• Nenhum resultado encontrado

Formacaoextra Set10 Manual Curso Tecendo o Fio de Ouro 8 Semanas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formacaoextra Set10 Manual Curso Tecendo o Fio de Ouro 8 Semanas"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

CAMINHO

CAMINHO

ORDO

ORDO

 AMORIS

 AMORIS

(2)

O CAMINHO ORDO AMORIS é um programa de formação humana para autoconhecimento e cura O CAMINHO ORDO AMORIS é um programa de formação humana para autoconhecimento e cura interior, com o objetivo de ordenar para o amor as áreas e experiências da vida humana, levando à interior, com o objetivo de ordenar para o amor as áreas e experiências da vida humana, levando à maturidade da vida cristã e

maturidade da vida cristã e ao concreto testemunho de santidade.ao concreto testemunho de santidade.

Surgiu da necessidade de dar uma resposta ao flagelo da falta de sentido de vida que grassa a Surgiu da necessidade de dar uma resposta ao flagelo da falta de sentido de vida que grassa a vida do homem moderno, adia sua maturidade humana, espiritual e afetiva, impedindo-o de vida do homem moderno, adia sua maturidade humana, espiritual e afetiva, impedindo-o de desenvolver uma existência coerente com os valores do Evangelho e comprometendo a livre e sadia desenvolver uma existência coerente com os valores do Evangelho e comprometendo a livre e sadia resposta à sua vocação integral.

resposta à sua vocação integral.

Diante deste tormento que desafia com a falta de sentido a santidade do homem de hoje, Diante deste tormento que desafia com a falta de sentido a santidade do homem de hoje, inspirada por Deus a Assistência de Formação foi desenvolvendo este programa de formação inspirada por Deus a Assistência de Formação foi desenvolvendo este programa de formação humana, respondendo à necessidade dar uma resposta à esta problemática.

humana, respondendo à necessidade dar uma resposta à esta problemática.  Atualmente

 Atualmente o o programa programa é é composto composto de de 5 5 retiros/cursos retiros/cursos que que através através de de metodologia metodologia oracional,oracional, ensinos específicos, acompanhamentos e outros recursos de aprofundamento vão ao encontro desta ensinos específicos, acompanhamentos e outros recursos de aprofundamento vão ao encontro desta ferida.

ferida. Os retiros/cursos podem sOs retiros/cursos podem ser feito em qualquer seqüer feito em qualquer seqüência, no entanto, apresência, no entanto, apresentamos comoentamos como ideal a indicada na grade em anexo.

ideal a indicada na grade em anexo.

Todo o trabalho de elaboração, atualizações, orientações gerais, acompanhamento das Todo o trabalho de elaboração, atualizações, orientações gerais, acompanhamento das aplicações, adaptações e treinamentos são coordenados pelo setor Extra-comunitário da Assistência aplicações, adaptações e treinamentos são coordenados pelo setor Extra-comunitário da Assistência de Formação, na Diaconia Geral. Para contato direto sobre todos estes procedimentos você deverá de Formação, na Diaconia Geral. Para contato direto sobre todos estes procedimentos você deverá escrever para: e-mail: ordoamoris@comshalom.or

escrever para: e-mail: ordoamoris@comshalom.org ou g ou telefone do setor extra: (85) telefone do setor extra: (85) 3308742133087421..

Que nos forme a

Que nos forme a santidade do Ressuscitado!santidade do Ressuscitado!

Meyr Andrade Meyr Andrade  Assistência

(3)

ORIENTAÇÕES

GERAIS

(4)

 Algumas orientações são muito importantes para o bom andamento dos cursos e retiros propostos. Você deverá estar atento à elas a fim de favorecer o maior proveito possível dos participantes, uma vez que prescindir das mesmas comprometeria os frutos almejados. Evite alguns procedimentos e zele igualmente por outros, dentre os quais destacamos:

SOBRE OS MANUAIS evite:

a) Incluir procedimentos não previstos pela metodologia

b) Substituir os recursos indicados na metodologia (textos, dinâmicas, etc.) c) Subtrair indiscriminadamente os anexos, livros, atividades, etc.

d)  Acrescentar conteúdos com intuito de alcançar “realidades locais” 

e) Selecionar conteúdos de outros cursos do Caminho Ordo Amoris, aplicando-os aleatoriamente f)  Alterar temáticas para minimizar desafios como “nível” do conteúdo, linguagem, etc.;

g)  Alterar temas e metodologia visando ajustar o programa ao perfil do grupo (jovens, famílias, promoção humana, etc.);

h)  Administrar de forma opcional as atividades regulares que compõe a proposta do retiro/curso (desertos, acompanhamentos, ensinos, materiais, etc.)

