• Nenhum resultado encontrado

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS AO CONTRATO DE TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS AO CONTRATO DE TRABALHO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

AO CONTRATO DE TRABALHO

9.1

OBRIGAÇÕES MENSAIS

E PERIÓDICAS DAS

EMPRESAS

9

(2)

SUMÁRIO

ASSUNTO

PÁGINA

9.1. OBRIGAÇÕES MENSAIS E PERIÓDICAS ... 3

9.1.1. INTRODUÇÃO ... 3

9.1.2. FERIADOS NACIONAIS ... 3

9.1.3. OBRIGAÇÕES A SEREM CUMPRIDAS EM TODOS OS MESES DO ANO... 3

9.1.3.1. ATÉ O QUINTO DIA DE CADA MÊS ... 3

9.1.3.2. ATÉ O QUINTO DIA ÚTIL DE CADA MÊS ... 3

9.1.3.3. ATÉ O DIA 7 DE CADA MÊS... 3

9.1.3.4. ATÉ O DIA 10 DE CADA MÊS... 4

9.1.3.5. ATÉ O DIA 15 DE CADA MÊS... 4

9.1.3.6. ATÉ O ÚLTIMO DIA ÚTIL DO 1° DECÊNDIO DO MÊS SUBSEQÜENTE AO MÊS DE OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR... 5

9.1.3.7. ATÉ O ÚLTIMO DIA ÚTIL DO 2º DECÊNDIO SUBSEQÜENTE AO MÊS DE OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR ... 6

9.1.3.8. ATÉ O ÚLTIMO DIA DO MÊS... 6

9.1.3.9. QUADRO-RESUMO DAS OBRIGAÇÕES ... 6

9.1.4. OBRIGAÇÕES PERIÓDICAS E FERIADOS NACIONAIS... 7

9.1.5. JANEIRO... 7 9.1.5.1. OUTRAS OBRIGAÇÕES ... 7 9.1.5.2. FERIADO NACIONAL... 7 9.1.6. FEVEREIRO ... 8 9.1.6.1. FERIADO NACIONAL... 8 9.1.7. MARÇO ... 8 9.1.7.1. FERIADO NACIONAL... 8 9.1.7.1.1. FERIADO RELIGIOSO... 8 9.1.8. ABRIL... 8 9.1.8.1. FERIADO NACIONAL... 9 9.1.9. MAIO ... 9 9.1.9.1. FERIADO NACIONAL... 9 9.1.9.1.1. FERIADO RELIGIOSO... 9 9.1.10. JUNHO ... 9 9.1.10.1. FERIADO NACIONAL... 9 9.1.11. JULHO... 9 9.1.11.1. FERIADO NACIONAL... 9 9.1.12. AGOSTO ... 10 9.1.12.1. FERIADO NACIONAL... 10 9.1.13. SETEMBRO ... 10 9.1.13.1. FERIADO NACIONAL... 10 9.1.14. OUTUBRO... 10 9.1.14.1. FERIADO NACIONAL... 10 9.1.14.1.1. Eleições ... 10 9.1.15. NOVEMBRO... 10 9.1.15.1. FERIADO NACIONAL... 10 9.1.16. DEZEMBRO ... 10 9.1.16.1. FERIADO NACIONAL... 11

9.1.17. QUADRO-RESUMO DAS OBRIGAÇÕES PERIÓDICAS ... 11

9.1.18. FERIADOS NACIONAIS E RELIGIOSOS EM 2008... 12

(3)

9.1. OBRIGAÇÕES MENSAIS E PERIÓDICAS

9.1.1. INTRODUÇÃO

Para atender às disposições das legislações trabalhista, previdenciária, FGTS, PIS-Folha de Pagamento, os empregadores estão obrigados a cumprir determinadas obrigações mensalmente ou em períodos previamente fixados.

Quando o término do prazo do cumprimento dessas obrigações coincidir com dia em que não haja expediente nos órgãos, perante os quais elas devam ser cumpridas, algumas poderão ser prorrogadas para o primeiro dia útil subseqüente, sendo outras antecipadas para o dia útil imediatamente anterior.

A seguir, discriminamos, as obrigações mensais e periódicas, relativas às referidas legislações, indicando os prazos de vencimento e a possibilidade de sua prorrogação ou antecipação.

9.1.2. FERIADOS NACIONAIS

Os feriados nacionais civis são declarados em lei federal. Também serão considerados feriados civis a data magna do Estado fixada em lei estadual, e os dias de início e do fim do ano centenário de fundação do município, fixados em lei municipal.

Os feriados religiosos são os dias de guarda, declarados em lei municipal de acordo com a tradição local. Os feriados religiosos poderão ser fixados em número não superior a 4 por ano, incluída a Sexta-Feira da Paixão. Além da Sexta-Feira da Paixão, também o dia de Corpus Christi é feriado religioso, normalmente comemorado em âmbito nacional, motivo pelo qual será relacionado, no presente trabalho, juntamente com os feriados nacionais.

9.1.3. OBRIGAÇÕES A SEREM CUMPRIDAS EM TODOS OS MESES DO ANO

Algumas obrigações relacionadas com as legislações trabalhista e previdenciária terão de ser cumpridas em todos os meses do ano, conforme examinamos a seguir.

9.1.3.1. ATÉ O QUINTO DIA DE CADA MÊS

Quando os salários forem pagos por quinzena, o empregador deverá promover o pagamento relativo à 2ª quinzena de cada mês, o mais tardar até o 5º dia do mês subseqüente, ou até o 5º dia da quinzena subseqüente, no próprio mês.

Sendo os salários pagos por semana, o empregador deverá promover o pagamento até o 5º dia da semana subseqüente à vencida. As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 4.1.

9.1.3.2. ATÉ O QUINTO DIA ÚTIL DE CADA MÊS

Até o 5º dia útil do mês subseqüente ao vencido deve ser pago o salário estipulado por mês.

Para este efeito, o sábado é considerado como dia útil. As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 4.1.

