• Nenhum resultado encontrado

GABARITO OFICIAL E RESOLUÇÃO DO SIMULADO 9 ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO OFICIAL E RESOLUÇÃO DO SIMULADO 9 ANO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GABARITO OFICIAL E RESOLUÇÃO DO SIMULADO 9° ANO

AVALIAÇÃO PARCIAL II ETAPA LINGUA PORTUGUESA

1. Período misto ou período composto por orações coordenadas e subordinadas no mesmo período. RESPOSTA: C

2. As orações reduzidas ocorrem sempre nas orações subordinadas, podendo ser de três tipos, infinitivo, quando terminada em “R”, gerúndio, quando terminada em “NDO” ou “NDA” e particípio quando terminada em “DO” ou “DA”. É possível perceber que no primeiro caso temos o verbo “terminada”, que é particípio, no segundo caso, temos o verbo “concluir” que é infinitivo e no terceiro caso, termos o verbo “precisando” que é gerúndio.

RESPOSTA: E

3. O pronome reflexivo implica numa ação verbal que recai sobre a mesma coisa ou pessoa, e isso ocorre de forma diferente no item B, em que o SE tem a função recíproca, ou seja, uma ação mútua entre indivíduos que constituem o sujeito da ação verbal.

RESPOSTA: B

4.Quando a palavra QUE exerce a função de preposição, poderá ser substituída por DE.

RESPOSTA: A

5.Fui no cinema ontem.

O correto é: Fui ao cinema ontem. RESPOSTA: D

6. Comentário: Visconde de Taunay (Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay), engenheiro militar, professor, político, historiador, romancista, teatrólogo, biógrafo, etnólogo e memorialista, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 22 de fevereiro de 1843, e faleceu também no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1899. Sua obra bibliográfica rendeu as obras abaixo:

 A Retirada da Laguna, diário de guerra (1871)

 Inocência, romance (1872)

 Lágrimas do Coração, (1873)

 Manuscrito de Uma Mulher, romance (1873)

 Ouro Sobre Azul, romance (1875)

 Amélia Smith, drama (1886)

 No Declínio, romance (1889)

 O Encilhamento, romance (1894)

 Reminiscências, Memórias (1908, póstumas) RESPOSTA: B

7. Comentário: Na obra Inocência, é relatado o amor impossível entre os personagens; Cirino, o boticário , que durante parte da obra se auto declarava médico e Inocência, moça criada sobre os padrões da sociedade do século XIX e que era prometida à Manecão. RESPOSTA: D

8. Comentário: O Romance Inocência representa o romance regionalista brasileiro e nele retrata-se a vida do interiorano, os aspectos mostrados na obra traz a representação no sertão brasileiro, principalmente as terras mato-grossenses.

RESPOSTA: D

9. Comentário: A personagem Inocência é retratada de forma idealizada, uma moça que aceita as ordens da família e vive em um ambiente cerceado pelo pai. Vive o amor de forma intensa e prefere morrer do que a não viver tal amor. Em contrapartida as personagens femininas das obras Alencarinas não aceitam de forma passiva as ordens familiares e os preceitos da sociedade da época.

c)Inocência encarna a mulher pura e aparentemente frágil, que, não obstante, opõe uma resistência passiva à vontade familiar. Ela prefere morrer a casar com quem não ama. Os tipos femininos de José de Alencar, normalmente, não aceitam pacificamente as convenções sociais retrógradas da sociedade e opõe uma luta ativa que pode levá-las ao triunfo ou à destruição.

10. Comentário: Uma das características do romance regionalista é replicar as características dos cidadãos regionais e do espaço em que a trama ocorre, devido a isso, a obra apresenta tanto um linguajar culto( na voz do narrador) e linguagem coloquial ( voz dos personagens).

c) Reprodução do linguajar típico do interior brasileiro. 11. COMENTÁRIO:

O cubo é uma figura geométrica espacial/sólido geométrico e é composto por faces tais que tem o formato de um quadrado, cujo os lados são congruentes e que “no cubo” são chamados de ARESTAS. As arestas de um cubo são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida. Para se calcular o volume de um cubo basta tão somente calcular o produto das aresta da altura, comprimento, profundidade, ou seja, ARESTAS ELEVADO AO CUBO: 𝑎3.

