• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE NORMAS

(2)

INTRODUÇÃO

Não é de hoje que as marcas são importantes. Há alguns séculos, no Egipto, fabricantes de tijolos usavam símbolos como forma de identificação de seus produtos. Durante a Idade Media, os comerciantes Europeus também empregavam marcas como forma de garantir ao comprador a qualidade do item adquirido. Hoje, essa importância apenas aumentou. A marca projectada será responsável pela percepção que o cliente tem de cada produto apresentado pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola. Esta marca vai transmitir os valores empresariais bem como a identidade e os objectivos do Projecto. Mais do que mostrar ao público alvo que determinado produto ou serviço possui a capacidade de satisfazer suas necessidades e desejos está a identificação que o consumidor terá sobre ela, não só com o que ela representa como o que ela é e entrega aos clientes.

Acreditamos que este símbolo corresponde a uma marca sólida, honesta e cheia de propósitos, consequentemente terá forte influência no processo de aceitação dos clientes, contribuindo de maneira significativa na tomada de decisão para o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial.

(3)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 3

CONFIGURAÇÕES

A marca do Projecto deve ser preservada e apresentada sempre em conformidade com o padrão e normas deste manual. Em qualquer peça de comunicação ou acções promocionais, independentemente da media a ser usada (impressa, televisiva ou eletrônica) o Projecto deve ser claramente identificado por meio de uma de suas versões da marca.

A marca é o sinal que identifica o projecto e atua como ponto focal em toda comunicação, devendo ser aplicada com clareza e não podendo estar sujeita, portanto, a leituras dúbias ou episódicas. Qualquer dúvida em relação a esse material deve ser informada ao Coordenador do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola.

(4)

A Base Esprial, representa os corredores que ligam o planalto central e as áreas agrícolas tradicionais ao grande mercado de Luanda. As linhas representam as zonas agrícolas com potencial para o desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola. Estes corredores rodoviários compreendem as seguintes províncias: (A) Luanda - Bengo - Cuanza Sul - Huambo - Bié - Norte de Huila; e, (B) Luanda - Bengo - Cuanza Norte - Malanje.

SÍMBOLO

Base esprial Folhas

CírCulo CónCavo

O símbolo foi construído à base de uma Espriral, onde os elementos gráficos representam as componentes e actividades

desenvolvidas no âmbito do Projecto. Neste caso, além da Esprial como base principal do símbolo, foram adicionadas outras formas que realçam a importância da Agricultura Comercial para o Desenvolvimento de Angola . E são estas as formas:

O Círculo Côncavo estabelece de forma simbólica a relação comercial entre os sectores da Agricultura, Indústria e Comércio. Representa também o nascer de um novo momento no sector da agricultura angolana, a riqueza que este sector representa para economia e como Governo de Angola tem priorizado o desenvolvimento das cadeias de valor - Milho, Soja, Café, Feijão, Ovos e Frango para acelerar o processo de diversificação económica do país.

As Folhas verdes caracterizam a robustez e a grandeza de um projecto que visa desenvolver as suas actividades ancorado na preservação social e ambiental.

Agrupados todos os elementos, estes represetam o o futuro da agricultura e o renascimento do agronegócio como factor fundamental para a garantia do desenvolvimento económico e social de Angola.

(5)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 5

LOGOMARCAS OFICIAIS

Posicionamento horizontal

Posicionamento horizontal

A assinatura principal - nas versões vertical e horizontal - são as formasde apresentação e aplicação da marca do Projecto. Este deve ser o ponto de partida para a criação de qualquer material de comunicação.

(6)

C:24 M:0 Y:93 K:0 C:79 M:14 Y:76 K:1 C:20 M:0 Y:90 K:0 C:10 M:25 Y:100 K:0 C:0 M:40 Y:100 K:0 C:20 M:50 Y:100 K:0 C:20 M:0 Y:90 K:0 C:52 M:5 Y:90 K:0 C:65 M:68 Y:90 K:12 C:85 M:10 Y:100 K:10 C:85 M:58 Y:100 K:10 C:85 M:10 Y:100 K:10 C:0 M:0 Y:0 K:95 C:20 M:0 Y:90 K:0 C:52 M:27 Y:90 K:0 C:72 M:81 Y:92 K:0 C:65 M:68 Y:90 K:12 C:70 M:40 Y:90 K:20 R:213 G:216 B:54 R:48 G:152 B:18 R:221 G:220 B:61 R:233 G:187 B:30 R:245 G:165 B:29 R:241 G:145 B:31 R:221 G:220 B:61 R:144 G:184 B:71 R:108 G:84 B:55 R:0 G:140 B:58 R:63 G:91 B:52 R:0 G:140 B:58 R:46 G:45 B:44 R:221 G:220 B:61 R:144 G:184 B:71 R:104 G:71 B:56 R:108 G:84 B:55 R:87 G:110 B:59

CMYK

RGB

CORES OFICIAIS

Encontram-se ao lado os tons exatos de cada cor para impressões em policromia (CMYK) e (RGB) para apresentação em plataformas digital ou em audiovisual.

Base esprial

MÁsCara

esCrita

Color Dodge Color Dodge

Folhas

(7)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 7

LOGOMARCA MONOCROMÁTICA

A marca Projecto em Preto/Branco deverá ser usada somente em documentos ou em situações onde a marca não deva (por razão de otimização de custos) ser impressa a cores.

Positivo

(8)

LOGOMARCA EM INGLÊS

A marca em Inglês e na horizontal é a única forma de apresentação e aplicação a nível internacional da marca do Projecto. O mesmo conceito também serve para assinatura monocromática.

Versão na língua Inglesa

(9)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 9

ÁREA DE RESERVA DA MARCA

Recomenda-se manter uma zona ou área reservada e de exclusão sistemática em torno da Logomarca. Este espaço representa a distância mínima entre o logotipo e qualquer outro elemento de design ou texto. A distância será igual ao tamanho da letras PR da palavra Projecto respeitando a tipografia da logomarca e a proporsão com o símbolo.

XY Y

X

(10)

DIMENSIONAMENTO MÍNIMO

Para que seja mantida a integridade dos elementos e legibilidade da marca nominativa, recomenda-se que o menor tamanho para reprodução não seja inferior a 12,8 mm de largura para versão vertical, de 15 e 20 mm de largura para versões horizontais em Inglês e Português.

Quando a logomarca for usada com uma caixa ou box, ela nunca deve ser menor do que a largura de 14,4 mm para versão vertical, de 16,4 e 21,5 mm de largura para versões horizontais.

20 mm 15 mm 21,4 mm 16,4 mm 12,8 mm 14,4 mm Forma horizntal Forma Vartical

(11)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 11

TIPOGRAFIA

A família tipográfica escolhida para a Marca do Projecto e a fonte DIN Pro Condensed Medium escrita em letras maiúsculas (caixa alta) para a designação do Projecto (Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de angola), que permite uma elevada flexibilidade na sua utilização. A fonte nunca poderá ser alterada na logomarca.

DIN Pro Condensed Medium

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ |

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

(12)

USO CORRETO E USOS INCORRETOS

A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, disposição, diagramação, tipografia e proporções. A seguir figuram alguns erros que podem ocorrer. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que a marca do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola nunca seja alterada.

(13)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 13

APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS

A logomarca colorida é aplicada apenas em fundo liso que permita o contraste sem dificultar a visibilidade das cores originais da marca. Para lugares onde for difícil visualizar as cores originais da marca, recomenda-se a o uso da caixa da área reservada ou tembém colorir a marca de modo a criar um contraste com fundo escuro ou claro para realçar a visibilidade da marca.

(14)

APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS

Para qualquer outro tipo de fundo – colorido liso, indefinido, transparente, dégradé, estampado, fotográfico ou ilustrado, a

recomendação é explorar os espaços onde há contraste e melhor visibilidade das cores da marca. Para fundos de cores indefinidas ou imagens fotográficas, a marca obedece três formas de apresentação:

1. Em cores e forma original, em superfície clara com tonalidade de cor diferente da marca

2. Em cor totalmente branca ou nome em cor branca, em superficie escura com tonalidade diferente da marca

(15)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 15

(16)
(17)

projectodedesenvolvimentodaagriculturacomercialdeangola | MANUAL DE NORMAS 17

(18)
(19)

Largo António Jacinto, Edifício B, 2º Esquerdo, Luanda, República de Angola

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Foram feitas, ainda, aproximadamente 200 prospecções com trado para descrição dos solos em diferentes pontos da folha, além da consulta de seis perfis de solos descritos no

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for