9.1.3.3. ATÉ O DIA 7 DE CADA MÊS

Neste prazo devem ser cumpridas as seguintes obrigações: a) CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS

Todas as empresas estão obrigadas a entregar o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, por meio eletrônico (internet e disquete), com a utilização do Aplicativo do CAGED Informatizado (ACI) ou outro aplicativo fornecido pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. O arquivo gerado deverá ser enviado pela internet ou entregue na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego, Subdelegacia ou Agência de Atendimento do MTE.

Quando o dia 7 não for útil, o CAGED deve ser enviado ao MTE até o dia útil anterior; b) DEPÓSITO DO FGTS

Até o dia 7 de cada mês terá de ser realizado o recolhimento dos depósitos do FGTS, correspondente a 8% das remunerações pagas no mês anterior aos empregados e diretores optantes.

Em se tratando de contratos de trabalho de aprendiz, o depósito é de 2%. O depósito deve ser antecipado quando não houver expediente bancário no dia 7.

Para prestar informações ao FGTS e à Previdência Social, bem como para a geração da GRF – Guia de Recolhimento do FGTS, a empresa deverá utilizar obrigatoriamente o SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência.

O arquivo SEFIP deverá ser transmitido com as informações à Previdência Social mesmo que não haja recolhimento do FGTS.

(4)

9.1.3.4. ATÉ O DIA 10 DE CADA MÊS

Neste prazo devem ser cumpridas as seguintes obrigações:

a) CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS – EMPREGADOR URBANO

Todos os empregadores urbanos, com exceção dos domésticos e contribuintes individuais, devem recolher a contribuição patronal, a descontada dos empregados e a de terceiros, calculadas sobre as remunerações dos empregados pagas no mês anterior.

Desde 1-4-2003, as empresas estão obrigadas a reter a contribuição previdenciária do segurado contribuinte individual a seu serviço, e recolher o produto arrecadado juntamente com as contribuições a seu cargo. A retenção é de 11% do total da remuneração paga ou creditada no decorrer do mês, observado o limite máximo previdenciário. O recolhimento poderá ser prorrogado para o primeiro dia útil seguinte, quando não houver expediente bancário no dia 10.

b) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – EMPREGADOR RURAL

Todo produtor rural pessoa jurídica e pessoa física com empregados, segurado especial, o adquirente, consignatário ou cooperativa de produto rural deve recolher a contribuição previdenciária.

Também estão obrigados ao recolhimento as agroindústrias, com exceção da piscicultura, carcinicultura, suinocultura e avicultura.

A contribuição, que é calculada sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural, é de 2,85% para o empregador pessoa jurídica e a agroindústria e 2,30% para o empregador pessoa física e o segurado especial.

O produtor rural, pessoa jurídica ou pessoa física, deverá recolher a contribuição de terceiros e a descontada dos empregados.

O recolhimento poderá ser prorrogado para o primeiro dia útil seguinte, quando não houver expediente bancário no dia 10.

c) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – CESSÃO DE MÃO-DE-OBRA

A empresa contratante de serviços prestados mediante cessão de mão-de-obra ou empreitada, inclusive em regime de trabalho temporário, deverá reter 11% do valor bruto na Nota Fiscal, fatura ou do recibo de prestação de serviço e recolher ao INSS.

A importância retida deverá ser recolhida pela empresa contratante até o dia 10 do mês seguinte ao da emissão da Nota Fiscal, da fatura ou do recibo de prestação de serviços, prorrogando-se este prazo para o primeiro dia útil subseqüente quando não houver expediente bancário neste dia, informando, no campo identificador do documento de arrecadação, o CNPJ do estabelecimento da empresa contratada e, no campo nome ou denominação social, a denominação social desta, seguida da denominação social da empresa contratante.

d) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – COOPERATIVA DE TRABALHO

A contribuição a cargo da empresa é de 15% sobre o valor bruto da Nota Fiscal ou fatura de prestação de serviços, relativamente a serviços que lhe são prestados por cooperados por intermédio de cooperativas de trabalho.

O recolhimento poderá ser prorrogado para o primeiro dia útil seguinte, quando não houver expediente bancário no dia 10.

e) COMUNICAÇÃO DOS REGISTROS DOS ÓBITOS

O Titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais deve comunicar ao INSS o registro dos óbitos ocorridos no mês anterior, devendo da relação constar a filiação, a data e o local de nascimento da pessoa falecida. Não havendo óbito, este fato deve ser comunicado;

f) REMESSA DA CÓPIA DA GPS – GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL AO SINDICATO

Todas as empresas deverão encaminhar ao Sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados cópia da guia de recolhimento das contribuições previdenciárias, relativa ao mês anterior.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 5.5.

9.1.3.5. ATÉ O DIA 15 DE CADA MÊS

Neste prazo, devem ser cumpridas as seguintes obrigações:

– CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS – contribuintes individuais, quando for o caso, e empregadores domésticos devem recolher a contribuição incidente sobre a remuneração.

– CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS – cooperativas de trabalho obrigadas a descontar e recolher a contribuição previdenciária de 11% ou 20%, conforme o caso, calculada sobre a remuneração repassada ou creditada no mês ao cooperado contribuinte individual.

O recolhimento poderá ser prorrogado para o dia útil seguinte quando não houver expediente bancário no dia 15.

(5)

9.1.3.6. ATÉ O ÚLTIMO DIA ÚTIL DO 1° DECÊNDIO DO MÊS SUBSEQÜENTE AO MÊS DE OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR

Neste prazo deve ser recolhido o IR/Fonte incidente sobre a remuneração paga aos empregados e trabalhadores autônomos.

Para cumprir esta obrigação, devem ser observados os seguintes critérios:

Nos pagamentos de tributos e contribuições federais, administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o contribuinte deve utilizar o seguinte modelo de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), aprovado pela Instrução Normativa 736 RFB, de 2-5-2007, que também poderá ser impresso em formulário contínuo ou emitido por meio eletrônico:

Preenchimento do DARF

O contribuinte poderá preencher o DARF eletrônica, mecânica ou manualmente.

O DARF será preenchido, obrigatoriamente, em duas vias. As vias que, eventualmente, excederem as duas, serão autenticadas a carimbo.