OBSERVAÇÃO: Aplicação da técnica de MULTIPLICAÇÃO DE MONÔNIOS ou POTENCIAÇÃO DE MONÔMIOS com a UTILIZAÇAO DAS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇAO.

(2)

𝑎3 = (3𝑥2𝑘3𝑦4)3

= (3𝑥2𝑘3𝑦4) ∙ (3𝑥2𝑘3𝑦4) ∙ (3𝑥2𝑘3𝑦4) = 27𝑥6𝑘9𝑦12

RESPOSTA: A

12. COMENTÁRIO:

A ÁREA DO RETÂNGULO é dado pelo produto da sua base com a sua altura. Observe que Você aplicará a MULTÍPLICAÇÃO ENTRE MONÔMIOS.

OBSERVAÇÃO: Aplicação da técnica de MULTIPLICAÇÃO DE MONÔNIOS com a UTILIZAÇAO DAS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇAO.

𝐴 = 𝑏 ∙ 𝑎 = (4𝑚3𝑧7) ∙ (25𝑚7𝑧3) = 100𝑚10𝑧10 RESPOSTA: A

13. COMENTÁRIO:

Para se ter o conhecimento da área ocupada pela da grama do terreno, incialmente deve-se verificar a ÁREA TOTAL DO TERRENO RETANGULAR(produto da base com a altura) e subtrair a ÁREA TOTAL DA CASA(produto da base com sua altura - notadamente tem o formato retangular, visto que suas dimensões diferem da frente com a sua lateral) ÁREA TOTAL DO TERRENO – ÁREA TOTAL DA CASA = ÁREA DO ESPAÇO RESTANTE QUE SERÁ COBERTO POR GRAMA.

OBSERVAÇÃO: Aplicação da técnica de MULTIPLICAÇÃO DE MONÔNIOS com a UTILIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇAO e SUBTRAÇÃO DE MONÔMIOS(para tal, os monômios, obrigatoriamente, têm que ser MONÔMIO SEMELHANTES).

(40𝑥3𝑦4) ∙ (50𝑥4𝑦3) − (6𝑦4𝑥4) ∙ (8𝑥3𝑦3) = 1952𝑥7𝑦7

RESPOSTA: A 14. COMENTÁRIO:

Sendo a ÁREA da MADEIRA em FORMATO RETANGULAR igual ao produto da base com sua altura, ou seja, lado base com o lado altura e já tendo o valor de um dos lados(a base) para encontrar o outro lado(a altura), basta tão somente DIVIDIR A ÁREA pela BASE e o resultado será a ALTURA.

OBSERVAÇÃO: Aplicação da técnica de DIVISÃO DE MONÔNIOS com a UTILIZAÇAO DAS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇAO.

8𝑎4𝑏9∶ 2𝑎3𝑏5 = 4𝑎1𝑏4 RESPOSTA: A

15. COMENTÁRIO:

Sendo a ÁREA da MADEIRA em FORMATO RETANGULAR igual ao produto da base com sua altura, ou seja, lado base com o lado altura e já tendo o valor de um dos lados(a base) para encontrar o outro lado(a altura), basta tão somente DIVIDIR A ÁREA pela BASE e o resultado será a ALTURA.

OBSERVAÇÃO: Aplicação da técnica de DIVISÃO DE MONÔNIOS com a UTILIZAÇAO DAS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇAO. 8𝑎4𝑏9∶ 2𝑎3𝑏5 = 4𝑎1𝑏4 RESPOSTA: A 16. RESPOSTA: A 17. RESPOSTA: D 18. RESPOSTA: B 19.

(3)

RESPOSTA: E

20.

RESPOSTA: B

21. Comentário da questão:

O fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por patriotismo exagerado, desprezo pela democracia, retórica violenta, unipartidarismo ,culto ao líder .Além do projeto expansionista o fascismo, é embasado no nacionalismo e no militarismo, formando uma das principais características do pensamento fascismo italiano.

