• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A proposta da galinha é inspirada em um trecho da obra “O ensino de filosofia e a lei 10.639” de Renato Nogueira, onde este animal é posto como um símbolo da filosofia em afro-perspectiva, se contrapondo a figura da coruja introduzida por Hegel em alusão à Minerva. Na tradição Yorubá a galinha-d’angola é um símbolo de equilíbrio, do conhecimento de si, mantenedora do axé e organizadora do ori.

Por isso o PET-Filosofia decidiu por adotar a galinha-d’angola como o símbolo de sua compreensão da filosofia, que é a de uma pensamento “pé no chão”, voltado para o presente, para os problemas filosóficos do Brasil e do nosso tempo.

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o Programa de Educação Tutorial (PET), é um programa acadêmico direcionado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Eles são selecionados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que participam do programa e se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores/as-tutores/as. Atualmente, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) conta com 13 grupos PET: Comunicação, Elétrica, Enfermagem, Filosofia, Letras, Medicina, Odonto, Comunidades Indígenas (exclusivo para estudantes indígenas de qualquer curso da UFBA), Comunidades Populares, Engenharia Sanitária Ambiental (ESA), Nutrição, Pedagogia, Bacharelado Interdisciplinar (BI) .

BOLETIM

O PET tem como objetivo envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos. Desse modo, é obrigação do programa organizar atividades que dialoguem diretamente com o tripé universitário: pesquisa, ensino e extensão. Buscando a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do estudante, a interdisciplinaridade e a atuação coletiva.

PET-FILOSOFIA

A GALINHA-D’ANGOLA:

(2)

atualmente conta com as atividades: Ágora; Boletim;  Revista Argumento; Xeroteca; SEMGRAD; Banco de Monografias; Ciclo de Cinema e Filosofia; Podcast PET-Filosofando; Entre o Passado e o Futuro; Prolegômenos; Módulo de Estudos; Encontros: ENAPET, ENEPET, EBAPET e INTERPET; Filosofia e Ensino; Ciclo de Leitura; Congresso UFBA; Filosofia na Escola; Biblioteca. * Para informações mais detalhadas visite nosso site:

Durante o período de quarentena, por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o PET-Filosofia teve que se reinventar, migrando algumas de suas atividades para os meios digitais, dado o isolamento social. Nem todas as atividades possibilitam essa transição para os meios digitais, disposto que algumas delas são realizadas em escolas, comunidades, na própria Faculdade de Filosofia e outros espaços da cidade. Sendo assim, as atividades que tem acontecido por meios digitais são:

REVISTA ARGUMENTO

Periódico anual organizado pelo PET-Filosofia e publicado no portal de periódicos da UFBA, que atualmente se encontra em processo de avaliação dos artigos enviados para a edição de número XVI. A revista recebe artigos, resenhas e traduções a nível de graduação e Pós graduação - ambos podendo ser formados ou em processo de formação -, não precisando o/a autor/a ser da área de filosofia, bastando que o texto seja com temática filosófica. As edições anteriores da revista já se encontram no portal de periódicos da UFBA, no endereço indicado abaixo

BANCO DE MONOGRAFIAS

O PET-Filosofia conta com um banco de monografias do curso de Filosofia da UFBA em seu site, onde depositamos as

monografias, visando torná-las acessíveis de maneira mais prática a todas as pessoas que acessarem nosso site. Isso também é um meio de visibilidade para o curso e os trabalhos que têm sido feitos pelos alunos de graduação da área de filosofia.

PET- FILOSOFIA NA QUARENTENA

O PET-FILOSOFIA

https://petsofiaufba.wordpress.com/

(3)

MÓDULO DE ESTUDOS

Essa atividade é realizada anualmente pelo PET-Filosofia, onde - ao decorrer do ano -, em encontros quinzenais e sob a orientação de um/a coordenador/a, discutimos uma obra de natureza filosófica que em geral não seja estudada no curso, O Módulo é aberto para inscrições de quaisquer pessoas que estejam interessadas no assunto, sendo que em 2020 estamos estudando a obra “Pensar Nagô” do sociólogo baiano Muniz Sodré. Os encontros normalmente acontecem na sala do PET-Filosofia em São Lázaro, porém - dadas as circunstâncias - estes estão acontecendo virtualmente em 2020. A abertura do Módulo seria feita pelo próprio Muniz Sodré por meio de uma transmissão no Instagram, mas -infelizmente - o mesmo testou positivo para a COVID-19 e na data de abertura (14-05-2020) se encontrava em tratamento, por isso a abertura foi feita pelo Prof. Dr. Jesiel Oliveira Filho que está nos coordenando na leitura da obra.