O quadro a seguir estabelece as instruções para preenchimento do DARF: CAMPO DO

DARF O QUE DEVE CONTER

01 Nome e telefone do contribuinte.

02 Data de ocorrência ou do encerramento do período base no formato DD/MM/AA. 03 Número de inscrição no CPF ou no CNPJ.

04 Código da receita que está sendo paga. Os códigos de tributos administrados pela RFB podem ser obtidos na “Agenda Tributária”,. No endereço http://www.receita.fazenda.gov.br.

05 Soma das receitas brutas mensais de janeiro até o mês de apuração. 06 Data de vencimento da receita no formato DD/MM/AA.

07 Valor da receita principal que está sendo paga. 08 Valor da multa, quando devida.

09 Valor dos juros de mora, ou encargos do DL 1.025/69 (PFN), quando devidos. 10 Soma dos campos 07 a 09.

11 Autenticação do Agente Arrecadador.

Códigos dos Tributos/Contribuições e Multas

A rede arrecadadora de receitas federais está orientada no sentido de recusar o recebimento de DARF quando o número de inscrição no CNPJ/CPF e o código da receita estiverem ausentes ou ilegíveis, ou quando a soma das parcelas estiver errada.

O mau preenchimento do DARF poderá acarretar a cobrança, por parte da RFB, de débito já quitado, cujo pagamento não foi possível ser alocado.

(6)

Para preenchimento do Campo 04 do DARF serão utilizados os seguintes códigos:

DENOMINAÇÃO CÓDIGOS A CONSTAR DOCAMPO 04 DO DARF

IR/FONTE – RENDIMENTOS DO TRABALHO:

– Assalariado... 0561

– S/Vínculo Empregatício... 0588

– Remuneração Indireta (Art. 74, Lei 8.383/91) ... 2063

– Resgate de Contribuição à Entidade de Previdência Privada... 3223

– Decisão da Justiça do Trabalho ... 5936

9.1.3.7. ATÉ O ÚLTIMO DIA ÚTIL DO 2º DECÊNDIO SUBSEQÜENTE AO MÊS DE OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR

Neste prazo deve ser recolhida a contribuição relativa ao PIS-Folha de Pagamento.

A referida contribuição é devida pelas entidades sem fins lucrativos, inclusive condomínios e as cooperativas que excluírem da base de cálculo do PIS-Faturamento ou da COFINS qualquer das receitas elencadas no artigo 15 da Medida Provisória 2.158-35/2001.

A contribuição correspondente a 1% da folha de salários, relativa à remuneração paga, devida ou creditada aos empregados.

9.1.3.8. ATÉ O ÚLTIMO DIA DO MÊS

Os empregados que não estavam trabalhando no mês de março ou que, ao serem admitidos, não apresentaram prova do desconto anterior da contribuição sindical serão descontados no primeiro mês subseqüente ao do reinício ou da admissão ao trabalho.

A Contribuição Sindical dos Empregados, descontada no mês anterior, deverá ser recolhida até o último dia de cada mês, através dos estabelecimentos bancários.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 12.2.

9.1.3.9. QUADRO-RESUMO DAS OBRIGAÇÕES

A título de ilustração do presente trabalho, elaboramos o Quadro-Resumo das Obrigações Mensais Trabalhistas e Previdenciárias, do PIS-Folha de Pagamento e do FGTS a serem cumpridas, mensalmente, pelas empresas em geral.

OBRIGAÇÕES MENSAIS TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIAS, DO PIS E DO FGTS OBRIGAÇÃO PRAZO DE CUMPRIMENTO ATÉ

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E RETENÇÕES

o dia 10 de cada mês CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL

SALÁRIOS DOS SEMANALISTAS E QUINZENALISTAS o 5º dia SALÁRIOS DOS MENSALISTAS o 5º dia útil CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS – CAGED

o dia 7 de cada mês DEPÓSITO DO FGTS

COMUNICAÇÃO DOS REGISTROS DOS ÓBITOS

o dia 10 REMESSA DA CÓPIA DA GPS AO SINDICATO

PIS-FOLHA DE PAGAMENTO o último dia útil do 2º decêndio subseqüente ao mês do fato gerador CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO EMPREGADOR DOMÉSTICO

o dia 15 de cada mês CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADOS o último dia do mês IR/FONTE o último dia útil do 1° decêndio do mês

(7)

9.1.4. OBRIGAÇÕES PERIÓDICAS E FERIADOS NACIONAIS

Algumas obrigações terão de ser cumpridas em determinados meses do ano, conforme examinado nos itens a seguir.

Após a discriminação dos meses em que deverão ser cumpridas essas obrigações, relacionamos os feriados nacionais nos respectivos meses, indicando, inclusive, os dias da semana em que recaem os mesmos no ano de 2008 e a data de sua comemoração.

9.1.5. JANEIRO

No mês de janeiro de cada ano, as empresas terão de cumprir as seguintes obrigações:

a) CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL – a contribuição sindical patronal deve ser recolhida até o último dia do mês de janeiro.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 12.1.

b) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – RECOLHIMENTO TRIMESTRAL – os contribuintes individuais, quando for o caso, e empregadores domésticos podem optar por efetuar o recolhimento trimestral da contribuição previdenciária. A opção é somente para os recolhimentos cujos salários-de-contribuição sejam iguais ao valor de um Salário Mínimo. O recolhimento poderá ser efetuado até o dia 15 do mês seguinte ao trimestre de outubro a dezembro.

