• Nenhum resultado encontrado

por Competências Mestre-de-Obr as Carlos Eduardo Cabanas Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "por Competências Mestre-de-Obr as Carlos Eduardo Cabanas Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - Brasil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A Certificação Pr

A Certificação Pr

A Certificação Pr

A Certificação Pr

A Certificação Profissional baseada

ofissional baseada

ofissional baseada

ofissional baseada

ofissional baseada

por Competências – Mestr

por Competências – Mestr

por Competências – Mestr

por Competências – Mestr

por Competências – Mestre-de-Obr

e-de-Obr

e-de-Obr

e-de-Obr

e-de-Obras

as

as

as

as

Carlos Eduardo Cabanas

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - Brasil

Este trabalho tem por objetivo apresentar as atividades da Escola “Orlando Laviero Ferraiuolo”, uma das 82 escolas do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Indus-trial do Estado de São Paulo, uma escola de formação e de qualificação de mão-de-obra para a cadeia produtiva da construção civil. É a única escola da rede SENAI com essa configuração, com uma planta, com uma estratégia, com recursos específicos para o atendimento da construção civil. É composta por 27 oficinas específicas para formação de profissionais, do pedreiro ao técnico em edificações, passando por várias outras ocu-pações. A figura a seguir apresenta uma pequena lista do tipo de atendimento que a escola propicia.

Dentre todas as qualificações, será enfatizada aqui a de mestre-de-obras porque tem uma relação muito especial com a construção de habitação de interesse social. A Escola esteve envolvida em São Paulo com algumas experiências de mutirão e autoconstrução, e, um mestre-de-obras com conhecimento, com competência para lide-rar a comunidade e as pessoas que serão os futuros moradores dessas casas populares, exerce um papel fundamental para o sucesso dessas intervenções.

(2)

Destaca-se aqui o contexto e a inserção da Escola na cadeia produtiva que, basica-mente, tem como seu primeiro elo os materiais de construção que serão usados tanto para a infra-estrutura como para as edificações, que serão comercializados e, muitas vezes, exigirão manutenção. É importante lembrar que o elevado índice de manutenção que se constata, hoje, nos empreendimentos recém-inaugurados constitui a mazela das nossas construções, ora pela baixa qualidade dos materiais, ora pela desqualificação da mão-de-obra desqualificada, ora por ambos.

Essa cadeia produtiva representa, só no Brasil, 16,9% do PIB - Produto Interno Bruto e 14 milhões de empregos. Entretanto, há números não tão simpáticos, bem mais hostis. Isto porque no Brasil, de quase 200 milhões de habitantes, há 6,6 milhões de moradias em débito com a sociedade, o que representa 30 milhões de pessoas sem acesso à moradia. Esta situação é extremamente significativa e preocupante e a sociedade brasi-leira está se mobilizando. Há experiências, como no México, por exemplo, que é uma referência, de um programa que previa a construção de 500 mil moradias/ano e foram construídas 700 mil moradias. Assim, o México parece ser, até onde se tem notícia, uma referência a ser estudada.

A questão da capacitação, da formação por competência, é um assunto que tem preocupado muito o SENAI ao longo dos seus 60 anos. Nesses últimos cinco anos, inten-sificaram-se as discussões sobre a certificação baseada em competências, mais especifi-camente na formação do mestre-de-obras. É importante enfatizar que o mestre-de-obras,

(3)

tanto na construção empresarial como na construção de cunho social, é um fator crítico de sucesso. As estatísticas revelam que o mestre-de-obras, o maestro de la obra, tem, em média, a quarta série do ensino fundamental e 47 anos. Neste contexto, surge a seguinte questão: como, num mundo globalizado com inovação, com tecnologia, com uma série de produtos novos, é possível que essa pessoa aprenda, desenvolva habilidades, conheci-mentos e atitudes para se conseguir o sucesso de um empreendimento? A certificação baseada em competência está preocupada em articular o mundo da educação com a so-ciedade do conhecimento, ampliando as oportunidades de qualificação profissional do trabalhador por meio de perfis mais abrangentes.

Atualmente, a proposta do SENAI é a renovação do processo de ensino e aprendiza-gem, enfocando a competência. Para isso, é imprescindível dispor de mecanismos que reconheçam a competência do profissional independentemente de como ele a adquiriu. Muitas vezes, vemos mestres que construíram grandes obras, como aeroportos, barragens, etc. e, na hora de fazer o curso, não têm a escolaridade mínima necessária. O que é neces-sário fazer em situações como esta? O SENAI, nesses últimos cinco anos, intensificou as discussões a respeito desse ponto: a certificação baseada nas competências. Em primeiro lugar, foi formado um grupo de pessoas (comitê setorial) que conhece muito bem o merca-do para poder chegar ao perfil profissional desejamerca-do. Esse perfil leva a um modelo de avaliação, um desenho de currículo que permite ao aluno voltar ao mercado de trabalho.