SOBRE O PROCESSO esteja atento:

a) O processo que as pessoas iniciarão agora precisa, necessariamente, ser levado muito a sério. Isto porque o caminho que vão começar a trilhar por vezes suscita alguns desconfortos e também sofrimentos que precisam ser acolhidos e administrados pela pessoa e pela comunidade/pastor do grupo/coordenador do retiro.

SOBRE ADMISSÃO discirna:

a) Pessoas com comprometimento psicológico sério (depressões profundas, psicoses, fobias, esquizofrenia, distúrbio bipolar, confusões a nível de identidade) e que estejam sob tratamento psicoterápico devem ser notificadas e desaconselhadas a iniciar este processo. Deve-se conversar pessoalmente com as pessoas nestas condições.

SOBRE OS ACOMPANHAMENTOS enfatize:

a) O segredo maior dos retiros/cursos do Caminho Ordo Amoris é a adoração e, em seguida, o acompanhamento. O não acompanhamento dos participantes pode ser desastroso e perigoso para os mesmos. Pedimos o máximo empenho neste sentido.

b) Desta forma, recomendamos que, durante o retiro/curso seja feita uma escala de acompanhamento por parte do responsável pela atividade de acordo com a grade apresentada em anexo.

c) Esclarecer com antecedência que o tempo é determinado: nem mais nem menos que 30 minutos para a pessoa falar e receber oração. Mais que meia hora traz a repetição dos assuntos e gera a auto-piedade.

(5)

d) O papel do acompanhador NÃO É dar conselhos; NÃO É consolar; NÃO É orientar. Seu papel é OUVIR de forma acolhedora e sem críticas e incentivar a continuação do processo.

e)  A oração, no final do acompanhamento (não precisa rezar antes) deve ser breve e objetiva: um ou dois minutos, no máximo, e aberta aos carismas de revelação (profecia, ciência, sabedoria, discernimento dos espíritos).

SOBRE O MATERIAL oriente:

a) Bíblia – é INDISPENSÁVEL o uso da Palavra de Deus. Isso deve ser enfatizado, uma vez que as pessoas tendem a prescindir da mesma devido à presença de recursos como o livro especifico do retiro/curso, etc.

b) Caderno – cada formando deverá ter um caderno grosso única e exclusivamente para o retiro/curso e seus exercícios, pois é absolutamente necessário que a pessoa escreva, pelos motivos que estão descritos na introdução de cada manual. Apresente-os e recorde insistentemente a importância desse exercício. Pedimos todo o empenho do coordenador no incentivo à escrita.

c) Livro – o ideal é que todos os formandos tenham o livro correspondente ao retiro/curso. Verifique  junto às edições com a planejada antecedência os exemplares para a venda. Especialmente no TFO esteja atento ao uso da edição atualizada e ampliada de 2006. Os livros da 1ª edição, de 2003, não se são mais adequados visto que não trazem as devidas atualizações sobre Sexualidade e Afetividade.

d) Diversos – é igualmente importante recursos como folha de cânticos, material das dinâmicas (textos, recortes, filmes, etc.) e demais recursos didáticos. Zele pelo uso individual dos mesmos. SOBRE O AMBIENTE zele:

a) Esteja atento ao ambiente onde se realizam os retiros e os cursos. Lugares precários na sua estrutura (hospedagem, alimentação, auditório, etc.) e inadequados na sua localização (zonas expostas à excesso de ruídos, pessoas transitando, etc.) podem interferir no bom andamento e proveito do retiro/curso.

SOBRE A ESTRUTURA priorize:

a)  Verifique especialmente aspectos como ministro da Eucaristia, liturgia, ministro de musica, caixas de som, microfones, simbólicas litúrgicas, decoração, higiene do ambiente, etc.