Nas localidades onde não houver expediente bancário, o cumprimento desta obrigação pode ser prorrogado para o dia útil subseqüente.

c) DIFERENÇA DO 13º SALÁRIO – as diferenças porventura apuradas quando do pagamento do 13º Salário terão de ser pagas aos respectivos empregados ou ressarcidas à empresa, quando for o caso, até o dia 10 de janeiro de cada ano.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 6.2.

d) MAPA DE AVALIAÇÃO ANUAL DOS DADOS ATUALIZADOS DE ACIDENTES DO TRABALHO – empresas privadas e públicas da administração direta e indireta dos poderes legislativo e judiciário, que tenham empregados regidos pela CLT. As empresas devem encaminhar à Delegacia Regional do Trabalho, até o dia 31, um mapa contendo a avaliação anual dos dados atualizados de acidentes do trabalho registrados mensalmente.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 11.1.

e) GFIP/SEFIP DO 13º SALÁRIO – as empresas devem apresentar GFIP/SEFIP distintas para os fatos geradores referentes ao mês de dezembro (competência 12); e para os fatos geradores referentes ao décimo terceiro salário (competência 13).

A GFIP/SEFIP da competência 13 deve ser utilizada exclusivamente para prestar informações à Previdência

Social, relativas a fatos geradores das contribuições relacionadas ao décimo terceiro salário, não sendo devido

o recolhimento do FGTS.

A remuneração do décimo terceiro salário e o recolhimento do FGTS sobre esta parcela serão preenchidos e recolhidos na GRF da competência 12, paga até o dia 7 de janeiro.

A GFIP/SEFIP da competência 13 (somente com as informações à Previdência Social) deve ser apresentada até o dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da referida competência.

f) PLANO DE AÇÃO – a EBAS – Entidade Beneficente de Assistência Social deve cumprir uma série de exigências constantes da legislação, dentre elas, está a apresentação, até 31 de janeiro de cada ano, do Plano de Ação das atividades a serem desenvolvidas durante o ano em curso.

O Plano de Ação deve ser entregue em qualquer Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil (antiga UARP – Unidade de Atendimento da Receita Previdenciária) circunscricionante de seu estabelecimento centralizador.

9.1.5.1. OUTRAS OBRIGAÇÕES

Além das obrigações discriminadas no item 9.1.5, as empresas em geral deverão, ainda, observar no mês de janeiro o seguinte:

• 13º SALÁRIO NAS FÉRIAS – o empregado que pretender receber a 1ª parcela do 13º Salário juntamente com a remuneração das suas férias terá de entregar requerimento ao empregador, neste sentido, durante o mês de janeiro do ano correspondente.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 6.2.

9.1.5.2. FERIADO NACIONAL

No mês de janeiro, somente o dia 1º é feriado nacional, dedicado à Confraternização Universal. O dia da semana da Confraternização Universal em 2008 recaiu na terça-feira.

(8)

9.1.6. FEVEREIRO

No mês de fevereiro de cada ano, devem ser cumpridas as seguintes obrigações:

– CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS – os profissionais não organi-zados em firmas deverão recolher a contribuição anual até o último dia do mês de fevereiro de cada ano. As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 12.1.

– RESUMO ESTATÍSTICO ANUAL – as empresas da indústria de construção civil devem enviar à FUNDA-CENTRO, até o último dia útil de fevereiro, o Resumo Estatístico Anual: 29-2-2008

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 11.6.

– COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PAGOS E DE RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA – a pessoa física ou jurídica que pagar rendimentos com retenção na fonte deve fornecer à pessoa física beneficiária o Comprovante de Rendimento até o dia 29-2-2008.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 5.3.

9.1.6.1. FERIADO NACIONAL

No mês de fevereiro, não há feriado nacional. Embora o Carnaval no ano de 2008 seja comemorado no mês de fevereiro, não há na Legislação Federal qualquer dispositivo estabelecendo que os dias correspondentes àquela festividade sejam feriados.

No ano de 2008, o Carnaval foi comemorado nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 4 (segunda-feira) e 5 (terça-feira).

9.1.7. MARÇO

No mês de março de cada ano, terão de ser cumpridas as seguintes obrigações:

a) CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADOS – os empregadores são obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mês de março de cada ano, a contribuição sindical por eles devida aos respectivos sindicatos.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 12.2.

b) RAIS ANO-BASE 2007 – encerra-se no dia 28-3-2008 o prazo para entrega da RAIS, para todas as empresas, independentemente do número de empregados e forma de declaração, inclusive a RAIS retificação, que somente poderá ser apresentada via internet.

c) SERVIÇO ÚNICO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO – as empresas que optarem pela manutenção de serviço único de engenharia e medicina do trabalho ficam obrigadas a elaborar e submeter à aprovação da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, até o dia 30 de março, um Programa Bienal de segurança e medicina do trabalho a ser desenvolvido.

As empresas que se instalarem após o dia 30 de março de cada ano poderão constituir o serviço único de engenharia e medicina do trabalho, elaborando o programa respectivo, o qual será submetido ao Ministério do Trabalho e Emprego no prazo de 90 dias, a contar de sua instalação.

d) PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR - as pessoas jurídicas fornecedoras e prestadoras de serviços de alimentação coletiva do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador devem recadastrar-se no prazo de 2-1 a 31-3-2008.

O recadastramento das pessoas jurídicas fornecedoras de alimentação deve ser efetuado por meio eletrônico, utilizando o formulário constante da página do MTE, na Internet (www.mte.gov.br/pat).

Já o recadastramento das pessoas jurídicas prestadoras de serviços de alimentação coletiva deve ser efetuado por meio de formulário próprio constante da página do MTE na internet, impresso e encaminhado, juntamente com documentação nele especificada, à Coordenação do PAT.

O não recadastramento no PAT no prazo estipulado implicará o cancelamento automático do registro ou inscrição.

9.1.7.1. FERIADO NACIONAL

No mês de março, não há feriado nacional.

9.1.7.1.1. FERIADO RELIGIOSO

A Sexta-Feira da Paixão é feriado religioso de data móvel. No ano de 2008, a Sexta-Feira da Paixão recai no dia 21 de Março.