RESPOSTA: D

22. Comentário

O partido Nazista, foi um partido político de extrema-direita na Alemanha que teve ativo entre os anos de 1920 a 1945. Tem como suas características principais o antissemitismo, expansionismo, xenofobia ,nacionalismo, militarismo, culto ao líder e etc. RESPOSTA: A

23. Comentário

A ascensão do partido nazista ocorreu no período entreguerras (1919-1939) onde foi uma época de descrédito da sociedade liberal em relação à política, economia. Além do partido nazista colocar a impotência dos governos frente a crise economica capitalsita.

RESPOSTA: E

24. Comentário

O período entre as duas guerras mundiais surge o partido nazista e o partido fascista, além do crack da bolsa de valores de Nova York onde o desemprego

,fome, miséria dominou os países. RESPOSTA: A

25. Comentário

A derrota da Alemanha na primeira guerra mundial, foi fundamental para o surgimento do partido nazista. Adolf Hitler, líder do partido nacional socialista dos trabalhadores alemães, foi chanceler do reich e fuhrer da Alemanha nazista. Ele chegou ao poder de forma democrática, seguindo os ritos políticos da Alemanha. RESPOSTA: D

26: Marque o item que corresponde a características demográficas do Continente Europeu:

A) ERRADA - São países possuem baixos índices de natalidade e mortalidade populacional.

B) ERRADA – Há regiões produtoras agrícolas, mas em maioria são países muito urbanizados e planejados. C) VERDADEIRA – Maior parte dos países registra elevada

expectativa de vida e boas infraestruturas básicas, fruto de investimentos e planejamento político integrado.

D) ERRADA – Devido a sazonalidade climática, há períodos e estações (outono/inverno) com limitações agrícolas e produtivas.

E) ERRADA – Há comunidades pobres, mas em geral a população tem acesso a serviços de qualidade (saúde, educação, segurança pública, ...)

RESPOSTA: C

27: A imagem a seguir faz referência as práticas atuais em alguns países sobre a migração na Europa. Relacione o tema a imagem e marque o item correto:

A) ERRADA – Remete a políticas de expulsão e restrição de imigrantes.

B) ERRADA – Na Europa existem países com políticas mais receptivas aos imigrantes.

C) ERRADA – Nem todas as fronteiras são fechadas aos imigrantes ou turistas.

D) ERRADA – Atualmente existem países que adotam leis de restrição a imigração em alguns países específicos. E) VERDADEIRA – Sobretudo a imigração ilegal associada ao preconceito e racismo são comuns a certos grupos estrangeiros em alguns países e regiões europeias, demostrando que o tema é atual e deve ser debatido em ações políticas internacionais.

RESPOSTA: E

(4)

28: Marque o item referente a características do Bloco da União Europeia na atualidade:

A) ERRADA – Não é uma aliança temporária, nem tem objetivos militares.

B) ERRADA – Não houveram participação de países fora da Europa, nem com objetivos de ampliação do Socialismo. O contexto de surgimento do bloco foi pós-Guerra Fria.

C) ERRADA – Não houve participação de países fora da Europa, nem com objetivos coloniais e exploratórios. D) VERDADEIRA – A integração na União europeia se faz

através do mercado comum, integração monetária e investimentos regionais na economia.

E) ERRADA – Desde a sua origem na década de 90, houveram o crescimento econômico e político dos países europeus, sendo tendência a ampliação no futuro.

RESPOSTA: D

29: Sobre a atual crise política e econômica na União Europeia, marque o item referente a uma das principais causas deste fenômeno:

A) ERRADA – A União Europeia já tem mercado e estabilidade internacional, não havendo necessidade de competições com mercados estrangeiros.

B) VERDADEIRA – A saída de nações do bloco em busca de individualismo comercial e político é a principal preocupação de enfraquecimento do bloco.

C) ERRADA – A exportação/importação Latina e norteamericana tem participação econômica beneficiando a todos.

D) ERRADA – Na Europa há muitas nações com elevado desenvolvimento tecnológico.

E) ERRADA – Há regiões limitadas pelo clima, mas há regiões de forte produção agrícola.