(6)

Percebendo que o caminho Ordo Amoris é um autêntico dom de Deus o colocamos à serviço das

Comunidades Novas, Movimentos, famílias, jovens, seminários, noviciados e indivíduos. Agora, conheça melhor os retiros compõe esse programa, cada proposta e metodologia:

CURSO OBJETIVO MODALIDADES ACOMPANHAMENTO MATERIAL

És precioso Retiro/curso para cura da auto-imagem Retiro de final de semana curso (3 noites) individualmente (oração pessoal 10 dias). Prevê 1 acompanhamento durante o retiro/curso (meia hora)  Acompanha livro próprio, cujo titulo nomeou também o roteiro (És precioso – Emmir Nogueira, Edições Shalom). Curados para Amar Retiro de silêncio e oração para cura das etapas da vida.

Sua modalidade contempla exclusivamente retiro fechado com duração de 4 dias. É o único retiro do Caminho Ordo  Amoris que não

permite adaptações, sob risco de prejudicar as propriedades do método e os frutos almejados. Exige acompanhamento ao final do ensino sobre cada fase da vida (meia hora).

 Ao todo são 4

acompanhamentos ao longo de todo o retiro.

Não acompanha material didático especifico (livro próprio), apenas a Bíblia e caderno individual. O material em forma de conteúdo é para uso exclusivo do coordenador do retiro.

(7)

Tecendo o Fio de Ouro Retiro voltado para o auto-conhecimento, reconciliação com a história pessoal, ordenação das necessidades e valores, cura da identidade, discernimento do estado de Vida e cura da afetividade Suas adaptações são: - curso aberto em 8 semanas - retiro fechado de 5 dias Prevê : - 2 acompanhamentos ao longo das 8 semanas - 1 acompanhamento durante o retiro fechado  Acompanha livro próprio (edição revista e ampliada em 2006). Traduzido para o francês e italiano, atingindo não somente os membros da Comunidade no exterior, mas também grupos de oração nessa língua. É utilizado em inúmeras comunidades no Brasil, na formação de Seminaristas e Noviciados Religiosos. Liberdade Interior Retiro/curso para crescer na vivência da liberdade interior, espiritual e afetiva. Sua modalidade prevê: - retiro de fim de semana iniciado sexta à noite. - curso aberto semanal em 5 noites. Exige: - 1 acompanhamento ao longo do retiro fechado. - 1 acompanhamento durante o curso aberto em 5 noites.  Atualmente utilizamos o livro Liberdade Interior de Jacques Philipe, publicado pelas Edições Shalom. Maturidade Humana Retiro para avaliar a própria maturidade e dar passos concretos buscando alcançá-la. Pode ser aplicado como: - retiro de 4 dias - curso aberto em 3 semanas 1 acompanhamento por retiro ou curso

Livro Maturidade Humana em elaboração para lançamento em 2010.

(8)

CURSO

TECENDO

O FIO DE OURO

(9)

TECENDO O FIO DE OURO – 8 SEMANAS

• O curso TECENDO O FIO DE OURO em 8 semanas é um curso aberto voltado para o

auto-conhecimento, reconciliação com a história pessoal, ordenação das necessidades e valores, cura da identidade, discernimento do estado de vida e cura da afetividade.

•  Acompanha livro próprio (edição revista e ampliada em 2006). Todos devem ter um exemplar

para uso individual, bem como caderno próprio para os exercícios de oração para cada semana.

• Prevê 2 acompanhamentos ao longos das 8 semanas (30 minutos). Esteja atento à duração e à

abordagem orientada pela proposta do CAMINHO ORDO AMORIS (30 minutos e oração com abertura aos carismas).

• Tem carga horária de 2 aulas por noite, com breve intervalo.

• Cada ensino não pode ultrapassar o tempo de 1 hora e 30 minutos.

• Inicie com canto inicial breve, mas sempre com unção, louvor e abertura aos carismas.

•  A cada semana verifique a experiência com os exercícios abrindo para partilha espontânea antes

de iniciar os ensinos.

• Evite que a partilha inicial se torne um momento de tirar duvidas.

•  Abra para duvidas ao final de cada ensino, sem ultrapassar o tempo previsto para cada aula. • Não deixe de orientar, segundo o manual, os exercícios correspondentes a cada ensino para cada

semana.

• Tranqüilize os participantes a respeito do tempo insuficiente para os exercícios. Eles poderão ser

retomados e aprofundados ao final do retiro de acordo com o ritmo de cada um.

