da mão de obra, será retido sobre o valor total da nota fiscal.

12.6 Poderá ser retido e posteriormente repassado ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, o valor correspondente a 11% (onze por cento) sobre o valor da mão de obra empregada na etapa e constante na nota fiscal. Em não havendo discriminação do valor da mão de obra, será retido sobre o valor total da nota fiscal.

12.7 Observado o Decreto de Ordem Cronológica de Pagamentos, o pagamento da última medição, fica condicionado ainda, a apresentação do Termo de Recebimento Definitivo da Obra.

12.8 A CONTRATANTE poderá reduzir do montante a pagar, os valores correspondentes a multas ou indenizações devidas pela CONTRATADA, nos termos do presente processo licitatório.

13 DOS CRÉDITO ORÇAMENTÁRIOS

13.1 As despesas decorrentes da execução do objeto licitado correrão às expensas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nas atividades funcionais programáticas vigentes na Lei Orçamentária do exercício de 2021:

Atv. 1.008 REFORMA, CONSTRUÇÃO E/OU AMPLIAÇÃO DA EMEF Dotação – 4.4.90.51.00.00.00.0020 – Obras e Instalações

Dotação – 4.4.90.51.00.00.00.0031 – Obras e Instalações Dotação – 4.4.90.51.00.00.00.1511 – Obras e Instalações Cód Orc Red – 256, 257, 258

(11)

14 DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA E CONTRATANTE 14.1 Constituem obrigações da CONTRATANTE:

14.1.1Efetuar o pagamento ajustado;

14.1.2 Dar à CONTRATADA as condições necessárias a regular execução do contrato.

14.1.3 Reservar à fiscalização o direito e a autoridade para resolver todo e qualquer caso singular, omisso ou duvidoso não previsto no presente edital e tudo o mais que se relacione com a prestação dos serviços, desde que não acarrete ônus para o Município, ou modificação das obrigações.

14.1.4 Promover o acompanhamento e fiscalização da execução do objeto contratado, de forma que sejam mantidas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

14.1.5 Aplicar as penalidades por descumprimento do pactuado no edital. 14.2 Constituem obrigações da CONTRATADA:

14.2.1 Entregar o objeto contratado nas condições, prazos, especificações e elementos técnicos constantes no projeto, planilhas e memorial descritivo;

14.2.2 Manter, durante a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação exigidas na licitação;

14.2.3 Apresentar, durante a execução do contrato, se solicitado, documentos que comprovem cumprir com a legislação em vigor, quanto às obrigações assumidas na presente licitação, em especial, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tributários e fiscais;

14.2.4 Assumir inteira responsabilidade pelas obrigações fiscais, decorrentes da execução do presente contrato.

14.2.5 Manter na direção dos serviços profissionais legalmente habilitado pelo CREA, que será seu preposto.

14.2.6 Assegurar a perfeita execução da obra, sua proteção e conservação até o recebimento definitivo da mesma.

14.2.7 Permitir e facilitar a fiscalização e a inspeção ao longo da obra em qualquer dia e hora, devendo prestar todos os informes e esclarecimentos solicitados pela CONTRATANTE, bem como dos órgãos de controle interno e externo, bem como a seus documentos e registros contábeis. 14.2.8 Obedecer outros critérios definidos no Contrato a ser celebrado, desde que obedecido os preceitos da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações.

14.2.9 Refazer as suas expensas os serviços executados em desacordo com o estabelecido no contrato e elementos técnicos e os que apresentarem defeitos de material ou vício de construção durante a execução da obra.

14.2.10 Manter no local da obra, livro para registro de ocorrências e um jogo completo de todos os documentos técnicos relativos à construção, para possíveis averiguações pelo CONTRATANTE. 14.2.11 Ser responsável pela qualidade dos materiais e serviços executados/fornecidos para esta finalidade.