RESPOSTA: B

30: Marque o item que aponta uma das principais características da influencia regional da Rússia no contexto mundial atual:

A) VERDADEIRA – O país possui a maior extensão territorial de regiões europeias e asiáticas, fato que permite um maior comercio, participação no mercado internacional e exploração de recursos regionais como nenhum outro país na atualidade.

B) ERRADA – Após a crise soviética, a Rússia não possui o mesmo níveis de influencia política e econômica que já teve.

C) ERRADA – Grande parte central do território russo (Sibéria) possui limitações climáticas durante grande parte do ano.

D) ERRADA – Devido as fronteiras com outras nações, investe na importação e exportação regional e internacional.

E) ERRADA – É um país que exerce muita influencia militar em suas fronteiras, investindo no setor e sendo temido pelo tamanho de seu arsenal bélico e nuclear. RESPOSTA: A

31. Dados: h = 4 km = 4.000 m; g = 10 m/s2.

Da equação da queda livre:

2 2 4.000 1 2h h gt t t 800 s. 2 g 10       RESPOSTA: A 32. Dados: V0 = 40 m/s; g = 10 m/s2. Tempo de subida: t = V0/g = 40/10 = 4 s. Altura máxima: H = V02/2g = 402/2.10 = 1600/20 = 80 m RESPOSTA: B

33. O enunciado diz: vale-se de uma Lei da Física para

executar tal proeza, referindo-se à cena do primeiro

quadrinho, na qual Cebolinha puxa a toalha da mesa e os pratos não caem. A lei da Física da qual Cebolinha se vale é a da Inércia, ou seja, corpos em repouso

tendem a permanecer em repouso

RESPOSTA: C

34. Desconsiderando forças resistivas, corpos de massas diferentes caem com a mesma aceleração.

RESPOSTA: D

35. Dados: t = 2 s; g = 10 m/s2.

Altura:

H = g.t2/2 = 10.22/2 = 40/2 = 20 m.

Velocidade ao tocar no solo: V = g.t = 10.2 = 20 m/s. RESPOSTA: E

(5)

36. • Item B: Incorreto Ligação de hidrogênio trata-se de um tipo de ligação intermolecular, que é um tipo de força que mantém as moléculas unidas. Não é uma ligação intratômica, ou seja, uma ligação que mantém os átomos unidos, formando uma substância.

• Item C: Incorreto A ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre exclusivamente apenas entre os átomos de um único metal porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente. A principal característica dessa ligação é a existência de elétrons livres deslocando-se sobre a superfície metálica.

• Item D: Incorreto Ligação peptídica é o nome dado para a interação entre duas ou mais moléculas menores (monômeros) de aminoácidos, formando, dessa maneira, uma macromolécula denominada proteína. • Item E: Incorreto Ligação covalente é um tipo de

interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons. Os elementos químicos comumente envolvidos nesse tipo de ligação são os ametais RESPOSTA: A

37. : • Item A: Incorreto Os gases nobres, são também chamados de gases raros ou inertes, justamente porque esses gases não são reativos, ou seja, não tendência a reagir com outros elementos, formando substâncias, uma vez que já se constituem como substâncias monoatômicas (substâncias formadas por um único átomo).

• Item B: Incorreto Os gases nobres não precisam passar por nenhum processo de ionização (perda ou ganho de elétrons), uma vez que eles são os únicos átomos estáveis, encontrados na natureza. Eles já possuem oito elétrons em sua camada de valência (última camada), com exceção do Hélio que é estável com dois elétrons.

• Item C: Incorreto Os gases nobres nem são eletropositivos e nem eletronegativos porque são inertes, ou seja, não reagem com outros elementos, portanto, não possuem cargas elétricas, para a condução de calor e/ou eletricidade.

• Item D: Incorreto Como comentado no item anterior, os gases nobres, nem são eletropositivos e nem eletronegativos.

RESPOSTA: E

38. A questão pede para marcar o item FALSO, a respeito de um determinado elemento químico, cujas características foram citadas, e a única característica que não pertence a esse elemento é a descrita no item C. Esse elemento, está na família 15 ou 5A, o que significa dizer que ele possui cinco elétrons em sua camada de valência. Então para completar o seu octeto, ele precisa GANHAR três elétrons, tornando-se um íon ânion e adquirindo a carga 3-. Todas as outras afirmações são verdadeiras, portanto, o item certo a marcar é o item C.