O Prof. Muniz Sodré já se recuperou e o PET-Filosofia espera contar com a presença dele para enriquecer nossas discussões ainda mais.

PET FILOSOFANDO

Esta atividade consiste num blog onde serão publicados textos de estudantes e professores de filosofia que se dispuserem a escrever uma resposta para a pergunta "para que serve um filósofo na pandemia?" ou a mais abrangente "para que serve a filosofia?". Estes textos serão publicados na página do PET-Filosofia na plataforma Medium.

A realização desta atividade em geral tem formato indefinido, podendo ser uma roda de conversa - a exemplo da última edição -, palestra, etc.,contanto que tenha como fundo de discussão: temáticas filosóficas que versem sobre o presente, essa lacuna entre o passado e o futuro. Assim, o PET-Filosofia visa fazê-la por meio de transmissões virtuais com a participação de um/a expositor/a que tratará sobre um tema específico, como, por exemplo, o problema das fake news para a epistemologia, com a participação do maior número de interlocutores possível.

BOLETIM

Este mesmo ao qual você está lendo, que agora tende a ter uma periodicidade semestral e terá outros conteúdos além das informações usuais acerca do PET-Filosofia, como, por exemplo, informações sobre o funcionamento da UFBA nesse período.

(4)

Devido ao fato de que nem todos conseguem lidar psicologicamente bem com a situação de isolamento, o Psiu decidiu oferecer seu acolhimento de forma virtual e devido a forte demanda, se uniu a ele o grupo de pesquisa em Psicologia Cultural – Cults, que passou a oferecer seu próprio serviço de acolhimento, em ambos os casos os interessados devem indicar seu interesse através do direct nos respectivos perfis no Instagram. O atendimento ocorre através de chamada de vídeo pelo whatsapp. Para aqueles que se interessaram, o perfil do Psiu é

@psiufba e do Cults é o @psicologiacultural.cults.

  

Todos acompanhamos, no início da pandemia, a escassez do álcool gel, cientes da importância deste produto não só para o uso pela população em geral, mas também dentro dos hospitais, o Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da UFBA passou a trabalhar de forma intensa em sua produção, tanto no campus de Salvador como no de Vitória da Conquista.

A UFBA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO

Mas como bem sabemos, a Universidade não serve apenas aos seus estudantes, mas oferece diversos serviços à comunidade, um ótimo exemplo disso é o Hospital das Clínicas. E no meio deste período turbulento novos serviço foram criados, assim como alguns dos antigos foram adaptados ao momento, destacarei alguns desses serviços abaixo.

Devido a medida de isolamento, adotada para conter a pandemia do novo corona vírus, muitas coisas precisaram ser revistas e adaptadas para os meios virtuais. Na Universidade Federal da Bahia isso não foi diferente, os professores continuaram a se reunir através de plataformas de videoconferência, e embora as aulas tenham sido canceladas, mini cursos e outras atividades, como o primeiro congresso virtual da UFBA, foram também adaptadas para o cenário digital de forma a permitir que a Universidade pudesse continuar contribuindo para a formação de seus estudantes.

Serviço Psicológico

(5)

  

Desta forma, para não contribuir para a desigualdade dentro da Instituição, optou-se por permanecer sem aulas obrigatórias para o currículo, sendo oferecidas apenas aulas e minicursos complementares não obrigatórios, como havíamos citado no início deste texto.

No dia 13 de abril a UFBA lançou uma enquete para professores e estudantes sobre as condições de acesso e uso de ferramentas digitais. A enquete permaneceu aberta até o dia 22 de abril, porém devido as respostas obtidas terem sido apenas de um terço dos estudantes, aqueles que responderam em sua maioria não participam dos programas de permanência, deixando bastante claro que muitos não possuem os meios necessários para participar das aulas através de meios digitais, lembrando que muitos estudantes utilizam dos dispositivos da própria Universidade para realizarem seus estudos e produzirem seus trabalhos.

Como mostramos acima, a UFBA não parou totalmente e adaptou diversos dos seus serviços, então talvez surja a dúvida do porquê dessa adaptação não ter atingido às próprias aulas e o porquê da Instituição não adotar neste período um formato EAD.

Mesmo diante das dificuldades e limitações da pandemia nós contamos com a UFBA em movimento, que foi o tema desta jornada virtual de 12 dias! Uma experiência que contou com presenças de figuras ilustres como Mia Couto, Ricardo Antunes e Judith Butler, entre muitos outros! Além disso, claro, as apresentações de nossos colegas e professorxs da universidade.

Estudantes da Universidade Federal da Bahia e toda a comunidade externa interessada tiveram a oportunidade, entre os dias 18 a 29 de maio de 2020, de presenciar o primeiro Congresso Virtual realizado pela UFBA.