(12)

15 DAS PENALIDADES

15.1 Pelo inadimplemento das obrigações, seja na condição de participante ou de contratante, as licitantes, conforme a infração, estarão sujeitas às seguintes penalidades:

15.1.1 Deixar de apresentar a documentação exigida no certame: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 02 (dois) anos e multa de 10% (dez por cento) sobre o valor estimado da contratação;

15.1.2 Manter comportamento inadequado durante a sessão: afastamento do certame e suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 02 (dois) anos;

15.1.3 Deixar de manter a proposta (recusa injustificada para contratar): suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 02 (dois) anos e multa de 10% (dez por cento) sobre o valor estimado da contratação;

15.1.4 Executar o contrato com irregularidades, passíveis de correção durante a execução e sem prejuízo ao resultado: advertência;

15.1.5 Executar o contrato com atraso injustificado, até o limite de 30 (trinta) dias, após os quais será considerado como inexecução contratual: multa diária de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) sobre o valor atualizado do contrato;

15.1.6 Inexecução parcial do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 01 (um) anos e multa de 8% (oito por cento) sobre o valor correspondente ao montante não adimplido do contrato;

15.1.7 Inexecução total do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 02 (dois) anos e multa de 10% (dez por cento) sobre o valor atualizado do contrato; 15.1.8 Causar prejuízo material resultante diretamente de execução contratual: declaração de inidoneidade cumulada com a suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Pública pelo prazo de 02 (dois) anos e multa de 10% (dez por cento) sobre o valor atualizado do contrato; 15.1.9 Demais sanções previstas no Art. 87, da Lei Federal n° 8.666/1993.

15.2 As multas serão calculadas sobre o montante não adimplido do contrato. 15.3 As penalidades serão registradas no cadastro da contratada, quando for o caso.

15.4 Nenhum pagamento será efetuado pela Administração enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

15.5 Além das penalidades citadas, a CONTRATADA ficará sujeita, ainda, ao cancelamento de sua inscrição no Cadastro de Fornecedores do CONTRATANTE e, no que couber, as demais penalidades referidas no Capítulo IV da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

16 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 Não serão aceitas propostas em desacordo com as normas, cláusulas e condições, pertinentes ao presente processo licitatório e ao objeto licitado.

(13)

16.2 Não será concedido, em hipótese alguma, prazo para apresentação de documentação e proposta exigidas neste edital e não apresentadas na sessão pública do presente procedimento licitatório.

16.3 Não serão admitidas, em qualquer momento, substituições de propostas ou documentos anexados à habilitação.

16.4 Após a apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão Permanente de Licitação.

16.5 Para agilização dos trabalhos, solicita-se que às licitantes façam constar em sua documentação o endereço, e-mail e os números de telefones e fax para contato.

16.6 Em qualquer fase deste procedimento licitatório, a Comissão Permanente de Licitação poderá promover diligências e inclusive solicitar a apresentação de documentos às licitantes, com o intuito de melhor instruir o procedimento licitatório.

16.7 Somente terão direito a usar a palavra, rubricar as propostas, apresentar reclamações ou recursos, assinar atas e os contratos, as licitantes ou seus representantes credenciados, e a Comissão Permanente de Licitação.

16.8 A participação no presente procedimento licitatório, implicará em plena aceitação aos termos, cláusulas e condições deste edital, bem como das normas administrativas vigentes.

16.9 A autoridade competente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, devendo anulá-la por ilegalidade, em despacho fundamentado, sem obrigação de indenizar (art. 49 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993). 16.10 A autoridade competente para homologar, revogar ou anular o presente Procedimento Licitatório é o Prefeito Municipal.

16.11 As decisões da Comissão Permanente de Licitação serão comunicadas diretamente aos interessados, durante a sessão pública, lavradas em ata, ou, ainda, por intermédio de Notificação, com comprovação de seu recebimento. O resultado final do certame será também divulgado mediante publicação.

16.12 Para maior celeridade processual, a licitante poderá fazer constar em sua proposta o número do C.N.P.J da empresa, o nome da agência bancária e o número da respectiva conta-corrente para efetivação dos depósitos bancários correspondentes aos desembolsos financeiros.

16.13 Não serão consideradas alegações de não-entendimento ou de interpretação errônea das condições da licitação fixadas neste edital.