RESPOSTA:C

39. • Item A: Incorreto Ligações iônicas (ligações químicas); pontes de hidrogênio (ligações intermoleculares) e íon-dipolo (ligações intermoleculares).

• Item C: Incorreto Ligações químicas (iônicas, covalentes e metálicas / ligações intramoleculares); ligações covalentes (ligação química); e forças de Van der Waals (conjunto de todas as ligações intermoleculares).

Item D: Incorreto Dipolo-dipolo (ligação intermolecular); pontes de hidrogênio (ligação intermolecular) e ligações covalentes (ligações químicas).

Item E: Incorreto Diplo-dipolo (ligações intermoleculares); metálicas (ligações químicas) e pontes de hidrogênio (ligação intermolecular). RESPOSTA: B

40. • Item A: Incorreto HBr (dipolo-dipolo), NH3 (ponte de

hidrogênio) e H2O (ponte de hidrogênio).

• Item B: Incorreto N2 (dipolo induzido), PCℓ3

(dipolo-dipolo) e CO2 (dipolo induzido).

• Item C: Incorreto HCN (dipolo-dipolo), H2O (ponte de

hidrogênio) e Cℓ.2 (dipolo induzido).

• Item E: Incorreto HI (dipolo-dipolo), H2O (ponte de

hidrogênio) e CH4 (dipolo induzido).

RESPOSTA: D

41. Alternativa “d”. As células eucariontes apresentam como característica principal um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, conhecida também como carioteca.

(6)

RESPOSTA: D

42. Alternativa “c”. É no núcleo que encontramos o DNA, que comanda de maneira indireta a síntese de proteínas. O DNA é usado como molde para a síntese de RNA. Este, por sua vez, é utilizado na síntese de proteínas.

RESPOSTA: C

43. Alternativa “b”. A glicólise, que ocorre tanto na fermentação quanto na respiração celular, é um processo anaeróbio em que a glicose é quebrada em duas moléculas de piruvato

RESPOSTA: B

44. Alternativa “c”. Quando ocorre falta de oxigênio, as células musculares passam a quebrar glicose por meio de fermentação e acumulam ácido lático.

RESPOSTA: C

45. Alternativa “e”. No processo de respiração celular, ocorre a produção da energia necessária para a sobrevivência do organismo.

RESPOSTA: E

46. [comentário: o present perfect precisa do verbo auxiliar have (ou has na terceira pessoa) e o verbo principal no passado particípio. Sendo a única resposta possível o ítem C]

RESPOSTA: C

47. [comentário: o verbo auxiliar have (ou has na terceira pessoa do singular) é usado no simple present. Sendo o ítem D a opção correta]

RESPOSTA: D

48. [comentário: os reflexive pronouns são marcados pelo uso da palavra “self” no final e a opção correta é o ítem C “myself – eu mesmo”]

RESPOSTA: C

49. [comentário: a tradução da frase é “você deveria comer alimentos saudáveis”, logo a ideia passada pelo verbo é de conselho e o ítem correto é o A]

RESPOSTA: A

50. [comentário: John oferece ajuda a Mary, mas volta atrás quando descobre a matéria das atividades, já que

ele fala que não é bom em Matemática “I’m not very good with Math”]

RESPOSTA: E

51. Um dos princípios básicos para o relacionamento com Deus e o próximo é a pratica da humildade , pois a mesma implica em uma condição de dependência principalmente de Deus RESPOSTA: C

52. A misericórdia é um requisito fundamental para compreender a bondade de Deus para com a humanidade ,pois na sua essência significa se compadecer do próximo ou até mesmo assumir o

lugar do outro

RESPOSTA: E

53. Na história do profeta Miquéias , podemos uma mensagem de confronto com as atitudes dos governantes , pois governavam pensando em si mesmo , havia então a omissão dos direitos humanos , isso implica em não ser colocada para o povo a verdadeira cidadania RESPOSTA: B

54. O fundamentalismo no inicio reivindicava os pontos principais da teologia bíblica , pois havia distorções do ensino bíblico , Por isso surgiu o fundamentalismo , porem no decorrer do tempo passou a ter outras interpretações de cunho de intolerância

RESPOSTA: D

55. Muitos direitos são conquistados por lutas , sendo assim a cidadania é um direito que exigiu o esforço de muitos personagens históricos para que hoje fosse uma realidade .