CONGRESSO UFBA 2020

Não foi pouca coisa não! Contamos com as apresentações de vídeos-pôsteres, desenvolvimento de debates, entrevistas, depoimentos e intervenções artísticas; e detalhe, tudo isso sem sair do conforto da nossa casa e podendo até usar aquele pijaminha.

    

Com as atividades suspensas devido a pandemia, o Hospital de Medicina Veterinária da UFBA optou por contribuir de uma forma diferente. Ao observar o crescimento do abandono de animais durante este período, o que se acredita ser causado por medo da transmissão da própria doença, foi criado uma central de dúvidas sobre animais e o novo corona vírus. O plantão atende de segunda a sexta feira, das 8h às 16h sem pausa pra almoço. Os interessados em obter informações podem entrar em contato pelo número (71) 3283-6736.

Fonte de Informações

sobre o Covid 19:

EAD na UFBA, por que

não?

(6)

      Essa é a hora em que você se pergunta: poxa, eu gostava tanto do Congresso presencial! Não leu o site direitinho, né minha filha? Porque o Congresso virtual não substitui o presencial, o mesmo ainda vai acontecer em novembro, se daqui pra lá a pandemia nos permitir estarmos unidos, mesmo tendo q tomar medidas de higienização complementares.

        Portanto, o Congresso UFBA virtual foi uma experiência única nesse momento perturbador. Uma espécie de calmaria intelectual no meio de uma tempestade de ignorância, mortes, egoísmo, fake news e calamidades. Afinal, como diz o papi:

Os docentes do departamento de filosofia, a exemplo dos colegas de toda a UFBA, seguem suas atividades acadêmicas a despeito das restrições impostas pela paralisação do ensino causado pela pandemia do coronavírus, tanto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão quanto nas administrativas. Em alguns casos a atividade do docente é mais extenuante ainda que em tempos normais, como sinaliza o estudo recente que mostra o quanto é desgastante emocionalmente a participação e audiência de reuniões, debates e palestras virtuais.

" A Universidade não para e a UFBA está

viva, presente e em movimento"

João Carlos Salles.

Informativo sobre xs Professorxs

Tanto na graduação quanto na Pós, os professores de filosofia não suspenderam o trabalho de orientação monográfica, de dissertações e teses. A abertura da Instituição para a possibilidade de defesas na Pós por videoconferência garantem a continuidade deste processo.

(7)

Relativamente à extensão, os docentes aproveitam a obrigatoriedade das atividades remotas pra discutir e, principalmente, implementar uma ação de ultrapassagem dos limites rígidos da Academia pelo caminho do mundo virtual. Um espaço que há muito tempo tem sido negligenciado pela cátedra ou pelo menos que não tem chamado a atenção que deveria. Várias Lives programadas por docentes do departamento ou por outros docentes em que participam como convidados estão disponíveis na rede para o público em geral.

A atividade de ensino, ainda que formalmente suspensa (pois a retomada se dará com uma nova confecção do calendário acadêmico), tem sua continuidade efetivada por alguns docentes através de encontro virtuais com seus alunos com o intuito de debaterem (claro, sem as amarras dos planos de curso) assuntos relativos ao tema das disciplinas que ministram, a partir de textos complementares ligados ao conteúdo programático.

Ademais, alguns minicursos têm sido projetados. Aqui segue um exemplo do curso elaborado pelos professores Leonardo e Vinícius

Notável também é a iniciativa do professor Daniel Peres que montou um canal no Youtube para discutir vários temas atuais que envolvem principalmente a filosofia e sua inserção nos canais de discussão virtuais (o próprio Youtube, Twitter, Facebook etc.) e o cenário político brasileiro. É o canal

“Subjetividade e experiência de

mundo

na

modernidade

capitalista”

No dia 18 de maio, por exemplo,

a professora Juliana Aggio

participou de um debate virtual

promovido pela Anpof sobre

mulheres na filosofia.

“A arte de pensar em público”.

https://www.youtube.com/wat ch?v=k4z6TQXaZ8A&t=12s

(8)

O ser humano aparenta ter entrado em uma guerra a favor da vida onde as armas que se têm até o momento são o isolamento social e as simples práticas de higiene. Não obstante, o percurso de “recuperação” o qual estamos enfrentando tem trazido a tona um sintoma agudo e doentio da sociedade Brasileira; a eminente condição desigual das nossas relações. No início do isolamento social, as famílias que tinham poder de compra, estocaram de alimentos a papel higiênico, tais famílias desconsideravam o que poderia vir a acometer os desassistidos da nossa sociedade. No que isso deixa evidente a desigualdade?