9.1.8. ABRIL

No mês de abril, as empresas terão de cumprir as seguintes obrigações:

a) RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL DOS EMPREGADOS – a contribuição sindical anual, descontada dos empregados no mês de março, terá de ser recolhida até o último dia do mês de abril, por intermédio da rede bancária arrecadadora, bem como em todos os canais da Caixa Econômica Federal (agências, unidades lotéricas, correspondentes bancários e postos de auto-atendimento).

b) RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DAS ENTIDADES BENEFICENTES – todas as entidades beneficentes de assistência social, que gozem da isenção das Contribuições Sociais, são obrigadas a apresentar até o dia 30 de abril à Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil (antiga UARP – Unidade de Atendimento da

(9)

Receita Previdenciária), jurisdicionante de sua sede, relatório circunstanciado de suas atividades no exercício anterior.

c) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – RECOLHIMENTO TRIMESTRAL – os contribuintes individuais, quando for o caso, e empregadores domésticos podem optar por efetuar o recolhimento trimestral da contribuição previdenciária. A opção é somente para os recolhimentos cujos salários-de-contribuição sejam iguais ao valor de um salário mínimo. O recolhimento poderá ser efetuado até o dia 15 do mês seguinte ao trimestre de janeiro a março. Nas localidades onde não houver expediente bancário, o cumprimento desta obrigação pode ser prorrogado para o dia útil subseqüente.

9.1.8.1. FERIADO NACIONAL

No mês de abril, o único feriado nacional é o do dia 21, dedicado às solenidades relativas à morte de Tiradentes.

No ano de 2008, o dia 21 de abril recai numa segunda-feira.

9.1.9. MAIO

No mês de maio, as empresas devem cumprir as seguintes obrigações:

a) SALÁRIO-FAMÍLIA – O empregado para se habilitar ao recebimento do salário-família deve apresentar, no mês de maio de cada ano, o comprovante de freqüência à escola, referente às crianças a partir de 7 anos de idade.

9.1.9.1. FERIADO NACIONAL

O único feriado nacional no mês de maio é o do dia 1º, dedicado às comemorações do Dia do Trabalho. No ano de 2008, o Dia do Trabalho recai na quinta-feira.

9.1.9.1.1. FERIADO RELIGIOSO

O dia Corpus Christi é feriado religioso de data móvel. No ano de 2008, o dia de Corpus

Christi está fixado para o dia 22, quinta-feira.

9.1.10. JUNHO

Neste mês, não há obrigação periódica a ser cumprida pelas empresas.

9.1.10.1. FERIADO NACIONAL

No mês de junho, não há feriado nacional.

9.1.11. JULHO

No mês de julho, as empresas terão de cumprir as seguintes obrigações:

a) SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO – ENVIO DE LISTAGEM DE TRABALHADORES EXPOSTOS E EX-EXPOSTOS AO AMIANTO/ASBESTOS – todas as empresas, que desenvolvem ou desenvolveram atividades de extração, industrialização, utilização, manipulação, comercialização, transporte e destinação final de resíduos, devem encaminhar, anualmente, ao órgão responsável pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível municipal ou, na sua ausência, ao órgão regional, listagem de trabalhadores expostos e ex-expostos ao asbesto/amianto.

A listagem e as informações referentes aos trabalhadores expostos e ex-expostos ao asbesto/amianto em atividade, independentemente de notificação por parte do SUS, deverão ser encaminhadas, preferencialmente, por meio eletrônico, impreterivelmente, até o primeiro dia útil do mês de julho, devidamente protocoladas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador ou no Serviço de Vigilância à Saúde do Trabalhador, da Secretaria Estadual de Saúde, ou, na inexistência dos órgãos citados, no Serviço de Vigilância à Saúde do SUS, onde a empresa está situada.

b) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – RECOLHIMENTO TRIMESTRAL – os contribuintes individuais, quando for o caso, e empregadores domésticos podem optar por efetuar o recolhimento trimestral da contribuição previdenciária. A opção é somente para os recolhimentos cujos salários-de-contribuição sejam iguais ao valor de um salário mínimo. O recolhimento poderá ser efetuado até o dia 15 do mês seguinte ao trimestre de abril a junho. Nas localidades onde não houver expediente bancário, o cumprimento desta obrigação pode ser prorrogado para o dia útil subseqüente.

c) PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR – as pessoas jurídicas beneficiárias do PAT devem recadastrar-se, no período de 1-4 a 31-7-2008.

O recadastramento das pessoas jurídicas beneficiárias deve ser efetuado por meio eletrônico, utilizando o formulário constante da página do MTE, na Internet (www.mte.gov.br/pat).

O não recadastramento no PAT no prazo estipulado implicará o cancelamento automático do registro ou inscrição.

9.1.11.1. FERIADO NACIONAL

(10)

9.1.12. AGOSTO

No mês de agosto, não há obrigação periódica a ser cumprida.

9.1.12.1. FERIADO NACIONAL

No mês de agosto, não há feriado nacional.

9.1.13. SETEMBRO

No mês de setembro, não há obrigação periódica a ser cumprida.

9.1.13.1. FERIADO NACIONAL

O único feriado nacional no mês de setembro é o do dia 7, dedicado às comemorações da Independência do Brasil. No ano de 2008, o Dia da Independência recai num domingo.

9.1.14. OUTUBRO

Neste mês, não há obrigação periódica a ser cumprida pelas empresas. Entretanto, a seguinte obrigação será cumprida, se for o caso:

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA – RECOLHIMENTO TRIMESTRAL – os contribuintes individuais, quando for o caso, e empregadores domésticos podem optar por efetuar o recolhimento trimestral da contribuição previdenciária. A opção é somente para os recolhimentos cujos salários-de-contribuição sejam iguais ao valor de um salário mínimo. O recolhimento poderá ser efetuado até o dia 15 do mês seguinte ao trimestre de julho a setembro. Nas localidades onde não houver expediente bancário, o cumprimento desta obrigação pode ser prorrogado para o dia útil subseqüente.

9.1.14.1. FERIADO NACIONAL

No mês de outubro, o feriado nacional é o dia 12, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No ano de 2008, o dia 12 recai num domingo.

Embora não seja feriado nacional, no mês de outubro comemora-se o Dia do Comerciário, cuja data é variável nas diversas cidades do País.

9.1.14.1.1. Eleições

No mês de outubro serão realizadas, em todo o Brasil, eleições para Prefeitos e Vereadores. O dia das eleições é Feriado Nacional.

As eleições se realizarão, em primeiro turno, no primeiro domingo de outubro e, em segundo turno, quando houver, no último domingo de outubro.

O primeiro domingo do mês recai no dia 5, e se houver segundo turno, o mesmo será realizado no dia 26.

9.1.15. NOVEMBRO

No mês de novembro, as empresas devem cumprir as seguintes obrigações:

a) PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO – Os empregadores estão obrigados ao pagamento da 1ª parcela do 13º Salário, cujo prazo se encerra no dia 30 de novembro, uma vez que a legislação vigente determina que essa gratificação deve ser paga entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 6.2.

b) SALÁRIO-FAMÍLIA – O empregado para se habilitar ao recebimento do salário-família deve apresentar, no mês de novembro, da mesma forma que já fez em maio, o comprovante de freqüência à escola, referente às crianças a partir de 7 anos de idade.

Ainda no mês de novembro, o empregado deverá apresentar a caderneta de vacinação ou equivalente, comprovando a aplicação das vacinas obrigatórias nas crianças menores de 7 anos de idade.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 7.3.

9.1.15.1. FERIADO NACIONAL

No mês de novembro, existem dois feriados nacionais a saber: o dia 2, Dia de Finados, que passou a ser feriado nacional, e o dia 15, dedicado às comemorações do Dia da Proclamação da República. No ano de 2008, o dia 2 recai num domingo e o dia 15, num sábado.

9.1.16. DEZEMBRO

No mês de dezembro de cada ano, terão de ser cumpridas as seguintes obrigações:

a) 2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO – o pagamento da 2ª parcela do 13º Salário terá de ser efetuado até o dia 20 de dezembro de cada ano, prazo estabelecido na legislação vigente.

(11)

b) CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO 13º SALÁRIO – todos os empregadores devem recolher as contribui-ções relativas ao 13º salário até o dia 20 de dezembro. Se não houver expediente bancário neste dia, o recolhi-mento deve ser antecipado.

Observação: Empregadores domésticos, que não fizeram a opção pelo recolhimento trimestral, poderão

recolher a contribuição previdenciária relativa à competência novembro, juntamente com a contribuição referente ao 13º Salário.

9.1.16.1. FERIADO NACIONAL

O único feriado nacional no mês de dezembro é o do dia 25, Dia de Natal. No ano de 2008, o Dia de Natal recai numa quinta-feira.

9.1.17. QUADRO-RESUMO DAS OBRIGAÇÕES PERIÓDICAS

Para ilustrar o presente trabalho, elaboramos o Quadro-Resumo das Obrigações Periódicas a serem cumpridas, em determinadas épocas do ano, pelas empresas em geral.

OBRIGAÇÕES PERIÓDICAS

OBRIGAÇÃO ÉPOCA DO CUMPRIMENTO

CADERNETA DE VACINAÇÃO (Apresentação pelos Empregados) mês de novembro COMPROVANTE DE FREQÜÊNCIA ESCOLAR (Apresentação pelos

Empre-gados) meses de maio e novembro COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PAGOS E DE RETENÇÃO DO IMPOSTO

DE RENDA NA FONTE até o último dia útil de fevereiro, ou por ocasião darescisão do contrato de trabalho, se ocorrer antes CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO 13º SALÁRIO até 20 de dezembro

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL DOS AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS

LIBERAIS no mês de fevereiro CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL DOS EMPREGADOS (Desconto) até 31 de março CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL DOS EMPREGADOS (Recolhimento) no mês de abril CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL PATRONAL (Recolhimento) até o dia 31 de janeiro 13º SALÁRIO NAS FÉRIAS (Requerimento do Empregado) mês de janeiro 13º SALÁRIO – 1ª PARCELA até 30 de novembro 13º SALÁRIO – 2ª PARCELA até 20 de dezembro DIFERENÇA DO 13º SALÁRIO até 10 de janeiro GIFP/SEFIP DO 13º SALÁRIO até 31 de janeiro ENVIO DE LISTAGEM DE TRABALHADORES EXPOSTO E EX-EXPOSTOS

AO AMIANTO/ASBESTOS até o primeiro dia útil do mês de julho MAPA DE AVALIAÇÃO ANUAL DOS DADOS ATUALIZADOS DE ACIDENTES

DO TRABALHO até 31 de janeiro PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

(recadastra-mento das pessoas jurídicas fornecedoras e prestadoras de alimentação) de 2-1 a 31-3-2008 PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

(recadastra-mento das pessoas jurídicas beneficiárias do PAT) de 1-4 a 31-7-2008 PLANO DE AÇÃO ( apresentação pelas entidades beneficentes das atividades a

serem desenvolvidas durante o ano) até 31 de janeiro PROGRAMA BIENAL DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO até 30 de março RAIS – RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS até 28 de março RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DAS ENTIDADES BENEFICENTES até 30 de abril RESUMO ESTATÍSTICO ANUAL até o último dia útil de fevereiro

(12)

9.1.18. FERIADOS NACIONAIS E RELIGIOSOS EM 2008

Como ilustração ao presente trabalho, elaboramos, ainda, o Quadro dos Feriados Nacionais e Religiosos de âmbito nacional, para o ano de 2008, indicando, em seguida, o dia da semana em que os mesmos recaem e a data de sua comemoração.