16.14 Quaisquer informações devem ser solicitadas por escrito, ao Município de Nova Esperança do Sul, Setor de Compras e Licitação, sito à Rua Marquês de Tamandaré, 1470, bairro Centro, Nova Esperança do Sul, RS, ou pelo telefone/fax nº (55) 3250-1150, no horário compreendido entre as 7h30 min às 12h00min e das 13h00min às 16h30min, com antecedência mínima de 03 (três) dias da data marcada para recebimento dos envelopes.

16.15 Os questionamentos recebidos e as respectivas respostas com relação ao presente processo licitatório encontrar-se-ão à disposição de todos os interessados no Setor de Compras e Licitação deste Município.

(14)

16.16 Ocorrendo decretação de feriado ou qualquer fato superveniente que impeça a realização de ato do certame na data marcada deste edital será transferida, automaticamente, para o primeiro dia útil ou de expediente normal subsequente ao ora fixado.

16.17 O objeto do contrato terá garantia de 05 (cinco) anos consoante ao que dispõe o art. 1.245 do Código Civil Brasileiro, quanto aos vícios ocultos ou defeitos na obra, ficando a CONTRATADA responsável por todos os encargos decorrentes disso.

16.18 Todos os documentos exigidos no presente instrumento convocatório poderão ser apresentados, alternativamente, em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião, por publicação em órgão da imprensa oficial, ou por cópia autenticada (conferida com o original), pelos membros da equipe de apoio, diretamente no Setor de Compras e Licitação da Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sul.

16.19 Os documentos extraídos de sistemas informatizados (internet) ficarão sujeitos à verificação da autenticidade de seus dados pela Administração.

16.20 Integram o presente edital, na forma de anexo, os seguintes documentos: a) Memorial Técnico Descritivo;

b) Planilha Orçamentária; c) Cronograma físico-financeiro; d) Plantas Baixa;

e) ART do Projeto.

Anexo I – Modelo de declaração de cumprimento ao disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federativa do Brasil.

Anexo II – Modelo de Declaração de enquadramento como beneficiário da Lei Complementar nº 123/2006;

Anexo III – Declaração que atende ao disposto no art. 18, inciso XII, da Lei Federal nº 12.708/2012, conforme o modelo.

Anexo IV – Declaração de possuir condições para a execução dos serviços. Anexo V – Carta de Apresentação da Proposta.

Anexo VI – Minuta do Contrato.

16.20.1 Os documentos serão fornecidos em forma de arquivo digital, pelo Setor de Compras, mediante solicitação pelo e-mail licitacao @novaesperancadosul.rs.gov.br ou diretamente no Setor. 16.21 Fica eleito o foro da Comarca de Jaguari para dirimir quaisquer litígios oriundos da licitação e do contrato dela decorrente, com expressa renúncia a outro qualquer, por mais privilegiado que seja.

Nova Esperança do Sul, 25 de janeiro de 2021

IVORI ANTONIO GUASSO JUNIOR PREFEITO MUNICIPAL

(15)

ANEXO I

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

DECLARAÇÃO

A empresa ___________________, inscrita no CNPJ nº ____________, por intermédio de seu representante legal o (a) Sr (a) _______________, portador (a) da Carteira de Identidade nº ________________, e do CPF nº ____________, DECLARA, para fins do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal de 1988 e do Decreto nº 4.358 de 05/09/2002, c.c. art. 27 da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993, acrescida pela Lei 9.854 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos na condição de aprendiz ( ).

Nova Esperança do Sul, RS, ___ de ______________ de 2021

________________________________ (representante legal/CPF)

(16)

ANEXO II

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO COMO BENEFICIÁRIA DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2006

A empresa _________________________, inscrita no CNPJ sob o nº ________________________, por intermédio de seu representante legal, o (a) Sr (a) _____________________________________, portador (a) da Carteira de Identidade nº _________________ e inscrito(a) no CPF sob o nº ____________________, e do seu contador, o(a) Sr.(a)____________________________________, portador(a) do CRC nº ____________________, DECLARA, para fins de participação da Tomada de Preços nº 001/2021 sob as sanções administrativas cabíveis e sob as penas da lei, que esta empresa, na presente data, é beneficiária da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006.

Declara, ainda, que a empresa está excluída das vedações constantes do § 4º do artigo 3º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Nova Esperança do Sul, RS, ___ de _______________ de 2021

____________________________ ____________________________ (representante legal/CPF) (Contador/CRC)

(17)

ANEXO III

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

DECLARAÇÃO

Declaramos, sob as penas da lei e para fins de contratação com o Município de Nova Esperança do Sul, pela Tomada de Preços n.º 001/2021, que o(s) integrantes(s) do quadro societário da empresa _______________________________________, CNPJ n.º_________________, não é(são) servidor(es) público(s), da ativa, ou empregado(s) de empresa pública ou de sociedade de economia mista, atendendo ao art. 18, Inciso XII da Lei Federal nº 12.708/2012.

Nova Esperança do Sul, RS, ___ de __________ de 2021

___________________________________________________ (representante legal/CPF)

(18)

ANEXO IV

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

DECLARAÇÃO

A empresa _________________________, inscrita no CNPJ sob o nº ________________________, por intermédio de seu representante legal, o (a) Sr.(a) _____________________________________, portador(a) da Carteira de Identidade nº _____________ e inscrito(a) no CPF sob o nº _______________ DECLARA, para fins de participação do Procedimento Licitatório Modalidade Tomada de Preços nº 001/2021, sob as sanções administrativas cabíveis e sob as penas da Lei, que esta empresa possui todas as condições para execução do objeto contratado, logo seja assinado o Termo de Contrato.

Nova Esperança do Sul, RS, ___ de __________ de 2021

________________________________ (representante legal/CPF)

(19)

ANEXO V

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

CARTA DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Razão Social: ______________________ CNPJ ____________________________ Insc. Estadual n° ____________________ Telefone/Fax/Celular: _________________ Email: _______________________________ Data: ________________________________

O valor global da proposta, é de R$ ____________________________ (______________________), com o BDI proposto na porcentagem de ___%. O prazo de validade desta proposta é de ___ dias.

Informamos também os dados bancários em nome da empresa: Número da conta bancária ___________, Agência __________, Banco _________.

Declaramos expressamente que o preço proposto compreende todas as despesas concernentes à execução das obras e/ou serviços projetados e especificados, com fornecimento dos materiais e mão de obra, encargos sociais, ferramentas, equipamentos, benefícios e despesas indiretas, assistência técnica, licenças inerentes à especialidade e tributos, bem como tudo o mais necessário à perfeita e cabal execução da obra e ou serviços.

Representante Legal da Empresa Responsável Técnico da Empresa

CPF n° _____________ CREA/CAU n° ____________

(20)

ANEXO VI – MINUTA DO CONTRATO CONTRATO ADMINISTRATIVO N° /2021

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 3.282/2021

“CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO, COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA, PARA REFORMA DE BANHEIROS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOSÉ, DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, RS.”

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, pessoa jurídica de direito público interno, inscrita no CNPJ sob o n° 92.455.393/0001-46, com sede administrativa à Rua Marquês de Tamandaré, 1470, Centro, Nova Esperança do Sul, RS, representada neste ato pelo Prefeito Municipal, o Senhor IVORI ANTONIO GUASSO JUNIOR, brasileiro, casado, portador da Cédula de Identidade n°1081718957, inscrito no CPF sob o n° 004.651.690-58, residente e domiciliado na Rua Marques de Tamandaré, 1382, Centro, Nova Esperança do Sul, RS.

CONTRATADA:________________, inscrita no CNPJ sob o n°_________________, localizada na Rua ___________________, _____, bairro_____, na cidade de ______________, estado do _____________, representada neste ato pelo(a) seu(a) proprietário(a), Senhor(a) __________________, nacionalidade, profissão, estado civil, portador(a) da Cédula de Identidade n° _____________, inscrito(a) no CPF sob o n° _____________, residente e domiciliado(a) na Rua _______________, ___, na cidade de ____________________, estado do ___________.