• O filme DUAS VIDAS deve ser visto em por cada participante logo depois do ensino da segunda

semana quando finalizamos a PARTE I (Fé como memória – Vida como História).

• Distribua para cada participante o anexo DUAS VIDAS (no final do manual) para que eles possam

(10)

PROGRAMAÇÃO

GERAL

(11)

PROGRAMAÇÃO GERAL

SEMANA 1ª AULA 2ª AULA

1º semana FAZER MEMÓRIA DO PASSADO A RESPONSABILIDADE PELO PRÓPRIO PASSADO 2º semana O HOMEM LIVRE E RESPONSÁVEL PROJETO DE VIDA PESSOAL

3º semana QUEM É DEUS SENÃO O SENHOR?

(Limites) SEM MIM NADA PODEIS FAZER (Necessidades) 4º semana QUANDO SOU FRACO

(Fraquezas) TOLERÂNCIA, CARIDADE E MISERICÓRDIA(Ordenar para o Amor) 5º semana IDENTIDADE (Gavetas) NÍVEIS DE IDENTIDADE

6º semana SEXUALIDADE (O dom do corpo) ESTADO DE VIDA

7º semana AS VIVÊNCIAS AFETIVAS O ARMÁRIO DA AFETIVIDADE 8º semana AMIZADE CO-DEPENDENCIA AFETIVA

(12)

 ATIVIDADES

SEMANAIS

(13)

1ª SEMANA – FÉ COMO MEMÓRIA, VIDA COMO HISTÓRIA (PARTE I)  ATIVIDADES

• Introdução e Orientações Gerais (Abertura do Manual) • 1ª Palestra FAZER MEMÓRIA DO PASSADO

• Intervalo

• 2ª Palestra A RESPONSABILIDADE PELO PRÓPRIO PASSADO

•  Após as palestras, tire dúvidas e recomende insistentemente o caderno, o escrever, a assiduidade

ao dia do TFO. Explique que estão começando um processo sério que não pode ser interrompido.

• Durante a semana, procure falar com as pessoas em tratamento psicológico ou psiquiátrico, caso

façam parte do grupo.

• Encerre com uma oração para a cura do medo e pedindo a graça da fidelidade e da coragem para

o autoconhecimento.

• Recomende que se faça, no momento da oração pessoal os exercícios recomendados no Capítulo

(14)

 ATIVIDADES

• Pergunte sobre a fidelidade • Suscite a partilha livre.

• 1ª Palestra O HOMEM LIVRE E RESPONSÁVEL • Intervalo

• 2ª Palestra PROJETO DE VIDA PESSOAL

• Conforme orientado na palestra, reze com a Parte I, os capítulos XIV a XVIII.

• Recomende que escrevam tudo no Caderno do TFO. Se houver algo que não se queira que outra

pessoa saiba, ainda assim se deve escrever e rasgar ou queimar depois. Escrever, entretanto, é absolutamente essencial.

•  Você perceberá que algumas pessoas, a estas alturas, terão muito receio de assumir a

responsabilidade pela própria vida, que é uma das características mais básicas da maturidade humana e uma das exigências para a consagração. Estas pessoas, ainda que adulta, continuam adolescentes ou infantis com relação à condução da própria vida. É aconselhável, portanto, que se ore pela cura interior e pelo amadurecimento humano através da reconciliação com o próprio passado.

(15)

3O SEMANA – LIMITES, FRAQUEZAS E NECESSIDADES (PARTE II)

 ATIVIDADES

• Pergunte sobre a fidelidade e veja quem deseja fazer uma partilha. • Introduza o assunto e inicie os ensinos

• 1ª Palestra QUEM É DEUS SENÃO O SENHOR? (Limites) • Intervalo

• 2ª Palestra SEM MIM NADA PODEIS FAZER (Necessidades)

•  Após as perguntas e comentários apresente e indique o livro Joaquim e Sua Padiola, de Emmir

Nogueira. Mesmo que alguns já o tenham lido, é importantíssima sua releitura a esta altura, pois funciona como uma carta com relação a tudo o que foi vivido até este ponto. Incentive principalmente os homens a fazerem a leitura, pois eles têm grande dificuldade de absorver alguns conceitos relativos à fraqueza e o livro os ajudará bastante.