FERIADOS NACIONAIS E RELIGIOSOS EM 2008

DATA EVENTO COMEMORATIVO DIA DA SEMANA ESPECIFICAÇÃO

1º DE JANEIRO CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL TERÇA-FEIRA NACIONAL 21 DE MARÇO SEXTA-FEIRA SANTA SEXTA-FEIRA MUNICIPAL 21 DE ABRIL TIRADENTES SEGUNDA-FEIRA NACIONAL 1º DE MAIO DIA DO TRABALHO QUINTA-FEIRA NACIONAL 22 DE MAIO CORPUS CHRISTI QUINTA-FEIRA MUNICIPAL 7 DE SETEMBRO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DOMINGO NACIONAL 5 DE OUTUBRO ELEIÇÕES MUNICIPAIS1º TURNO DOMINGO NACIONAL 12 DE OUTUBRO N. S. APARECIDA DOMINGO NACIONAL 26 DE OUTUBRO ELEIÇÕES MUNICIPAIS2º TURNO DOMINGO NACIONAL 2 DE NOVEMBRO FINADOS DOMINGO NACIONAL 15 DE NOVEMBRO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA SÁBADO NACIONAL 25 DE DEZEMBRO NATAL QUINTA-FEIRA NACIONAL

9.1.19. OBRIGAÇÕES SEM MESES DESIGNADOS

Além das obrigações a serem cumpridas mensal ou periodicamente, já examinadas, deverão ser observadas as seguintes:

a) CADASTRAMENTO NO PIS – os empregados e trabalhadores avulsos não inscritos anteriormente como participantes do PIS – Programa de Integração Social deverão ser cadastrados imediatamente após a sua admissão.

Para realizar o cadastramento do trabalhador no Programa, o empregador deve adquirir em papelarias especializadas o formulário denominado “Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT)”.

O DCT deve ser preenchido em duas vias, sendo a 1ª na cor branca destinada à agência da CAIXA – Caixa Econômica Federal, e a 2ª via, cor azul, destinada ao empregador.

O documento, devidamente preenchido, deve ser apresentado, exclusivamente, nas agências da CAIXA, para obtenção do Comprovante do Cadastramento.

No ato da entrega do documento, o empregador deve apresentar o cartão de inscrição no CNPJ ou no registro de matrícula no CEI – Cadastro Específico do INSS.

Quando o trabalhador for tirar a 1ª via da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, o cadastramento no PIS será de competência das Delegacias Regionais do Trabalho, devendo esse cadastramento ser ratificado na CAIXA.

b) SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho deve ser promovida, anualmente, pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

c) REQUERIMENTO DO ABONO DE FÉRIAS – é facultado ao empregado converter 1/3 do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

Para ter direito ao abono de férias, o empregado deverá requerê-lo à empresa até 15 dias do término do período aquisitivo.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 6.1.

d) REQUERIMENTO DO REGISTRO DA CIPA – após a organização da CIPA, deverá ser promovido seu registro no órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego até 10 dias após a eleição. Esse registro será feito mediante requerimento ao Delegado Regional do Trabalho, acompanhado de cópia das atas de eleição e da

(13)

instalação e posse, contendo o calendário anual das reuniões ordinárias da CIPA, constando dia, mês, hora e local de sua realização.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 11.5.

e) TERMO DE RESPONSABILIDADE – para fazer jus ao recebimento do salário-família, o empregado, quando de sua admissão, deve firmar o termo de responsabilidade, no qual se compromete a comunicar à empresa ou ao INSS qualquer fato ou circunstância que determina a perda do direito ao benefício.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 7.3.

f) MAPA DE RISCOS – a CIPA deverá elaborar, ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento, o MAPA DE RISCOS, devendo o mesmo ser refeito a cada gestão da CIPA.

As normas para o cumprimento desta obrigação foram analisadas no Fascículo 11.5.

g) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL – todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados à elaboração e à implementação do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

h) FICHA DE ACIDENTE DO TRABALHO – as empresas de Indústria da Construção Civil devem encaminhar à FUNDACENTRO a Ficha de Acidentes do Trabalho, até 10 dias após o dia do acidente.

i) RELAÇÃO DOS TRABALHADORES EXPOSTOS A AGENTES NOCIVOS – o CNPS – Conselho Nacional de Previdência Social recomenda as empresas a encaminharem, mensalmente, ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, relação dos trabalhadores expostos a agentes nocivos prejudiciais à saúde ou integridade física em condições que ensejam a concessão da aposentadoria especial.

A relação deve ser afixada junto ao quadro de horário de trabalho da empresa.

j) PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO – a empresa deve elaborar e manter atualizado o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador exposto a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física e fornecer a este, quando da rescisão do contrato, cópia autêntica desse documento. Este formulário é exigido desde 1-1-2004, em substituição ao formulário para comprovação da efetiva exposição dos segurados aos agentes nocivos para fins de requerimento da aposentadoria especial.

l) COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DO TRABALHO – sempre que ocorrer acidente do trabalho ou doença profissional, havendo ou não afastamento do empregado, a empresa é obrigada a comunicá-lo à Previdência Social, emitindo a CAT – Comunicação do Acidente do Trabalho . O acidente do trabalho deve ser comunicado à Previdência Social pela empresa até o 1º dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente.

m) FGTS NA RESCISÃO – as empresas que demitirem empregados sem justa causa ficam obrigadas a recolher os depósitos do mês anterior e o do mês da rescisão, bem como a multa rescisória de 40% ou 20% através da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF). No caso de demissão sem justa causa, inclusive na rescisão indireta, além da Indenização Compensatória, é devida desde 1-1-2002 a Contribuição Social de 10% do FGTS.

O vencimento da GRRF dar-se-á conforme o seguinte quadro: SITUAÇÃO CONTRIBUIÇÃODEPÓSITO +

SOCIAL PRAZO DE RECOLHIMENTO

AVISO PRÉVIO TRABALHADO Mês anterior 1º dia útil subseqüente à data do efetivo desligamento, desde que este dia útil seja igual ou anterior ao dia 7 do mês de rescisão. Quando o 1º dia útil for posterior ao dia 7 do mês subseqüente, o vencimento ocorre no mencio-nado dia 7.

Término de contrato de trabalho por prazo determinado (firmado nos ter-mos da Lei 9.601/98)

Mês da rescisão 1º dia útil subseqüente à data do efetivo desligamento. Multa rescisória 1º dia útil subseqüente à data do efetivo desligamento. AVISO PRÉVIO INDENIZADO

Despe-dida indireta Mês anterior Até o dia 7 do mês da rescisão. Término de contrato de trabalho por

prazo determinado (firmado nos ter-mos da Lei 6.019/74)

Mês da rescisão Até o 10º dia corrido a contar do dia imediatamente rior ao desligamento. Quando o 10º dia corrido for poste-rior ao dia 7 do mês subseqüente, o vencimento ocorre no mencionado dia 7. Caso não haja expediente bancário no 10º dia corrido, o prazo para recolhimento, sem acrésci-mos legais, é o dia útil imediatamente anterior ao 10º dia corrido.