As partes acima identificadas celebram, em comum acordo de vontades, o presente Instrumento Contratual, tudo conforme consta no Processo Licitatório Modalidade Tomada de Preços nº 008/2020 que será regido pelas cláusulas e disposições seguintes, bem como em consonância com a Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas devidas alterações e, supletivamente, com as normas legais de direito privado.

DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA – Constitui objeto da presente licitação a contratação de empresa do ramo, para fornecimento de material e mão de obra, visando a reforma de 03 (três) banheiros da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, imóvel do município de Nova Esperança do Sul, obedecidas às disposições e especificações técnicas constantes no projeto, planilhas e memorial descritivo.

(21)

DO REGIME DE EXECUÇÃO

CLÁUSULA SEGUNDA – O regime de Execução será indireta, empreitada por preço global, observando-se o seguinte:

a) a execução dos serviços, cujo material e mão de obra serão fornecidos pela CONTRATADA, deverá ocorrer em até 60 (sessenta) dias após emissão da Ordem de Serviço;

b) a execução dos serviços deverá ser de acordo com as especificações contidas no Projeto Básico, planilhas e Memorial Descritivo, os quais são anexos deste Contrato;

c) o início dos serviços ficará condicionado à emissão de Notificação de Ordem de Serviços, formal, tendo a CONTRATADA o prazo de 15 (quinze) dias para o início dos serviços, contados da data de recebimento da referida Notificação.

d) no início dos serviços (recebimento da ordem de serviços) a empresa deverá apresentar diretamente para o fiscal do contrato os seguintes documentos:

I – ART/RRT de execução das obras devidamente quitada;

e) O objeto do presente contrato deverá ser recebido provisoriamente pela CONTRATANTE mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, em até 15 (quinze) dias a contar da comunicação escrita da CONTRATADA, atestado pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização;

f) Definitivamente, pelo CONTRATANTE, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após decurso do prazo de observação ou vistoria de 30 (trinta) dias, que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observados o disposto no art. 69 da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações.

g) Os termos de Recebimento Provisório e Definitivo não eximirão a CONTRATADA das responsabilidades decorrentes do Contrato e da legislação em vigor.

DO PREÇO E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

CLÁUSULA TERCEIRA – O valor global deste contrato é de R$ (________________). PROPOSTA FINANCEIRA DA LICITANTE VENCEDORA.

CLÁUSULA QUARTA – Os pagamentos processar-se-ão obedecido o seguinte:

a) a CONTRATADA deverá emitir e enviar nota fiscal eletrônica, pelo e-mail nfe@novaesperancadosul.rs.gov.br, acompanhada de certidão atualizada do INSS e do FGTS, bem como cópia autenticada da folha de pagamento dos empregados da obra e dos comprovantes de recolhimento do INSS e do FGTS, cópia do livro de registro de ocorrências da obra (Diário de Obras) e Boletim de Medição assinado pelo responsável técnico da CONTRATANTE para liquidação e pagamento das despesas.

b) os boletins de medição deverão ocorrer de forma mensal.

(22)

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2021, PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 3.282/2021, CONTRATO ADMINISTRATIVO N° ….../2021, ORDEM DE COMPRAS N° …….../2021, a fim de se acelerar o trâmite da liberação do documento fiscal para pagamento.

d) Os pagamentos obedecerão as disposições do Decreto da Ordem Cronológica de pagamentos. e) Os pagamentos para os Contratos com valores acima de R$ 8.000,00 (oito mil reais) serão efetuados em 30 (trinta) dias consecutivos, contados da liquidação, em conformidade com o que dispõe o art. 40, inciso XIV, alínea “a”, da Lei Federal n.º 8.666/1993 e o Decreto de Ordem Cronológica de Pagamentos.

INFORMAÇÃO: A administração terá até 20 dias consecutivos para liquidação a partir da apresentação da nota fiscal para os valores acima de R$ 8.000,00 (oito mil reais).

f) a CONTRATANTE reserva-se o direito de recusar o pagamento se, no ato da fiscalização, os materiais e serviços não estiverem de acordo com as especificações apresentadas neste edital, ainda, se forem fornecidos sem a prévia autorização e fiscalização do servidor nomeado para tal; g) a CONTRATADA, quando do recebimento das parcelas, deverá observar e subordinar-se às normas contidas na Lei Federal nº 9.711/98, bem como na Instrução Normativa nº 100/03 do INSS, as quais estabelecem retenções fiscais, por parte da Tomadora de Serviços no ato de pagamento das parcelas. Caso a empresa contratada for optante pelo SIMPLES deverá apresentar Declaração fornecida pela Receita Federal, informando esta opção, durante a vigência do contrato.

h) não será exigido Guia de Recolhimento da Previdência Social e do FGTS se ainda não vencida a data de competência para recolhimento dessas obrigações.

i) poderá ser retido a título de ISSQN de acordo com a legislação vigente sobre o valor declarado na nota fiscal como mão de obra. Em não havendo discriminação do valor da mão de obra, será retido sobre o valor total da nota fiscal.

j) poderá ser retido e posteriormente repassado ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, o valor correspondente a 11% (onze por cento) sobre o valor da mão de obra empregada na etapa e constante na nota fiscal. Em não havendo discriminação do valor da mão de obra, será retido sobre o valor total da nota fiscal.

k) a CONTRATANTE poderá reduzir do montante a pagar, os valores correspondentes a multas ou indenizações devidas pela CONTRATADA, nos termos do presente processo licitatório.

l) observado o Decreto de Ordem Cronológica de Pagamentos, o pagamento da última medição, fica condicionado ainda, a apresentação do Termo de Recebimento Definitivo da Obra.

Parágrafo Único: Durante o período contratual, os preços serão praticados na forma da proposta da CONTRATADA, nos valores descritos no anexo deste instrumento contratual.

DA VIGÊNCIA

CLÁUSULA QUINTA – A vigência deste contrato contará a partir da data de assinatura da Notificação da Ordem de Serviços e o final ocorrerá em 60 (sessenta) dias.

(23)

CLÁUSULA SEXTA – As despesas decorrentes da execução do objeto licitado correrão às expensas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nas atividades funcionais programáticas vigentes na Lei Orçamentária do exercício de 2021:

Atv. 1.008 REFORMA, CONSTRUÇÃO E/OU AMPLIAÇÃO DA EMEF Dotação – 4.4.90.51.00.00.00.0020 – Obras e Instalações

Dotação – 4.4.90.51.00.00.00.0031 – Obras e Instalações Dotação – 4.4.90.51.00.00.00.1511 – Obras e Instalações Cód Orc Red – 256, 257, 258

DA RESPONSABILIDADE DOS CONTRATANTES

CLÁUSULA SÉTIMA – Constituem direitos da CONTRATANTE, receber o objeto deste contrato nas condições avençadas e da CONTRATADA, perceber o valor ajustado na forma e no prazo convencionado.

CLÁUSULA OITAVA – Constituem obrigações da CONTRATANTE: I – efetuar o pagamento ajustado;

II – dar à CONTRATADA as condições necessárias a regular execução do contrato;

III – fiscalizar a realização do serviço, aplicando as penalidades legais e contratuais cabíveis em caso de descumprimento parcial ou total do contrato;

IV – rescindir unilateralmente o contrato quando ocorrer a inexecução total ou parcial deste instrumento contratual;

CLÁUSULA NONA – Constituem obrigações da CONTRATADA:

I – executar os serviços de acordo com as especificações, prazos e condições expostas no Contrato a ser celebrado, assim como os elementos técnicos constantes no Projeto e Memorial Descritivo; II – manter, durante a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação exigidas na licitação;

III – apresentar, durante a execução do contrato, se solicitado, documentos que comprovem cumprir com a legislação em vigor, quanto às obrigações assumidas na presente licitação, em especial, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tributários e fiscais;

IV – assumir inteira responsabilidade pelas obrigações fiscais, decorrentes da execução do presente contrato;

V – manter na direção dos serviços, profissional legalmente habilitado pelo CREA/CAU, que será seu preposto;

VI – assegurar a perfeita execução dos serviços, sua proteção e conservação até o recebimento definitivo da mesma;

(24)

VII – permitir e facilitar a fiscalização e a inspeção ao longo dos serviços em qualquer dia e hora, devendo prestar todos os informes e esclarecimentos solicitados pela CONTRATANTE;

VIII – obedecer outros critérios definidos no Contrato a ser celebrado, desde que obedecido os preceitos da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações;

IX – refazer as suas expensas os serviços executados em desacordo com o estabelecido no contrato e elementos técnicos e os que apresentarem defeitos de material ou vício de construção durante a execução dos serviços;

X – manter no local dos serviços, livro para registro de ocorrências e um jogo completo de todos os documentos técnicos relativos à execução dos serviços, para possíveis averiguações pelo CONTRATANTE.

XI – Manter os funcionários da obra com equipamento de proteção individual – EPI’s, adequados. XII – ser responsável pela qualidade dos materiais e serviços executados/fornecidos para esta finalidade.

DAS PENALIDADES

CLÁUSULA DÉCIMA – Pela inexecução, total ou parcial, do ajuste, a Administração poderá, garantida a ampla defesa e o contraditório, aplicar à CONTRATADA as seguintes sanções:

I – Multa de 0,5% (meio por cento) por dia de atraso na execução do objeto, limitado esta a 30 (trinta) dias, após o qual será considerada inexecução contratual;

II – Multa de 8% (oito por cento), no caso de inexecução parcial do contrato, cumulada com pena de suspensão do direito de licitar e o impedimento de contratar com a Administração pelo prazo de 01(um) ano;

III – multa de 10% (dez por cento), no caso de inexecução total do contrato, cumulada com a pena de suspensão do direito de licitar e o impedimento de contratar com a Administração pelo prazo de 02 (dois) anos.

IV – Demais sanções previstas no Art. 87, da Lei Federal n° 8.666/1993.

Parágrafo Primeiro – As multas serão calculadas sobre o montante não adimplido do contrato. Parágrafo Segundo – As multas aplicadas serão descontadas dos pagamentos a serem efetuados, ou cobradas judicialmente, no caso de não serem pagas voluntariamente.

Parágrafo Terceiro – Se o motivo das penalidades ocorrer por comprovado impedimento ou reconhecida força maior, devidamente justificado e aceito pela Administração Municipal, a CONTRATADA ficará isenta da sanção prevista.

Parágrafo Quarto As penalidades serão registradas no cadastro da CONTRATADA, quando for o caso.

Parágrafo Quinto – Nenhum pagamento será efetuado, pela Administração, enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta à CONTRATADA, em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

Parágrafo Sexto – Além das penalidades citadas, a CONTRATADA ficará sujeita, ainda, ao cancelamento de sua inscrição no Cadastro de Fornecedores do CONTRATANTE e, no que couber, às demais penalidades referidas no Capítulo IV da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993.

(25)

DA ALTERAÇÃO DO CONTRATO

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – O contrato poderá ser alterado nos seguintes casos:

I – Quando necessária modificação do valor contratual, em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela Lei Federal n° 8.666/93 e suas alterações; II – Quando necessária à modificação da forma de pagamento, por imposição das circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial;

III – Nas demais situações previstas em lei.

DA RESCISÃO DO CONTRATO

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – A inexecução, total ou parcial, do presente contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – Constituem motivos para rescisão do contrato: I – O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos;

II – O desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores;

III – Cometimento reiterado de faltas na execução do objeto do presente contrato e anotadas na forma deste instrumento;

IV – A decretação de falência ou a instauração de insolvência civil;

V – A alteração social ou modificação da finalidade ou da estrutura da empresa que, a juízo da CONTRATANTE, prejudique a execução do contrato;

VI – O falecimento do titular da CONTRATADA; VII – Razões de interesse público;

VIII – A ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovada impeditiva de execução do contrato;

IX – As transgressões dos demais dispositivos contidos no art. 87 da Lei n° 8.666/93, que se enquadrarem ao presente contrato;

X – Lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade de conclusão dos serviços, nos prazos estipulados.