RESPOSTA: C

56. O jogo de Hóquei no campo teve origem na Inglaterra, e uma de suas regras é a quantidade de jogadores em campo que deve ser de 11 em cada time. Já no de Hóquei de gelo é constituído de 6 jogadores em cada time.

RESPOSTA: D

57. * O Hóquei também é um esporte invasão, então os atletas devem invadir o campo adversário, e bem

(7)

parecido com o Futebol e futsal, no Hóquei eles devem levar a bola ou o disco até o gol. Invadindo o território contrário e realizando o gol.

RESPOSTA: B

58. *A quadra do Hóquei é demarcada de acordo com suas regras, dentre elas a marca de zona de proteção, considerado dentro de um semicírculo no qual o goleiro fica “protegido” e assim pode tocar a bola ou o disco com qualquer parte do seu corpo dentro dessa área demarcada.

RESPOSTA: E

59. * O livre direto acontece quando a equipe faz faltas leves, na décima falta a equipe adversária tem direito ao livre direto. Sua marcação em quadra situa-se na posição de frente com a área da baliza.

RESPOSTA: D

60. * No Hóquei existem apenas 2 tipos de infrações, sendo elas técnicas, tem as infrações leves (faltas) que já são mais diretas.

RESPOSTA: A

61. A instalação TROPICÁLIA de Hélio Oiticica foi um marco na arte contemporânea interativa servindo de inspiração para vários outros segmentos da arte nacional que passava por mudanças. Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do movimento que mais tarde seria intitulado de tropicalismo viram nessa obra de Hélio um tripé para as ideias de seu movimento, que também propunha mudanças radicais no âmbito musical. Caetano, assim, intitulou sua canção de Tropicália, fazendo referência e em homenagem ao trabalho e à pessoa de Hélio.

RESPOSTA: B

62. INSTALAÇÃO. É interferir artisticamente num espaço pré-existente. O autor juntou peças vermelhas de uma sala de estar durante vários anos até ocupar esse espaço destinado à sua obra.

RESPOSTA: D

63. O pai do poeta era frequentador da loja de tintas e ferragens do comerciante Herbert que a havia herdado de seu pai, sendo frequentador e cliente desse espaço tornaram-se amigos fazendo assim com que ele, Herbert, se sentisse compelido a zelar pela

escultura do poeta que há tempos conhecia, e que o local era de uso turístico comum.

RESPOSTA: A

64. Nenhuma das outras obras apontam para o zelo de questões ambientais, exceto pets e caiaques.

RESPOSTA: E

65. Os outros itens trazem definições variadas do significado de performance. Apenas o ítem D, explica a performance citada na questão.

Referências

Documentos relacionados

de níveis abaixo ao do diretor, como supervisor de vendas e vendedores, estes poderiam analisar os objetivos propostos, e verificar se estão dentro da possibilidade de

Data Empenho Desp... Data Empenho

uma comunicação constante, pois todo o serviço prestado no restaurante do hotel, é informado ao cliente pela receção. (Exemplo: alteração de horário

os direitos para uso e comercialização das peças participantes do Festival; os responsáveis por cada peça inscrita deverão estar ao lado dos Organizadores no sentido

Com geração de energia solar residencial você reduz o valor da conta de luz e não se preocupa mais com o aumento das tarifas de energia durante 25 anos no

Esta é a idéia funda- mental de toda uma série de modelos cognitivos para o processamento da informação visual conhecidos como mo- delos da atenção visual baseada na

LOI-01 2 Logística OTAN: conceitos, princípios e funções logísticas 15nov LOI-02 1 Modalidades de Apoio Logístico e Organização Logística 16nov.. LOI-03 1 Planeamento

Outros enzimas são regulados por ligações covalentes reversíveis..