• Nenhum resultado encontrado

A B E R T I S M O M U L T I C U L T U R A L (UN I V E R S A L I S M O L O G I A )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A B E R T I S M O M U L T I C U L T U R A L (UN I V E R S A L I S M O L O G I A )"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AB E R T I S M O MU L T I C U L T U R A L ( UN I V E R S A L I S M O L O G I A)

I. Conformática

Definologia. O abertismo multicultural é a predisposição de a consciência lúcida

contac-tar, interagir, conviver e comunicar-se com pessoas de diferentes culturas, de modo fraterno, in-terassistencial e cosmoético, a partir do autodiscernimento evolutivo, com o objetivo de contribuir para a reurbanização planetária.

Tematologia. Tema central homeostático.

Etimologia. O termo abertismo deriva da palavra abertura, e esta de aberto, do idioma

Latim, apertus, “aberto; descoberto; nu; que não tem defesa”. O vocábulo aberto surgiu no Sécu-lo XIII. O elemento de composição multi provém também do idioma Latim, multus, “muito; nu-meroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. A palavra cultura procede do idioma Francês, culturel, por influência do idioma Alemão, kulturell, “relativo à cul-tura no sentido moral e consciencial”, e este do idioma Latim, culcul-tura, “ação de cuidar, tratar; ve-nerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Apareceu no Século XIX.

Sinonimologia: 1. Abertura multicultural. 2. Aceitação pluricultural. 3. Receptividade

universalista.

Neologia. As 3 expressões compostas abertismo multicultural, miniabertismo

multicul-tural e maxiabertismo multiculmulticul-tural são neologismos técnicos da Universalismologia.

Antonimologia: 1. Fechadismo multicultural. 2. Apriorismose cultural. 3. Sectarismo

cultural. 4. Separatismo cultural. 5. Preconceito cultural. 6. Monoculturismo.

Estrangeirismologia: a open mind; o rapport interconsciencial; a big picture da Era da

Reurbex; o upgrade gerado na abertura e compreensão das diferentes consciências.

Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento

quanto à vivência do Universalismo.

Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: –

Multicultu-ralidade requer abertismo. MulticultuMulticultu-ralidade é megafraternidade. Sejamos consciências univer-salistas.

Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Se percorrer todas as nações,

en-contrarei por todo o lado hábitos diferentes e cada povo acreditará que os seus costumes são os melhores (Charles-Louis de Secondad, barão de la Brède e de Montesquieu, 1689–1755). Não se preocupe se os outros não o compreendem; preocupe-se com o fato de você não compreender os outros (Confúcio, 555–451 a.e.c.).

Proverbiologia: – Muitos pequenos riachos fazem o grande rio (provérbio

dina-marquês).

Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:

1. “Aculturação. Sejamos aculturados de preferência pelos padrões das qualidades

evolutivas do holopensene de Comunexes Evoluídas”.

2. “Cidadania. A eliminação definitiva da apriorismose xenofóbica é a primeira exi-gência da cidadania cósmica da consciência”.

3. “Universalismo. A pessoa renasce em famílias de diferentes etnias, em vidas huma-nas sucessivas, a fim de caminhar abertamente para a vivência do universalismo”.

II. Fatuística

Pensenologia: o holopensene pessoal da abertura multicultural; o materpensene pessoal

da fraternidade; a flexibilidade autopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopen-senes; a lucidopensenidade; os cosmoeticopenlucidopen-senes; a cosmoeticopensenidade; os harmopense-nes; a harmonopensenidade; os neopenseharmopense-nes; a neopensenidade.

(2)

Fatologia: o abertismo consciencial; a autovivência multicultural; a predisposição inata

à convivência sadia com as diferentes etnias; o discernimento evolutivo; a ampliação do nível de cosmovisão; o sorriso acolhedor; a empatia sendo ponte de aproximação; o contato frequente com outros povos; a evitação de julgamentos superficiais ou estereotipados; o ato de estar lúcido em qualquer cultura ou lugar; as viagens internacionais; a visão de conjunto da evolução conscienci-al; o senso de perspetiva perante as várias referências culturais; o temperamento otimista realista; a família nuclear; as diferentes mesologias; as peculiaridades de cada cultura; a dignidade implíci-ta na convivialidade fraterna; o uso da discrição quando necessária; a ausência de discernimento evolutivo embasando os choques culturais; as reconciliações e pararreconciliações grupocármi-cas; o holocarma das nações; a barreira linguística como primeira dificuldade; a comunicabilidade sadia sobrepondo-se aos obstáculos linguísticos; a aprendizagem de outras línguas; o ensino da língua materna a outras culturas; a ampliação do dicionário cerebral na partilha de diferentes lín-guas e culturas; o poliglotismo sendo porta aberta para o universalismo; o interesse genuíno em compreender e contextualizar as distintas culturas; os intercâmbios culturais; o fato de o multicul-turalismo estar na base da formação dos povos; o fenômeno social migratório ao longo da Histó-ria; o movimento migratório em busca de melhores oportunidades; as crises de crescimento po-tencializadas pelas mudanças de cultura; a escola enquanto espaço privilegiado para a integração de diversas culturas; a reeducação a partir da abertura ao novo; a mediação intercultural; os direi-tos humanos; a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (UNESCO, 2002); o Parla-mento Europeu; a Organização das Nações Unidas (ONU); a International Organization for Mi-gration (IOM); o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR); a acelera-ção da História Humana; a Era da Reurbanologia; o abertismo multicultural como primeiro passo na direção do Universalismo e do Estado Mundial.

Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética

ener-gética e parapsíquica pessoal; a matriz cultural da paraprocedência; o Curso Intermissivo (CI); a recuperação de megacons; a projetabilidade lúcida (PC); a paraaculturação das equipes de am-paradores extrafísicos e das Comunexes Evoluídas; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).

III. Detalhismo

Sinergismologia: o sinergismo predisposição ao abertismo multicultural–interações

in-terpessoais; o sinergismo gerado pela diversidade cultural; a mais-valia da compreensão sinérgi-ca no contacto com outras realidades.

Principiologia: o princípio da interassistencialidade universal; o princípio do

exempla-rismo pessoal (PEP); o princípio da convivialidade sadia; o princípio da descrença (PD); o prin-cípio da maxifraternidade; o prinprin-cípio universal da interdependência evolutiva.

Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) assegurando o respeito ao

Paradi-reito das consciências em qualquer contexto cultural; a gradativa depuração dos códigos culturais obsoletos interiorizados ao longo das múltiplas existências.

Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria das interprisões

grupocármi-cas; a teoria da reurbex; a teoria da megafraternidade; a teoria da paraaculturação; a teoria do Universalismo.

Tecnologia: as técnicas de acolhimento; as técnicas da paradiplomacia; a técnica da

constância cosmoética; a técnica de não pensar mal de si nem dos outros; a técnica de colocar-se no lugar do outro; as técnicas de manutenção da homeostase holossomática; a técnica de viver em paz consigo mesmo e com as demais consciências.

Voluntariologia: o voluntariado lúcido interassistencial engajado no trabalho da

reurba-nização planetária

Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório

conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o la-boratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o lala-boratório conscienciológico da Interas-sistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório

(3)

conscien-ciológico da Paradiplomacia; o laboratório conscienconscien-ciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autoevoluciologia.

Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da

Interassisten-ciologia; o Colégio Invisivel da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Co-légio Invisível da Holocarmologia; o CoCo-légio Invisível da Pararreurbanologia; o CoCo-légio Invisí-vel da Pacifismologia; o Colégio InvisíInvisí-vel do Universalismologia; o Colégio InvisíInvisí-vel da Evoluci-ologia; o Colégio Invisível dos Serenões (CIS).

Efeitologia: o efeito perdurável do fraternismo; os efeitos recicladores nas

interapren-dizagens; o efeito da depuração reurbanológica.

Neossinapsologia: as neossinapses fraternas, cosmoéticas e universalistas geradas nas

interrelações multiculturais.

Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) em diferentes culturas; os ciclos

mi-gratórios; o ciclo desestruturações sociais–reestruturações sociais; o ciclo cidadania planetária– –cidadania cósmica.

Enumerologia: a abertura ao mundo; a conduta cosmoética; a compreensão

multicultu-ral lúcida; a comunicação multicultumulticultu-ral; a receptividade à diversidade cultumulticultu-ral; o senso universa-lista; a megafraternidade.

Binomiologia: o binômio autoconvivialidade-heteroconvivialidade; o binômio harmonia

intraconsciencial–harmonia interconsciencial; o binômio admiração-discordância; o binômio pacificismo-reurbanização.

Interaciologia: a interação evolutiva na multiculturalidade; a interação

incompatibili-dade cultural–conflitiviincompatibili-dade latente; a interação equilíbrio intraconsciencial–equilíbrio inter-consciencial.

Crescendologia: o crescendo abertismo à diversidade consciencial na própria cultura–

–abertismo à diversidade consciencial multicultural; o crescendo do abertismo multicultural em função do nível de lucidez conquistado.

Trinomiologia: o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o

trinô-mio discernimento-parapsiquismo-comunicação; o trinôtrinô-mio respeito-convivialidade-universa-lismo.

Polinomiologia: o polinômio da interassistencialidade

acolhimento–orientação–enca-minhamento–follow up.

Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / aceitação de atrocidades

culturais; o antagonismo valores de cada cultura / valores universais; o antagonismo cosmovisão / monovisão; o antagonismo flexibilidade cultural / rigidez cultural.

Paradoxologia: o paradoxo de as diferenças culturais serem, simultaneamente,

instru-mentos de mudança e de resistência.

Politicologia: a política integrativa sadia; as políticas internacionais de migração; a

eli-minação das políticas de segregação ou discrieli-minação de consciências; a democracia; a conscien-ciocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a reurbanocracia; a pacifismocracia; a evoluciocracia.

Legislogia: a lei da empatia; as leis da holoconvivialidade evolutiva; a lei da

interassis-tencialidade; a lei da interdependência consciencial; as leis do Holocarma; as leis universais da Paradireitologia; as leis racionais da proéxis; as leis da paradiplomacia; as paraleis da megafra-ternidade.

Filiologia: a xenofilia; a neofilia; a conviviofilia; a comunicofilia; a cosmoeticofilia;

a assistenciofilia; a pesquisofilia; a proexofilia; a evoluciofilia.

Fobiologia: a xenofobia dissimulada ou explícita; o medo do novo.

Sindromologia: a erradicação de todas as síndromes impedidoras da fraternidade. Maniologia: a mania de não se colocar no lugar do outro.

Mitologia: a identificação e desconstrução dos erros cognitivos subjacentes aos mitos

(4)

Holotecologia: a culturoteca; a consciencioteca; a comunicoteca; a discernimentoteca;

a diplomacioteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a voluntarioteca; a pacificoteca; a re-urbanoteca; a universalismoteca.

Interdisciplinologia: a Universalismologia; a Holoculturologia; a Holoconviviologia;

a Paraconviviologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Autodiscernimentologia; a Inter-missiologia; a Interassistenciologia; a Reurbexologia; a Holomaturologia; a Megafraternologia.

IV. Perfilologia

Elencologia: a conscin de mentalidade aberta; a conscin neofílica; a consciência lúcida;

a consciência exemplarista; a consciência pacífica; a consciência aglutinadora; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciência universalista.

Masculinologia: o agente exemplificador, o conviviólogo; o amplificador de

conscienci-alidade; o comunicólogo; o conscienciólogo; o intermissivista; o reeducador; o pesquisador; o po-liglota; o proexista; o tenepessista; o escritor; o intelectual; o verbetógrafo; o projetor consciente; o parassociólogo; o paradireitólogo; o paradiplomata; o evoluciólogo; o Serenão Reurbanizador.

Femininologia: a agente exemplificadora, a convivióloga; a amplificadora de

conscien-cialidade; a comunicóloga; a consciencióloga; a intermissivista; a reeducadora; a pesquisadora; a poliglota; a proexista; a tenepessista; a escritora; a intelectual; a verbetógrafa; a projetora cons-ciente; a parassocióloga; a paradireitóloga; a paradiplomata; a evolucióloga; a Serenona Monja.

Hominologia: o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens universalis; o Homo

sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sa-piens paradireitologus; o Homo sasa-piens interassistentialis; o Homo sasa-piens parapsychicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens evolutiologus.

V. Argumentologia

Exemplologia: miniabertismo multicultural = o da consciência lúcida no primeiro

con-tato aberto com diferentes etnias; maxiabertismo multicultural = o da consciência lúcida na vi-vência universalista com todas as consciências.