XI – Atrasos injustificados no início dos serviços;

XII – Paralisação dos serviços, sem justa causa e prévia comunicação à Administração;

XIII – Razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a qual está subordinada a CONTRATADA e exaradas no processo administrativo a que se refere o Contrato;

XIV – A não liberação, por parte da Administração, de área, local ou objeto para execução dos serviços nos prazos contratuais.

(26)

Parágrafo Único – Rescindido o Contrato, a CONTRATADA terá direito apenas aos valores referentes aos serviços executados e aprovados pela fiscalização e, se lhe convier, ao pagamento, pelo preço de custo, acrescido das despesas de transporte, dos materiais estocados destinados à obra em tela.

DOS DIREITOS DA ADMINISTRAÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – Ocorrida a rescisão, prevista no art. 77 da Lei n° 8.666/93, a CONTRATANTE poderá promover contratações para dar continuidade à prestação de serviços, objeto do presente contrato, com o fim de evitar que a rescisão acarrete obstáculos à continuidade da atividade administrativa.

DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – A lavratura do presente Instrumento de Contrato decorre da realização do Processo Licitatório Modalidade Tomada de Preços nº 001/2021, realizado em conformidade com os preceitos da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações.

Parágrafo Único – A execução deste Instrumento de Contrato, bem como os casos nele omissos, regular-se-ão pelas cláusulas contratuais e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da Teoria Geral dos Contratos e as disposições de direito privado, na forma do art. 54, da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993, combinado com o inciso XII, do art. 55, do mesmo diploma legal.

DA FISCALIZAÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – Não obstante a CONTRATADA seja a única e exclusiva responsável pelo fornecimento dos materiais e pela realização dos serviços, a CONTRATANTE, através do servidor ___________, nomeado pela Portaria nº _______/2021, devidamente designado para essa finalidade, acompanhará e fiscalizará sua execução, sem de qualquer forma restringir a plenitude dessa responsabilidade.

Parágrafo Primeiro – O fiscal anotará, em registro próprio, todas as ocorrências relacionadas com o fornecimento do material, bem como com a execução da mão de obra, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

Parágrafo Segundo – As decisões e providências que ultrapassarem a competência do representante deverão ser solicitadas ao Prefeito Municipal, em tempo hábil, para a adoção das medidas convenientes.

Parágrafo Terceiro – A CONTRATADA deverá manter preposto, aceito pela CONTRATANTE, durante o período de vigência do Contrato, para representá-lo sempre que for necessário.

Parágrafo Quarto – Caberá ao fiscal, representando a CONTRATANTE, a atestação das notas fiscais correspondentes à realização dos serviços.

(27)

CONDIÇÕES PARA RECEBIMENTO DO OBJETO LICITADO CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – O objeto da presente licitação deverá ser recebido:

I – provisoriamente pela CONTRATANTE mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, em até 15 (quinze) dias a contar da comunicação escrita da CONTRATADA, atestado pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização;

II – Definitivamente, pelo CONTRATANTE, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após decurso do prazo de observação ou vistoria de 30 (trinta) dias, que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observados o disposto no art. 69 da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA – Os termos de Recebimento Provisório e Definitivo não eximirão a CONTRATADA das responsabilidades decorrentes do Contrato e da legislação em vigor.

DO FORO

CLÁUSULA DÉCIMA NONA – As partes elegem o foro da Comarca de Jaguari, RS, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Contrato.

E, por estarem justos e contratados, firmam o presente instrumento em 03 (três) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas instrumentais, abaixo firmadas.

Nova Esperança do Sul, RS, ___ de _________ de 2021

PREFEITO MUNICIPAL EMPRESA__________ CONTRATANTE CONTRATADA TESTEMUNHAS: Nome: CPF: Nome: CPF: Nome: Publicado no Mural Em :.../.../...

Ordem de serviço em: Em :.../.../...

(28)

Referências

Documentos relacionados

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the