• Durante a semana, faça os exercícios dos capítulos 5 a 7 da PARTE II, sempre escrevendo tudo. • Enfatize, motive, anime o louvor, louvor, louvor pelos nossos limites, fraquezas, necessidades.

(16)

 ATIVIDADES

• 1ª Palestra QUANDO SOU FRACO (Fraquezas) • Intervalo

• 2ª Palestra TOLERÂNCIA, CARIDADE E MISERICÓRDIA (Ordenar para o Amor).

• Lembre-se sempre de recomendar que façam os exercícios na hora da oração pessoal e que

escrevam. Nesta semana, deverão ler todos os capítulos e fazer os exercícios dos capítulos 8 a 10 da PARTE II.

• É importante que o coordenador do curso saiba que este capítulo, por incrível que pareça, é o

que, mas suscita reações negativas por parte das pessoas. Ninguém quer ser fraco, mesmo sendo da vocação dos menores e piores!

• Recomendamos o acompanhamento especialmente nesta semana, ainda mais se as pessoas

escaladas tiverem auto-imagem negativa ou excessivamente positiva. São estas as que mais reagem.

(17)

5ª SEMANA – IDENTIDADE (PARTE III)  ATIVIDADES

• Fale sobre a importância da perseverança e da fidelidade.

• Hoje a partilha é sumamente importante e deve ser feita antes do início da oração. • 1ª palestra IDENTIDADE (Gavetas)

• Intervalo

• 2ª Palestra NÍVEIS DE IDENTIDADE

• Em geral, as pessoas ficam com muitas dúvidas sobre como se auto-identificam. É preciso dar

espaço para que se expressem e responder suas dúvidas, sempre desdramatizando, especialmente com relação às que se auto-identificam a nível psíquico. Informação complementar sobre este assunto poderá ser encontrada no livro “Amarás o Senhor teu Deus”, de Amedeo Cencini.

• Lembrar exercícios para serem feitos no tempo da oração pessoal durante a semana: capítulos I

a X da Parte III. Recorde a importância de escrever sempre.

•  A oração deve direcionar-se para o fato de que a minha identidade mais profunda é a minha

vocação e que o meu “já” e “não ainda” deve direcionar-se para ela, se quero me identificar sadiamente, a nível ontológico. Seria bom você dar uma breve palavra sobre isso no início das atividades de hoje.

• O Sl 138/9 pode ser útil aqui, assim como o poema de Santa Teresa (Alma, buscar-te-ás em mim)

(18)

 ATIVIDADES

•  Averiguar e incentivar a pontualidade e fidelidade na leitura e exercícios. • Convidar à partilha livre.

• Lembrar a importância da fidelidade, do acompanhamento, do escrever . • 1ª Palestra SEXUALIDADE (O dom do corpo)

• Intervalo

• 2ª Palestra ESTADO DE VIDA

• Este ensino é direcionado para o louvor pela própria identidade sexual. Evite ficar cavando o

passado, evocando possíveis acontecimentos nesta área. Neste caso, isso não funciona. Farão isso durante a semana. Agora é hora de LOUVAR pela própria identidade sexual e pelo que Deus quis com isso desde toda a eternidade.

•  Abrir para dúvidas ou comentários.

• Direcionar os exercícios da semana de acordo com direcionamento da palestra (capítulos 11 a

16), sempre escrevendo tudo.

• Os mais velhos algumas vezes querem se isentar de fazer esta parte. Recomende claramente que

(19)

7ª SEMANA – RECONSTRUINDO A AFETIVIDADE (PARTE IV)  ATIVIDADES

• Motivar a fidelidade e a perseverança. • Partilha livre

• 1ª Palestra AFETIVIDADE

•  Abra para esclarecimentos e comentários. As pessoas, em sua grande maioria, têm uma noção

muito confusa sobre a afetividade. Quando ouvem esta palestra, ficam meio confusas, pois a informação é nova para a maioria. No comentário, enfatize bem a diferença entre afetividade e identidade e como a sexualidade faz parte da identidade e não da afetividade embora, naturalmente, seja expressa através dela.

• Os maiores desafios da nossa afetividade vêm, na verdade, da não satisfação de nossas

necessidades essenciais de amar e sermos amados em nossa infância e adolescência ou, de forma temporal, na vida adulta.