(14)

SITUAÇÃO CONTRIBUIÇÃODEPÓSITO +

SOCIAL PRAZO DE RECOLHIMENTO

Rescisão antecipada de contrato de trabalho por prazo determinado (firma-do nos termos da Lei 9.601/98)

Aviso Prévio Indenizado Até o 10º dia corrido a contar do dia imediatamente rior ao desligamento. Quando o 10º dia corrido for poste-rior ao dia 7 do mês subseqüente, o vencimento ocorre no mencionado dia 7. Caso não haja expediente bancário no 10º dia corrido, o prazo para recolhimento, sem acrésci-mos legais, é o dia útil imediatamente anterior ao 10º dia corrido.

Multa rescisória Até o 10º dia corrido a contar do dia imediatamente poste-rior ao desligamento. Caso não haja expediente bancário no 10º dia corrido, o prazo para recolhimento, sem acrésci-mos legais, é o dia útil imediatamente anterior ao 10º dia corrido.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal de 1988 – artigos 29 e 77 (Portal COAD); Lei Complementar 110, de

29-6-2001 (Informativo 27/2001); Lei 605, de 5-1-49 (DO-U de 14-1-49); Lei 662, de 6-4-49 (DO-U de 13-4-49); Lei 4.737, de 15-7-65- Código Eleitoral – artigo 380 (DO-U de 19-7-65); Lei 6.802, de 30-6-80 (DO-U de 1-7-80); Lei 8.212, de 24-7-91 (Portal COAD); Lei 8.870, de 15-4-94 (Informativo 16/94); Lei 8.981, de 20-1-95 (Informativo 04/95); Lei 9.093, de 12-9-95 (Informativo 37/95); Lei 9.335, de 10-12-96 (Informativo 52/96); Lei 9.504, de 30-9-97 (DO-U de 1-10-97); Lei 9.676, de 30-6-98 (Informativo 26/98); Lei 9.715, de 25-11-98 (Informativo 47/98); Lei 10.097, de 19-12-2000 (Informativo 51/2000); Lei 10.256, de 9-7-2001 (Informativo 28/2001); Lei 10.607, de 19-12-2002 (Informativo 52/2002); Lei 10.666, de 8-5-2003 (Informativo 19/2003); Lei 11.196, de 21-11-2005 – artigo 70 (Informativo 47/2005); Lei 11.488, de 15-6-2007 (Fascículo 25/2007); Medida Provisória 2.158-35, de 24-8-2001 (Informativo 35/2001); Decreto-Lei 5.452, de 1-5-43 – Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – artigos 143, § 1º; 144; 459; 580 ao 583; 587; 601 e 602 (Portal COAD); Decreto 3.265, de 29-11-99 (Informativo 48/99); Decreto 3.048, de 6-5-99 – Regulamento da Previdência Social (Portal COAD); Decreto 4.032, de 26-11-2001 (Informativo 49/2001); Decreto 57.155, de 3-11-65 – artigos 2º, parágrafo único; e 4º (DO-U de 4-11-65); Decreto 99.684, de 8-11-90 (Informativo 46/90); Instrução Normativa 3 SRP, de 14-7-2005 (Portal COAD); Instrução Normativa 20 INSS, de 10-10-2007 (Portal COAD); Instrução Normativa 120 SRF, de 28-12-2000 (Informativo 02/2001); Instrução Normativa 736 RFB, de 2-5-2007 (Fascículo 20/2007); Portaria 8 SSST, de 23-2-99 (Informativo 8/99); Portaria 24 SSST, de 29-12-94 (Informativo 53/94); Portaria 25 SSST, de 29-12-94 (Informativo 53/94); Portaria 33 SSMT, de 27-10-83 (Separata/83); Portaria 34 SIT-DDSST, de 7-12-2007 (Fascículo 50/2007); Portaria 235 MTE, de 14-3-2003 (Informativo 12/2003); Portaria 651 MTE, de 28-12-2008 (Fascículo 01/2008); Portaria 1.851 MS, de 9-8-2006 (Informativo 32/2006); Portaria 3.040 MPAS, de 14-7-82 (DO-U de 15-7-82); Portaria 3.109 MTb, de 8-3-79 (DO-U de 14-3-79); Portaria 3.214 MTb, de 8-6-78 – NR-18 (DO-U de 6-7-78); Ato de Instrução Normativa 9 SRP, de 24-11-2005 (Informativo 47/2005); Ato S/N CEF, de 1995 (Informativo 32/95); Circular 413 CAIXA, de 30-10-2007 (Fascículo 45/2007); Resolução 1.196 CNPS, de 8-11-2000 (Informativo 45/2000).

Referências

Documentos relacionados

Notas 2014 2013 Prêmios emitidos 3.251 – Variação das provisões técnicas 2.562 – de prêmios Prêmios ganhos 18a 689 – Sinistros ocorridos 18b 550 – Custo de aquisição 18c

No que se refere aos benefícios do convívio com animais à longo prazo, apesar de terem sido encon- trados poucos artigos sobre esse convívio, observou- -se que, com as

[r]

Independente do grupo étnico, as características demográficas relatadas por Silva e Sousa leva a supor que a maioria dos migrantes que entravam em Goiás na

Copyleft by Fabio Kon & Alfredo Goldman 28 / 83 Outubro de 2003 Origens de Scrum O Jeff Suttherland O http://jeffsutherland.com O Ken Schwaber O http://www.controlchaos.com

Uma vez que a goma de linhaça tem capacidade de atuar como substituta da gordura em produtos alimentícios como pães, biscoitos e massas, o objetivo deste trabalho foi

As partes podem, porém, acordar se a garantia é automática, isto é: verdadeiramente a mera solicitação ou automática ou se, pelo contrário, o garante deve

4.2 A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, disponível por meio do aplicativo para a solicitação de inscrição na data prevista no Cronograma do