Culturologia: o abertismo multicultural; a Multiculturologia Planetária; a

Holoculturo-logia; a cultura da convivialidade cosmoética; a cultura da paz; a cultura da Autodiscernimento-logia Evolutiva; a cultura da megafraternidade; a cultura interassistencial.

Multiculturalismo. A convivência pacífica com várias culturas propicia a abertura

à compreensão do outro e amplia a visão de mundo, determinando inevitavelmente nova consci-ência de si próprio. A monovisão cede lugar à cosmovisão.

Neomulticulturalismo. O fenômemo da globalização pressupõe renovações, a libertação

dos condicionalismos culturais obsoletos, permitindo a vivência fraterna na diversidade cultural a partir do mentalsoma. O individualismo cede lugar ao Universalismo.

Holoculturologia. Segundo a Reurbanologia, eis na ordem crescente, 5 formas de

influ-ência sadia dos sistemas socioculturais, promotoras de reciclagens individuais e grupais em co-munidades intra e extrafísicas:

1. Interculturalidade. A interação sinérgica de duas ou mais culturas cria condições favoráveis às recomposições e reconciliações grupocármicas.

2. Aculturação. O fenômeno pelo qual o indivíduo ou grupo entra em contato perma-nente com alguma cultura diferente, existindo desculturação parcial, com adaptação à nova cultu-ra, possibilita o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva.

(5)

3. Transculturalidade. As transformações decorrentes da junção de duas culturas dis-tintas proporcionam novos fenômenos culturais, estimulando a reeducação consciencial na diver-sidade.

4. Multiculturalidade. A convivência pacífica de várias culturas em mesmo ambiente fomenta as condições para o universalismo.

5. Paraaculturação. A mudança e enriquecimento cultural resultante da interação, vi-vência direta e assimilação de conhecimentos a partir das projeções lúcidas, em dimensões e co-munidades extrafísicas (comunexes) evoluídas, otimiza a contribuição à harmonização dos ambientes plurais.

VI. Acabativa

Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem

alfabé-tica, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen-trais, evidenciando relação estreita com o abertismo multicultural, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:

01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 03. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.

04. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.

05. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático. 06. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.

07. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro. 08. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 09. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro.

10. Diferenças culturais: Etologia; Neutro.

11. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro. 12. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático. 13. Matriz cultural: Holoculturologia; Homeostático.

14. Paraaculturação: Parassociologia; Homeostático. 15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.

A

AUTOVIVÊNCIA LÚCIDA DO ABERTISMO CONSCIENCIAL

MULTICULTURAL

,

PROMOTORA DA AMPLIAÇÃO DA COS

-MOVISÃO E DO SENSO UNIVERSALISTA

,

GERA CONDI

-ÇÕES PROPÍCIAS PARA A REURBANIZAÇÃO PLANETÁRIA

.

Questionologia. Como se posiciona você, leitor ou leitora, quanto ao abertismo

multi-cultural? Procura compreender a realidade subjacente à diversidade cultural a partir do autodiscer-nimento evolutivo?

Bibliografia Específica:

1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holoci-clo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 555 a 556 e 993.

2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 402 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 micro-biografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7,5 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de

Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página

624.

3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 seções; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.;

(6)

29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 136, 171, 244 a 245, 247 a 248, 407 a 408, 491 a 492 e 858 a 860.

4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema de evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 51, 337 e 1.667.

L. U.

Referências

Documentos relacionados

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

Os mesmos resultados como os outros métodos para determinar a humidade (p.ex. armário de secagem) se podem obter ao optimizar os parâmetros de ajuste seja a temperatura, o nível

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

 Diferenças Temporárias são diferenças entre a quantia escriturada de um activo ou de um passivo no balanço e a sua base de tributação, e podem ser (§5 NCRF

No caso em estudo, apesar da realização da cirurgia e exérese do tumor sem complicações, o paciente evoluiu com perda visual à esquerda, bem como

01 Welcome M Estação de exterior de vídeo com teclado 02 Welcome M Estção de exterior de vídeo com botão de pressão 03 Welcome M Monitor a cores interior de 4,3" mãos livres

Para efectuar impressões com a frente voltada para baixo, certifique-se de que o empilhador com frente para cima (posterior) (3) está fechado (o papel sai pela parte superior

Como os recursos do projeto são descritos semanticamente, agentes podem ser desenvolvidos para auxiliar na interpretação do seu significado e realizar tarefas do projeto