Simples, desde quando algumas famílias podem ir até o mercado estocar em suas prateleiras alimentos, outras não podem nem se quer ir ao mercado, já que não podem comprar nada. O fator desigual desse momento perpassou outras esferas da sociedade, sempre sendo mais problemática para as famílias de comunidades carentes Atualmente o mundo enfrenta uma das

suas maiores crises na saúde, estamos diante de um inimigo invisível e altamente perigoso, campanhas em todo o mundo têm sido feitas para conter, educar e transformar o cenário caótico que vivemos com esse novo problema, que deixou de ser algo exclusivamente da saúde para ser um problema social. O coronavírus embora seja novo para nós, é um vírus que já existe a certo tempo, contrariando, inclusive, fake

News que afirmam ser o vírus fruto de uma

mutação genética recente desenvolvida em laboratório. Embora já se tenha notícia do vírus desde de 1960, não temos nenhum medicamento capaz de curar os infectados, nem tampouco de amenizar os seus efeitos. Fomos tomados de assalto pelas incertezas e intemperes desse momento de pandemia, a primeira grande incerteza desse momento é não saber até quando durará todo esse pesadelo, se acompanharmos bem de perto o quadro evolutivo do vírus assim como têm sido feito por toda impressa, poderemos constatar a dramática condição que estamos imersos, onde por um lado temos o ser humano incapaz, frágil e condicionado a reclusão e por outro lado um vírus altamente letal, que parece crescer desordenadamente e se espalhar sem nenhuma barreira que possa o impedir.

(9)

Nós também concordamos que há dois pontos de vistas para o que chamamos de isolamento social, a saber, a) As famílias que estão no isolamento social e assim podem fazer e b) as famílias que estão cumprindo o confinamento social, essas duas maneiras de ver esse estágio da pandemia são verdadeiramente equivalentes, pois  a primeira faz referência as famílias que podem, no conforto do seu lar, contemplar o passar dos dias, confortáveis e bem nutridos, por ouro lado, a realidade é acentuadamente grave, pois nessas casas além de todos os problemas de infra estrutura e saneamento básico, agora convivem com a falta de “liberdade” e, em muitos casos de fome. Ambos os polos deixam evidente o caráter doentio da nossa sociedade, escancarando a desigualdade que estrutura nossas relações. Mesmo com o problema viral que enfrentamos nesse momento,   já podemos ver pontos importantes da nossa cultura, hábitos e costumes tão danosos quanto o vírus. Embora pareça que não temos muito o que fazer nesse momento, já estamos dando um considerável passo ao evitarmos o contágio, portanto, a todas as pessoas que podem cumprir o isolamento social, mantenham-se em casa, a todas as demais, cuidem-se e mantenham-se vivos (a).

ENTREVISTA COM DR.GUBIO SOARES SANTOS

(10)

Por fim...Um Chamado!

O PET-Filosofia reconhece esse momento de quarentena enquanto o principal meio de lutarmos contra a covid19 atualmente. Mas não podemos negar que a mesma, somada ao medo e a desconfiança no futuro, causa sérios danos físicos e mentais para aqueles que estão vivendo-a. Para nós. Então, diante da necessidade de nos mantermos afastados, porém firmes e ativos, nós do PET gostaríamos de incentiva-los a passar pela quarentena e pela pandemia da forma mais formidável possível.

Na nossa próxima edição do Boletim teremos uma seção dedicada a “Arte na pandemia” e, com isso gostaríamos de convida-los e incentiva-los a mandar suas artes para que possam participar do próximo Boletim.

Podem mandar desenhos, crônicas, poemas, charges, receitas, quadrinhos. Qualquer arte que seja autoral.

Como faço para

participar?

É simples, basta enviar uma arte de sua autoria e com sua assinatura para o email do pet: petfilosofia@ufba.br, com o assunto “BOLETIM SEGUNDA EDIÇÃO”.

A data de recebimento será do dia

16/06/2020 até o dia 20/08/2020.

Não fique de fora dessa!

“Se há um livro que você quer ler mas que ainda não foi

escrito, então você deve escrevê-lo”

(11)

TUTORA: Profa. Dra. Juliana Ortegosa Aggio

Φ Alexandre Magno Querino Amaral Silva Φ Greice Quelen Miranda Cerqueira

Φ Lucas Silva Santos

Φ Magno Ferreira de Jesus

Φ Julia Coelho Gomes Seixas da Fonseca

William Cruz da Silva

Φ Paulo Alexandre Trindade Freire Φ Ricardo Gusmão Machado

Φ Licínia de Jesus Mota

O GRUPO PET-FILOSOFIA

Agradecimentos a:

Prof. Dr. Jarlee Oliveira Salviano

Realização:

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..