•  A oração pessoal deve basear-se nesta realidade, onde a pessoa acolhe esta sua carência (= falta

que vai permanecer durante toda a vida) e ordená-la para o amor. Naturalmente, será necessário que o coordenador e sua equipe de apoio tenham feito o mesmo processo que os participantes e tenham lido com atenção as partes sobre as Necessidades, Identidade e Afetividade, incluindo o anexo, afim de ajudar os mesmos nesse processo.

• Enfatize a necessidade da fidelidade na oração pessoal e confira com eles os exercícios a serem

feitos. Orientar fazer todos os exercícios referentes a essa parte (Capítulos I a III da Parte IV) e o projeto pessoal de vida sobre seus afetos.

(20)

 ATIVIDADES

• Incentivar a fidelidade, especialmente agora que o ritmo vai ficar mais nas mãos de cada

participante após o final do curso.

•  Abra para partilha livre. • 1ª Palestra AMIZADE • Intervalo

• 2ª Palestra CO-DEPENDENCIA AFETIVA • Esclarecimentos e comentários.

• Conforme orientação da palestra, a oração pessoal deve ser com os exercícios dos capítulos 4 a 7

da Parte IV e posterior leitura da CONCLUSÃO (anexos I e II do livro).

• Finalize com um canto suave invocando o Espírito Santo, onde você e sua equipe oram por cada

pessoa, pedindo a libertação da área da afetividade. Mesmo se alguém já tiver rezado por um participante em outra ocasião ou acompanhamento, volte a rezar por ele.

• Excepcionalmente estejam disponíveis para conversar com quem procurar. Este tema suscita, em

geral, algumas dores.

• Oriente que todos devem rever o que escreveu durante o processo e voltar a orar com cada

passo, visto que o período de 8 semanas não é suficiente para descer de modo mais profundo em todos os temas e áreas.

(21)

 ANEXO FILME DUAS VIDAS

PARA IDENTIFICAR DURANTE O FILME

a. como é a personalidade do personagem principal; b. quem é o menino;

c. quem é o velho que aparece no final do filme; d. o que o filme tem de semelhante à nossa retiro; e. qual o significado do avião vermelho;

f. qual o significado dos cachorros. PARA REFLETIR APÓS O FILME

a. irascível, egoísta, impaciente, desonesto, incapaz de amar (perguntar por que ele ficou assim (passado não acolhido) e o que o fez mudar (acolheu o passado e reconciliou-se com ele, na cena em que abraça o menino)

b. o menino é o passado do personagem principal

c. o velho é o seu futuro, seu plano de vida, o que planejou e conseguiu ser desde pequeno (talvez seja interessante ressaltar: os estudiosos dizem que na infância já sonhamos/brincamos com o que é a nossa vocação, carreira, etc. Por isso a frase: ‘Somos pilotos!’)

d. tudo: o descongelar o passado, o acolher o passado, o reconciliar-se com o passado, o tecer o fio de ouro a partir do amor – mudança das sentenças, ajuda ao pai, passagem para a secretária, cachorro para a Amy – plano de vida: reatar namoro com a Amy, ser piloto

e. este é um simbolismo importantíssimo! Ele é como uma ‘palavra de ciência’ sobre coisas a resolver em sua própria vida, em seu próprio passado. Aparece como uma lembrança que  ‘desponta’ e o remete para o que ele não quer: seu passado. É preciso dizer que, durante a

reciclagem, vários ‘avioezinhos vermelhos’ passarão, ora como sentimento, ora como lembrança, ora como uma palavra. Parecerá não ter importância, mas é importantíssimo reconhece-lo e segui-lo, orando e escrevendo sobre esta lembrança, sentimento, palavra, visualização.

f. O cachorro do tempo presente é o símbolo da muralha de rejeição ao afeto e à ternura que o personagem construiu em torno de si; o de três pernas, o símbolo do passado, mas também da fraqueza e do desamparo do próprio menino; o do futuro, símbolo da volta da ternura, do afeto, da família; o filhote, símbolo de cura, de esperança, de reconciliação, de humildade e confiança no amor da Amy.

• Escreva seu testemunho sobre o que o filme fez em sua vida, ou se você já identificou algum

 ‘aviaozinho vermelho’.

• Esse texto não precisa ser apresentado. É registro da sua oração e do seu processo de

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

finally, we would like to thank our network of friends who have been giving us their time, energy and support across the world: alessandro Vitali (Kreuzberger Pavillon, berlin),