O comitê setorial tem como principal desafio responder a três questões: 1) qual o perfil dos profissionais que se encontram no mercado? 2) qual o perfil que esses profissio-nais deveriam ter? e 3) qual o perfil desses profissioprofissio-nais no futuro? Nem sempre o que se tem no mercado é o que se deveria ter no mundo do trabalho hoje. Nem sempre um mestre-de-obras, que se formou somente nas experiências vividas, sendo um excelente carpinteiro ou um excelente pedreiro, tem o perfil desejado. Mas qual será o perfil desse profissional no futuro? Neste ponto, o desafio aumenta um pouco mais. Deve-se fazer uma projeção sobre o futuro desse mestre-de-obras: em que contexto, em que mercado ele vai trabalhar nos próximos cinco anos. Isto parece ser um horizonte razoável. Então, chegou-se à con-clusão que para o SENAI a competência é a mobilização dos conhecimentos, das habilida-des, das atitudes de forma integrada, de forma sistêmica para o mundo do trabalho, mas o complicador é a operacionalização. Assim, a resposta ao novo perfil é a responsabilidade quanto ao processo produtivo. O mestre-de-obras tem que ter iniciativa na resolução de problemas, obedecer não apenas a um plano, mas possuir uma pró-atividade na resolução de problemas. É necessário que ele tenha flexibilidade e criatividade.

Em resumo, ter competência é ter conhecimentos, habilidades e atitudes, mas tudo isso interligado de forma harmônica e sistêmica em função de um desafio. No caso da habitação popular, habitação de interesse social, deveria haver um mestre-de-obras com conhecimentos, habilidades e atitudes para comandar um conjunto de profissionais sob sua responsabilidade, mas com liderança e conhecimento técnico para usar de forma correta os materiais, sem desperdícios e sem retrabalhos. É comum se observar a experi-ência de uma reforma ou construção de uma obra: quase sempre não são entregues no prazo estabelecido, com uma segunda ou terceira lista de materiais, e com uma nova negociação de custos. O setor é complicado e a mão-de-obra é despreparada. Por isso é

(4)

que se persegue tanto essa certificação por competência para minimizar essa grande la-cuna. Para isso, é necessário se fazer um desenho curricular, conforme ilustra a figura a seguir. Esse desenho curricular deve ser feito com muito critério e de acordo com o mercado, caso contrário, corre o risco de cair no lugar comum.

O princípio fundamental do desenho curricular hoje aplicado no SENAI é a modularização. São módulos de saída para o mercado, de empregabilidade, de curta duração, interdependentes, que proporcionam ao aluno a interrupção do curso em casos de emergências na obra, ou necessidade de deslocamento para outro estado, e retomá-lo mais tarde. Em cursos comuns, a sua conclusão só é possível mediante um certificado ou diploma ao seu final. Isso é extremamente desmotivador para este tipo de indústria, uma indústria de construção civil itinerante.

O currículo tradicional baseava-se em cursos longos: formava-se um mestre em 800 horas com estruturas de unidades não autônomas, entradas e saídas únicas e profis-sões tradicionais. Hoje, busca-se uma formação com itinerários de qualificação, estrutu-ra em unidades por módulos, entestrutu-radas e saídas intermediárias e aquisição progressiva de competências. O mestre-de-obras, agora, participa do planejamento da obra, supervisio-na a produção, coordesupervisio-na a equipe, cria condições seguras de trabalho - sabe-se que um dos maiores índices de acidentes está na construção civil - e controla ações de preserva-ção ambiental. Há um tempo atrás, em um curso de mestre-de-obras, quando se falava de meio ambiente, o pessoal só sabia que devíamos proteger as árvores. Hoje, o impacto

(5)

ambiental da construção civil é extremamente crítico e é nosso dever conscientizar esse profissional.

Basicamente, o currículo tem três unidades e cada unidade ou cada dupla de uni-dades oferece uma saída. Por exemplo, o módulo básico (conforme ilustra a figura a seguir) destina-se a cobrir a deficiência do ensino fundamental: leitura e escrita e alguns processos básicos.

No caso do módulo específico (ver ilustração na figura a seguir), há uma saída intermediária e, no último módulo, confere-se o certificado, o título de mestre-de-obras. Dessa maneira, o currículo torna-se mais flexível, mais inteligente e procura atender mais ao mercado e à dinâmica da cadeia produtiva da construção civil. Ao final do curso, espera-se que o mestre-de-obras consiga um grande sucesso junto, principalmente, à construção de habitação de interesse social.

Hoje, é muito difícil se conseguir um conjunto de profissionais que tenha o ensino fundamental concluído. Atualmente, no SENAI, 30 a 40% dos alunos têm escolaridade inferior à oitava série. E pretender que essas pessoas resolvam problemas de tecnologia, problemas de liderança, problemas de comunicação, é extremamente difícil. Entretanto, experiências que não são adquiridas em “bancos de escola”, mas na prática do trabalho de quinze, vinte anos, superam quaisquer outras em termos de prática operacional e co-mando de equipes.

(6)

Concluindo, a Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” está atendendo a Ca-deia Produtiva da Construção Civil há quarenta anos. Este momento é muito positivo, pois o SENAI está revendo as suas metodologias, os seus conteúdos e as suas estratégias, com o desafio de fazer essa grande mudança na formação, na capacitação e na qualifica-ção dos seus profissionais.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

Este é um estudo que tem por objetivo verificar a associação entre transtornos alimentares e variáveis comportamentais diante do exercício físico, como o compromisso com

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial